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Um novo modelo de gestão para monitoramento, autorregularização e fiscalização das empresas optantes pelo Simples Nacional foi implantado pela Secretaria da Fazenda de Salvador (Sefaz). O sistema Gestão do Simples Nacional (GSN) estabelece um novo patamar na relação entre o fisco e o contribuinte e vai permitir a autorregularização no caso de eventuais divergências referentes ao Imposto sobre Serviços (ISS) da pessoa optante pelo Regime do Simples Nacional, antes mesmo da abertura de ações fiscais que possam resultar em penalidades.

Para consultar eventuais divergências fiscais apontadas no GSN e promover a regularização, o contribuinte deve acessar o Portal da Nota Salvador e consultar a opção GSN – Gestão do Simples Nacional. Para entender o novo sistema, a Sefaz disponibilizou, por meio do canal do YouTube (www.youtube.com/watch?v=Gw8ZvRv4DXQ), um vídeo educativo apresentando e detalhando o novo sistema.

As Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional, assim como os colaboradores – em especial os contadores que cuidam das áreas fiscais e tributárias –, são fundamentais para que este processo obtenha êxito no seu principal objetivo, que é o de permitir a autorregularização do contribuinte diretamente pelo Portal do Simples Nacional na internet. Em caso de dúvidas e outras necessidades, o contribuinte pode entrar em contato com a pasta através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A implementação do GSN integra o Planejamento Estratégico SeFaz + Por Salvador, plano colaborativo que engloba 30 projetos que visam melhorar a qualidade da prestação de serviços aos contribuintes, gestão fiscal, transparência e aumento da arrecadação. A meta é estabelecer alicerces para o desenvolvimento do município com foco no cidadão, nos resultados e eficiência e na transformação digital.

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O uso abusivo de drogas é uma realidade que atinge muitas pessoas e, por consequência, suas famílias e a sociedade. Pensando em como promover redução de danos e melhores condições de vida para essa população, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através da Diretoria de Políticas Sobre Drogas (DPSD), oferta o Serviço de Acolhimento Residencial Transitório para 105 pessoas adultas, que fazem uso excessivo de substâncias psicoativas, encaminhadas pelos serviços socioassistenciais.

Por meio de Termos de Colaboração, firmados entre a Sempre e as organizações da Sociedade Civil (OSC’s), foram disponibilizadas vagas para homens, no serviço de moradia provisória e acompanhamento psicossocial para pessoas adultas em situação de rua, risco social e que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. As instituições conveniadas são a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Leste (ADRA), Associação Sentimento Novo e Desafio Jovem.

O secretário da Sempre, Kiki Bispo, destaca que um dos desafios da pasta é implantar a política de redução de danos para pessoas vulneráveis, em uso abusivo de substâncias psicoativas, no âmbito da Assistência Social. “É uma felicidade poder, junto com essa equipe dedicada, reformular essas ações, impulsionar o que já estava sendo realizado e ampliar as atividades para dar condições de estadia, convívio, endereço de referência, segurança alimentar e atendimentos técnicos e humanizados, cumprindo assim a missão da Sempre de promover a cidadania”.

Este programa visa, ainda, propiciar o acesso dos usuários de substâncias psicoativas aos equipamentos e serviços das redes públicas de Saúde e Assistência Social; a reinserção social, ocupacional, familiar e comunitária do público alvo; e proporcionar o desenvolvimento da autonomia, a promoção do autocuidado e a saúde.

A diretora de Políticas sobre Drogas, Juliana Portela, pontua que novos passos já estão sendo pensados. “Além da manutenção das 105 vagas já ofertadas, temos a perspectiva de ampliar a oferta do serviço em mais 150 vagas com o lançamento de um novo chamamento público, a ocorrer futuramente”.

Educação Permanente – Como forma de manter a equipe atualizada para oferecer o melhor serviço à população, a Sempre iniciou o 1º Ciclo de Capacitação, realizado no último dia 29. O treinamento, voltado aos técnicos que atuam nas Unidades de Acolhimento Residencial Transitório parceiras, teve como tema “Benefícios Eventuais disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Salvador”. Abordando outros assuntos como “Saúde Mental”, outras capacitações estão sendo programadas pela equipe técnica de referência do serviço, formada por assistentes sociais, psicólogas e equipe administrativa.

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Prevista para ocorrer nesta quarta-feira (6), a reabertura ao público do Plano Inclinado Liberdade – Calçada precisou ser adiada para a próxima sexta-feira (8). O motivo foi um atraso na chegada dos novos cabos de sustentação do bonde, que foram trazidos do Rio de Janeiro. A troca já foi iniciada nesta terça-feira (5), e após a substituição, o equipamento passará por testes de segurança antes de ser novamente aberto ao público.

O equipamento está fechado desde a última quarta-feira (29), quando um dos cinco cabos de sustentação da cabine se partiu durante a operação. Apesar do susto, a situação não trouxe riscos aos usuários, pois outros quatro cabos sustentavam o equipamento, além de uma trava de segurança ter sido acionada para evitar a movimentação do bonde.

 

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Às 19 horas da segunda-feira (4), o ônibus partiu de Salvador em direção a Belo Horizonte (MG). Nele, com esperança renovada, seguiu também o pedreiro João Galvão Pinheiro Neto, que em meio à pandemia ficou desempregado, após 20 anos de carteira assinada. Depois do contato com um colega de profissão, chegou a Salvador com a promessa de um emprego que não foi cumprida e, sem recursos, ficou em situação de rua.

Pinheiro Neto conseguiu voltar para casa, para reencontrar a esposa e o filho de 2 anos, com a ajuda da equipe técnica da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). “Dormi no chão, precisei pedir comida para as pessoas. Passei frio e fome. Até que eu encontrei a Prefeitura, que me acolheu e agora está me dando a passagem para voltar pra casa”, declarou.

O pedreiro foi abordado por uma equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), no último dia 27 de setembro, e encaminhado à Unidade de Acolhimento Institucional (UAI), em Pirajá.

A assistente social Tânia Souza contou que, durante a semana em que ficou acolhido, Pinheiro Neto sempre se mostrou muito educado, simpático e tranquilo. “Desde que chegou, manifestou seu desejo de voltar ao convívio da família em Belo Horizonte. Como tinha toda a documentação, foi feito o pedido de Auxílio Viagem, que foi concedido de forma rápida. Hoje temos a satisfação de promover esse retorno ao lar”, contou a assistente social Tânia Souza.

“Quando identificamos algum assistido em situação de rua que é migrante, buscamos identificar os motivos que o trouxeram a Salvador. Daí, quando eles informam o desejo de retornar para a cidade de origem, os técnicos realizam buscas por referências familiares e contatos com a equipe de assistência social do destino, para promover o retorno, por meio do benefício do Auxílio Viagem, de forma segura e com direitos socioassistenciais garantidos”, explicou o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

Funcionamento – O Auxílio Viagem é um benefício socioassistencial, no valor da passagem de ônibus, de modo a garantir ao cidadão condições dignas de retorno à cidade de origem, em outras cidades, povoados ou estados do território brasileiro, com vistas a garantir a convivência familiar e comunitária. Este ano, foram investidos R$21 mil para concessão de 57 benefícios do tipo.

Este auxílio pode ser solicitado por pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, atendidas ou acompanhadas nos equipamentos e serviços socioassistenciais, como os Centros de Referência e Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), Centros Pop e UAIs.

 

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A Prefeitura de Salvador inicia, nesta quarta-feira (6), a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em escolas da rede municipal de ensino. O objetivo é buscar a população de adolescentes entre 12 a 17 anos que ainda não iniciaram o ciclo vacinal.

A ação é uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde (SMS) e Educação (Smed), ao todo, 319 escolas municipais serão contempladas na capital baiana de forma escalonada, a partir de amanhã (6). Nesses locais foram detectados adolescentes que ainda não se vacinaram com a primeira dose. Para ter acesso ao imunizante é necessário ter o nome na lista da SMS.

A oferta da primeira dose está suspensa, nesta quarta-feira (6), para pessoas com 18 anos ou mais; para gestantes e puérperas com 12 anos ou mais, além dos jovens de 12 a 17 anos com e sem comorbidades ou deficiência.

A aplicação da 2ª dose da Oxford, Pfizer e CoronaVac segue normalmente o fluxo. Os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pacientes em hemodiálise com nome na lista da SMS também seguem com acesso a 3ª dose normalmente nesta quarta-feira (4).

Quem completou o esquema vacinal em casa, através do serviço do Vacina Express, não precisa fazer nova solicitação, uma vez que a administração da terceira dose acontecerá automaticamente. As equipes volantes também seguirão visitando as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) para imunizar esse público.  

Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feito de forma gradativa.

Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na Ouvidoria devem fazê-lo através do site www.saude.salvador.ba.gov.br/fale-com-a-ouvidoria/. É necessário informar nome completo, CPF, data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose, nome da vacina, local em que tomou a primeira e telefone de contato. 

Após esta etapa, é preciso aguardar o contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da Ouvidoria da Saúde, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 31 de outubro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Vila Militar (Dendezeiros), FBDC Brotas, Faculdade Universo (Avenida ACM) e Unijorge (Paralela).

Pontos fixos: USF Colinas de Periperi, USF Plataforma, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), FBDC Brotas, USF Curralinho, USF Pirajá, UBS Nelson Pihauy Dourado (Águas Claras) e USF San Martim III. 

2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h

Todas as pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia *7 de outubro de 2021* já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thru: Uninassau (Pituba)

Pontos fixos: UBS Pelourinho, USF Terreiro de Jesus, USF Alto de Coutos II, USF Itacaranha, USF Rio Sena, USF Cajazeiras XI, USF Fazenda Grande III, USF Itapuã, USF Mussurunga, UBS Ministro Alckmin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Ursula Catharino (Garcia), USF Estrada das Barreiras, USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Prof. Guilherme Rodrigues da Silva (Arenoso), UBS Castelo Branco, USF São Marcos, USF Vila Nova de Pituaçu, USF San Martim I, UBS Marechal Rondon, UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Mario Andrea (Sete Portas), USF Candeal Pequeno, UBS Cesar de Araújo (Boca do Rio) e USF Parque de Pituaçu.

2ª DOSE PFIZER – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 31 de outubro já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Parque de Exposições (Paralela), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu), Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina e Shopping Bela Vista.

Pontos fixos: USF Sérgio Arouca (Paripe), USF Tubarão, USF Cajazeiras X, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu, USF Federação, CSU Pernambués e Shopping Bela Vista.

3ª DOSE: PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS – 8h às 16h

A aplicação da terceira dose será administrada em idosos com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 28 de abril de 2021. Antes de se dirigirem aos postos devem conferir se o nome está na lista do site da SMS.

Para este público também está disponível o serviço Vacina Express, assim como para os indivíduos acamados ou com dificuldade de locomoção. Não é necessário realizar um novo cadastro no sistema quem já teve acesso ao serviço, a equipe retornará automaticamente. O site é o vacinaexpress.saude.salvador.ba.gov.br/.

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré) e FBDC Cabula.

Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II, USF Beira Mangue, USF Fernando Filgueiras, USF Vale do Matatu, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos (Rio Vermelho), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), USF São Cristóvão, USF Eduardo Mamede (Mussurunga) e USF Imbuí.

3ª DOSE: PACIENTES EM HEMODIÁLISE – 8h às 16h

Podem se dirigir ao ponto aqueles que receberam a 2ª dose até o dia 7 de setembro de 2021. É necessário ter o nome na lista do site da SMS. 

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré) e FBDC Cabula.

Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II, USF Beira Mangue, USF Fernando Filgueiras, USF Vale do Matatu, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), USF São Cristóvão, USF Eduardo Mamede (Mussurunga) e USF Imbuí.

3ª DOSE: TRABALHADORES DA SAÚDE – 8h às 16h

Podem se dirigir ao ponto aqueles que receberam a 2ª dose até o dia 28 de abril de 2021. É necessário ter o nome na lista do site da SMS. 

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré) e FBDC Cabula.

Pontos fixos: USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II, USF Beira Mangue, USF Fernando Filgueiras, USF Vale do Matatu, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), USF São Cristóvão, USF Eduardo Mamede (Mussurunga) e USF Imbuí.

 

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Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social, por meio de ações e procedimentos para viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos, a chamada logística reversa é uma realidade em Salvador. Segundo o portal “Soluções em Logística Reversa e Reciclagem”, de janeiro a setembro de 2021, a cidade de Salvador já arrecadou mais de 1,5 milhão de toneladas de resíduos por meio dessa prática.

A logística reversa segue a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Com isso, fabricantes, distribuidores, revendedores e comerciantes têm relevante participação na implantação da responsabilidade compartilhada, pelo ciclo de vida dos produtos, o que ajuda a preservar o meio ambiente.

A ação funciona da seguinte maneira: o consumidor devolve o produto ou embalagem ao comerciante, distribuidor, ou um ponto de entrega voluntária. O comerciante, por sua vez, envia o produto ao fabricante, que encaminha o produto ou embalagem para reuso, reciclagem, ou descarte adequado. O que for resíduo passível de logística reversa retorna para o comerciante, já o que não for, é descartado de forma adequada.

Alguns exemplos de materiais utilizados para o funcionamento da logística reversa são agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; bateria de chumbo ácido; eletrodomésticos; embalagens em geral; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e mista; pilhas, baterias e pneus. Materiais esses que, descartados no lixo comum, trazem sérios prejuízos ao meio ambiente.

A engenheira ambiental e sanitarista da Limpurb, Rosemary Mascarenhas, orienta aos cidadãos sobre como fazer o descarte correto dos resíduos, sem prejudicar o meio ambiente. “No site da Limpurb, a população pode encontrar alguns dos pontos de entregas disponíveis na cidade para cada categoria de resíduo e realizar o descarte adequado. Assim, todos estarão preservando a natureza e cumprindo o seu papel social em ter uma atitude sustentável e ecologicamente correta”, explica. O site é o www.limpurb.salvador.ba.gov.br .

O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, ressaltou a importância que a população tem em fazer o descarte correto de materiais, que fazem parte da logística reversa. “Estamos utilizando as redes sociais da Limpurb para compartilhar informações sobre o quanto é importante cada um cumprir com o seu papel, contribuindo desta forma para um mundo mais sustentável”. 

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A manhã desta terça-feira (5) foi movimentada no 5º Centro de Saúde, nos Barris. O local foi um dos pontos de vacinação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 para profissionais de saúde do município. Até as 12h, o reforço havia sido aplicado em mais de quatro mil pessoas pertencentes a esses grupos.  Para ter acesso ao imunizante é necessário ter o nome na lista que pode ser consultada no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br .

O psiquiatra e médico sanitarista Ronaldo Jacobina chegou a enfrentar a fila para receber o imunizante da Pfizer/BioNTech, mas como estava sem o cartão de vacinação e com problemas para acessar a Carteira de Vacinação Digital, precisou retornar em outro momento para se vacinar. No entanto, fez questão de afirmar o respeito que tem pela vacinação, reforçando que voltaria logo para completar o ciclo vacinal.

A enfermeira Cíntia Maria Maia também recebeu o reforço e agradeceu por este momento. “Fico muito tranquila e feliz. Moro com minha mãe, que é idosa, então o reforço é mais do que necessário”.

Profissional de odontologia, Jandira Fernandes considerou fundamental a vacinação, já que os dentistas atendem os pacientes sem máscara e as vias aéreas são os principais transmissores do vírus. “É a segurança de que a gente pode trabalhar com mais tranquilidade”.

Outros postos – Além do 5º Centro, o público da 3ª dose também conta com os drive-thrus do Shopping Bela Vista, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Arena Fonte Nova (Nazaré), Parque de Exposições (Paralela) e FBDC Cabula.

Outra alternativa são os pontos fixos, localizados na USF Vista Alegre, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Yolanda Pires (Fazenda Grande I), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros), 5º Centro de Saúde (Barris), USF Vila Matos, Shopping da Bahia (LOJA NO 2º PISO - ENTRADA F0 - das 9h às 16h), USF Beira Mangue, USF Vale do Matatu, USF São Cristóvão, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Imbuí e USF Cajazeiras V.

Demais públicos – A oferta da 1ª dose contra a Covid-19 segue normal, com repescagem para os adolescentes com idades entre 12 e 17 anos sem comorbidades; para pessoas com 18 anos ou mais; para gestantes e puérperas com 12 anos ou mais; além de jovens de 12 a 17 anos, com comorbidades ou deficiência. Prossegue ainda a aplicação da 2ª dose dos imunizantes Oxford, Pfizer e CoronaVac, e a 3ª dose para idosos e pacientes em hemodiálise.

Para os indivíduos que tomaram a 1ª dose em outros municípios, a SMS continua com o fluxo de realizar a solicitação da 2ª dose através do cadastro na Ouvidoria da Saúde. A liberação da imunização dessas pessoas está sendo feita de forma gradativa.

Aquelas que estão na mesma situação citada e que ainda não fizeram o cadastro na Ouvidoria devem fazê-lo através do site www.saude.salvador.ba.gov.br/fale-com-a-ouvidoria/. É necessário informar o nome completo, CPF, data da 1ª dose e do aprazamento da 2ª dose, nome da vacina, local em que tomou a primeira dose e telefone de contato.

Após esta etapa, é preciso aguardar o contato da SMS informando dia e local do fechamento do esquema vacinal. Aqueles que já fizeram o cadastro, mas ainda não receberam contato da Ouvidoria da Saúde, devem aguardar a comunicação para o agendamento.

   



 

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realiza a Operação Dia das Crianças 2021 no comércio de rua e também nos principais shoppings de Salvador, até a sexta-feira (8). O foco da operação são os estabelecimentos que comercializam os produtos mais procurados deste período, como brinquedos e roupas infantis.

O diretor-geral da Codecon, Humberto Viana, falou sobre as exigências específicas dessa operação. “Os agentes da Codecon estão nas ruas vistoriando os estabelecimentos, no sentido de proteger o consumidor e evitar acidentes com os produtos que não sigam as normas de segurança. No caso dos brinquedos, o selo do Inmetro é fundamental, pois garante que o brinquedo foi testado e está pronto para ser utilizado. Além do selo, o produto também precisa ter todas as informações sobre o conteúdo de forma clara, objetiva e em língua portuguesa. Em caso de descumprimento das normas, os lojistas podem ser autuados e multados em valores que variam de R$600 a R$9 milhões” alertou.

O consumidor precisa estar atento às embalagens que contêm grampos, pregos ou parafusos, pois podem oferecer riscos às crianças. Para Luana Assis, mãe de uma criança de seis anos, esses detalhes não passam despercebidos. “Eu fico muito atenta. Agradeço por ter um órgão como a Codecon, que fiscaliza tudo, mas eu sei que preciso fazer a minha parte. Além de ver a idade recomendada, eu também levo em consideração o desenvolvimento do meu filho e não compro brinquedos com peças muito pequenas”, reforçou Luana.

Em caso de irregularidades, o cidadão pode fazer a denúncia através do site da Codecon (www.codecon.salvador.ba.gov.br) ou aplicativo Codecon Mobile, ou pelo Fala Salvador, no aplicativo Fala Salvador Cidadão, portal falasalvador.ba.gov.br ou o número de telefone 156.

 



 

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Com o objetivo de promover a interação entre as demandas das indústrias inscritas na chamada Cidade Zero Carbono com as startups, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), e o Senai Cimatec realizarão três eventos no formato de webinar – seminário da web. O primeiro acontecerá às 19h desta terça-feira (5).

O objetivo do primeiro evento é esclarecer possíveis dúvidas sobre a chamada Cidade Zero Carbono e gerar oportunidade de interação com idealizadores, indústrias e parceiros inscritos. O encontro contará com a participação da BYD e Ifood, empresas comprometidas com um futuro sustentável. Os interessados em participar devem se inscrever por meio do link https://bityli.com/webinarzerocarbono .

“O webinar é uma grande oportunidade de ouvir as indústrias e tirar todas as suas dúvidas sobre a Chamada Cidade Zero Carbono em um bate-papo direto e interativo com essas empresas”, reforça o gerente executivo do Senai Cimatec, Flávio Marinho.

Já o segundo webinar acontecerá na sexta-feira (8), às 11h. Na ocasião serão abordados conteúdos acerca dos desafios e oportunidades no mercado quanto à neutralização do carbono. Além da Catapult, empresa internacional parceira do programa, estarão presentes o CEO da Ecofinance negócios, Eduardo Baltar, e a CEO da Solos, Saville Alves. A inscrição é através do link https://bit.ly/webinarcidadezerocarbono .

O terceiro evento está programado para ser realizado próximo dia 13, dois dias antes do encerramento das inscrições para a Chamada Cidade Zero Carbono. Para esse seminário, o link de inscrição será divulgado nas redes sociais da Secis até sexta-feira, 8.

“Estamos nos aproximando do encerramento das inscrições, por isso o intuito desses eventos é proporcionar mais um canal de comunicação para que todos os interessados possam conhecer mais sobre a Chamada, as instituições envolvidas e sanar possíveis dúvidas”, frisa a titular da Secis, Edna França.

Chamada – Lançada no início de setembro deste ano, a chamada Cidade Zero Carbono visa alavancar projetos de startups, por meio de apoio do poder público e entidades privadas, com o objetivo de solucionar problemas destes entes. Além disso, visa ajudar a criar condições para zerar as emissões de carbono da capital baiana até 2049, conforme meta estabelecida no projeto, que também visa estimular o empreendedorismo e a inovação na cidade.

As inscrições para a Chamada Cidade Zero Carbono se encerram dia 15 de outubro e podem ser feitas através do link: https://bityli.com/zerocarbono .

Perfil – Podem se inscrever no processo empresas industriais de médio e grande porte, regularizadas e com CNPJ ativo, que possuam Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) primário industrial ou sejam contribuintes do Sesi e/ou Senai; startups com CNPJ ativo de até dez anos de existência, cujo faturamento anual seja inferior a R$ 16 milhões e que possuam CNPJ; e instituições parceiras com objetivo de contribuir com a realização das provas de conceito, por meio de contrapartida econômica ou financeira, mas não atendam aos requisitos para figurar como indústria demandante.

Não haverá restrições às startups quanto ao número de submissões de projetos inscritos, mas apenas um será executado ao fim do processo. Informações adicionais podem ser conferidas no edital, acessando o site materiais.senaicimatec.com.br/zerocarbono .

 

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