Releases

0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura convocou hoje (30), por meio do Diário Oficial do Município (DOM), 97 candidatos aprovados no concurso público municipal realizado em 2019. Serão nomeados servidores para a Guarda Civil Municipal (GCM), Transalvador, Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e Secretaria de Ordem Pública (Semop).

Os convocados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), na Avenida Vale dos Barris, nº 125, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h. O prazo de comparecimento é de 30 dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil após a publicação dessa convocação.

Além disso, é preciso levar documento de identificação original. Por conta da Covid-19, recomenda-se que o atendimento seja agendado por meio do site www. agendamentoconcurso. salvador. ba. gov. br.

“É um passo importante, após a homologação, o início dessas convocações. Estamos reforçando áreas importantes da Prefeitura, a exemplo da Guarda Municipal, a Transalvador, a Semop e a Sedur, o que vai aprimorar o atendimento à população. Esse é um movimento que só está sendo visto aqui em Salvador. Há um cenário nacional de contenção de despesa, mas ainda assim conseguimos fazer uma expansão da equipe, o que é fruto de um planejamento consistente e de longo prazo", disse o titular da Secretaria Municipal de Gestão, Thiago Dantas.

Reforço - A convocação dos novos servidores vai reforçar o time de profissionais que trabalha em funções que estão cada vez mais demandadas na cidade. Essa é a primeira vez que a GCM vai ter reforço do seu contingente de pessoal e também já havia tempo que não era realizado concurso para agente de trânsito e transporte.

Médicos – Bem antes da chegada do novo coronavírus, a Prefeitura convocou, em agosto do ano passado, 120 médicos para tomar posse e atuar nas unidades municipais de saúde (número que foi três vezes maior do que o ofertado pelo concurso público), o que resultou na ampliação da atenção básica e no sucesso da capital baiana no enfrentamento da pandemia.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Com a reabertura das praias, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) alerta a população sobre os cuidados necessários tanto dentro quanto fora da água, inclusive entre as crianças. Com a pandemia, os cuidados envolvem desde medidas para evitar afogamentos, por exemplo, até o reseito aos protocolos sanitários, a exemplo do uso de máscaras na areia, distancimaento social de 1,5m e não promover aglomerações.

Em toda orla marítima da capital baiana a Salvamar dispõe 30 postos de salva-vidas para intensificar as orientações e cuidados. “Devemos manter toda atenção nas crianças de todas as idades, especialmente quando forem menores de cinco anos. Para dar garantia e evitar o mínimo possível de risco, é necessário que o adulto segure as mãos ou esteja ao lado do menor”, afirma o coordenador da Salvamar, Yuri Carlton.

Além disso, também é fundamental evitar a profundidade e manter o contato visual com a criança, sobretudo quando os pequenos estiverem na beira da praia, pois a corrente marítima pode distanciá-los sem que se perceba.

Protocolos – As praias de Salvador foram reabertas na última segunda-feira (21), sob algumas restrições para evitar aglomerações. Atividades esportivas individuais ou em dupla estão liberadas, com proibição daquelas que gerem contato físico entre os praticantes. Esportes coletivos estão proibidos. Não são permitidas atividades que gerem aglomerações, tais como piqueniques, luaus e outros eventos. Também é proibido o uso de cadeiras, ombrelones, guarda-sóis, sombreiros, caixas térmicas, instrumentos musicais e equipamentos sonoros. O comércio informal na areia também está vedado.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O prazo para realização do recadastramento do cartão SUS foi prorrogado mais uma vez em Salvador. Agora, os beneficiários que ainda não fizeram a atualização cadastral terão até 31 de dezembro para efetuar o recadastramento. A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (30).

“Os moradores da capital baiana terão um prazo ainda maior para realização da atualização junto ao SUS. Implantamos um site para suprir a alta procura da população em nossas unidades de saúde, visando dar mais comodidade às pessoas que poderão fazer a atualização sem a necessidade de deslocamento. É importante que todos realizem o recadastramento e não deixem para última hora para evitar aglomerações”, explicou o secretário municipal de Saúde, Leo Prates.

Até o momento, mais de dois milhões de moradores da capital já realizaram o recadastramento obrigatório do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, cerca de 1,3 milhão de atualizações foram efetuadas através do site www. recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br, implantado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Além do site, o usuário poderá realizar o recadastramento de forma presencial em uma das 152 unidades básicas da rede municipal, com o agente comunitário de saúde. Os moradores da capital baiana deverão informar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau.

É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda documentação. A validação do cadastro será realizada após acesso à unidade de saúde. A medida segue determinação do governo federal, que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras.

Toda a população deve ser cadastrada, até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde e aqueles usuários que não utilizam com frequência as unidades municipais. As pessoas que já possuem cadastro realizado pelo agente comunitário não precisam realizar novamente.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) realizará três oficinas virtuais para tirar dúvidas, bem como orientar as pessoas sobre o preenchimento do formulário de inscrição de cada chamada pública elaborada pelo órgão com base na Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. As aulas serão realizadas nesta quinta (01) e sexta (02), no canal do Youtube da fundação, ao vivo e abertas ao público.

Na quinta-feira (1º), das 10h às 12h, a gerente de Patrimônio Cultural da FGM, Gabriella Melo, ministrará as aulas e orientações sobre o Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural. No mesmo dia, das 18h às 21h, o produtor cultural Ugo B. Mello e Felipe Dias Rêgo, gerente de Promoção Cultural da FGM, promoverão as devidas orientações sobre os Prêmios Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas e Conceição Senna de Audiovisual.

Na sexta-feira (02), das 18h às 20h, o produtor cultural Ugo B. Mello e Chicco Assis, gerente de Equipamentos Culturais da FGM, irão tirar dúvidas e orientar sobre a plataforma Mapa Cultural de Salvador.

É importante que os interessados leiam as respectivas chamadas públicas, de acordo com a sua linha de atuação, enquanto agente cultural, antes das aulas. Finalizadas as apresentações ao vivo, todas as oficinas ficarão disponíveis no canal do Youtube da FGM.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Quem passou pela Estação Mussurunga nesta quarta-feira (30) pode se vacinar gratuitamente contra o sarampo. A ação se repete amanhã (1º), das 9h às 16h, no mesmo local, e na próxima semana, entre os dias 5 e 9 de outubro, segue para a Estação de Metrô do Imbuí. Trata-se de mais uma estratégia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para aumentar o percentual de imunizados que, nessa terceira fase, contempla pessoas de 20 a 49 anos. É recomendável que as pessoas apresentem o cartão de vacinação antes de tomar a dose.

A atendente de caixa Silvana Freitas Mascarenhas, 38, aproveitou o trajeto que faz todos os dias na estação para atualizar sua caderneta. “Fiquei sabendo da campanha, mas não estava com tempo para ir a um posto. Ter acesso à vacina aqui na estação ajuda bastante para quem não tem tempo como eu. Vim um pouco mais cedo e rapidamente fui vacinada”, contou Silvana.

O agente de limpeza Robson Alves, 28, é do tipo que não deixa falhas no cartão de vacinação. Assim que soube da campanha, aproveitou a primeira oportunidade para ser imunizado. “Sempre busco atualizar meu cartão de vacina para não ficar com pendências. É um cuidado que tenho comigo e com o outro, já que diminui a chance de me contaminar e espalhar a doença”, destacou.

Mais de 158 mil pessoas já foram imunizadas pela vacina conhecida como tríplice viral, que protege ainda contra a caxumba e rubéola. A metodologia desta campanha tem caráter indiscriminado, ou seja, a vacina tríplice viral deve ser aplicada até mesmo em quem já completou o esquema das duas doses anteriormente.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault
Cavalaria da PM dará suporte ostensivo para garantir normas e evitar aglomerações
 

Para assegurar o cumprimento da retomada da interdição das praias do Cantagalo, Boa Viagem, Amaralina e Piatã, a Prefeitura, através Guarda Civil Municipal (GCM), montou um esquema especial de fiscalização, a partir desta quarta-feira (30), com 80 agentes, 18 viaturas e um drone.

A operação conta com apoio de agentes da Secretaria de Ordem Pública (Semop), da Transalvador e também passará a ter o suporte ostensivo da Cavalaria da Polícia Militar, a partir desta quinta (01), especificamente nas praias de Piatã e Amaralina.

“São locais que mais tiveram problemas no final da tarde do domingo passado (27), por conta das cenas de aglomerações e banhistas descumprindo as restrições, já que nenhuma praia de Salvador pode ser frequentada aos finais de semana”, explica o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima.

De acordo com o gestor, neste primeiro dia de interdição das quatro praias a operação ocorre de forma tranquila. "Pela manhã, não houve nenhuma pessoa em Boa Viagem e Cantagalo, enquanto que em Amaralina a Guarda orientou a saída da faixa de areia de alguns frequentadores que queriam fazer atividades físicas. Já em Piatã a situação também esteve sob controle ”, avalia Maurício.

Rondas - A fiscalização intensa da GCM vai se estender pelo prazo de uma semana, período inicial do fechamento das quatro praias, ao longo de todo o dia. O monitoramento está sendo feito através de rondas e equipes fixas. “Nosso papel é orientar o cidadão quanto às proibições relativas às praias e fazer se cumprir as recomendações sanitárias", afirma diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência.   

As praias de Cantagalo e Boa Viagem já se encontram com bloqueios colocados. Ainda hoje (30), serão concluídas as interdições em Amaralina e Piatã. O acesso a esses espaços estão sendo fechados com estacas e arames lisos, gradis, balizadores, além da utilização de galhardetes contendo as informações do decreto e orientações ao público.  

Funcionamento - As praias em Salvador foram reabertas no dia 21 passado mediante um protocolo sanitário que visa justamente evitar aglomerações. As únicas que permaneciam fechadas desde o início da pandemia e por tempo indeterminado eram as do Buracão e Paciência, no Rio Vermelho, e a do Porto da Barra, por terem uma faixa de areia reduzida e pela intensa procura.  

Agora, pelo prazo inicial de sete dias, as praias de Cantagalo, Boa Viagem, Amaralina e Piatã se juntam à lista de locais que não podem ser visitados em nenhum dia da semana.

Vale lembrar que as praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira e Itapuã continuam podendo receber banhistas de terça a sexta (isso porque elas costumam ser muito procuradas às segundas) e a utilização das demais que não estão interditadas está autorizada de segunda a sexta, em horários livres e com exceção sempre de feriados.  

Flagrantes - A Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Transalvador realizaram uma grande operação no bairro de Amaralina na tarde da última segunda-feira (28). Com cerca de 70 agentes, a operação foi realizada para coibir aglomerações comumente formadas naquela região. "Detectamos diversos problemas na localidade, logo avaliamos que seria necessário o emprego de uma força tarefa para evitar", afirma Maurício Lima, ao detalhar que a operação deve se estender a outros bairros.  

Outra força-tarefa, liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com apoio também da PM, desativou um paredão na noite desta segunda-feira (28), na praia de Cantagalo, na Ribeira. Durante a ação, equipamentos sonoros foram apreendidos e a área foi evacuada, inclusive os ambulantes.   

“Foi uma ação muito complicada. Havia muitas pessoas aglomeradas e sem o uso da máscara. Um completo desrespeito ao momento que estamos vivendo. Não iremos permitir esse tipo de comportamento e iremos agir duramente para coibir ações irresponsáveis”, afirma o titular da Sedur, Sérgio Guanabara.

Desde o inicio das fiscalizações para conter o avanço do coronavírus em Salvador, a força-tarefa já dispersou cerca de 470 aglomerações em áreas públicas.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Vinte e quatro unidades básicas de saúde de Salvador já disponibilizam testes para detecção do novo coronavírus. O procedimento é voltado apenas para cidadãos que apresentam sintomas da doença, após triagem junto aos profissionais de saúde espalhados em cada posto. Em dois dias, 14 testes foram aplicados, sendo dois resultados positivos.   

Os espaços de saúde que fazem a testagem são: UBS Pelourinho e UBS Ramiro de Azevedo (Distrito Sanitário Centro Histórico); USF Joanes Leste e UBS Ministro Alckmin (Distrito Sanitário Itapagipe); USF Deputado Luiz Braga e UBS Péricles Laranjeiras (Distrito Sanitário  São Caetano/Valéria); USF San Martin I e USF San Martin III (Distrito Sanitário Liberdade); UBS Mario Andrea e USF Vale do Matatu (Distrito Sanitário Brotas); USF Clementino Fraga; e USF Sabino Silva (Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho).   

O procedimento também ocorre na USF Imbui e USF Curralinho (Distrito Sanitário Boca do Rio); USF Itapuã e USF Professor Eduardo Mamede (Distrito Sanitário Itapuã); USF Professor Humberto Castro Lima - Pernambuezinho e UBS Rodrigo Argolo (Distrito Sanitário Cabula/Beiru); UBS Dra. Cecy Andrade e USF João Roma Filho (Distrito Sanitário Pau da Lima); UBS Fazenda Coutos II e USF Itacaranha (Distrito Sanitário Subúrbio); e UBS Nelson Piauhy Dourado e USF Yolanda Pires (Distrito Sanitário Cajazeiras).   

Como é feito - As 24 unidades de saúde ofertam teste de antígeno, que possui mais de 93% de sensibilidade para o diagnóstico da Covid-19. O método ocorre de forma simples, prática e rápida. É coletada amostra de secreção do nariz do paciente pelo swab (cotonete) e o resultado sai em até 45 minutos.     

Em caso positivo e se os sintomas estiverem leves, o paciente é orientado a iniciar o isolamento domiciliar, tendo acompanhamento remoto da SMS, através do programa Salvador Protege. Se o cidadão apresentar sintomas mais graves, a Prefeitura avaliará a necessidade de encaminhamento para UPAs ou internamento hospitalar em leito clínico ou de UTI. 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Após cerca de seis meses de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus e, agora, com a reabertura das atividades econômicas, os cuidados de prevenção com a doença devem ser redobrados. Para que os números de infectados não voltem a subir, o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Salvador, Ivan Paiva, indica como se prevenir para evitar a contaminação da Covid-19 em espaços como bares, restaurantes, academias e similares.

Cuidados como a higienização das mãos e a utilização de álcool em gel com frequência são fundamentais para prevenir a contaminação. A recomendação é que cada pessoa leve um recipiente com álcool em gel no bolso para a utilização imediata em caso de contato com objetos de uso comum. Lavar sempre as mãos também é importante.

“Sempre que manusear qualquer objeto, lavem as mãos, não sendo possível fazer isso, utilizem o álcool em gel. Por isso é importante que todos tenham o seu frasquinho e mantenham os cuidados em todos os lugares, principalmente em locais como praças e parques”, afirma o especialista.

Máscaras - Manter o uso das máscaras de proteção e o distanciamento soicial também são importantes para combater a Covid-19. Deve-se ainda evitar locais aglomerados. Uma dica é evitar os elevadores e utilizar as escadas sempre que pos´sivel. O médico explica, que além de ser bom para a saúde, optar pela utilização da escada também é uma forma de fazer exercício físico.

Em lugares como bares, restaurantes e academias, a recomendação é evitar compartilhamento de copos, pratos ou objetos de uso pessoal. Durante os passeios, o recomendado é sempre buscar ambientes mais abertos e arejados, com circulação de ar natural e jamais tocar objetos e levar as mãos aos olhos ou à boca sem higienizar.

“As pessoas não devem relaxar porque não podemos prever quem vai desenvolver a forma grave da doença ou não. Então, temos que nos cuidar em todos os locais e seguir todas as medidas de prevenção. A pandemia ainda não acabou”, advertePaiva.

Em casa - Além dos cuidados na rua, ao chegar em casa é fundamental que os protocolos de higiene sejam cumpridos. O ideal é começar retirando os sapatos e deixando-os na entrada. Em seguida, o indicado é que se retire as roupas que, de preferência, devem ser lavadas. Quanto às bolsas, carteira e chaves, devem ser deixadas em uma caixa na entrada de casa. Se não puder tomar banho imediatamente, lave bem todas as áreas expostas, como mãos, punhos, rosto e pescoço.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O prefeito ACM Neto enviou hoje (29) à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA/2021) com orçamento estimado de R$ 8,03 bilhões. Com essa receita, o novo prefeito que vai assumir em janeiro do próximo ano deverá administrar um orçamento no mesmo patamar de 2020, que foi R$ 8,05 bilhões. Saúde, educação e assistência social concentram 45% da receita estimada, com recursos da ordem de R$3,6 bilhões.

Na mensagem, ACM Neto lembra que a proposta orçamentária foi concebida em um ambiente de elevada incerteza, em virtude da crise sanitária ainda em curso. Mas aponta números que indicam a expectativa de que a economia venha a se restabelecer, numa trajetória de relativa estabilidade, tendo em vista a previsão para 2021 de uma inflação na casa de 3,01% e um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 3,5% , ainda que sob uma base deprimida projetada para 2020 em -5.11%.

O prefeito destaca a garantia do cumprimento do programa de trabalho contido no orçamento, confirmando os compromissos de entrega assumidos pela administração. “É com essa convicção que, ao longo desses oito anos de gestão, se tem trabalhado arduamente, buscando a melhoria da qualidade de vida e a promoção da dignidade do cidadão soteropolitano, sem perder de vista a necessidade de tornar Salvador uma metrópole competitiva e reconhecida em âmbito nacional e internacional.”

Para o secretário da Casa Civil, Luiz Carreira, a proposta orçamentária assegura ao próximo prefeito a manutenção de um nível elevado de investimentos públicos. “Graças ao trabalho de equilíbrio fiscal promovido pelo prefeito ACM Neto, a cidade continuará em 2021 com um amplo programa de investimentos, especialmente, nas áreas sociais e de infraestrutura”.

Áreas - Na área de mobilidade urbana, recursos da ordem de R$ 193,2 milhões vão viabilizar a execução dos trechos do BRT, além de um conjunto de obras complementares para facilitar e desobstruir o trânsito, envolvendo dois viadutos direcionais ligando a Avenida ACM ao Acesso Norte e à Rótula do Abacaxi. Também estão previstos o mergulho bidirecional Tancredo Neves-Magalhães Neto e a ponte sobre o Rio Camurujipe, na direção da Paralela.

Para o Projeto de Saneamento Ambiental e Urbanização da Bacia do Mané Dendê, no Subúrbio Ferroviário, está destinado um desembolso da ordem de R$ R$ 163,4 milhões dos R$ 499,5 milhões previstos.

Nas áreas de cultura e turismo estão previstos R$ 168,4 milhões, envolvendo, dentre outras intervenções, as melhorias do Centro Histórico, a implantação do Museu da Música Brasileira de Salvador e a Criação da Casa da História de Salvador, além da urbanização da orla nos trechos Stela Mares/Ipitanga/Praia do Flamengo.

A mensagem também destaca a destinação de R$ 633,6 milhões para a manutenção da cidade, a serem aplicados em serviços de conservação de vias, iluminação pública, limpeza urbana, poda de árvores, requalificação de escadarias e limpeza de canais.

0
0
0
s2sdefault

Sub-categorias

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...