A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) realizou mais de 7 mil ações de fiscalização e orientação nos três principais circuitos do Carnaval, com o objetivo de garantir o sucesso da folia. Ao todo, foram 560 agentes distribuídos em 11 postos avançados, entre os circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, além dos profissionais que atuaram no Carnaval dos Bairros.
De acordo com o diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho, as ações de orientação e fiscalização a vendedores ambulantes tiveram um papel muito importante para o sucesso da festa. Segundo ele, três fatores deste trabalho realizado pela Semop são fundamentais.
O primeiro, explica, é garantir ao ambulante licenciado o direito de vender seus produtos de maneira organizada e dentro daquilo que foi pré-estabelecido, através dos decretos municipais. Segundo, garantir a fluidez do trânsito de pessoas e órgãos públicos que compõe toda a cadeia de produção e controle da festa.
O terceiro que visa corroborar com o trabalho da segurança pública, retirando do circuito materiais que possam trazer risco para a segurança dos foliões, a exemplo de materiais perfuro-cortantes e contundentes, como espetinho de churrasco, garrafas de vidro, facas e facões, entre outros. Estes materiais podem se tornar uma arma branca.
"Esse trabalho que começa anterior a festa, partindo desde o licenciamento de todas os vendedores ambulantes que estarão vendendo seus produtos no Carnaval, pessoas essas que passam por treinamentos junto ao órgão, bem como os patrocinadores da festa. Posteriormente, esse trabalho se estende para dentro do circuito com intuito de organizar todos os espaços a serem ocupados", destaca Alysson Carvalho.
Fiscalização - Ao todo foram contabilizados 3.742 materiais considerados perigosos, como garrafas de vidro, espetos, fogareiros e outros apreendidos pelos agentes da Semop. 512 itens como cadeiras, barracas, mesas, toldos; 131 carrinhos e pranchões.
Os materiais podem ser retirados a partir desta quinta-feira (23), após pagamento de multa. O valor é a partir de R$158, variando de acordo com a quantidade de itens apreendidos. Para retirar é necessário apresentar o lacre de identificação entregue no ato da fiscalização.
As ruas lotadas do Centro de Salvador nos últimos dias deixaram uma constatação: o Carnaval na região está mais vivo do que nunca. O circuito Osmar, que abrange o trecho, recebeu 346 atrações contra as 181 do circuito Dodô (Barra/Ondina), isto é, quase o dobro. Em coletiva à imprensa para divulgação do balanço final da festa, nesta Quarta-Feira de Cinzas (22), o prefeito Bruno Reis celebrou a revitalização do percurso mais tradicional da folia e garantiu ainda mais investimentos para 2024.
“Foram 10 dias de muita agitação (contando com o pré-Carnaval) que levaram muita felicidade para os quatro cantos da cidade. Hoje posso dizer que realizamos o maior Carnaval da história. Depois da espera de mais de mil dias para sua realização, no qual muita gente questionava se teríamos esse retorno, graças a Deus fechamos a festa com chave de ouro”, afirmou o chefe do Executivo municipal.
Bruno Reis disse que o Carnaval 2023 foi especial por diversos aspectos. Um deles foi o reposicionamento do Centro na programação momesca. “Definitivamente acabamos com especulações de qual seria o futuro desse circuito e foram dadas as respostas durante todos os dias, em especial entre domingo até terça”, reforçou.
Para o prefeito, a revitalização do circuito foi possível após a Prefeitura intensificar a estratégia de equilíbrio da programação entre os demais outras avenidas e palcos temáticos: “Conseguimos prestar serviços públicos muito melhores aos foliões. Consequentemente, eles conseguiram se divertir mais também”, avaliou.
Ainda segundo o gestor municipal, o Carnaval deste ano serviu para mostrar o grande desafio da Prefeitura para 2024, que é fazer com que todos os circuitos tenham ainda mais atrações. A folia da capital baiana deste ano teve quase 3 mil horas de música, 512 atrações nos palcos temáticos e 637 nos circuitos da festa.
“Nosso Carnaval é o maior do mundo e isso ficou evidenciado nas ruas, redes sociais e imprensa. A cidade foi a mais comentada no planeta. Nós estamos fortalecendo mais o Centro. Vamos trazer mais novidades, mais conteúdo. Quem viu as imagens aqui durante esse período lembrou o passado, da época em que esse Carnaval era o mais desejado. Então, cumprimos nosso objetivo”, assegurou Bruno Reis, reafirmando que Ivete Sangalo já assumiu compromisso de se apresentar no circuito Osmar no próximo ano.
Destaques – Ainda na ocasião, o prefeito classificou o Carnaval nos Bairros como “verdadeiro sucesso”, além de outras iniciativas exitosas, como os palcos Brisa, Varanda da Folia, Pôr do Sol. Ele citou ainda a importância da festa para a capital baiana no período, quando mais de R$ 2 milhões foram injetados na economia local e mais 50 mil empregos diretos e indiretos foram gerados.
“Os números mostraram que foi o melhor Carnaval com participação popular. Foram quase três milhões de pessoas espalhadas nos diversos circuitos e nos bairros. Por onde andamos na cidade, todo mundo falava que nunca viu tanta gente. Apesar do grande volume de foliões, houve uma queda significativa de atendimentos que realizamos nas unidades de saúde. Atendemos 4.149 pessoas, o que representou redução de 27% em relação ao ano de 2020”, pontuou.
A Polícia Militar, completou Bruno Reis, também confirmou redução de 25% no número de ocorrências em comparação a 2020. “Se de um lado havia mais gente nas ruas, do outro, houve uma segurança muito maior. Isso mostra que tivemos uma festa mais tranquila, onde as pessoas vieram para rua para se divertir”, finalizou.
Quase 115 mil passageiros utilizaram o Expresso Salvador durante os seis dias de Carnaval na capital baiana neste ano, um aumento de 49% em relação à última edição da folia, em 2020, quando 77 mil pessoas optaram pelo modal. O balanço divulgado nesta quarta-feira (22) pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) mostra ainda que, do primeiro dia da festa até a última terça-feira (21), mais de 2 milhões de foliões foram aos circuitos usando o transporte público.
Segundo o chefe da Semob, Fabrizzio Müller, os números mostram um caminho para a Prefeitura: “A solução para a mobilidade, tanto no Carnaval como no dia a dia, mas principalmente numa festa como essa, precisa ser coletiva e pública. A gente precisa tirar os carros particulares da rua, isso fica cada vez mais claro, cada vez mais constatado a cada Carnaval”, disse.
“Claro, todos os modais têm uma importância grande nesse objetivo, mas neste ano o melhor exemplo foi o Expresso Salvador, que bateu todos os recordes de público. Transportamos quase 115 mil pessoas, imagine esse pessoal todo usando carro particular”, completou o secretário.
Mais precisamente, foram 114.497 passageiros transportados pelo Expresso Salvador. Na edição 2023, os ônibus expressos e climatizados conectaram três shoppings da capital baiana aos circuitos Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra/Ondina).
“Isso deixa muito claro no que a gente precisa investir. Inclusive, esse será um exercício da Semob para o ano que vem: criar novas linhas expressas e diretas para o Carnaval. Para dar mais conforto à população, mas também tirar mais veículos das ruas e ter um trânsito melhor”, completou Fabrizzio.
Além disso, 452.059 pessoas optaram pelo serviço de ônibus gratuito que liga o Calabar, próximo ao início do circuito Barra/Ondina, à Estação da Lapa, mais um serviço oferecido pela Prefeitura especialmente para o Carnaval. Segundo o balanço da Semob, 2.256.733 passageiros foram transportados nas linhas convencionais que passam pelos circuitos. No Centro Histórico, 140.319 foliões utilizaram o Elevador Lacerda, que funcionou em horários especiais durante a folia.
Do ponto de vista da fiscalização, a Semob realizou 609 autuações a ônibus, táxis e mototáxis, 73 remoções de táxis e mototáxis e 385 abordagens a transportes clandestinos.
Mais de 700 atendimentos para crianças e adolescentes foram realizados nos Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAAC) entre sábado (18) e terça-feira (21) do Carnaval de Salvador 2023. A ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), responsável pelos abrigos, foi fundamental para captar e encaminhar os pacientes para tratamento contínuo nas redes básica (postos de saúde) e especializada (Multicentros) de Salvador. Os casos que precisaram de atendimento imediato foram levados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’S) e Unidade de Atendimento Odontológico (UAO).
Três equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, dentistas e auxiliares de saúde bucal avaliaram as condições de saúde dos pequenos e foram tratados casos de pediculose (piolho), escabiose, náuseas e dores abdominais, entre outros. No que tange a área odontológica, os trabalhadores realizaram escovação supervisionada, além da distribuição de escovas, que também contemplou as cuidadoras dos Centros.
A secretária da Saúde e vice-prefeita, Ana Paula Matos frisa que é fundamental introduzir a cultura da prevenção e cuidados com a saúde em geral desde a infância. “Nesse espaço tivemos a oportunidade de ofertar assistência integral aos pequenos, além de realizar todo o encaminhamento necessário para que os responsáveis continuem contando com todo apoio da rede municipal de saúde. Dessa forma, teremos adultos saudáveis”, afirmou.
Para estimular o aprendizado dos pequenos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também participou da ação e cuidou da parte lúdica com o desenvolvimento de dinâmicas educativas sobre o combate a leptospirose (doença transmitida pela urina do rato) e arbovirores (dengue, zika e chikugunya).
CataFolia - Além do apoio aos filhos dos trabalhadores do Carnaval, a SMS também levou os atendimentos de saúde para o Catafolia (Centro de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis). A parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), responsável pelo espaço, garantiu quase 300 acolhimentos médicos nos dias de folia.
Foram duas equipes prestando assistência clínica e odontológica. Também foram ofertados testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), com 131 exames realizados. Os tratamentos para os diagnósticos positivos foram iniciados imediatamente no local e, posteriormente, foram orientados a seguir com os cuidados na rede municipal.
Para dar suporte a continuidade dos trabalhos, os catadores também tiveram acesso a procedimentos de curativos e dispensação de medicamentos gratuitos.
A coordenadora da Atenção Especializada, Flora Oliveira, ressaltou a importância do cuidado com esses profissionais que têm papel fundamental para o funcionamento da maior festa de rua do mundo. "Todo trabalhador merece condições dignas de trabalho e nossa ação aqui só reforçou essa valorização e reconhecimento pela categoria", afirmou.
Tranquilidade, paz e muita alegria. Esse foi o clima que marcou o maior Carnaval de todos os tempos de Salvador, e os indicadores registrados nos atendimentos na área da saúde atestaram esse ambiente vivido na folia em 2023. Entre às 18h da quinta-feira (16) até as 5h desta Quarta-feira de Cinzas (22), os Módulos Assistenciais à Saúde montados pela Prefeitura de Salvador nos circuitos oficiais contabilizaram 4.149 ocorrências. O quantitativo é 27% menor em relação ao mesmo período de 2020, quando foram contabilizadas 5.653 ocorrências.
“Nós estamos falando da maior festa de rua do planeta. Felizmente, as pessoas nos ouviram e redobraram o cuidado para aproveitar a folia tranquilamente. Foi lindo poder presenciar um evento dessa magnitude com o clima da paz nos circuitos, e isso se refletiu em importante redução nos atendimentos graves nos nossos módulos assistenciais”, comemorou Ana Paula Matos, vice-prefeita e titular da Saúde de Salvador.
O grande destaque da festa se deu pela diminuição contundente dos casos de violência. Quando comparado com 2020, houve uma redução de 49% dos atendimentos por agressão física. Esses dados impactaram também no decréscimo de 46% nas intervenções bucomaxilofaciais e de 10% na realização dos procedimentos cirúrgicos. Outro dado que chamou atenção foi a queda dos episódios de intoxicação alcóolica. Esse ano, foram contabilizadas 345 ocorrências por alcoolemia, um decréscimo de 38% quando comparado com o carnaval anterior.
“Muitos fatores contribuíram para vivermos o maior e mais tranquilo carnaval de toda a história. O investimento feito para o fortalecimento do circuito Campo Grande com a contratação de grandes artistas desfilando sem cordas permitiu que o folião tivesse mais espaço para brincar nas ruas. Fizemos também todo um trabalho de bastidor com as Vigilâncias para impedir a venda de bebidas artesanais/clandestinas, bem como o fornecimento de alimentos e água improprias para o consumo humano. Destaco também a atuação da SEMOP para inibir a entrada de armas brancas nos circuitos, o que refletiu na diminuição dos atendimentos nos postos de saúde. Foi a força do trabalho conjunto que nos permitiu viver uma festa marcada com indicadores muito positivos”, destacou Ana Paula Matos.
Eficiência dos serviços – Dos 4.149 pacientes acolhidos nos seis dias de festa, apenas 174 necessitaram de transferência para rede hospitalar de retaguarda para realização continuidade do atendimento. O dado corresponde a 4% do total de admissões e confirma a alta resolutividade da estrutura e equipes dos módulos assistenciais dos circuitos.
“Esse é um dado expressivo que também deve ser comemorado. Foram 5.300 plantões, 1.500 profissionais envolvidos na operação da saúde, mais de 140 horas de atendimentos ininterruptos nos circuitos, com extrema eficiência. Foram milhares de atendimentos e conseguir resolver 96% das demandas dentro da própria festa foi fundamental para os próprios pacientes, bem como para evitar ‘sufocamento’ da rede fixa que seguiu com as demandas de rotina. Estou muito feliz de ter estreado como secretária de Saúde já com esse desafio imenso de coordenar o carnaval numa área tão importante. Nossas equipes estão de parabéns”, afirmou Ana Paula.
Atendimentos nas ilhas - Este ano, a Secretaria Municipal da Saúde montou de forma pioneira postos de saúde para atender a população das ilhas da capital durante a folia. Durante os dias de festa, as três unidades registraram 182 acolhimentos. Foram 181 ocorrências de natureza clínica e um procedimento cirúrgicos. Todos os atendimentos foram considerados leves. As unidades das ilhas contaram com o apoio de duas ambulanchas do SAMU para remoção dos pacientes que necessitarem de transferência para rede hospitalar.
Outros indicadores - O circuito Dodô (Barra/Ondina) realizou 2.937 atendimentos, já o Osmar (Campo Grande) foi responsável por 1.024 atendimentos, enquanto que o Batatinha (Pelourinho) realizou 150 acolhimentos e o Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina), 38 admissões.
Os atendimentos de natureza clínica – intoxicação alcóolica, tontura, náuseas, dor de cabeça - foram a principal causa das admissões nos postos com 3.321 casos, número que representa 80% do total de ocorrências. Também foram registrados 271 traumas ortopédicos, 262 intervenções bucomaxilofaciais, 181 acolhimentos de enfermagem e 114 procedimentos cirúrgicos.
Para estimular a detecção precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador implantou dois módulos do ‘Fique Sabendo’, no circuito Dodô (Barra) e Osmar (Campo Grande). Entre sexta-feira (17) e terça (21), foram realizados mais de 4,5 mil testes para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Desse total, 190 testes apresentaram reagentes para as doenças. A Sífilis liderou os resultados positivos com 151 casos, seguida pelo HIV, com 26 ocorrências, e as Hepatites B e C, com 6 e 7 notificações, respectivamente.
A secretária municipal da Saúde e vice-prefeita, Ana Paula Matos, ressalta a importância da ação para o tratamento adequado de quem testa positivo. “Com o avanço da medicina é possível que o paciente viva normalmente, da mesma forma que milhões de brasileiros convivem com doenças crônicas, fazem acompanhamento contínuo e tomam medicações adequadas. Temos uma rede estruturada e profissionais capacitados para realizar o acolhimento desse paciente que teve o resultado reagente para a infecção”.
Um outro importante dado que despertou preocupação das equipes de saúde referiu-se à aplicação de penicilina, medicação utilizada para impedir a evolução da infecção. O número de usuários que aceitaram dar início imediato ao tratamento foi desproporcional a quantidade de casos identificados: apenas 44 foliões aceitaram receber o medicamento.
A infectologista Adielma Nizarala explica a importância da interrupção da cadeia de transmissão. “Nesse projeto do Fique Sabendo no carnaval, a sífilis lidera historicamente o número de pessoas acometidas com alguma infecção. É fundamental que após a detecção da infecção, o paciente aceite a medicação que não impedirá de levar uma vida normal, inclusive, durante a folia. Será uma proteção individual e coletiva, em respeito ao próximo parceiro (a). Aliado a isso, o uso do preservativo distribuído gratuitamente nos nossos módulos deve ser indispensável”.
Preservativos e géis - A SMS montou um esquema especial para a distribuição de preservativos masculinos, femininos e géis lubrificantes: a cada mil metros dos circuitos oficiais era possível encontrar caixas com os produtos para quem quisesse adquirir. A iniciativa estimula a procura voluntária do folião pela proximidade do serviço. Ao todo, foram distribuídos mais de 360 mil preservativos.
A titular da pasta e vice-prefeita, Ana Paula Matos enfatiza a importância tornar acessível os métodos de prevenção às IST’s durante a folia para reforçar a proteção. “Essas estratégias visam prevenir o aumento do número de pessoas acometidas por doenças ou gravidez indesejada, especialmente entre os jovens. O Carnaval deve ser vivido como um momento de celebração, sem margem para preocupações e para isso acontecer é preciso tomar cuidados em relação à saúde”, pontuou.
A Operação Respeite a Vida - realizada por agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), através de blitze de fiscalização de alcoolemia – resultou em 2.540 abordagens nos circuitos do Carnaval e entorno durante os seis dias oficiais de festa, entre a quinta-feira (16) até ontem (21). Na ocasião, foram registradas 327 autuações, sendo que 174 por descumprimento à Lei Seca.
As blitze de alcoolemia também tiveram como público-alvo condutores profissionais. A abordagem alcançou 2.216 motoristas da Prefeitura de Salvador, 626 taxistas, 808 condutores de ônibus, 129 mototaxistas e 244 motoristas de aplicativo.
Ainda conforme balanço da autarquia municipal, quatro CNHs foram recolhidas e 78 veículos foram removidos. No período, 47 acidentes foram computados, sendo que houve 36 vítimas feridas e uma outra que veio a óbito.
Ainda na área de trânsito,milhares de foliões fizeram uso do estacionamento da Zona Azul no período da festa. Foram no total 76.053 veículos estacionados nestas áreas e 2.486 autuações por desrespeito ao estacionamento nesses espaços.
Durante o Carnaval, a Transalvador contou com suporte de 404 viaturas, 160 motoviaturas e 2.372 agentes de trânsito estiveram envolvidos.
Além da operação de trânsito, outros serviços municipais foram disponibilizados para atender os foliões.
Resgates marítimos - A Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) registrou 76 resgates nas praias da capital baiana, sendo 69 entre Barra e Ondina e 7 entre Jardim de Alah a Ipitanga. Neste último trecho, uma pessoa morreu de afogamento. Mais de 800 pulseiras foram distribuídas para identificação de crianças aos pais e responsáveis na areia da orla. Duas que estavam perdidas foram encontradas.
Fiscalização - De quinta (16) a terça (21), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) efetuou 3.084 vistorias nos circuitos e bairros que receberam o Carnaval. Os agentes emitiram 327 notificações e apreenderam 35.840 unidades de bebidas irregulares. E mais: 34.049 itens de publicidade ilegal foram retirados das ruas.
Equipes do órgão totalizou 561 ações de monitoramento em trio, camarote e palco e encerraram 11 atividades sonoras que estavam em descumprimento com a legislação. Dois aparelhos de som também foram apreendidos.
Apreensões - A Secretaria de Ordem Pública (Semop), por sua vez, realizou vistorias e orientações nos circuitos carnavalescos, a fim de resguardar o bem-estar da população e manter as ruas aptas para receber o grande fluxo de foliões durante a festa.
O órgão fez apreensão de 18,7 mil materiais, desde itens periculosos como facas, espetinho, botijão de gás, garrafas de vidro até mobiliários como mesas e cadeiras.
Manutenção - A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), juntamente com a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), realizou reparos e ações preventivas nos circuitos oficiais, alternativos (Carnaval nos Bairros) e vias de acesso a locais que receberam a festa momesca.
O órgão aplicou mais de 1,5 tonelada para recuperação e pavimentação asfáltica, repôs 35 folhas de tapumes usadas para isolar monumento, prédios e estruturas, além de ter efetuado limpeza e desobstrução de 2,3 mil caixas de drenagem. Foram substituídas ainda 62 tampões e grelhas de vias públicas e concluídas 478 podas de árvores.
Defesa Civil - A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 132 ocorrências nos circuitos, sendo 98 no Campo Grande (Osmar) e 34 no Barra/Ondina (Dodô). O órgão realizou análise, registro e acompanhamento das situações que pudessem comprometer o andamento da folia.
O dia com maior número de ocorrências registradas foi a última sexta-feira (17), segundo dia de festa, com 29 casos. Entre as ocorrências estão ameaça de desabamento, infiltração, avaliação de imóvel, galho de árvore caído e pista rompida, entre outros.
Conectividade -Tanto os profissionais que atuaram na festa como os foliões contaram com internet sem fio (wi-fi) gratuita e de qualidade por meio do Conecta Salvador, aberto para todos, sem a necessidade de cadastramento. Mais de 13,3 mil usuários acessaram a rede nos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Campo Grande/Centro).
As empresas responsáveis pelos camarotes, praticáveis, arquibancadas e postos operacionais usados no Carnaval de Salvador devem desmontar as estruturas até o dia 4 de março. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que fiscalizará o desmonte, vai atuar para garantir a segurança da população e a recuperação das áreas públicas nos circuitos oficiais da festa.
De acordo com o Decreto 20.505/2009, após a desmontagem, é concedido mais dez dias para recuperação de áreas públicas que tenham sido danificadas. As notificações já foram entregues aos camarotes, e a multa para quem descumprir a determinação é de R$2.281,16 por dia de atraso.
“Nossas equipes atuam antes, durante e depois do Carnaval para garantir o sucesso da festa. Estaremos acompanhando de perto o desmonte para nos certificar de que o processo será seguro e todos as áreas públicas que foram danificadas sejam recuperadas”, explica o diretor de fiscalização da Sedur, Alexandre Tinôco.
Neste ano, 20 camarotes foram licenciados pela Sedur: Salvador, Brahma Salvador, Ponto Com, do Prefeito, Mirante de Ondina, Red Burg, Casa da Barra, Ronda Folia, Club, Harém, Villa 2023, Mirante do Gigante, Planeta Band Othon, Universitário 2023, Traz os Montes, Expresso 2222, Pier 345, Cabana da Barra (todos estes na Barra/Ondina) e o Camarote da Polícia Militar (Campo Grande e Barra/Ondina).
A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) de Salvador emitiu 541 notificações e 13 autos de infração ao longo da Operação Carnaval, que começou no primeiro dia de folia, quinta-feira (16), e foi até a última terça-feira (21). A autarquia, que é vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realizou vistorias frequentes em todos os circuitos da festa na capital baiana e também nos bairros.
Também ao longo da operação especial, os agentes do Balcão do Consumidor receberam foliões e distribuíram 5 mil cartilhas de conscientização sobre os direitos do consumidor. Os materiais estavam disponíveis em três idiomas: português, inglês e espanhol.
A ação educativa, atrelada ao trabalho de fiscalização, é essencial para garantir o equilíbrio nas relações de consumo, como afirmou o diretor-geral do Codecon, Zilton Krüger Netto: “Esses dois setores caminham juntos para garantirmos que as relações de consumo sejam mais justas e equilibradas. Durante a Operação Carnaval, por exemplo, notificamos e orientamos diversos gestores por irregularidades nos estabelecimentos e, quando retornamos, eles tinham se adequado às normas do Código de Defesa do Consumidor. Quando fornecedor e consumidor cumprem com seus deveres, todos ganham”, disse.
As notificações foram emitidas por ausência de acessibilidade, higiene inadequada, produtos sem preço, armazenamento inadequado de bebidas e comidas, ausência de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor, vício na quantidade de produtos apresentados e ausência de placa antifumo. Os autos de infração foram lavrados por produtos fora da validade e por bebidas e comidas mal armazenadas.
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