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A Prefeitura realiza a vacinação contra a Covid-19 em Salvador para aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses nesta quinta-feira (30), das 8h às 16h. Para ter acesso aos imunizantes, todos os públicos deverão estar com o nome do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br .

Haverá repescagem da primeira dose para os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos sem comorbidades; para pessoas com 18 anos ou mais; para gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, além dos jovens de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência. A aplicação da 2ª dose com os imunizantes Oxford, Pfizer e CoronaVac prossegue normalmente.

Haverá também a aplicação da 3ª dose para pessoas com 60 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 18 de abril de 2021. Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.

A aplicação da 3ª dose também acontece para pacientes em hemodiálise, que tomaram a 2ª dose até o dia 2 de setembro de 2021. Para ter acesso ao imunizante é necessário ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.

Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na Ouvidoria devem fazê-lo através do site www. saude. salvador. ba. gov. br/ fale-com-a-ouvidoria/, informando os seguintes dados: nome completo; CPF; data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose; nome da vacina; local em que tomou a primeira e telefone de contato. 

Após esta etapa, é necessário aguardar contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da Ouvidoria da Saúde, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

1ª DOSE - ADOLESCENTES SEM COMORBIDADES DE 12 A 17 ANOS – 8h às 16h

Os adolescentes deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drive-thrus: FBDC Brotas, Arena Fonte Nova (Nazaré) e Unijorge (Paralela).

Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Vale do Matatu, FBDC Brotas, USF João Roma Filho, USF Yolanda Pires e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros).

1ª DOSE - GESTANTES E PUÉRPERAS: 8h às 16h

Obedecendo nova recomendação do Ministério da Saúde somente poderão buscar os pontos de imunização, as grávidas e puérperas (até 45 dias pós-parto) que tiverem prescrição médica para receber a vacina.

Para ter acesso ao imunizante, todas as gestantes e puérperas devem ter idade igual ou superior a 12 anos e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto, além de:

Gestantes: devem também apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica.

Puérperas: devem também apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica e Declaração de Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê.

OBS: Está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas com os imunizantes Oxford/Astrazeneca e Janssen.

As gestantes e puérperas menores de 18 anos deverão ser acompanhadas pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para a comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e FBDC Cabula.

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO - ENTRADA F0 -  9h às 16h), USF Beira Mangue, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim) e USF Cajazeiras V.

1ª DOSE - ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS COM COMORBIDADES E/OU DEFICIÊNCIA PERMANENTE COM NOME CADASTRADO NO SITE DA SMS: 8h às 16h

Os adolescentes deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe deve apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade, que pode ser feita manualmente.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e FBDC Cabula.

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO - ENTRADA F0 - 9h às 16h), USF Beira Mangue, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim) e USF Cajazeiras V.

1ª DOSE - REPESCAGEM DAS PESSOAS DE 18 ANOS OU MAIS: 8h às 16h

Drive-thru: Uninassau (Pituba)

Pontos fixos: UBS Pelourinho, USF Terreiro de Jesus, UBS Péricles Esteves (Barbalho), USF Alto de Coutos II, USF Itacaranha, USF Rio Sena, USF Alto de Coutos I, USF Cajazeiras XI, USF Fazenda Grande III, USF Boca da Mata, USF Itapuã, USF Vila Verde, USF Mussurunga, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF São José de Baixo (Lobato), USF Joanes Leste, USF Úrsula Catharino (Garcia), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Estrada das Barreiras, USF Professor Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso), USF Antonio Ribeiro Neiva (Arraial do Retiro), USF Cambonas, UBS Castelo Branco, USF São Marcos, USF Vila Nova de Pituaçu, USF San Martim I, USF Santa Mônica, UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), UBS Marechal Rondon, UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Major Cosme de Farias, UBS Mario Andrea (Sete Portas), USF Candeal Pequeno, UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio), USF Zulmira Barros (Costa Azul) e USF Parque de Pituaçu.

2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 27 de outubro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Vila Militar (Dendezeiros), Shopping Bela Vista, Parque de Exposições (Paralela) e Faculdade Universo (Avenida ACM)

Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, UBS Ramiro de Azevedo (Nazaré), USF Curralinho, USF Pirajá, UBS Nelson Pihauy Dourado (Águas Claras) e USF San Martim III. 

2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 1º de outubro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thru: Uninassau (Pituba)

Pontos fixos: UBS Pelourinho, USF Terreiro de Jesus, UBS Péricles Esteves (Barbalho), USF Alto de Coutos II, USF Itacaranha, USF Rio Sena, USF Alto de Coutos I, USF Cajazeiras XI, USF Fazenda Grande III, USF Boca da Mata, USF Itapuã, USF Vila Verde, USF Mussurunga, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF São José de Baixo (Lobato), USF Joanes Leste, USF Úrsula Catharino (Garcia), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Estrada das Barreiras, USF Professor Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso), USF Antonio Ribeiro Neiva (Arraial do Retiro), USF Cambonas, UBS Castelo Branco, USF São Marcos, USF Vila Nova de Pituaçu, USF San Martim I, USF Santa Mônica, UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), UBS Marechal Rondon, UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Major Cosme de Farias, UBS Mario Andrea (Sete Portas), USF Candeal Pequeno, UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio), USF Zulmira Barros (Costa Azul) e USF Parque de Pituaçu.

2ª DOSE PFIZER – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 27 de outubro podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), Barradão (Canabrava) e Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina.

Pontos fixos: Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Tubarão, USF Cajazeiras X, USF Federação, USF Santa Luzia, USF Imbuí, CSU Pernambués e Barradão (Canabrava).

3ª DOSE: PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS – 8h às 16h

A aplicação da terceira dose será administrada em idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 18 de abril de 2021.

Para este público também está disponível o serviço Vacina Express, assim como para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção. O site é o vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br . Para quem já teve acesso ao serviço, não é necessário realizar um novo cadastro no sistema – a equipe retornará automaticamente.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e FBDC Cabula.

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO - ENTRADA F0 - 9h às 16h), USF Beira Mangue, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim) e USF Cajazeiras V.

3ª DOSE: PACIENTES EM HEMODIÁLISE – 8h às 16h

Pode se dirigir ao ponto aqueles que receberam a 2ª dose até o dia 2 de setembro de 2021.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e FBDC Cabula.

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO - ENTRADA F0 - 9h às 16h), USF Beira Mangue, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim) e USF Cajazeiras V.

 

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), está finalizando a requalificação da Avenida Adhemar de Barros. Neste momento, as intervenções estão 93% concluídas e a previsão é de que sejam entregues à população na primeira quinzena de outubro.

Já foram instalados passeios em granito, redes de drenagem, pista de caminhada, ciclofaixa no canteiro central, vagas de estacionamento em piso intertravado, acessibilidade, bicicletário, bancos e equipamentos de ginástica. Além disso, também foi realizado o rebaixamento das redes de telecomunicações. Estão em fase final de obras a pavimentação, paisagismo e iluminação em LED.

Com projeto da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a intervenção, que se estende por 1,2 km da avenida que liga a orla de Ondina à Avenida Anita Garibaldi, possui investimento de R$11 milhões. A requalificação segue o conceito de ruas completas, a exemplo da intervenção na Avenida Sete de Setembro, e tem como prioridade resolver os antigos problemas de alagamento com um novo sistema de macrodrenagem, além de proporcionar mais conforto e bem-estar para motoristas, pedestres e moradores.

Residente na localidade, a estudante Airi Assunção, 21 anos, avaliou positivamente a requalificação. “Está ficando muito legal e bonita, apesar de ter trazido um pouco de transtorno. Vai ser melhor para quem usa bike e mais segura para os pedestres. Nós que moramos aqui ganhamos um novo espaço de lazer e foi muito bom que não cortaram as árvores”, comentou.

Adriele Oliveira, 32 anos, trabalha como assistente de sala em um laboratório de imagem localizado na Adhemar de Barros e também aprovou a reforma. “Agora está mais adiantada e melhorando muito. Gostei da reforma da praça e da pista nova, que traz mais conforto para quem anda de carro e ônibus. Espero que não alague mais aqui e que a gente tenha menos engarrafamento”, concluiu.

 

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Em alusão ao Dia Nacional do Código de Defesa do Consumidor (CDC), comemorado em setembro, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) lançou um pacote de medidas em benefício do cidadão soteropolitano. Dentre as novidades, o órgão implantou o Código de Defesa do Consumidor Digital (CDC Digital), com o objetivo de facilitar o acesso e buscas ao conjunto de normas que estabelecem os direitos e garantias dos consumidores.

O material vem sendo disponibilizado para lojistas em forma de adesivo com QR Code, através de ações educativas. Até o momento, mais de 200 adesivos foram distribuídos no Shopping Lapa e no Mercado Modelo.

O Código de Defesa do Consumidor Digital é uma ferramenta extra para o consumidor. Além de poder consultar o CDC físico no estabelecimento, item obrigatório conforme a lei federal 12.291/2010, o cidadão também pode ter a versão digital, de fácil acesso, no próprio celular. O código tem perfil interativo e contém o texto integral da Lei nº 8.078 de 1990, além de dar destaque às principais dúvidas relacionadas ao consumo.

“O CDC Digital contém curiosidades, pesquisa por palavras-chave e dúvidas frequentes. Com informação podemos ter uma relação de consumo equiparada, na qual os dois lados ganham", afirmou o diretor-geral da Codecon, Humberto Viana.

Chefe do setor de Análises e Autos de Infração e Processos Administrativos, Almir Ribeiro explicou que, através da ferramenta, o cidadão tem acesso aos artigos que tratam de situações corriqueiras específicas, através de tópicos com palavras-chave como ausência de preço, higiene e limite do cartão de crédito, entre outros.

"O acesso é feito diretamente pelo QR Code e facilita a consulta e o entendimento da legislação, sanando as dúvidas mais comuns dos consumidores e contendo dicas importantes. A intenção é aumentar e facilitar a usabilidade desta ferramenta pelo cidadão", disse Ribeiro.

Legislação – A lei federal 12.291/10 prevê a obrigatoriedade da manutenção do CDC no estabelecimento. Apesar da versão digital ajudar na consulta, tanto para consumidores quanto para fornecedores, não retira a obrigação do lojista de manter um exemplar físico em seu estabelecimento.

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com a Rede Mater Dei de Saúde e com a ONG Hora da Criança, realizou, na tarde da terça-feira (28), uma live sobre o tema “Setembro Dourado: Sinais e Sintomas do Câncer Infantojuvenil”, transmitida pelo canal da SPMJ no YouTube. A gravação pode ser assistida no link www.youtube.com/watch?v=B0djOlScJS0 .

Apresentado por Dinsjani Pereira, coordenadora de Políticas para Infância e Adolescência da SPMJ, o evento on-line contou com as participações de Fernanda Lordelo, titular da mesma pasta; Tatiana Paixão, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Salvador (CMDCA), vinculado à SPMJ; Márcia Salvador, vice-presidente assistencial de operações da Rede Mater Dei de Saúde; e Mateus Russo, gestor da Hora da Criança, dentre outros convidados.

A secretária Fernanda Lordelo destacou a importância das parcerias entre a Prefeitura e as organizações da sociedade civil para o público infantojuvenil, mencionando iniciativas realizadas neste sentido, como a mobilização da Semana do Bebê, ações de amamentação e a conscientização dos pais para o diagnóstico precoce do câncer neste público.

A médica oncologista Karine Fonseca e o coordenador de enfermagem de oncologia Bruno Viana, ambos da Rede Mater Dei, frisaram que o tratamento do câncer infantojuvenil no início da doença resulta em 70% de chances de cura, e que é importante a realização de exames de rotina. "Como não tem sintomas específicos, o alerta do Setembro Dourado é para que se verifiquem certos sinais de doenças comuns que não melhoram com tratamento habitual, a exemplo de febres, ínguas, nódulos, palidez, manchas roxas incomuns, crescimento da barriga, dor de cabeça e dor óssea, pois eles podem ser indicativos de câncer”, explicou a oncologista.

Ela acrescentou que a incidência maior de casos acontece com crianças nos primeiros cinco anos de vida. As leucemias, os linfomas e os tumores no crânio, que atingem o sistema nervoso central, os tipos mais frequentes da doença nesta faixa etária. Karine ainda informou que crianças portadoras de síndromes genéticas, como a Síndrome de Down, são mais propensas a desenvolver algum tipo de câncer na infância.

O encontro também contou com a Banda Filarmônica Maestro Agenor Gomes, formada por crianças e adolescentes do Hora da Criança, que executou o Hino Nacional Brasileiro e o tema Conquista do Paraíso, de Vangelis.  

Motivação – De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no Brasil. Em vista desta situação, a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) criou a campanha Setembro Dourado, que desde 2015 atua para informar e conscientizar as famílias e responsáveis por menores de idade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

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O funcionamento do Plano Inclinado Liberdade/Calçada está suspenso, até a próxima quarta-feira (6), para realização de serviços de manutenção do equipamento, após o rompimento de um dos cabos que sustentam o bonde. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), um dos cabos se rompeu durante a operação, na tarde da terça-feira (28), mas a situação não trouxe riscos ao equipamento e aos usuários, uma vez que a cabine estava segura por outros quatro cabos que não apresentaram qualquer avaria.

Por questões de segurança, ao ocorrer qualquer problema com o equipamento, este imediatamente trava para garantir a segurança dos usuários e, por este motivo, o bonde não concluiu a viagem. Em ação preventiva, todos os cabos serão trocados por novos. A Semob destaca, ainda, que o equipamento passa por revisões e manutenções frequentes para garantir o pleno funcionamento e evitar riscos à segurança da população.

 

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Profissionais que atuam na Fundação Cidade Mãe (FCM) participaram, na terça-feira (28), de uma capacitação sobre enfrentamento à violência contra a mulher na capital. A atividade, que integra as ações do programa Alerta Salvador, é desenvolvida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e visa preparar os servidores municipais para identificar situações de violência e orientar o público nos espaços onde atuam.

Mais de 30 pessoas participaram da atividade, realizada no Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) Bariri das Artes, no Engenho Velho de Brotas. O evento contou com as presenças da presidente da FCM, Isabela Argolo, e da titular da SPMJ, Fernanda Lordelo.

Para a presidente da FCM, a iniciativa possibilita que, dotados de conhecimento sobre o assunto, todos possam contribuir no enfrentamento à violência em Salvador. “Este programa precisa ser articulado com todos os atores que estão nessa interseção do dia a dia. Aqui, trabalhamos com foco na criança e no adolescente, mas eles têm uma mãe, tia, avó, amiga… Muitas vezes a criança ou o adolescente que recebemos chega cheio de dores e questões, frutos de uma violência doméstica, e precisamos estar preparados”, pontuou Isabela Argolo.

Fernanda Lordelo explicou que é preciso olhar o núcleo familiar integralmente para que os ciclos de violência sejam rompidos, mas sempre mantendo o olhar diferenciado para a situação da mulher. “Podemos ajudar identificando o que é violência e olhando para o outro, porque o problema não é de uma pessoa, é social. O que precisamos compreender é que a violência está em todo o lugar e temos que trabalhar para coibir essa situação. Quando falamos da erradicação da violência doméstica e familiar pode parecer utópico, mas é isso que almejamos”, reforçou a secretária da SPMJ.

Orientações técnicas – A capacitação foi ministrada pela diretora de Políticas para Mulheres, Fernanda Cerqueira, e pela coordenadora de Políticas Temáticas da SPMJ, Juliana Guanaes. Na oportunidade, Fernanda Cerqueira explanou sobre como funcionam as estruturas municipais de acolhimento às mulheres vítimas de violência, qual o atendimento ofertado por meio da equipe multidisciplinar presente nestas unidades e recursos que estas mulheres possuem, a exemplo do auxílio moradia.

Cerqueira também reforçou a importância de orientar o público de forma assertiva para que o acolhimento seja realizado com brevidade, de forma a evitar o feminicídio.  Foram distribuídos para os participantes o "violentômetro" – panfletos adesivos que mostram, com uma analogia a um termômetro, ações que se configuram como violência e fazem referência ao nível de risco que a mulher está vivenciando. Ao todo são 26 atitudes nocivas, sendo que a última indica o feminicídio.

As capacitações do Alerta Salvador tiveram início em agosto e já ocorreram em diversas pastas e órgãos municipais, a exemplo das dez unidades administrativas das Prefeituras-Bairro; com profissionais do Morar Melhor, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra); nas secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), além da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

Centros de Referência – O Município dispõe de três Centros de Referência e Atendimento ao público feminino: a Casa de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), situado na Cidade Baixa; Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris; e o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Cajazeiras. O agendamento de atendimento pode ser feito por meio dos telefones (71) 3235-4268 (Loreta Valadares) e (71) 3611-5305 (Arlette Magalhães). 

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A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) inicia, nesta quinta-feira (30), o recadastramento das barracas de chapa já licenciadas pelo município. As orientações para o recadastramento foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 13 de setembro. A proposta é melhorar a adequação dos equipamentos às normas regulamentares vigentes, além de fazer o reordenamento e remanejamento nos casos necessários.

Os permissionários deverão efetuar o procedimento via internet, por meio do endereço eletrônico www.barracadechapa.salvador.ba.gov.br . Deverão ser transmitidas à Prefeitura informações como atividade exercida, dimensões da barraca, localização e imagens do equipamento. O prazo final para efetuar o cadastramento é de 15 dias corridos.

Para esclarecer dúvidas relativas ao cadastramento, os permissionários poderão entrar em contato com a Semop por meio do telefone (71) 3202-5476. O atendimento estará disponível de 9h às 12h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Devem fazer o recadastramento todas as bancas de chapa situadas na capital baiana, que possuem alvará de funcionamento, identificando se o equipamento está sendo ocupado pelo titular da autorização de exploração, por herdeiro deste, legalmente habilitado, ou por terceiros. No último levantamento realizado pela Semop, haviam sido expedidos 3.498 alvarás de funcionamento para o setor.

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As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Por isso, nesta quarta-feira (29 de setembro) é celebrado o Dia Mundial do Coração, para lembrar dos cuidados preventivos que se deve ter para evitar a evolução das chamadas cardiopatias. Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que mais de 290 mil pessoas já morreram em decorrência de problemas do coração neste ano de 2021.

Em Salvador, o número de óbitos em decorrência de doenças cardíacas em 2020 chegou a quase 16 mil pessoas, e até este mês de setembro de 2021 já contabiliza 9,7 mil mortes. Segundo o médico cardiologista do Multicentro de Saúde Amaralina, Francisco Félix, algumas mudanças nos hábitos podem prevenir o aparecimento das doenças, como parar de fumar, manter uma dieta equilibrada com prática de atividade física e avaliação cardiológica anual com um especialista.

“As doenças do coração evoluem a partir da aterosclerose (acúmulo de placas de gordura) coronária atribuída a uma série de fatores, como uma dieta alimentar com muita gordura e também o histórico de cardiopatas na família, que favorecem o aparecimento dos problemas”, disse Félix. Por isso, é recomendada a visita ao médico para avaliações iniciais, como eletrocardiograma, teste de esforço e verificar a necessidade de exames investigativos mais complexos.

Diagnóstico – A advogada Soraya Tourinho conta que o estresse ajudou no desenvolvimento de problemas cardíacos. A rotina da profissional era corrida, desrespeitando os horários da alimentação e sem tempo definido para a prática da atividade física. Em um dado momento, passou mal ao sair do escritório e, ao ser atendida, identificou que tinha um problema de arritmia cardíaca. A partir daí ela recebeu a recomendação do cardiologista para que evitasse ao máximo outros episódios que culminassem em um atendimento de emergência.

“Os médicos atribuíram meu quadro a uma vida com estresse e qualidade de vida comprometida. Por isso, não posso tomar café – só o descafeinado, tenho que respeitar o horário de todas as refeições, fazer atividades com frequência e evitar o estresse do dia a dia, com pequenos intervalos durante o trabalho, além da avaliação cardiológica anual, que todos deveriam fazer”, disse Soraya.

No caso do aposentado Jorge Machado, o diagnóstico aos 59 anos foi de uma cardiopatia grave, com arritmia e dilatação das câmaras cardíacas. Ele usa cinco diferentes medicamentos, todos com a mesma finalidade: estabilizar os sintomas. Hoje, aos 63 anos, até quando precisa se abaixar para pegar algo no chão tem falta de ar.

“A minha vida antes era muito melhor, naturalmente, pelo fato de eu poder correr, coisa que não faço hoje. Com o problema cardíaco, tenho que controlar medicamento e, se eu não tomar, há risco de infarto e derrame cerebral”, contou.

Prevenção – No município, é possível ter acesso a serviços de cardiologia nas unidades próprias e rede contratualizada. Para isso, os moradores da capital podem se dirigir a uma das 155 unidades básicas do município de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, e realizar o agendamento para a consulta com especialista. É necessário apresentar o cartão SUS de Salvador, documento de identificação com foto e requisição com a indicação médica.

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A Guarda Civil Municipal (GCM) deu início, esta semana, ao seu primeiro Curso de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Com uma turma formada por 17 alunos, todos recém-empossados como guardas municipais, a atividade visa fortalecer o treinamento e capacitar os profissionais lotados no Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), que atuam no resgate a animais silvestres na cidade, além de proteger os parques e praças.

O curso faz parte da grade curricular da GCM, e aborda temas como ecologia, conhecimento da biosfera, sistema nacional de unidades de conservação, fiscalização ambiental, além de visitas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama), Universidade Federal da Bahia (Ufba) e parques municipais. A capacitação tem carga horária de 40h e acontece até a sexta-feira (1º).

“A ideia deste curso é promover aprendizado para os novos GCMs, que, aos poucos, serão todos qualificados. Os agentes terão noções de meio ambiente e estarão aptos para atuarem na área, buscando promover a prevenção e proteção ambiental do município”, explica o supervisor do Gepa, Robson Pires.

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