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O engenheiro mecânico e ativista da causa animal Gustavo Lopes é o titular da recém-criada Diretoria de Bem Estar, Proteção e Defesa dos Animais de Salvador, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). A posse foi dada pelo prefeito ACM Neto em cerimônia realizada nesta terça-feira (16), no Palácio Thomé de Souza, e que contou com as presenças do titular da Sempre, Léo Prates, e do Gabinete do Prefeito, Kaio Moraes, além do presidente da Câmara de Vereadores, Geraldo Júnior, demais gestores e autoridades.

“Este é um passo significativo que está sendo dado pela Prefeitura para reforçar ainda mais toda a política de defesa dos animais em Salvador”, ressaltou ACM Neto. Um dos desafios da nova diretoria é a criação de um modelo para multiplicar as castrações na cidade, seja a implantação de mais Castramóveis ou ampliação de convênios com clínicas.

Além disso, deverão ser incentivados mais eventos e ações vinculados à causa, a exemplo de dog parks e feiras, com vistas a ocupar as praças e áreas públicas com animais, aproveitando para também levar mensagem de conscientização às pessoas. Também está sendo estudada a implantação do primeiro Hospital Municipal Animal e será preparado um edital para atuação com animais de grande porte na cidade – a ideia é recolher, tratar e encaminhar animais como cavalos e bois perdidos nas ruas para que possam viver dignamente.

O novo diretor de Defesa dos Animais parabenizou a Prefeitura pela iniciativa e afirmou que a responsabilidade é grande em assumir uma função inédita na cidade. “É um desafio imenso, mas garanto que haverá todo um empenho e vontade de que seja feito um excelente trabalho. O diálogo com a população será o mais aberto possível, ouvindo todas as opiniões. Haverá um relacionamento com as diversas ONGs de proteção animal na cidade para levantar as maiores carências e, assim, fazer o melhor trabalho possível”, afirmou.

Perfil – Além da formação em Engenharia Mecânica, Gustavo Lopes possui MBA em Administração e Gestão de Negócios. Possui ampla experiência em administração de empresas, organização de eventos e ações de proteção animal como castração, adoção e resgate de pets em situação de sofrimento ou maus tratos.

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Um local antes marcado por vítimas da chuva se tornou mais seguro para os seus moradores. A comunidade do Marotinho, em Bom Juá, recebeu hoje (16) duas contenções de encostas construídas pela Prefeitura, nas ruas do Ocidente e Henrique Marques, que vão dar mais tranquilidade e segurança à população, principalmente no período chuvoso. Além disso, durante a entrega das obras, nesta terça-feira (16), o prefeito ACM Neto anunciou mais uma novidade: a instalação de uma miniquadra e parque infantil para as crianças na Rua Henrique Marques.

Ao lado do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, ACM Neto lembrou que a localidade é uma das áreas mais simbólicas da tragédia de 2015 – a encosta da Rua Henrique Marques foi a primeira a deslizar naquela que foi considerada a maior chuva das últimas décadas em Salvador. “Na mesma hora, a Prefeitura chegou junto para amparar as vítimas do deslizamento e assumiu o compromisso de mudar a realidade da comunidade”, pontuou o prefeito.

Desde então, a administração municipal realizou em Bom Juá diversas contenções e proteções de encostas, aplicação de geomantas e investimentos em infraestrutura para melhorar a acessibilidade. Além disso, foi construída a Unidade de Saúde da Família do bairro, entregues campos e quadras, promovido o programa Morar Melhor e, neste momento, está em reconstrução o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Fruto do Amanhã.

“Hoje, especialmente, está sendo entregue essa encosta da Henrique Marques, com recursos próprios da Prefeitura na ordem de R$3 milhões, toda ela urbanizada e que, futuramente, terá equipamentos infantis para que as pessoas possam aproveitar. Além disso, entregamos também a encosta da Rua do Ocidente, que também vitimou pessoas em períodos chuvosos ocorridos em gestões anteriores. É a morte dando lugar à vida em Salvador”, destacou o prefeito.

Melhorias e alívio – A obras de contenção da encosta da Rua Henrique Marques abrangeram uma área de 917 m² e foram utilizadas técnicas de cortina atirantada e solo grampeado, além de aplicação de gramado, reconstrução da escadaria e aplicação de guarda-corpo. O investimento foi de R$3 milhões em recursos próprios.

Já a Rua do Ocidente teve a encosta de 680 m² contida através da aplicação da técnica de solo grampeado e investimento de R$2,2 milhões, através de recursos do Ministério da Integração. Neste caso, foram beneficiadas cerca de 50 famílias.

As ações nas duas encostas beneficiam centenas de pessoas que, a todo o momento, agradeciam pela ação. Uma delas foi a pedagoga Alaíde da Cruz, 58 anos e moradora do bairro há três décadas. “Em 2015, eu estava presente em toda a tragédia. Trabalhei como educadora social junto às famílias durante dez anos na localidade e uma das vítimas era uma Projovem (programa de inclusão de jovens). Essa encosta é um verdadeiro presente, pois traz mais segurança. As pessoas agora podem dormir sabendo que não vem mais barro para cima das casas”, relatou.

Balanço – Desde 2013, a Prefeitura já concluiu a contenção de 61 encostas, com investimento de R$76,4 milhões. Outras 13 encostas estão com obras em execução, em um investimento de R$30,4 milhões. No caso da aplicação de geomanta, foi feita a proteção de 152 áreas de risco, com aplicação de R$14 milhões por meio da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Além disso, a Prefeitura realiza a colocação de lonas e limpeza das encostas, em ações executadas pela Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb).

“Os investimentos vão continuar. Já há algumas obras em execução e vamos lançar na semana que vem um novo pacote para obras em mais encostas. Em 2019, serão investidos R$150 milhões e vamos chegar a 250 áreas protegidas, avançando assim no sentido de fazer uma cidade mais tranquila para os moradores”, sinalizou Bruno Reis.

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A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através da Diretoria de Serviços Públicos (Dsep), realizou, no primeiro trimestre de 2019, a remoção de 275 sucatas situadas em logradouros públicos de Salvador. Dessas, 160 são apreensões e 115 foram removidas pelos proprietários após serem notificados pelas equipes de fiscalização. No mesmo período, 329 notificações foram emitidas. A meta para este ano é retirar mil sucatas das ruas da capital baiana, como parte da "Operação Cidade Dez, Sucata Zero".  

A Semop atua diariamente com equipes espalhadas por toda a cidade, mas às terças e quintas-feiras as ações costumam ser reforçadas. "A Prefeitura faz o trabalho de remoção e limpeza, mas o importante é o reflexo disso no trânsito de veículos e pessoas e para a saúde pública. Porque é comum encontrarmos nessas sucatas um grande volume de água parada, o que pode atrair o mosquito da dengue e outros transmissores de doenças", explica secretário da pasta, Felipe Lucas. 

A Semop retira, em média, 35 sucatas nas ruas de Salvador a cada semana. Alguns locais lideram o número de remoções, como as avenidas Suburbana e Gal Costa, Via Regional, Estrada do Derba e Vale da Muriçoca, por isso a fiscalização é mais ostensiva nestes locais.  

As apreensões costumam atingir veículos que estão sem funcionamento ou movimento, gerando acúmulo de lixo ou mato em seu entorno, prejudicando o fluxo de veículos, pedestres, prestação de serviços públicos ou em situação de evidente estado de decomposição de sua carroceria, gerando risco à coletividade e saúde pública. 

A população pode solicitar a retirada de sucatas através do Fala Salvador, pelo telefone 156.

 

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Alguns sintomas característicos permitem suspeitar do autismo ainda na infância. No caso da dona de casa Gleice da Cruz, 29 anos, o alerta começou quando um dos filhos dela, o pequeno Everton, 4, passou a apresentar interrupções na fala e a manifestar repulsa aos cânticos de parabéns nas festas de aniversário. “Tenho outro filho mais velho e sabia que havia algum problema. Resolvi procurar um neurologista e foi quando meu caçula foi diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, lembra. 

Durante mais de um ano, Gleice levou Everton para fazer tratamento em uma instituição filantrópica na Pituba. A família, que mora em Valéria, precisava se deslocar cerca de 20 quilômetros de distância para chegar ao destino. A rotina mudou no mês passado, quando o garoto passou a ser tratado no Centro Especializado de Reabilitação (CER) da escola modelo Subúrbio 360, em Coutos. De lá para cá, tem recebido toda a assistência junto a uma equipe multidisciplinar de saúde. 

O CER foi inaugurado pela Prefeitura no fim de janeiro deste ano. Trata-se de um espaço inédito no Subúrbio Ferroviário, voltado prioritariamente ao atendimento de moradores da região e bairros adjacentes, portadores de deficiências física ou intelectual. São 400 pacientes atendidos mensalmente, de todas as faixas etárias – desses total, cerca de 160 pessoas têm TEA. “A estrutura daqui é ótima e os profissionais são bastante atenciosos. Fora que hoje faço trajeto mais curto para casa (são aproximadamente 5.5 km). Meu filho progrediu bastante ao tratamento e já não tem tanta dificuldade de atender a chamados e a olhar nos olhos das pessoas”, conta Gleice da Cruz. 

Integração - O administrador do CER, Vinícius Aderne, explica que as atividades realizadas no equipamento de saúde são integradas com diversas especialidades, com a presença de enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, além de médicos neurologista, ortopedista e gastroenterologista. 

O acesso ao centro especializado ocorre por intermédio das unidades básicas de saúde do município, que encaminham os pacientes de acordo com o perfil necessário para o atendimento. No CER, o paciente passa por avaliação com um Grupo Operacional, somadas a outras mais específicas. 

Após essas etapas, é elaborado um Projeto Terapêutico Singular (PTS), no qual são definidos atividades, circuitos de atendimento e periodicidade das terapias. “Não há um prazo determinado de tratamento. O paciente pode ficar meses ou anos. O tempo varia de acordo com quadro clínico e o desenvolvimento do projeto traçado”, afirma Vinícius. 

O CER ainda dispõe de sala de integração sensorial, ginásio infantil e de adulto, onde há objetos projetados para estimular visão, audição, paladar, olfato, equilíbrio e movimento corporal, através da manipulação de itens com segurança e criatividade. 

Transtorno – O Transtorno do Espectro Autista começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida. Apesar de algumas pessoas com o distúrbio consigam viver de forma independente, outras têm graves incapacidades e necessitam de cuidados e apoio ao longo da vida. 

Em relação à criança, o autismo pode apresentar atraso de linguagem, dificuldade de se socializar, de interagir com outras pessoas. “Algumas demonstram movimentos involuntários, preferência por uma cor, desejo de enfileirar brinquedos sequenciados ou de balançar um objeto e até o próprio corpo. Há também quem apresente comportamento agressivo, os que são superdotados, que conseguem falar em inglês com apenas três anos de idade”, explica a terapeuta ocupacional Márcia Farias. 

“Diante de tantas variáveis, o espectro autista não mais se classifica em graus (leve, moderado e severo), mas engloba um todo”, pontua a psicóloga Bárbara Fernanda. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é que, em todo o mundo, uma em cada 160 crianças tem transtorno do espectro autista. Há múltiplas causas para o desencadeamento do transtorno, entre eles, fatores genéticos, biológicos e até ambientais.

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Quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho, mas não tem experiência, uma opção é se candidatar a uma das 20 vagas para ajudante de carga e descarga oferecidas pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) para esta terça-feira (16). Os requisitos exigidos incluem ter nível fundamental completo e residir na região de Pirajá, Águas Claras, Cajazeiras e Suburbana.

Além destas, são oferecidas também outras 39 vagas para diversas funções, neste caso com experiência que varia de três meses a dois anos, a depender do cargo pretendido. Os interessados deverão ir a um dos postos do SIMM, localizados no Comércio (Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto) e Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja), levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 7h às 16h30, pelo telefone (71) 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

É possível também ter acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções.

 

Vagas do SIMM para terça-feira (16):

Ajudante de carga e descarga

Ensino fundamental completo, sem experiência, vaga zoneada para moradores da região de Pirajá, Águas Claras, Cajazeiras e Suburbana

Salário: a combinar

20 vagas

 

Chefe de pista

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível habilitação D, ter perfil de liderança e experiência com vendas

Salário: a combinar

4 vagas

 

Lavador de carro

Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar de noite / madrugada

Salário: a combinar

5 vagas

 

Polidor

Ensino médio completo, seis meses de experiência, experiência com maquina de polir

Salário: a combinar

2 vagas

 

Consultor de vendas

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível ter experiência com vendas e pós venda, trabalho interno e externo e habilitação B

Salário: R$1.450,00

1 vaga

 

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, três meses de experiência

Salário: R$1.009,00 + benefícios

4 vagas

 

Vendedor externo

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Auditor de prevenção de perdas

Ensino superior completo em Administração ou áreas afins, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Recepcionista de hotel

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível Inglês fluente e disponibilidade de horário

Salário: R$1.270,95 + benefícios

2 vagas

 

Motorista carreteiro (vaga temporária)

Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, habilitação E

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Açougueiro

Ensino médio completo, 2 anos de experiência

Salário: a combinar + Benefícios

4 vagas

 

Supervisor de açougue

Ensino médio completo, 2 anos de experiência, imprescindível perfil de liderança e experiência na área

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Supervisor de bar e restaurante

Ensino médio completo, seis meses de experiência, vaga zoneada para moradores da região do Imbuí, disponibilidade para trabalhar à noite

Salário: R$1.300,00 + benefícios

1 vaga

 

Sushiman

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Cozinheiro

Ensino médio completo, seis meses de experiência, vaga zoneada para moradores da região do Imbuí, disponibilidade para trabalhar à noite

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de RH

Ensino médio completo, 1 ano de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de estoque

Ensino médio completo, seis meses de experiência, Excel intermediário, vaga zoneada para moradores da região de Lauro de Freitas

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Fiscal de loja

Ensino médio completo, seis meses de experiência, vaga zoneada para moradores da região de Lauro de Freitas

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Professor de Manutenção de Micro e Redes

Ensino médio completo ou cursando superior na área de Tecnologia, seis meses de experiência, imprescindível curso Técnico de manutenção de computadores, conhecimento avançado em redes

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Professor de Dispositivos Móveis

Ensino superior cursando na área de Tecnologia, seis meses de experiência, imprescindível experiência em manutenção de notebooks e celulares

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Assistente de vendas (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, três meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em shopping

Salário: R$1.066,00 + benefícios

2 vagas

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A rede municipal de ensino de Salvador passa a ter, neste primeiro semestre de 2019, 100% do material didático produzido com conteúdo próprio – iniciativa inédita no Brasil. O lançamento dos materiais complementares foi feito durante o "Seminário municipal Nossa Rede: A consolidação de uma política educacional", realizado durante toda esta segunda-feira (15), no Hotel Fiesta, no Itaigara.

O evento teve as presenças do prefeito ACM Neto; do vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral; e da presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), Elisabete Monteiro, além de gestores das unidades municipais de ensino.

O seminário representou o encerramento do ciclo de produção dos materiais próprios da rede municipal, iniciado em 2015, que passa a ter todas as etapas contempladas: Educação Infantil (pré-escola) e Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano).

Sendo assim, começam a ser entregues na próxima semana o caderno de Ciências Humanas e da Natureza para os alunos de 1º ao 5º ano, e os cadernos pedagógicos direcionados a professores e alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, bem como os referenciais curriculares relacionados a essa etapa.

Para o prefeito, a construção de um material pedagógico próprio é um exemplo da prioridade que tem a educação na capital baiana, sobretudo na qualidade de ensino. “Não adianta ter escolas bonitas, com professores se não houver um material didático adequado, atualizado, customizado para a realidade de Salvador. O que se consegue com esse referencial curricular é isso: dar o que há de mais moderno, completo e adequado à situação da nossa capital para os alunos”, pontuou ACM Neto.

O processo, inclusive, estava previsto para ser concluído em 2020, de acordo com o secretário Bruno Barral. Ele aproveitou para agradecer a todos pela parceria e empenho com a iniciativa. “Solicitamos a antecipação desse material, pois as crianças não podiam esperar. Temos muito a fazer por essa rede, pelos alunos e pela nossa cidade”, completou.

Processo – A construção do material para os anos finais foi feita de julho a dezembro de 2018. A iniciativa envolveu 930 profissionais da educação pública municipal, entre professores, gestores e coordenadores. Um diferencial importante foi a participação de 240 alunos na produção dos cadernos, que dialogam com os alunos desta faixa etária, tornando o material mais atrativo e interessante

“Pensamos em uma proposta pra os anos finais que fosse inovadora, que abrisse a possibilidade dos professores de dialogar entre si dentro da escola, onde as áreas de conhecimento não fossem abordadas de forma isolada e também pensar sobre a realidade e as demandas do mundo. É uma proposta cidadã e que o Brasil vai aplaudir, pois nos Anos Finais não há experiência com a dimensão que esta rede teve coragem de assumir”, afirmou Elisabete Monteiro.

Os cadernos têm profunda ligação com as características culturais e sociais de Salvador, tornando os conteúdos muito próximos da realidade dos alunos. São materiais cuidadosamente construídos a partir de conceitos como representatividade, baianidade, questões étnicorraciais, inclusão, empoderamento, proximidade e diálogo, dentre outros. Contém atividades inclusivas, oportunizando que as crianças com necessidades especiais sejam contempladas. Para os jovens, as atividades são gamificadas, ou seja, utilizam a tecnologia, linguagem e design dos jogos.

Outra inovação é a apresentação das sequências didáticas de forma interdisciplinar. Trata-se de uma nova metodologia de ensino que trabalha os conteúdos de forma transversal, o que proporciona um aprendizado mais amplo e conectado. O projeto Música na Escola, lançado na última sexta-feira (12), faz parte desse currículo próprio da rede municipal.

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Para garantir que soteropolitanos e turistas curtam o feriadão da Semana Santa com tranquilidade e segurança, a Prefeitura montou um esquema especial de serviços essenciais à população. As informações dizem respeito ao período entre esta quinta-feira (18) e segue pelo fim de semana.

Saúde - As unidades de saúde do município funcionarão até quarta-feira (17) e retomam o atendimento na segunda-feira (22), das 8h às 17h. Funcionarão de forma ininterrupta os serviços de urgência e emergência das nove Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), nos bairros de Paripe, Valéria, Pirajá/Jardim Santo Inácio, Brotas, Barris, San Martin, Itapuã, Parque São Cristóvão e Periperi, além dos cinco Pronto-Atendimentos (PAs) localizados em Pau Miúdo, Pernambués, Marback/Imbuí, São Marcos e Tancredo Neves, o SAMU 192 e a emergência do Hospital Municipal, em Boca da Mata.

Defesa Civil - A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funcionará em regime de plantão 24 horas, atendendo às solicitações de emergência. Em casos de ameaças de desabamento de imóveis, alagamentos, deslizamento de terra e incêndio, o órgão deve ser imediatamente comunicado através do telefone 199 (gratuito) ou presencialmente em sua sede, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), s/n.

Manutenção - A Secretaria de Manutenção (Seman) manterá a execução dos serviços durante o feriadão, inclusive com reforço do efetivo operacional escalado em plantões, para execução das demandas emergenciais geradas pela chuva. Serão realizados os serviços já programados de desobstrução, limpeza e recuperação do sistema de microdrenagem, dragagem dos canais e córregos do sistema de macrodrenagem, serviços de poda, supressão, retirada de árvores e galhos caídos, revisão da malha viária através da Operação Tapa-Buracos, além de prontidão para atendimentos emergenciais.

Trânsito - Até quinta-feira (18), a Transalvador intensificará a fiscalização de ordenamento e controle de tráfego em estabelecimentos comerciais de grande circulação de pessoas, como no Mercado Popular de Água de Meninos (Mercado do Peixe), Feira de São Joaquim, Feira das Sete Portas, além dos locais de chegada e saída da cidade com grande fluxo de passageiros, como ferry-boat, rodoviária e aeroporto.

A partir de sexta-feira (19), os agentes farão rondas por toda a cidade, a fim de coibir irregularidades nas vias. O acompanhamento do trânsito será feito em tempo real pelo Núcleo de Operação Assistida por meio das câmeras de monitoramento, e a Operação Lei Seca continuará sendo feita diariamente.

As equipes do órgão estarão de plantão ininterrupto para atender à população. O cidadão pode entrar em contato com a Transalvador por meio do canal Fala Salvador (156) ou no site falasalvador. ba. gov. br. O órgão também recebe solicitações emergenciais pelo aplicativo Noa Cidadão, que pode ser baixado na loja de aplicativos dos celulares.

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Depois da gastronomia, com o Cozinha Raiz, agora é a vez do design e da moda produzida na capital baiana ganharem o mundo com o Salvador Fashion Race. O segundo reality show promovido pela Prefeitura em canais digitais foi lançado nesta segunda-feira (15) pelo prefeito ACM Neto, pelo vice-prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, no UCI Cinemas do Shopping Barra. O evento também contou com as presenças da estilista baiana Juliana Herc, que comanda a atração, além do superintendente do shopping, Naildo Oliveira, participantes do reality e imprensa.

Os dois primeiros episódios já estarão disponíveis esta semana no canal oficial da cidade (youtube. com/ salvador). A iniciativa também visa revelar novos estilistas locais, exaltando a influência da moda na cidade e vice-versa. A ação é realizada por meio da Secult, com patrocínio do Shopping Barra, apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e produção da Casa Salvador.

Além de parte integrante das comemorações pelos 470 anos da cidade, o prefeito lembrou que o Salvador Fashion Race faz parte do eixo Cidade Criativa do Salvador 360, megaprograma municipal que tem como intuito o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda na capital. “A Prefeitura nunca havia se preocupado em organizar uma agenda para desenvolver a economia criativa. No caso do Salvador Fashion Race, a intenção é projetar os novos estilistas, vender a produção de moda existente aqui e, claro, promover a cidade para o mundo”, pontuou ACM Neto.

Para o titular da Secult, o novo reality show é mais uma estratégia adotada pela administração municipal de investimento em promoção digital da cidade. “Sem esses investimentos, como a Casa Salvador Youtube, não estaríamos oferecendo, de forma pioneira, tanto conteúdo digital em apenas um ano. Hoje, o Canal Salvador está no primeiro lugar em número de inscrições e visualizações no Brasil, e o quinto canal oficial de turismo mais visitado no mundo”, afirmou Tinoco.

Processo – O reality tem como mentora a estilista baiana Juliana Herc, radicada em Portugal, e contará com cinco duplas formadas por um designer de moda e um influenciador digital, que foram selecionados por uma curadoria. “Agradeço imensamente por colocar um evento como esse em destaque, para que a moda de Salvador seja vista de outra forma. Temos muitos talentos aqui e não tenho palavras para expressar o quanto estou feliz em fazer parte dessa ação. Que todos apreciem bastante o reality quanto eu”, destacou Juliana.

Com 20 episódios, no total, o formato do reality terá: quatro desafios, que irão de montagem de looks para a produção de fashion films em pontos turísticos da cidade, até a participação no desfile final, com a produção de moda de todas as duplas participantes; e, o último episódio, com a divulgação da dupla vencedora. Como premiação para a melhor dupla, o designer ganhará um mês de estágio no atelier de Juliana Herc, em Portugal, e o(a) blogueiro(a) receberá uma viagem de sete dias para Portugal, além de também participar de um projeto com a estilista.

Os nomes dos participantes da websérie já foram confirmados. Os estilistas participantes serão Alex Milanny (@abanto.oficial), Tamara Nascimento (@ta19mi), Teodoro (@queenofcajazeiras), Joice Fischer (@joiceefischer) e Kívia Souza (@kaolliada). Já os influenciadores serão Carla Aragão (@gordaroupa), Fernanda Medeiros (@februxa), João Caldas (@joao_ccaldas), Iasmine Fernandes (@vamoscachearomundo) e Carol Gonçalves (@blogmulhermelhore).

O Salvador Fashion Race também conta com o apoio da Soul Dila e da Air Europa. “Temos uma satisfação muito grande em apoiar essa iniciativa. Vemos nesse evento uma janela para o futuro, mostrando o que se produz de qualidade em moda na Bahia e que é digna de ser mostrada. Vai projetar para o mundo muito desses nomes existentes aqui e é um incentivo àqueles que respiram, incentivam e raciocinam moda na cidade”, resumiu Naildo Oliveira.

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Cerca de um ano após ser entregue à população completamente requalificada, com equipamentos de jogos e lazer, a Praça Lord Cochrane, na Avenida Garibaldi, recebeu neste sábado (13) mais um atrativo. O prefeito ACM Neto deu início ao projeto Literatura na Praça, inaugurando um espaço que estimula o hábito da leitura aos moradores que residem nas comunidades do entorno.  

O projeto é coordenado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), cujo presidente, Fernando Guerreiro, também compareceu ao evento de lançamento. A praça ganhou um contêiner plotado, ambientado com pufes, carpete e nichos, nos moldes de uma sala de leitura tradicional. A instalação tem um acervo de 380 livros de diversos gêneros, como infantil, juvenil, romance, contos, autoajuda. 

"Tive a ideia de implantar este projeto nas praças para estimular a leitura entre o público de todas as idades. Dessa forma, além de ser um espaço de lazer e para a prática de esportes, a praça também oferece como opção o acesso à leitura de forma democrática, em um ambiente saudável e de convívio social. Há, inclusive, livros em braile", afirmou ACM Neto. 

É possível pegar gratuitamente qualquer exemplar durante todos os dias da semana. A área conta com agentes de leitura das 9h até 17h, de segunda a sexta, para auxiliar os leitores na busca e retirada do livro de interesse. Todos os sábados e domingos, sempre a partir das 16h, será promovida uma ação literária para a criançada, a exemplo de conto cantado, declamação de poesia e brincadeiras. 

Cada obra que é retirada só poderá ser lida na praça. O projeto não contempla o empréstimo de livros, caso os moradores desejem levá-los para casa. O Literatura na Praça integra o programa Caminhos da Leitura, coordenado pela FG), e foi criado com objetivo de promover, além da ocupação do espaço público, maior acessibilidade à leitura e ao conhecimento. Até final do ano, mais nove praças municipais requalificadas pela Prefeitura serão contempladas. 

De acordo com a Gerência de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura, vinculada à FGM, a escolha de inaugurar o projeto na Lord Cochrane foi previamente estudada, visando atender às comunidades presentes na Federação, Garcia e Vasco da Gama, que não dispõem de bibliotecas físicas.

 

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