Educação

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A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua 2018, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que Salvador é a terceira capital brasileira com maior percentual de matrículas na pré-escola – período escolar que compreende as idades de 4 e 5 anos. A capital baiana possui índice de 98,4%, atrás apenas de São Luís (99,2%) e de Teresina (100%). Com esse resultado, Salvador está prestes a alcançar a universalização de matrículas na pré-escola e superou capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

A taxa de crianças matriculadas em creches nos anos iniciais (de 0 a 3 anos), de 44,9%, também colocou Salvador na posição de 5º melhor capital do país no quesito. Com isso, a capital baiana está prestes a alcançar a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024, que corresponde a uma taxa de matrículas de 50% para esta faixa etária.

“Os resultados confirmam o quanto nós temos avançado na universalização da pré-escola e na oferta de creches para as crianças, praticamente batendo a meta do PNE para 2024 nos anos iniciais, que é de 50%. Ao todo, já foram construídas, reconstruídas ou reformadas 236 escolas na atual gestão e, recentemente, nós ampliamos o programa Primeiro Passo. Ou seja, mesmo avançando muito, Salvador não para de ampliar o acesso das crianças à escola, porque acreditamos que a educação é o melhor caminho”, comemora o titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Bruno Barral.

Principais ações – Em seis anos e meio, a administração municipal ampliou de 20 mil para 40 mil o número de vagas de creche e pré-escola, com a construção e requalificação de unidades de ensino da própria rede municipal. Além disso, com o programa Pé na Escola, estão sendo ofertadas 4 mil vagas na Educação Infantil através de convênio com instituições privadas – do total, 2 mil crianças entre 2 e 5 anos estão matriculadas através da iniciativa.

 

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No mês de julho, Salvador passou a ter uma lei que instituiu, na rede municipal de ensino, o Programa de Gastronomia nas Escolas. Publicado no Diário Oficial do Município (DOM) do último dia 26, o decreto prevê que a Secretaria Municipal da Educação (Smed) insira temas relacionados à gastronomia na grade curricular comum da rede de ensino. Os gestores poderão realizar parcerias, com intuito de ampliar a abordagem do assunto.

As atividades deverão ser diversificadas. Além de palestras e seminários, outras formas de divulgação da cultura gastronômica serão utilizadas nas didáticas do programa levando em consideração a realidade de cada unidade escolar. De acordo com a gerente da Diretoria Pedagógica, Edna Rodrigues, a temática já era trabalhada em toda rede de ensino com profissionais especializados na área de nutrição.

“A rede municipal tem dez gerências regionais e cada uma delas possui um nutricionista. Temos os referenciais curriculares que norteiam a prática pedagógica e transversal da temática da alimentação e saúde de qualidade. O programa de gastronomia só veio agregar aquilo que já trabalhamos”, disse Edna.

A Smed ressalta que o Programa de Gastronomia nas Escolas chega para acrescentar no currículo a cultura gastronômica, respeitando as diversas especificidades da cidade de Salvador e demais localidades. O material educativo, que já era utilizado na rede, apresenta diversas sequências didáticas que abordam alimentação saudável, compras de alimentos em feiras e mercadinhos, saúde alimentar, além do ensinamento que as escolas vivenciam na prática no momento do lanche e refeições escolares. Além do envolvimento do tema no aspecto curricular, a pasta gerencia todo o processo de fornecimento e operacionalização da merenda escolar.

Legislação – O decreto está em conformidade com a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, que prevê a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional. Dessa forma, a ação atende às metas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Dos documentos oficiais da União que regulamentam a inclusão do tema saúde e nutrição no currículo escolar, destaca-se também a Portaria Interministerial nº 1.010, de 08 de maio de 2006, que instituiu as diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e médio das redes públicas e privadas, em âmbito nacional, e também foi reconhecida e contemplada pela Smed. Outra medida é a Lei nº 13.666, de 16 de maio de 2018, que inclui o Tema Transversal da Educação Alimentar e Nutricional no Currículo Escolar.

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed), inicia nesta segunda-feira (15) as inscrições das chapas para a eleição de diretores e vice-diretores 2019 das unidades de ensino da rede pública municipal. As inscrições vão até o próximo dia 23 e estão sendo realizadas no auditório da Smed, na Avenida Anita Garibaldi, 2981, Rio Vermelho, com datas e turnos pré-definidos para cada Gerência Regional. A votação para escolha dos novos diretores e vice-diretores está prevista para 19 de setembro de 2019, das 8h às 20h30, nas unidades escolares.

Podem concorrer servidores estáveis, integrantes das categorias funcionais de professor ou coordenador pedagógico, do quadro de magistério público municipal, que atendam os pré-requisitos estabelecidos na Lei Complementar 036/2004, no Decreto 30.116 de 29 de agosto de 2018 e na Portaria 297/2019. Nas escolas, o processo eleitoral será organizado e fiscalizado pela Comissão Eleitoral Escolar (CEE), formada por membros do conselho escolar.

“Com essas publicações, Salvador avança na manutenção da escolha democrática dos diretores e vice-diretores das escolas municipais, por meio das eleições, que envolve toda a comunidade escolar, pais, alunos, professores e funcionários”, diz o titular da Smed, Bruno Barral. “Trata-se de um trabalho que vem sendo construído de forma ampla, com base no diálogo e na democracia, conduzido pela Comissão Eleitoral Central (CEC) e com a participação da APLB, do Fórum de Gestores e representação de diretorias da Smed”, complementa.

A gerente de Gestão Escolar da Smed e presidente da Comissão Eleitoral Central, Nilce Gama, ressalta que é importante que todos os interessados em formar chapa para disputar as eleições leiam com atenção os documentos relativos ao processo. “Essas publicações contêm as regras que regem as eleições, como os pré-requisitos para candidatura, quem poderá votar, as etapas que devem ser cumpridas, informações sobre a elaboração do plano de gestão, entre outras”, explica.

Os documentos estão disponíveis no Diário Oficial do Município (DOM), que pode ser acessado no site www. dom. salvador. ba. gov. br . “No site da Smed, além do edital e da portaria, está publicado o resultado final do Curso de Competências Básicas – Formação Pela Escola/FNDE (2018)”, frisa Nilce.

Documentação – Para se inscrever, é necessário apresentar a cópia do último contracheque, requerimento de inscrição, declaração de disponibilidade de 40 horas, cópia física e digital do Plano de Trabalho para a Gestão Escolar, procuração pública (quando necessária), indicação dos fiscais da chapa – com CPF e número novo da matrícula de todos os candidatos. Os dias 22 e 23 serão utilizados para as possíveis pendências detectadas do período de inscrição.

 

 

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Quatro instituições de ensino foram homologadas pela Prefeitura para o gerenciamento e realização de cursos preparatórios para o Enem e pré-vestibular aos 800 alunos selecionados pelo programa municipal Ingressar. Foram credenciadas as empresas Aprovado Centro de Formação Profissional, Fortunato Instituto de Pesquisa e Estudo, Centro Preparatório para Cursos Willian Kelvin e Preenem Realizações Educacionais.

Todas elas foram escolhidas após atenderem às documentações e requisitos previstos em edital de chamamento público, publicado no Diário Oficial do Município em junho passado. A previsão é que as aulas no curso preparatório tenham início já na segunda quinzena deste mês.

Coordenado pela Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SMPJ), o Ingressar busca dar oportunidade para jovens de baixa renda que não têm condições de pagar por uma preparação extra. Neste ano, o programa ofertou o dobro de vagas do ano passado. Em 2018, das 400 vagas oferecidas, 69 alunos foram aprovados em universidades públicas.

“Nesta edição, o Ingressar está dando oportunidade também aos alunos que estão cursando o 3º ano. Nós esperamos, portanto, dobrar a quantidade de aprovados em universidades federais e estaduais”, projeta a titular da SPMJ, Rogéria Santos.

Funcionamento – O Ingressar é uma política pública do município que beneficia jovens entre 16 e 29 anos, moradores de Salvador e que estejam cursando ou sejam egressos do 3º ano do Ensino Médio ou do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na rede pública de ensino, ou, ainda, bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio.

O processo de seleção levou em consideração o histórico escolar dos alunos. Somaram pontos para a classificação os estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública; estudantes que frequentam o terceiro ano do ensino médio na escola pública; e participantes do cadastro único para programas sociais do governo federal e no Enem 2019.

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A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promove a Operação Volta às Aulas hoje (8). A ação será iniciada no Colégio Antônio Vieira, no Garcia, das 11h às 13h30, horário de grande fluxo de embarque e desembarque. O objetivo é sensibilizar pais e motoristas de transporte escolar para que desenvolvam comportamentos de respeito e gentileza no trânsito, principalmente nas áreas próximas às escolas, que são consideradas polos geradores de tráfego. 

Durante a operação, serão distribuídos panfletos e cartilhas com conteúdo educativo, além de um jornal informativo com informações voltadas para jovens e crianças, com dicas sobre as boas práticas no trânsito. Os agentes estarão presentes em outras unidades de ensino nos próximos dias. A ação é gratuita e pode ser solicitada à Transalvador pelo telefone (71) 3202-9000. 

“Nosso objetivo é conscientizar os pais e motoristas de transporte escolar sobre a importância de manter atitudes responsáveis e de respeito à legislação de trânsito. Nós queremos que eles sejam o exemplo a ser dado às nossas crianças”, afirma a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador (Gedut), Mirian Bastos. 

Multa – Caso estacione em local irregular, assim como parar em fila dupla, o motorista pode ser multado no valor de R$195,23 e perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).   

 

Programação: 

Dia 8/7 – Colégio Antônio Vieira (Garcia)

Dia 9/7 – Colégio Salesiano Dom Bosco (Paralela)

Dia 10/7 – Colégio Anchieta (Pituba)

Dia 11/7 – Colégio Marista (Patamares)

Dia 12/7 – Colégio Oficina (Pituba)

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Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Helena Magalhães, na Boa Vista de São Caetano, integram a Fanfarra Helena Magalhães, que participará do desfile do Dois de Julho em Salvador. Para os estudantes e líderes da banda, a atividade desempenha um papel pedagógico e, para além dos desfiles cívicos, funciona como um ambiente de aprendizagem, profissionalização e de incentivo ao protagonismo estudantil. A atividade recebe apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e trabalha com instrumentos como trombone, cornetas, cornetões, bombardinos, trompetes, bumbo, surdo, caixa e pratos.

O regente Almir Vilarino descreve o protagonismo estudantil nas fanfarras escolares, destacando a participação dos estudantes nesta ferramenta pedagógico-musical como um ato educativo. “Nós damos aulas de teoria e técnica musical, leitura de partitura. Nosso objetivo é ajudar da melhor maneira possível. Somos muito rígidos na disciplina. O alunado no começo dizia que era chato e hoje me chamam de 'Avô Gaginho'. Muitos deles são filhos de pessoas que já participaram da fanfarra. Aqui, eles não têm tempo para pensar na marginalidade. Em 20 anos, só perdemos duas pessoas", afirma.

Histórias - André Jesus da Silva, 32 anos, é co-regente da fanfarra e reforça a importância da organização do grupo. Ele fez parte da banda desde a adolescência e hoje cursa licenciatura em música, auxiliando Almir, instruindo os alunos sobre o ramo musical com aulas de teóricas e práticas, além de técnicas de respiração entre outras.

“Entrei na fanfarra aos 13 anos e aprendi muito sobre música e cidadania. Sempre fui motivado a respeitar a escola, a comunidade e a estudar. Estou cursando agora a licenciatura em música, e me vejo através das crianças, tocando os instrumentos. E isso é muito satisfatório. Os meninos chegam aqui sem perspectiva e a gente dá o direcionamento", destaca André Jesus.

Henrique Alexandre, 18, está na fanfarra há 10 anos e, apesar de ter concluído os estudos, decidiu permanecer no grupo. Ele diz que a atividade fomentou o desejo de espalhar a cultura e levar aos outros um novo sentido, nesse caso através da música.

A música dá aos alunos uma nova visão de mundo, segundo Gregori Ferreira, 16, que participa do grupo há 3 anos. "Fazer parte desta atividade impactou minha vida e, agora, já tenho planos para o futuro. Eu era do tipo que não ligava para nada e agora quero ser um músico respeitado na sociedade", avisa.

Expectativa - Sobre a expectativa para o desfile do Dois de Julho, os meninos esperam muita diversão e mais organização no espaço para que eles possam mostrar tudo o que aprenderam. “O nosso desejo é sair de lá com a sensação de dever cumprido”, pontua Henrique Alexandre. Para quem vai assistir ao desfile, ele faz um pedido especial. "Espero que os transeuntes respeitem o espaço da banda, para evitar danos no equipamento e não prejudicar o desenvolvimento do que estamos fazendo ali", diz.

Programação do Dois de Julho:

Dia 30/6 (domingo)

7h30 – Saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, passando pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, com destino ao bairro de Pirajá em Salvador, conduzido pelos soldados do Exército e atletas baianos.

11h - Celebração do Te Deum na Catedral Basílica de Salvador e homenagem à Hildegardes Cantolino Viana.

Dia 1°/7 (segunda-feira)

16h – Chegada do Fogo Simbólico e acendimento da pira – Largo de Pirajá.

Hasteamento das bandeiras por autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar.

Colocação de flores no túmulo do General Labatut.

17h – Encerramento da solenidade.

Dia 2/7 (terça-feira)

6h – Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha.

7h – Organização do cortejo cívico.

8h30 – Hasteamento das bandeiras por autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.

Colocação de flores, pelas autoridades, no monumento ao General Labatut pelo governador, prefeito, presidente da Assembleia, presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e comandantes militares.

Entrega dos carros emblemáticos – Discurso do Exmº Sr. Eduardo Morais de Castro - presidente do IGHB

Execução do Hino ao Dois de Julho pela Banda de Música da Marinha do Brasil.

9h – Início do cortejo cívico.

Homenagem aos heróis da Independência: breve parada em frente ao Convento da Soledade.

Homenagem da Ordem Terceira do Carmo: breve parada em frente à Ordem, para pronunciamento de um membro da instituição.

Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: breve parada em frente à igreja.

11h30 – Recolhimento dos carros emblemáticos dos caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.

14h – Organização do cortejo cívico.

15h – Início do cortejo cívico.

Breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

15h30 – Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval

16h15 – Previsão de chegada dos carros emblemáticos e das autoridades ao Campo Grande.

Hasteamento das bandeiras por autoridades.

Execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Colocação de Coroas de Flores no Monumento ao Dois de Julho pelas autoridades presentes.

Acendimento da Pira do Fogo Simbólico Pelo atleta olímpico de natação Edvaldo Valério

Execução do Hino ao Dois de Julho: Coral da PM/BA com acompanhamento da Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar da Bahia.

Programação cultural:

Dia 2/7 (terça-feira)

Local: Campo Grande

Das 17h30 às 21h30 – XXVII Encontro de Filarmônicas – Regência: Maestro Fred Dantas

Dia 3/7 (quarta feira)

Local: Campo Grande

Das 18h às 21h30 – Baile da Independência – com a Orquestra do Maestro Fred Dantas.

Dia 4/7 (quinta-feira)

Local: Espaço Cultural da Barroquinha

18h – “Patrimônio É” – Dois de Julho – Patrimônio do Povo

Dia 5/7 (sexta-feira)

Local: Campo Grande - Lapinha

18h30 – Volta dos carros emblemáticos, com participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, fanfarras e grupos culturais.

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A Prefeitura vai realizar, no próximo mês, mais uma edição da campanha “Esqueça um Livro e Espalhe Conhecimento”. Promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), por intermédio da Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, a iniciativa pretende promover a valorização do livro e da leitura por meio da distribuição de exemplares pela cidade. A população pode ajudar com a entrega de livros no prédio da FGM, localizado na Rua Chile, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, até o dia 23 de julho. A ação integra a Campanha Nacional de Doação de Livros.

A proposta é deixar um livro em qualquer lugar da cidade, seja ônibus, metrô, elevador ou até mesmo banco de praça. O exemplar “esquecido” deve conter um bilhete informando à pessoa que o achou que poderá ficar com o livro e, claro, um convite para que ela também participe do movimento.

Para dar visibilidade à campanha, a FGM sugere às pessoas que “esquecerem” o livro, e para as que o acharem, que publiquem relatos nas redes sociais com as hashtags #esqueçaumlivro e #fizmaisumamigo. Ainda no mês de julho deve acontecer a distribuição de volumes na Estação da Lapa, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

O movimento tem a parceria da Nova Lapa, Cerqueira Produções, Fundação Cidade-Mãe (FCM) e do Grupo Dom Quixote, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que fará interações com o público com performances artísticas, dentro do contexto da importância de ler e difundir a informação.

Campanha – A mobilização nacional acontece anualmente no dia 25 de julho, em alusão ao Dia do Escritor. O movimento teve início em abril de 2013, em São Paulo, pela iniciativa individual do jornalista Felipe Brandão. A ideia é inspirada no conceito de BookCrossing, criado nos Estados Unidos da América (EUA), no começo dos anos 2000, e combina leitura e urbanidade com vistas a gerar um efeito em cadeia em favor do acesso à leitura.

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“Ubuntu”, a filosofia africana que fala sobre união e compartilhamento, nomeia a revista digital produzida pelos alunos do 2º ao 9º ano da Escolab Boca do Rio, que resgata saberes e contribuições dos povos africanos e indígenas. O lançamento do material aconteceu na manhã desta segunda-feira (17), no auditório da instituição, localizada na Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 72, e contou com a presença dos alunos, professores, pais e responsáveis. O link de acesso ao arquivo PDF da revista está disponível nas redes sociais da instituição, no facebook (Escolab Boca do Rio) e instagram (@escolabbocadorio).

A abertura do evento contou com a presença do coletivo Pé Descalço e do grupo Boiada Multicor, através de apresentações multiculturais como poesias, dança folclórica, como o bumba meu boi, e ritmos musicais como samba-reggae, xote e baião, levando ludicidade e cultura aos presentes.

Para um dos organizadores da revista, o coordenador pedagógico e vice-diretor da instituição, Ari Xavier, a revista é uma forma de se comunicar com outras escolas e com a sociedade. "Resgatar essa ancestralidade que nos constitui, mas que nem sempre temos o conhecimento suficiente para compreender, é muito importante. Precisamos entender o que nos trouxe até aqui e o que nos constitui enquanto povo e sociedade. A revista é um registro. Nosso intuito é compartilhar para além dos nossos muros. Que esse conteúdo seja acessado por todas as escolas e cidadãos. Estamos jogando esse trabalho para o mundo", declara.

Enquanto enxugava as lágrimas após a apresentação do seu filho Haniel de Jesus do 8° ano, a dona de casa Rita Maria de Jesus, 46 anos, falou da importância do trabalho realizado pela escola. "Ver o meu filho desenvolvendo seus conhecimentos é muito gratificante. Aqui ele pode integrar os estudos com a arte e a tecnologia e isso é muito importante para a educação dos alunos. O trabalho realizado pela Escolab contribui demais para a formação desses alunos que são o nosso futuro", afirma.

"Ter uma revista que eu pude participar da criação é muito legal. Eu posso mostrar a várias pessoas um pouco do que aprendo em sala. Me sinto muito feliz em poder me ver nesse trabalho", conta Haniel. "Os alunos produzirem uma revista que trata de nossas heranças é muito necessário. É a chance de formarmos cidadãos conscientes. E é justamente nisso que a instituição investe", afirma a dona de casa Jéssica Conceição, 37, mãe de Joseane Conceição, aluna do 6° ano.

Essa revista, mais do que inaugurar um instrumento científico de socialização de saberes e de conhecimento, também institucionaliza e formaliza esse lugar de fala dentro da instituição, jogando isso para o mundo", reforça o diretor da Escolab, Miguel Dourado.

O projeto – A culminância deste produto final, a revista, é fruto do projeto pedagógico realizado desde o início do ano letivo, que tem como tema “A leitura do mundo e a leitura da palavra, pela superação da hierarquia dos saberes”, com foco na leitura e escrita a partir do reconhecimento, estudo e valorização do legado filosófico, científico e artístico proveniente das heranças africanas e indígenas.

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Com a proposta de resgatar a identidade cultural e as várias manifestações existentes na região Nordeste do país, o Centro Municipal de Educação Infantil Major Cosme de Farias, no bairro de Luiz Anselmo, realizou nesta terça-feira (11) a culminância do projeto "Meu Nordeste Sim Senhor". O projeto teve início no mês de abril com atividades que remetessem à proposta. Os resultados foram expostos na unidade de ensino.

A escola possui 160 alunos com idade entre 4 e 5 anos e realizou atividade semelhante em ambos os turnos. Foi encenada uma peça com a participação de professores e alunos no elenco falando sobre a região nordestina. Depois as turmas apresentaram coreografias de clássicos do forró a exemplo de "Oh, Chuva", sucesso da banda Falamansa. 

Para Juliana Gomes, mãe do pequeno Enzo Gabriel, que faz parte do grupo cinco, estes projetos aproximam a família da escola e demostram como as crianças vão evoluindo na escola. “Achei esse momento ótimo. O aprendizado dele aqui na escola tem sido muito bom. Ele é muito envergonhado e eu achei que não iria se apresentar. Mas ele foi se desenvolvendo e a apresentação foi ótima”, comentou sobre o desempenho do filho. 

Dentre a galeria de trabalhos expostos pelos alunos na escola é possível apreciar releituras da obra "Abaporu", de Tarsila do Amaral, e xilogravuras ilustrando cordéis. A decoração da festa, que contou com a colaboração efetiva dos estudantes, abusou das cores e formas que remetem ao Nordeste com uso de bandeirolas, moisaicos e adereços como sanfonas em miniatura.

Segundo a diretora da unidade, Amélia Maria Dórea, o corpo docente buscou referências que aproximassem os alunos da história e cultura nordestinas. “O objetivo principal do projeto foi aproximar a cultura nordestina dos alunos, levar eles a conhecer a região e resgatar tradições e artistas que surgiram daqui”, destacou a gestora. 

Ao longo dos meses foi trabalhado com as crianças em sala de aula diversas manifestações culturais como o cordel, repente, músicas de artistas da região – a exemplo de Luiz Gonzaga – danças, lendas, culinária, festas populares e outros elementos que dão identidade à cultura popular nordestina.

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