Educação

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Passar em um concurso público, cursar uma faculdade ou simplesmente dar um futuro melhor aos filhos. Esses são apenas alguns dos sonhos dos educandos que tentam concluir os estudos através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Educação de Salvador. Para dar maior apoio e incentivo aos estudos desses alunos, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), através de iniciativa da Gerência Regional de Educação (GRE) de Cajazeiras, implementou o projeto Pulo do Gato, um curso preparatório para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos - Encceja 2018, prova gratuita realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para quem busca uma certificação de conclusão do Ensino Médio ou do Ensino Fundamental.

De acordo com Marcelo Borges, coordenador pedagógico da GRE Cajazeiras e idealizador do projeto, a iniciativa surgiu na tentativa de incentivar os alunos a buscarem a devida certificação. “Em 2015, quando ainda estava na Escola Municipal Adauto Pereira de Souza como coordenador pedagógico à noite, percebi muitos alunos com desejo grande de fazer cursos e concursos, mesmo ainda sem concluir os estudos. Por isso, pensamos em orientar os alunos, mostrando que existe a possibilidade de adiantar as séries atrasadas através do bom desempenho no Encceja. E foi pensando nesse desempenho, criamos o Pulo do Gato, esse curso preparatório, como um suporte aliado às rotinas da EJA regular”, explica.

Este é o segundo ano do Pulo do Gato e, desta vez, qualquer pessoa pode participar, desde que estejam inscritos no Encceja. Além disso, na primeira edição, as aulas foram realizadas apenas em uma escola da GRE Cajazeiras. No entanto, pensando em facilitar o deslocamento dos alunos, este ano, as aulas foram distribuídas em três polos base: Valéria, Cajazeiras e Estrada Velha, nas escolas municipais da Palestina, Elysio Athaide e Novo Marotinho, respectivamente. É isso o que explica a gerente regional Adenildes Lima. “No primeiro ano, as aulas eram apenas aos sábados pela manhã, em apenas uma das escolas da região. Com essa mudança, sabemos que vamos facilitar ainda mais a vida desses alunos, já damos o material didático, mas sabemos que muitas vezes a falta de dinheiro para pegar um transporte pode ser determinante para esse aluno seguir em frente ou não”.

Além de um módulo com questões de língua portuguesa, redação, ciências, geografia, matemática e história, os estudantes também receberam na aula inaugural um DVD produzido pela coordenação pedagógica da GRE, com videos relacionados aos assuntos da prova. A dona de casa Joane Lucia Teles, de 57 anos, aponta que, com o Pulo do Gato, pretende acelerar os estudos para concluir logo o segundo grau. “Tenho oito netos, quatro filhos e uma bisneta. Como sou viúva, fico boa parte do meu tempo em casa. Então estou unindo o útil ao agradável, ocupando a mente, ao mesmo tempo concluindo meus estudos para dar um bom exemplo para minha família, principalmente aos que estão chegando agora”, salienta a aluna que cursa o 6º ano da EJA e que está entre os mais de 100 inscritos no projeto Pulo do Gato.

Gilmar Aguiar, de 35 anos, também está cursando o 6º ano da EJA. Ele precisou trabalhar cedo, já que constituiu família aos 18 anos de idade. Agora, pretende concluir o ensino médio para tentar aprovação em um concurso público. “Meu sonho é fazer um concurso e trabalhar em alguma área da Prefeitura ou do Governo. Tive que parar muito cedo de estudar porque precisava trabalhar e a correria era esta: de dar o de melhor para meus filhos e minha esposa”. Segundo ele, essa é uma grande oportunidade de chegar onde almeja. “Essa é uma grande chance de adiantar meu lado e eu vou mergulhar de cabeça no projeto Pulo do Gato, para eu conseguir chegar onde quero”, comemora.

Alan Muniz, subprefeito de Cajazeiras, ressalta que acompanha o projeto desde o início e que vê na iniciativa a possibilidade de fortalecimento do cidadão dentro da sua comunidade. “O Pulo do Gato é maior do que o conteúdo pedagógico. Existe uma questão social envolvida, e por isso se torna algo atrativo para o cidadão. Essas pessoas não querem ser vistas como semianalfabetas ou analfabetas entre os seus. É uma questão de valor, de cidadania, do pertencimento, já que muitas delas tiveram grandes dificuldades para se manter nos estudos”, pontua.

Irene Sobral tem 25 anos e dois filhos. Ela parou de estudar aos 14 anos, na 4ª série e agora cursa o 5º ano do ensino fundamental na EJA. “Meu objetivo é concluir meu ensino médio, fazer meu curso de direito e dar um futuro melhor para os meus filhos. Vou me dedicar a esse projeto, porque preciso acelerar meus estudos, já que precisei parar de trabalhar porque não tenho quem tome conta dos meninos. Então, estou estudando à noite justamente pensando no nosso futuro, para tentar melhorar a nossa vida”.

A aplicação de provas do Encceja Nacional será em 5 de agosto (domingo); no dia 3 (sexta-feira), a GRE Cajazeiras já organiza um aulão para preparar os estudantes para a avaliação. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018. Mais informações estão disponíveis no portal.mec.gov.br.

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A professora Lorena Bárbara Santos Costa, da Escola Municipal Deputado Gersino Coelho, ganhadora da etapa regional do 10º Prêmio Professores do Brasil e finalista da etapa nacional, está na Irlanda - um dos prêmios do concurso organizado pelo Ministério da Educação (MEC). Ela e outros 29 professores brasileiros foram em missão de estudos na Irlanda, para conhecer a cultura local e realizar uma capacitação do sistema educacional Irlandês.

Foram sete dias de palestras, troca de experiências, visitações a espaços culturais e unidades educacionais do ensino fundamental, médio e de nível superior, como a Mary Immaculate College e a St Mary's University College. O encerramento das atividades ocorreu com a entrega de certificados pela embaixadora brasileira na Irlanda, Eliana Zugaib.

Lorena Costa, que faz parte da rede municipal desde 2007, é autora do projeto “Vem Sambar e Aprender - O Samba como Instrumento de Resistência e Representação da Cultura Afro-Brasileira”, vencedor da etapa regional, na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais (4º e 5º anos).

Desenvolvido na Escola Municipal Gersino Coelho, no bairro de Narandiba, em Salvador, o trabalho teve como protagonistas as turmas do 5º ano e visou garantir no ambiente escolar o debate e a troca de conhecimentos sobre a cultura negra no Brasil, em especial a cultura da Bahia, através do samba de roda.

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A Prefeitura estendeu o prazo das inscrições para o IngreSSAr, curso preparatório gratuito com foco no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para até o proximo dia 4. O programa é promovido através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e deve beneficiar 400 jovens com idade entre 15 a 29 anos, em instituições de ensino credenciadas para os cursos intensivos. As aulas terão início no segundo semestre deste ano e prosseguem até as provas, em novembro. 

As inscrições devem ser efetuadas via internet no endereço www.spmjeneminscricao.salvador.ba.gov.br. Quem preferir, pode efetuar a inscrição presencialmente no Infocentro da Juventude, localizado na Avenida Sete de Setembro, 202, Edifício Adolpho Basbaum, 4º andar. Neste caso,  o atendimento só poderá ser realizado na próxima quarta (2), quinta (3) e sexta-feiras (4).  

Para participar, os jovens devem residir em Salvador; serem egressos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública, bolsistas integrais em escolas particulares ou concluintes da Educação de Jovens e Adultos (EJA); e integrantes de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. Esta última não é uma prerrogativa obrigatória. É necessário também que os selecionados estejam inscritos no ENEM 2018 e apresentem, após esta primeira etapa, o comprovante de matrícula do Exame Nacional. 

Conforme previsto em lei, 5% das vagas serão destinadas às pessoas com deficiência e 30% reservadas para pessoas que se autodeclaram negros. O cadastro de reserva será composto por até duas vezes o número de vagas e o resultado provisório, contendo a relação dos alunos aprovados, será promulgado no Diário Oficial do Município (DOM) e amplamente divulgado pelas redes sociais e pelos meios de comunicação.

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A promoção da cultura e história afro-brasileiras dentro do currículo escolar é o foco da V Mostra Criativa de Cultura e Arte Negra, lançada pela Prefeitura nesta quarta-feira (25), no Subúrbio 360, em Coutos. Estiveram presentes na ocasião os titulares das secretarias municipais da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, e da Educação (Smed), Bruno Barral, além do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, alunos e professores da instituição de ensino.

A atividade, que conta com o apoio do Conselho Municipal da Educação (CME), traz o tema “Cantos, recantos e encantos negros de Salvador” e será desenvolvido, durante todo o ano, nas escolas da rede municipal de ensino. Serão reunidos trabalhos artísticos e projetos inspirados nas leis 10.639/03 e 11.645/08, que determinam a obrigatoriedade do ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Os alunos terão a oportunidade de apresentar projetos relacionados à cultura africana em diferentes formatos – audiovisual, literatura, música e fotografia, dentre outras – na V Mostra Cultural, que acontecerá em dezembro, no Teatro Castro Alves (TCA).

“A expectativa é de que todos os envolvidos pensem na Mostra Cultural não apenas pelo cumprimento da Lei 10.639. Discutir a história da África e da cultura afro-brasileira é importante para acabarmos com toda a discriminação que ainda impera nesse país. É importante que isso não se perca”, expôs o titular da Smed, Bruno Barral. 

Durante todo o ano letivo, a Mostra Cultural contará com programação que permitirá a discussão de importantes temas, a exemplos do combate ao racismo e a discriminação racial. “Precisamos ter compromisso e coragem para enfrentar as adversidades. A arte pode mudar a vida de milhões de pessoas e essa Mostra Criativa vai além de apenas cumprir o que a lei nos determina. É descobrirmos os talentos dessa juventude e colocarmos em debate esse tema tão importante”, disse a secretária Ivete Sacramento. 

Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o fomento a arte, cultura e educação são os pilares para a construção de um país mais forte. “Quando vejo crianças cantando, dançando, tenho a certeza que podemos fazer um país mais justo e mais honesto. Um sonho da gestão era trazer a cultura e a arte para as pessoas que mais necessitam e, até o fim deste ano, vamos contar com dez espaços culturais administrados pela Prefeitura. Pouco a pouco, serão levados a cultura e a arte para a população de Salvador”, finalizou.

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As escolas da rede municipal de ensino de Salvador já estão preparando os alunos para a 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), com provas a serem realizadas em junho deste ano. As atividades envolvem reforço do conteúdo exigido pela Olimpíada que, em 2017, reuniu 18.808 alunos de 50 unidades de ensino municipais. Em todo o Brasil, no ano passado, participaram mais de 18 milhões de estudantes oriundos de 51.373 instituições de ensino. 

As provas da 1ª fase acontecem no dia 5 de junho, nas próprias unidades escolares. Já a segunda fase será no dia 15 de junho, às 14h30. Estão aptos a participar da Obmep alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio. De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Luiza Mahin e vice-diretora do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja), Mariana Soledade, a preparação para os alunos sempre acontece a partir da análise do desempenho da edição anterior.

O método permite que os professores identifiquem os assuntos que os estudantes tiveram mais dificuldade e se empenhem para ensiná-los. “Realizamos simulados preparatórios para o exame, recorrendo aos materiais disponibilizados no site da Obmep e também aos livros e CDs que eles nos ofertam”, diz Mariana. Todos os alunos participam do reforço voltado para a primeira fase. Para a segunda fase, é feito um planejamento específico para os classificados, com o apoio de projetos proporcionados pela Prefeitura.

Estímulo – A Olimpíada é realizada com o objetivo de estimular e promover o estudo da matemática; prover a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas. “A preparação dos alunos para a olimpíada é fundamental, pois é um momento importante para que possamos notar como está o nosso ensino e, também, para promover a inclusão social por meio da difusão de conhecimento”, afirma a diretora da Escola Municipal Visconde de Cairu, Ivete Pereira.

Segundo o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, a participação dos estudantes tem uma importância que vai muito além da conquista de medalhas ou menções honrosas. Ele afirma que a iniciativa é um estímulo para que os alunos se interessem ainda mais por essa disciplina, para despertar vocações ligadas às ciências exatas e até revelar novos talentos na área.

“As escolas municipais estão prontas e os professores empenhados para acompanhar e dar todo suporte necessário aos estudantes”, disse o titular. “Tenho certeza que a Obmep só vai evidenciar ainda mais o desenvolvimento dos alunos da nossa rede e, consequentemente de Salvador, capital que mais avançou na educação no Brasil, conforme constatado pelo último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, assegura Barral. 

Premiação – Serão concedidas aos alunos classificados de escolas públicas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze, além de 46.200 certificados de Menção Honrosa e 6.500 vagas para participação no Programa de Iniciação Científica Jr.(PIC). Já os estudantes de escolas particulares concorrerão a 75 medalhas de ouro, 225 medalhas de prata, 675 medalhas de bronze, 5.700 certificados de menção honrosa e 975 vagas para participar do PIC. Também haverá premiações para o professor, escolas e secretarias municipais de educação, cuja equipe de alunos alcance bom desempenho nas provas. 

A OBMEP é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

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Além do início das obras do BRT, o aniversário de 469 anos de Salvador foi celebrado hoje com a assinatura de termos de compromisso para a destinação de R$41,8 milhões para a educação pública municipal. Os recursos serão aplicados na reconstrução de sete unidades de ensino e na aquisição de mobiliário escolar. Os termos de compromisso foram assinados na mesma solenidade na qual o prefeito ACM Neto determinou o início das obras do sistema do BRT, na região do Parque da Cidade. 

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro, e o secretário municipal de Educação, Bruno Barral, estiveram presentes no evento. "Esse é o segundo termo que assinados com o FNDE em poucos dias, somando cerca de R$100 milhões em investimentos do Ministério da Educação em Salvador. Nada melhor para festejar o aniversário da cidade do que com realizações importantes como essas", afirmou o prefeito. 

Do valor total dos termos de compromisso, R$ 36,8 milhões serão destinados à reconstrução das escolas municipais Roberto Correia, Engenho Velho da Federação, Pau Miúdo e Francisco Magabeira e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Nova Sussuarana, Maria Rosa Freire e Plataforma. Desse recurso, R$ 24,9 milhões serão oriundos do FNDE e R$ 11,9 milhões serão de contrapartida da Prefeitura.

Além de novas estruturas físicas, o investimento representa a criação de 1.280 novas vagas escolares, sendo 650 para a Educação Infantil e 630 para o Ensino Fundamental. Para a renovação do mobiliário escolar, o termo de compromisso prevê R$ 5 milhões, que serão aplicados em toda a rede municipal.

 

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A apresentação do Referencial Curricular Municipal para os anos Iniciais do Ensino Fundamental foi o foco do seminário "O currículo nossa rede e a BNCC: reflexões e convergências". A abertura do evento, realizado nesta terça-feira (27),  no Fiesta Bahia Hotel, no Itaigara, contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, além de convidados, professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino.

Realizado em parceria entre a Smed e o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), o encontro serviu também para discutir e verificar propostas para o desenvolvimento das ações propostas pelo documento, construído em articulação com a Base Nacional Comum Curricular.

Para discutir o tema, foi convidado o jornalista e matemático Ricardo Falzetta, membro do conselho editorial da Jeduca – associação nacional de jornalistas de educação – e membro do Conselho Consultivo do Instituto Rodrigo Mendes.

O prefeito ACM Neto salientou que Salvador passou por profundas mudanças nos últimos cinco anos e a educação foi um dos maiores exemplos disso. "A transformação da educação em prioridade é fruto de uma decisão política. Aumentamos o orçamento municipal para a pasta e investimos tanto na capacitação dos profissionais, quanto no conteúdo curricular próprio", afirmou o prefeito. Ele lembrou que um dos resultados desde investimento na área foi o crescimento do Índice Nacional da Educação Básica (IDEB) da cidade, que saiu da antepenúltima para a sétima posição dentre as demais capitais do país.

O secretário Bruno Barral ressaltou que o encontro é um momento de coroação e agradecimento pelo trabalho feito pelos profissionais da rede. "Foram mais de 4 mil professores, além de coordenadores pedagógicos e gestores escolares envolvidos na construção desse material, que hoje tem a cara da nossa rede municipal de ensino. Ainda temos muito a fazer, como fortalecer a Educação de Jovens e Adultos e o trabalho de educação das séries iniciais. Mas, com muito esforço, vamos conseguir avançar ainda mais", afirmou Barral.

 

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Os avanços da Educação em Salvador nos últimos cinco anos foram abordados durante a X Reunião de Ministros da Educação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ocorrida no Hotel Deville Prime, em Itapuã. Estiveram presentes no evento o prefeito ACM Neto; o ministro da Educação no Brasil, Mendonça Filho; a secretária-executiva da CPLP, Maria do Carmo Silveira; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro; demais ministros, gestores na área de educação dos países da CPNP e autoridades locais.

A respeito de um dos principais temas discutidos no encontro – a merenda escolar – o prefeito salientou que, na capital baiana, houve nos últimos cinco anos um crescimento do desempenho educacional nas crianças, que está diretamente relacionado à merenda escolar. “A Prefeitura vem fazendo um grande esforço para reforçar o número de creches e pré-escolas e, assim, oferecer educação em tempo integral para crianças de 0 a 5 anos, assegurando cinco refeições diárias. Se aquela criança voltar para a cada e os pais, devido às condições de extrema pobreza, não tiverem condições de complementar a alimentação, pois o que ela recebeu na escola já é suficiente para garantir um crescimento saudável e isso reflete no aprendizado.”

ACM Neto ainda pontuou que, em 2018, 45 mil crianças foram matriculadas em creches e pré-escolas na rede municipal de ensino. A oferta de vagas mais que dobrou nos últimos cinco anos – em 2012, era de apenas 20 mil. Outros investimentos também contribuem para que a merenda escolar seja ampliada em Salvador, como as novas unidades construídas e/ou reformadas na cidade, a exemplo do Subúrbio 360, em Coutos.

O secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, relatou que Salvador tem sido vanguardista em algumas ações realizadas no quesito merenda escolar. Uma delas envolve a terceirização do serviço, que beneficia mais de 150 unidades atendidas com cinco refeições diárias. Hoje, são ofertadas mais de 265 mil refeições por dia nas 433 escolas e mais de 140 mil alunos em toda a rede municipal de ensino. “Por isso, fomos convidados pelo FNDE para sediar o evento e é importante discutirmos com os países de língua portuguesa as melhores práticas na área de merenda escolar e sair daqui com um plano definido”, completou Barral.

O ministro Mendonça Filho lembrou que a alimentação escolar permite tratar do combate à desnutrição infantil, diminuir as taxas de evasão escolar, melhorar o aprendizado do aluno e, ainda, estimular a cadeia produtiva da agricultura familiar, mantendo o trabalhador no campo.

Comunidade – A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996, em Lisboa, e é constituída por nove estados-membros: Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A presença e a atuação do grupo têm contribuído para a projeção internacional da língua portuguesa, para o fortalecimento institucional e político de seus membros em situação de crise ou instabilidade e para a afirmação conjunta dos interesses comuns de desses países em outros foros internacionais, além do desenvolvimento de programas de cooperação em diversas áreas.

Em 2017, Salvador também foi sede de outro evento da CPLP – a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com abertura ocorrida no Forte São Diogo, na Barra. Na ocasião, a cidade foi declarada a Capital da Cultura da CPLP.

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Nesta segunda-feira (12), a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou uma palestra na Escola Municipal Luiz Anselmo para apresentar detalhes da Lei de Defesa do Consumidor (CDC). A iniciativa contou com 25 alunos do 4º ano, com idade entre 8 a 10 anos, e teve como intuito formar consumidores cada vez mais conscientes dos seus direitos.

A ação também acontece por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com o objetivo de levar para os alunos as noções básicas sobre o direito do comprador. “A Codecon busca sempre o diálogo com os consumidores e, nada melhor do que informar os consumidores mirins. Pretendemos estender essa ação para o máximo de instituições, visando também os adolescentes”, disse o diretor do órgão, Alexandre Lopes.

Na apresentação, o chefe do Setor de Divulgação da Codecon (Sediv), Antônio Carlos Souza, e a coordenadora do órgão, Eva Pestana, falaram sobre a importância da lei do consumidor, principalmente sobre a aquisição de produtos e/ou serviços dentro de um padrão de qualidade. A palestra foi baseada na turma do desenho animado “Bob Esponja” para melhor entendimento das crianças.

Após a parte teórica, os alunos foram até um mercado da região para compreender na prática como verificar o preço, as questões de validade, acondicionamento de produto e obediência à lei dos 15 minutos. “Essa parceria da Codecon com as escolas municipais é muito proveitosa, já que as crianças ampliam o exercício de cidadania. A partir dessa ação, eles se tornarão multiplicadores de informações para os outros colegas e também para a família”, explana a diretora da escola, Cristina Souza.

A Codecon atua de forma preventiva, realizando fiscalizações nos diversos segmentos de consumo, como bares, restaurantes, hotéis, bancos, farmácias.

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