Releases

0
0
0
s2sdefault

Em função da greve dos caminhoneiros e a consequente crise instalada no setor de abastecimento de combustível em todo o país, os serviços públicos municipais em áreas como transporte, saúde, educação, limpeza, manutenção, fiscalização e defesa civil terão esquema especial de operação para evitar ao máximo uma paralisação dos órgãos públicos municipais. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto em coletiva realizada na tarde de hoje (25), no Hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho, onde o chefe do Executivo se reuniu com toda a equipe da gestão para tratar do assunto e também debater o Planejamento Estratégico municipal.

Em áreas consideradas prioritárias, como transporte e saúde, o prefeito assegurou o funcionamento, mesmo sem ser em 100%, até a próxima quarta-feira (30). Desde hoje, a frota dos ônibus que circulam na cidade foi reduzida a 80% do total nos horários de pico e 40% nos demais, o que vai valer também para segunda, terça e quarta, em se mantendo o movimento grevista dos caminhoneiros. Neste sábado (26), 50% da frota vai circular. E, no domingo (27), a capacidade será de 30%. Podem haver novos ajustes em função da demanda pelo serviço de transporte, que será acompanhada em tempo real pela Secretaria de Mobilidade (Semob).

Na saúde, a prioridade é o funcionamento pleno do Hospital Municipal e das Unidades de Pronto-Atendimento. Em segundo plano de prioridade estão as unidades básicas de saúde e os Multicentros. O prefeito assegurou que existe reserva de combustível para as ambulâncias do SAMU até a quarta-feira (30). O mutirão de vacinação contra o vírus da gripe, previsto para este sábado (26), está mantido.

"Estamos vendo a possibilidade de conseguir mais combustível diretamente de fornecedores em uma operação que envolve a escolta da Transalvador e da Guarda Municipal. Mas essa possibilidade ainda não é garantida, pois dependeria do resultado efetivo dessa escolta. Conversei hoje com o sindicato dos proprietários de postos de combustíveis e fui informado que até o final de hoje as reservas existentes estarão esgotadas, o que torna a situação ainda mais indefinida", revelou o prefeito.

No setor de limpeza urbana, o planejamento prevê a manutenção da coleta, mas os veículos que circulam pelo CIA-Aeroporto para levar o material recolhido ao aterro sanitário estão tendo dificuldades em função de bloqueios nas vias. Isso poderá provocar atrasos no serviço de limpeza. "Por isso, é importante que as pessoas procurem produzir menos lixo nesse momento. E também fiquem atentas quando passar o caminhão de lixo", disse ACM Neto.

"Se esse movimento não for suspenso e houver a extensão dessa dificuldade de abastecimento, na segunda vamos ter que divulgar um novo plano operacional. Até segunda, está tudo planejado", acrescentou o prefeito, citando que as aulas estão mantidas ao menos até enquanto os ônibus do transporte público puderem circular, o mesmo valendo para as repartições públicas municipais, com exceção das áreas de manutenção e da Defesa Civil, que atuam mais diretamente na Operação Chuva. "Nesse caso, vamos concentrar as energias e recursos existentes para quando houver emergências", explicou.

Neste fim de semana, o prefeito e a equipe de trabalho acompanharão todos os desdobramentos desta paralisação nacional, e a estimativa é que, se o movimento for mantido, as consequências serão sentidas na rotina dos serviços públicos já a partir da próxima segunda-feira.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Atenta às demandas de relações de consumo na capital baiana, sobretudo em razão da paralisação nacional dos caminhoneiros, que compromete a chegada de produtos na cidade, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) realizou nesta sexta-feira (25), em parceria com o Procon/BA, uma ação de cunho fiscalizatório nos postos de combustíveis de 13 locais da cidade a fim de identificar irregularidades por aumento de preço dos combustíveis de forma injustificada.

Apenas um posto foi notificado pelos agentes para prestar esclarecimentos sobre o aumento injustificado. Situado em Itapuã, o estabelecimento estava cobrando o valor de R$5 pelo litro da gasolina, mas comprovou que desde a última terça-feira (22) já vinha praticando o valor de R$4,89. Agora o estabelecimento deve apresentar documentos comprobatórios do valor que vinha praticando nas bombas dos dias 01 a 25 de maio. Após apresentação desses documentos, o órgão vai analisar se o aumento no preço foi injustificado e abusivo.

De acordo com o diretor da Codecon, Alexandre Lopes, outros quesitos também foram analisados durante a fiscalização. “Além do aumento de preço de forma injustificada, verificamos se o posto efetivamente não possui mais o combustível, pois estamos recebendo queixas de consumidores alegando que os estabelecimentos estão estocando o produto. Nesse sentido, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) considera a prática abusiva, pontuou o gestor.

No artigo 39, inciso IX do CDC, é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços “recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento, ressalvados os casos de intermediação regulados em leis especiais”. Foram vistoriados 20 postos localizados na Cidade Baixa, Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), Retiro, Pituba, Itapuã, Stella Maris, Vasco da Gama, Barris, entre outras regiões.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O sentimento de satisfação tomou conta dos estudantes da Escola Municipal Arlete Magalhães, situado no bairro de Castelo Branco. A unidade escolar sediou, durante todo o dia desta sexta (25), e que prossegue até sábado (26), a 1º Fliedam – festa literária que reúne música, arte e cultura, além da participação de membros da comunidade. A atividade contou com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Com o tema “Nordeste em Foco: Nossa Pérola Nordestina”, a atividade conta com uma extensa programação que teve como objetivo valorizar as belezas e as riquezas que a região possui. A iniciativa envolveu a participação dos estudantes, professores, poetas e grupos artísticos da comunidade. Além disso, stands de saúde, estética, exposições literárias, palestras e intervenções artísticas, fizeram parte do evento.

A festa foi organizada pelos próprios estudantes que integram o Núcleo da Juventude (agremiação estudantil). A ideia partiu do estudante e presidente do grêmio escolar, Ian Cerqueira, 17 anos, que após assistir a eventos como a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) e a Festa Literária de Cachoeira (Flica), resolveu adotar o mesmo modelo na escola, após várias reuniões com os outros alunos, professores e a diretora da unidade escolar.

“A Fliedam surgiu após eu assistir a vários eventos na Flica e Flipelô e ter ficado muito impressionado e entusiasmado. Resolvi, então, mobilizar os outros estudantes, os professores e a diretora para podermos viabilizar um evento como esse em minha escola. Sempre tive muito contato com a literatura e é muito importante passar isso para os alunos e à comunidade. Literatura é minha vida”, celebrou.

Segundo a diretora da unidade escolar, Cristina da Mata, o evento é um estímulo para que os alunos desenvolvam o gosto pela leitura. “Estamos fazendo uma série de ações para que os alunos se sintam estimulados pela literatura. É uma satisfação ver uma grande quantidade de alunos participando de atividades literárias e culturais. Fico muito orgulhosa”, concluiu.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O prefeito ACM Neto e toda sua equipe de secretários e dirigentes anunciam hoje (25) como será o esquema especial de funcionamento dos órgãos públicos municipais a partir da semana que vem, em caso de manutenção da greve dos caminhoneiros. A coletiva acontece às 16h30, no Hotel Golden Tulip, no Morro do Conselho, no Rio Vermelho. O prefeito vai detalhar como será o funcionamento das unidades de saúde e de educação, a distribuição da merenda escolar, a atuação dos órgãos de fiscalização, segurança e de trânsito (a exemplo da Transalvador e da Guarda Municipal), a operação de limpeza pública e o expediente dos próprios trabalhadores nas repartições da Prefeitura em caso de prolongamento da crise de abastecimento que paralisa o país.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), conseguiu, junto aos postos conveniados, a quantidade suficiente de combustível para que as ambulâncias circulem até a próxima segunda-feira (28). Se a crise do desabastecimento, provocada pela greve dos caminhoneiros, não for solucionada até segunda, o atendimento na área da saúde e de outros serviços públicos municipais serão afetados.

"Felizmente setores como o da saúde, educação ou o funcionamento em geral da Prefeitura ainda não foram afetados em função dessa greve que paralisa o Brasil. O Hospital Municipal, nossas Unidades de Pronto-Atendimento e postos de saúde ainda estão funcionando normalmente, com a chegada inclusive de medicamentos. Estamos monitorando e acompanhando de perto essa situação e veremos os desdobramentos durante este sábado (26) e domingo (27). Se a situação permanecer a mesma, teremos que montar planos de contingência nos órgãos públicos municipais pois fatalmente haverá prejuízos", afirmou hoje (25) o prefeito ACM Neto.

O prefeito terá reunião na tarde de hoje com toda a equipe para avaliar a situação. Ele lembrou que, sobre a questão do transporte público, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) já montou e divulgou à imprensa uma operação que garante a circulação de ônibus até quarta-feira (30). "Esperamos que essa situação seja resolvida logo para que serviços da Prefeitura não sejam afetados. Vamos manter a sociedade informada e manteremos reuniões hoje e, se necessário, durante o final de semana para tomarmos as decisões necessárias", afirmou ACM Neto. 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), está monitorando a capacidade de abastecimento das empresas de ônibus na cidade e regulando a frota disponível na rua em tempo real, de acordo com a demanda de passageiros. Isso para permitir, em caso de prolongamento da greve dos caminhoneiros, a disponibilidade de óleo diesel permita que os ônibus circulem, mesmo que em menor quantidade, ao longo da próxima semana. 

"Ontem (24), percebemos que, diante dessa crise de abastecimento, os ônibus só teriam combustível para rodar até a próxima terça-feira com a redução da frota, conforme divulgamos. Só que decidimos antecipar para hoje essa redução, que começaria no sábado (26), para que possamos ter ônibus rodando mesmo depois da terça-feira da semana que vem. É o nosso objetivo", explicou o titular da Semob, Fábio Mota. 

Hoje, a frota de 2,6 mil ônibus da cidade já está reduzida em 20%. Esse percentual, no entanto, pode aumentar ao longo do dia. "A depender da demanda, poderemos reduzir em até 40% em algumas faixas de horário. É uma estratégia que estamos adotando para que os ônibus possam circular por mais dias, não interrompendo o serviço em função dessa crise nacional de abastecimento. Ao menos não enquanto isso for possível", salientou o secretário. 

A previsão feita pela Semob é que, neste sábado (26), a frota deverá ser de 50% do total nos horários de pico e 40% nos outros períodos, conforme divulgado ontem pela Semob. No domingo (27), a operação deverá ser realizada durante o dia com 30% da frota. Na segunda e terça, a operação terá 80% dos ônibus nos horários de pico e 40% nos demais. "Esses são os percentuais previstos. Mas vamos avaliar a demanda em tempo real para que possamos ter mais ônibus circulando por mais tempo", disse Fábio Mota.

A Semob informou ainda que, tão logo a greve dos caminhoneiros termine e o abastecimento de combustível volte à normalidade, todos os ônibus voltarão a circular normalmente.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Transalvador informa que os agentes de trânsito estão orientados a não notificarem veículos imobilizados em via pública por falta de combustível enquanto durar a crise no abastecimento da cidade. A infração conhecida por pane seca é de natureza média e tem previsão no artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 130,16 reais.  

O superintendente Fabrizzio Müller alerta ainda que o CTB estabelece, no artigo 26, que antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, "o condutor deverá assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino". "Mas, em virtude dos problemas ocasionado pelo movimento dos caminhoneiros, é de bom senso flexibilizar", disse.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Em consequência da greve dos caminhoneiros no país, que afeta a distribuição de combustíveis em todo território nacional, e para garantir o transporte publico à população de Salvador com menos transtornos, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) irá reduzir, em caráter excepcional, a operação da frota de ônibus a partir deste sábado (26).  

A frota da capital baiana, composta por 2,6 mil ônibus, será de 50% nos horários de pico e 40% nos outros períodos durante o próximo sábado. No domingo, a operação será realizada durante o dia com 30% da frota. Na segunda e terça, a operação terá 80% da frota nos horários de pico e 40% nos demais. A Semob informa ainda que, tão logo a greve dos caminhoneiros termine e o abastecimento de combustível volte à normalidade, todos os ônibus voltarão a circular normalmente.  

Desde a última segunda-feira, os caminhoneiros fazem bloqueios em rodovias federais em diversos estados, reivindicando redução no preço do diesel. Além do desabastecimento nos postos, gêneros alimentícios também estão em falta em muitos estabelecimentos comerciais.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A primeira mostra analítica da opinião dos visitantes que frequentaram pontos turísticos, hotéis, bares e restaurantes de Salvador durante a alta estação, e que também disseminaram esta experiência em blogs, sites e fóruns de agências especializadas em viagens de turismo mundo afora, apresentou melhora na avaliação da reputação da capital baiana.

Os resultados obtidos nos primeiros cinco meses de operação do Programa de Otimização de Performance (POP) foram apresentados nesta quinta-feira (24), pelo secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, durante o "Café com Turismo – A Importância da Gestão da Reputação para Hotelaria", evento realizado no Fiesta Convention Center, na Pituba.

O seminário contou ainda com a presença do consultor do Sebrae-Ba, Christiano Penna, que apresentou a palestra: "Gestão da Reputação e sua importância para as empresas". Os dados demonstram a retomada da reputação da rede hoteleira, a partir da análise de 53 hotéis e dos 37 principais atrativos turísticos da capital baiana, através da avaliação de turistas que visitaram a cidade nos últimos cinco meses, deixando comentários sobre a experiência.

O conteúdo que integra o programa foi captado em 175 sites e agências online de turismo de 145 países e disponível em 45 idiomas diferentes. "Em cinco meses, o POP já demonstrou grande melhora na avaliação da reputação do sistema hoteleiro soteropolitano. Como exemplo desta melhora temos os casos do Monte Pascoal Praia Hotel, na Barra, da Casa do Carnaval, no Centro Histórico, e da Ponta de Humaitá, na Cidade Baixa. Este último recebeu, no fim de semana passado, o certificado de excelência do site TripAdvisor, principal portal de informações sobre turismo do mundo", informa Tinoco.

As avaliações dos usuários são contabilizadas através de informações contidas nas resenhas, por meio de um algoritmo que gera o índice Global Review Index (GRI), responsável por medir e classificar a reputação dos itens avaliados no destino Salvador, garantindo, assim, uma visão detalhada a respeito da percepção do visitante a respeito da experiência turística. "A ideia é que cada comentário seja respondido de forma individual e no menor tempo possível. Isso tem sido determinante para a efetiva melhora da reputação de Salvador nos meios digitais", conclui Cláudio Tinoco.

0
0
0
s2sdefault

Sub-categorias

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...