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Eles fazem a diferença na Defesa Civil de Salvador (Codesal), são bem mais que voluntários e funcionam como um braço do órgão nas diferentes localidades do município. Os integrantes do Programa de Voluntariado da instituição, que comemora seis anos na quarta-feira (15), dão exemplo de altruísmo e ajuda ao próximo. Instituída pelo Decreto nº 26.459, a iniciativa conta, atualmente, com 2.549 adultos e 143 crianças.

O trabalho dos chamados Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) vai além da Operação Chuva, que acontece entre os meses de abril e junho na capital baiana. Esse tipo de atividade desperta espontaneamente a solidariedade das pessoas. No entanto, é preciso que haja treinamento e organização, para que essa ajuda possa ser produtiva e eficiente.

Na ocorrência de desastres, a Codesal coordena e implementa as ações de socorro e resposta, para salvar vidas e evitar perdas materiais para as famílias, com o apoio dos cidadãos, através do Nupdec.  Para isto, é realizado o monitoramento das encostas e áreas alagáveis da cidade e desenvolvidas ações nas comunidades, visando informar, conscientizar, instruir e mobilizar a população da cidade em geral, mas especialmente aquela residente nas áreas de risco.

A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, afirma que os voluntários formados pelos Nupdecs são identificados como líderes representantes da comunidade. Neste período, eles ficam em alerta, pois são o primeiro contato do órgão com a situação no local onde residem, informando sobre as condições da chuva e se há deslizamento de terra.

“Como temos muitos chamados, chegando a quatro mil solicitações para atendimento nesta época, por vezes podemos não enxergar essa necessidade iminente de dar prioridade àquela vistoria, pois neste momento tudo é prioridade”, disse Fabiana.

Dinâmica – Os membros dos núcleos mandam mensagens e fotos que são encaminhadas aos órgãos municipais ou através do Sistema Municipal de Defesa Civil, para atendimento a casos de deslizamento, galhos em fiações elétricas e quedas de árvores, de forma célere. Muitas vezes, eles iniciam a evacuação antes mesmo de a Codesal chegar ao local, preservando vidas.

A subcoordenadora salienta, em diversas vezes, são esses membros do Nupdec que conseguem convencer o morador vizinho a sair de casa. Em algumas situações, o apego aos bens materiais e o receio de perder o imóvel são os maiores empecilhos. Então a ajuda é fundamental para convencê-los a proteger o bem mais precioso – a si mesmo.

Colaboração – Diretamente da Vila Sabiá, na Liberdade, Carlos de Jesus Brito, ou simplesmente Carlos da Vila Sabiá, atua junto à Codesal desde agosto de 2020. Ele conta que, antes de ingressar como voluntário, ele achava que o órgão era o responsável pelas obras. Então, de forma errônea, cobrava a eles as melhorias e intervenções.

Mais do que auxiliar os vizinhos em tempo ruim, ele conscientiza sobre não jogar lixo nas encostas, nas ruas, não plantar nada no solo para não trazer riscos de deslizamento. Brito afirma que ele está sempre atento às situações, especialmente no período de sol, que é quando a lona se desgasta e as encostas ficam expostas a outros problemas: as pedras que se soltam batem no fundo das casas e chegam a atingir os telhados.

“O risco continua, é um trabalho de prevenção e estou sempre atento. Antigamente, a gente cobrava (à Codesal). Hoje, já temos uma resposta mais rápida com uma linha direta nossa com o órgão”.

Do bairro do Calafate, Jucinalva Neri Marques, ou apenas Nani, é que auxilia os vizinhos. Voluntária desde julho de 2019, ela diz que este é o caminho de busca para a conscientização e mobilização da comunidade, ajudando o próximo e construindo uma sociedade mais equalitária.

“Decidi ser voluntária para ajudar minha comunidade. A vida é melhor quando podemos ajudar o mundo e, com isso, poder trazer ações como o Nupdec para jovens e adultos”, destacou Nani.

No período de poucas chuvas, a Codesal promove ações de fortalecimento – uma outra forma de envolver os cidadãos –, levando serviços diversos da Prefeitura, palestras e atividades específicas, como o Agosto Lilás (de prevenção da violência contra a mulher) e a Semana do Bebê, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Juventude (SPMJ). Outros órgãos e parceiros externos também participam, a exemplo da Coelba, Embasa e faculdades privadas do município.

Cadastramento – Cabe à Codesal o cadastramento, a seleção e o treinamento das pessoas interessadas em atuar voluntariamente, considerando a natureza das atividades a serem realizadas e os locais de atuação. O órgão também fornecerá identificação ao voluntário quando necessário. Os interessados podem se inscrever através do link www.codesal.salvador.ba.gov.br/images/pdf/Ficha-de-inscrio-voluntariado.pdf

 

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Em comemoração ao Dia Nacional do Código de Defesa do Consumidor, celebrado no dia 11 de setembro, a Prefeitura de Salvador promove a Semana Codecon, um pacote de ações desenvolvido pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) para que o tema esteja cada vez mais conectado ao cidadão soteropolitano. Os detalhes foram apresentados na manhã desta terça-feira (14), pelo prefeito Bruno Reis, em coletiva ocorrida noTeatro da Fundação Gregório de Mattos (TGM), no Centro.

Também estiveram presentes na ocasião a vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos; o diretor geral da Codecon, Humberto Viana; o coordenador do conselho do comércio da Câmara de Diretores Lojistas da cidade (CDL Salvador), Haroldo Núñez.

Uma das ações mais importantes da Semana Codecon será a inauguração oficial da Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que passou por reestruturação e agora está ampliada e modernizada para o atendimento presencial do cidadão, na sede situada na Rua Chile. A reforma feita pela Secretaria de Manutenção (Seman) permitiu melhorias no ambiente tanto para os profissionais que atuam no local como para o cidadão que busca atendimento.

Além disso, está sendo lançado o sistema de agendamento de atendimentos, que pode ser feito por meio do site agendamentocodecon.salvador.ba.gov.br ou através do site e aplicativo da Codecon. Por meio desse canal, a população vai poder agendar serviços, como abertura de termo de reclamação, cálculos para identificar juros abusivos, consulta de recall, formalização de denúncias, além de ter acesso a dicas de consumo.

Para o prefeito Bruno Reis, as ações vêm para fortalecer a relação entre o consumidor e o município e garantir que ele tenha os seus direitos respeitados. “Hoje, nesta semana de comemoração dos 31 anos do Código de Defesa do Consumidor, trazemos essas inovações. Nós investimos recursos na reforma da Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que nós estamos entregando hoje, onde qualquer cidadão que for atendido será recebido em um conforto muito melhor e estrutura muito melhor. Além disso, estamos fazendo essa campanha de divulgação para que o cidadão saiba quais são os seus direitos nas relações de consumo, e também, lançando outras ferramentas de grande importância para os consumidores”.

O diretor geral da Codecon ressaltou que o órgão tem trabalhado de forma alinhada com a gestão de Salvador, buscando reduzir a burocracia por meio da transformação digital, integrando serviços para melhorar a qualidade de vida do cidadão.  Sobre o novo programa, Viana ressaltou a importância de capacitar consumidores, bem como os lojistas. “O Selo faz parte do planejamento estratégico da gestão e tem como objetivo reduzir o desrespeito à lei consumerista através de um processo educativo e mercadológico”, pontuou Viana.

Ações – Como parte das ações, desde ontem e até a próxima sexta-feira (17), a Codecon está em um espaço no primeiro piso do Shopping Center Lapa para orientar tanto o consumidor como o próprio lojista sobre as relações de consumo, com atendimento entre as 10h e 18h. Essa ação ocorre em parceria com o Shopping Center Lapa e com a CDL Salvador, instituição que tem prestado serviços como informações sobre débito junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Serasa), para que o consumidor saiba quanto e o período dos débitos, além da melhor forma de negociar a dívida.

Outra medida importante será a atualização do Código de Defesa do Consumidor Digital, que passa a ter perfil interativo, contendo o texto integral e ganha destaque para as principais dúvidas relacionadas ao consumo. O cidadão agora tem acesso aos artigos dentro do código através de tópicos com palavras-chave, como ausência de preço, higiene e limite de cartão de crédito, entre outros. A intenção é aumentar e facilitar o uso desta ferramenta pelo cidadão.

O material será disponibilizado pela Codecon em forma de adesivo com QR Code para os lojistas, durante ações educativas. No entanto, a iniciativa não substitui a versão física, obrigatória conforme prevê a legislação.

Mais uma iniciativa que visa às melhorias na relação de consumo é o início das capacitações com comerciantes do Centro Histórico para obtenção do selo de certificação Codecon Lojista Legal. As primeiras turmas iniciam amanhã (15). O programa consiste em uma capacitação voltada exclusivamente para os lojistas.

Para receber o selo, o comerciante deve participar do programa e aplicar em seu estabelecimento o aprendizado obtido no curso. Depois, esse mesmo comerciante é avaliado e aprovado pelos agentes da Codecon. A certificação exige renovação anual. Por isso, ter o selo exposto no estabelecimento significa que o local está adequado dentro da legalidade para receber o consumidor, o que transmite credibilidade.

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Um dos equipamentos culturais inéditos no país, dedicado completamente à história da música produzida na Bahia, a Cidade da Música da Bahia, situada no Comércio, será inaugurada pela Prefeitura no próximo dia 23. O horário ainda está em definição e deverá ser divulgado em breve.

O anúncio foi realizado pelo prefeito Bruno Reis, durante coletiva para lançamento do Cartão Digital de Vacinação e da Semana Codecon, ocorrida nesta terça-feira (14), no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro. Além disso, o chefe do Executivo municipal informou que foi publicado ontem (13), no Diário Oficial do Município (DOM), um novo decreto com os protocolos para eventos em Salvador com público de até 1 mil pessoas.

Para a realização destes eventos, é necessário que o índice de ocupação de leitos de UTI Covid-19 esteja em um patamar até 60%; que os locais tenham limite de ocupação de até 75% da capacidade do espaço; estão permitidas venda de alimentos e bebidas para consumo no local – as praças de alimentação devem ter até 75% de ocupação e distanciamento de 1m entre as mesas; e execução de música ao vivo devem seguir limite sonoro disposto na Lei Municipal n° 5.354/1998, sem qualquer proximidade física entre artistas e público, dentre outros itens.

Sobre o Festival Virada Salvador e Carnaval, Bruno Reis informou ainda que vai aguardar a passagem deste mês de setembro, para que sejam realizadas discussões, com todo o segmento cultural e de entretenimento, sobre a possível realização dessas festividades.

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Quem reside em Salvador e iniciou ou completou o ciclo de imunização contra o coronavírus pode, a partir desta terça-feira (14), obter a Carteira de Vacinação Digital (CVD). O processo é gratuito e ocorre de forma simples e prática pela internet, através do site www.cvd.saude.salvador.ba.gov.br . A nova ferramenta tecnológica, desenvolvida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi apresentada hoje pela manhã pelo prefeito Bruno Reis, durante coletiva à imprensa no Teatro Gregório de Mattos (TGM), no Centro.

“Esse cartão vai permitir que o cidadão, a depender das exigências que venham a surgir em relação às vacinas tomadas, como viagens e eventos, possam comprovar o seu processo de vacinação. A ferramenta pode ser acessada tanto nos sistemas Android ou iOS, facilitando assim a vida das pessoas. Estamos mantendo entendimentos com embaixadas, inclusive, para comprovação da vacinação para viagens internacionais”, afirmou o prefeito.

A ferramenta visa facilitar a vida dos cidadãos que precisem comprovar ou acessar dados relacionados à própria situação vacinal. Se a pessoa não tomou nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, por exemplo, a plataforma indicará o status “Sem Registro de Vacinação”.  As demais situações são “Parcialmente Vacinado” (quando existir apenas o registro da primeira dose e se estiver com a segunda dose em atraso) ou “Totalmente Vacinado” (quando estiver com o registro da 1ª e 2ª doses ou dose única).

Além disso, a carteira digital informa as datas das aplicações das vacinas, fabricantes e respectivos lotes. O documento possui um QR Code, além de um código alfanumérico, e pode ser impresso e apresentado nos estabelecimentos e espaços públicos em que for obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação.

A conferência do documento pode ser feita via câmera de um dispositivo móvel, celular ou tablet ou através do link cvd.saude.salvador.ba.gov.br/vacina/ValidarCarteiraVacinacaoDigital.aspx, onde deverá ser inserido o código para validação da CDV.

Login – Ao acessar o site para obter a CVD, é necessário fazer o login com a mesma credencial do Aplicativo do Vida + Cidadão ou criando uma conta nova.  O procedimento neste último caso é feito de forma rápida. O cidadão só precisa confirmar dados pessoais como nome da mãe, ano de nascimento, município de nascença e dígitos do CPF.

O usuário que esquecer a senha cadastrada pode solicitar no próprio site da CVD, clicando na opção “Esqueceu a senha” e preenchendo os campos Cartão do SUS / CPF e e-mail. O cidadão receberá uma senha provisória no e-mail que consta no cadastro do Cartão SUS.

Caso o cidadão não possua e-mail cadastrado, ele poderá acessar o site de Recadastramento (recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br) e adicionar um e-mail válido ou atualizar o cadastro presencialmente em uma Unidade Básica de Saúde.

 

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As Prefeituras-Bairro da cidade estão disponibilizando as doses da vacina contra Covid-19 exclusivamente para as pessoas que agendaram o serviço para atualização cadastral do cartão SUS. A medida visa otimizar a imunização dos indivíduos que emitem a 1ª via ou necessitem fazer a transferência de domicílio do documento.

“Estamos imunizando somente aquelas pessoas que procuram nossos serviços, mediante agendamento prévio, para a emissão da 1ª via ou transferência de domicílio do cartão SUS. Nesse momento, os demais indivíduos com 18 anos ou mais que já possuem situação cadastral regularizada em Salvador e ainda não receberam a 1ª dose do imunizante não estão sendo atendidos nas Prefeituras-Bairro. Esses devem procurar os demais pontos disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde”, explicou o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro Kaio Moraes.

Para ter acesso ao serviço de atualização cadastral nas Prefeituras-Bairro e, posteriormente à vacina, será necessário ter idade igual ou superior a 18 anos e fazer o agendamento prévio no portal horamarcada.salvador.ba.gov.br. Ao comparecer no local e dia agendados, deverá apresentar a cópia do comprovante de residência atualizado no nome do titular do cartão SUS ou dos pais do mesmo, além de um documento de identificação com foto.

 

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A relação entre patrimônio e acessibilidade será o tema da roda de conversa da nova edição do projeto “Patrimônio É...”, promovido pela Fundação Gregório de Matos (FGM), que acontece nesta terça-feira (14), às 18h30, no canal da FGM no YouTube.  A discussão será mediada pela gerente de Patrimônio Cultural, Gabriella Melo, e terá como convidados a especialista em Educação Inclusiva e Educação para Direitos Humanos, Valdirene Ferreira; o coordenador do Movimento de Teatro de Rua Bahia e do Grupo Arte Popular A Pombagem, Fabrício Brito; e o procurador geral do Estado Mário Lima.

O evento tem como objetivo discutir a acessibilidade e a promoção de ambientes favoráveis ao acesso, circulação e comunicação de todas as pessoas, principalmente aquelas que possuem algum tipo de deficiência. Para Gabriela Melo, é necessário entender o quanto o patrimônio e as questões em seu entorno estão ligados à acessibilidade e ao acesso de pessoas que possuem mobilidade limitada.

"É um tema muito importante para ser tratado na gestão urbana e patrimonial. Existem marcos legais que devem ser cumpridos, há uma legislação pertinente a essa questão de acessibilidade e acesso. Na maioria das cidades brasileiras essas questões ainda estão em desenvolvimento, e não é diferente em Salvador. Por isso, essa roda de conversa também é um fórum de discussões e um momento no qual podemos escutar a sociedade civil. É um canal direto de comunicação", disse a gerente.

Ao todo, são sete as dimensões que envolvem a acessibilidade: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática, atitudinal e natural. Na contemporaneidade, é importante pensar as questões patrimoniais articuladas a todas essas dimensões.

"Para que essas ações sejam compatíveis, e não descaracterize a nossa história, as intervenções precisam ter impacto positivo, e acontecer de forma qualificada, valorizando a circulação das pessoas e o uso dos equipamentos, proporcionando contato e inclusão sociocultural. É importante dialogar e pensar nas diversas formas de atrair diversos públicos da nossa cidade", completou Gabriela.

Patrimônio É... – As rodas de conversa do Patrimônio É... fazem parte do Projeto Salvador Memória Viva, executado pela Gerência de Patrimônio e vinculado ao Departamento de Patrimônio e Humanidades da FGM. São encontros mensais para tratar de temas concernentes aos patrimônios culturais da Cidade do Salvador.

Desde 2017, os eventos eram realizados no Espaço Cultural da Barroquinha e com transmissão ao vivo. Mas, devido ao contexto atual de pandemia e os protocolos de segurança, o formato foi adaptado para o ambiente virtual. O objetivo, para além da promoção da educação patrimonial, é a instrumentalização das políticas públicas do município que valorizem a memória histórica da cidade.

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Idosos com 70 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até 25 de março estarão habilitados para receber a 3ª dose de reforço

Os adolescentes com 15 anos e sem comorbidades começam a ser imunizados contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (14), na capital baiana, de forma escalonada. Outra mudança também é com relação à terceira dose: passam a ser contemplados também os cidadãos a partir de 70 anos, que tomaram a segunda dose até o dia 25 de março de 2021.

Amanhã (14), a estratégia segue com a repescagem dos jovens de 16 e 17 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal na cidade. Também acontece normalmente a vacinação de gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, bem como os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente previamente cadastradas no portal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Já as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, que residem em Salvador e necessitam realizar a atualização cadastral do cartão SUS só poderão se vacinar através de agendamento prévio nas Prefeituras-Bairro. Para ter acesso ao serviço será necessário agendar previamente no portal horamarcada. salvador. ba. gov. br, comparecer no local combinado com a cópia do comprovante de residência da capital baiana atualizado no nome do titular do cartão SUS ou dos pais do mesmo, além de um documento de identificação com foto.

Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa. Quem está na situação citada e que ainda não fez o cadastro na Ouvidoria, deve fazê-lo através do site www. saude. salvador. ba. gov. br/fale-com-a-ouvidoria.

Na ocasião, devem ser informados os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato.  Após esta etapa, é necessário aguardar o contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da Ouvidoria, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

A aplicação da segunda dose da Oxford, Pfizer e CoronaVac também segue normal. É necessário que todos estes públicos consultem o site da SMS para verificar se o nome já está habilitado para a vacinação.

Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.

 

1ª DOSE - ADOLESCENTES DE 15 A 17 ANOS

17 ANOS: Pessoas nascidas entre 15 de setembro de 2003 e 14 de setembro de 2004 – das 8h às 16h.

16 ANOS: Pessoas nascidas entre 15 de setembro de 2004 e 13 de setembro de 2005 – das 8h às 16h.

15 ANOS: Pessoas nascidas de 14 de setembro de 2005 a 14 de março de 2006 – das 8h às 12h.

               Pessoas nascidas de 15 de março de 2006 a 14 de setembro de 2006 – das 13h às 16h.

Os adolescentes deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drive-thrus: FBDC Brotas, Barradão (Canabrava) e Arena Fonte Nova (Nazaré).

Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Vale do Matatu, FBDC Brotas, Barradão (Canabrava) e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros).

 

1ª DOSE - GESTANTES E PUÉRPERAS: 8h às 16h

Obedecendo nova recomendação do Ministério da Saúde, somente poderão buscar os pontos de imunização as grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina. Para ter acesso ao imunizante, todas devem ter idade igual ou superior a 12 anos, estar com os nomes no site da SMS e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:

Gestantes: devem também apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica.

Puérperas: devem também apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica e Declaração de Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.

OBS: Está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas com os imunizantes Oxford/ Astrazeneca e Janssen.

As gestantes e puérperas menores de 18 anos deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drive-thru: Uninassau (Pituba). 

Pontos fixos: USF Plataforma e USF Vila Matos (Rio Vermelho).

 

1ª DOSE - ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADES E/OU DEFICIÊNCIA PERMANENTE COM NOME CADASTRADO NO SITE DA SMS: 8h às 16h

Os menores deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drive-thru: Uninassau (Pituba).

Pontos fixos: USF Plataforma e USF Vila Matos (Rio Vermelho).

 

PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 18 ANOS EXCLUSIVO NAS PREFEITURAS-BAIRRO: 8h às 16h

As pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que residem em Salvador, só poderão se vacinar nesta terça-feira (14) através de agendamento prévio nas Prefeituras-Bairro. É necessário acessar o portal horamarcada. salvador. ba. gov. br, comparecer no local combinado com a cópia do comprovante de residência de Salvador atualizado no nome do titular do cartão SUS ou dos pais do mesmo, além de um documento de identificação oficial com foto.

 

2ª DOSE - OXFORD: 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 10 de outubro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Shopping Bela Vista, Unijorge (Paralela) e Vila Militar (Dendezeiros). 

Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, USF Vila Nova de Pituaçu, USF Federação, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Pirajá, Unijorge (Paralela) e USF San Martin III.

 

2ª DOSE - CORONAVAC: 8h às 16h

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 14 de setembro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thru: FBDC Cabula.

Pontos fixos: UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Tubarão, USF Curralinho e CSU Pernambués.

 

2ª DOSE - PFIZER: 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 10 de outubro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Parque de Exposições (Paralela), Faculdade Universo (Avenida ACM) e Universidade Católica do Salvador (Pituaçu).

Pontos fixos: USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Cajazeiras X, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), Universidade Católica (Pituaçu) e USF Imbuí.

 

3ª DOSE: PESSOAS COM 70 ANOS OU MAIS – 8h às 16h

A aplicação da terceira dose será administrada em idosos com 70 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 25 de março de 2021. Antes de se dirigirem aos postos devem conferir se o nome está na lista do site da SMS.

Para este público também está disponível o serviço Vacina Express, assim como para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção. Não é necessário realizar um novo cadastro no sistema quem já teve acesso ao serviço, pois a equipe retornará automaticamente. O site é o vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br .

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina e Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos)

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Cajazeiras V, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim) e Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO - ENTRADA F0 - DAS 09H ÀS 16H).

 

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Um amplo espaço público de Salvador passa a oferecer mais convívio social, lazer e qualidade de vida aos moradores de Nova Brasília de Valéria, após a conclusão das obras de requalificação da Praça Maria Quitéria. O equipamento, que oferece atrativos para o público de todas as idades, foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis na noite desta segunda-feira (13). O investimento total foi de R$844 mil.

O prefeito lembrou que o local estava abandonado e, com a transformação, proporciona atividades de lazer e convivência, além de bem-estar aos moradores. “Um espaço como esse oferece lazer e esporte, que é uma ferramenta de inclusão social. Os equipamentos, além de ajudarem a transformar a vida das crianças e jovens, também estimulam no bairro os movimentos culturais. O que pedimos agora é que todos ajudem a Prefeitura a tomar conta deste local, pois isso vai fazer com que a gestão gaste menos dinheiro com manutenção e, assim, sobrar recursos para construir praças em outros cantos da cidade”, declarou Bruno Reis.

Localizada na Rua Muniz Ferreira, a praça tem mais de 4 mil m² de área e conta com pavimentação em concreto e em lajota pré-moldada, pista de cooper e parque infantil em áreas de gramadas. A lista de brinquedos disponíveis vai desde a casa de Tarzan, escorregadeira, gangorras e cavalinhos até balanços, amarelinha e mesas de jogos para partidas de pingue-pongue e futmesa. Uma quadra poliesportiva também faz a alegria de quem quiser “bater o baba” ou jogar partidas de vôlei e basquete.

A Praça Maria Quitéria oferece estrutura para quem gosta de praticar atividades físicas ao ar livre através da academia de saúde e de ginástica composta por diversos tipos de aparelhos que são capazes de promover alongamento e de tonificar os músculos do corpo. Aliado a todos esses atrativos, o paisagismo da praça chama atenção. Diversas palmeiras e outras espécies vegetais embelezam o ambiente, assim como o pergolado e guarda-corpo em madeira de eucalipto instalados.

Todo o equipamento de lazer possui bancos modulares antivandalismo para o conforto dos frequentadores. Para proporcionar mais acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção, foram construídas rampas de acesso em vários pontos, além de piso tátil e corrimãos. A iluminação pública do entorno, por sua vez, possui o que há de mais moderno. Foram instalados 43 pontos em LED e 12 projetores.

Lazer perto de casa - "A requalificação dessa praça era muito esperada por todos nós daqui do entorno. A região aqui é bastante populosa e precisava ter um lugar agradável como este, não só para nós, adultos, como para a criançada se divertir nos brinquedos que estão novinhos em folha. Espero que a galera ajude a cuidar desse espaço para que a gente continue tendo opção de lazer sempre disponível”, declarou a ambulante Valdete Lívia Lopes, 43 anos.

O mecânico Rosalvo Pereira, 33 anos, aproveitou a noite para levar o filho, Gabriel, 4 anos, pra curtir os brinquedos da praça. “Ficou tudo ótimo. Em vez de levar meu filho ao shopping, eu prefiro trazer pra cá. Aqui ele corre o quanto quiser, escolhe qualquer brinquedo, tudo sem que eu precise gastar dinheiro e, melhor, próximo de casa”, disse.

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 28 vagas de emprego para pessoas sem deficiência e 202 para pessoas com deficiência (PCD) nesta terça-feira (14). Os candidatos deverão acessar o site www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento, a partir das 17h30. Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para o agendamento.

O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e de maneira remota, via WhatsApp, com escolha a ser feita no momento do agendamento. Para atendimentos via WhatsApp, favor verificar se o contato do cadastro possui conta no aplicativo.

Confira as vagas (não-PCD)

Técnico de informática

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível CNH B.

Salário: a combinar + benefícios

8 vagas

Conferente de mercadoria

Ensino médio completo, seis meses de experiência. Vaga zoneada para moradores de Lauro de Freitas e região.

Salário: a combinar + benefícios

3 vagas

Reparador de equipamentos elétricos e eletrônicos

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível um dos curso: eletromecânico/mecânico/eletrônica/eletrotécnico e CNH A/B.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

Auxiliar financeiro

Ensino médio completo, seis meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de Excel Avançado e Experiência com Contas a Pagar e Receber.

Salário: R$1.353,26 + benefícios

1 vaga

Assistente de marketing (estágio)

Superior incompleto em Publicidade e Propaganda, Marketing (a partir do 2º semestre a noite), sem experiência, conhecimento com os seguintes programas: Photoshop, Illustrator, Premiere pro e desejável conhecimento com Wordpress e After Effects.

Bolsa: R$600 + benefícios

2 vagas

Designer gráfico (estágio)

Superior incompleto em Designer Gráfico (a partir do 2º semestre à noite) sem experiência, conhecimento com os seguintes programas: Photoshop, Illustrator, Corel Draw, Premiere pro, desejável conhecimento com Wordpress, After Effects.

Bolsa: R$600,00 + benefícios

1 vaga

Pizzaiolo

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

Chapista de veículos

Ensino fundamental completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Maitre

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar à noite. Vaga zoneada para os bairros Imbuí até Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Sushiman

Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar à noite. Vaga zoneada para os bairros: Imbuí até Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Barman

Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar à noite. Vaga zoneada para os bairros Imbuí até Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Cozinheiro líder

Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar à noite, conhecimento com controle de estoque, experiência no forno e fogão, ter perfil de liderança de equipe. Vaga zoneada para os bairros Imbuí até Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Costureira de máquinas industriais

Ensino fundamental completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência e manuseio com a máquina overlock e galoneira.

Salário: a combinar + benefícios

4 vagas

Confira as vagas (para PCD):

Auxiliar de higienização hospitalar (vaga para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.147 + benefícios

2 vagas

Recepcionista de clínica (vaga para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.147 + benefícios

2 vagas

Auxiliar administrativo (vaga para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.147,00 + benefícios

2 vagas

Auxiliar de limpeza (vaga para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.100,00 + benefícios

5 vagas

Monitor de ressocialização (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.100,00 + benefícios

5 vagas

Auxiliar administrativo (vaga para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar de limpeza (vaga para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Enfermeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino superior completo em Enfermagem, seis meses de experiência (inclusive em UTI).

Salário: R$4.796,16 + benefícios

5 vagas

Recepcionista de hotel (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, três meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar de cozinha (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, três meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário: a combinar + benefícios

3 vagas

Auxiliar de bar (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, três meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário: a combinar + benefícios

3 vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, três meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário: a combinar + benefícios

3 vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência. Vaga zoneada para moradores da região de Castelo Branco, Piatã, Boca do Rio, Via Regional e Cajazeiras.

Salário: a combinar + benefícios

10 vagas

Atendente de telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário: a combinar + benefícios

30 vagas

Operador de telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática.

Salário: a combinar + benefícios

80 vagas

Copeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.215,82 + benefícios

1 vaga

Maqueiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.215,82 + benefícios

1 vaga

Técnico em enfermagem (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário: R$1.327,12 + benefícios

1 vaga

Auxiliar administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento em informática.

Salário: R$1.215,82 + benefícios

1 vaga

Técnico em enfermagem (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência, ter experiência em UTI.

Salário: R$1.921,35 + benefícios

5 vagas

Operador de telemarketing receptivo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, três meses de experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento em informática.

Salário: R$1.462,26 + benefícios

2 vagas

Maqueiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, três meses de experiência.

Salário: R$1.215,00 + benefícios

3 vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, três meses de experiência.

Salário: R$1.215,00 + benefícios

4 vagas

Auxiliar de farmácia (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, três meses de experiência.

Salário: R$1.558,35 + benefícios

4 vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo , seis meses de experiência.

Salário: R$1.100,00 + benefícios

4 vagas

Auxiliar de carga e descarga (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.100,00 + benefícios

12 vagas

Porteiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.216,00 + benefícios

3 vagas

Jardineiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.156,00 + benefícios

1 vaga

Encarregado de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência.

Salário: R$1.175,00 + benefícios

2 vagas

Camareira (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, três meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

Garçom (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, três meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Imbassaí.

Salário: a combinar + benefícios

3 vagas

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