Educação

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Ao som e beleza da Fanfarra Municipal da Palestina (Famup), um misto de saudosismo e expectativa era eminente nos moradores do bairro, que fica no limite com o município de Simões Filho. Isso porque o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Rosa Freire, situada ao lado da Escola Municipal da Palestina, teve a demolição da antiga estrutura iniciada nesta quarta-feira (16). No local, a ordem de serviço para o início das obras de reconstrução foi assinada pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice, Bruno Reis; do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, demais gestores e comunidade escolar.

O novo CMEI será ampliado e terá capacidade para atender cerca de 300 alunos de 3 a 5 anos – um aumento de quase 50% no número de vagas oferecidas no antigo imóvel, bastante desgastado pela ação do tempo. “Assim como a Escola Municipal da Palestina, que também foi recuperada pela Prefeitura, o novo CMEI Maria Rosa Freire vai oferecer todo o conforto, segurança e orientação pedagógica de qualidade aos alunos. Com essa nova estrutura, será ampliado em quase 100 o número de vagas ofertadas. Esse é o esforço que a administração municipal está fazendo em ampliar o número de vagas na Educação Infantil – já saltamos de 20 mil, em 2013, para 44 mil, no fim de 2018. Com o programa Pé na Escola, a intenção da Prefeitura é fazer com que nenhuma criança de 4 e 5 anos, em 2019, fique fora da sala de aula”, relatou o prefeito.

Para a comunidade, a expectativa é a melhor possível com a reconstrução da unidade de ensino. “É uma emoção muito grande, pois a Rosa Freire foi construída pela própria comunidade, essa estrutura antiga tem uma história que faz parte do bairro. No entanto, tenho certeza de que vamos ter uma escola que realmente vai atender às demandas da comunidade. Todos nós agradecemos pelo olhar cuidadoso conosco”, afirmou a diretora Rosângela dos Santos, que há 15 anos atua na instituição.

Mãe de Ludmila, de 6 anos, recém-saída do CMEI Maria Rosa Freire, a dona de casa Joseane Souza, de 38 anos, ressalta a qualidade do ensino e a importância da ampliação da instituição. “Minha filha estudou aí e era uma ótima escola, com ensino e professores muito bons. Aqui estava precisando mesmo de mais vagas, pois ainda é muito difícil conseguir uma”, ressaltou, sobre a intensa demanda.

Estrutura – Com uma área de 1.414,93 m², o CMEI terá oito salas de aula, uma sala multiuso, varanda, solário, jardins, guarita, casa de gás, casa de lixo, casa de bombas, subestação, brinquedoteca, lavanderia, depósitos, copa, direção, coordenação, recepção, sala de professores, elevador, pátios, despensa, área para preparo de mamadeiras e alimentos, refeitório, sala de repouso e área para banho. A creche é adaptada para pessoas com deficiência, por isso terá elevador e banheiros apropriados.

O investimento foi de aproximadamente R$ 4 milhões de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com contrapartida do município. Enquanto as obras são realizadas, os alunos da instituição serão relocados para o prédio de uma unidade particular, a Escola Modelo, que foi alugada pela Smed para garantir aos estudantes toda a comodidade necessária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Esta é a décima das 16 unidades escolares que estão sendo demolidas e reconstruídas pela Prefeitura, ação que soma investimentos da ordem de R$ 96 milhões. Até o momento, já estão sendo reconstruídas as escolas de Plataforma, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, Boa Vista do Lobato, Engenho Velho da Federação, Nova Sussuarana, Pau Miúdo, São Cristóvão e Fazenda Coutos.

 

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Os pais e responsáveis que desejam ingressar as crianças na rede municipal de ensino de Salvador devem ficar atentos ao calendário de matrícula de novos alunos para este ano letivo de 2019, iniciado no último dia 2. Nesta terça-feira (8), o atendimento está sendo feito para as vagas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Já nesta quarta-feira (9), é a vez do 4º e 5º ano. Na sexta-feira (11), serão feitas as matrículas para o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) II – Tempo de Aprendizagem (TAP) IV e V.

O processo pode ser feito em qualquer unidade escolar da rede municipal, das 8h às 17h. As matrículas para EJA podem ser realizadas até 21h nas unidades que oferecem esse segmento de educação. Na ocasião, os pais ou responsáveis poderão escolher a instituição de ensino de sua preferência. A rede municipal tem capacidade total de 162 mil alunos.

Para realização da matrícula, é necessária a apresentação dos seguintes documentos (cópia e original): certidão de nascimento ou carteira de identidade; CPF e comprovante de residência atualizado; cartão do programa Bolsa Família, caso seja beneficiário; Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS); cartão de vacina atualizado; histórico escolar dos alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, além de duas fotos 3×4.

Educação Infantil – Hoje, às 17h, se encerra a matrícula das crianças do Ensino Infantil contempladas na distribuição eletrônica, cujo sorteio ocorreu no último dia 28. O prazo se encerrava na segunda-feira (7), mas houve a prorrogação por mais um dia. Os pais e responsáveis pelos contemplados com a vaga deverão comparecer à unidade de ensino onde o aluno vai estudar, levando toda a documentação necessária para realizar a matrícula.

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As crianças do bairro de São Cristóvão terão mais um estímulo para estudar: o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Raul Queiroz, cuja reconstrução foi iniciada na manhã desta terça-feira (8), após a demolição da antiga estrutura. A obra foi autorizada pelo vice-prefeito Bruno Reis, que participou da solenidade ao lado do secretário de Educação, Bruno Barral.

De acordo com Bruno Reis, a Prefeitura tem intensificado os investimentos em educação nos últimos anos. “A nossa gestão já construiu, reconstruiu ou reformou 234 unidades de ensino. Também ampliamos em 39,8% o número de professores na rede municipal. Por isso, Salvador está entre as capitais brasileiras que mais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, afirmou.

A nova escola, segundo Bruno Reis, é fruto de um investimento de R$ 4,215 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da administração municipal. “Desde novembro, a nossa gestão tem iniciado a reconstrução de uma escola por semana, com o objetivo de dar mais motivação para os alunos irem à escola, assim como oferecer condições dignas de trabalho aos professores”, pontuou.

O novo CMEI vai ter 1.833,02 metros quadrados e capacidade para 400 alunos. A unidade vai oferecer 260 novas vagas para estudantes da Educação Infantil. A escola vai atender 80 estudantes dos grupos 2 e 3, em tempo integral, em quatro salas. Nas outras seis, as demais crianças serão distribuídas em seis turmas, dos grupos 4 e 5.

A unidade de ensino em São Cristóvão é a oitava das 16 a serem reconstruídas pela Prefeitura em parceria com o FNDE. Em dois meses, já foram iniciadas as obras para a construção de outras sete escolas em Plataforma, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, Boa Vista do Lobato, Engenho Velho da Federação, Sussuarana e Pau Miúdo.

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Doze alunos e ex-alunos da Escola Municipal Consul Schindler, localizada no bairro de São Caetano, participaram no dia 3 de dezembro da gravação do videoclipe da música Pantera Negra Deusa, da cantora Daniela Mercury, ambientado no Museu de Arte Moderna da Bahia. Os alunos são Reis e Rainhas Azeviche dos anos de 2012 a 2018, projeto realizado na unidade de ensino, sob a coordenação da professora Claudia Maria Torres Mattos, que, além de lecionar história, é bailarina e já foi rainha do bloco afro Muzenza, no ano de 2009, e que permanece como rainha destaque, ao lado do rei Siry Brasil, ajudando na escolha da Muzembela de cada ano.

Segundo a professora Claudia Mattos, através das relações que construiu ao longo da carreira e no decorrer do desenvolvimento do projeto, o trabalho realizado na escola começou a ter maior visibilidade. “O Projeto Rei e Rainha Azeviche valoriza a história do povo negro e sua contribuição para a construção do nosso país. Trabalhamos a autoestima dos alunos através de ações como desfile de turbantes, palco literário, biografia de personalidades negras, dentre outros. No dia da culminância do projeto, sempre há a participação de alguns artistas. Em 2018, tive o apoio de Edilene Alves, minha amiga, que já foi Deusa do Ébano e é dançarina oficial de Léo Santana. Foi ela indicou meus alunos para o clipe, já que Daniela havia sinalizado que queria a participação de crianças”, explica.

Os ensaios foram realizados pela professora com os alunos na própria escola e, em um destes dias, todos foram surpreendidos pela visita da cantora. Após a gravação do videoclipe, Daniela se mostrou satisfeita com o resultado e convidou parte dos alunos para dançar com ela no Projeto Pôr do Som, no qual a artista se apresenta há 20 anos, sempre no dia 1º de janeiro. A artista, inclusive, fez uma postagem nas redes sociais com uma foto, destacando a participação dos Reis e Rainhas Azeviches e agradecendo à docente. “As crianças maravilhosas da Escola Municipal Consul Schindler, que também participaram do videoclipe de Pantera Negra Deusa, ontem no palco dos 20 anos do Pôr do Som. Meu obrigada especial à dedicada professora e excelente bailarina Claudia Matos”, escreveu a cantora.

A aluna Isabela Nascimento Santos, 9 anos, aluna do 4º ano da Consul Schindler e que foi Rainha Azeviche no ano de 2018, se emociona ao lembrar da sensação de estar ao lado da cantora Daniela Mercury. “Ser Rainha Azeviche pra mim foi a realização de um sonho, com muito esforço e dedicação. Foi um prazer participar do clipe e fiquei feliz em também dançar para tanta gente me ver. Agradeço demais à cantora e mais ainda à professora Claudia, que nos orientou e fez tudo isso acontecer”, comemora a estudante.

Crislayne Santos Pereira, de 13 anos, já não é mais aluna da instituição, mas reconhece os ensinamentos adquiridos a partir do projeto realizado na instituição. “Foi uma experiência e tanto participar do clipe, mas foi na escola Consul Schindler e com a professora Claudia que aprendi tantas coisas sobre a minha identidade e que fizeram surgir essas oportunidades. Então foi a realização de um sonho, uma emoção que não sei nem descrever e espero que surjam mais experiências como estas”, finaliza.

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A distribuição eletrônica de vagas para os novos alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino será realizada nesta sexta-feira (28), às 9h, na sede da Secretaria Municipal da Educação (Smed), na Avenida Garibaldi. O processo por meio eletrônico é público, transparente e acompanhado pelo sociedade. O resultado estará disponível no mesmo dia, a partir das 14h, no site da Smed, e também pode ser conferido em qualquer uma das unidades de ensino municipais.

A confirmação da matrícula será de 2 a 7 de janeiro. Nesse período, os responsáveis pelas crianças contempladas com vaga deverão comparecer à unidade de ensino onde o aluno vai estudar, levando toda a documentação necessária para realizar a matrícula: Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade, Cadastro de Pessoas Físicas – CPF (caso possua), comprovante de residência atualizado, cartão de vacina atualizado, Cartão Nacional de Saúde (SUS) e duas fotos 3X4.

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O desafio de escrever um texto com o tema “Administração Pública Transparente, Cidadãos Participativos, Uma Cidade Melhor!” rendeu a cinco alunos do 8º e 9º ano da rede municipal de ensino as primeiras colocações no concurso de redação “A Cidade Somos Nós”. A premiação ocorreu nesta segunda-feira (26), no Palácio Thomé de Souza, e contou com as presenças do prefeito ACM Neto; da controladora-geral do município, Rita Garrido; e do secretário municipal da Educação, Bruno Barral.

O concurso de redação foi realizado entre os meses de setembro e novembro e, nesta edição, envolveu 440 alunos. O primeiro colocado ganhou um notebook e, do segundo ao quinto colocado, o prêmio para cada um foi um tablet. Promovida pela Controladoria Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a iniciativa é uma ação integrante do Transparência Salvador.

Por meio do projeto, alunos da rede de ensino têm participado de atividades pedagógicas voltadas à reflexão e ao debate de temas relacionados à transparência pública, controle social e cidadania, reconhecendo a importância de própria participação para o bom uso do dinheiro público por parte dos gestores eleitos e a consequente melhoria dos serviços prestados pelos governos.

“A controladoria, que já faz um trabalho muito importante de proteção dos procedimentos da gestão pública do município, mais uma vez assume a liderança dessa iniciativa de envolver os alunos da rede municipal para estimular essa reflexão da importância do controle social da gestão pública. Fomentar isso nos jovens é o primeiro passo para uma sociedade mais participativa. Queria parabenizar a disposição e iniciativa dos estudantes de participarem dessa iniciativa e, assim podermos entender, através da redação produzida, qual é a visão dos nossos alunos sobre esse processo de transparência”, afirmou o prefeito.

De acordo com Rita Garrido, o projeto “A Cidade Somos Nós” já envolveu 3.300 alunos de escolas municipais desde meados de 2017, através da realização de oficinas nas unidades de ensino. O trabalho com alunos do 8º e 9º ano foi sugerido pela própria Smed, por serem jovens com capacidade de absorver e desenvolver o tema. “Agradeço a todos os envolvidos e ao apoio da Prefeitura, nessa ação de entendimento da cidade e mobilização social visando uma sociedade mais participativa”, pontuou a controladora.

Superação – Além de um bom texto, a redação vencedora também foi considerada um exemplo de superação. Aluna do 9º ano da Escola Municipal Clériston Andrade, em São Marcos, Andressa Santos Brito perdeu a visão aos nove anos de idade. No entanto, a cegueira não a impediu de gostar de escrever e viu, no concurso, a possibilidade de praticar ainda mais o hábito de tanto gosta.

“A professora perguntou em sala de aula quem gostava de escrever e logo me apresentei. Fiz a redação apenas por experiência, nunca pensei em ganhar. Fiquei muito feliz com o resultado e vou continuar a escrever sempre”, contou satisfeita, após ler a o texto escrito em braile para o público presente.

Bastante orgulhosa da filha, Mariluce Santos ressaltou a importância do trabalho de acolhimento da escola. “Andressa sempre estou em escola municipal e, na Clériston Andrade, já são quatro anos. Agradeço à equipe da escola, ao acolhimento e acessibilidade, enfim, por todo o conjunto. É uma vitória de todos nós.”

Demais premiados – A segunda colocação do concurso de redação ficou com Isaac Santos, da Escola Municipal Amélia Rodrigues, no Tororó. Já a terceira posição foi conquistada por Danielle Barreto, da Escola Municipal Alfredo Amorim, na Ribeira. A quarta colocação ficou com Lidiane Santos, também da Clériston Andrade. Por fim, o quinto lugar foi para Maria Victória Lima, da Escola Municipal Santa Rita, em Luiz Anselmo.

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Mais uma unidade de ensino em pré-moldado, fechada há dois anos por não oferecer condições de segurança para alunos, professores e funcionários, começou a ser demolida pela Prefeitura nesta quarta-feira (26). A antiga Escola Municipal de Nova Sussuarana, localizada na Rua Engenheiro Rubens Zardival, vai dar lugar ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro, que será entregue em 2020 com ampliação para 500 do número de vagas. A ordem de serviço para demolição e início imediato das obras foi assinada nesta manhã pelo prefeito ACM Neto, no próprio local.

O evento também contou com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis; do secretário municipal da Educação, Bruno Barral; e do ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro, dentre outras autoridades, lideranças comunitárias e população. De acordo com o prefeito, em 2013, Salvador tinha 42 escolas em pré-moldado. Em visita a algumas delas, todas apresentavam o mesmo relato dos moradores: situação precária dos imóveis, como problemas de infiltração e alagamento no período das chuvas, provocadas pela falta de manutenção e ação do tempo.

“Como as crianças poderiam ter desempenho positivo com essa situação? Os professores e alunos precisam de boa estrutura para realizar um bom trabalho em sala de aula. Por isso, estamos fazendo esse esforço de reconstrução dessas escolas. Nossa meta é de que, até 2020, não tenhamos mais escolas em pré-moldado em Salvador”, afirmou ACM Neto. Ele ainda ressaltou o compromisso da Prefeitura em considerar a área social como prioridade da gestão: somente este ano, foram aplicados R$250 milhões a mais do que o exigido no orçamento municipal em saúde e educação.

“Essa escola está fechada há dois anos e o local já estava sendo usado por moradores de rua e usuários de drogas. Essa reconstrução é muito bem-vinda. Já penso em matricular minha filha menor aqui, quando for inaugurada”, relatou a ambulante e moradora do bairro Merina Rodrigues, de 37 anos, mãe de duas crianças de 3 e 7 anos de idade.

Novas estruturas – A unidade de ensino em Nova Sussuarana é a sexta dos 16 Centros Municipais de Educação (CMEI) a serem reconstruídos pela administração municipal, com recursos do FNDE. Desde o dia 8 de novembro último, já foram iniciadas a reconstrução de cinco escolas em Plataforma, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, Boa Vista do Lobato e Engenho Velho da Federação.

Com área de 1.833 m² e investimento de R$4,7 milhões, o novo CMEI Nova Sussuarana abrigará dez salas de aula e terá ainda coordenação, secretaria, diretoria, sala dos professores, depósito de material didático, brinquedoteca, sala multiuso, solários, parque infantil, refeitório, cozinha. A lista de ambientes também engloba triagem de alimentos, depósito de merenda, lavanderia, depósito de material de limpeza, guarita com banheiro, subestação, casa de lixo, casa de gás, dois pátios (com e sem cobertura), pátio de serviços e jardins com gramado e horta.

No local também haverá elevador, banheiros para alunos, professores, funcionários e adaptados para pessoa com deficiência. Até a conclusão das obras, os alunos estão estudando em um imóvel alugado pela Prefeitura, próxima à antiga escola.

 

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No ano letivo de 2020, os moradores de Boa Vista do Lobato e adjacências vão poder matricular os filhos no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Angelina Rocha de Assis completamente reconstruído e ampliado para atender a 300 crianças – hoje são apenas 65 pequenos – de até 5 anos. A autorização para a demolição da antiga estrutura e assinatura da ordem de serviço para início imediato das obras foram feitas pelo prefeito ACM Neto, ao lado do vice, Bruno Reis, e do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, além de outras autoridades e comunidade escolar.

“Toda semana é uma ordem de serviço assinada para demolição e reconstrução dessas 16 escolas, que funcionavam de maneira precária. Concluídas as obras, vão oferecer conforto às nossas crianças, ou seja, a melhor condição possível de se fazer educação. Isso mostra o nosso compromisso absoluto de colocar a educação como prioridade da gestão. Afinal de contas, é o principal meio de construção de um futuro diferente da nossa cidade”, destacou ACM Neto.

Integrante do processo de renovação das estruturas da rede municipal de ensino, a reconstrução deste CMEI conta com uma novidade, que será aplicada em outras obras da rede municipal de ensino: a utilização de tecnologia em 4D na elaboração dos projetos, o que facilita e agiliza o processo de construção dos imóveis. A iniciativa foi desenvolvida pelo consórcio vencedor da licitação para as obras e foi conferida pelo prefeito e pelo vice, através de um óculos 3D, que viram a projeção de como ficará a unidade de ensino após a conclusão.

A nova escola é aguardada com ansiedade por moradores como a autônoma Michele Amorim, de 33 anos, mãe da aluna Ana Beatriz, de 3 anos. “Desde que ela foi matriculada aqui, ela conseguiu se desenvolver muito bem, até mesmo alguns problemas de saúde conseguiram ser resolvidos através da unidade. O acolhimento da equipe é incrível, a diretora é como se fosse uma grande mãe. Há crianças que estudam em escolas particulares daqui que não têm esse mesmo tratamento. Espero que isso continue com a nova estrutura”, afirmou.

Estrutura – Com custo estimado de R$3,3 milhões, o CMEI Angelina Rocha de Assis é a quinta de 16 unidades escolares que começaram a ser demolidas e reconstruídas pela Prefeitura, por meio de recursos federais, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e municipais. O investimento total é de R$96 milhões.

A estrutura do novo centro de ensino terá 1.185,04 m² de área, composta por coordenação, secretaria, diretoria, sala dos professores, depósito de material didático, brinquedoteca, sala multiuso, oito salas de atividades, parque infantil, solário, refeitório, cozinha, triagem de alimentos, depósito de merenda, lavanderia, depósito de material de limpeza, bateria de sanitários para alunos, professores, funcionários, plataforma elevatória e guarita.

Atualmente, a unidade possui 65 alunos, do grupo 2 ao grupo 4, e funciona temporariamente em um prédio alugado no Alto do Cabrito. A nova escola vai atender do grupo 2 ao grupo 5 e ampliar sua capacidade para 300 alunos.

 

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Os avanços ocorridos na área da Educação em Salvador nos últimos cinco anos foram destaque na abertura do FNDE em Ação 2018, ocorrida nesta quinta-feira (13), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O encontro reuniu diversas autoridades políticas, entre elas o prefeito de Salvador, ACM Neto; o ministro da Educação, Rossieli Soares; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro; além do secretário municipal da Educação, Bruno Barral, gestores municipais, parlamentares e professores.

“O trabalho que está sendo feito em Salvador, mesmo com todas as dificuldades, é exemplar. É um município que nas últimas edições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tem crescido e mostrado que é possível fazer mais pela educação brasileira através dos resultados que vem sendo apresentados”, enfatizou Rossieli.

O prefeito ACM Neto, por sua vez, aproveitou a ocasião para agradecer o apoio do fundo nacional quanto aos aportes dirigidos para requalificação de unidades de Salvador. “Conseguimos cerca de R$ 100 milhões através do apoio direto do FNDE. Recursos que estão sendo decisivos para que a gente possa reconstruir e ampliar 16 novas escolas, para adquirir materiais e equipamentos escolares, construção e cobertura de quadras”, reconheceu ACM Neto.

O presidente do FNDE traçou um balanço das ações da autarquia nos dois últimos anos, período em que esteve à frente do órgão, e divulgou números dos investimentos destinados para construção escolas, creches, bem como para compra de mobiliários, merenda, transporte escolar e ampliação e aprimoramento de programas federais voltados atender unidades educacionais do estado. “Foram mais de 800 obras na Bahia, com investimento de R$ 1 bilhão, e 97% dos municípios baianos foram atendidos”, divulgou Pinheiro.

Com encerramento em Salvador, o ciclo de capacitações do FNDE em Ação 2018 prossegue até esta até esta sexta (14). A atividade visa capacitar gestores educacionais e prestar atendimento individualizado para resolver pendências na execução dos diversos programas do FNDE.

Homenagem – Durante a abertura do evento, Dejanira dos Santos, merendeira da Escola Municipal de Ilha de Maré e ganhadora do reality show “Super Merendeiras”, foi homenageada. Ela recebeu placa de Melhor Merendeira do Brasil das mãos do ministro Rossieli Soares e dos convidados presentes. “As merendeiras são a almas das escolas. Construções são importantes, mas são as pessoas que fazem a diferença”, cumprimentou o ministro.

O prefeito também aproveitou para elogiar Dejanira quanto ao empenho dela para manter os alunos alimentados enquanto estão na escola. “Você representa nossa rede num tema muito sensível. Para famílias mais pobres, a merenda escolar muitas vezes é a principal refeição da criança. Você (Dejanira) nos orgulhou em ter sido premiada. Fico feliz em você pertencer à nossa rede”, destacou ACM Neto.

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