Esportes

0
0
0
s2sdefault

O campeão da edição 2019 da Copa Dente de Leite será conhecido nesta terça-feira (11), em confronto entre Bahia e Vitória, marcado para as 10h, no Estádio Manoel Barradas, o Barradão. A entrega dos troféus e medalhas para os participantes acontece logo após a partida, premiando campeão, vice-campeão e terceiro lugar.

Durante três meses, o torneio reuniu 620 jovens com idades até 16 anos, de 32 equipes oriundas de diversos bairros de Salvador. A Copa foi um torneio tradicional nas décadas de 1970 e 1980, foi retomada em 2013 pela Diretoria de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), e está na sua sexta edição. O prêmio principal homenageia o prefeito ACM Neto, que será representado pelo secretário Adriano Gallo (Semtel).

"O torneio premia todo o esforço da Prefeitura, que revitalizou a disputa, que sempre foi responsável pela revelação de jovens promessas para o futebol baiano. Além disso, a Copa Dente de Leite é uma forma encontrada para dar oportunidades a equipes de toda a capital baiana", destaca o diretor de Esporte e lazer da Semtel, Paulo Meyra.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Um pedido da Associação dos Campeões Brasileiros de 88 (ACB 88) será atendido pela Prefeitura: um trio elétrico fará o percurso Barra/Ondina em 17 de fevereiro do próximo ano para comemorar com os exatos 30 anos do título de bicampeão brasileiro de futebol, conquistado pelo Esporte Clube Bahia. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto, durante homenagem recebida por ex-jogadores do título, ocorrida nesta quinta-feira (6), no Palácio Thomé de Souza.

A intenção é relembrar a celebração ocorrida na época da conquista, quando os jogadores desfilaram na cidade a bordo de um trio elétrico. “Atendendo a esse pedido da associação, além do trio elétrico, também vamos oferecer infraestrutura para que seja feita uma bonita festa”, afirmou o prefeito.

A cerimônia contou com as presenças do presidente da ACB 88, João Marcelo, além dos ex-campeões Charles e Ronaldo Passos, do presidente emérito Paulo Maracajá, do atual presidente do clube, Guilherme Bellintani, e dos ex-jogadores Osni, Emo, Téo Senna, Edmilson Pombinho e Eliseu Godoy. Também estiveram presentes o secretário municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Adriano Gallo, e do diretor de Esportes da pasta, Paulo Meyra.

Homenagem – Além da exibição de uma reportagem sobre o bicampeonato, o evento contou também com a entrega de camisas, placa comemorativa, medalha e a réplica da taça do Campeonato Brasileiro (à época chamada Copa União) de 1988. “Essa taça vai ficar em meu gabinete como lembrança da conquista e reconhecimento pelo trabalho feito pelos jogadores, comissão técnica e presidência da época”, ressaltou ACM Neto, torcedor do clube.

“Essa é uma série de homenagens que estamos fazendo a torcedores ilustres do Bahia, como o prefeito ACM Neto, além do agradecimento pela alegria que está dando aos cidadãos pela gestão, assim como o Bahia deu com o título de 1988”, ressaltou João Marcelo. Além desta, outras ações também serão realizadas pela ACB 88 para destacar os 30 anos da última conquista tricolor.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O futebol, paixão nacional, foi uma alegria a mais para os alunos da Escola Municipal Orlando Imbassahy, no bairro de São Marcos. Eles receberam na manhã desta quinta-feira (29) a visita do mascote do Esporte Clube Bahia (ECB). O Super-Homem entregou 500 ingressos aos alunos da unidade para a disputa contra o Cruzeiro domingo (2), às 16h, no estádio Municipal de Pituaçu.

Esta ação do Bahia com alunos da rede municipal faz parte da campanha do clube para divulgar em suas redes sociais mensagens de paz e a presença de mais crianças nos estádios de futebol. O gerente de comunicação do Bahia, Nelson Barros, exaltou a importância da ação. “Muitas dessas crianças vão sempre ao estádio acompanhadas por um adulto e a ideia é inverter o quadro, as crianças é que irão levar os adultos para assistir ao jogo”, ressaltou.

A turminha recebeu o "homem de aço" com muita alegria e, assim que o viram, correram para abraçar o mascote, que deu um show de simpatia. Para o aluno Edcleyton Moreira de Oliveira, de nove anos, do 3º ano, que adora praticar futebol na quadra da escola, receber os ingressos foi uma festa. “Achei muito bom e vou gostar muito de ir ver o Bahia porque vou levar meu pai comigo para assistir ao jogo”, afirmou.

O gerente Regional de Pirajá, Fábio da Mata, destacou que essa parceria reforça nas crianças a importância da prática esportiva. “Para a educação, uma ação como essa é muito especial, uma vez que aproxima as crianças do esporte e fortalece os laços familiares, já que vão acompanhadas de alguém da família, além de contribuir para a conscientização da importância do esporte como lazer e prática saudável", frisou.

A gestora da escola, Mariângela Ribeiro Mendes, elogiou a ação realizada pelo Clube. “É de fundamental importância porque incentiva a prática do esporte neles e faz a alegria dessas crianças, que são apaixonados por futebol”, avaliou. Para ter acesso ao estádio no dia do jogo, a criança vai ter que, além de levar o ingresso, estar acompanhada por um responsável. Crianças até 11 anos acompanhadas entram de graça nos estádios.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Rally Náutico da Bahia, o Campeonato de Windsurf e o Yacht SUP Race marcam a abertura do 4° Festival Náutico Salvador, que tem início neste sábado (01) e segue até o dia 9. As disputas envolvem cinco modalidades aquáticas diferentes e acontecem nas águas da Baía de Todos os Santos, nas praias do Farol da Barra, Porto, Gameleira (Itaparica) e na ilha de Bom Jesus dos Passos. O evento foi lançado pela Prefeitura em 2015, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e conta com a parceria do Yacht Club da Bahia, Bahia Marina e Capitania dos Portos.

As lanchas e motos aquáticas que participam do Rally largam, neste sábado (01), às 10h, da Baía Marina. A chegada será no Yacht Clube da Bahia (YCB), por volta das 15h. No domingo (2), o Porto da Barra será palco do Yacht SUP Race, com largada prevista para as 8h.

Também neste final de semana acontece o Campeonato Baiano de Windsurf, na ilha de Bom Jesus dos Passos. Neste sábado (01), está marcada a abertura para 11h, já as regatas começam por volta das 13h30. No domingo (02), as competições iniciam a partir das 12h. As inscrições poderão ser feitas na secretaria do evento no local da competição.

Demais eventos - O Campeonato Baiano das Classes Laser, 420 e 29er será realizado entre os dias 4 e 7 de dezembro. As velas tomarão conta do mar a partir das 13h, com largada do Farol da Barra. No dia 9, acontece a última competição do festival: a Travessia da Baía de Todos os Santos, uma Maratona Aquática programada para sair às 7h30 da praia de Gameleira, na Ilha de Itaparica, com previsão de chegada ao Porto da Barra a partir das 8h30. De acordo com a organização do evento, a expectativa é que cerca de 150 nadadores façam a travessia.

Programação

1º/12 - Rally Náutico da Bahia

Largada: 10h - Bahia Marina

Chegada: A partir das 15h, no Yacht Clube da Bahia

 

1º/12 e 2/12: Campeonato de Windsurf

Largada e Chegada: Ilha de Bom Jesus dos Passos

1º/12: 11h - Abertura / 13h30 - Início das Regatas

2/12: 12h - Regatas do Dia / 15h30 - Entrega de Prêmios

 

2/12: Yacht SUP Race – Fila do Circuito Baiano de SUP

Modalidade: Stand Up Paddle - SUP

Local: Porto da Barra

Largada: 8h

Chegada: 13h

 

4 a 7/12: Campeonato Baiano das Classes Laser, 420 e 29er

Modalidade: Vela

Largada: 13h - Farol da Barra

 

9/12: Travessia da Baía de Todos os Santos

Modalidade: Maratona Aquática

Largada: 7h30 - Praia de Gameleira - Ilha de Itaparica

Chegada: A partir das 8h30 - Porto da Barra

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Mil ciclistas são esperados pela organização do Passeio Ciclístico Novembro Azul, para perfazer a distância de 33 km entre o Farol de Itapuã e o Largo do Santo Antônio Além do Carmo, com saída às 8h e parada para hidratação no Farol da Barra. Esta é a segunda edição do evento - que também acontece durante o Outubro Rosa - organizado pelo Movimento Salvador Vai de Bike, em parceria com o grupo de pedal Giro da República e o coletivo Vida Verde.

"A ideia do passeio é chamar a atenção da sociedade para a necessidade de cuidado com a saúde do homem. Então, associamos essa demanda à cultura do pedal, que remete à prática de exercício físico, também indispensável à saúde. Portanto, além do passeio teremos também o apoio das Obras Sociais de Irmã Dulce, realizando medição de pressão arterial e glicemia dos participantes", destaca Liana Oliva, coordenadora do Salvador Vai de Bike.

Para participar do evento, os participantes devem levar um pacote de leite em pó, que será doado às Obras Sociais Irmã Dulce. Além do passeio, o evento contará com uma feira de serviços de saúde, espaços de lazer, área gourmet, sorteio de brindes e o concurso Garota e Garoto bike. Mais informações estão disponíveis no evento criado no Facebook com o nome "Passeio Ciclístico - Novembro Azul - 2º Giro da República" ou pelo telefone (71) 3202-7680.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Competição que integra o 4° Festival Náutico Salvador, o Campeonato Baiano de Windsurf promete movimentar Bom Jesus dos Passos – uma das três ilhas pertencentes à capital baiana – nos dias 1º e 2 de dezembro. O lugarejo com três mil habitantes e que fica a 62 km da cidade vai receber atletas de pelo menos cinco estados do Brasil. O evento agrega cinco modalidades esportivas aquáticas diferentes e foi lançado pela Prefeitura em 2015, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), com a parceria do Yacht Club da Bahia, Bahia Marina e Capitania dos Portos.

A abertura do Campeonato está marcada para dia 1º, às 11h. As regatas começam por volta das 13h30. No dia 2, as competições iniciam a partir das 12h e a entrega dos prêmios está prevista para as 15h30. Durante a competição estão programadas cinco regatas. Interessados podem se inscrever por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Para confirmar a participação, é necessário enviar para o e-mail a ficha de inscrição preenchida, juntamente com o comprovante de pagamento no valor de R$100.

Para o presidente da Saltur, Isaac Edington, o objetivo é dinamizar o esporte e as competições aquáticas na Baía de Todos-os-Santos, atraindo os praticantes da modalidade e visitantes. “O Campeonato Baiano de Windsurf integra o Festival Náutico e vem demostrar a capacidade técnica que temos de receber eventos no mar”, ressalta.

Vantagens – O tetracampeão baiano da modalidade Alexandre Lessa, também um dos organizadores do evento, ressalta as vantagens de se realizar o windsurf no local. “Temos uma das melhores e mais seguras baías do mundo, com ventos constantes, água morna e tranquila, o que favorece a prática esportiva”, assegura. Até agora, 45 atletas da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Pernambuco e Sergipe já confirmaram presença na disputa. “Será o baiano mais brasileiro que já tivemos”, brinca Lessa.

O windsurf chegou ao Brasil na década de 70 e tomou força nos anos 80. É praticado com prancha e uma vela acoplada. Com o passar dos anos passou por grandes transformações e o emprego da tecnologia foi fundamental para modernizar o equipamento, tornando-o mais leve, facilitando o aprendizado. Na Bahia, vem se fortalecendo desde 2010, segundo o tetracampeão. “Quando a gente ensina o aluno, tem aquele que quer competir. Por isso, é tão importante fomentar os eventos esportivos”, afirma.

Regras – Os barcos poderão ser inscritos na secretaria do evento, situada na ilha, até o dia 1º, às 10h. A comissão de regatas não computará os pontos referentes à embarcação cujo numeral não conste nas fichas de inscrição recebidas. O acondicionamento das embarcações também é regido pelo regulamento.

Os equipamentos deverão ser guardados nos locais designados pela comissão, com permanência obrigatória até o término do campeonato. Embarcações de outros clubes poderão ser hangaradas na sede do evento, a partir do dia 30 de novembro, e podem permanecer até o término da competição.

Como chegar – Para chegar à Ilha de Bom Jesus dos Passos existem têm três opções. Quem deseja ir com carro particular, deve pegar a estrada pela BR-324. Visitantes que optarem por transporte coletivo, podem usar as linhas disponíveis na Estação da Lapa, Rodoviária, Terminal da França, Pituba e no Salvador Shopping. A terceira possibilidade é através do mar, com o catamarã. Nesta última opção, basta ir para o Terminal Marítimo do Comércio e pegar a embarcação que vai para o município de Madre de Deus, onde é necessário pegar um outro barco com destino à ilha.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

As duas primeiras semanas de dezembro vão ser de festa no mar. O 4° Festival Náutico Salvador chega com cinco competições que serão realizadas nas águas da Baía de Todos-os-Santos. Já tradição no calendário de eventos da cidade, o festival tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do setor náutico e fomentar o turismo aquático na capital. O Festival Náutico foi lançado pela Prefeitura em 2015, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), e conta com a parceria do Yacht Club da Bahia, Bahia Marina e Capitania dos Portos.

Quem abre a maratona de competições do festival é o Rally Náutico da Bahia, que acontece no dia 1° de dezembro, com largada às 10h da Baía Marina. Competem neste evento lanchas e motos aquáticas, e a chegada será no Yacht Clube da Bahia (YCB), por volta das 15h. No mesmo final de semana, mas no dia 2 de dezembro, o Porto da Barra será palco do Yacht SUP Race - Fila do Circuito Baiano de SUP, com largada prevista para 8h.

Também nos dias 1 e 2 de dezembro acontece o Campeonato Baiano de Windsurf, na Ilha de Bom Jesus dos Passos. No dia 1°, está marcada a abertura para 11h, já as regatas começam por volta das 13h30. No dia 2, as competições iniciam a partir das 12h. As inscrições estão abertas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O Campeonato Baiano das Classes Laser, 420 e 29er será realizado entre os dias 4 e 7 de dezembro. Com largada do Farol da Barra, às 13h, as Velas tomarão conta do mar. No dia 9, acontece a última competição do Festival, a Travessia da Baía de Todos-os-Santos, uma Maratona Aquática programada para sair às 7h30 da Praia de Gameleira, na Ilha de Itaparica, e com previsão de chegada ao Porto da Barra a partir das 8h30. A expectativa é que cerca de 150 nadadores participem da travessia.

"Planejar um calendário de eventos plural e com destaque tanto para a cultura como para o esporte vem trazendo ótimos frutos para nossa cidade. Por isso, apostar em ações que destacam a Baía de Todos-os-Santos é fundamental em todos os aspectos, visto que um dos nossos principais objetivos com o Festival Náutico é destacar nossa cidade como palco para grandes competições”, ressalta o presidente da Saltur, Isaac Edington.

Programação:

01/12: Rally Náutico da Bahia
Largada: 10h - Bahia Marina
Chegada: A partir das 15h no Yacht Clube da Bahia

01/12 e 02/12: Campeonato de Windsurf
Largada e Chegada: Ilha de Bom Jesus dos Passos
1/12 – 11h abertura do evento/ 13h30 Início das Regatas
02/12: 12h Regatas do Dia / 15h30 Entrega de Prêmios

02/12: Yacht SUP Race - Fila do Circuito Baiano de SUP
Modalidade: Stand Up Paddle - SUP
Local: Porto da Barra
Largada: 8h
Chegada: 13h

04 a 07/12: Campeonato Baiano das Classes Laser, 420 e 29er
Modalidade: Vela
Largada: 13h - Farol da Barra

09/12: Travessia da Baía de Todos os Santos
Modalidade: Maratona Aquática
Largada: 7h30 - Praia de Gameleira - Ilha de Itaparica
Chegada: A partir das 8h30 - Porto da Barra

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Competições que duram, em média, cinco horas, com cerca de 500 atletas, divididos entre competidores de elite e amadores, que precisam nadar, pedalar e correr pela orla de Salvador. É o 1º Challenge Salvador – desafio de triatlo inspirado na versão original da cidade de Roth, na Alemanha, que consiste em cinco provas de curta, média e longa duração e envolvem natação no mar, ciclismo e corrida. O evento acontece entre os próximos dias 18 e 21, com saída da nova Praça de Piatã. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

A disputa começa com o desafio de natação. Serão 1.900 metros de braçadas no mar de Piatã, seguidos da transição para as bicicletas, dispostas estrategicamente na praça da concentração. Com saída da Praça de Piatã, o desafio de bike percorrerá 90 quilômetros. Os competidores devem sair da praça, passar pela Sereia de Itapuã e seguir rumo ao Quartel de Amaralina, cumprindo o mesmo trajeto por três vezes – perfazendo 30 km em cada uma delas. Depois, retornam para a praça, de onde partirão para o cumprimento de mais 21 quilômetros de corrida, divididos em três voltas de 7 km cada.

“Pela primeira vez, a capital baiana recebe essa grande competição internacional, e isso é bastante relevante para a capital baiana. O evento reunirá atletas profissionais e amadores da Bahia, Brasil e do exterior, que são unânimes em ressaltar que a beleza natural da cidade foi o principal detalhe na hora de se inscreverem para a prova”, afirma Cleber Castro, diretor de Marketing da Federação Baiana de Triathlon (Febatri), uma das organizadoras do evento.

Programação – O cronograma de atividades tem início na quinta-feira (18), entre 9h e 19h, com uma exposição de lojistas na Feira de Piatã. Além disso, tem início no mesmo dia a entrega de kits para os competidores. Na sexta (19), é mantido o cronograma do dia anterior. Durante a realização da competição, a Transalvador realizará bloqueio parcial da orla entre os bairros de Itapuã e Amaralina. Aos motoristas que necessitem transitar pela região, o órgão recomenda que utilizem as avenidas Paralela, Jorge Amado, Pinto de Aguiar e Orlando Gomes.

No sábado (20), começam as competições, de 4h ao meio dia. Três disputas ocorrerão no primeiro dia, no chamado Challenge Family, que consiste nas provas intituladas "Challenge For All", que é subdividida em corridas de 5 km e 10 km, além da "Challenge Jr.", onde são percorridas pequenas distâncias. No domingo (21), é a vez da competição com 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida. Além disso, competidores participam da Sprint Challenge, subdivididas em nado, pedalada e corrida, mas com distâncias de 750 metros, 20 quilômetros e 5 quilômetros.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O treinamento, esforço e dedicação diários trazem como benefícios a prática de atividades físicas, melhoria da própria saúde, disciplina, espírito de equipe e, em alguns casos, até a possibilidade de uma carreira profissional. Esta é a realidade de cerca de 300 crianças e adolescentes com idades entre sete e 17 anos, participantes do projeto de Iniciação Esportiva de Salvador (Iessa).

Desenvolvido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), o Iessa facilita o acesso a modalidades como basquete, vôlei, futsal e handebol. Alguns dos alunos, inclusive, se especializaram e já estão no mercado de trabalho como professores. Nas quadras localizadas na Avenida Octávio Mangabeira, na Boca do Rio, por exemplo, oito alunos que fizeram parte do projeto dão aulas em academias e clubes da cidade hoje. 

O educador físico e coordenador do projeto, Júlio César Machado, conta orgulhoso sobre os talentos revelados. “Nesta semana, uma das minhas alunas de tênis, que atualmente dá aula em uma escola particular renomada, virá aqui palestrar. Isso mostra a seriedade do nosso trabalho”, diz. Ele lembra que outros dois jovens que integraram o projeto atuam no Clube dos Médicos e Costa Verde Tênis Clube.

No espaço, 27 alunos praticam tênis, 47 jogam futebol e 16 aprendem noções de futsal. As aulas ocorrem de maneira revezada, de segunda a sexta-feira, em ambos os turnos.  No caso do tênis, Machado revela que a procura do público tem sido cada vez mais significativa. Os ensinamentos começam com as noções de projeção e recepção e atividades lúdicas. Em seguida, o jogo com bola, corpo e com raquete. As turmas estão divididas nas categorias iniciante, intermediário e avançado.

Entre os participantes está o jovem José Antônio Batista, de 15 anos, que mora no Alto do São Francisco, uma comunidade da Boca do Rio. Ele ingressou no projeto na oficina de futebol, mas se encantou com o tênis e trocou de modalidade. “Eu era gordinho e não conseguia jogar futebol bem. Resolvi apostar no tênis e hoje é uma paixão”. Esbelto, ele diz que a atividade ajudou a perder peso e resgatou a autoestima. “Aqui é incrível, os professores são de altíssimo nível”, disse.

Como participar – Além da quadra da Boca do Rio, as aulas são realizadas em outras duas unidades do Iessa, localizadas no Complexo Esportivo e de Lazer dos Barris, na Praça João Mangabeira; e na Avenida Octávio Mangabeira, em Itapuã. As atividades estão disponíveis gratuitamente para estudantes de instituições de ensino públicas ou privadas e que residam em Salvador.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...