Educação

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Escolas Laboratório estão com inscrições abertas para receber alunos matriculados nas escolas municipais de Salvador. Foram disponibilizadas 1.290 vagas nas três Escolabs (Subúrbio 360, Boca do Rio e Coutos), entretanto as matrículas começaram desde a quinta-feira (16) e algumas delas já foram ocupadas. As inscrições permanecem abertas até o preenchimento total das vagas.

Na Escolab Subúrbio 360, que dispôs de 660 vagas, a diretora Celma Vitória já contabilizou a renovação da matricula para 469 alunos. “Na próxima semana começaremos a matricula dos novos alunos, mas teremos uma grande demanda porque as pessoas estão procurando muito. Por isso, pedimos que os pais interessados façam as inscrições com brevidade”, salientou.

As Escolabs Coutos e Subúrbio 360 atendem crianças de Ensino Fundamental I (1º ao 5º) e a Escolab Boca do Rio de Ensino Fundamental I e II  (3º ao 9º). Para efetivar a matrícula é preciso levar original e cópia do RG ou certidão de nascimento do estudante, cópia do comprovante de residência, comprovante de matrícula da escola regular, cópia do cartão de vacina e cartão do sus. Além das originais e cópia do RG e CPF do responsável.

Paradigmas - As atividades realizadas na Escolab estão fundamentadas em três paradigmas: tecnologia, inovação e experimentação. Basicamente, o conteúdo se aplica em seis eixos temáticos: jogos de linguagem, jogos de raciocínio, cultura global, experimentação cientifica, experimentação artística e prática esportiva. Para isso, os professores utilizam tablets, computadores e até impressoras 3D, que tornarão concretos os projetos dos estudantes.

Na unidade Boca do Rio, que está ofertando 300 vagas, um dos trabalhos destaques realizados pelos alunos no ano passado foi a produção de uma revista eletrônica sobre heranças africanas e indígenas, envolvendo até os moradores da comunidade e que resultou em um pequeno documentário também produzido pelos estudantes. 

“Fazemos um trabalho pedagógico muito consistente, usamos toda a tecnologia disponível para desenvolver as atividades, cuidando para que essas atividades sejam desenvolvidas por todos os alunos, só que com níveis de complexidades diferentes”, disse o diretor da Escolab Boca do Rio, Miguel Dourado, que salientou a importância da realização de um trabalho consistente que visa colocar em prática o que os alunos aprendem na escola regular.

Este ano, a Escola Laboratório de Coutos trará algumas mudanças na organização diária das disciplinas. Segundo a diretora Cássia Góes, além dos eixos obrigatórios, será oferecido Karatê, Zumba e Oficina de brinquedos. Além do “Hora do para casa”, que consiste em 30 minutos dedicados a fazer as tarefas de casa, sob a supervisão do professor.

 

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A equipe da Secretaria Municipal da Educação (Smed) fez uma visita técnica à fábrica de tecidos TC Têxtil, onde está sendo confeccionado o fardamento escolar da rede municipal de ensino, com o intuito de acompanhar o processo de confecção e assegurar a entrega dos uniformes no início do ano letivo. Foram investidos R$ 4.530.470 para produção de 500 mil peças como calças, bermudas e camisas. Os kits beneficiarão 140 mil alunos das 435 escolas.

A gerente administrativa da Diretoria de Suporte à Rede Escolar (DISP), Geusa Fabrine, disse que ficou satisfeita com o que viu. “Ficamos muito satisfeitos com o que encontramos. É uma indústria bem preparada, com equipamentos de ponta e organização. Uma questão que nos chamou atenção foi o reaproveitamento da água utilizada na tintura dos tecidos”, contou.

O coordenador de Aquisição e Logística da DISP, Francisco Almeida, destacou a importância de contar com a parceria da empresa para entregar os uniformes escolares no início das aulas. “Vemos que há um comprometimento da fábrica conosco. Estão a todo vapor na confecção dos uniformes e observamos que muitos já estão embalados para entrega dos vestuários no prazo. Isso mostra o comprometimento e responsabilidade que a fábrica tem em entregar os fardamentos”, destacou.

A TC Têxtil é uma empresa que existe há 30 anos. Começou fazendo moda e aos poucos foi se especializando em outros segmentos, como fabricação de fantasias, camisas promocionais, abadás e uniformes escolares. 

 

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Dezesseis estudantes da rede municipal de ensino de Salvador estão entre os premiados na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Um estudante conquistou a medalha de prata (nível 1) e outros 15 vão receber o certificado de Menção Honrosa (seis no nível 1 e nove no nível 2).

O maior número de premiados é da Escola Municipal de Pituaçu, com cinco alunos, seguida da Escola Municipal Visconde de Cairu (Engenho Velho de Brotas), com dois alunos. A Gerência Regional de Educação (GRE) com maior número de classificados é a de Itapuã, com oito alunos, incluindo o medalhista de prata. Em 2018, a rede teve seis estudantes premiados com Menção Honrosa.

A Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A iniciativa contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. O público-alvo são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.

Prata – O principal medalhista da rede municipal da capital baiana é o estudante do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja) – GRE Itapuã, Heder de Jesus Araújo. Ele, que recebeu na edição anterior o certificado de Menção Honrosa, está entre os dez alunos de escolas públicas de Salvador que serão premiados com a medalha de prata no Nível 1.

“Eu me preparei bastante para a Obmep, estudei todos os dias assistindo às videoaulas e fazendo simulados. Pra mim foi muito gratificante receber esses dois prêmios, com essa medalha fiquei ainda mais. Ano que vem, pretendo ganhar uma medalha de ouro, com fé em Deus”, comemora.

A mãe de Heder, Leila de Jesus, elogia e parabeniza o filho por toda a dedicação. “Eu acompanhei todo o esforço dele nesses dois anos e ver que ele se superou com essa conquista. Isso me deixa muito emocionada e agradecida por ter um filho tão dedicado aos estudos”.

O gestor do Imeja, Lucas Antônio Oliveira de Santana, aponta que o resultado da Obmep serve como uma mola propulsora no processo educacional da escola pública. “Para nós esta é uma prova de que a escola pública não está fadada ao fracasso como muitos insistem em profetizar. Nós gestores, professores, funcionários, pais e alunos do Imeja nos orgulhamos dessa vitória e acreditamos que cada vez mais alunos poderão se destacar”.

Demais premiados – Além do medalhista, 15 estudantes receberão Menção Honrosa (nível 1)pelo bom desempenho na Olimpíada. São eles: Sabrine Gois Vieira, da Escola Municipal Allan Kardec (GRE Itapuã); Juan Flavio Carvalho de Matos, da Escola Municipal Alfredo Amorim (GRE Cidade Baixa); Murilo Muniz Santos, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes (GRE Itapuã); Samuel Almeida Gonçalves dos Santos, da Escola Municipal Comunitária da Histarte (GRE Centro); Moisés Vitório Santana da Silva, da Escola Municipal Pirajá da Silva (GRE Liberdade); e Alessandra Junqueira dos Santos dos Reis, da Escola Municipal Teodoro Sampaio (GRE Orla).

Outros nove (nível 2), também receberão Menção Honrosa. Cinco deles são da Escola Municipal de Pituaçu (GRE Itapuã): Ana Paula Souza Pereira, Elson Manoel Dias Neto, Maicon Ferreira Lima dos Santos, Milena Silva Santos e Felipe Albuquerque Gomes Ferreira. Os outros premiados foram Luan Paulo Sergio Vasconcelos e Iuri Viana Portela Cruz e Silva, ambos da Escola Municipal Visconde de Cairu (GRE Centro); Igor Souza Fonseca, da Escola Municipal Hildete Bahia de Souza (GRE Cabula); e Marcos Vinicius dos Santos Celestino, da Escola Municipal Cidade de Jequié (GRE Orla).

A gestora Iracema Paixão dos Santos, da Escola Municipal de Pituaçu, com maior número de premiados na Obmep, aponta que o êxito alcançado pelos alunos da instituição é motivo de imensa satisfação para toda a equipe da unidade de ensino. “O resultado não poderia ser diferente e sabemos que isso tem uma representatividade na vida desses alunos e de suas famílias para todo o sempre”, enaltece.

Números - Em todo o país, quase 60 mil escolas participaram da Obmep em 2019, localizadas em 99,71% dos municípios brasileiros, superando o número de instituições inscritas no ano anterior, que foi de pouco mais de 54 mil. A prova da primeira fase foi feita por mais de 18 milhões de estudantes.

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Que tal passar um fim de semana diferente? Se reunir com a família para ver, participar, e quem sabe até ganhar um dos prêmios da 2ª Edição do Sarau da Gincana da Poesia? O evento é realizado pela Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e acontece no dia 19 de janeiro, a partir das 15h, na Praça de Piatã, próxima à Avenida Octávio Mangabeira.

O Sarau da Gincana da Poesia teve a sua primeira edição em dezembro do ano passado, atuando nas escolas de rede pública. “O objetivo da gincana é despertar e envolver as pessoas na poesia”, afirma o organizador do evento, Fábio Shiva.

São esperados, aproximadamente, cerca de 2.300 poemas inscritos na categoria geral. Além disso, os três primeiros colocados receberão prêmios em livros e dinheiro. Ou seja, para quem ficar em 1° lugar o prêmio é de R$ 300 e mais cinco livros; o 2° lugar receberá R$ 100; e a pessoa que ficar em 3°lugar irá receber três livros.

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As matrículas de novos alunos no Ensino Fundamental da rede pública municipal começam na próxima segunda-feira (6). Visando atender melhor aos alunos e familiares, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) organizou por data os segmentos a serem atendidos. Dessa forma, a segunda-feira (6) será destinada aos alunos oriundos de escolas comunitárias, filantrópicas e confessionais que têm convênio com a Smed, e das escolas privadas credenciadas pelo projeto Pé na Escola.

 

No dia 7, poderão se matricular pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação. Para os demais interessados em se matricular no 1º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos I, o dia da solicitação será a próxima quarta-feira (8). Aqueles que pretendem cursar o 2º ou 3º anos do Ensino Fundamental podem se matricular na próxima quinta-feira (9) e os que irão para o 4º e 5º anos devem se matricular no dia 10. Atualmente, 335 escolas da rede dispõem de Ensino Fundamental.

 

Para fazer a matrícula, o estudante maior de 18 anos ou o responsável deverá ir a qualquer instituição de ensino da rede municipal, das 8h às 17h, com a certidão de registro civil ou RG, CPF, comprovante de residência, cartão de saúde, duas fotos 3x4 e histórico escolar (quando se tratar de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ou do Tempo de Aprendizagem II da Educação de Jovens e Adultos). Em casos excepcionais, o atestado de escolaridade poderá ser aceito em substituição ao histórico escolar.

 

“Esse é um momento muito importante para a organização do ano letivo. É o primeiro contato realizado entre a escola e a comunidade. É um momento de acolhimento e de confiança recíproca. Todo o nosso planejamento tem como objetivo prestar um bom atendimento às famílias. A Prefeitura está preparada para atender a demanda dos estudantes e seus responsáveis em todas as escolas”, disse Joelice Braga, diretora pedagógica da Smed.

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Fanfarra, capoeira, dança e até cobrança de pênalti fizeram parte das comemorações dos alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Teodoro Sampaio, em Santa Cruz, que recebeu a quadra poliesportiva completamente requalificada pela Prefeitura nesta sexta-feira (20). A cerimônia, que marca também o fim do ano letivo da rede municipal de ensino, reuniu as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário da Educação (Smed), Bruno Barral, dentre outras autoridades e população.

Com investimento de R$ 700 mil, as intervenções foram feitas principalmente na instalação da cobertura total, mas também englobaram iluminação do entorno e acesso à quadra. “Esta quadra foi um pedido da diretora Lurdinha (Maria Lourdes Torres), em nome da comunidade escolar, que mostrou a necessidade e vimos a importância de serem feitas essas melhorias no equipamento. O pedido é de que apenas tenham muito cuidado com o uso do espaço, que também estará aberto à comunidade de fora da escola para prática esportiva”, afirmou o prefeito.

Bastante emocionada, a diretora da Teodoro Sampaio agradeceu pelo pedido atendido e pelos investimentos que a Prefeitura têm feito na instituição de ensino. “Eu sempre sonhei com a cobertura dessa quadra. Só tenho a agradecer a todos pela ação”, afirmou.

Estrutura – A escola municipal já havia passado por uma profunda reforma, entregue pela gestão em 2016. A instituição atende a mais de 1 mil alunos do Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além da quadra, a unidade escolar possui 21 salas de aula, sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE), laboratório de informática, refeitório e sanitário para pessoas com necessidades especiais, dentre outros ambientes.

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Com objetivo de incentivar a leitura infantil, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realiza nesta sexta-feira (6), às 9h, o Evento de Autógrafo, que reúne pais, alunos e familiares na Escola Municipal Saturnino Cabral, localizada na Rua Araçatuba, n° 60, em Cosme de Farias.

O evento acontece em parceria com a Estante Mágica, uma plataforma educacional digital que é utilizada para mostrar o resultado dos livros que os alunos da escola municipal, com idades entre quatro a 12 anos, produziram ao longo da unidade. No total, o livro possui 12 páginas, sendo que seis delas contêm textos, e as demais são preenchidas com desenhos também feitos pelos estudantes.

“Esse projeto é importante para que os alunos trabalhem não somente a leitura, mas também a escrita e a criatividade”, afirma a diretora Jaciara Nogueira. Todas as produções dos alunos são impressas em edições de capa mole ou dura, para serem apresentadas aos pais e familiares. Dessa forma, a criança autografa o livro físico durante o evento desta sexta.

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Trajes em tecidos afro, muito dourado na maquiagem, postura e elegância chamaram a atenção do público no 13º Desfile da Beleza Negra, realizado pela Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima, nesta quinta-feira (28), no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. Com o intuito de ressaltar a cultura e identidade negras, 22 alunos e alunas, de seis a 14 anos, subiram a passarela, cada um representando um país do continente africano. A iniciativa integra a série de atividades promovidas pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) ao longo deste mês, quando é lembrado o Dia da Consciência Negra.

O evento foi aberto com os hinos do Brasil e África do Sul. Representando Angola, a estudante do 5º ano, Jequitiara Júlia Silva, 11 anos, foi uma das primeiras a subir ao palco. Com vestimenta dourada, torço na cabeça e muito brilho na maquiagem, fez questão de comentar sobre a alegria de representar o povo negro. “Como nós somos bonitos e como toda nossa gente tem tanta beleza. Eu estou me sentindo linda em representar a nação de Angola”, revelou a garota.

Para Fabrício Matos, de 11 anos, que representou a Etiópia, os povos africanos têm uma beleza muito especial. “Adorei vestir essas mantas vermelhas com colares de coco e pedras. Estou me sentindo um verdadeiro rei”, brincou o menino que brilhou na passarela pela elegância e personalidade.

Para a diretora da escola, Joseane Copique, o objetivo do desfile é reconhecer a importância histórica e cultural do povo negro. "Além disso, fazemos esse evento para valorizar a autoestima dos alunos. Estimulamos o empoderamento deles o ano todo e, sempre durante o mês de novembro, promovemos esse desfile que ilustra o quanto eles se sentem bem com suas identidades”, assinalou a pedagoga. A Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima fica no Santo Antônio Além do Carmo e atende a 220 alunos, da 1 ª a 5ª série do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os jurados levaram em consideração os quesitos como plástica, simpatia, elegância e presença de palco, além de conhecimento sobre o país africano que está representando. Os dois casais vencedores foram presenteados com cestas de kits de beleza contendo cosméticos, perfumes e itens de higiene pessoal. Além do desfile, a programação do evento contou ainda com a apresentação da peça “África Contada”, do grupo de teatro da Policia Militar da Bahia (PM-BA), e o espetáculo de dança “Negras Perfumadas”, do Projeto Mais Educação da Vivaldo da Costa Lima.

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As unidades escolares da rede municipal de Salvador promovem, durante todo o mês de novembro, atividades especiais relacionadas ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro - data da morte de Zumbi dos Palmares. São desfiles, oficinas, debates, palestras, peças teatrais que marcam a data e promovem o debate e a conscientização acerca do tema. O trabalho, entretanto, não se restringe a esse período. A temática está presente em sala de aula durante todo o ano, por meio de materiais didáticos e pedagógicos e fazem parte do projeto político pedagógico das unidades escolares.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Bruno Barral, Salvador possui uma importante trajetória de discussão das relações étnico-raciais dentro das escolas e junto à comunidade escolar. “O Nossa Rede, que é o material pedagógico próprio, construído com a participação dos professores da rede municipal de Salvador, abarca a temática nos diversos anos de escolarização”, afirma. “E é uma proposta muito interessante e inovadora, porque trata da questão étnica-racial a partir da transversalidade. Ou seja, é uma temática abordada através de várias disciplinas”. Barral cita também a utilização de materiais específicos e livros literários para as mais diversas faixas etárias que tratam da igualdade étnica, racial, religiosa e de gênero.

Além da questão curricular, que contempla, inclusive, o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira, muitas escolas desenvolvem projetos especiais durante o ano. Um deles é o “Meus Super Heróis Também Podem Ser Negros”, desenvolvido pela professora Lorena Costa, na Escola Municipal Gersino Coelho, no Doron. Também o “Festival da África”, da Escola Municipal Teodoro Sampaio, na Santa Cruz, “Laços e Africanidades”, da Escola Municipal Padre José de Anchieta, na Federalção, “Rei e Rainha Azeviche”, da professora Cláudia Mattos da Escola Municipal Consul Schindler, em São Caetano, entre tantos outros.

Barral destaca ainda a formação de professores, a Educação Escolar Quilombola e os trabalhos do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema) e do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais (Nuper) da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Idealizado e coordenado pela professora Eliane Boa Morte, o Nuper atua nas escolas municipais de Salvador com o objetivo de propor, implementar e acompanhar políticas educacionais relativas às questões raciais e de gênero. Por sua vez, o Fiema, presidido pela diretora Rita Sales, tem o objetivo de promover o desenvolvimento humano de mulheres afrodescendentes em situação de vulnerabilidade social.

“Temos um excelente trabalho sendo desenvolvido na Rede Municipal que visa uma formação que busca a equidade, com foco na inclusão e estimulando o respeito à diversidade. E uma das importantes conquistas disso é junto aos nossos alunos: O empoderamento, o fortalecimento da autoestima e uma cultura de respeito e paz. E são conquistas que ultrapassam os muros das escolas”, diz o secretário. “Entretanto, há um longo caminho ainda a ser percorrido. A Educação de Salvador tem importantes avanços, mas muito ainda a aperfeiçoar na busca pela construção de uma sociedade sem racismo, sem preconceitos”, conclui.

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