Educação

0
0
0
s2sdefault

Com intuito de fortalecer a educação digital na rede municipal de ensino, a Prefeitura deu início a mais uma turma que será beneficiada pela Formação de Professores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Inteligente Salvador). Os 500 docentes que lecionam em escolas das regionais Itapuã, Orla, Liberdade, Cidade Baixa e Subúrbio I tiveram as aulas iniciadas nesta segunda-feira (1º), no Centro de Formação Emília Ferreiro, no Edifício City Tower, Costa Azul. Os ensinamentos para esse grupo vão até sexta-feira (5).

Nesse primeiro ciclo de formação, o curso desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) pretende capacitar três turmas, totalizando 1,5 mil educadores da rede. As aulas versam sobre como melhor utilizar a plataforma, para que, a partir dos recursos digitais, os professores e coordenadores possam elaborar atividades e o planejamento pedagógico das aulas. A formação da primeira turma foi iniciada no dia 20 de março. A terceira e última turma encerra o ciclo de aprendizado no próximo dia 12.

Para a professora de Educação Física da Escola Municipal Madre Judite, na Federação, Jacilene Santiago, 44 anos, a plataforma tem sido muito útil para fomentar pesquisas. Embora lecione uma disciplina que tem predomínio de aulas práticas, a educadora garante que uso da ferramenta digital é fundamental para o embasamento teórico.

“A partir da pesquisa podemos enriquecer demais as nossas aulas. Os alunos têm aprendido a pesquisar na internet e isso amplia o ensino”, diz.

Há 16 anos lecionando Língua Inglesa aos alunos do 1º ao 5º ano em duas escolas da rede, Alcione Almeida, 54 anos, é educadora em instituições municipais localizadas em Mussurunga e São Cristóvão. Segundo ela, a ferramenta tem feito a diferença em suas aulas, em especial, para os alunos com idades entre 6 e 8 anos que se identificam muito com a linguagem audiovisual.

“Como ensino aos pequenos, aqueles que estão em processo de alfabetização, o uso dos vídeos, figuras e ilustrações têm nos ajudado demais. A plataforma nos dá esse suporte bem interessante. Para minha disciplina, que é o inglês, realmente tem sido uma maravilha”, diz a educadora.

Público-alvo – O público-alvo da formação, nesse primeiro ciclo, é de professores dos anos iniciais (1º ao 5º ano) em Língua Inglesa, Língua Espanhola, Educação Física e Artes, incluindo as linguagens de Música, Teatro, Dança e Artes Plásticas, e educadores dos anos finais (6º ao 9º ano) também nestas áreas, incluindo História, Geografia e Ciências.

A Coordenadora de Inovação Pedagógica da Smed, Jucineide Carvalho, explica que a Smed montou um plano de formação e pretende capacitar todos os educadores da rede. “Começamos com os professores dessas áreas que envolvem artes e linguagens. A formação continuada, conforme determina o Plano Municipal de Educação, precisa contemplar a todos. A plataforma é muito robusta, por isso, a importância dessa formação tão detalhada para ensinar como acessar e como funciona o planejamento pedagógico”, disse.

A ferramenta potencializa a aprendizagem dos estudantes, além de facilitar o planejamento dos professores. Ela destaca que a plataforma virtual apresenta vários recursos que podem facilitar muito a dinâmica de ensino, por isso, a formação é fundamental.

“A aquisição dessa plataforma é um ganho muito grande para nós educadores e para os estudantes.  É colocar a educação de Salvador no universo da educação digital, de forma bastante arrojada e assertiva. O curso tem sido fundamental para ensinar como melhor utilizar a ferramenta na sala de aula onde atua”, considera.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal terão 8% de reajuste salarial neste ano, percentual que representa quase o dobro do IPCA de 2023, que foi de 4,62%. O acordo foi assinado pela Prefeitura e pela APLB Sindicato na manhã desta terça-feira (26). O percentual é resultado de uma série de rodadas de negociação entre o município, representado pelas secretarias municipais de Gestão (Semge) e da Educação (Smed), e a representação sindical da categoria. 

Para o secretário de Gestão, Rodrigo Alves, o acordo representa um importante avanço na valorização do magistério municipal. “O acordo é fruto de um diálogo permanente, da discussão e negociação das pautas de reivindicações apresentadas pela categoria. Construímos juntos esse consenso de um reajuste salarial diferenciado, que reflete nossa política de valorização dos professores e demais servidores do magistério”, diz.

“Foram reuniões pautadas pelo diálogo e respeito mútuo, que permitiram, mais uma vez, concluir uma campanha salarial assegurando ganhos reais para os profissionais do Magistério Municipal”, afirma Thiago Dantas, secretário da Educação. “Como prometido pelo Prefeito Bruno Reis, a valorização dos Educadores foi garantida mediante um reajuste diferenciado, de 8%, linear, para toda categoria, inclusive aposentados”, frisa. 

Segundo Dantas, a pauta de valorização prossegue com a convocação de mais professores e com investimentos em infraestrutura, com especial destaque para a climatização das salas de aula da Rede Municipal de Educação. “Todas essas ações se somam e objetivam consolidar Salvador como referência em Educação Pública de qualidade”, conclui o gestor.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Subúrbio Ferroviário de Salvador vai ganhar mais uma escola municipal de alto padrão, com capacidade para atender até 530 alunos por turno. Nesta quarta-feira (20), o prefeito Bruno Reis esteve no Lobato para assinar a ordem de serviço para a reconstrução total da Escola Municipal Maria Constância de Carvalho. A obra, que conta com um investimento superior a R$12,3 milhões, faz parte do pacote de ações em comemoração ao aniversário de 475 anos da capital baiana.

A nova unidade de ensino, que será construída após a demolição da antiga estrutura, terá mais de 3,3 mil metros quadrados de área construída e contará com 15 salas de aula climatizadas, laboratório de informática, sala de dança, brinquedoteca, auditório e biblioteca com sala de leitura. Além disso, o espaço terá quadra poliesportiva coberta, parque infantil e áreas de recreio cobertas e descobertas.

Em seu discurso, Bruno Reis destacou que a antiga estrutura já estava deteriorada, e que a comunidade ansiava por uma nova escola. “Estamos realizando hoje o início de um grande sonho. Aqui, vai subir um prédio de quatro andares. Quem passar ali, pela nova Avenida Suburbana, vai enxergar de longe esse prédio. Eu não tenho dúvidas de que uma escola com essa qualidade, com um alto padrão construtivo como o desse projeto, é um dos principais motivadores para as crianças virem estudar”, disse.

“Uma escola de qualidade motiva os profissionais, em especial as professoras e professores. Sem dúvidas, uma escola nova dá mais conforto e tranquilidade para o educador fazer o que há de mais importante na vida, que é transmitir conhecimento e formar essas crianças para que elas possam, através do estudo, realizar os seus sonhos. Uma nova escola também engaja a comunidade, faz com que os pais e mães sintam também uma segurança maior em deixar os seus filhos na escola”, completou o prefeito.

A antiga estrutura da Maria Constância tinha apenas seis salas de aula e atendia 289 alunos no total, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Com o novo prédio, serão 15 salas e a capacidade vai ampliar para 1.060 crianças somando os dois turnos. A escola terá ainda acessibilidade total, com elevador e banheiros adaptados para PCD, e sistemas de captação de energia solar e de reutilização de água pluvial.

Thiago Dantas, secretário municipal da Educação (Smed), lembrou que antiga escola já estava com instalações elétricas e hidráulicas comprometidas. “Hoje estamos dando início à demolição e, logo depois, da reconstrução de mais uma escola municipal dentro daquele projeto de inaugurar 50 novas escolas em Salvador. O que é mais importante? A garantia de uma infraestrutura de qualidade, com uma ampliação significativa no número de salas de aula, todas climatizadas, o que era uma demanda da rede”, disse.

Aprovada - Durante as obras, as crianças vão estudar num prédio na Rua Monteiro Lobato, próximo à escola, que foi alugado pela Prefeitura. Diretora da unidade há 10 anos, Celina Maria Santos Santana disse que a obra é a realização de um sonho. “A gente já vinha pleiteando isso há muitos anos. Conseguimos uma primeira reforma em 2017, e um dia me falaram: ‘sua escola vai ser reconstruída’. Foi um sonho que eu achava que não ia acontecer, mas hoje estou começando a concretizá-lo. A comunidade está muito feliz, esses pais merecem, essas crianças merecem um espaço com conforto para terem uma educação de qualidade”, disse.

Já a dona de casa Rosimeire de Jesus, de 57 anos, é moradora do Lobato e tem dois netos que estudam na Maria Constância. “Aqui era uma estrutura bem defasada, estava muito aquém do que a gente precisava. Eu espero que essa nova escola traga um ambiente mais agradável para os alunos, para que eles possam aprender melhor, porque o ambiente influencia muito na educação e no desempenho deles”, afirmou.

“Porque tem crianças que na própria casa não encontram um ambiente agradável. Então, nada melhor do que chegarem à escola e encontrarem um bom ambiente. Isso ajuda muito no aprendizado. E eu tenho visto nas escolas inauguradas recentemente pela Prefeitura que a estrutura é realmente muito boa. Esperamos que essa nossa escola venha logo para os meus netos, para que eles possam estudar melhor”, completou a dona de casa.

Bruno Reis lembrou que já inaugurou 25 novas escolas no seu mandato, e que até o final do ano serão mais 25. “Vamos inaugurar outra grande escola na semana que vem, a maior da nossa rede, que é a Clériston Andrade em São Marcos. Salvador agora vai contar com mais de 50 escolas com salas de aula climatizadas, com kit multimídia, com refeitório completo. Com certeza, elas vão fazer com que essas crianças se sintam melhor nas nossas escolas do que até na sua própria casa”, afirmou.

Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar / Secom PMS

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Um mundo mágico com fadas e variadas histórias foi montado para promover uma tarde divertida para mais de 100 crianças da capital nesta terça-feira (19). A atividade lúdica foi realizada no auditório da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade, e encantou a criançada. Participaram do momento os pequenos assistidos pela organização e alunos de duas escolas municipais.

A ação foi promovida pela Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) e contou com a parceria da Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Gerência Regional de Educação (GRE), além da Prefeitura-Bairro Liberdade/São Caetano. A atividade de hoje integra o projeto Florescer, que visa a aproximação entre a Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e a comunidade soteropolitana.

Para Tailane Santos de Jesus, que cursa o 6º ano na Escola Municipal 15 de Outubro, a tarde foi marcante. “Eu nunca tinha participado de nada parecido. Achei muito bom ouvir as histórias. Foi um momento divertido e novo para mim”, contou tímida.

Já a pequena Maria Lima, de 8 anos, que cursa o segundo ano na Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré, a apresentação das fadas foi o ápice da programação. “Eu gostei muito da princesa da água porque ela é muito fofinha e eu amo praia e piscina. Eu vim de Saubara e este é meu primeiro ano aqui na escola e já teve até passeio. Então estou muito feliz”, contou.

O projeto Florescer é voltado tanto para crianças, adolescentes e idosos. Titular da diretoria, Daiane Pina explicou que as personagens que entreteram as crianças e a contação de histórias foram projetadas a partir dos conceitos de acessibilidade. A intenção é promover a inclusão e a acessibilidade.

“A ideia é que as crianças que estudam, que residem na OAF e as que moram na regional possam ter momentos de ludicidade e brincadeiras. Foi um momento pensando também para crianças com deficiência, como tantas que temos aqui em cadeira de rodas, com baixa visão, autistas, para que elas possam participar deste momento. Acreditamos que a arte é para todos”, afirmou.

O gerente regional de Educação Liberdade, João Paulo Leite, parabenizou a ação por aproximar a comunidade e promover reflexões. “Ações como essa devem ser frequentes e abrem o leque para tratar questões tão doídas como do auxiliar de desenvolvimento infantil. Em média, 20 alunos por escola na região possuem deficiência sendo que na regional da Liberdade/Cidade Baixa temos 50 escolas”, detalhou.

Outras atividades - No próximo dia 24, o projeto Florescer retornará em mais uma edição, desta vez com foco na pessoa idosa. Será realizada, também na OAF, uma oficina de horta para o público no período vespertino.

Reportagem: Joice Pinho/Secom PMS

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Nesta sexta-feira, 15 de março, é comemorado o Dia da Escola. Espaço importante de formação e educação de crianças e adolescentes, a instituição de ensino é como se fosse uma extensão da casa dos alunos e das famílias. Atualmente, a rede municipal de Salvador conta com 417 escolas, que atendem 135 mil alunos da idade infantil (0 a 5 anos) até o ensino fundamental, que compreende do 1º ao 9º ano, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para garantir o bom funcionamento do sistema educacional, gerido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), a Prefeitura tem feito grandes investimentos nas estruturas físicas que abrigam os estudantes. Nos últimos três anos, 132 unidades foram reformadas, 24 novas instituições construídas e 190 passam por obras de revitalização. Sendo assim, nos últimos três anos, somente na melhoria da rede física escolar, o investimento é de mais de R$750 milhões.

Para o secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, a data traz uma reflexão importante sobre o papel da escola para sociedade. O gestor considera que o ambiente escolar vai muito além de ser um espaço físico onde se exerce o processo de ensino e aprendizagem.

"Nas nossas unidades fomentamos a construção e troca de saberes, desenvolvimento de potencialidades, fortalecimento de valores e produção de conhecimento. A instituição de ensino cumpre funções pedagógicas e sociais, assim como contribui na formação cidadã e tantos outros aspectos da sociedade", afirma.

Estrutura de ponta – As unidades construídas ou reconstruídas contam com estrutura de ponta. Um dos exemplos é a Escola Municipal Professora Anita Barbuda, que foi reinaugurada no começo de janeiro. A unidade, localizada no Nordeste de Amaralina, é a 21ª entregue pela atual gestão, desde 2021, e é a primeira a contar com piscina semiolímpica na sua infraestrutura. Mais cinco escolas com a mesma estrutura serão entregues ainda esse ano.

Para a diretora da unidade, Ana Paola Porciúncula, a escola é um dos primeiros espaços sociais da criança. Segundo ela, é nesse local que a maioria das pessoas aprende a ler, a escrever e adquire conhecimentos que contribuem não só para a sua realidade de estudante, mas também para o desenvolvimento e aprendizado enquanto cidadão.

"Muito além do ensino e aprendizagem de conceitos, a escola também é espaço de aprender procedimentos e atitudes. Aqui se aprende a reconhecer direitos e deveres, reivindicar, negociar, resolver conflitos e tolerar frustrações", afirma a educadora que trabalha na Escola Anita Barbuda desde 2012, sendo seis anos na coordenação pedagógica e os últimos seis anos na direção.

A diretora diz ainda que o ambiente escolar é local de constante troca de saberes, inclusive para o professor, que também aprende com o aluno. "Um ambiente escolar saudável precisa ser permeado pelo respeito mútuo e troca de vivências, onde as pessoas exercitem pensamentos e ações inclusivas, para que todas as crianças tenham direito ao acesso, permanência, crescimento e avanço nas suas aprendizagens", declara a profissional, que atua em uma das escolas da rede municipal que ofertam educação integral.

"Temos ricas e diversificadas vivências, como por exemplo cultura baiana, oficinas de leitura, jogos matemáticos, dança e várias modalidades esportivas. A partir deste ano, com a entrega da nossa piscina semiolímpica, ofereceremos também aulas de natação para as crianças", completa.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Salvador sedia, nesta quinta (7) e sexta-feira (8), a 1ª Reunião dos Secretários da Educação das Capitais de 2024. Organizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), o evento faz parte do calendário oficial do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec) e discutirá a Educação Infantil na rede pública.

Está confirmada a participação de secretários de 15 capitais, entre elas, Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Luiz (MA). No primeiro dia, os participantes farão visitas guiadas a unidades de ensino da Rede Municipal, com objetivo de conhecer a metodologia adotada, as práticas exitosas e as inovações pedagógicas. Já na sexta-feira (8), os trabalhos serão das 9h às 17h e vão focar nas discussões de políticas públicas para os segmentos de creche e pré-escola.

"Esse evento integra o escopo do trabalho que temos desenvolvido para melhoria da qualidade da educação municipal. A reunião do Consec permite uma troca muito rica de informações e experiências. São exemplos que contribuem para a construção de novas políticas públicas ou para o aprimoramento das já existentes. E é uma honra para Salvador sediar esse evento, mostrar os trabalhos realizados e compartilhar conhecimentos", diz o secretário da Smed, Thiago Dantas.

Consec – Em razão de peculiaridades, como tamanho da rede própria, tipos de demandas e atendimento por parcerias, os gestores das capitais identificaram a necessidade de ter um espaço de diálogo próprio. Foi a partir dessa constatação que, em 2021, surgiu a ideia de criação de uma entidade focada nas questões educacionais das capitais e que resultou na instituição do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec), formalizado em 2023.

Texto: Ascom/Smed

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A rede de ensino da capital baiana terá mais quatro escolas reconstruídas pela Prefeitura, totalizando R$56 milhões em investimento. O novo pacote de obras foi autorizado pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, nesta quinta-feira (7), durante evento na Escola Municipal do Beiru, localizada na Rua Luciano Santos, no Arenoso.

Uma das unidades alcançadas com a ação será o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vovô Zezinho, no final de linha do mesmo bairro, onde atualmente 150 estudantes estão matriculados nos segmentos creche e pré-escola. O espaço passará a funcionar sob novo endereço, numa área situada ao lado da Escola do Beiru, que terá capacidade para atender a 300 crianças. Para a iniciativa, a Prefeitura vai destinar R$7 milhões.

“Nós vamos construir uma nova escola com 12 salas climatizadas, dobrando a capacidade de vagas para o ensino integral. Será uma creche de alto padrão, onde as mães vão poder deixar as crianças de manhã e pegar no final da tarde durante o período de trabalho”, destacou Bruno Reis.

Com 1,3 mil metros quadrados de área construída, o prédio do novo Cmei terá acessibilidade total (elevador, banheiros adaptados), brinquedoteca, recreio coberto e descoberto, parque infantil, além de sistema de captação de energia solar e reutilização de água pluvial.

O secretário Thiago Dantas reforçou a importância da estrutura para a formação cidadã da população. “O Cmei é onde tudo começa. É um espaço fundamental para que a criança se socialize e desenvolva o percurso do aprendizado de maneira plena. A Prefeitura tem feito um volume de investimentos e de entregas para educação sem precedentes. Este será mais um equipamento completo que chega para reforçar ainda mais a assistência aqui dessa comunidade do Arenoso”, afirmou.

Morador da região, o vigilante Marcos Sacramento, 51, tem a filha Suelen, 4, matriculada no Vovô Zezinho e comemorou o fato de que a escola será repaginada.“Nós que somos pais sempre vamos primar pela educação e conforto de nossos filhos, e este novo equipamento que será feito nos dá a certeza que nossos impostos estão sendo bem empregados”, disse.

“Estou muito feliz em saber que o Cmei ficará ao lado da Escola Municipal do Beiru. Com isso, as crianças poderão sair da Educação Infantil e ir para o Ensino Fundamental sem precisar se deslocar, já que as duas unidades vão se complementar”, acrescentou.

Além do Cmei Vovô Zezinho, o prefeito Bruno Reis e o secretário Thiago Dantas assinaram a ordem de serviço para a reconstrução de mais três escolas: a Zacarias Boa Morte (Pero Vaz), Conselheiro Luiz Rogério (Rio Sena) e Almirante Ernesto de Mourão Sá (Paripe).

Anúncios – Durante o lançamento de mais um pacote de obras para a educação, o prefeito anunciou uma série de ações para o bairro do Arenoso. Uma delas foi a reforma e ampliação da Escola Municipal do Beiru, que vai ganhar climatização e turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II.

“Além disso, vamos implantar um Centro de Convivência Social (CCS) aqui no Arenoso, onde as crianças farão diversas atividades complementares de arte, de dança, de teatro de capoeira, no contraturno escolar. Aqui no bairro também haverá uma sede do Conselho Tutelar para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. Também vamos urbanizar os canais das comunidades Beira Rio e Sovaco da Cobra. A Prefeitura já está elaborando os projetos”, confirmou o chefe do Executivo municipal.

Fotos: Lucas Moura/ Secom PMS
Reportagem: Thiago Souza/ Secom PMS

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Nesta sexta-feira (17), cerca de 56 alunos de 10 a 14 anos, de 14 escolas municipais, foram premiados na Cerimônia Nacional da Maratona Tech, uma competição educacional de tecnologia que visa estimular os estudantes na carreira digital. A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos do Senai Cimatec, situado na Avenida Orlando Gomes, em Piatã.

Estudante da Escola Municipal Alfredo Amorim, localizada no bairro da Ribeira, a aluna Jennifer Cerqueira, de 14 anos, apresentou junto com os colegas um projeto de desenvolvimento na geração de emprego e renda através da tecnologia. O sentimento da jovem é de satisfação. “Foi uma oportunidade maravilhosa na minha vida e dos meus colegas, principalmente em poder contribuir ao nossos país de alguma forma”, afirmou.

A mãe de Jennifer, Licia Cerqueira, de 36 anos, também compareceu no evento para prestigiá-la. “Estou muito feliz e emocionada de estar neste momento com minha filha. Não há explicação dessa sensação de orgulho que estou sentindo”, disse, emocionada.

A cerimônia também contou com a presença da vice-prefeita de Salvador e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos, que discursou sobre a importância que a cidade possui como referência na área tecnológica. “Esse engajamento é maravilhoso aos nossos jovens, principalmente trazendo habilidades, competências e valorizando os nossos talentos. De modo, acaba alavancando a nossa cidade como exportador de tecnologia”, destacou.

Premiação – Além da premiação das medalhas, os alunos ganharam um smartphone. A aluna Taila Cauane, de 12 anos, frequenta a Escola Municipal Pirajá da Silva, na Liberdade, e era só felicidade em receber o prêmio. “Eu queria ganhar muita essa medalha, fiquei surpresa que o celular estava junto com a premiação, estou muito feliz”, afirmou.

Na oportunidade, também esteve presente o secretário municipal de Educação (Smed), Thiago Dantas, que elogiou a ação. “É uma cerimônia relevante porque a tecnologia é criadora de oportunidades e aprendizado, pensando no futuro dos nossos alunos”, pontuou.

Dantas também enfatizou o papel da Prefeitura na educação digital. “Neste ano distribuímos mais de 100 mil tabletes na rede municipal de ensino, e no próximo ano vamos conceder mais 40 mil. Portanto, essas ações vêm impactando a nossa vida todos os dias, dentro dessa relevância. A nossa gestão está garantindo os recursos tecnológicos, através da educação digital de maneira plena, colocando a escola no centro deste processo”.

Iniciativa – A Maratona Tech é uma iniciativa do Movimento Tech, com participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e Educação (Smed), em parceria com o Senai Cimatec, a Associação Cactus patrocinada pelo iFood, a Fundação Behring, Finep, Mercado Livre, Grupo Boticário, CI&T, Copastur, Alura Start, Arco Instituto, Cubos Academy, Fundação Telefônica Vivo, UltraCargo, além da presença de outras lideranças de educação tecnológica de todo o país.

“A gente entende que formar esse jovem talento na área da tecnologia e potencializá-lo é significativo para Salvador, para que essas pessoas possam trabalhar futuramente nas melhores empresas do país e até mesmo do mundo. E, ainda, acaba atraindo empresas de tecnologia para se instalarem em nossa cidade”, concluiu a secretária da Semdec, Mila Paes.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O aulão promovido pelo programa municipal IngreSSAr reuniu neste sábado (28) mais de 5 mil estudantes no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, um recorde de público. A atividade é preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para quem deseja cursar o ensino superior, que acontecerá na próxima semana. O prefeito Bruno Reis, acompanhado de secretários e gestores, marcou presença no evento e ressaltou que a educação é o caminho para transformar sonhos em realidade.

“Desde que assumi a Prefeitura, havia o desejo de realizarmos a maior aula da história da cidade. E hoje estamos fazendo isso, neste Centro de Convenções. Venho aqui hoje para dar meu testemunho, que quando a gente sonha, corre atrás dos nossos objetivos e se dedica, tudo é possível. A prova do Enem não é fácil, mas mesmo não sendo uma atribuição nossa, porque a Prefeitura é responsável pelo Ensino Fundamental, tínhamos que oferecer para a juventude da cidade soluções como o IngreSSAr”, destacou o prefeito.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Em junho passado, o órgão abriu inscrições para oferecer cursos pré-vestibular, inclusive, através de parcerias com instituições particulares para selecionados no programa. Por meio do IngreSSAr, os inscritos tiveram ensino de História, Geografia, Literatura, Gramática, Filosofia, Sociologia, Inglês, Espanhol, Redação, Biologia, Química, Física e Matemática.

O mega aulão gratuito no Centro de Convenções, portanto, fecha a edição do programa deste ano com chave de ouro a uma semana da realização do Enem, que ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro em todo país.

Com formação técnica em mecânica industrial, Rafael Santana, 34 anos, chegou cedo para participar da programação educativa na Boca do Rio. “Vou fazer o Enem na próxima semana e espero tirar uma nota boa. Minha rotina de estudo não é fácil porque divido meu tempo com o trabalho. Minha intenção é conseguir uma graduação de Engenharia Mecânica, pois é uma área que já venho atuando”, contou.

Presente no aulão do IngreSSAr pelo segundo ano, a estudante Amanda Xavier, 18, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Tenho o sonho de cursar medicina e esse programa tem me ajudado muito. Os professores são muito bons”, avaliou.

Sucesso - Titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo comemorou o amplo número de adesões ao IngreSSAr: “As inscrições bombaram para hoje. Os professores disseram que nunca deram aulas para tantos alunos. Este é não apenas um grande dia de conhecimento, mas também de entretenimento e informação, que converge educação, arte e cultura”.

A atividade foi dividida em dois blocos, tendo um intervalo para almoço e outro cultural para a exibição da peça teatral 5 Segundos com temas históricos e sociais sobre Era Vargas, Segunda Guerra Mundial, nazismo, intolerância e racismo. Para dar mais leveza ao dia de revisão, o público presente foi convidado a participar de alongamentos durante o intervalo. Ao final da programação, haverá apresentação do DJ Pedro Chamusca.

Serviços - A estrutura também contou com expositores de instituições de ensino superior tirando dúvidas sobre cursos e processo de matrícula; de equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para aferição pressão arterial e glicemia dos alunos, além de orientações nutricionais e sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) ofertou aos estudantes uma palestra sobre a Lei de Cotas, assim como orientações étnicas raciais. Já a Secretaria Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Semdec) levou um estande para realizar cadastros no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm); inscrições para o curso Simm Prepara, que visa aprimorar habilidades em português, matemática e desenvolvimento de competências interpessoais; e para oferta de vagas nos programas de qualificação profissional oferecidos pela Salvador Tech e Trilha Náutica.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...