Educação

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O sorriso e a satisfação em se tornarem pequenos multiplicadores de boas práticas no trânsito em Salvador. Este foi o clima dos quatro estudantes premiados na 5ª edição do Concurso de Desenhos Infantis Sobre Educação no Trânsito, promovido pela Prefeitura através da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). A cerimônia foi realizada na terça-feira (14), no Auditório do Sest/Senat, na Pituba, e contou com a presença de representantes do Projeto Axé, Faculdade Unijorge, Colégio Militar da Bahia (CPM), Seguradora Porto Seguro e da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Também participaram do evento a escritora Cleiti Uzêda; Jocenildes Zacarias, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb); e o educador físico e recreador infantil Tio Paulinho.

Os premiados nesta edição do concurso foram Elton Oliveira Santos da Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, que garantiu a primeira colocação; a estudante Alice Novaes Feitosa Ribeiro, da Escola Marissol, que ficou na segunda posição do ranking; Ana Clara Macedo Serra, do Colégio da Polícia Militar Dendezeiros, que conquistou o terceiro lugar; e Mariana Souza Santos, da Escola Municipal Olga Figueiredo, que alcançou o quatro lugar na competição. Ao todo, foram mais de 1.800 participantes envolvidos na iniciativa .

Os vencedores ganharam um tablet como forma de incentivo ao desenvolvimento educacional. Os prêmios foram disponibilizados através da Seguradora Porto Seguro, parceira da Transalvador há dez anos e que auxilia o órgão em ações que sejam voltadas à redução de acidentes no trânsito. O concurso tem por objetivo incentivar a reflexão, a criatividade e a produção de trabalhos voltados para a Educação no Trânsito entre o público infantil das redes pública e privada de ensino do município. As inscrições para esta edição ocorreram entre os meses de agosto a outubro.

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Miriam Bastos, uma comissão julgadora selecionou as melhores produções, levando em consideração a técnica, expressividade, originalidade, criatividade e adesão ao tema. Os desenhos vencedores retratam, de forma criativa e original, comportamentos adequados do cidadão no trânsito.

“A importância maior é o engajamento das crianças no trânsito. Além de serem os condutores do futuro, podem levar para dentro de casa o que aprendem. Eles podem até cobrar dos pais certas atitudes, como parar para que alguém atravesse na faixa de pedestres ou respeitar o sinal vermelho. O aprendizado de maneira lúdica facilita o entendimento e a formação das crianças”, disse o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller.

 

 

 

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A Prefeitura preparou uma operação especial de transporte para os estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (12). A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) vai reforçar 93 linhas, (lista abaixo) que serão operadas com 560 veículos. As outras linhas mantêm o funcionamento normal na cidade.

Essas linhas atendem aos principais corredores da orla, miolo e subúrbio. As provas começam às 12h30 (13h30 horário de Brasília) e a operação especial de transporte vai acontecer das 7h às 15h.

Além destes ônibus extras, a Semob terá o reforço de nove veículos reguladores nas Estações Acesso Norte, Pirajá e Mussurunga. Esses veículos ficarão à disposição atender o retorno dos candidatos para casa, entre as 14h e 20h.

 

CÓDIGO

LINHA

1507

Pirajá / RN – Lapa

1515

Conjunto Pirajá I – Ribeira

1540

Conjunto Pirajá I – Estação Pirajá

1342

Est. Pirajá – Bonfim

1511

Conj. Pirajá I – Eng. V. Federação

0303

Boa V. São Caetano – Nazaré

1526

Vista Alegre – Lapa

1533

Fazenda Coutos – Lapa

1604

Base Naval / S. Thomé / Esc. de Menores - Lapa

1606

Paripe – Barroquinha

1608

Paripe – Ribeira

1634

Alto de Coutos – Pituba

1638

Fazenda Coutos – Ribeira

1651

Base Naval – S. Thomé –Lapa

1662

Base Naval – Ribeira

0216

Ribeira – Lapa

0201

Ribeira /Bonfim - Campo Grande

0316

Faz. Grande do Retiro – Lapa

0337

São Caetano – Lapa

0221

Ribeira-Barbalho/Faz. Garcia

0218

Ribeira – Pituba

0219

Ribeira – Rodoviária

0237

Ribeira - Rio Sena / A. Sta. Terezinha

1607

Paripe – Barra

1614

Mirante de Periperi – Itaigara

1628

Rio Sena – Lapa

1633

Mirante de Periperi – Ondina

1653

Paripe – Aeroporto

0334

São Caetano – Barra

0403

Caixa D’água – Lapa

0301

Alto do Peru – Terminal Acesso Norte

0354

Capelinha – Terminal Acesso Norte

1301

Estação Pirajá – Brotas

1304

Castelo Branco – Lapa

1345

Castelo Branco - Bx. dos Sapateiros

1211

Tancredo Neves – Barra

1327

Est. Pirajá - Bx. dos Sapateiros

1340

Est. Pirajá - Barra 1

1341

Est. Pirajá - Barra 2

1347

Est. Pirajá – Pituba

1349

Canabrava - Est. Pirajá R1

1413

Boca da Mata - Lapa / Barra

1388

Estação Pirajá – Barra 3

1215

Engomadeira – Lapa

1102

Cabula VI – Lapa

1225

Sussuarana – Lapa ( Vasco)

1116

Terminal Acesso Norte - Saboeiro

1141

Cabula VI - Ribeira R1

1142

Cabula VI - Ribeira R2

1137

Pernambués – Barra

1319

Pau da Lima-Lapa/Barra

1310

Estação Pirajá – CAB

1403

Cajazeira 11 – Ribeira

1207

Tancredo Neves – Pituba

1389

N. Brasília/Jd. N. Esperança - Est. Pirajá

1334

Sete de Abril – Lapa

1130

Cabula VI – Ondina

1107

Terminal Acesso Norte – Tancredo Neves

1108

Terminal Acesso Norte – N. Sra Resgate

1146

Terminal Acesso Norte – Arenoso

1233

N. Sussuarana/Sussuarana – Terminal Acesso Norte

1025

Estação Mussurunga – Barro Duro

1328

Est. Pirajá / Est. Mussu –Aeroporto

0805

Pituba – Lapa

0902

Boca do Rio – Lapa

0914

Vale dos Rios / Stiep R3

1052

Est. Mussurunga – Barra 2

0503

Brotas – Lapa

0519

Brotas - Faz. Grande do Retiro

0704

Federação – Nazaré

0708

Nordeste – Lapa

0715

Santa Cruz – Lapa

0728

Nordeste – Ribeira

0915

Vale dos Rios / Stiep R4

0102

Barbalho-Iguatemi

0410

Sieiro – Aeroporto

0807

Pituba-França

1051

Est. Mussurunga – Barra 1

1055

Estação Mussurunga- Ribeira/S.Joaquim

1031

Praia  do Flamengo – Estação Mussurunga R1

1034

Parq. São Cristóvão – Barroquinha

1053

Estação Mussurunga – Barra 3

0420

Pau Miúdo – Lapa

1062

Estação Mussurunga – Hosp.Central/Cabula

0342

Rodoviária – Circular A

0344

Rodoviária – Circular B

0417

IAPI – Lapa

0131

Lapa – Patamares R1

0132

Lapa - Patamares R2

0713

Santa Cruz - Calçada / Bonfim

0931

Rio das Pedras – Campo Grande R1

0932

Rio das Pedras – Campo Grande R2

1302

VL. 2 de Julho/Trobogy - Lapa

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Usar o lúdico para envolver os alunos nas atividades e aumentar o desempenho escolar foi o que instigou a professora Edcleide Nascimento, da Escola Municipal Senador Antônio Carlos Magalhães, situada no Ogunjá, a criar um recurso didático voltado para gamificação – uso dos recursos de jogos para ensino/aprendizado. Como resultado do próprio empenho, o projeto "Aventura no Universo da Matemática" foi contemplado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, concurso promovido anualmente pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal.

O projeto inscrito pela pedagoga – que faz mestrado em Tecnologia pela Universidade Estadual da Bahia (Uneb), consiste em um jogo de tabuleiro extenso inteiramente voltado para o ensino da Matemática. À medida em que as provas do jogo vão sendo efetuadas pelos alunos, que se dividem em até cinco grupos representados por personagens como Super Mário e Luigi – famosos no universo dos videogames – vão sendo trabalhados conteúdos como operações e equações matemáticas, frações, formas geométricas, estimativas, cálculos e raciocínio lógico.

O produto foi desenvolvido para trabalhar com crianças do 4º e 5º ano, que já possuem desenvoltura na leitura e interpretação de texto e podem aproveitar o recurso em sua totalidade. “Não queria simplesmente participar de uma feira de Ciências e Tecnologia somente com artefatos tecnológicos, mas trazer uma possibilidade até para os professores de um recurso novo e inovador para trabalhar com os conteúdos de sala de aula. É um recurso acessível e que o professor pode fazer. Ele tem como adaptar o jogo para qualquer conteúdo, seja com conteúdos de matemática, cênicas ou geografia, por exemplo” explicou.

Em todo o país, 836 instituições de ensino inscreveram 9.755 projetos para avaliação nesta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Deste total de projetos submetidos à avaliação, apenas no estado da Bahia foram 234 iniciativas cadastradas. Na capital soteropolitana, apenas o projeto da Escola Municipal Senador Antônio Carlos Magalhães foi contemplado.

“Os meninos saem do lugar comum da sala de aula, de um espaço fechado, para estar em um lugar de inventividade maior. Eles ficam muito mais livres para brincar e aprender. Se eu fosse dar uma aula falando de tudo aquilo que eu quero trabalhar com esse jogo, numa estrutura tradicional, talvez o envolvimento não fosse tão grande. O ganho é trazer coisas novas e estar inserindo a criança nesse universo da tecnologia na escola pública. É uma ampliação de possibilidades didáticas”, reforçou a professora.

Em processo de aprimoramento, o material deve começar a ser utilizado em sala de aula até o fim deste mês. A proposta é que este recurso seja levado para outras unidades escolares da Rede Municipal de Ensino e apresentado a gestores e professores, para que ele possa ser adaptado ao perfil dos estudantes de cada unidade, replicado por outros educadores e usado como instrumento educacional com os alunos.

Concurso – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004 e é realizada sempre no mês de outubro. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), o Ministério da Educação (MEC) e o Banco Mundial realizam nestas quinta e sexta-feiras (9 e 10), das 8h às 17h30, no São Salvador Hotéis (Rua Dr. José Peroba, 244, Stiep), o workshop internacional “Monitoramento e Avaliação da Educação Infantil”. Na mesa de abertura estarão o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis, o secretário Municipal de Educação, Bruno Barral, a coordenadora-geral da Educação Infantil do MEC, Carolina Velho, e os representantes do Banco Mundial Leandro Costa e Amanda Divercelli.

Direcionado a técnicos da educação pública de Salvador e outros municípios brasileiros, o evento tem como objetivo promover uma discussão técnica sobre as metodologias dos sistemas de monitoramento e avaliação na Educação Infantil, bem como explorar outros modelos, considerando, para tanto, as práticas e a legislação brasileira voltada para área. O Workshop contará com a participação de especialistas nacionais, como a consultora do Banco Mundial, Fátima Alves, e internacionais, entre eles, Hiro Yoshikawa, professor da Faculdade de Educação de Harvard (EUA), e Abbie Raikes, da Universidade de Nebraska (EUA).

A proposta do evento é também estabelecer um intercâmbio de experiências e informações entre gestores, equipes técnicas de Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, do Ministério da Educação e profissionais de destaque da área educacional. A programação pode ser acessada no site da Smed www.educacao.salvador.ba.gov.br.

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A professora Lorena Barbara Santos Costa, da Escola Municipal Gersino Coelho, localizada no Doron, é uma das finalistas do prêmio Professores do Brasil - iniciativa do Ministério da Educação que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de docentes de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Os trabalhos selecionados concorrerão à etapa nacional e os vencedores serão conhecidos na primeira quinzena de dezembro.

O projeto "Vem Sambar e Aprender - O Samba como Instrumento de Resistência e Representação da Cultura Afro-Brasileira" já havia sido vencedor da etapa estadual, na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais (4º e 5º anos). O trabalho visou garantir no ambiente escolar o debate e a troca de conhecimentos sobre a cultura negra no Brasil, em especial a cultura da Bahia, através do samba de roda.

A professora ainda conclui que “trabalhar com o samba de roda é uma ferramenta poderosa de empoderamento dos alunos de escolas públicas, que, em sua maioria, são pessoas negras e que não reconhecem as influências e contribuições dos povos africanos na nossa cultura. O samba é o ritmo que simboliza a resistência da cultura negra”.

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Dez alunos de escolas municipais de Salvador viajam nesta segunda-feira (6), às 20h, para Portugal. Eles foram vencedores  do ‘Era uma Vez… Brasil’, um projeto de arte-educação voltado para adolescentes do oitavo ano da rede pública de ensino. Serão dez dias de intercâmbio, visitando cidades como Lisboa e Sintra e refazendo os caminhos da família real e da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil. No total, 16 estudantes baianos participarão da experiência, partindo do guichê da TAP, no aeroporto Luiz Eduardo Magalhães. 

Os estudantes da rede municipal que representarão a Bahia na viagem são: Ítalo dos Santos, Luís Fabiano Silva e Nataly dos Santos, da Escola Municipal Amélia Rodrigues, no Tororó; Mariene Marques e Ednei William dos Santos, da Escola Municipal 2 de Julho, no Trobogy; Sabrine de Almeida, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em São Cristóvão; Gabriel da Silva, da Escola Municipal Hildete Lomanto, em Fazenda Garcia; Ingridy da Graça, da Escola Municipal Alfredo Amorim, na Ribeira; Herbert Santos Ramos, da Escola Municipal Alexandre Leal; e Gabriel de França, da Escola Municipal Olga Figueiredo, em Cosme de Farias.

O projeto teve seis meses de atividades realizadas em duas etapas, nas quais os alunos passaram por oficinas culturais de teatro, música, audiovisual, história em quadrinhos e capoeira. “Nas etapas iniciais pudemos trabalhar desde a formação dos professores envolvidos até a convivência dos alunos em um ambiente de trabalho coletivo. Agora, nessa etapa final, eles poderão vivenciar o que os livros contam nas histórias dos reis e rainhas em Lisboa, em uma conexão entre passado e presente”, resume Marici Vila diretora executiva da Origem Produções, que realiza o projeto.

As histórias em quadrinhos produzidas pelos alunos participantes do projeto foram editadas no livro "O dilema de Dom João", que pode ser acessado no link https://goo.gl/eQKP7L.

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Prefeitos e vice-prefeitos de diversos municípios da Bahia e de outros estados do Brasil participaram, nesta terça-feira (24), do seminário “Um Município para Crianças e Adolescentes – Salvador/BA”, promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), e com o apoio da Fundação Abrinq. O seminário faz parte do programa Prefeito Amigo da Criança e será realizado até esta quarta-feira (25) no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na Pituba.

Participaram da abertura do evento o vice-prefeito, Bruno Reis, a secretária da SPMJ, Taíssa Gama, o secretário municipal de Educação, Bruno Barral, representantes da Fundação Abrinq, além de pessoas engajadas com políticas públicas para crianças e adolescentes. Em dois dias, serão debatidos temas como mobilização de recursos em tempos de crise financeira, orçamento participativo, políticas públicas e o plano municipal para infância e juventude. Esta é a quarta vez que Salvador adere ao Prefeito Amigo da Criança e busca a sua primeira premiação em reconhecimento às iniciativas desenvolvidas para o público infanto-juvenil.

Bruno Reis ressaltou, como avanços obtidos nos últimos cinco anos, a duplicação do número de vagas na educação formal para crianças de 0 a 5 anos, que passou de 20 mil, em 2014, para 40 mil, este ano; a reforma e ampliação dos Conselhos Tutelares em Salvador, que antes contava com 12 unidades e agora conta com 18, a reforma de 60% dos campos e quadras da cidade e a inscrição de 40 mil famílias no Programa Primeiro Passo, que concede auxílio financeiro no valor de R$ 50 por mês para beneficiárias do Bolsa Família que não conseguiram vagas nas creches municipais ou conveniadas na região onde moram.

“É um desejo nosso que Salvador receba o selo de reconhecimento do Programa Prefeito Amigo da Criança porque sabemos o quão importante é ser reconhecido pelo trabalho realizado. Naturalmente, a premiação serve de estímulo não só para o prefeito e vice, mas para que toda a equipe da gestão municipal continue motivada e estimulada a trabalhar ainda mais pelas crianças e adolescentes da nossa cidade”, afirmou o vice-prefeito.

Segundo Taíssa Gama, um dos grandes avanços obtidos após a adesão ao programa da Abrinq está sendo a criação do Orçamento da Criança e do Adolescente (OCA), que antes era atendido por várias secretarias. A partir dessa iniciativa, será um orçamento específico e deverá ser incluído no Plano Plurianual do Município. “É muito importante contar com o apoio e a expertise da equipe técnica da Fundação Abrinq, não só para as políticas públicas que a gente já vem desenvolvendo, como para novas ações”, disse.

O programa – Criado pela Abrinq em 1996, o programa Prefeito Amigo da Criança busca mobilizar e apoiar tecnicamente o município na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A ação chega à sexta edição, mobilizando 2,2 mil municípios em todo o Brasil, com representação de todos os estados. Só na Bahia, são 176 cidades participantes. Ao final de quatro anos de participação do programa, prefeitos e prefeitas que conseguirem cumprir a agenda do programa e apresentarem evolução dos indicadores sociais serão premiados com um selo de reconhecimento. Salvador busca nessa edição conquistar, pela primeira vez, a premiação.

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“Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si / É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti...”. Foi assim, através dos versos da canção “Trem Bala”, da cantora e compositora Ana Vilela, que os alunos da Escola Municipal Novo Horizonte, na Rua Albino Fernandes, demonstraram a satisfação em ver a escola novinha, após intervenção feita pela Prefeitura. A cerimônia de entrega da unidade de ensino, realizada nesta terça-feira (24), contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, além de demais gestores municipais, lideranças comunitárias e comunidade escolar.

O prefeito ressaltou, mais uma vez, a meta da administração municipal em inaugurar uma unidade escolar por semana até o fim deste ano. Ele lembrou que, em 2013, Salvador ocupava uma das piores posições no Índice Nacional da Educação Básica (Ideb) entre as capitais do país. “As unidades estavam com as estruturas comprometidas, não ofereciam qualquer segurança aos alunos. Era necessário fazer algo para que a comunidade fosse motivada a fazer, com qualidade, educação escolar.”

A diretora da unidade, Cristiane Vieira, lembrou que a Escola Municipal Novo Horizonte estava em uma situação deplorável antes da demolição do antigo imóvel. “Hoje temos uma estrutura de qualidade e digna para atender com excelência à comunidade. Agradecemos a todos pela sensibilidade em atender nosso pleito", observou.

Transformação – Construída em uma área de cerca de 2 mil m², a unidade de ensino foi completamente reconstruída após ser demolida pela Prefeitura, em julho do ano passado, devido a problemas com a antiga estrutura em pré-moldado. Com investimento de R$2,6 milhões, a nova escola de Novo Horizonte conta com 13 salas de aula, sala de reunião, sala de professores, secretaria, diretoria, seis sanitários destinados a alunos e funcionários, adaptados às pessoas com deficiência, pátios coberto e descoberto, lavanderia, cozinha, despensa, jardim e área de serviço. Atualmente, a unidade atende a 567 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Desde 2013, a Prefeitura iniciou um processo de requalificação da rede de ensino nunca antes vista na história de Salvador. No total, já foram entregues reformadas 164 escolas, sendo 20 Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs). Outras 25 foram reconstruídas (cinco CMEIs e 20 escolas) e 27 erguidas do zero (21 CMEIs e seis escolas).

Mais novidades – Os moradores de Novo Horizonte ainda receberam mais duas boas notícias do prefeito ACM Neto. A primeira delas foi a autorização para o início da recuperação da iluminação da Rua Albino Fernandes, onde está localizada a escola – a obra foi a mais votada pela comunidade, através do programa Ouvindo Nosso Bairro. A segunda melhoria é a realização da segunda etapa do programa Morar Melhor no bairro, que vai reformar, inicialmente, 200 casas em situação precária.

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Cerca de 18 mil alunos da rede municipal de Educação devem participar da Prova Brasil 2017 - uma avaliação diagnóstica, em larga escala, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Alunos do 5° e do 9º ano do Ensino Fundamental responderão a questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura; e Matemática, com foco na resolução de problemas.

As provas serão aplicadas a partir desta segunda-feira (23) até 3 de novembro. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. Os resultados das avaliações, que fazem parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2017.

"Com esses dados, teremos um diagnóstico da nossa rede, identificando pontos fortes e pontos fracos, aperfeiçoando assim a qualidade da educação municipal", explica Bruno Barral, secretário municipal de Educação. "A divulgação desses dados e índices também possibilita à sociedade acompanhar a qualidade do ensino da educação pública, bem como as políticas públicas implementadas pelo município", frisa.

Para incentivar a participação dos alunos, já que a prova não é obrigatória, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realiza ações direcionadas, através dos professores, gestores e gerentes regionais de educação, como palestras, aulões, atividades pedagógicas e campanha de participação. A expectativa é que, pelo menos, 80% dos estudantes façam as provas, que serão aplicadas pela escola sob coordenação da empresa executora da avaliação.

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