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Ler, Criar, Viajar. Tendo como base esses três pilares, a Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura e em parceria com a Casa Salvador (Casa do YouTube), promove o lançamento da Plataforma Caminhos Digitais da Leitura, nesta próxima segunda-feira (03), às 17h, na Casa Salvador, localizada na Barra. O evento é gratuito e aberto ao público, sujeito a lotação.

O site é composto por um acervo digital, com títulos disponíveis para leitura em tablet, celular e computadores. A ferramenta também abre um espaço para quem tem o sonho de publicar as próprias obras, num ambiente virtual dentro dos gêneros romance, conto, crônica, cordel ou poesia. A ideia é incentivar o hábito da leitura e estimular a produção literária.

A publicação só acontece após validação feita pelo moderador técnico da plataforma. Sendo assim, o interessado deve ler atentamente o Termo de Compromisso, bem como as instruções, para ter o livro disponibilizado ao público na biblioteca digital da FGM.

A programação de lançamento terá a participação do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, e depoimentos de mães com os filhos adolescentes que despertaram para o prazer de ler a ponto de dar asas a criatividade e escreverem os próprios livros, publicados em plataforma similar no estado de São Paulo. O público conhecerá o interesse desses jovens em livros impressos, tornando-se multiplicadores desse hábito no próprio ciclo social.

Programa – O Caminhos da Leitura é um programa de arte-educação da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, por meio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, que visa incentivar o hábito e o prazer da leitura. São promovidos circulação de livros, exposições, contação de histórias, encontros com escritores, oficinas de produção de bonecos e apresentação de Contos Cantados em escolas, bibliotecas e praças da cidade.

 

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A fim de estreitar relacionamento com a população, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) já passa a ter um call center ativo para informar aos contribuintes sobre a situação fiscal junto ao município. Com o contato feito diretamente pelo órgão, o principal objetivo do serviço é deixar os cidadãos informados sobre tributos ou taxas (IPTU, TRSD, ISS, TFF) com parcelas vencidas.

Além disso, o serviço esclarece dúvidas para que o contribuinte possa regularizar eventuais débitos, por meio de pagamento de boletos ou realização de parcelamentos. A medida também pretende evitar o rompimento de acordos já firmados e perdas de benefícios, cobrança de juros e multas e, em instâncias mais graves, execuções fiscais.

Segundo o secretário da Sefaz, Paulo Souto, a principal motivação para criação de um call center ativo foi a quantidade de contribuintes que perderam os benefícios negociados em programas de Parcelamentos Incentivados (PPIs) e tiveram as dívidas recompostas com multas e juros originais, por não saberem que estavam com parcelas em aberto. “Além disso, em cumprimento às obrigações legais, a Fazenda tem intensificado os meios de cobrança, inclusive as judiciais e pretende, por meio desse canal, orientar os contribuintes para que eles não sejam pegos de surpresa quando já não há mais o que fazer administrativamente”, garante.

A Sefaz manterá todos os demais canais de relacionamento com a população, como o site da secretaria, o Fala Salvador (pelo telefone 156) e as redes sociais. Os contribuintes também podem ter atendimento presencial na sede do órgão, na Rua das Vassouras, 1, Centro, postos dos SACs e sedes das Prefeituras-Bairros. Em quaisquer das situações, seja através do call center ativo ou demais canais de atendimento, a Sefaz não solicita aos cidadãos dados financeiros como senhas de conta bancária ou cartão de crédito, nem exigência de pagamento direto por qualquer serviço.

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A Prefeitura e a Decolar, maior agência de viagens online do Brasil e América Latina, fecharam parceria, nesta sexta-feira (30), para atrair 3 mil novos turistas a Salvador, que chegarão em 18 voos fretados, dois por semana, no início de 2019. O acordo foi assinado pelo prefeito ACM Neto e pelo diretor-geral da empresa, Alexandre Moshe, na presença de representantes do trade turístico, em solenidade realizada no Palácio Tomé de Souza, na Praça Municipal. O trecho selecionado foi Buenos Aires - Salvador, que estará disponível durante as nove primeiras semanas de 2019, com saídas às terças e sextas-feiras.

“Essa é uma parceria importantíssima para Salvador. Essa parceria vai garantir 3 mil novos turistas em janeiro, fevereiro e março, todos eles provenientes da Argentina, que é um polo emissor de relevância para nossa cidade. Nossa ideia é que essa parceria possa se estender para outros destinos. Tudo isso se soma a um esforço enorme que a Prefeitura vem fazendo para fortalecer a cadeia do turismo, que posiciona Salvador na vanguarda dos destinos brasileiros mais procurados”, afirmou o prefeito.

Entre as medidas que reforçaram o segmento, conforme pontuou o prefeito, estão a requalificação da Orla da cidade, com dois novos trechos a serem entregues até o fim do ano – na Pituba e Rio Vermelho/Ondina –; o Salvador 360, maior programa de desenvolvimento econômico da cidade, que já começa a mudar o perfil do Centro Histórico; a organização de um calendário de eventos da cidade, que antes contava apenas com o Carnaval e agora dispõe de atrações festivas e esportivas durante todo o ano; entre outras iniciativas. O maior salto, no entanto, começa a ser dado agora, com as obras para construção do Centro de Convenções de Salvador, na Orla da Boca do Rio.

Turismo em crescimento – Na Decolar, levando em consideração apenas os viajantes de Brasil e Argentina, até outubro de 2018, a agência de viagens online já havia levado mais de 227 mil passageiros à capital baiana. De acordo com um estudo da Decolar, o destino Salvador tem crescido tanto em visitação como em interesse. Se comparado o número de viagens feitas a Salvador por parte de turistas vindo de Buenos Aires, o crescimento dos três primeiros meses de 2018 foi de 27% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para o mesmo período de 2019, a expectativa é que o turismo de Salvador ganhe ainda mais destaque. Compreendendo que o planejamento de viagem da maioria dos viajantes internacionais se inicia com alguns meses de antecedência, apenas em outubro de 2018, as buscas pelo destino Salvador cresceram 70% se comparado com o mesmo mês do ano anterior. Os charters da Decolar têm como objetivo principal incentivar o destino Salvador por parte dos viajantes que vêm de Buenos Aires. Os 18 voos já possuem ótimas taxas de ocupação, sendo que os da primeira semana já estão praticamente lotados.

“A Decolar é reconhecida como a principal agência de turismo online da América Latina e do Brasil, e estamos agregando novos serviços ao nosso portfólio. Queremos cada vez mais dar uma experiência completa de viagem ao nosso cliente. Poder trabalhar junto com a Prefeitura para promover o destino Salvador não apenas para os brasileiros, mas também para turistas de outros países, é um grande marco para a Decolar. Nesse pontapé, são 18 voos fretados e já começamos a trabalhar na divulgação desse produto. As primeiras saídas no começo de janeiro já têm volume de vendas bastante expressivo, e estamos muito animados com essa parceria”, afirmou o diretor da Decolar, Alexandre Moshe.

Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Claudio Tinoco, esta parceria é reflexo, também, do interesse dos argentinos pelo destino Salvador. Isso porque há um crescimento do mercado argentino devido ao Road Show Salvador, iniciativa realizada em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), que promoveu a capital baiana como destino turístico e capacitou agentes de viagens e operadores de turismo para vender a cidade.

“Nossa equipe esteve na Argentina no mês de agosto e passou por Buenos Aires, Córdoba e Rosário. Fomos muito bem recebidos e os profissionais de turismo ficaram encantados com Salvador. A Decolar teve a sensibilidade de perceber esse interesse dos argentinos por nossa cidade e firmou esta parceria com a Prefeitura, que eu tenho certeza que será um sucesso”, avalia Tinoco.

A Decolar atua no Brasil desde 1999 e desde então já levou milhões de brasileiros a milhares de destinos ao redor do mundo. Oferecendo uma experiência digital moderna, seja por meio do site ou do aplicativo, e um catálogo de produtos completo, que inclui desde pacotes a itens como passagens, hospedagens, ingressos, passeios, entre outros, a agência de viagens online tem como um de seus objetivos facilitar o turismo no país por meio de diversidade de opções, personalização e acessibilidade.

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Além disso, amplo diagnóstico sobre situação desses equipamentos está em andamento 

A Prefeitura dará início nos próximos dias à execução do trabalho de restauração de dois importantes equipamentos públicos: o viaduto Rômulo Almeida, no Centro, e a 3ª Ponte de Jaguaribe, localizada na altura do Sesc. As intervenções fazem parte do programa de manutenção de viadutos, pontes e túneis executado através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop). Ambos os equipamentos terão obras iniciadas em cerca de 15 dias. 

Tanto na restauração da 3ª Ponte quanto no viaduto Rômulo Almeida serão efetuados serviços para recompor as características técnicas inicias com foco na recuperação das ferragens e do concreto, elementos fundamentais nas estruturas. As obras na ponte devem durar cerca de seis meses. No viaduto, a estimativa da Sucop é de 90 dias. O investimento será de R$1,6 milhão e de R$ 400 mil, respectivamente. 

Próximas intervenções - Além destes equipamentos, há um pacote composto por 40 pontes, viadutos ou túneis que também passarão por intervenções em breve a partir de um diagnóstico que está sendo feita por uma empresa contratada pela Sucop, analisando as necessidades e prioridades em cada um dos locais.  

De acordo com o superintendente da Sucop, Orlando Castro, o processo de diagnóstico da situação desses equipamentos ocorre em etapas e de forma gradativa. Primeiro está sendo efetuado um cadastro com as informações técnicas de cada local. Depois, é realizada a identificação das intervenções necessários, caso haja necessidade. Após estas etapas, são apresentadas as soluções indicadas em cada caso para que as obras sejam licitadas e, por fim, executadas.

“O mais importante para a Sucop é possuir esse diagnóstico, que é o que vai nortear nossas atividades. Isso é o ponto-chave do trabalho, e é disso que precisamos: estar sempre monitorando e fazendo as medições para o equipamento ter uma vida útil grande”, pontuou o Orlando Castro.  

À medida que os relatórios ficarem prontos, a Sucop dará andamento às outras etapas do processo (publicação de edital, licitação e ordem de serviço) para que as obras possam ser iniciadas com brevidade. Alguns dos equipamentos que serão restaurados são os viadutos das Pitangueiras (Brotas), Baixinha de Santo Antônio (Baixinha de Santo Antônio), São Raimundo (Barris), Arco do Aquidabã (Aquidabã), dos Motoristas (Largo do Tanque) e Gabriela (Canela).  

Rotina – Vale frisar que a Prefeitura executa, através de equipes técnicas da Secretaria de Manutenção (Seman), Defesa Civil e Sucop, um trabalho permanente e ininterrupto de monitoramento dos equipamentos na cidade para efetuar manutenção preventiva, evitando problemas ocasionados pelo desgaste natural dos materiais ou ação humana.

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Em tempos de forte crise econômica e escassez de vagas no mercado de trabalho no Brasil, o empreendedorismo vem sendo considerado uma das principais estratégias para fomentar a geração de emprego e renda e essa cultura vem crescendo, principalmente entre os mais jovens. Em Salvador, uma das principais estratégias para fomentar o setor é o programa Salvador 360, lançado pela Prefeitura há dois anos, e que foi abordado pelo prefeito ACM Neto durante abertura oficial do 24º Congresso Nacional de Jovens Empreendedores do Brasil (Conaje), ocorrido na noite desta quinta-feira (29), no Gran Hotel Stella Maris. 

Em discurso, o prefeito salientou que, para os empreendedores de Salvador, três eixos do programa são destaque. São eles o Salvador Simplifica (desburocratização de serviços), o Cidade Inteligente (com a criação do Hub Salvador), e o Inclusão Econômica (incentivo aos micro e pequenos empreendedores formais ou não). 

“Com o programa Salvador 360, estruturamos diversas iniciativas para fomentar a economia e o jovem deve estar diretamente atrelado a isso. A gente tem que entender que fomentar o empreendedorismo, estimular a qualificação profissional e que cada um possa usar sua habilidade e capacidade de trabalho para vencer na vida é decisivo. E, claro, o programa também está focado na questão da tecnologia, considerando o mundo moderno que se apresenta e estimulando para que a nossa produção seja exportada para o mundo inteiro”, completou ACM Neto. 

O gestor lembrou ainda que o país está há quatro anos mergulhado em uma das mais severas crises que atingem diversas esferas, a exemplo da economia e da área social. No entanto, os jovens deram um exemplo ao não perderem a esperança ou cruzarem os braços para a situação. “A presença de vocês aqui para debaterem projetos para o futuro é muito importante. Que todos possam protagonizar a construção de um presente e um futuro diferentes para o Brasil. Quanto maior a interlocução entre os cidadãos e o poder público, melhores são as práticas e políticas em prol da sociedade.” 

Congresso – Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis) e Empresa Salvador Turismo (Saltur), além da participação do Parque Social, o 24º Congresso é realizado pela segunda vez na capital baiana e traz na programação diversas palestras, paineis de debate e oficinas com profissionais de destaque no cenário brasileiro. O tema deste ano, “Empreendedores do Agora: Propósito, Gestão e Performance”, tem como intuito debater questões sobre como garantir uma gestão adequada para atingir os resultados esperados, assim como que tipo de empreendedor o indivíduo precisa ser para conduzir a sua equipe para a performance. 

O 24º Congresso Nacional de Jovens Empreendedores é uma idealização da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e realização da Associação dos Jovens Empreendedores da Bahia (AJE Bahia). Também estiveram presentes no evento o presidente do Conaje, Guilherme Pereira Gonçalves; o presidente da AJE Bahia, Patrick Piton; o gerente regional do Sebrae Bahia, Rogério Teixeira; e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-BA), Rodrigo Hita, dentre outras autoridades.

 

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O futebol, paixão nacional, foi uma alegria a mais para os alunos da Escola Municipal Orlando Imbassahy, no bairro de São Marcos. Eles receberam na manhã desta quinta-feira (29) a visita do mascote do Esporte Clube Bahia (ECB). O Super-Homem entregou 500 ingressos aos alunos da unidade para a disputa contra o Cruzeiro domingo (2), às 16h, no estádio Municipal de Pituaçu.

Esta ação do Bahia com alunos da rede municipal faz parte da campanha do clube para divulgar em suas redes sociais mensagens de paz e a presença de mais crianças nos estádios de futebol. O gerente de comunicação do Bahia, Nelson Barros, exaltou a importância da ação. “Muitas dessas crianças vão sempre ao estádio acompanhadas por um adulto e a ideia é inverter o quadro, as crianças é que irão levar os adultos para assistir ao jogo”, ressaltou.

A turminha recebeu o "homem de aço" com muita alegria e, assim que o viram, correram para abraçar o mascote, que deu um show de simpatia. Para o aluno Edcleyton Moreira de Oliveira, de nove anos, do 3º ano, que adora praticar futebol na quadra da escola, receber os ingressos foi uma festa. “Achei muito bom e vou gostar muito de ir ver o Bahia porque vou levar meu pai comigo para assistir ao jogo”, afirmou.

O gerente Regional de Pirajá, Fábio da Mata, destacou que essa parceria reforça nas crianças a importância da prática esportiva. “Para a educação, uma ação como essa é muito especial, uma vez que aproxima as crianças do esporte e fortalece os laços familiares, já que vão acompanhadas de alguém da família, além de contribuir para a conscientização da importância do esporte como lazer e prática saudável", frisou.

A gestora da escola, Mariângela Ribeiro Mendes, elogiou a ação realizada pelo Clube. “É de fundamental importância porque incentiva a prática do esporte neles e faz a alegria dessas crianças, que são apaixonados por futebol”, avaliou. Para ter acesso ao estádio no dia do jogo, a criança vai ter que, além de levar o ingresso, estar acompanhada por um responsável. Crianças até 11 anos acompanhadas entram de graça nos estádios.

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A urbanização da comunidade Guerreira Zeferina, desenvolvida pela Prefeitura, no Subúrbio de Salvador, será apresentada pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) no Intercâmbio de Redes sobre Informalidade Urbana e Cidade Resiliente, que acontece de 2 a 5 de dezembro, em Adis Abeba, capital da Etiópia. O evento é uma iniciativa da rede 100 Cidades Resilientes (100RC), projeto criado pela Fundação Rockefeller, na qual Salvador foi inserida desde 2016.

“A Guerreira Zeferina é um case muito bem-sucedido para o tema Informalidade Urbana e Cidade Resiliente porque demonstra como o ambiente transforma as pessoas, ampliando as perspectivas de vidas. É um projeto que está além da questão da moradia e abrange o conceito de cidadania e inclusão social. Acredito que essa iniciativa da nossa cidade será muito bem recepciona pelas outras cidades que integram a 100RC. Por outro lado, essa é a oportunidade de discutir e conhecer ações sobre informalidade urbana que estão sendo desenvolvidas em outras cidades do mundo”, comenta Tânia Scofield, presidente da FMLF, que embarca nesta sexta-feira (30) para Adis Abeba.

Criado pela Fundação Rockefeller em 2013, a rede 100 Cidades Resilientes (100RC), tem como objetivo colaborar para que as cidades sejam mais preparadas para enfrentar os desafios socioeconômicos e de infraestrutura, colaborando para que desenvolvam um planejamento sustentável. Ao criar uma rede de cidades praticantes de resiliência, a proposta é que estas se ajudem mutuamente, aprendendo umas com as outras a superar crises. A incorporação de Salvador como membro dessa rede de cidades é resultado de iniciativas próprias reconhecidas internacionalmente, e dão acesso a plataformas de troca de experiências.

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“Saudações a você, sortudo ganhador do cupom dourado que dá acesso à Fantástica Fábrica de... Equipamentos e Mobiliário Urbano da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal)”. É desta forma, como se encarnasse o personagem Willy Wonka (do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”), que o presidente da Desal, Marcílio Bastos, pretende encantar os estudantes que participaram, a partir das 9h desta sexta-feira (30), de mais uma edição da visita guiada pela sede da companhia, localizada no Km 8,5 da BR-324, na altura do Porto Seco Pirajá.

Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Guadalupe, do Alto do Peru, vão fazer a excursão pelas instalações da empresa. Durante o turno matutino, os estudantes passearão pelas dependências da unidade, conhecendo o trabalho da Desal na confecção de equipamentos e mobiliário urbano da cidade. Eles também terão a oportunidade de conferir a confecção dos pisos intertravados que preenchem alguns dos passeios da capital baiana, devidamente trajados com equipamentos de proteção individual (EPIs).

"Este projeto é uma forma que encontramos de abrir as portas da gestão municipal para a população, para que as pessoas possam perceber a forma como o seu imposto é gasto, sendo também uma maneira de apresentar os resultados das ações da Prefeitura na área de infraestrutura para benefício da cidade. Além disso, o trabalho com as crianças é sempre gratificante, pois envolve o lado lúdico e é justamente desta forma que encaramos esta ação: como a apresentação de uma fábrica dos sonhos para esses meninos, pois é aqui que são gestados os desejos de uma cidade mais bonita e funcional", declara o presidente da Desal, Marcílio Bastos.

A próxima unidade de ensino a participar do projeto será a Escola Municipal Batista, do bairro de São Caetano. Anteriormente, o Desal vai à Escola promoveu visitas guiadas de alunos dos colégios Antônio Vieira, Marista e 2 de Julho, além das faculdades Estácio e Uninassau.

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O Rally Náutico da Bahia, o Campeonato de Windsurf e o Yacht SUP Race marcam a abertura do 4° Festival Náutico Salvador, que tem início neste sábado (01) e segue até o dia 9. As disputas envolvem cinco modalidades aquáticas diferentes e acontecem nas águas da Baía de Todos os Santos, nas praias do Farol da Barra, Porto, Gameleira (Itaparica) e na ilha de Bom Jesus dos Passos. O evento foi lançado pela Prefeitura em 2015, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e conta com a parceria do Yacht Club da Bahia, Bahia Marina e Capitania dos Portos.

As lanchas e motos aquáticas que participam do Rally largam, neste sábado (01), às 10h, da Baía Marina. A chegada será no Yacht Clube da Bahia (YCB), por volta das 15h. No domingo (2), o Porto da Barra será palco do Yacht SUP Race, com largada prevista para as 8h.

Também neste final de semana acontece o Campeonato Baiano de Windsurf, na ilha de Bom Jesus dos Passos. Neste sábado (01), está marcada a abertura para 11h, já as regatas começam por volta das 13h30. No domingo (02), as competições iniciam a partir das 12h. As inscrições poderão ser feitas na secretaria do evento no local da competição.

Demais eventos - O Campeonato Baiano das Classes Laser, 420 e 29er será realizado entre os dias 4 e 7 de dezembro. As velas tomarão conta do mar a partir das 13h, com largada do Farol da Barra. No dia 9, acontece a última competição do festival: a Travessia da Baía de Todos os Santos, uma Maratona Aquática programada para sair às 7h30 da praia de Gameleira, na Ilha de Itaparica, com previsão de chegada ao Porto da Barra a partir das 8h30. De acordo com a organização do evento, a expectativa é que cerca de 150 nadadores façam a travessia.

Programação

1º/12 - Rally Náutico da Bahia

Largada: 10h - Bahia Marina

Chegada: A partir das 15h, no Yacht Clube da Bahia

 

1º/12 e 2/12: Campeonato de Windsurf

Largada e Chegada: Ilha de Bom Jesus dos Passos

1º/12: 11h - Abertura / 13h30 - Início das Regatas

2/12: 12h - Regatas do Dia / 15h30 - Entrega de Prêmios

 

2/12: Yacht SUP Race – Fila do Circuito Baiano de SUP

Modalidade: Stand Up Paddle - SUP

Local: Porto da Barra

Largada: 8h

Chegada: 13h

 

4 a 7/12: Campeonato Baiano das Classes Laser, 420 e 29er

Modalidade: Vela

Largada: 13h - Farol da Barra

 

9/12: Travessia da Baía de Todos os Santos

Modalidade: Maratona Aquática

Largada: 7h30 - Praia de Gameleira - Ilha de Itaparica

Chegada: A partir das 8h30 - Porto da Barra

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