Educação

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), vão promover a segunda edição do Maratona Tech Salvador neste ano de 2023. O termo de cooperação técnica foi assinado na terça-feira (6) pelos titulares da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Mila Paes, e da Educação (Smed), Thiago Dantas, em cerimônia realizada no Doca1, no Comércio.

A 2ª edição do Maratona Tech Salvador está voltada para a rede Municipal de Ensino, envolvendo 63 escolas, contemplando os alunos do 6º ao 9º ano. As inscrições podem ser feitas até 21 de julho pelo link http://maratona.tech/.

Idealizada pelo Mov Tech e realizado pela Associação Cactus, a programação será realizada em agosto e setembro deste ano. O objetivo é despertar o interesse dos jovens estudantes para as carreiras digitais e tecnológicas, por meio de uma jornada de educação complementar, desenvolver o protagonismo juvenil e promover a inclusão digital.

Para Mila Paes, com o Maratona Tech, a Prefeitura está dando mais um passo em direção a inclusão digital em Salvador. "Já nesta 2ª edição, o Maratona Tech vem contribuindo com a formação digital dos jovens estudantes, despertando o interesse e iniciando uma trajetória rumo à possíveis carreiras de grande oportunidade no futuro".

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Cerca de 20 alunos do Projeto Judô nas Escolas estão se preparando para o Circuito Baiano de Judô, que acontece em agosto deste ano. Os atletas selecionados para participar da competição são alunos com idades entre oito e 13 anos, da Escola Municipal Ministro Carlos Santana, em Cajazeiras.

Durante a preparação, os alunos estão participando de treinamentos diários durante a semana e contam com acompanhamento multidisciplinar. “Após um ano de idealização do projeto Judô nas Escolas, resolvemos iniciar um trabalho de base para formar atletas para realizar a primeira competição em nível estadual”, disse o coordenador do projeto, Maicon Moreira.

Ele ainda reforça que o objetivo não é apenas de formar campeões de judô, e sim, da vida. “É importante termos em nosso projeto aquele que vai ser referência na comunidade ou em nosso país, e essa pessoa utilizar o judô como ferramenta social, mudar a sua vida e de outras pessoas”, completou Moreira.

Incentivo ao esporte – Para a competição, os atletas receberão ainda um kit uniforme, contendo um quimono, uma camisa, uma bermuda e uma mochila. Durante os treinos, os atletas da base recebem conteúdos preparatórios com conteúdos práticos e técnicos.

O professor do projeto, Luís Henrique das Virgens, destacou a iniciativa como um grande avanço nas políticas públicas para a capital baiana no fomento ao esporte e desenvolvimento infantil. “Estamos preparando esses atletas com um treinamento de base, quebrando paradigmas e os seus medos. Todos esses alunos podem vencer a competição, pois são alunos inteligentes. Para mim é o início de uma grande história na vida dessas crianças”.

Expectativa dos atletas – Aluna da escola e atleta do projeto, Alana Sampaio, de 10 anos, conta que sempre teve vontade de fazer algum tipo de esporte, mas nunca teve condições por questões financeiras dos pais. “Quando teve a oportunidade aqui na escola de fazer judô, pedi para a minha mãe para me matricular. Fiquei muito feliz. Gosto mais de fazer os rolamentos durante os treinos”.

Um dos atletas que participarão do campeonato em agosto, Luis Miguel Cerqueira, de 11 anos, disse que a expectativa é de se tornar campeão. “Quero usar as habilidades técnicas e vencer”.

Apoiada pelos pais e pela família, Maria Júlia Cardoso, de 11 anos, diz que seu sonho é se tornar uma grande campeã de judô. “Participar dos treinos tem me incentivado muito a estudar mais e ter um grande foco. Sempre quis fazer judô, e hoje tenho a oportunidade. Também irei participar da competição, estou treinando muito para quando chegar no dia, ir para cima deles e ganhar”.

Projeto – O projeto Judô nas Escolas é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). Atualmente, são contempladas com a iniciativa 105 crianças de escolas em Cajazeiras e outras 125 de unidades de ensino no bairro da Liberdade.

Reportagem: Valmir Soares/Secom

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Em alusão ao Dia Mundial do Brincar, comemorado no próximo domingo (28), e o Maio Laranja, campanha de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Salvador promoveu, nesta sexta-feira (26), uma ação especial, no estacionamento do Shopping Bela Vista. Participaram da iniciativa cerca de 400 alunos da rede municipal de ensino.

A atividade, liderada pelo Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi), da Secretaria de Governo (Segov), visa a sensibilização da sociedade sobre a importância do brincar na infância, promovendo atividades artísticas, além de contação de histórias, oficinas de música e pintura para as crianças. A experiência cultural do brincar está prevista na Convenção sobre os Direitos da Criança (Art. 31) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 16).

De acordo com Simone Café, coordenadora do Neapi, através deste serviço a gestão municipal motiva a sociedade para prática do brincar. “Nós queremos influenciar e chamar a atenção da sociedade para essas ações do brincar envolvendo os espaços públicos da cidade, as escolas de educação infantil e outros lugares de cultura e conhecimento, abrindo portas para a brincadeira acontecer”, relatou.

A gestora destacou ainda que o ato de brincar é uma das maneiras mais naturais e divertidas de formar conhecimento. “A criança tem a oportunidade de se desenvolver, aprimorar seus sentidos e fortalecer os laços afetivos com seus coleguinhas e com seus cuidadores. E é também um dos principais meios de expressão que possibilita à criança investigar e aprender sobre as pessoas e o mundo ao se redor”, completou.

O secretário de Educação do município, Tiago Dantas, relata a importância da semana do brincar para a educação infantil. “A Semana do Brincar é um ponto muito proveitoso para os nossos alunos. Primeiro porque deslocamos eles para um ambiente totalmente diferente da sala de aula, onde eles podem se divertir e aprender ao mesmo tempo. Temos aqui alunos de dez Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) da rede municipal que estão participando de uma série de atividades que vão estimular o aprendizado através da brincadeira”, ressaltou o gestor.

Estrutura – No local, as atividades foram divididas em forma de circuito. De início as crianças passaram pela estação brincando com o movimento, seguindo para a brincar com os amigos relembrando brincadeiras, passando para a brincar com a natureza na estação de educação ambiental, depois para a brincar com a imaginação na estação de música e contação de histórias e por fim a brincar livre, onde os alunos interagiram com os atores e atrações.

Durante o evento, que também contou com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Guarda Civil Municipal, os alunos assistiram ainda a apresentação de Tio Paulinho, além de se deliciar com lanches e guloseimas.

Reportagem: Letícia Silva/Secom

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A Prefeitura de Salvador autorizou nesta quinta-feira (25) o início das obras de reforma de 80 quadras poliesportivas de unidades municipais de ensino espalhadas pela cidade. A medida integra a estratégia da gestão para melhoria e qualificação estrutural da rede pública, beneficiando milhares de alunos que utilizam os espaços para prática de esporte e lazer no processo de aprendizado.

A ordem de serviço para o início das intervenções foi assinada pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, durante evento na Escola Municipal Ítalo Gaudenzi, em Fazenda Coutos, que será uma das estruturas alcançadas. Além dela, serão contempladas outras escolas em quatro Gerências Regionais de Educação (GREs): Liberdade/Cidade Baixa, São Caetano, Subúrbio I e Subúrbio II.

Em seu discurso, o prefeito destacou que a cobertura das quadras permitirá às unidades escolares sua utilização para outros fins no ciclo educativo. “A cobertura que será colocada nas quadras poliesportivas das escolas fará com que os alunos possam utilizar esses espaços em dias chuvosos, protegendo-os também do calor em dias de sol forte. Cada quadra como essa que temos na rede vai servir para uma série de atividades. No final do ano, as unidades poderão realizar formaturas, utilizá-las para atividades especiais e eventos em datas comemorativas”, afirmou.

“Atualmente, são 80 escolas em Salvador com quadras que precisam ser cobertas. Dentro da qualidade da educação que nós queremos, temos a visão de que a escola tem que ser um ambiente onde as crianças venham com felicidade e se sintam bem. Isso serve como uma motivação para a criança vir estudar e aprender. Nunca antes na história da cidade uma prefeitura investiu tanto para reforma, reconstrução e construção de escolas. São 100 obras em execução neste momento. Já inauguramos 14 escolas e, até o final do mandato, entregaremos 48 novas unidades”, complementou.

Na primeira etapa, 34 quadras poliesportivas receberão as intervenções, totalizando investimentos de R$31,5 milhões. Entre as principais melhorias estão a construção da cobertura metálica; reforma do piso da quadra; pintura completa; alambrado; equipamentos esportivos; traves oficiais para futebol; sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA); estrutura para basquete e para vôlei.

Thiago Dantas ressaltou que, nos últimos anos, a rede pública municipal de ensino tem passado por inúmeras transformações, seja na infraestrutura, ou mesmo na oferta de matérias e melhoria na qualidade de ensino. “Estamos cumprindo uma demanda da rede de ensino, viabilizando os recursos necessários para fazer a cobertura das quadras das escolas que possuem este equipamento. Estamos iniciando em 34 quadras de 33 escolas, num investimento estimado em mais de R$30 milhões, no objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade da educação de Salvador”, disse.

O secretário ainda enfatizou que a requalificação nas estruturas vai beneficiar o processo de aprendizagem dos alunos. “A partir da cobertura destes equipamentos, damos à escola uma capacidade de uso muito mais amplificada desta estrutura, para utilizações no contraturno, em períodos de chuva, etc. É preciso ter na escola um atrativo para fazer com que as crianças queiram ir para lá, e com isso valorizamos ainda mais a educação pública de Salvador”, frisou.

Diretor da Escola Ítalo Gaudenzi há cerca de uma década, Oscar de Castro explica a importância da manutenção e conservação destes equipamentos nas escolas. “A quadra não serve apenas para a prática esportiva, mas também para diversas outras atividades. Além disso, pelo lado do esporte, trabalhamos ainda vários valores com as crianças e adolescentes, como valorização das regras, trabalho em equipe, respeito ao outro, etc. Dessa forma valorizamos ainda mais o processo de aprendizagem das crianças, além de reforçar a interação social”, pontuou.

Divisões – Na região de Liberdade/Cidade Baixa, 2,6 mil alunos de sete unidades serão impactados com a reforma de quadras poliesportivas. São elas as escolas Cardeal da Silva; da Cidade Nova; do Pau Miúdo; Dr. Marcos Vinícius Vilaça; Hilberto Silva; Professora Maria José de Paula Moreira; e Santa Bárbara. O investimento é de R$ 7,1 milhões.

A iniciativa também vai atender nove unidades da GRE São Caetano, com um investimento de R$ 6,6 milhões, beneficiando 3,7 mil alunos. As obras ocorrerão nas quadras das escolas municipais Antônio Carlos Magalhães; Bela Vista do Lobato; Campinas de Pirajá; Regina Stukenborg; Criança Feliz; Helena Magalhães; Jaqueira do Carneiro; Marechal Rondon e a Padre Norberto.

As intervenções irão abranger, ainda, nove unidades da GRE Subúrbio I, cujo investimento destinado é de R$ 10 milhões, beneficiando mais de 4,3 mil alunos. As unidades contempladas nesta regional são: Professor Antonio Pithon Pinto; a Darcy Ribeiro; de Itacaranha Manoel Faustino; Ítalo Gaudenzi; Ivone Vieira; Manoel Henrique da Silva Barradas; Professora Eufrosina Miranda; Santo Antônio das Malvinas e a Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães.

Por fim, oito unidades do Subúrbio II completam a lista, recebendo R$ 7,6 milhões para reforma de suas respectivas quadras, que são usadas por mais de 3,8 mil alunos. São elas: escolas municipais Álvaro Vasconcelos da Rocha, de Paripe. De Periperi, Francisca de Sande; Ilha de Maré; Professor Willian Marques de Araújo Góes; Rui Barbosa e a Escolab Coutos (local que possui duas quadras).

Reportagem: Thiago Souza e Eduardo Santos/Secom

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Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Mosa Berbert, no bairro da Capelinha, participaram, nesta quarta-feira (24), de atividades lúdicas sobre a importância da alimentação saudável infantil. A ação faz parte da programação da Semana do Brincar, promovida pela Prefeitura de Salvador, e que envolve atividades recreativas que possam despertar a imaginação das crianças.

Alunos do grupo II ao V da unidade infantil ouviram palestra de profissionais de nutrição da Secretaria Municipal da Educação (Smed) acerca do tema, de forma lúdica, nos períodos da manhã e da tarde. E não faltou animação por parte dos pequenos, que puderam interagir durante a atividade. Dentre as abordagens da programação, destaque para a importância da alimentação saudável e de beber água, de quantas refeições são necessárias diariamente e a importância de mastigar bem os alimentos.

Conscientização – “Brincar é uma coisa séria. O brincar lúdico leva para as crianças benefícios da internalização das questões da alimentação mais saudável. Precisamos estar desmistificando com as crianças alimentos não saudáveis e buscar para elas a parte mais nutritiva, por exemplo, arroz, feijão e frutas”, disse a diretora da unidade, Roberta Soares.

Para a nutricionista da Smed, Ana Lúcia Nascimento, a atividade faz com que seja observada a consciência das crianças no processo de ingestão de uma alimentação saudável. “Enquanto nutricionista infantil, essa é uma das nossas atribuições: conversar e promover a inclusão de uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes na vida de nossas crianças”.

Interagindo a todo tempo com as atividades, a aluna do Grupo V, Brenda Alves, de cinco anos, disse ter gostado bastante das brincadeiras. “Gostei muito da tia, ela ensinou a como se alimentar de forma saudável. Gosto de macarrão, arroz, cenoura, tomate, brócolis, iogurte e beber água”.

Bastante feliz, a colega Alice Rodrigues, de cinco anos, disse gostar muito de comer para poder crescer. “A tia me ensinou a comer alimentos saudáveis e frutas. Eu gosto muito de frutas”.

Programação – A programação na unidade infantil segue nesta quinta-feira (25), com atividade com familiares das crianças e na sexta-feira (26), com contação de história e oficinas de brinquedos. As atividades serão realizadas conforme turno de matrícula da série, das 10h às 11h para o turno matutino, e de 15h às 16h, para o turno vespertino.

Reportagem: Valmir Soares/Secom

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A Prefeitura de Salvador premiou nesta segunda-feira (22) quatro alunos da rede municipal de ensino que venceram o Concurso de Expressão Literária e Protagonismo Cidadão – A Cidade Somos Nós. A entrega dos prêmios foi feita pelo prefeito Bruno Reis em solenidade no Palácio Thomé de Souza, com a presença de familiares e professores, da titular da Controladoria Geral do Município, Rita Garrido, e do secretário de Educação, Thiago Dantas.

O concurso está na terceira edição e é realizado pela Controladoria Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). O objetivo do programa é fomentar o exercício ativo da cidadania na perspectiva da transparência pública, acesso à informação e controle social, além de incentivar a educação fiscal no município.

O prefeito Bruno Reis parabenizou as crianças pelo interesse em conhecer as ferramentas que a cidade possui para se tornar melhor para os soteropolitanos. “Esse tipo de iniciativa é muito importante porque estimula as crianças a terem vontade de acompanhar o trabalho do prefeito e a vida pública. Sabemos que cada vez mais o jovem tem pouco estímulo para acompanhar a vida dos seus representantes, mas nós somos eleitos para representar o povo e este trabalho reflete na melhora da vida da população”, afirmou Reis.

Os vencedores na categoria geral foram: Ariel Ferreira dos Santos, Uellisson Sena Fiúza e Alana Jaguaciara do Carmo de Jesus. Na categoria pessoa com deficiência o vencedor foi Raoni Guilherme da Silva Sobral, que leu sua redação para os presentes e falou sobre sua experiência na construção do texto. “Foi difícil fazer a leitura para todos. Fiquei nervoso, mas consegui. Foi muito legal participar do concurso porque pude pesquisar e conhecer mais sobre as ações da Prefeitura”, contou.

Os melhores trabalhos foram contemplados com um computador portátil ChromeBook (primeiro lugar) e Tablets (segundo e terceiro lugares). O melhor trabalho na categoria específica alunos com deficiência também foi premiado com um computador portátil ChromeBook.

Para Thiago Dantas, proporcionar às crianças conhecimentos sobre como elas podem contribuir na sociedade deve ser uma das prioridades do município. "A partir dessa iniciativa, as escolas aprofundaram a discussão do papel do aluno enquanto cidadão e das ações relacionadas à transparência e controle social. Este é um tema que tem que ser potencializado e fomentado. Que a gente possa levar para mais escolas e engajar ainda mais alunos colocando a temática na nossa rotina”, afirmou Dantas.

Sobre a premiação – Segundo o chefe de setor de controle social da CGM e um dos idealizadores do programa nas escolas, Paulo Cezar Oliveira, o concurso é uma culminância importante do programa A Cidade Somos Nós, cumprindo o propósito de estimular os alunos na contextualização e ressignificação dos conteúdos sobre cidadania, transparência e controle social aprendidos nas oficinas realizadas nas escolas municipais.

As oficinas que preparam os alunos para o concurso, que acontecem desde 2017, já tiveram a participação de mais de 11 mil alunos. A cartilha utilizada é atualizada anualmente para uso nas oficinas. A perspectiva para o ano de 2023 é intensificar, otimizar e ampliar as ações do programa incentivando a participação dos estudantes e de todas as comunidades escolares nas práticas de controle social na cidade. ‘A Cidade Somos Nós’ vem se consolidando em Salvador como um programa especial de educação cidadã, atual, dinâmico e sensibilizador.

Entre 15 de agosto a 22 de novembro de 2022 a CGM realizou oficinas de transparência e controle social em 43 escolas de ensino fundamental II da rede municipal, público-alvo da ação, beneficiando diretamente 5.310 estudantes. Os resultados conseguidos em 2022 superam e ampliam significativamente aqueles obtidos pelo programa nos anos anteriores.

Reportagem: Joice Pinho/Secom

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Vinte professores da Rede Pública Municipal de Salvador foram selecionados para participar do "27º Seminário Nacional Escola? Presente", realizado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania (IBPC PRO), nos dias 24 e 25 deste mês, em Olinda (PE). Foram agraciados os docentes que mais se destacaram na utilização pedagógica das plataformas virtuais Tech4Kids e Inteligente Salvador, cujas empresas desenvolvedoras são responsáveis pela premiação.

O anúncio e detalhamento da viagem foram feitos oficialmente na quinta-feira (11) pelo titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, durante reunião com os professores premiados e gestores escolares. "Esse é um reconhecimento pelo empenho desses profissionais na adoção de novas tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem. A utilização das ferramentas digitais como apoio pedagógico não é apenas uma realidade que tende a se consolidar cada vez mais, mas, comprovadamente, traz melhores resultados na compreensão dos conteúdos, no aprendizado", destaca Dantas.

A afirmação é corroborada pela professora Daniela Neri dos Santos, da Escola Municipal Professora Hilda Fortuna de Castro, localizada em Castelo Branco, que vem observando avanços proporcionados pelo uso da plataforma Inteligente Salvador. Contemplada com o prêmio, Daniela estava animada com os novos conhecimentos que serão possibilitados pelo Seminário, que nesta edição tem como tema "Inovações educacionais e recomposição de aprendizagens: desafios da escola contemporânea".

"Utilizo os instrumentos virtuais uma vez por semana em sala de aula e também em atividades extraclasse. As crianças ficam muito entusiasmadas e por meio dos jogos e desafios, têm aprendido de forma mais significativa", diz.

Genivaldo Luiz Santos de Jesus, professor do 4º ano da Escola Municipal Adauto Pereira de Souza (Nova Brasília), também defende que as plataformas virtuais têm grandes vantagens no processo de ensino-aprendizagem. Citando o Tech4Kids, ele explica que os jogos e desafios propostos favorecem o raciocínio, entre outras habilidades.

"São atividades bem atuais, adequadas à idade deles. Com elas, as crianças aprendem a pensar", afirma. O professor diz ainda que o uso da tecnologia proporciona a criação e fortalecimento de laços afetivos no momento em que permite o acesso e uso em duplas, por exemplo. Para o professor, acrescenta, a plataforma tem uma interface bem interessante e autoinstrutiva.

"Como estamos lidando com uma geração de nativos digitais, as plataformas se apresentam como algo mais próximo a eles, fazendo com que absorvam mais os conteúdos pedagógicos. O uso das tecnologias torna o processo mais claro e dinâmico", declara Hyllem Almeida, professora do 4º ano da Escola Municipal Doutor Fernando Montanha Pondé (Ondina). Animada com a participação no Seminário, a professora conta que já atua como multiplicadora junto ao corpo docente da unidade, desde que fez a capacitação do Tech4Kids.

Os 20 professores premiados, com apoio das equipes gestoras escolares, farão o compartilhamento das experiências vividas no Seminário, objetivando ampliar o conhecimento coletivo e facilitando a adoção das tecnologias virtuais nas aulas. Os outros docentes selecionados são: Maria de Fátima Soares e Virgínia Sampaio, ambas da Escola Municipal de Pituaçu, Andreia Ramos (Escola Municipal 22 de Abril), Márcia Guerreiro (Escola Municipal Professora Anfrísia Santiago), Hilmara dos Santos (Escola Municipal Bosque das Bromélias), Karla Falcão (Escola Municipal Maximiniano da Encarnação), Antônio Madson de Oliveira (Escola Municipal Allan Kardec), Maria Cristina Matos (Escola Municipal do Beiru), Helena Vitório (Escola Municipal Helena Magalhães), Cristiane Angélica dos Santos (Escola Municipal do Novo Marotinho), Miriane da Paixão Bispo, Débora dos Santos e Silvana Soares, da Escola Municipal Joaquim Magalhães, Jamira Bonfim (Escola Municipal Gisélia Palma), Rita de Cassia dos Santos (Escola Municipal Professora Hilda Fortuna de Castro), Roseane Santos (Escola Municipal Allan Kardec de Pirajá) e Raquel de Oliveira (Escola Municipal de Paripe).

Rede conectada – A Prefeitura, por meio da Smed, tem investido na adoção de recursos tecnológicos nas unidades de ensino da rede pública municipal. Para isso, além das plataformas Tech4Kids e Inteligente Salvador, foram adquiridos e distribuídos chromebooks para os professores e tablets com pacote de dados para os alunos.

Texto: Ascom/Smed

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Mais de 40 de estudantes da Escola Municipal Orlando Imbassahy, em São Marcos, participaram nesta terça-feira (25) de um passeio ecológico especial no Jardim Botânico de Salvador, alusivo ao Dia Internacional da Terra, celebrado no último 22. A ação é fruto de parceria entre a Diretoria de Resiliência da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e a Secretaria Municipal da Educação (Smed). 

Acompanhados por técnicos da Secis, os alunos puderam conhecer de perto o equipamento, que é considerado uma importante área de estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica na capital baiana, com cerca de 160 mil m² de área. As atividades envolveram passeio pela trilha ecológica, conhecendo as origens e cronologia das várias espécies nativas, além de participarem de um momento de reflexão na Praça do Silêncio sobre a importância e o desenvolvimento da consciência ambiental.    

“A proposta do Jardim Botânico é ser um parque ecológico com amplo espaço para estudo e pesquisa. Mas, para além de botânica, o lugar entrega uma área ideal para estreitar laços entre a criançada e o meio ambiente, e recebê-los para falarmos sobre o Dia Mundial da Terra é fundamental para que se tornem jovens e adultos conscientes quanto a importância da preservação das nossas matas e do meio ambiente”, destaca a titular da Secis, Marcelle Moraes.  

As crianças ainda participaram de jogos com perguntas e respostas sobre sustentabilidade, fizeram um lanche saudável com frutas e receberam de presente um jogo da memória com fotos ilustrativas das espécies nativas da Mata Atlântica apresentadas no local. Os alunos receberam também mudas de espécies nativas frutíferas, utilizadas na culinária e medicinais, como o cajueiro, aroeira, pitangueira e urucueiro. 

“Os estudantes ficaram encantados e aprenderam bastante sobre a importância dessa data. O Dia da Terra é uma oportunidade de discutir temas ambientais e sensibilizar a população sobre a necessidade de conservação do planeta”, explicou a diretora de Resiliência da Secis, Tainara Ferreira. 

Funcionamento - O Jardim Botânico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida São Rafael, s/n, São Marcos (após o Hospital São Rafael). A entrada é gratuita e aberta ao público. 

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A Prefeitura de Salvador vai implementar a formação da Rede Municipal de Educação sobre Escuta Especializada, que visa formar os profissionais das escolas do município para identificar os tipos e formas de violência contra o público infanto-juvenil. A abertura do programa virtual acontecerá nesta quarta-feira (26), das 9h às 11h, e contará com as presenças dos titulares da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, e da Educação (Smed), Thiago Dantas.

A apresentação do curso será feita pela coordenadora da Diretoria da Infância e Juventude (DIJ), Dinsjani Pereira. A ideia é que a formação seja feita em todas as secretarias municipais que lidem diretamente com o público. A expectativa é que mais de 1,2 mil profissionais participem da iniciativa.

Dentre os temas tratados, estão a identificação dos tipos e formas de violência contra crianças e adolescentes, fluxo de atendimento da Rede de Proteção e funcionamento da escuta especializada para crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunha de violência em Salvador. O curso será ministrado de forma virtual e, para acessar, é necessário entrar na plataforma Teams, através do link https://l1nk.dev/pXi7T.

A secretária da SPMJ destaca que a capital baiana dá um passo importante ao avançar na proteção das crianças e adolescentes. “Os profissionais que atuam na rede do município irão acolher a vítima ou testemunha de violência, permitindo o relato livre para que a proteção e o cuidado à criança ou adolescente sejam devidamente prestados. Tudo isso sendo feito de forma especializada e não invasiva, evitando a revitimização”, explica Fernanda Lordêlo.

Texto: Ascom/SPMJ

 

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