Releases

0
0
0
s2sdefault

Após uma temporada de grande sucesso, o projeto Clube da Cena está de volta para a sua 8ª edição. A iniciativa, realizada pela companhia de teatro Os Argonautas e pelo professor, ator e diretor Harildo Deda em parceria com a Fundação Gregório de Mattos (FGM), é um espaço para o aperfeiçoamento e treinamento das técnicas de interpretação por meio de exercícios, pesquisas e estudos.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do formulário disponível no link https://forms.gle/DNVBoZBm594ceKkLA. As aulas terão início ainda no mês de março e serão ministradas no Espaço Cultural Boca de Brasa, localizado na Ladeira da Barroquinha, no Centro Histórico de Salvador.

O tema desta 8ª edição será Cena Brasileira, e se desenvolverá nos meses subsequentes através de aulas e ensaios conduzidos por Marcelo Flores e Alethea Novaes, além de aulas especiais, palestras e rodas de conversa com profissionais convidados com trajetória marcante no teatro brasileiro e na cena local.

“Essa edição é uma continuidade da parceria com a FGM do trabalho desenvolvido em 2023 e é dedicada ao teatro brasileiro, com personagens e cenas de obras primas da dramaturgia nacional e espetáculos que são patrimônio cultural de nossa história, formação e identidade”, explica Marcelo Flores, diretor do projeto.

As sete edições anteriores resultaram em leituras encenadas e espetáculos com atores convidados, e esta é a primeira com inscrições abertas para seleção de participantes. Ao final do curso, o grupo apresentará ainda um espetáculo inédito criado a partir do estudo desenvolvido no projeto.

Titular da FGM, Fernando Guerreiro destacou a importância do trabalho do Clube da Cena: “O trabalho do grupo é primoroso, porque prioriza os atores e dá a eles uma base técnica para que possam ter consciência apurada da interpretação. É uma oportunidade única e imperdível”, relata o gestor.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Pituba ganhou um novo espaço de lazer, requalificado pela Prefeitura de Salvador e entregue na noite de sexta-feira (1º): a Praça Marcelo Caribé de Carvalho, na Rua Alameda Pádua. O nome da praça homenageia o policial rodoviário federal que foi vítima de um assalto em 2015 e que acabou falecendo.

Ao lado do prefeito Bruno Reis, estiveram na solenidade de entrega simbólica do espaço à população o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro, a presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Estado da Bahia (SINPRF/BA), Martha Maria dos Santos, familiares e amigos de Marcelo Caribé e demais autoridades municipais.

Com obras executadas pela Prefeitura através da Desal, o espaço ganhou um parque infantil completo, mesas para jogos, academias de saúde e ginástica, além de um cachorródromo (dog park).

Bruno Reis destacou como a Prefeitura tem sido estruturada para conseguir sanar os problemas de todos os bairros da cidade. “A maioria das praças são feitas nas áreas mais carentes. É para lá também que vão 86% dos recursos da Prefeitura. Não precisamos mais escolher onde levar os investimentos. Temos uma Prefeitura arrumada que tem independência, autonomia e capacidade de resolver os seus problemas. As pessoas querem soluções e é isso que temos levado para os 171 bairros da cidade ”, contou.

O prefeito também destacou que as praças têm possibilitado mais qualidade de vida para os soteropolitanos. Além disso, destacou o gestor, a Prefeitura tem tido o mesmo cuidado com a execução dos projetos de construção ou requalificação, sempre alinhado com os interesses dos cidadãos. “Hoje, todas as praças são iguais, independentemente do bairro. Mudam apenas os equipamentos de acordo com o que cada comunidade escolhe, que é uma capacidade nossa de ouvir. Antes a cidade tinha espaços que o cidadão não utilizava, mas a grande marca da gestão é que devolvemos os espaços aos cidadãos”, pontuou.

Desde o início da atual gestão municipal a Prefeitura já construiu ou requalificou 407 praças em diversos pontos da capital. Os espaços também estão ganhando wifi gratuito para serem ainda mais atrativos aos cidadãos.

Reportagem: Joice Pinho / Secom PMS

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu o pontapé inicial da Mobilização Salvador Contra a Dengue na última quarta-feira (28), com o lançamento de uma séria de atividades e serviços para prevenção e combate à doença. Dentro da programação municipal, acontece neste sábado (2), das 9h às 16h, uma intensificação da vacina em pontos estratégicos da cidade e com grande fluxo de pessoas, além de ações simultâneas de combate ao Aedes aegypti.

A dose do imunizante estará disponível em nove shoppings, um drive-thru e um posto de saúde. Segundo a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, esta é mais uma ação de grande relevância para o fortalecimento do enfrentamento à doença.

"Nosso objetivo é que as pessoas tenham mais comodidade e facilidade de acesso à imunização. Agradecemos a parceria com esses centros comerciais, que tem sido de suma importância para chegarmos mais perto da população que utiliza esses espaços para compras e lazer, principalmente no fim de semana. Convidamos os pais e responsáveis para trazerem seus filhos, dentro da faixa etária do público-alvo, ajudando no fortalecimento desse cuidado”, declara.

A primeira dose do imunizante estará disponível para os pré-adolescentes entre 10 e 11 anos. Para garantir a vacina é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. A aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal, para acompanhamento adequado e segurança das crianças e adolescentes.

Ações de combate e prevenção – As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão este fim de semana reforçando as ações de inspeção em imóveis, bloqueio de focos e de transmissão espacial com uso de inseticida residual em mais de 13 bairros estratégicos. As atividades acontecem também no domingo (3).

“A luta contra o Aedes é uma responsabilidade social que necessita da participação de todos e a Saúde de Salvador tem desenvolvido diversas iniciativas de prevenção e combate ao vetor. Nossas equipes estão diariamente em atuação, trabalhando fortemente para eliminação dos criadouros em todos os distritos sanitários, bem como levando informação através de ações educativas em escolas e estações de transbordo, garantindo que a população esteja por dentro do que fazer para proteger sua comunidade e seus familiares. Este Dia D teremos diversas ações de prevenção para fortalecer todo esse trabalho”, destaca a titular da SMS.

Locais de vacinação contra a dengue neste sábado (2)

Clementino Fraga (5° Centro) – fixo e drive-thru

Shopping Barra – fixo

Shopping Pituba Parque Center – fixo

Shopping Salvador – fixo

Shopping Paralela – fixo

Shopping Ponto Alto – fixo

Shopping Bela Vista – fixo

Shopping Vila Laura – fixo

Shopping Cajazeiras – fixo

Shopping Piedade – fixo

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), vai intensificar, neste final de semana, a distribuição de pulseirinhas de identificação para menores de idade. Os agentes estarão em pontos específicos das praias de Salvador e a ação visa alertar os pais ou responsáveis, já que as praias costumam estar mais lotadas e o risco de crianças perdidas é grande.

Nesta sexta-feira (1º), os agentes iniciaram a identificação dos pequenos na praia de Piatã, onde famílias aproveitavam a manhã de sol na capital baiana. Um fator positivo é o material da pulseira, que possibilita que ela seja reutilizada. Além da distribuição feita pelos agentes, o órgão também disponibiliza as pulseiras nos postos situados nas áreas onde as ocorrências de crianças perdidas são mais recorrentes.

O chefe de Busca e Salvamento da Salvamar, Fred Moraes, ressalta que a iniciativa é fundamental para garantir o bem estar das crianças e familiares. “A gente tem uma grande incidência de crianças nas praias não só no Verão, mas todos os finais de semana do ano, e os salva-vidas estão sempre atentos a qualquer situação”.

Celebrando com cuidado – O aposentado Reinaldo Dias estava acompanhado da filha Raiane Franciele, que completa 11 anos nesta sexta-feira (1º). Morador da Boca do Rio, ele conta que optou pela praia de Piatã para este dia especial, e sempre perto de um posto com salva-vidas.

“Viemos comemorar o aniversário dela e achei a iniciativa importante. As crianças são dispersas, e a gente pode ficar desatento. Então se ela se perder, tem como identificar ela e entrar em contato. Tem crianças que não têm tanto direcionamento e isso ajuda. E os salva-vidas desempenham bem a função”, declara.

A autônoma Maria da Guia, de 54 anos, estava com o neto Davi, de dois anos e meio. “Gostei muito da pulseira de identificação, tem que ter mesmo. E nesse material (de neoprene) que pode reutilizar, melhor ainda. Sempre estamos aqui em Piatã, com ele e outros netos, e prefiro esta praia porque dá pra ficar sempre atenta”, diz.

Cuidados – Mesmo no período mais quente do ano, é importante ter cuidado nas praias. O coordenador da Salvamar, Kailani Dantas, reforça que todo cuidado é pouco especialmente nesta época, em especial devido às correntes de retorno. “Sempre digo que água no umbigo é sinal de perigo. Por isso uma das dicas que eu dou é nadar paralelo à praia até que saia da corrente e nunca contra a correnteza, pois certamente você irá cansar e consequentemente se afogar”, destacou.

Na faixa de areia, é recomendável procurar um posto com salva-vidas para se orientar sobre o melhor lugar para tomar banho, os locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno, além de evitar as áreas sinalizadas com a bandeira vermelha.

Outro cuidado importante para os adultos diz respeito ao com o consumo de bebidas alcoólicas. Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar.

Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuídos em 35 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do município. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores.

A estrutura de atuação é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.

Contatos – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah-Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), através da Diretoria de Políticas para Mulheres e em parceria com o Senac, está com inscrições abertas para o curso gratuito Produção de Vídeos para Internet. A atividade é exclusiva para mulheres e tem como objetivo promover a qualificação profissional de trabalhadoras de Salvador.

As inscrições podem ser realizadas até segunda-feira (4) através do formulário no link https://forms.office.com/r/gkGyTSCeLV. Para participar é preciso ter acima de 18 anos, ensino médio completo e conhecimento de informativa básica.

É necessário também, enviar histórico escolar (ou certificado de conclusão de escolaridade), RG, CPF e comprovante de residência para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Com a documentação comtemplada, a inscrição será confirmada através de ligação.

As turmas são divididas entre os turnos matutino, das 8h às 12h, e vespertino, das 13h às 17h. As aulas acontecem no Senac Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves, a partir do próximo dia 18 até o dia 21 de maio. O curso possui carga horária de 100 horas, certificação e as alunas têm direito a transporte.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 56 vagas de emprego em Salvador para segunda-feira (4). Os candidatos deverão acessar o site www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30.

Em caso de deficiência visual, os candidatos devem entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para fazer o agendamento. O atendimento está sendo realizado de forma híbrida, ou seja, de forma presencial e remota, via WhatsApp – a escolha é no momento do agendamento.

No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho.

VAGAS:

Operador de telemarketing ativo

Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência, boa dicção e conhecimento em informática.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 5

Conferente de mercadoria (vaga exclusiva para o Programa Simm Mulher)

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência em estoque, fiscal de loja ou varejo.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1 

Vendedor interno

Requisitos: Ensino médio completo, três meses de experiência, conhecimento em informática.

Salário: R$1.412,00 + benefícios

Vagas: 3 

Consultor de vendas

Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência, conhecimento em informática, empresa oferece curso de Técnicas Imobiliárias, contratação como MEI.

Salário: Comissão

Vagas: 10 

Recepcionista de oficina mecânica

Requisitos: Ensino médio completo, três meses de experiência.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1 

Mecânico de veículos

Requisitos: Ensino fundamental completo, três meses de experiência.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1 

Desenvolvedor pleno/sênior

Requisitos: Ensino superior completo em Análise de Sistemas, Ciência da Computação ou Engenharia da Computação, seis meses de experiência, conhecimento em C#.NET, Web Forms, MVC, HTML, CSS, Javascript, Jquery, Banco de Dados, DDD, SOLID, Padrões de Projetos e Git.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 5 

Nutricionista (vaga de estágio exclusiva para o Programa Simm Mulher)

Requisitos: Ensino superior incompleto em Nutrição (estar cursando a partir do 1º semestre à noite), sem experiência, disponibilidade para trabalhar no turno matutino.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1 

Biomédico (vaga de estágio exclusiva para o Programa Simm Mulher)

Requisitos: Ensino superior incompleto em Biomedicina (estar cursando a partir do 1º semestre à noite), sem experiência, disponibilidade para trabalhar no turno matutino.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1 

Encarregado de obras (vaga temporária de 45 dias)

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para viajar.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1 

Instrutor de academia (estágio)

Requisitos: Ensino superior incompleto em Educação Física (estar cursando a partir do 2º semestre), sem experiência.

Bolsa: R$620,00 + transporte

Vagas: 3 

Pasteleiro de restaurante

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade de horário e para trabalhar na Pituba.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 2 

Jardineiro

Requisitos: Ensino fundamental incompleto, 6 meses de experiência

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1 

Operador de telemarketing (vaga de estágio)

Requisitos: Ensino superior cursando Administração ou áreas afins, sem experiência.

Bolsa: R$ 600,00 + benefícios

Vagas: 2 

Jornalista (vaga de estágio)

Requisitos: Ensino superior incompleto em Jornalismo (estar cursando no 4º semestre à noite), sem experiência.

Bolsa: 700,00 + benefícios

Vagas: 2 

Auxiliar de tesouraria (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência, conhecimento do pacote office, disponibilidade para trabalhar na madrugada.

Salário: R$1.432,27 + benefícios

Vagas: 1 

Técnico de laboratório (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 1 

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Requisitos: Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 2 

Auxiliar administrativo (vaga de estágio exclusiva para pessoas com deficiência)

Requisitos: Ensino superior incompleto em Administração ou áreas afins (estar cursando a partir do 1º semestre à noite), sem experiência.

Salário: R$1.005,00 + benefícios

Vagas: 1 

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Requisitos: Ensino médio completo, sem experiência, disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja.

Salário: A combinar + benefícios

Vagas: 12

 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O mês de fevereiro se destacou por registrar um acúmulo de chuva que ultrapassou em mais de três vezes a média climatológica esperada (98,7 mm), com base nos dados da estação de referência em Ondina.

Conforme dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), o período foi excepcionalmente chuvoso na cidade, totalizando 332,5 mm de precipitação. Esse valor representa o maior volume de chuva para o mês desde 2005, há 19 anos, quando foram registrados 349,4 mm.

Os sistemas meteorológicos atuantes em fevereiro foram sistema de baixa pressão (cavado), ventos úmidos provenientes do Oceano Atlântico, canal de umidade associado a um sistema de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico e Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

Também foram verificadas altas temperaturas durante o mês devido a atuação de massa de ar quente e seca. As maiores temperatura foram registradas na Base Naval de Aratu, 34,7° C, no dia 04/02, e Ondina, 33,8° C, em 16/02.

Os maiores acumulados de chuvas foram registrados pelos pluviômetros de Ondina (332,5mm), Rio Sena (328,5mm), Liberdade - Vila Sabiá (319,2mm), Bom Juá (317,2mm), Sete de Abril (316,4mm), Retiro (316mm) e Calçada (315,4mm), informam dados do Cemadec.

Plantão – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A Codesal também emite alertas para que você não seja pego de surpresa. Envie um SMS para 40199 e informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

Texto: Ascom/Codesal

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Neste sábado (2) e domingo (3) acontece mais uma edição do projeto ParaPraia, que possibilita o banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. Os participantes poderão se refrescar na praia Bacia das Moças, em Ondina, das 8h às 12h, contando com a assistência de cerca de 300 voluntários da Prefeitura de Salvador, da área de saúde da Unifacs e da sociedade civil.

O ParaPraia é patrocinado pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e conta com o apoio do Salvador Shopping e de equipes do Salvamar e do Corpo de Bombeiros. A produção é da BS Comunicação e Eventos.

Considerada o espaço oficial do ParaPraia, a praia Bacia das Moças recebe toda a infraestrutura necessária sendo adaptado com banheiros especiais, chuveirão, bebedouro, tendas e pistas de acesso ao mar. No mar calmo e limpo, o banho é promovido em cadeiras anfíbias e acessórios flutuantes, com total assistência. Tudo isso para tornar os banhos de mar mais confortáveis e seguros para os deficientes físicos.

História – Sendo um dos projetos mais conceituados e admirados da capital baiana, o ParaPraia acontece há nove anos com sucesso, atraindo cada vez mais participantes para o banho de mar assistido. Trata-se de projeto de inclusão para deficientes físicos e pessoas com pouca mobilidade, que não tinham acesso à praia no Verão de Salvador.

Antes do ParaPraia, o banho de mar, lazer preferido pelos baianos no verão, sempre foi um desafio para os deficientes físicos, que enfrentavam dificuldades de acesso à praia. A cada realização, o projeto consolida a proposta de ampliar este tipo de diversão na alta temporada, realizando o sonho de muitas pessoas de frequentar a praia e entrar no mar.

Desde a primeira edição, o projeto já atendeu 2,5 mil banhistas, muitos se emocionam ao entrar no mar pela primeira vez. A expectativa dos organizadores é que este ano o projeto receba em média 60 pessoas por dia.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Responsável por atrair uma audiência diversificada e animada, o projeto Rumpilezz Funfun no Passo continua sua trajetória, trazendo mais um show gratuito da Orkestra Rumpilezz nesta sexta-feira (1°), às 19h, na Escadaria da Igreja do Passo, no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico. Desde o início, em outubro do ano passado, o projeto, bem recebido pelo público, permanecerá pelo menos até abril, sempre na primeira sexta de cada mês.

Fruto da parceria entre o Instituto Rumpilezz, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur), o projeto marca o retorno da Orkestra às atividades regulares na capital. A escolha das sextas-feiras para os concertos é uma homenagem aos orixás "funfun", que simbolizam o branco, cor presente no tradicional figurino utilizado pelos músicos da orquestra em reverência a essas divindades yorubás.

Passados dois anos desde o falecimento do maestro Letieres Leite, idealizador do grupo, a equipe do Instituto Rumpilezz decidiu resgatar o espírito dos primeiros anos do grupo, quando se apresentava semanalmente nas praças do Pelourinho. O objetivo das apresentações é aproximar a orquestra do público local, levando a música instrumental para as ruas e democratizando o acesso da população a esse gênero musical.

Fundada em 2006, a Rumpilezz presta homenagem ao universo sagrado do Candomblé e suas raízes rítmicas, com seus três atabaques - Rum, Rumpi e Lé -, acrescentando, ao final, duas letras "z" em referência ao jazz.

“A orquestra tem uma vibração espiritual muito forte, tudo nessa orquestra traz esse sentimento de espiritualidade: os tambores, as músicas, o compositor, o maestro Letieres Leite. Estaremos todos de branco, nosso figurino primordial, para saudar as sextas-feiras de Oxalá e lembrar do nosso maestro, que é de Xangô", diz o saxofonista do grupo, Rowney Scott.

 

0
0
0
s2sdefault

Sub-categorias

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...