Educação

0
0
0
s2sdefault

Dados positivos já podem ser observados após a adoção do programa Agente da Educação, que tem transformado o ambiente escolar e beneficiado alunos, profissionais, familiares e toda a comunidade envolvida no processo educativo. De setembro de 2015 a dezembro de 2018, o Parque Social registrou 135.635 casos de infrequência nas escolas atendidas pelo programa, dos quais 67.723 foram regularizados (49,93% dos casos). No mesmo período, foram registrados 13.693 abandonos, entre os quais 4.622 foram regularizados e 6.995 evadidos com 1.451 regularizações.

A infrequência ocorre quando o aluno faltou a escola três vezes na semana ou a partir de seis vezes no mês; o abandono, quando a ausência se repete por um período de um a três meses e a evasão, com alunos que faltaram a escola por período superior a três meses. Os benefícios são refletidos tanto nos atuais dados da Secretaria Municipal de Educação (Smed), como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Até o momento, o programa já registrou 40.133 atendimentos e 7.547 visitas domiciliares para orientar os estudantes e responsáveis sobre a importância da escola e da educação para a vida das crianças e adolescentes matriculados. Ao todo, 424 agentes da educação atuam nas escolas da Rede Municipal de Salvador. Eles são orientados por um coordenador, dois subcoordenadores e 11 orientadores de campo.

Em total conformidade com a gestão escolar e a coordenação pedagógica das unidades de ensino, os agentes realizam atividades diversas com o objetivo de motivar a permanência interessada do aluno, fomentar a participação da família e engajar a comunidade através de parcerias. As ações realizadas pelos agentes também têm caráter informativo, lúdico, cultural e de promoção da cidadania. De agosto de 2015 a dezembro de 2018, os alunos da rede tiveram acesso a 14.045 ações, entre elas 10.203 transversais (que ocorrem, pelo menos, duas vezes ao mês), 3.824 sincronizadas (realizadas a cada dois meses) e 18 coletivas (anuais em cada Gerência Regional de Educação).

As ações transversais tornam o dia das turmas escolares muito mais divertido e atrativo. Elas envolvem exibição de filme, apresentação teatral e musical, confecção de toucas para as merendeiras das escolas, incentivo à alimentação saudável, contação de história, orientação de saúde bucal, campanhas de alerta para temas relacionados à saúde, palestras, oficinas de objetos a partir de material reciclável, encaminhamento de crianças para tomar vacina, gincanas, palestras, cultivo, concursos e visitas.

“O programa tem na educação o mais poderoso mecanismo de transformação social. É gratificante saber que a iniciativa tem conscientizado as pessoas sobre o papel que elas exercem na sociedade e tem feito com que as famílias participem cada vez mais da vida escolar dos alunos. A comunidade em influência relevante para os resultados. Até o momento, já foram captados 2.887 parceiros que contribuem para as ações que são realizadas em prol da escola, que se torna um espaço não só de aprendizagem, como também de interatividade”, afirma Rosário Magalhães, presidente do Parque Social.

Requisitos – Para ser um agente da educação é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos, ser estudante de pedagogia, estar matriculado em Instituição de Ensino Superior do curso noturno de pedagogia – presencial ou à distância –, no segundo e sexto semestre, ter disponibilidade para cumprir uma carga horária de 30 horas semanais, distribuídas entre o turno matutino e vespertino, e ser residente na comunidade onde vai atuar. Inscrições para novas equipes serão divulgadas este ano.

O programa tem a cogestão e também foi concebido pelo Parque Social. Por meio dele, todos saem ganhando. Ao mesmo tempo em que os alunos, familiares e profissionais da escola ganham com a participação atuante dos agentes, estes ganham com a experiência enriquecedora de fazer parte da transformação educacional da comunidade, com a capacitação a qual têm acesso e com uma bolsa-auxílio superior à que é praticada para a área (R$ 1.072, 02).

Ideb – A Prefeitura não tem medido esforços pela educação municipal, o que pode ser confirmado pelo último levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Nos anos iniciais, Salvador alcançou 5.3 na nota do Ideb, ultrapassando a meta para 2021, que é de 5.1. No Ideb de 2015, a nota foi de 4.7. Ou seja, depois de não ter registrado nenhum avanço em 2013 com os anos iniciais, em relação a 2011, o Ideb deu um salto de 1.3 ponto na atual gestão. Nos anos finais, Salvador foi a capital que mais cresceu, saindo da posição de número 24 para 18, subindo seis posições no ranking, com Ideb de 3.9.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Mais bonita, mais ampla, mais confortável, com novos ambientes e o melhor: mais que o dobro do número de vagas ofertadas hoje. É assim que deverá ser entregue pela Prefeitura, no início de 2020, a nova Escola Municipal Roberto Correia, em Pau da Lima. A autorização para demolição da antiga estrutura e reconstrução do imóvel foi dada nesta segunda-feira (28) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, demais autoridades e população.

“O investimento social mais importante que a gente pode fazer pela cidade é o investimento na educação. Ao todo, são 16 escolas que estão sendo tocadas as obras de reconstrução. Nesse caso aqui, é uma escola que vai nascer quase com o dobro do número de vagas. A antiga estrutura oferecia 580 vagas para as crianças da região. A partir da nova escola, serão matriculados até mil alunos”, afirmou o prefeito.

A expectativa da comunidade é bastante grande quanto à nova estrutura. Ao lado da neta Eduarda, aluna da unidade de ensino, Maria Dolores Calmon, de 63 anos e há mais de 40 deles como moradora da localidade, era só alegria com a ação. "Não tenho o que falar do ensino e, com a nova escola, será realmente uma benção. É uma ação muito importante para os moradores", salientou.

A diretora da escola, Márcia Figueirêdo, ressaltou que a nova unidade de ensino vai proporcionar um ambiente melhor para os alunos de uma localidade que é carente. “A comunidade precisa de uma escola de referência, com mais vagas e espaço para as crianças interagirem. Teremos uma estrutura física mais acolhedora e propícia para o desenvolvimento do ensino e aprendizado.”

Ambientes – A nova estrutura da escola contará com 14 salas de aula, Atendimento Educacional Especializado (AEE), coordenação, diretoria, secretaria e depósito de material didático. A lista contempla ainda espaço para aulas de música, cozinha, refeitório, quadra de esportes e área de leitura, entre outros.

Para contribuir para a qualidade de ensino dos alunos da Escola Municipal Roberto Correia, a Prefeitura investirá R$ 4.799.685,84, em uma área de 1.860,34 m². A nova unidade ofertará da pré-escola ao 5° ano do Ensino Fundamental I. Enquanto as obras estão sendo realizadas, as atividades serão desenvolvidas no Espaço Axé, localizado bem próximo à Escola Municipal Roberto Correia.

Balanço – Ao longo da gestão atual foram 37 novas escolas construídas; 35 reconstruções; 164 reformadas, totalizando 236 unidades educacionais que passaram por algum tipo de intervenção. Passaram de 17 mil vagas na Educação Infantil em 2012 para cerca de 45 mil em 2018.

No âmbito do projeto de demolição e reconstrução de 16 unidades escolares municipais, a estreante do programa foi a Escola Municipal de Plataforma, em novembro de 2018, seguida pelo CMEI Fruto do Amanhã; CMEI Yolanda Pires; Escola Municipal Engenho Velho da Federação; CMEI Angelina Rocha de Assis; CMEI de Nova Sussuarana; Escola Municipal do Pau Miúdo; CMEI Antônio Pithon; CMEI Maria Rosa Freire; CMEI Mario Altenfelder; e CMEI Maria da Conceição Costa.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Ao som e beleza da Fanfarra Municipal da Palestina (Famup), um misto de saudosismo e expectativa era eminente nos moradores do bairro, que fica no limite com o município de Simões Filho. Isso porque o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Rosa Freire, situada ao lado da Escola Municipal da Palestina, teve a demolição da antiga estrutura iniciada nesta quarta-feira (16). No local, a ordem de serviço para o início das obras de reconstrução foi assinada pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice, Bruno Reis; do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, demais gestores e comunidade escolar.

O novo CMEI será ampliado e terá capacidade para atender cerca de 300 alunos de 3 a 5 anos – um aumento de quase 50% no número de vagas oferecidas no antigo imóvel, bastante desgastado pela ação do tempo. “Assim como a Escola Municipal da Palestina, que também foi recuperada pela Prefeitura, o novo CMEI Maria Rosa Freire vai oferecer todo o conforto, segurança e orientação pedagógica de qualidade aos alunos. Com essa nova estrutura, será ampliado em quase 100 o número de vagas ofertadas. Esse é o esforço que a administração municipal está fazendo em ampliar o número de vagas na Educação Infantil – já saltamos de 20 mil, em 2013, para 44 mil, no fim de 2018. Com o programa Pé na Escola, a intenção da Prefeitura é fazer com que nenhuma criança de 4 e 5 anos, em 2019, fique fora da sala de aula”, relatou o prefeito.

Para a comunidade, a expectativa é a melhor possível com a reconstrução da unidade de ensino. “É uma emoção muito grande, pois a Rosa Freire foi construída pela própria comunidade, essa estrutura antiga tem uma história que faz parte do bairro. No entanto, tenho certeza de que vamos ter uma escola que realmente vai atender às demandas da comunidade. Todos nós agradecemos pelo olhar cuidadoso conosco”, afirmou a diretora Rosângela dos Santos, que há 15 anos atua na instituição.

Mãe de Ludmila, de 6 anos, recém-saída do CMEI Maria Rosa Freire, a dona de casa Joseane Souza, de 38 anos, ressalta a qualidade do ensino e a importância da ampliação da instituição. “Minha filha estudou aí e era uma ótima escola, com ensino e professores muito bons. Aqui estava precisando mesmo de mais vagas, pois ainda é muito difícil conseguir uma”, ressaltou, sobre a intensa demanda.

Estrutura – Com uma área de 1.414,93 m², o CMEI terá oito salas de aula, uma sala multiuso, varanda, solário, jardins, guarita, casa de gás, casa de lixo, casa de bombas, subestação, brinquedoteca, lavanderia, depósitos, copa, direção, coordenação, recepção, sala de professores, elevador, pátios, despensa, área para preparo de mamadeiras e alimentos, refeitório, sala de repouso e área para banho. A creche é adaptada para pessoas com deficiência, por isso terá elevador e banheiros apropriados.

O investimento foi de aproximadamente R$ 4 milhões de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com contrapartida do município. Enquanto as obras são realizadas, os alunos da instituição serão relocados para o prédio de uma unidade particular, a Escola Modelo, que foi alugada pela Smed para garantir aos estudantes toda a comodidade necessária para o desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Esta é a décima das 16 unidades escolares que estão sendo demolidas e reconstruídas pela Prefeitura, ação que soma investimentos da ordem de R$ 96 milhões. Até o momento, já estão sendo reconstruídas as escolas de Plataforma, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, Boa Vista do Lobato, Engenho Velho da Federação, Nova Sussuarana, Pau Miúdo, São Cristóvão e Fazenda Coutos.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os pais e responsáveis que desejam ingressar as crianças na rede municipal de ensino de Salvador devem ficar atentos ao calendário de matrícula de novos alunos para este ano letivo de 2019, iniciado no último dia 2. Nesta terça-feira (8), o atendimento está sendo feito para as vagas do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Já nesta quarta-feira (9), é a vez do 4º e 5º ano. Na sexta-feira (11), serão feitas as matrículas para o 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) II – Tempo de Aprendizagem (TAP) IV e V.

O processo pode ser feito em qualquer unidade escolar da rede municipal, das 8h às 17h. As matrículas para EJA podem ser realizadas até 21h nas unidades que oferecem esse segmento de educação. Na ocasião, os pais ou responsáveis poderão escolher a instituição de ensino de sua preferência. A rede municipal tem capacidade total de 162 mil alunos.

Para realização da matrícula, é necessária a apresentação dos seguintes documentos (cópia e original): certidão de nascimento ou carteira de identidade; CPF e comprovante de residência atualizado; cartão do programa Bolsa Família, caso seja beneficiário; Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS); cartão de vacina atualizado; histórico escolar dos alunos a partir do 2º ano do Ensino Fundamental, além de duas fotos 3×4.

Educação Infantil – Hoje, às 17h, se encerra a matrícula das crianças do Ensino Infantil contempladas na distribuição eletrônica, cujo sorteio ocorreu no último dia 28. O prazo se encerrava na segunda-feira (7), mas houve a prorrogação por mais um dia. Os pais e responsáveis pelos contemplados com a vaga deverão comparecer à unidade de ensino onde o aluno vai estudar, levando toda a documentação necessária para realizar a matrícula.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

As crianças do bairro de São Cristóvão terão mais um estímulo para estudar: o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Raul Queiroz, cuja reconstrução foi iniciada na manhã desta terça-feira (8), após a demolição da antiga estrutura. A obra foi autorizada pelo vice-prefeito Bruno Reis, que participou da solenidade ao lado do secretário de Educação, Bruno Barral.

De acordo com Bruno Reis, a Prefeitura tem intensificado os investimentos em educação nos últimos anos. “A nossa gestão já construiu, reconstruiu ou reformou 234 unidades de ensino. Também ampliamos em 39,8% o número de professores na rede municipal. Por isso, Salvador está entre as capitais brasileiras que mais avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, afirmou.

A nova escola, segundo Bruno Reis, é fruto de um investimento de R$ 4,215 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da administração municipal. “Desde novembro, a nossa gestão tem iniciado a reconstrução de uma escola por semana, com o objetivo de dar mais motivação para os alunos irem à escola, assim como oferecer condições dignas de trabalho aos professores”, pontuou.

O novo CMEI vai ter 1.833,02 metros quadrados e capacidade para 400 alunos. A unidade vai oferecer 260 novas vagas para estudantes da Educação Infantil. A escola vai atender 80 estudantes dos grupos 2 e 3, em tempo integral, em quatro salas. Nas outras seis, as demais crianças serão distribuídas em seis turmas, dos grupos 4 e 5.

A unidade de ensino em São Cristóvão é a oitava das 16 a serem reconstruídas pela Prefeitura em parceria com o FNDE. Em dois meses, já foram iniciadas as obras para a construção de outras sete escolas em Plataforma, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, Boa Vista do Lobato, Engenho Velho da Federação, Sussuarana e Pau Miúdo.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Doze alunos e ex-alunos da Escola Municipal Consul Schindler, localizada no bairro de São Caetano, participaram no dia 3 de dezembro da gravação do videoclipe da música Pantera Negra Deusa, da cantora Daniela Mercury, ambientado no Museu de Arte Moderna da Bahia. Os alunos são Reis e Rainhas Azeviche dos anos de 2012 a 2018, projeto realizado na unidade de ensino, sob a coordenação da professora Claudia Maria Torres Mattos, que, além de lecionar história, é bailarina e já foi rainha do bloco afro Muzenza, no ano de 2009, e que permanece como rainha destaque, ao lado do rei Siry Brasil, ajudando na escolha da Muzembela de cada ano.

Segundo a professora Claudia Mattos, através das relações que construiu ao longo da carreira e no decorrer do desenvolvimento do projeto, o trabalho realizado na escola começou a ter maior visibilidade. “O Projeto Rei e Rainha Azeviche valoriza a história do povo negro e sua contribuição para a construção do nosso país. Trabalhamos a autoestima dos alunos através de ações como desfile de turbantes, palco literário, biografia de personalidades negras, dentre outros. No dia da culminância do projeto, sempre há a participação de alguns artistas. Em 2018, tive o apoio de Edilene Alves, minha amiga, que já foi Deusa do Ébano e é dançarina oficial de Léo Santana. Foi ela indicou meus alunos para o clipe, já que Daniela havia sinalizado que queria a participação de crianças”, explica.

Os ensaios foram realizados pela professora com os alunos na própria escola e, em um destes dias, todos foram surpreendidos pela visita da cantora. Após a gravação do videoclipe, Daniela se mostrou satisfeita com o resultado e convidou parte dos alunos para dançar com ela no Projeto Pôr do Som, no qual a artista se apresenta há 20 anos, sempre no dia 1º de janeiro. A artista, inclusive, fez uma postagem nas redes sociais com uma foto, destacando a participação dos Reis e Rainhas Azeviches e agradecendo à docente. “As crianças maravilhosas da Escola Municipal Consul Schindler, que também participaram do videoclipe de Pantera Negra Deusa, ontem no palco dos 20 anos do Pôr do Som. Meu obrigada especial à dedicada professora e excelente bailarina Claudia Matos”, escreveu a cantora.

A aluna Isabela Nascimento Santos, 9 anos, aluna do 4º ano da Consul Schindler e que foi Rainha Azeviche no ano de 2018, se emociona ao lembrar da sensação de estar ao lado da cantora Daniela Mercury. “Ser Rainha Azeviche pra mim foi a realização de um sonho, com muito esforço e dedicação. Foi um prazer participar do clipe e fiquei feliz em também dançar para tanta gente me ver. Agradeço demais à cantora e mais ainda à professora Claudia, que nos orientou e fez tudo isso acontecer”, comemora a estudante.

Crislayne Santos Pereira, de 13 anos, já não é mais aluna da instituição, mas reconhece os ensinamentos adquiridos a partir do projeto realizado na instituição. “Foi uma experiência e tanto participar do clipe, mas foi na escola Consul Schindler e com a professora Claudia que aprendi tantas coisas sobre a minha identidade e que fizeram surgir essas oportunidades. Então foi a realização de um sonho, uma emoção que não sei nem descrever e espero que surjam mais experiências como estas”, finaliza.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A distribuição eletrônica de vagas para os novos alunos da Educação Infantil da rede municipal de ensino será realizada nesta sexta-feira (28), às 9h, na sede da Secretaria Municipal da Educação (Smed), na Avenida Garibaldi. O processo por meio eletrônico é público, transparente e acompanhado pelo sociedade. O resultado estará disponível no mesmo dia, a partir das 14h, no site da Smed, e também pode ser conferido em qualquer uma das unidades de ensino municipais.

A confirmação da matrícula será de 2 a 7 de janeiro. Nesse período, os responsáveis pelas crianças contempladas com vaga deverão comparecer à unidade de ensino onde o aluno vai estudar, levando toda a documentação necessária para realizar a matrícula: Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade, Cadastro de Pessoas Físicas – CPF (caso possua), comprovante de residência atualizado, cartão de vacina atualizado, Cartão Nacional de Saúde (SUS) e duas fotos 3X4.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O desafio de escrever um texto com o tema “Administração Pública Transparente, Cidadãos Participativos, Uma Cidade Melhor!” rendeu a cinco alunos do 8º e 9º ano da rede municipal de ensino as primeiras colocações no concurso de redação “A Cidade Somos Nós”. A premiação ocorreu nesta segunda-feira (26), no Palácio Thomé de Souza, e contou com as presenças do prefeito ACM Neto; da controladora-geral do município, Rita Garrido; e do secretário municipal da Educação, Bruno Barral.

O concurso de redação foi realizado entre os meses de setembro e novembro e, nesta edição, envolveu 440 alunos. O primeiro colocado ganhou um notebook e, do segundo ao quinto colocado, o prêmio para cada um foi um tablet. Promovida pela Controladoria Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), a iniciativa é uma ação integrante do Transparência Salvador.

Por meio do projeto, alunos da rede de ensino têm participado de atividades pedagógicas voltadas à reflexão e ao debate de temas relacionados à transparência pública, controle social e cidadania, reconhecendo a importância de própria participação para o bom uso do dinheiro público por parte dos gestores eleitos e a consequente melhoria dos serviços prestados pelos governos.

“A controladoria, que já faz um trabalho muito importante de proteção dos procedimentos da gestão pública do município, mais uma vez assume a liderança dessa iniciativa de envolver os alunos da rede municipal para estimular essa reflexão da importância do controle social da gestão pública. Fomentar isso nos jovens é o primeiro passo para uma sociedade mais participativa. Queria parabenizar a disposição e iniciativa dos estudantes de participarem dessa iniciativa e, assim podermos entender, através da redação produzida, qual é a visão dos nossos alunos sobre esse processo de transparência”, afirmou o prefeito.

De acordo com Rita Garrido, o projeto “A Cidade Somos Nós” já envolveu 3.300 alunos de escolas municipais desde meados de 2017, através da realização de oficinas nas unidades de ensino. O trabalho com alunos do 8º e 9º ano foi sugerido pela própria Smed, por serem jovens com capacidade de absorver e desenvolver o tema. “Agradeço a todos os envolvidos e ao apoio da Prefeitura, nessa ação de entendimento da cidade e mobilização social visando uma sociedade mais participativa”, pontuou a controladora.

Superação – Além de um bom texto, a redação vencedora também foi considerada um exemplo de superação. Aluna do 9º ano da Escola Municipal Clériston Andrade, em São Marcos, Andressa Santos Brito perdeu a visão aos nove anos de idade. No entanto, a cegueira não a impediu de gostar de escrever e viu, no concurso, a possibilidade de praticar ainda mais o hábito de tanto gosta.

“A professora perguntou em sala de aula quem gostava de escrever e logo me apresentei. Fiz a redação apenas por experiência, nunca pensei em ganhar. Fiquei muito feliz com o resultado e vou continuar a escrever sempre”, contou satisfeita, após ler a o texto escrito em braile para o público presente.

Bastante orgulhosa da filha, Mariluce Santos ressaltou a importância do trabalho de acolhimento da escola. “Andressa sempre estou em escola municipal e, na Clériston Andrade, já são quatro anos. Agradeço à equipe da escola, ao acolhimento e acessibilidade, enfim, por todo o conjunto. É uma vitória de todos nós.”

Demais premiados – A segunda colocação do concurso de redação ficou com Isaac Santos, da Escola Municipal Amélia Rodrigues, no Tororó. Já a terceira posição foi conquistada por Danielle Barreto, da Escola Municipal Alfredo Amorim, na Ribeira. A quarta colocação ficou com Lidiane Santos, também da Clériston Andrade. Por fim, o quinto lugar foi para Maria Victória Lima, da Escola Municipal Santa Rita, em Luiz Anselmo.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Mais uma unidade de ensino em pré-moldado, fechada há dois anos por não oferecer condições de segurança para alunos, professores e funcionários, começou a ser demolida pela Prefeitura nesta quarta-feira (26). A antiga Escola Municipal de Nova Sussuarana, localizada na Rua Engenheiro Rubens Zardival, vai dar lugar ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro, que será entregue em 2020 com ampliação para 500 do número de vagas. A ordem de serviço para demolição e início imediato das obras foi assinada nesta manhã pelo prefeito ACM Neto, no próprio local.

O evento também contou com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis; do secretário municipal da Educação, Bruno Barral; e do ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro, dentre outras autoridades, lideranças comunitárias e população. De acordo com o prefeito, em 2013, Salvador tinha 42 escolas em pré-moldado. Em visita a algumas delas, todas apresentavam o mesmo relato dos moradores: situação precária dos imóveis, como problemas de infiltração e alagamento no período das chuvas, provocadas pela falta de manutenção e ação do tempo.

“Como as crianças poderiam ter desempenho positivo com essa situação? Os professores e alunos precisam de boa estrutura para realizar um bom trabalho em sala de aula. Por isso, estamos fazendo esse esforço de reconstrução dessas escolas. Nossa meta é de que, até 2020, não tenhamos mais escolas em pré-moldado em Salvador”, afirmou ACM Neto. Ele ainda ressaltou o compromisso da Prefeitura em considerar a área social como prioridade da gestão: somente este ano, foram aplicados R$250 milhões a mais do que o exigido no orçamento municipal em saúde e educação.

“Essa escola está fechada há dois anos e o local já estava sendo usado por moradores de rua e usuários de drogas. Essa reconstrução é muito bem-vinda. Já penso em matricular minha filha menor aqui, quando for inaugurada”, relatou a ambulante e moradora do bairro Merina Rodrigues, de 37 anos, mãe de duas crianças de 3 e 7 anos de idade.

Novas estruturas – A unidade de ensino em Nova Sussuarana é a sexta dos 16 Centros Municipais de Educação (CMEI) a serem reconstruídos pela administração municipal, com recursos do FNDE. Desde o dia 8 de novembro último, já foram iniciadas a reconstrução de cinco escolas em Plataforma, Bom Juá, Fazenda Grande do Retiro, Boa Vista do Lobato e Engenho Velho da Federação.

Com área de 1.833 m² e investimento de R$4,7 milhões, o novo CMEI Nova Sussuarana abrigará dez salas de aula e terá ainda coordenação, secretaria, diretoria, sala dos professores, depósito de material didático, brinquedoteca, sala multiuso, solários, parque infantil, refeitório, cozinha. A lista de ambientes também engloba triagem de alimentos, depósito de merenda, lavanderia, depósito de material de limpeza, guarita com banheiro, subestação, casa de lixo, casa de gás, dois pátios (com e sem cobertura), pátio de serviços e jardins com gramado e horta.

No local também haverá elevador, banheiros para alunos, professores, funcionários e adaptados para pessoa com deficiência. Até a conclusão das obras, os alunos estão estudando em um imóvel alugado pela Prefeitura, próxima à antiga escola.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...