Nesta sexta-feira (17), cerca de 56 alunos de 10 a 14 anos, de 14 escolas municipais, foram premiados na Cerimônia Nacional da Maratona Tech, uma competição educacional de tecnologia que visa estimular os estudantes na carreira digital. A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos do Senai Cimatec, situado na Avenida Orlando Gomes, em Piatã.

Estudante da Escola Municipal Alfredo Amorim, localizada no bairro da Ribeira, a aluna Jennifer Cerqueira, de 14 anos, apresentou junto com os colegas um projeto de desenvolvimento na geração de emprego e renda através da tecnologia. O sentimento da jovem é de satisfação. “Foi uma oportunidade maravilhosa na minha vida e dos meus colegas, principalmente em poder contribuir ao nossos país de alguma forma”, afirmou.

A mãe de Jennifer, Licia Cerqueira, de 36 anos, também compareceu no evento para prestigiá-la. “Estou muito feliz e emocionada de estar neste momento com minha filha. Não há explicação dessa sensação de orgulho que estou sentindo”, disse, emocionada.

A cerimônia também contou com a presença da vice-prefeita de Salvador e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, que discursou sobre a importância que a cidade possui como referência na área tecnológica. “Esse engajamento é maravilhoso aos nossos jovens, principalmente trazendo habilidades, competências e valorizando os nossos talentos. De modo, acaba alavancando a nossa cidade como exportador de tecnologia”, destacou.

Premiação – Além da premiação das medalhas, os alunos ganharam um smartphone. A aluna Taila Cauane, de 12 anos, frequenta a Escola Municipal Pirajá da Silva, na Liberdade, e era só felicidade em receber o prêmio. “Eu queria ganhar muita essa medalha, fiquei surpresa que o celular estava junto com a premiação, estou muito feliz”, afirmou.

Na oportunidade, também esteve presente o secretário municipal de Educação (Smed), Thiago Dantas, que elogiou a ação. “É uma cerimônia relevante porque a tecnologia é criadora de oportunidades e aprendizado, pensando no futuro dos nossos alunos”, pontuou.

Dantas também enfatizou o papel da Prefeitura na educação digital. “Neste ano distribuímos mais de 100 mil tabletes na rede municipal de ensino, e no próximo ano vamos conceder mais 40 mil. Portanto, essas ações vêm impactando a nossa vida todos os dias, dentro dessa relevância. A nossa gestão está garantindo os recursos tecnológicos, através da educação digital de maneira plena, colocando a escola no centro deste processo”.

Iniciativa – A Maratona Tech é uma iniciativa do Movimento Tech, com participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e Educação (Smed), em parceria com o Senai Cimatec, a Associação Cactus patrocinada pelo iFood, a Fundação Behring, Finep, Mercado Livre, Grupo Boticário, CI&T, Copastur, Alura Start, Arco Instituto, Cubos Academy, Fundação Telefônica Vivo, UltraCargo, além da presença de outras lideranças de educação tecnológica de todo o país.

“A gente entende que formar esse jovem talento na área da tecnologia e potencializá-lo é significativo para Salvador, para que essas pessoas possam trabalhar futuramente nas melhores empresas do país e até mesmo do mundo. E, ainda, acaba atraindo empresas de tecnologia para se instalarem em nossa cidade”, concluiu a secretária da Semdec, Mila Paes.