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A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) recebeu nesta quinta-feira (11) a instalação do Programa de Combate à LGBTfobia Institucional. Coordenado pela Secretaria Municipal de Reparação (Semur), a iniciativa visa promover o enfrentamento a este problema em todos os órgãos e entidades da Prefeitura.

Na ocasião, gerentes, supervisores e o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o programa, as metas estipuladas e de que forma podem contribuir com um ambiente mais plural. “Foi uma ótima oportunidade para saber como nós da Transalvador podemos promover ainda mais o respeito à diversidade social nas nossas atuações dentro e fora do órgão”, afirma o superintendente.

Pioneiro no Brasil, a Prefeitura de Salvador implantou o programa para que todas as pessoas, moradores ou turistas, observem a diversidade da população da capital baiana e favoreça a igualdade entre todos os indivíduos.

“A gente não nasce com a discriminação, a gente adquire com a convivência social. Nós não queremos ser vistos como uma cidade onde seus servidores praticam a LGBTfobia. Por isso que investimos na informação com inciativas como o programa de combate a esse tipo de discriminação”, declarou a titular da Semur, Ivete Sacramento.

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Noções básicas de direitos do consumidor, quando acionar a justiça e o papel da Diretoria de Ações de Proteção de Defesa do Consumidor (Codecon) foram alguns dos assuntos nesta quarta-feira (10), por cerca de 20 alunos do 5º ano B da Escola Municipal Tiradentes, localizada no bairro do Caminho de Areia. A ação, denominada "Codecon vai às Escolas", levou os ensinamentos a crianças e adolescentes de 9 a 13 anos.

Para a diretora da instituição, Cristina Santos, essa atividade faz com que os alunos participem de uma forma mais lúdica da sua realidade. “Muitos deles já utilizam o mercado, mas não conhecem seus direitos. Esse momento ajuda a formar um cidadão consciente, tornando multiplicador desse conhecimento, que pode ser passado para pais, amigos e familiares”, conta Cristina.

Em um segundo momento da ação “Codecon vai às Escolas”, que faz parte da operação “Criança Segura”, os alunos foram levados até um mercado para poderem praticar um pouco do que foi discutido em sala. As crianças verificaram o condicionamento de alguns alimentos, a validade dos itens e conferiram se o preço nas etiquetas estavam compatíveis com os dos leitores de preço.

Gabriel Martins, de 13 anos, aluno do 5º ano, já conhecia o Código de Defesa do Consumidor de exaltou a importância desse momento. “Eu acho ótimo porque a gente aprende e pode esclarecer nossas dúvidas. Quando acontecer algum problema a gente já sabe o que fazer e quem procurar”, afirmou.

Já para Rebeca de Sousa, de 11 anos, que até então só havia ouvido sobre o código na televisão, a aula foi muito interessante. “Eu já tinha ouvido falar sobre essas coisas de direitos do consumidor, mas não sabia o que era, e hoje eu aprendi muita coisa. E isso é muito bom porque a gente não vai ser enganado pelas lojas”.

“Essas crianças são os consumidores do futuro e merecem desde já essa educação. Eles saem daqui conscientes e se tornarão propagadores dessas informações”, finaliza o diretor da Codecon, Alexandre Lopes. "Para além das operações que realizamos direcionadas aos pais e responsáveis sobre direitos dos consumidores, esta ação voltada para o público infantil na semana em que se comemora o Dia das Crianças tem como objetivo educar e despertar os pequenos para as boas práticas de consumo, com exemplos práticos do dia a dia”, diz o gestor da Semop, Marcus Passos.

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Com subsídio da Diretoria de Geotecnologia da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Salvador passou a contar com ferramentas tecnológicas que auxiliam na execução de obras em espaços públicos. Além dos drones, que ajudam no mapeamento e levantamento de alguns dados da topografia da cidade, um aplicativo que informa o status das obras em andamento em tempo real para a equipe da Desal está funcionando em fase de teste na requalificação da Praça dos Eucaliptos, no Caminho das Árvores. O objetivo é promover economia de tempo e dinheiro, mas também facilitar a elaboração de obras específicas para crianças, idosos e deficientes, por exemplo. 

O presidente da Desal, Marcilio Bastos, certifica que com os resultados serão positivos a partir dos dados coletados com o uso da tecnologia. “Com as ferramentas, teremos uma noção exata da dimensão da área que terá intervenção, analisando as camadas de informação, como: áreas de interesse, informações socioeconômicas, bases de dados e análises espaciais. Isso influencia diretamente na economia do tempo e do dinheiro público. A Desal já fazia esse trabalho ouvindo as pessoas e, agora, com a inteligência geográfica, temos dados estatísticos que nos certificam e nos dão confiança para a tomada de decisão”, acrescenta Marcílio Bastos. 

O investimento nessa área, de acordo com o diretor de geotecnologia da Desal, José Ricardo Negrão, é muito importante por facilitar a elaboração de projetos e a execução dessas ações. “O objetivo é realizar a topografia do terreno através de drones. Isso é um indicador de uma evolução tecnológica da ciência chamada fotogrametria convencional. Dentro das principais mudanças que ocorrerão na Desal com o uso de geotecnologias aliado ao uso de drones estão: diminuição de custos, facilidade de operação, logística e também aumento exponencial de produtividade”, disse. 

A serviço do poder público – Pensando nos avanços que a Prefeitura está investindo por meio da Diretoria de Geotecnologia, a Desal desenvolveu um curso para os funcionários no próximo dia 15 de outubro, às 14h, com uma infraestrutura de dados atualizada e moderna, que possibilita a aplicação e o desenvolvimento de métodos de análise e favorece a disponibilização e o uso dos dados gerados, de forma integrada e inteligente. 

O curso tem como principal objetivo capacitar ou preparar seus colaboradores que estejam iniciando uso de softwares aplicados em geotecnologia, e também para aqueles que querem ampliar seus conhecimentos nos processos de criação de base de dados geográficos e edição de mapas temáticos. Faz parte do treinamento o detalhamento das ferramentas de criação e edição de dados, edição de feições compartilhadas, modelagem de atributos tabulares, criação de projetos com dados obtidos através do Sistema de Posicionamento Global, e etc. 

A primeira turma será formada por funcionários da Desal. Em seguida, o curso será aberto para outras entidades e secretarias do município.

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Com slogan #umgestodeamor, a Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) lançou a campanha Outubro Rosa, no auditório do Parque Social, no Parque da Cidade, nesta quarta-feira (10). As 100 pessoas presentes puderem ouvir depoimentos de mulheres que venceram o câncer de mama. A iniciativa se soma a outras realizadas durante todo esse mês e que tem o intuito de alertar e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A ação contou ainda com a parceria do Núcleo de Oncologia da Bahia e do Instituto Vencendo o Câncer. 

Ao apresentar a campanha, a secretária da SPMJ, Cristina Argiles, fez questão de destacar que embora o mês simbólico seja o outubro, as mulheres devem estar atentas durante todo ano. “Muitas não fazem o autoexame, outras não sequer se submetem a mamografia anualmente. É preciso examinar o corpo e fazer dos procedimentos regularmente”, disse ela, lembrando que a rede municipal de saúde disponibiliza tanto a mamografia como a ultrassonografia, exames fundamentais para detecção da patologia. 

Graças à descoberta em fase inicial, a professora Dejanira Souza, 46 anos, conseguiu se curar da doença diagnosticada em 2011. Emocionada, fez questão de descrever o drama vivido por dois anos, período em que se submeteu uma cirurgia, 21 sessões de quimioterapia e 33 de radioterapia. “Foi sofrido, achei que morreria. Foram cinco anos tomando remédio e hoje posso dizer que existe vida após o câncer”, afirmou.   

Sofrimento semelhante passou a auxiliar de serviços gerais, Maria da Conceição, 49 anos. Há 10 anos foi surpreendida pela notícia da doença que resultou na retirada total da mama esquerda. “Vivi o pior momento da minha vida. Não precisei de rádio nem quimio, mas retirar o seio foi horrível. Nunca deixei de ter fé e acreditar”, relatou. O depoimento foi encerrado com o sorriso de quem há um ano conseguiu fazer a cirurgia de reconstituição total do seio. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), na Bahia são esperados 27,4 mil casos de câncer neste ano. Desse total, o de mama é o segundo de maior prevalência, com a projeção de 2.870 casos. Além de pontuar a importância do autoexame e da realização da mamografia anual, após os 40 anos, a oncologista do Núcleo de Oncologia da Bahia, Renata Cangussu, fez questão de esclarecer que 90% dos casos podem ser evitados. Segundo ela, a prática de atividade física, adoção de uma alimentação saudável e o controle do peso são hábitos de vida importantes que podem afastar o aparecimento do câncer de mama.

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Uma equipe técnica da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), realizou, nesta quarta-feira (10), uma visita ao Hospital Municipal de Salvador. O objetivo das visitas é realizar vistorias que serão determinantes para a assinatura de um protocolo de compromisso do hospital com a realização das adequações necessárias para a abertura do processo seletivo para residência. A assunção do convênio tornará o Hospital Municipal de Salvador o primeiro equipamento de saúde da Bahia habilitado para o Programa de Residência em Medicina de Emergência.

“O HMS tem todos os requisitos necessários de infraestrutura e equipe para que possamos participar desse processo de formação dos novos residentes. Conseguimos avançar rapidamente nessa implantação que estava prevista somente para daqui um ano e meio e queremos ser pioneiros exatamente porque temos quinze unidades de pronto atendimento na rede municipal e essa formação garantirá profissionais mais qualificados em nossos serviços”, explicou o coordenador médico hospitalar e de emergência de Salvador, Ivan Paiva.

O HMS aguarda agora a apreciação do MEC para iniciar a formação dos médicos residentes no setor de emergência do hospital.

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Quem trabalha com turismo está vendendo lembranças. Com essas palavras, Fernando Amaral, professor da oficina “Como Ganhar Dinheiro e Deixar o Turista Feliz” conversou, na manhã desta quarta-feira (10), com os 34 ambulantes e comerciantes participantes da aula sobre a importância de atender bem aos clientes, principalmente aqueles que estão de passagem por Salvador.

Por meio de uma aula dialogada, que a cada instante contava com a sugestão e contribuição dos alunos, foram apresentados alguns indicadores em sites e aplicativos de pesquisa e de avaliação do turismo, ações de boas práticas de atendimento, importância da apresentação pessoal, cultura da cooperação, definição de preço e autoconfiança. O foco é aperfeiçoar o atendimento prestado aos visitantes e melhorar a imagem pessoal dos vendedores ambulantes.

A oficina foi realizada por uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de capacitar os vendedores do comércio informal do Centro Histórico da cidade, incentivando a melhoria de atendimento e o consequente crescimento do turismo e aumento do faturamento, com a oferta de orientações básicas para que possam gerir melhor o seu próprio negócio.

Quem abriu a oficina foi o titular da Semop, Marcus Passos, que falou sobre a sintonia entre a qualificação dos comerciantes e as obras de infraestrutura no Centro, que deve proporcionar aumento do fluxo do turismo na região. “Essa capacitação se insere em um contexto de novas perspectivas de valorização do Centro Histórico, área turística tão visitada em nossa cidade e que passa por intervenções urbanísticas de grande impacto”, disse.

Participação – Ao ouvir o questionamento do professor sobre o que não deve ser feito durante o atendimento, a artesã Licia Cunha, 52, que vende desde a infância na Praça da Sé, foi categórica: é preciso evitar a abordagem inconveniente ao cliente e trabalhar alcoolizado. Mesmo sem ter noção, ela acabou por citar algumas das queixas mais recorrentes em relação ao mau atendimento.

“É um desafio que nós temos porque sabemos que o vendedor ambulante é fundamental para o êxito do turismo em quaisquer destinos. Aqui abordamos temas como hospitalidade, conceitos básicos, mostrando que o turismo não é um ramo para quem quer seguir carreira independente, mostrando que ele precisa da cooperação entre o Poder Público, Privado e a sociedade para que seja bom para o turista”, disse o professor Fernando.

“A capacitação dos comerciantes informais que atuam no Centro Histórico de Salvador se insere em um contexto de novas perspectivas de valorização dessa área turística tão visitada em nossa cidade, uma vez que a Prefeitura vem promovendo intervenções urbanísticas de grande impacto na região. O foco é aperfeiçoar o atendimento prestado aos visitantes, melhorar a imagem pessoal dos vendedores ambulantes e oferecer orientações básicas para que possam gerir melhor o seu próprio negócio”, destaca Marcus Passos, gestor da Semop.

Turmas – Essa foi a primeira de 11 turmas de oficinas, que serão realizadas até o dia 31 de outubro, e deve qualificar 419 vendedores ambulantes. Além da aula de hoje dedicada ao artesão, haverá turmas voltadas às baianas de acarajé, artistas tribais, artistas plásticos, trançadeiras, souvenir, barracas e carrinhos de lanches diversos.

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A Prefeitura abre inscrições para o curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras) destinado a servidores do município que atuam diretamente com atendimento ao público. O objetivo é assegurar aos surdos e deficientes auditivos o acesso à informação e à comunicação dentro das instituições públicas municipais. A iniciativa é coordenada pela Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD).

O público-alvo são agentes públicos municipais que prestam serviços nos Centros de Referência de Assistência Social e de Referência Especializada de Assistência Social (Cras) e (Creas), Prefeituras-Bairro, postos de saúde, Guarda Civil Municipal, dentre outros órgãos. As inscrições podem ser feitas de 10 a 19, por meio do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

"A UPCD, em consonância com o planejamento estratégico, está traçando políticas públicas e executando ações que atendam a pessoa com deficiência. A proposta é capacitar funcionários públicos para facilitar essa comunicação. Queremos melhorar atendimento e promover a inclusão, com respeito às diferenças, transformando Salvador numa referência nacional", afirma a diretora-geral da unidade, Risalva Telles.

As aulas da primeira turma começarão no dia 5 de novembro, com encontros às segundas e terças-feiras, das 8h às 17h, e uma hora de intervalo ao meio-dia. As aulas da segunda turma terão início no dia 7 de novembro, com encontros às quartas e quintas, no mesmo período. Ao todo, serão 180 horas, divididas em três módulos.

Para obtenção do certificado, o participante deverá ter 80% de aproveitamento. O conteúdo do curso será passado com o auxílio de apostilas gratuitas, apresentações em Power Point, vídeos e simulação de atendimento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (71) 3202-6136. As inscrições estão limitadas a 20 vagas por turma. Ao todo, são duas turmas.

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Representantes do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural tomaram conhecimento, nesta terça-feira (9), do projeto de requalificação do Terreiro de Jesus. O encontro aconteceu na sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), no Centro, e reuniu membros do colegiado com o objetivo de apresentar as intervenções que estão sendo feitas pela Prefeitura num dos espaços mais importantes da capital baiana.

O Conselho integra a FGM e tem por finalidade garantir a preservação dos bens culturais cuja proteção seja de interesse público e pelo seu reconhecimento social no conjunto das tradições passadas e contemporâneas. Fazem parte da entidade 11 membros, provenientes de instituições como: Universidade Federal da Bahia (UFBa), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis), Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Bahia, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

A gerente de Projetos Urbanísticos da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), Yveline Hardman, explicou que a revitalização do Terreiro de Jesus foi pensada para dar mais qualidade à área, preservando toda a característica histórica que ilustra o cenário do local. “O projeto resgata elementos do trabalho do paisagista Burle Marx, concebido na década de 50, respeitando toda a questão do patrimônio, da ambiência histórica das igrejas e introduz algumas alterações necessárias em função do tempo decorrido e por ter sido anterior ao tombamento”, explicou.

O projeto original de Burle Max, disse Yveline, tinha massa arbórea mais densa. “Foi feita avaliação de como esse paisagismo iria interferir no ambiente, nos casarios, igrejas. Houve adequação a isso, inclusive com mudanças das espécies dos vegetais, por conta da altura e volume da copa”, explanou.

Além disso, rampas de acesso foram reintroduzidas e reposicionadas de acordo com a lei de acessibilidade. A iluminação cênica foi pensada para valorizar o entorno do sítio histórico, e também será reimplantado um jardim que existiu no lado oposto à Catedral Basílica de Salvador. Yveline ressaltou ainda que a requalificação da praça do Terreiro de Jesus proporcionará maior harmonia dos transeuntes com o espaço.

Ações interligadas - O Terreiro de Jesus ganhará pavimentação, recuperação dos canteiros, arborização e recuperação da fonte. A via do entorno também será beneficiada com a recolocação dos paralelepípedos. A proposta é reconstituir o piso da praça em pedras portuguesas, mantendo o desenho original, ampliar a presença das árvores laterais e recuperar a estrutura da fonte que abriga a estátua da deusa romana Ceres (agricultura).

Orçada em R$ 1,4 milhão e com previsão de conclusão para janeiro de 2019, a intervenção do local faz parte de um conjunto de ações e obras, projetadas, em andamento ou já concluídas, para requalificar todo o Centro Antigo, e que contam com um investimento de R$ 200 milhões, dentro do programa Salvador 360. Fazem parte desse conjunto de iniciativas da Prefeitura a requalificação da Avenida Sete de Setembro e das praças Castro Alves e Cairu, que em breve terão ordem de serviço assinadas. No Comércio, a revitalização da Rua Miguel Calmon já está em fase de obras, e na Praça da Inglaterra, as intervenções estão aceleradas.

Além de obras, a Prefeitura tem investindo também em equipamentos e atrações culturais para fomentar que mais pessoas circulem pelo Centro Antigo o ano inteiro, a exemplo da Casa do Carnaval e do projeto Pelourinho Dia e Noite. A gestão municipal tem atuado para estimular a ocupação e a geração de empregos na região, a exemplo da implantação do Hub Salvador e do projeto de levar órgãos públicos municipais para a região do Comércio.

 

 

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Pais, tios, avós, primos, muitos são os familiares que já correram para comprar presentes que serão entregues durante o Dia das Crianças, comemorado nesta sexta-feira (12). Mas para além da empolgação com a data, é preciso também que haja atenção redobrada no momento da compra de brinquedos, tipo favorito de presente para a criançada. É o que explica a pediatra Maria Conceição Bacelar, médica do Multicentro de Saúde Carlos Gomes, da Prefeitura. 

A especialista orienta que, no momento da compra do brinquedo, os responsáveis fiquem atentos à presença do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante a qualidade e segurança do produto; a legislação obriga a apresentação do selo de certificação do instituto. "A compra deve ser sempre feita no mercado formal, porque, no informal, não terá segurança. O produto pode estar sem o selo de Inmetro, ou ter o selo falsificado. Isso, inclusive, traz segurança legal para a família, caso o brinquedo cause algum problema", diz. 

Conferir a faixa etária indicada para o uso do brinquedo também é outra atenção que os responsáveis por essas crianças devem ter. "Nos preocupamos muito com as crianças abaixo de três anos, porque elas não tem noção de risco. Se não houver cuidados, essa criança pode pôr qualquer coisa pequena na boca, nariz, ouvido...", afirma a pediatra. Segundo Maria da Conceição, colocar pequenos brinquedos na boca é uma das principais causas de acidente com esse público-alvo. 

"A criança toma um susto e aspira [o brinquedo]. Esse é o grande risco. Tem que estar sempre atento para as manobras necessárias. Os pais devem ter noção disso. Piscou, a criança coloca o brinquedo na boca e engasga", orienta a profissional. 

Engoliu. E agora? - A pediatra Maria da Conceição explica que, caso os responsáveis percebam algum sinal de engasgamento com um brinquedo nas crianças abaixo de um ano, acidente comum entre as crianças, é necessário que sejam feitas manobras urgentes para a retirada do produto. "Desconfiou, a criança começou a ficar 'inchadinha': coloca a criança no seu colo, de cabeça pra baixo - a cabeça um pouco abaixo dos pés, dá cinco tapas fortes, com a mão fechada, na região do tórax. Caso não funcione, comprima o abdômen, abaixo do tórax, um pouco acima do umbigo e dê contração fortes na região", explica. 

No caso de crianças maiores, a recomendação da especialista é tentar a retirada do brinquedo da forma mais popular, como também é utilizada em adultos. "Pegar pela pelas costas, abraça o tronco, segura uma mão na outra, pelo pulso, e dá cinco compressões na mesma região. Isso irá aumentar a pressão do abdômen e tórax, e a pessoa cospe o brinquedo fora", orienta. 

Outro tipo de acidente muito recorrente entre as crianças, segundo Maria da Conceição, é a ingestão de pequenas baterias dos brinquedos elétricos. "Nesse caso, ela tem que ser tirada o mais rápido possível, porque ela [bateria] tem corrosivos. Se você demora algumas horas, a bateria rompe e as substâncias correm o trato digestivo e podem causar uma série de problemas", explica. 

Operação Brinquedo Seguro - A Prefeitura prossegue, até a quinta-feira (11), com a Operação Brinquedo Seguro em diversas lojas de brinquedos do grande comércio popular do centro de Salvador. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por meio da Diretoria de Ações de Proteção de Defesa do Consumidor (Codecon), e faz parte da segunda etapa da Operação Criança Segura.  

Durante as vistorias, foram verificados se os brinquedos apresentavam as informações em português com as instruções, recomendações de riscos e cuidados, além da faixa etária e a presença do selo do Inmetro. Pela legislação, é obrigatório o produto apresentar o selo de certificação do instituto. 

 Somente na segunda-feira (8), primeiro dia da operação, 17 lojas de brinquedos na Avenida Sete foram fiscalizadas. Do total, três foram autuadas pela falta do selo do Inmetro. Além disso, cerca de 151 brinquedos como espada plástica, bonecas, revólveres, cavalinhos e bolas sonoras foram apreendidos.

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