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Mesmo antes da data do vencimento da primeira cota, que acontece entre os dias 1 e 28 de fevereiro, mais de 11 mil contribuintes já haviam antecipado, até o último dia 18, o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única. Para o secretário municipal da Fazenda (Sefaz), Paulo Souto, o fato revela a atratividade dos descontos oferecidos pela Prefeitura para o pagamento em cota única, de 7% para o IPTU e 10% para a TRSD. Em ambiente econômico de inflação inferior a 4% e de baixa remuneração das aplicações financeiras, o desconto está atraindo contribuintes de todas as faixas de pagamento.

De acordo com o órgão, todos os carnês já foram emitidos aos contribuintes. O documento contém os boletos com os valores para o pagamento da cota única e, alternativamente, da primeira e segunda prestação a serem pagas nos meses de fevereiro e março. Caso algum contribuinte não tenha recebido os boletos pelos Correios, poderá ter acesso aos mesmos no site da Sefaz, imprimir ou realizar o pagamento via internet.

O IPTU é uma das receitas tributárias próprias do município. No ano passado, 47% da arrecadação do imposto foi aplicada em dois setores: educação e saúde. O restante foi destinado às áreas de assistência social, manutenção e construção de novas obras na cidade.

Para a Sefaz, a comprovação pelos cidadãos do que tem sido feito na cidade contribui muito positivamente para o pagamento do IPTU. A prática é reforçada ainda mais depois da decisão da Justiça, que confirmou a constitucionalidade do imposto com as modificações introduzidas em 2013 pela administração municipal.

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Salvador criou 6.033 empregos formais no ano de 2018, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados hoje (23), que apontam o sucesso das intervenções e políticas públicas de desenvolvimento adotadas pelo programa municipal Salvador 360, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).

Com a continuidade dos investimentos e intervenções do governo municipal, a expectativa da Sedur é que em 2019 os indicadores se tornem ainda melhores. De acordo com o titular da pasta, Sérgio Guanabara, os números evidenciam um crescimento muito significativo para economia da cidade. “Salvador gerou 6 mil novos postos de trabalho. Se levarmos em consideração aposentadorias, pedidos voluntários de saída, doenças e invalidez, esse número cresce. Sai de 6 mil para 33 mil novos postos de trabalho formais na nossa cidade”, frisa.

Ainda segundo o secretário, os bons índices são frutos do programa Salvador 360, que tem como propósito ativação da economia e geração de emprego e renda na capital baiana. “Salvador só cresce com todo esse trabalho de políticas públicas adotados na gestão. Vamos trabalhar ainda mais e muito provavelmente os resultados do mercado de trabalho soteropolitano serão ainda mais positivos neste ano que se inicia”, salienta.

Índices - Os setores que mais contribuíram para a criação de postos formais de trabalho em 2018 em Salvador foram: serviços, indústria, administração pública, extrativismo mineral e agropecuária. Por outro lado, os setores que apresentaram perdas foram: comércio, construção civil e a indústria de transformação.

No mês de dezembro de 2018, houve a perda de 2.038 postos formais. Segundo o Caged, comportamento típico desse período. Para ilustrar, todas as capitais, exceto Teresina e Florianópolis, apresentaram resultados negativos em dezembro. O país, por sua vez, apresentou perda de 334.462 empregos. Isso se dá em função do encerramento das contratações temporárias no final do ano.

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) oferece vagas de emprego para esta quinta-feira (24). Os interessados deverão ir a um dos postos do SIMM, no Comércio (Rua Miguel Calmon, nº 506, Edf. Ouro Preto); Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, nº 141, anexo ao Colégio Imeja), levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 7h às 16h30, pelo telefone 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

É possível também ter acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções.

Vagas do SIMM para quinta (24):

Eletricista de Caminhão
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade de horário.
1 vaga

Varredor de Rua (vaga para pessoas com deficiência)
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade de horário.
10 vagas

Cuidador de Idosos
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável curso Técnico em Enfermagem.
3 Vagas

Recepcionista Atendente (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência, conhecimento em informática.
1 Vaga

Açougueiro
Ensino médio completo, 1 ano de experiência.
1 vaga

Eletromecânico Automotivo
Ensino médio completo, 1 ano de experiência, Imprescindível Habilitação B, Experiência na parte Elétrica de Automóveis e Curso Técnico em Mecânica Automotiva.
1 vaga

Operador de Motosserra
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível curso na área ou treinamento de NR12 e NR31.
2 Vagas

Recepcionista Atendente
Superior completo em qualquer área, 1 ano de experiência.
1 vaga

Vendedor Interno (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino fundamental completo, sem experiência.
1 Vaga

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Neste mês de janeiro, a Diretoria de Ações de Proteção a Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), celebra três décadas orientando e auxiliando consumidores a resolverem pendências provenientes de relações de consumo. Para comemorar o feito, a Codecon realizará uma ação conjunta com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador nesta quinta-feira (24), no 3º piso do Shopping Center Lapa.

Durante a ação, que acontecerá das 9h às 18h, os cidadãos poderão receber orientação jurídica, efetuar cálculo de empréstimos, consultar situação de cadastro no SPC e Serasa e ainda se deliciar com um bolo que será servido em alusão ao aniversário do serviço. Os 30 anos da Codecon foram completados no último dia 17.

De acordo com o titular da Semop, Marcus Passos, o ano de 2019 é um marco para o órgão e consequentemente para toda a cidade. “Nessas três décadas, a Codecon promoveu ativamente a defesa do consumidor soteropolitano, prestando um relevante serviço à população. Parabenizo toda a equipe e servidores que, diariamente, trabalham em todos os bairros da cidade para assegurar os direitos e deveres de todos os envolvidos na relação de consumo”, destacou o gestor.

Funcionamento – A Codecon é o núcleo municipal responsável por fiscalizar as relações de consumo e o cumprimento das normativas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Os profissionais atuam com operações educativas, de fiscalização e pesquisa de preços. O órgão é referência no serviço de cálculos, sendo uns dos poucos órgãos de defesa do consumidor que prestam o serviço de revisão de contratos bancários e de planos de saúde no que se refere a possíveis abusividades de juros e reajustes.

Apenas nos últimos três anos, a Codecon efetuou 29.422 resoluções de pendências de soteropolitanos. Deste total, foram 19.501 atendimentos e 9.521 cálculos processados. Atualmente possui 41 servidores, entre agentes de fiscalização e técnicos administrativos que atuam em prol dos soteropolitanos.

Neste mesmo período, diversas ações para proteger os consumidores foram deflagradas. Uma delas foi a Operação Verão, realizada em dezembro passado e que realizou vistorias em estabelecimentos de alimentação como pizzarias, restaurantes, bares, lanchonetes e hamburguerias – locais onde o fluxo de consumo aumenta durante a alta estação. Apenas nesta operação, foram emitidas 33 notificações em 35 estabelecimentos visitados em bairros como Boca do Rio, Pituba, Itapuã e Stella Maris.

Canais de atendimento – Qualquer cidadão que se sentir lesado em alguma relação de consumo pode procurar a Codecon, que fica localizada na Rua Chile, 3, Centro, com funcionamento das 8h às 17h. O atendimento no espaço é disponibilizado por ordem de chegada e não há limite de pessoas. Além disso, o órgão dispõe de profissionais que atuam nas Prefeituras-Bairro do Cabula/Tancredo Neves, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Cajazeiras e Subúrbio/Ilhas.

Para os consumidores mais conectados, ainda é possível realizar atendimento ou registrar queixas através dos canais de atendimento para reclamação Fala Salvador, no telefone 156, ou o aplicativo Codecon Mobile, disponível nas plataformas Android e iOS.

 

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Objetos históricos foram localizados durante a prospecção arqueológica do Terreiro de Jesus, que teve início na semana passada. Técnicos que estão no local realizando serviços de escavações encontraram cachimbos, cerâmica vidrada, louça portuguesa do século XIX, ostras do mar, metal e fragmentos de vidro. Até agora, foram escavados dois pontos de sondagem, com espessura, largura e profundidade de um metro. Outros dois poços ainda serão estudados. O trabalho deve durar mais uma semana.

As ações integram o projeto que contempla um conjunto de ações de requalificação do Centro Antigo do programa Salvador 360, orçado em R$ 200 milhões. O projeto da reforma foi concebido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), e tem orçamento previsto de R$ 1,4 milhão.

Durante essa fase de escavações arqueológicas, os profissionais verificam se existem aspectos que necessitem ser removidos ou preservados – a medida segue uma recomendação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O objetivo é resgatar e preservar a riquíssima história da praça que oficialmente tem o nome de XV de Novembro, mas ficou conhecida como Terreiro de Jesus. No local, existem vestígios que remontam ao período colonial.

De acordo com o arqueólogo Railson Coitias, que coordena o trabalho, todo material encontrado será higienizado, identificado, enumerado e analisado em laboratório para subsidiar estudos históricos. “Os primeiros indícios é que tudo isso remeta ao século XIX”, disse. Ainda segundo ele, o trabalho de prospecção arqueológica seguirá sendo feito em paralelo com obra civil. “Vamos continuar com o monitoramento, acompanhando a execução da obra para garantir que toda a história seja preservada”, assinalou.

Obras - Finalizada a fase de escavações, as intervenções começam a ser executadas. O prazo para conclusão da obra é de quatro meses. Uma das mais importantes praças do Brasil, o Terreiro de Jesus será totalmente requalificado. Entre as melhorias estão obras de pavimentação, recuperação dos canteiros, arborização e recuperação da fonte. A intervenção faz parte de um conjunto de ações e obras, projetadas, em andamento ou já concluídas, para requalificar todo o Centro Antigo.

O projeto também contempla a via do entorno que será beneficiada com a recolocação dos paralelepípedos. A proposta é reconstituir o piso da praça em pedras portuguesas, mantendo o desenho original, ampliar a presença das árvores laterais, recuperar a estrutura da fonte que abriga a estátua da deusa romana Ceres (agricultura), além de promover mudanças na iluminação, substituindo as atuais luminárias por lâmpadas de LED mais econômicas. A base do projeto é o trabalho do paisagista Roberto Burle Marx, de 1952, que consiste na manutenção do traçado da estrutura, com a devida atualização aos modernos elementos de acessibilidade.

Fazem parte desse conjunto de iniciativas da Prefeitura no chamado Centro Antigo da cidade a requalificação da Avenida Sete de Setembro e das praças Castro Alves e Cairu, além da revitalização da Rua Miguel e na Praça da Inglaterra, no Comércio. Além de obras, a Prefeitura tem investindo também em equipamentos e atrações culturais para fomentar que mais pessoas circulem pelo no Centro Antigo o ano inteiro, a exemplo da Casa do Carnaval e do projeto Pelourinho Dia e Noite. A gestão municipal tem atuado ainda para estimular a ocupação e a geração de empregos na região, a exemplo da implantação do Hub Salvador e do projeto de levar órgãos públicos municipais para a região do Comércio, que já começa a se concretizar este ano.

História - No Terreiro de Jesus está a Igreja dos Jesuítas (atual Catedral Basílica) que mantém características urbanas dos séculos passados, além de sobrados ricamente adornados e outras três igrejas. No centro da praça, um chafariz de origem francesa (1855), todo em ferro fundido, representa a deusa Ceres, da agricultura. O Terreiro de Jesus contempla ainda a primeira Faculdade de Medicina do país.

A fonte do Terreiro de Jesus foi interligada ao primeiro sistema de abastecimento de água do Brasil, o Sistema do Queimado. Ela traz a escultura de quatro mulheres que representam os rios baianos São Francisco, Paraguaçu, Jequitinhonha e Pardo. A praça mede 80 metros de cumprimento por 33 de largura e passará por atualizações para tornar o local harmônico com o entorno, que é composto por casario e igrejas coloniais, todos tombados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 

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As dez Prefeituras-Bairro já emitiram 11.421 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), desde o mês de maio do ano passado, através da parceria entre a Prefeitura e a Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE-BA). A unidade com maior procura deste serviço foi a Prefeitura-Bairro Barra/Pituba, localizada no Rio Vermelho, com a emissão de 2.705 carteiras. Outras unidades que também tiveram alta procura do serviço foram as Prefeituras-Bairro do Subúrbio e Ilhas, com a emissão de 1.745 carteiras; e Cidade Baixa e Pau da Lima, com 1.650 e 1.030 novas carteiras geradas, respectivamente.

O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h por ordem de chegada, organizada através da distribuição de senhas que são entregues a partir das 7h30. Para a emissão da 1ª via, o cidadão deve estar munido da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Em caso de 2ª via, além dos documentos citados, também é necessária a apresentação da certidão de nascimento, casamento ou divórcio e a carteira anterior, ou um Boletim de Ocorrência (BO), com os dados da carteira. O prazo de confecção é de 15 dias e a retirada é feita na unidade onde foi realizado o pedido.

Vagas de emprego - É não é necessário esperar receber o documento para se candidatar a uma vaga de emprego. Na ocasião, já é possível realizar uma pesquisa de vagas no guichê do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) e realizar a inscrição. Como a pesquisa de vagas é um outro serviço, é necessário que o cidadão pegue uma senha específica para essa atividade.

“Esse serviço na unidade Barra/Pituba, por exemplo, começou a ser feito no dia 30 de maio de 2018 e na maioria das Prefeituras-Bairro iniciamos esse atendimento entre junho e agosto. São dados muito significativos e trabalharemos para continuar aprimorando os serviços que são oferecidos ao cidadão”, conta a diretora geral das Prefeituras-Bairro de Salvador, Ana Paula Matos.

A solicitação da CTPS também pode ser realizada através do SIMM, localizado na Rua Miguel Calmon, nº 506, Edifício Ouro Preto, no Comércio, ao lado da praça da Mãozinha. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. No espaço, são distribuídas senhas por ordem de chegada, a partir das 6h30. O limite da distribuição dessas senhas termina as 16h50. Já foram confeccionadas cerca de 654 carteiras de trabalho pelo SIMM, no período de outubro de 2017 a dezembro de 2018.

Confira abaixo as unidades das Prefeitura-Bairro:

- Prefeitura-Bairro Centro/Brotas: Edifício Ranulfo Oliveira, 1 – Praça da Sé
- Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas: Rua Pará, 15 – Paripe
- Prefeitura-Bairro Cajazeiras: Rua Estrada do Coqueiro Grande, 1220 – Fazenda Grande II
- Prefeitura-Bairro Itapuã/Ipitanga: Avenida Dorival Caymmi, 17 – Itapuã (NACS Itapuã)
- Prefeitura-Bairro Cidade Baixa: Rua Porto dos Mastros, 65 – Ribeira
- Prefeitura-Bairro Barra/Pituba: Rua Oswaldo Cruz – Rio Vermelho (em frente ao McDonald’s)
- Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano: Avenida San Martin – Santa Mônica (ao lado do Empório dos Pisos)
- Prefeitura-Bairro Cabula/Tancredo Neves: Rua Silveira Martins – Cabula (ao lado da Vivo)
- Prefeitura-Bairro Pau da Lima: Avenida São Rafael, 186 - São Marcos
- Prefeitura-Bairro Valéria: Rua da Matriz – Valéria

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) oferece vagas de emprego para esta quarta-feira (23). Os interessados deverão ir a um dos postos do SIMM, no Comércio (Rua Miguel Calmon, nº 506, Edf. Ouro Preto); Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, nº 141, anexo ao Colégio Imeja), levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 7h às 16h30, pelo telefone 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

É possível também ter acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções.

Vagas do SIMM para quarta (23):

Açougueiro
Ensino médio completo, 1 ano de experiência.
1 vaga

Eletromecânico Automotivo
Ensino médio completo, 1 ano de experiência, Imprescindível Habilitação B, Experiência na parte Elétrica de Automóveis e Curso Técnico em Mecânica Automotiva.
1 vaga

Vigia
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, vaga zoneada Catu de Abrantes, Lauro de Freitas, Itapuã e São Cristóvão.
1 vaga

Operador de Motosserra
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível curso na área ou treinamento de NR12 e NR31.
2 Vagas

Auxiliar de Pessoal
Ensino médio completo ou superior incompleto, 6 meses de experiência.
1 Vaga

Recepcionista Atendente
Superior completo em qualquer área, 1 ano de experiência.
1 vaga

Sushiman
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível disponibilidade para trabalhar tarde/noite.
1 vaga

Barman
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível disponibilidade para trabalhar tarde/noite.
1 vaga

Pedagogo (estágio)
Ensino superior cursando Pedagogia a partir do 3º semestre, sem experiência.
2 Vagas

Atendente de Lanchonete
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar à noite, ter fácil acesso ao Pelourinho.
1 Vaga

Barman
Ensino médio incompleto, 6 meses de experiência, zoneada para bairros próximos a Barra.
1 vaga

Cumim
Ensino médio incompleto, 6 meses de experiência, zoneada para bairros próximos a Barra.
1 vaga

Vendedor Interno (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino fundamental completo, sem experiência.
1 Vaga

Funileiro Industrial
Ensino fundamental completo, 1 ano de experiência.
1 Vaga

Isolador
Ensino fundamental completo, 1 ano de experiência.
1 Vaga

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Mais de 77% das pessoas que visitaram as praças decoradas de Salvador durante o fim de ano avaliaram que esse foi o melhor Natal de todos. Foi o que apontou uma pesquisa de satisfação encomendada pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). Do dia 28 a 30 de dezembro, 265 pessoas, maiores de 16 anos, foram entrevistadas presencialmente em 18 espaços públicos que receberam a iluminação e decoração do período.

Segundo a pesquisa, os locais mais visitados durante o mês de dezembro foram o Campo Grande (58,6%), seguido pelo Farol da Barra (27,5%), Dique do Tororó (23%) e Avenida Centenário (13,9%). Entre o público entrevistado, a maioria (42,9%) disse ter visitado mais de três vezes os espaços decorados. As praças decoradas atraíram, principalmente, o público acompanhado da família, que representou 71,4 % das visitas, seguido pela ida sozinho (22,4%) e pela visita com amigos (21,4%).

Os aspectos que mais os entrevistados gostaram foram a iluminação diversificada, com jogos de luzes e cores variadas, seguido da variedade dos objetos decorativos (anjos, bolas coloridas, estrelas e cascatas) e a utilização do corredor de luz, que combinou músicas e luzes. A árvore de Natal gigante; a decoração das árvores da cidade; e o presépio e a projeção do vídeo natalino no Dique do Tororó e na Barra também foram apontados como alguns dos cinco pontos positivos da decoração de Natal.

Em relação à infraestrutura, o público ressaltou como aspectos positivos a realidade aumentada (56,5%), o ambiente e a hospitalidade (51,9%), seguido pela limpeza dos locais decorados pela Prefeitura (36%). A projeção em 3D de imagens natalinas com uso de totens espalhados pela cidade foi uma das novidades da decoração deste ano. A realidade aumentada de um Papai Noel sentado na poltrona, ao lado de uma árvore de Natal, foi possível por meio do aplicativo Natal Salvador, disponível tanto na Play Store quanto na Apple Store.

Opinião – Ao todo, 90,7% dos entrevistados avaliaram que a decoração natalina valorizou a cidade, 86,2% elogiaram a descentralização da decoração para diversos bairros, 82,9% afirmaram que ficaram orgulhosos com a decoração e 69,8% disseram ter se emocionado.

A estimativa é de que cerca de 600 mil pessoas tenham conferido a iluminação natalina na praça durante o mês de dezembro. Nos demais pontos da cidade, o número chegou a quase um milhão de visitantes. Mais da metade dos entrevistados na pesquisa recomendaria visitar o Campo Grande (57,6%).

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Moradores da comunidade de Novo Marotinho celebraram, nesta terça-feira (22), a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) João Inácio Roma Filho, construída pela Prefeitura na Avenida Aliomar Baleeiro. O prefeito ACM Neto e o vice, Bruno Reis, acompanhados do secretário municipal da Saúde (SMS), Luiz Galvão, e do filho do homenageado, o deputado federal João Roma Neto, estiveram na unidade para a solenidade de inauguração, junto aos moradores da região.

O prefeito ressaltou que, nos últimos seis anos, Salvador foi a cidade que mais avançou na cobertura da Atenção Básica em Saúde no país. Um exemplo disso é que, desde novembro, está sendo inaugurada uma unidade de saúde municipal por semana e outras sete ainda deverão ser entregues nos próximos dois meses. De acordo com ACM Neto, o investimento no setor é considerado essencial, por ser a porta de entrada para o atendimento médico e que ajuda a reduzir procedimentos de média e alta complexidade a serem realizados no futuro.

“Aqui nesta USF, serão 16 mil pessoas atendidas por mês. Saímos de 8% em 2012 para 72% de cobertura na Atenção Básica em 2019, o que mostra o compromisso da gestão em priorizar a saúde na capital. A pretensão é, ao final de 2020, alcançar cobertura superior a 60% em toda a cidade”, completou ACM Neto. Na ocasião, foi anunciada a requalificação completa da Estrada Velha do Aeroporto.

Acompanhada da filha Débora de Souza, de 30 anos, a aposentada Maria de Souza, de 69 anos, fez questão de ressaltar que o posto chegou na hora certa. “Estávamos precisando muito de atendimento perto de casa. Tínhamos que ir para outros bairros como Cajazeiras, Nova Brasília e Pau da Lima para conseguir uma consulta.” “E a gente ainda tinha de sair de madrugada de casa. Agora, graças a Deus, vai melhorar bastante a vida da gente”, completou Débora.

Em um discurso emocionado, o deputado João Roma Neto agradeceu a homenagem em nome da família e relembrou a figura de João Roma Filho, conhecido pela generosidade e atenção com as pessoas, principalmente as mais carentes. “Meu pai ensinou os valores de amizade, humildade e gratidão, e estou bastante grato por esse reconhecimento, principalmente em uma unidade de saúde da família que vai cuidar da vida dos cidadãos.”

Estrutura – A unidade ofertará serviços de atenção integral, desde o recém-nascido ao idoso, através do atendimento médico, enfermagem e odontológico. A capacidade de atendimento é de cerca de 650 pessoas por dia, inclusive com saúde bucal. O atendimento poderá ser prestado na própria unidade de saúde, no domicílio, na escola ou em outros equipamentos sociais da comunidade, com demandas que podem e devem ser resolvidas pela Atenção Primária, conforme critérios de classificação de risco.

Mais serviços – A unidade de saúde prestará assistência, prioritariamente, à população da área ligada a Novo Marotinho. Os profissionais deverão cumprir jornada de trabalho de 40 horas semanais. Com intuito de garantir o princípio da equidade e integralidade da atenção, serão ofertados serviços considerando as áreas prioritárias da Atenção Primária à Saúde nos programas de pré-natal, hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme.

A unidade de saúde também disponibilizará serviços complementares, como curativo; coleta de material para exames laboratoriais; vacinação; realização de visita domiciliar; marcação de consulta para outras especialidades e outros exames ofertados no município; dispensação de medicamentos básicos; confecção do Cartão SUS; acompanhamento das condicionalidades do programa Bolsa Família; e acolhimento com classificação de risco.

De acordo com o secretário Luiz Galvão, o Distrito Sanitário de Pau da Lima, do qual a USF João Roma Filho é pertencente, teve 100% da rede requalificada pela Prefeitura. Além disso, foram construídas quatro novas Unidades de Saúde da Família e investidos mais de R$16 milhões na área de saúde na região.

Requalificação da EVA – Em discurso, o prefeito também fez questão de anunciar aos moradores que a Estrada Velha do Aeroporto (Avenida Aliomar Baleeiro), deverá ter as obras de requalificação iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano. “Essa será a maior obra viária dos próximos dois anos a ser realizada na cidade, será uma das ligações mais bonitas de Salvador para atender a todas as pessoas que vivem e trabalham na região”, afirmou ACM Neto.

Com investimento de cerca de mais de R$50 milhões, a requalificação da Estrada Velha do Aeroporto está com o projeto concluído, faltando apenas a licitação para contratação da empresa responsável. Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), a intervenção atingirá os 16,6km da avenida, que faz a ligação entre os bairros de Pirajá e São Cristóvão.

A intenção é melhorar o traçado da pista em trechos críticos e nos acessos aos bairros da poligonal da via. A lista de ações inclui o alargamento da via, instalação de passeios com piso tátil, melhoria de curvas verticais e horizontais, melhoria nos acessos aos bairros e implantação de rótulas em pontos críticos de tráfego.

Além disso, deverá ser feita a implantação da rede de drenagem e melhoria nas já existentes, implantação de rampas de acessibilidade e de passagem de pedestres. Paisagismo, ciclovia, passeios e iluminação em LED completam o projeto.

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