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Começam nesta quarta-feira (10), às 8h, as oficinas de capacitação dos comerciantes informais que atuam no Centro Histórico de Salvador. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em parceria com a Diretoria de Gestão do Centro Histórico e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dentro das ações que a pasta vem desenvolvendo para o reordenamento da atividade informal nesta região.

As aulas serão ministradas por um técnico do Sebrae, no auditório do Montepio dos Artistas, Largo do Cruzeiro de São Francisco, N°15, 1° andar, sempre das 8h às 12h. Serão 11 oficinas ao longo do mês, com 39 inscritos em cada. Todos os participantes receberão certificado de participação, além de um kit educativo de boas vendas, composto por vídeo e material impresso, que orienta o empreendedor a planejar, organizar e gerenciar o seu negócio com sucesso.

A capacitação dos profissionais estará voltada para o cuidado com a imagem pessoal, tendo em vista uma melhoria na recepção e na qualidade do atendimento prestado a baianos e turistas. A participação nos cursos será condição necessária para o recadastramento de quem já atua no Centro Histórico, nas áreas das praças Cairu, Municipal e da Sé, bem como no Terreiro e Largo de São Francisco, além do Largo do Pelourinho.

O titular da Semop, Marcus Passos, ressalta que a ação com os vendedores e ambulantes se associa às requalificações em infraestrutura realizadas pela Prefeitura na capital baiana nos últimos anos. “Precisamos qualificar o atendimento pela demanda que vem surgindo em função da revitalização dos espaços públicos. O objetivo é aperfeiçoá-los, promovendo o crescimento pessoal e profissional para que possam gerir seu próprio negócio", afirmou Passos.

No último dia 18, a Semop fez a apresentação do projeto de reordenamento aos vendedores ambulantes, ocasião em que eles participaram da palestra Empreendendo com $ucesso, no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal, ministrada pelo técnico de Orientação de Negócios do Sebrae, Pedro de Santana.

Fardamentos – Após as oficinas, a Semop fará a distribuição de novos fardamentos aos ambulantes devidamente recadastrados, que terão um número de identificação vinculado à licença. A vestimenta também terá cores variadas para identificar a área onde cada um atua. No caso dos artistas de rua, como as trançadeiras, será desenvolvido um avental específico para facilitar a atuação dos mesmos no manuseio dos cabelos e na pintura dos clientes.

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A Prefeitura prossegue, até a quinta-feira (11), com a Operação Brinquedo Seguro em diversas lojas de brinquedos do grande comércio popular do centro de Salvador. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), por meio da Diretoria de Ações de Proteção de Defesa do Consumidor (Codecon), e faz parte da segunda etapa da Operação Criança Segura. 

Durante as vistorias foram verificados se os brinquedos apresentavam as informações em português com as instruções, recomendações de riscos e cuidados, além da faixa etária e a presença do selo do Inmetro. Pela legislação, é obrigatório o produto apresentar o selo de certificação do instituto. 

Somente na segunda-feira (8), primeiro dia da operação, 17 lojas de brinquedos na Avenida Sete foram fiscalizadas. Do total, três foram autuadas pela falta do selo do Inmetro. Além disso, cerca de 151 brinquedos como espada plástica, bonecas, revólveres, cavalinhos e bolas sonoras foram apreendidos. 

“A falta desse selo e das informações necessárias representam uma ameaça, já que não é possível identificar a composição nem os riscos presentes no produto. É importante lembrar que a criança é um público hipervulnerável. Tivemos que apreender e retirar do mercado esses produtos para proteção desses menores”, afirma o chefe de Fiscalização da Codecon, Gustavo Mercês. 

Cantina Segura – Como primeira parte da operação Criança Segura, realizada na semana passada, os fiscais da Codecon vistoriaram 35 cantinas de escolas. Foram observados itens como as condições dos produtos comercializados, como data de validade e acondicionamento, bem como tabela de preço e exposição do exemplar do CDC. 

Os fiscais autuaram uma escola por uso de produto com data de validade vencida, por oferecer ameaça real ao consumidor. Outras 25 notificações foram emitidas em outras instituições de ensino, sendo uma por ausência de informação de preço, três por ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), 14 por ausência de informação de validade, quatro por lixeira inadequada, duas por prazo de validade vencido e uma por higiene inadequada. O estabelecimento autuado terá prazo de 10 dias para apresentar a defesa.

 

 

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Até quinta-feira (11), soteropolitanas de todos os bairros da capital baiana poderão visitar a Loja Rosa, instalada no Shopping Center Lapa (Barris). No local, são oferecidos gratuitamente orientação de autocuidado nas mamas e participar de testes rápidos de HIV, glicemia capilar, aferição de pressão arterial e avaliação nutricional. O local também é palco de palestras sobre diversos temas relacionados à saúde da mulher.

A unidade fica localizada no L1 e funciona das 9h às 17h. A iniciativa integra as ações da Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) para o Outubro Rosa – campanha que tem como objetivo alertar e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. As atividades contam com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Instituto Vencendo o Câncer (Ivecan).

Segundo o Inca, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, aumentando consideravelmente as chances de tratamento e cura. Por isso, é importante que as mulheres na faixa de rastreamento, aquelas acima de 50 e até 69 anos, ou, com histórico da patologia na família, procurem periodicamente o serviço de saúde para realização do exame.

Dia D – Durante todo o mês de conscientização sobre o câncer de mama, os 128 postos municipais de saúde realizarão, toda quarta-feira, um “Dia D da Mulher”. A programação envolve mutirão de agendamentos de mamografia para a faixa etária de risco, preventivo, sala de espera com orientação de autoexames e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce, estimulando o acompanhamento periódico de saúde.

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Crepe, palavra originada do francês crêpe, derivada do latim crispus, que significa crespo. É um tipo de panqueca feita de farinha de trigo, leite e ovos, com recheio de algum ingrediente que pode ser doce ou salgado. Esses e outros ensinamentos sobre como preparar tal iguaria foram repassados a 30 mulheres acolhidas no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (CAMSID), durante a Oficina de Gastronomia realizada, nesta segunda-feira (8), na sede do órgão, na Ribeira. Como parte da programação do Outubro Rosa, a atividade é organizada pela a Secretaria Municipal de Política para as Mulheres Infância e Juventude (SPMJ) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Sebrae. 

As oficinas começaram no dia 3 deste mês e seguem até o dia 31. Entre as alunas do curso estava *Maria das Dores Silva, 58 anos. Sem o primeiro grau completo, Maria das Dores afirma que nunca imaginou que pudesse fazer um curso e ainda receber certificado de conclusão. “Eu não tenho muito estudo, nunca achei que conseguiria fazer uma aula como essa. Estou tão feliz, realizada”, disse ela, que é uma das vítimas de violência atendidas na unidade do município. 

Na cozinha experimental da CAMSID, ouvia atentamente as dicas do chef de gastronomia do Senac, Reinaldo Mariano. Maria das Dores fez questão de se voluntariar assim que ele solicitou ajuda para separar as raspas de limão que seriam usadas no recheio do crepe doce. “Estou amando, gosto de cozinha. Em casa já faço com meu filho de 12 anos e tudo fica uma delícia. Hoje estou aprendendo receitas sofisticadas e de forma profissional”, disse. 

E nesse clima de resgate da autoestima, a coordenadora do Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (CAMSID), Maria Auxiliadora Alves, pontua que esse é um dos propósitos da unidade. “Percebemos aqui duas dependências, a emocional e a financeira. Quando ofertamos curso queremos empoderar essa mulher, ensinar a ela algo que possa lhe trazer um retorno financeiro”, explica. Pioneira no Brasil, a Casa, que tem formato diferenciado por oferecer assistência psicossocial, jurídica, cursos de capacitação e acolhimento, já atendeu 1 mil mulheres, desde abril deste ano quando foi fundada. 

Quem também participou das aulas foi a secretária da SPMJ, Cristina Argiles. Segundo ela, a CAMSID e o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (Cram), nos Barris, têm papel fundamental na sociedade baiana pelo trabalho diferenciado nas questões de violência contra a mulher. “Vamos muito além do que determina a lei, que é oferecer atendimento com psicólogas, assistentes sociais e advogados (as). As nossas unidades acolhem, cuidam e abrigam essas mulheres em condição tão vulnerável. Prova disso é que estamos aqui profissionalizando, dando a elas a chance de aprender um ofício e se libertar da dependência financeira”, frisou a secretária. 

Mais cursos - Ainda na unidade da Ribeira está prevista uma oficina de sequilhos, no dia 25, e aulas dobre salada fitness, no dia 30. As oficinas também serão realizadas no turno vespertino, das 14h às 17h. O Cram fica localizado na Praça Almirante Coelho Neto, nº 1, e o Camsid, na Rua Lélis Piedade, nº 63. Para se matricular, é necessário preencher uma ficha de inscrição a ser disponibilizada no local e anexar cópia de RG e CPF. Os alunos receberão certificado ao final das oficinas. 

O curso gastronômico também está sendo ofertado a mulheres acolhidas pelo Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (Cram), nos Barris. Receitas de sequilhos serão repassadas, nesta quarta-feira (10). A programação segue com ensinamentos sobre tortas salgadas, no dia 24; salada fitness, no dia 29; e salgados comerciais, no dia 31. Todas elas ocorrerão no turno vespertino, em apenas, entre 14h e 17h.

 

*Com intuito de preservar a segurança das vítimas atendidas nas unidades de proteção a mulher, o nome da personagem citado na matéria é fictício.

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Para facilitar a rotina e gerar ao cidadão economia de tempo e dinheiro com grandes deslocamentos, os serviços ofertados pela Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) podem ser acessados nas dez Prefeituras-Bairro instaladas na cidade. Na lista de opções estão os de apresentação de condutor infrator, consulta de multa por infração de trânsito, credenciamento de estacionamento em vaga especial e cópia de documentos em infrações de trânsito. 

Para a apresentação do condutor infrator, é necessário que o mesmo compareça pessoalmente com a original e cópia autenticada da própria habilitação, além da cópia simples do documento com foto do proprietário do veículo. Para os serviços de cópia de infrações de trânsito e de consulta de multa por infração, é necessário apenas o número da placa do carro. 

Já para o serviço de credenciamento de estacionamento em vagas especiais, é exigido o documento com foto (RG e CPF). No caso de gestante e/ou lactante, é necessário ainda apresentar cópia simples do laudo, relatório ou atestado médico ou exame. Já no caso de pessoa com deficiência, além do documento com foto, é preciso também a cópia simples do laudo, relatório ou atestado médico. 

Funcionamento – Com as primeiras unidades inauguradas em 2014, as Prefeituras-Bairro têm o intuito de aproximar o cidadão aos serviços municipais e de entidades parceiras. Desde o início de 2018, as unidades já realizaram mais de 1 milhão de atendimentos. As unidades administrativas são o Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã/Ipitanga, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima, São Caetano/ Liberdade e Valéria. 

O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Dentre outros serviços ofertados estão a emissão de carteira de identidade, cadastramento para o programa Bolsa Família, emissão de Cartão SUS, retirada de medicamentos e emissão de Termo de Viabilidade de Localização (TVL), dentre outros. A lista completa pode ser conferida no site das Prefeituras-Bairro.

 

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A redução do investimento na produção de “santinhos” (panfletos de candidatos), em razão da nova legislação eleitoral, refletiu na quantidade de lixo coletada após o domingo de votação. Esse ano, 81,72 toneladas de resíduos foram recolhidas pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) das ruas de Salvador, número inferior às 125 toneladas coletadas em 2016. O volume coletado foi 34,62% menor.

Ao todo, 1.361 agentes atuaram para garantir a limpeza dos bairros, sendo 770 agentes de varrição, 548 agentes de equipes especiais e 43 agentes de coleta. Eles contaram com o apoio de 14 compactadores e 22 caminhões. Em 2016, houve 1.941 agentes de limpeza atuando, dos quais 1.330 fizeram a varrição, 515 faziam parte de equipes especiais e 96 agentes de coleta, com o apoio de 34 compactadores e 25 caminhões.

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Para as crianças comemorarem o dia dedicado a elas nesta sexta-feira (12), com muita diversão ao ar livre e pertinho de casa, uma boa opção são as praças existentes em Salvador. Quase 400 espaços de convivência e lazer foram construídos ou requalificados pela Prefeitura, desde 2013, e a nova configuração desses equipamentos públicos dá o ar de um verdadeiro playground, além de garantir aos cidadãos a diversão dos filhos sem grandes custos e, claro, estimular o contato com outras crianças.

Além dos brinquedos e espaços para o público infantil, as praças são adaptadas com rampas, piso tátil e brinquedos com acessibilidade, contribuindo com a inclusão das crianças com deficiências em parques infantis. Nos espaços, os pequenos contam com novidades como a Casa de Tarzan, o Parque dos Dinossauros e o Espaço Games. “Fazemos a criança se sentir acolhida no espaço público, onde há espaços para todos os tipos de pessoas”, pontua o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal), Marcílio Bastos.

 Ainda segundo Bastos, essa foi uma proposta da gestão que tem sido estudada pelo Laboratório de Projetos e Geotecnologias da Desal. “Estamos levando lazer a quem mais precisa. Neste Dia da Crianças, a Prefeitura deseja muito mais sorrisos, mais cambalhotas, mais saúde e muita diversão para todos os pequenos”, pontuou.

Praças – Distribuídos nos 163 bairros de Salvador, os equipamentos são desenvolvidos e fabricados pela própria Desal, vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), diminuindo custo e tempo e facilitando a manutenção das praças. Dentre as maiores estão a Lord Cochrane (Avenida Garibaldi), dos Dendezeiros (Ribeira), Benjoim (Caminho das Árvores), ACM (São Caetano), Largo do Tanque, Rotatória de São Marcos (São Marcos) e da Bíblia (Avenida Ogunjá). Até o final deste ano, outras 40 praças serão inauguradas após construção ou requalificação.

A maior praça municipal de Salvador, com 37 mil m², é a João Mangabeira, nos Barris. Inaugurada em março de 2017, lá é possível encontrar uma grande movimentação de crianças e adolescentes. Beneficiado com trabalho de paisagismo, o local tem como diferencial áreas para piquenique e gastronomia, além de quadra poliesportiva e um campo de futebol com vestiário, que costuma receber crianças de escolinhas de futebol para campeonatos e treinos.

Ao longo da gestão, alguns bairros foram presenteados com mais de um equipamento, como Boca da Mata, Pernambués, Castelo Branco, Cajazeiras, Subúrbio Ferroviário e Itapuã, dentre outros. Pelo menos 80% das praças construídas ou requalificadas pela Desal estão em bairros carentes. Os espaços de lazer têm sido requalificados levando em consideração a história e características de cada comunidade.

 

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Para garantir que as ruas de Salvador estejam limpas e organizadas enquanto ocorrem as eleições neste domingo (07), a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) colocará 1.463 agentes de limpeza nas ruas, com a utilização de 33 equipamentos de trabalho.

A operação de limpeza será dividida em dois turnos: começa às 7h e segue até as 14h20, e os agentes voltam ao serviço às 15h, permanecendo no trabalho até as 23h20. Portanto, a equipe estará nas ruas antes mesmo do início da votação, que estará aberta das 8h às 17h, em 19 zonas eleitorais e 4.808 seções espalhadas por Salvador.

Serão 781 agentes para a varrição da capital baiana; 582 que integram o grupo de equipes especiais; e 100 agentes de coleta. O trabalho será feito com o uso de 22 caminhões e 11 compactadores, durante a noite.

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Um dos mais tradicionais terreiros de candomblé do país, o do Gantois, no bairro da Federação, está em obras para receber o novo Centro Comunitário Mãe Carmem de Gantois, feito pela Prefeitura, por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), com projeto da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). Com 85% das obras concluídas, as intervenções avançam na parte das divisórias, pavimentação interna e externa, instalação de esquadrias, corrimão, gradil e guarda-corpo.

O novo Centro Comunitário leva o nome da atual ialorixá do santuário, Mãe Carmem de Gantois. O equipamento terá um salão com capacidade para 50 pessoas no primeiro andar e contará com divisórias, que poderão ser instaladas ou removidas conforme a necessidade de ampliação de espaço para eventos. Também fazem parte do projeto uma sala para percussão e leitura, uma sala para cursos e um consultório médico.

O terreiro já tem a prática de ações voltadas à comunidade: em geral, 70% das atividades, como, por exemplo, o treino de capoeira, a distribuição de 300 cestas básicas por mês e aulas sobre a musicalidade do candomblé. Com a construção do centro, a Prefeitura pretende viabilizar um espaço em condições de abrigar as atividades coletivas promovidas para a comunidade. Serão implantados sistema elétrico, telefônico, de esgoto e águas pluviais, equipamentos de segurança contra incêndio e paisagismo.

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