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Uma das vias que conectam a Praça Irmã Dulce até as proximidades da Colina Sagrada, na região da Cidade Baixa, a Rua Henrique Dias passou por total requalificação promovida pela Prefeitura e agora integra o projeto de tráfego Zona 30. A obra foi inaugurada nesta quarta-feira (15) pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado do subsecretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Lázaro Jezler, e do titular da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Marcus Passos, trazendo impactos significativos para a mobilidade de motoristas e pedestres.

Entre as intervenções estruturais realizadas está a construção da rede de drenagem com 730 metros de extensão, melhorando o escoamento das águas pluviais e evitando os alagamentos. Além disso, a Seinfra, por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), implantou aproximadamente 1 km de meio-fio e 3 mil metros quadrados de passeio em concreto, facilitando o deslocamento de pedestres.

Já a via, com extensão de 750 metros, recebeu cerca de 8 mil m² de asfalto, serviço que extinguiu os buracos, a irregularidade no pavimento e trouxe fluidez ao trânsito. O investimento total foi de quase R$6 milhões.

“Está sendo realizado um grande sonho dos moradores, que era a requalificação da Henrique Dias. Agora a rua está sinalizada e conta com iluminação em LED. Essa obra, ainda, tem um valor especial, pois resolve o problema de drenagem tanto desta via como da Rua Biguá”, declarou o prefeito Bruno Reis.

Proprietária de um salão situado na Henrique Dias, Cláudia Nonato, 53 anos, disse ter ficado muito contente. “Antes, realmente a rua estava muito estragada, com muitos buracos. Além disso, o trânsito era desordenado, com acidentes devido à velocidade dos carros e ausência de sinalização, não havia segurança para pedestres nem motoristas. Eu já presenciei queda de idosos algumas vezes em frente ao salão e não havia local para estacionamento. Ontem, após a obra, eu vi as pessoas caminhando e fazendo exercícios físicos. É até melhor para o meu comércio”, contou.

Para a trabalhadora aposentada Maria de Fátima dos Santos, de 60 anos, o local onde vive há 43 anos está bonito e mais seguro agora. “A requalificação melhorou bastante. O passeio era torto, com um lado raso e outro fundo, e não havia ciclofaixa, sendo que aqui há muitos ciclistas. A praça também está ficando ótima”.

Zona 30 – Além da recuperação com obras de micro e macrodrenagem, recapeamento e construção dos passeios e meio-fio, o local agora integra o projeto Zona 30, seguindo conceito internacional de engenharia de tráfego, que readequa a velocidade de algumas vias para 30 km/h . Com isso, a via recebeu nova sinalização horizontal e vertical, faixas de pedestre, ciclofaixa, novos mobiliários, além de 30 pontos de iluminação em LED.

“Estamos trazendo o projeto agora para toda a extensão da Rua Henrique Dias, totalmente requalificada, aproveitando a presença de escolas, praças e fluxo maior de pessoas para também implantar a Zona 30. É a prefeitura trazendo a cidade para o cidadão com ruas mais confortáveis para todos que aqui convivem, justamente para que possam passar por um trânsito mais calmo e com segurança”, disse Marcus Passos.

O conceito de Trânsito Calmo vem sendo implementado na cidade desde o ano passado, contemplando vias na Pituba (40 km/h) e em alguns trechos do Rio Vermelho e da Barra (30 km/h). Este ano, foram mais dois locais são Zona 30 em Salvador: a Baixa do Bonfim e as ruas situadas no entorno do Condomínio Greenvile, em Patamares. A intenção é que sejam entregues oito regiões de Zona 30 ainda este ano.

Urbanismo – Rua paralela ao Caminho de Areia, a Henrique Dias conta com importantes pontos comerciais, residências, espaços para atividades físicas, hospital, distrito sanitário, lar de idosos e escolas. Antes das obras, o local apresentava problemas de drenagem, estrutura irregular e possuía alguns trechos em paralelepípedo. As calçadas também estavam bem danificadas, prejudicando a acessibilidade.

Demais ações – O prefeito ainda anunciou outras ações na região. Em breve, deverá ser entregue a iluminação em LED em toda a Cidade Baixa. Além disso, será feita a requalificação do trecho entre o Largo de Roma e o Cantagalo, e está em fase de conclusão o projeto de revitalização da Avenida Porto dos Mastros, na Ribeira.

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Para ampliar o acesso à vacina contra a Covid-19 aos adolescentes entre 14 a 17 anos sem comorbidades, a Prefeitura de Salvador amplia até 19h, nesta quinta-feira (15), o horário de três pontos de vacinação exclusivos para esse público: Clube dos Oficiais, Unijorge (Paralela) e Arena Fonte Nova. Os demais locais seguem a programação normal até às 16h. 

Já as pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que residem em Salvador poderão procurar, nesta quinta (16), os pontos fixos e drive-thrus. Também segue normalmente a vacinação de gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, bem como os jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência permanente previamente cadastradas no portal da Saúde. Todos devem consultar, no site www.saude.salvador.ba.gov.br, se o nome está na lista de elegíveis para vacinação.

As Prefeituras-Bairro da cidade estão disponibilizando as doses da vacina contra Covid-19 exclusivamente para as pessoas com 18 anos ou mais que agendarem o serviço de atualização cadastral do cartão SUS. A medida visa otimizar a imunização dos indivíduos que emitem a 1ª via ou realizam a transferência de domicílio do documento.

Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa. Quem ainda não fez o cadastro na Ouvidoria deve fazê-lo através do site www.saude.salvador.ba.gov.br/fale-com-a-ouvidoria.

Na ocasião, é necessário informar os seguintes dados: nome completo, CPF, data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose, nome da vacina, local em que tomou a primeira dose e telefone de contato. Após esta etapa, aguardar contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da Ouvidoria da Saúde, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

A aplicação da 2ª dose da Oxford, Pfizer e CoronaVac também segue normal. Já os idosos com 70 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 27 de março de 2021 para o recebimento da 3ª dose. O nome dessas pessoas também precisa constar no site da SMS.

Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.

1ª DOSE - ADOLESCENTES DE 14 A 17 ANOS

Serão vacinados os adolescentes nascidos até 16 de setembro de 2007. Os menores de 18 anos deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

POSTOS DE 8h ÀS 16h

Drive-thrus: FBDC Brotas, Parque de Exposições (Paralela) e Barradão (Canabrava).

Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Vale do Matatu, FBDC Brotas, Barradão (Canabrava).

POSTOS DE 8h ÀS 19h

Drive-thrus: Unijorge (Paralela) e Arena Fonte Nova (Nazaré).

Pontos fixos: Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros) e Unijorge (Paralela).

1ª DOSE – GESTANTES E PUÉRPERAS: 8h às 16h

Obedecendo nova recomendação do Ministério da Saúde, somente poderão buscar os pontos de imunização as grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina. Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem ter idade igual ou superior a 12 anos, estar com o nome no site da SMS e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:

Gestantes: devem também apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica.

Puérperas: devem também apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica e Declaração de Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.

OBS: Está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas com os imunizantes Oxford/ Astrazeneca e Janssen.

As gestantes e puérperas menores de 18 anos deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris) e Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos)

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Cajazeiras V e USF Vila Matos (Rio Vermelho).

1ª DOSE - ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADES E/OU DEFICIÊNCIA PERMANENTE COM NOME CADASTRADO NO SITE DA SMS: 8h às 16h

Os menores deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris) e Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos)

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Cajazeiras V e USF Vila Matos (Rio Vermelho).

1ª DOSE - PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 18 ANOS: 8h às 16h

Também será realizada a repescagem das pessoas com 18 anos ou mais. Para ter acesso às doses é necessário estar com o nome na lista do site da SMS.

Drive-thrus: FBDC Cabula e Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina.

Pontos fixos: UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Tubarão, USF Curralinho, CSU Pernambués, USF Plataforma e Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO - ENTRADA F0 - 9h às 16h).

2ª DOSE - OXFORD: 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 11 de outubro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Vila Militar (Dendezeiros), Faculdade Universo (Avenida ACM) e Shopping Bela Vista.  

Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, USF Vila Nova de Pituaçu, USF Federação, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Pirajá e USF San Martin III.

2ª DOSE - CORONAVAC: 8h às 16h

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 16 de setembro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: FBDC Cabula e Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina.

Pontos fixos: UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Tubarão, USF Curralinho, CSU Pernambués, USF Plataforma e Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO - ENTRADA F0 - 9h às 16h).

2ª DOSE - PFIZER: 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 11 de outubro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Universidade Católica do Salvador (Pituaçu) e Uninassau (Pituba)

Pontos fixos: USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Cajazeiras X, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), Universidade Católica (Pituaçu) e USF Imbuí.

3ª DOSE: PESSOAS COM 70 ANOS OU MAIS – 8h às 16h

A aplicação da terceira dose será administrada em idosos com 70 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 27 de março de 2021. Antes de se dirigirem aos postos devem conferir se o nome está na lista do site da SMS.

Para este público também está disponível o serviço Vacina Express, assim como para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção. Não é necessário realizar um novo cadastro no sistema quem já teve acesso ao serviço, pois a equipe retornará automaticamente. O site é o vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris) e Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos).

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Cajazeiras V, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Vila Matos.

 

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Comerciantes do ramo de hotelaria e restaurantes do Centro Histórico de Salvador foram capacitados, na manhã desta quarta-feira (15), no Casarão 17, localizado no Terreiro de Jesus, para receber o Selo de Certificação Lojista Legal da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon).

Na ocasião, a turma foi orientada pelo advogado especialista em direito do consumidor, Almir Souza, para se adequar às normas do Lojista Legal. Após a capacitação, os comerciantes têm 15 dias para realizar as alterações necessárias e, a partir do dia 30, os agentes de certificação farão uma visita para identificar se os critérios foram implementados e assim entregar o selo, que tem validade de um ano.

“Optamos por começar essa atividade aqui no Pelourinho com empresários do local. A ação é diferenciada porque possibilita que o gestor tenha uma vantagem estratégica perante o seu consumidor e ao seu concorrente, a partir do momento que eles seguem os critérios definidos para que tenham direito ao selo. Essa foi a primeira etapa e, ao longo do mês, vamos ter mais quatro turmas abrangendo outras localidades de Salvador”, pontuou o diretor da Codecon, Humberto Viana.

Há 25 anos à frente de um restaurante com referências das comidas típicas do recôncavo baiano, o empresário Adelson Souza destaca a oportunidade como uma formação a mais para tocar os serviços com qualidade. “Algumas normas já temos noção do que se trata, porém é uma formação importante para melhorar o atendimento ao cliente e saber como lidar com diversas situações”, avaliou.

Quem também recebeu o certificado nesta manhã foi a guia de turismo Creusa Carqueija, que há 15 anos hospeda em sua residência, conhecida como “A Casa de Creusa”, turistas de todos os lugares do mundo. “Aqui foram abordadas questões bastante interessantes, e acredito que deveríamos ter muito mais encontros como esse. Por exemplo, muitas dúvidas minhas, inclusive, foram muito bem esclarecidas”, frisou.

 

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Um quintal cheio de plantas ornamentais, ervas medicinais, flores comestíveis e árvores frutíferas. Na área externa da casa da professora Ivana Magalhães, o perfume exala por todo o terreno, transportando de imediato o visitante a um lugar especial, familiar e de muito aprendizado. É nesse espaço de 600m², localizado no bairro de Itacaranha, Subúrbio Ferroviário de Salvador, que as crianças da Escolab Subúrbio 360 aprendem o quanto é importante ter contato com a natureza.

Antes da pandemia as visitas eram semanais mas, com as medidas de combate à Covid-19, as atividades presenciais foram suspensas. Depois de mais de um ano de ensino remoto, as aulas semipresenciais voltaram na Rede Municipal e a gestão da Escolab ensaia retomar as visitas ao Quintal Sensorial. A iniciativa leva grupos de alunos a terem contato com a natureza e conhecerem os benefícios das plantas.

A adaptação à nova rotina, obedecendo às regras de higiene, é primordial para que a comunidade escolar se sinta segura em dar prosseguimento às atividades. Foi com esse cuidado que a gestão da Escolab levou, na sexta-feira (10), um grupo de apenas dez crianças para uma rápida visita ao Quintal.

A experiência foi considerada positiva e já é possível pensar na possibilidade de voltar a fazer as visitas rotineiras. A vice-gestora do Subúrbio 360 e coordenadora pedagógica, Aline Ribeiro, explica que a atividade desenvolvida no Quintal faz parte do projeto Sustentalab, no qual as crianças têm experiências diversas.

“Nesse projeto, as crianças aprendem sobre reaproveitamento dos alimentos, reciclagem e utilização das ervas medicinais. A parceria com o Quintal Sensorial tem ampliado o repertório de conhecimento dos alunos, trazendo para a vivência o que eles estariam estudando através dos livros”, destaca.

Memória – Movida pela vontade de morar numa casa com quintal, como na infância, Ivana procurou um imóvel no mesmo bairro, onde reside há mais de 30 anos. Ela não imaginava que a área verde da casa tinha tanto potencial.

“Ao fazer um trabalho com meus alunos, em sala de aula sobre saberes ancestrais, eu levava folhas daqui do quintal, como pitangueira, boldo e aroeira. As atividades envolviam leitura, letramento, artes e pesquisas sobre os benefícios de cada planta”, lembra.

A professora observou, nessas ocasiões, que as crianças tinham pouco contato com a natureza. “Achei que deveria trazê-las para um espaço fora da sala de aula e que essa vivência poderia ser no meu quintal”, explica.

“Aqui nós aprendemos quais são as plantas que podemos comer numa salada, ou fazer um chá. A pró Ivana ensina a gente a plantar nosso próprio alimento e a viver de forma mais simples”, conta a aluna Ludmila Santana. Com a ajuda da mãe, ela cultiva em casa coentro, hortelã, manjericão e boldo.

No Quintal tem cidreira, fruta pão, boldo, hibisco, capeba, quiôiô, hortelãs grosso e miúdo, guiné, lavanda, gengibre, manjericão, cana de macaco, pitanga, embaúba, clitória ternátea, manga, jenipapo, são gonçalinho, espinho cheiroso, maria preta e mais uma infinidade de plantas comestíveis, medicinais e protetivas. São mais de 60 espécies catalogadas e muito bem cultivadas.

 

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Para marcar o Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), promove a Caminhada da Saúde Mental. O evento acontece nesta quinta-feira (16), a partir das 17h, no Caminho das Árvores, saindo da Praça dos Eucaliptos.

A campanha 2021 vem com o slogan “Você não está sozinho”, contando com a participação dos colaboradores da secretaria e da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel).

“Iniciaremos o evento abordando a importância do Setembro Amarelo, na conscientização da prevenção do suicídio, através de práticas saudáveis, que contribuem para nossa saúde mental, entre elas, as atividades ao ar livre e o contato com a natureza”, explicou a professora de educação física e colaboradora da Cogel, Marcia Duarte.

Os participantes receberão uma garrafa de água mineral com o logotipo do evento, além de informativos para alertar sobre a importância da reciclagem de resíduos sólidos. A participação é gratuita e respeitará todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Antes da atividade haverá um alongamento coordenado pela professora. Em seguida, os participantes iniciarão a caminhada, com duração de 20 minutos. Para finalizar, todos farão novo alongamento com técnicas de respiração.

 

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Com o objetivo de auxiliar a população em algumas demandas jurídicas de cunho familiar, as unidades das Prefeituras-Bairro de Salvador contam com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos Pré-Processual (Cejusc). Através do balcão de justiça, que está disponível em todas as unidades, exceto na unidade Centro, os usuários podem realizar serviços de conciliação, divórcio, dissolução de união estável, pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade.

Nas Prefeituras-Bairro é trabalhado o Cejusc pré-processual, de natureza consensual. Dessa forma, é necessário que haja um alinhamento de interesse entre as partes. O subprefeito da região da Cidade Baixa, André Maracajá, destacou a importância dos serviços ofertados pelo balcão de justiça.

“Nas Prefeituras-Bairro nós conseguimos uma resolução muito mais rápida de casos simples. Acredito que a saúde da família passa por algumas questões, que podem ser solucionadas nas unidades. Hoje as unidades são portas de entrada também para demandas judiciais. Temos capacidade de avançar a cada dia”, afirmou Maracajá.

Desafogar órgãos judiciais e dar mais celeridade a processos consensuais são os principais objetivos dos atendentes do balcão de justiça das Prefeituras-Bairro. A estagiária do curso de direito, Paula Cordeiro, de 29 anos, explicou como funciona o procedimento. “Os atendimentos no balcão de justiça são traduzidos em demandas a menos nos fóruns e defensorias públicas. Aqui, nós realizamos uma triagem com os requerentes, fazendo uma mediação e conciliação entre as partes de forma célere”, disse.

Demanda – Os serviços mais procurados são divórcio, pensão alimentícia e esclarecimento de dúvidas jurídicas. A estagiária do balcão de justiça da Prefeitura-Bairro da Cidade Baixa, Tailane Conceição de Souza, 24 anos, afirmou que, na unidade, de dez atendimentos, oito são para separação.

"Nossa maior demanda é para dissolução de união estável e divórcio. Também existem muitos casos em que as pessoas vêm à unidade buscar outros atendimentos, e surgem dúvidas jurídicas que podem ser esclarecidas no balcão de justiça. Esclarecemos questões trabalhistas, civis e familiares. Aqui, nós fazemos o possível para que o cidadão saia satisfeito”, disse.

Nas Prefeituras-Bairro que contam com o atendimento do balcão de justiça, existem salas onde acontecem as audiências presenciais, em dia e horário agendado. A mediação é feita na presença do advogado titular da unidade, escrivão e partes. Ao final, todos assinam o documento de conciliação. Os acordos firmados são encaminhados para o judiciário, onde são averbados de forma gratuita.

Os prazos para conclusão dos processos dependem de cada caso. “Quando a gente identifica que realmente há um acordo entre as partes, é um processo rápido, que dura em torno de 10 a 15 dias. Após a audiência, a sentença é dada entre 90 e 120 úteis”, explicou Tailane.

Praticidade – A dona de casa Rosangela Nogueira, de 60 anos, procurou a Prefeitura-Bairro para solicitar um pedido de divórcio, e destacou a agilidade do serviço oferecido no balcão de justiça. “É muito bom resolver pendências jurídicas de forma prática e ágil. Para mim foi ótimo, perto da minha casa. É maravilhoso não precisar ir para o fórum, nem constituir advogados, principalmente nessa pandemia”, destacou.

Para realizar o atendimento é necessário agendamento através dos canais horamarcada.salvador.ba.gov.br, aplicativo Fala Salvador Cidadão, ou no WhatsApp (71) 998392-3927, com a atendente virtual Jana. As documentações necessárias para os atendimentos dependem de cada situação, sendo elas, para divórcio e dissolução de união estável o RG, CPF, certidão de casamento ou contrato de união estável.

Em caso de filhos menores, é necessário também RG ou certidão de nascimento dos mesmos. Se tiver bens materiais, é necessário apresentar comprovante. Já para reconhecimento de paternidade, os usuários devem levar RG e CPF da genitora, contato ou endereço do suposto genitor.

 

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), promove, nesta quarta-feira (15), às 16h, uma live com o tema Políticas Sociais e Paradesporto, que são modalidades esportivas praticadas por pessoas com deficiência.

Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), vinculado à Sempre, o encontro virtual homenageia o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e será transmitido no canal do Comped Convida no YouTube www.youtube.com/watch?v=TzmDkks4oIg. A transmissão em Libras será feita pela Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD), através da Central de Intermediação em Libras (CIL)

A live tem a participação do titular da Sempre, Kiki Bispo; do presidente do Comped, Wanete Carvalho; da vice-presidente do Comped, Rosana Lago; da diretora da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), Lyvia Borges; do orientador social da Apae Salvador, Davi Silva; do autodefensor da FBASD e esportista Álvaro Borges Neto; do professor de educação física Bruno Pedra; e do presidente da RS Paradesporto, Luiz Portinho.

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Com a reabertura das praias soteropolitanas, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) registrou um aumento na quantidade de lixo recolhido na orla da cidade. Entre os meses de maio e agosto deste ano, o órgão recolheu mais de 2 mil toneladas de resíduos das praias de Salvador. O número equivale a cinco piscinas olímpicas repletas de detritos.

Os principais materiais coletados são plásticos, copos, coco e resíduos orgânicos, como restos de alimentos.  A praia de Piatã é a que apresenta a maior quantidade de resíduos descartados de forma incorreta.

Para garantir a limpeza das praias soteropolitanas, a Limpurb realiza uma programação operacional diariamente, em toda a extensão de orla que vai desde o Subúrbio Ferroviário até a praia de Ipitanga. A ação acontece nos três turnos, das 6h às 14h20, das 14h às 22h20 e das 22h às 6h20.

Cerca de 156 agentes atuam na operação, que além de recolher os resíduos das faixas de areia e áreas verdes, também realiza a varrição e o esvaziamento das papeleiras e cestos de lixo situados nos calçadões. Durante a ação, também é realizada a limpeza da superfície de areia e da aeração mecanizada, através do revolvimento da faixa de areia para remoção de resíduos enterrados na camada inferior.

O montante retirado pela operação é ensacado e transportado para caixas estacionárias, que são contêineres subterrâneos, existentes nas proximidades das praias. Para a ação, são utilizados 15 tratores e seis cessadeiras.

Conscientização – Apesar da força-tarefa realizada pela Limpurb, o apoio da população é fundamental para que esses espaços continuem limpos e bem cuidados. O presidente do órgão, Omar Gordilho, ressaltou a importância da conscientização de soteropolitanos e turistas no descarte correto do lixo.

"De domingo a domingo nossos agentes realizam a limpeza e manutenção de toda a faixa litorânea das praias da nossa cidade. Porém, é sempre importante destacar que a população precisa colaborar com esse trabalho, evitando descartar os resíduos de forma irregular”, alertou.

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Criado em setembro de 2020 para modernizar o envio de documentos e zerar a circulação de papel no âmbito da Prefeitura, o sistema de processo eletrônico eSalvador completa um ano com a marca de 160 mil processos cadastrados e a economia de cerca de 700 milhões de páginas de papel, equivalente a 700 árvores que deixaram de ser desmatadas. A ferramenta tem como objetivo realizar os atos administrativos da Prefeitura em ambiente eletrônico, permitindo criar, tramitar, consultar e arquivar processos com segurança, agilidade e transparência.

O software responsável pelo programa foi criado pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e oferece módulos e funcionalidades para realizar os processos de forma prática e intuitiva. O eSalvador já tem mais de 56 mil usuários que foram capacitados para utilizar a ferramenta e 89,1% destes o consideram mais positivo, em todos os sentidos, do que o sistema de processo físico.

O sistema trouxe celeridade, economicidade e sustentabilidade para o município, transformando o trabalho dos órgãos e otimizando a prestação dos serviços públicos para o cidadão. Em um único dia, por exemplo, são abertos cerca de 600 a 700 processos na Prefeitura. Além disso, o tempo das licitações, aproximando o município da meta estabelecida no planejamento estratégico, foi reduzido para 90 dias.

O secretário da Semge, Thiago Dantas, explicou que o eSalvador foi implantado em meio à pandemia de Covid-19 e se tornou essencial para o funcionamento dos setores essenciais da administração municipal, principalmente com a adoção do home office no período. “Estamos falando também de uma iniciativa que materializa a agenda de sustentabilidade, de transparência e, sobretudo, de eficiência no uso de recursos públicos, destacou. O gestor acrescentou ainda que a estimativa é de que, até 2023, os processos físicos deixem de ser utilizados no município.

Impacto – A plataforma vem agregando valor ao atendimento aos cidadãos nos órgãos municipais, em especial às demandas de informação, produtos ou serviços solicitados, contribuindo para a coleta de dados estatísticos e informações assertivas para o planejamento e estabelecimento de boas práticas de gestão no âmbito da Prefeitura.

O eSalvador é utilizado internamente por colaboradores vinculados aos 33 órgãos e entidades da administração municipal. A pasta recordista em abertura de processos é a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seguida pela Procuradoria Geral do Município (PGMS), Semge e Secretaria de Educação (Smed).

O tipo de processo mais aberto no âmbito do município é o pagamento dos fornecedores, seguidos dos protocolos na área da saúde – atendimento ao cidadão, como liberação de equipamento médico/ hospitalar e regulação. Depois, informações judiciais (PGMS) e férias.

Acesso – Cada usuário possui cadastro único e personalizado de acordo com as atividades exercidas na unidade de lotação do colaborador. Na pandemia, a iniciativa também facilitou a transição das comunicações externas com órgãos municipais de forma digital, que hoje dialogam com a autarquia através de e-mail, e o acesso ao trabalho remoto também foi facilitado, graças à implementação do sistema.

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