Carnaval

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Atrações – De acordo com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), órgão que coordena de forma geral o Carnaval de Salvador, participaram da folia este ano 1.225 atrações, com cerca de 2,7 mil horas de música. Nos circuitos oficiais (Dodô, Osmar e Batatinha), foram 714 atrações e 1,8 mil horas de música. Os 22 espaços alternativos, que envolveram palcos temáticos e torres eletrônicas, foram 511 atrações e 900 horas de música.

No período de pré-carnaval (Furdunço, Fuzuê, Melhor Segunda-Feira do Mundo, Pipoco e Circuito Sérgio Bezerra) foram 95 atrações. Ao todo, a Prefeitura contou com apresentações musicais em 22 espaços alternativos, sendo 11 deles apenas no Centro Histórico da Capital e as outras 11 em bairros fora do circuito oficial. Mais de 500 atrações subiram nesses espaços, que tiveram mais de 900h de música.

A Saltur realizou esse ano uma operação com aparato tecnológico que permitiu acompanhar os trios através de GPS instalados em todos eles. Além disso, 50 câmeras foram instaladas nos circuitos para fiscalização e controle dos desfiles. A empresa contou com dez postos de operação nos circuitos Dodô e Osmar, além de mais de 150 fiscais e coordenadores de circuitos. Foram fiscalizados e vistoriados 162 equipamentos, entre trios, minitrios, nanotrios e carros de apoio que se revezaram pela cidade nos dias de pré e carnaval oficial.

Turismo – A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) informa que o total estimado de 1.073.670 turistas de quinta (8) a terça-feira (13) de Carnaval de Salvador, sendo que, entre sexta e terça, foram 891.246 turistas na cidade. A taxa de ocupação hoteleira no período foi de 89%, sendo 11% superior em comparação a 2023, que foi de 80%.

Já a Rodoviária registrou 3.007 chegadas de ônibus e 102.717 passageiros desembarcados. O Aeroporto recebeu 456 pousos com 65.576 passageiros desembarcados, índice de 15,7% e 6,1% superior a 2023, respectivamente. O Porto de Salvador recebeu três cruzeiros marítimos, com 11.960 passageiros.

Saúde – Os módulos Fique Sabendo registraram aumento de mais de 25% nas testagens em comparação com o Carnaval de 2023. Foram contabilizados 1.456 usuários do serviço, sendo 771 do sexo masculino e 685 do sexo feminino; 5.824 testes para ISTs com 30 casos positivos para HIV, 208 reagentes de sífilis e 14 casos de hepatite. Dentre os 208 positivados para sífilis, 60 aceitaram iniciar o tratamento com a aplicação de penicilina.

A distribuição de preservativos no Carnaval 2024 alcançou um aumento de 115% em comparação ao ano anterior, sendo entregues mais de 770 mil unidades. Este ano, além da oferta em Módulos da Saúde, parcerias realizadas com ONGS, hotéis, Táxis e Ministério da Saúde fortaleceram o serviço, distribuindo o contraceptivo para os usuários dos serviços.

As equipes de saúde prestaram mais de 270 atendimentos aos catadores de materiais recicláveis no Catafolia, em parceria com a Sempre. A ação contou com serviços de avaliação clínica, aferição de pressão arterial e glicemia, além da realização de procedimentos curativos e prescrição de medicamentos. Foram feitos ainda 139 testes para ISTs, além de distribuição de protetor solar.

No serviço Salvador Acolhe, as equipes de saúde prestaram atendimento clínico a mais de 330 pessoas, além de 1,4 mil procedimentos odontológicos em 458 crianças, nos cinco dias oficiais da folia.

O serviço de saúde mental inédito oferecido pela SMS na folia de 2024 acolheu e prestou assistência especializada a mais de 300 foliões entre sexta-feira (9) e terça-feira (13). Desse total, apenas 9% (28) necessitaram de transferências. O perfil de usuários foi caracterizado por adultos (88%), predominantemente do sexo feminino (66%). Com relação aos tipos de casos, a maioria envolveu transtornos ansiosos (67%), consumo de álcool e outras drogas (35%) e transtornos psicóticos (4%).

Seis equipes realizaram 301 atendimentos bucomaxilofaciais nos três principais circuitos da folia. A maioria dos casos foi registrado na região da Barra/Ondina, sendo as fraturas de nariz, mandíbula e do complexo zigomático as principais demandas de atendimento.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) prestou assistência a 21 mil profissionais temporários nos seis dias de folia. Além disso, inspecionou 39 blocos; 13 foram notificados por irregularidades no fornecimento de águas e alimentos. As equipes realizaram busca ativa para orientar sobre condições seguras de trabalho, higiene e alimentação. Através do Cerest, 23 crianças foram retiradas de situação de trabalho infantil para serem encaminhados aos cuidados da Sempre. Em relação aos acidentes de trabalho durante a folia, o Cerest investigou 87 ocorrências envolvendo traumas, ferimentos e queimaduras, entre outros.

A Vigilância Sanitária realizou mais de 14,3 mil ações de fiscalização e inspeção, reforçando todo trabalho educativo com os vários setores da folia como camarotes, baianas de acarajé, fábricas de gelo e barraqueiros. A maior parte das vistorias foi em comércios informais (12.078), seguida por camarotes (1.489) e comércios formais. Além disso, carros de apoio (194) e trios (26) também foram inspecionados.

A Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb), que monitorou a qualidade da água nos circuitos oficiais, realizou 203 coletas, totalizando 1.218 análises de parâmetros de potabilidade da água consumida no Carnaval. Apenas três estabelecimentos foram notificados para correção dos padrões, e não houve interdições.

Trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) não registrou acidentes com vítimas fatais nos seis dias oficiais de Carnaval deste ano. No mesmo período, houve 58 acidentes com vítimas feridas.

Em relação às autuações, houve uma redução de cerca de 19% na quantidade de condutores notificados por infração de trânsito. Este ano, agentes flagraram 18.449 atos infracionais, contra 22.711 na festa do ano passado.

Nos seis dias de festa, 2.587 condutores foram abordados durante a Operação Respeite a Vida. Desse total, 250 foram flagrados dirigindo após ingerir bebida alcoólica. Quarenta e oito veículos precisaram ser recolhidos.

As equipes da Gerência de Educação para o Trânsito da Transalvador abordaram 4.580 motoristas profissionais. Condutores de ônibus, taxistas, mototaxistas, motoristas por app e aqueles a serviço da Prefeitura de Salvador passaram por teste no etilômetro (bafômetro). Em nenhuma situação foi detectado consumo de álcool.

Mais de 60 mil condutores deixaram seus veículos numa das 2,8 mil vagas de zona azul regulamentadas pela Superintendência em vias próximas aos circuitos.

A Transalvador registrou cerca de 230 mil passagens de veículos pelos portais de acesso às zonas de restrição de circulação durante o Carnaval 2024. Ainda neste período, foram registrados 6.795 acessos às faixas exclusivas de ônibus.

Transporte – De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em todos os dias de festa, mais de 2,1 milhões de pessoas utilizaram o transporte coletivo por ônibus, táxis, mototáxis e ascensores. Mais de 1,9 milhões de passageiros foram transportados nos ônibus, sendo mais de 1,8 milhões nas linhas que operam no entorno do circuito e pouco mais de 130 mil pessoas no Expresso Salvador. O serviço exclusivo que leva os foliões aos circuitos partindo dos principais shoppings da cidade, teve um aumento de 16% na demanda de passageiros se comparado com o Carnaval de 2023.

A linha Lapa - Calabar foi responsável por transportar 512 mil pessoas e realizou 15 mil viagens. O número de passageiros foi 6% maior do que o registrado no Carnaval de 2023. Ocorreram 44 atos de vandalismo em ônibus coletivos, 8% a menos em comparação com a folia de 2023.

Nos ascensores, o Elevador Lacerda transportou quase 100 mil passageiros e mais de 19 mil utilizaram o Plano Inclinado Liberdade-Calçada. Os táxis e mototáxis foram responsáveis por transportar mais de 57 mil pessoas.

Foram realizadas blitze de combate ao transporte clandestino de passageiros nos circuitos. Ao todo, 242 veículos foram abordados, dos quais 66 foram removidos ao pátio.

Mulher, Infância e Juventude – A Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) registrou um aumento de 28% no número de acolhimentos de crianças e adolescentes durante o Carnaval 2024. Até a madrugada desta quarta-feira (14), foram 470 acolhimentos, contra 367 no mesmo período do ano passado.

Também houve crescimento na quantidade de mulheres que procuraram os postos avançados dos Centros de Referência de Atendimento às Mulheres (Cram), Ao todo 2.361 mulheres buscaram por informações, um aumento de 39%, e durante os dias de folia tivemos 244 registros de ocorrência, sendo 96% por importunação sexual e em comparação ao ano anterior tivemos uma redução de 11% nas ocorrências de violência.

Assistência social – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), através da campanha de combate ao trabalho infantil “Criança Não é Mão de Obra”, realizou na terça-feira (13) 1.637 abordagens, com 33 cadastros realizados e 16 casos de vulnerabilidade identificados. Além disso, duas crianças/adolescentes foram flagradas em situação de trabalho infantil, um encaminhado realizado para o Salvador Acolhe e 18 encaminhamentos para serviços diversos da rede de assistência municipal.

Em todos os dias de festa, foram 6.443 pessoas abordadas, com 689 cadastros realizados, 386 casos de vulnerabilidade, 154 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, 167 encaminhamentos para o Salvador Acolhe e 206 encaminhamentos diversos.

Já o Serviço Especializado em Abordagem Social da pasta realizou 143 abordagens, com quatro acolhimentos e nove encaminhamentos diversos realizados. Em todos os dias de folia, foram 1.782 abordagens, com 464 cadastros realizados, quatro crianças e adolescentes flagrados em situação de trabalho infantil, 42 encaminhamentos diversos e 27 acolhimentos realizados.

O serviço Catafolia, de assistência aos catadores de recicláveis que atuaram na festa, atendeu 678 trabalhadores, com o oferecimento de 3.123 refeições, 43 abordagens e 30 cadastros realizados, quatro encaminhamentos diversos efetuados e quatro acolhimentos realizados. Nos seis dias de festa, foram 1.017 trabalhadores assistidos, quase 17 mil refeições fornecidas, 724 abordagens e 660 cadastros realizados, nove crianças e adolescentes flagradas em situação de trabalho infantil, 815 encaminhamentos diversos e 11 acolhimentos realizados.

Os Camarotes Acessíveis em Ondina (Circuito Dodô), Campo Grande e Piedade (Circuto Osmar) atenderam juntos 538 pessoas, entre idosos, pessoas com deficiência e acompanhantes, na terça-feira (13). Nos cinco dias de funcionamento, 2.401 pessoas utilizaram os três espaços.

Comércio e poluição sonora – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) registrou uma grande redução de apreensão de itens irregulares no Carnaval de 2024. Nos sete dias de folia, o órgão apreendeu 11.818 peças de publicidade irregular, como copos, viseiras e blimps. Já em 2023, esse número chegou a 34.040. Em relação às bebidas, esse ano foram contabilizadas 7.878 apreensões – em 2023, foram 35.840 apreensões, dentre cervejas, refrigerantes, águas e bebidas destiladas que não estavam relacionadas aos patrocinadores oficiais do Carnaval e também armazenadas em garrafas de vidro.

Durante todos os dias da festa, o órgão realizou também 1.192 vistorias nos circuitos oficiais do Carnaval (Dodô, Osmar, Batatinha e nos bairros) em atividades, balcões, bares, praticáveis, camarotes marquises, palcos, depósitos e em estabelecimentos comerciais. Além disso, foram emitidas 212 notificações para evitar uso de serpentinas, atividade comercial sem licença e venda proibida de bebidas em garrafas de vidro.

Foram feitas 167 vistorias em camarotes, resultando em 75 notificações. Ao todo, foram realizados 491 monitoramentos sonoros em trios e palcos e 11 atividades sonoras encerradas.

Comunicação – A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) produziu mais de 360 publicações para a imprensa, entre matérias e galerias de fotos, com mais de 6 mil fotos produzidas. Nas redes sociais @prefsalvador e @salvadormeucarnaval, foram realizadas 192 postagens, com 15 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais e mais de 600 mil interações. Foram credenciados mais de 3 mil profissionais de imprensa de veículos locais, nacionais e internacionais.

Comércio ambulante – Os 560 fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) retiraram do circuito, durante os seis dias de folia, 11.121 itens irregulares, dentre eles mais de 2,2 mil espetos de queijo e churrasco, 32 facas, 315 garrafas de vidro e 7.638 bebidas diversas em desacordo com a legislação. Os pontos positivos para o Carnaval de Salvador 2024 são a nova estrutura passarela na Barra para atuação de 300 ambulantes, capacitação para os trabalhadores cadastrados e agentes de fiscalização, além de isenção da taxa de pagamento de licenciamento.

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) contabilizou ao longo de todo o Carnaval 26 ocorrências, o que representou uma redução de 39,5%, em relação ao ano passado, quando foram computados 43 registros. O Circuito Dodô (Barra) obteve o maior quantitativo com 12 registros, seguido do circuito Osmar (Campo Grande) com 11 e Batatinha (Pelourinho) com apenas três.

Foram registrados ainda 819 atendimentos, um crescimento de 17,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, 876 patrulhamentos preventivos, além de 291 abordagens e 522 apoios aos diversos órgãos que atuaram na folia.

Mais de 17 mil crianças foram identificadas nos três circuitos do carnaval deste ano, um aumento de 24,7% em comparação ao último carnaval. Foram realizados, ainda, mais de 1.100 ações de prevenção à violência, com apoio de 97 veículos, dez elevados, 13 bases avançadas e 157 câmeras de segurança distribuídas nos circuitos e monitoradas pelo nosso Centro Integrado de Inteligência, Comando e Videomonitoramento (Cicomv).

Foram contabilizados 163 documentos recuperados pela Guarda; em 2023 foram 253.

Iluminação – Na terça-feira (13) do Carnaval Salvador Capital Afro, não houve ocorrências de apagões e situações de risco. A Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), registrou seis ocorrências de manutenção, sendo quatro no Circuito Dodô e duas no Circuito Osmar. Todos os serviços foram executados de forma imediata, garantindo a luminosidade das vias. Nas imediações do Porto da Barra, as equipes identificaram dois postes tombados e o problema foi solucionado imediatamente.

Nos seis dias oficiais de festa, a Dsip/Semop registrou 199 ocorrências de manutenção, nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha, no Pelourinho. No total, foram instalados mais de 5,5 mil projetores em LED nos circuitos e entornos. Foram registrados dez registros de falta de energia, quatro ocorrências de situações de risco e três postes danificados em vias do entorno dos circuitos. Os problemas foram solucionados de imediato.

Salvamento marítimo – Na terça-feira (13), a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar), vinculada à Semop, realizou mais de 3 mil ações de prevenção nas praias do Circuito Dodô (Barra/Ondina). Foram cinco resgates e afogamentos não fatais e seis ações do SOS Praia. Nenhuma morte foi registrada.

Consumidor – A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Semop, identificou 166 estabelecimentos irregulares e reduziu a quantidade de notificações emitidas em 69.32% em comparação ao ano anterior, quando foram emitidas 541 notificações. As autuações também foram reduzidas; neste ano, apenas três estabelecimentos receberam sanção por motivos graves ou recorrentes, enquanto no ano anterior, 13 foram autuados. As irregularidades foram corrigidas em até 24 horas, e os estabelecimentos autuados poderão pagar multas que variam entre R$900 e R$9 milhões, além de correrem o risco de serem interditados em caso de novos registros das mesmas infrações.

O Balcão externo da Codecon, localizado mais próximo do Circuito Dodô (Barra/Ondina), recebeu 312 consumidores para orientações sobre a relação de consumo. As infrações mais comuns foram a falta de informações, como datas de validade ou preços, a ausência de placas antifumo em locais fechados, e condições inadequadas de higiene e armazenamento. As autuações foram emitidas devido à falta de acessibilidade em camarotes e à venda de produtos fora do prazo de validade.

Limpeza – No sexto dia de Carnaval (13), a Limpurb coletou aproximadamente 45,2 toneladas de resíduos do Circuito Dodô, até as 10h. No Circuito Osmar o quantitativo coletado foi cerca de 44,8 toneladas, enquanto que no Circuito Batatinha foram recolhidas em torno de 15,7 toneladas. O quantitativo total de resíduos coletados nos três circuitos foi de 105,7 toneladas.

A ação do “Plástico é Vida, Reciclando na avenida” coletou aproximadamente 4,4 toneladas de resíduos plásticos no Circuito Dodô. As oito Centrais de Apoio ao Catador coletaram um quantitativo aproximado de 28 toneladas. Nos cinco dias de carnaval, já foram coletadas 135,5 toneladas.

Ouvidoria – A Ouvidoria Geral do Município (OGM) contabilizou nos seis dias de Carnaval quase 26 mil registros, entre o atendimento da equipe volante nos circuitos, balcões fixos no Campo Grande, Barra, Elevador Lacerda e no Fala Folião 156. Do total, 56% foram elogios, 25% foram informações/orientações, 2% de sugestões, 3,9% solicitações de serviço e 13% reclamações ou críticas.

A Ouvidoria esteve com o teleatendimento 24 horas através do Fala Folião 156, além de um efetivo de 45 colaboradores nas ruas, com antecedência de uma hora antes das atrações, percorrendo todos os circuitos, incluindo o Carnaval dos Bairros. Nos seis dias de festa, foram computados 12 mil registros.

Manutenção – A Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) realizou, durante os seis dias de folia e pré-Carnaval, cinco ocorrências com árvores, limpeza de 7.166 metros de calhas e valetas e 4.656 de caixas de sarjeta, desobstrução de 19.096 metros de rede de drenagem, 201 substituições de grelhas, aplicação de 7.844 toneladas de asfalto para Operação Tapa Buracos, manutenção de 1.272 m² de manutenção de passeios, 1.237 podas de vegetais e 19 remoção de galhos caídos.

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Um abraço longo e emocionado uniu o vendedor ambulante Vitor da Silva, de 42 anos, ao educador social Joaquim Donato dos Santos Júnior, 36 anos, neste Carnaval de Salvador 2024, colocando fim a uma busca que já durava 15 anos. Os dois são irmãos e haviam se encontrado pela última vez em 2009, no enterro do pai deles.

O reencontro ocorreu na manhã de sexta-feira (9), durante o segundo dia de Carnaval de Salvador. Vitor atuava como vendedor ambulante e catador no Carnaval e Joaquim, que atua como educador social, estava no primeiro dia de plantão do Catafolia, base de apoio para catadores montada pela Prefeitura de Salvador.

Vitor resolveu ir à base do Dois de Julho para tomar um café. Ao chegar na base, Vitor ouviu a voz de Joaquim e o abordou. Imediatamente, Joaquim perguntou: “É você? Vitor?”. Ao tempo que Vitor perguntou se era Júnior. Depois disso, os dois se abraçaram por um longo tempo e choraram.

“Eu tive esse privilégio de encontrá-lo depois de 15 anos. O último momento que nos encontramos foi em 2009, no enterro de nosso pai. Foi um momento de tristeza, mas graças a Deus nos reencontramos depois de muita busca minha por ele”, contou Joaquim.

O Catafolia, local em que os dois se reencontraram, é uma das duas bases de apoio montadas pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) para catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis. Durante o Carnaval, para cada espaço, são disponibilizadas 400 vagas por dia pela Prefeitura. Na estrutura, os catadores têm acesso a café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde, além de sanitários químicos e atendimento médico.

“O que está tendo um significado maior na minha vida hoje é, primeiramente Deus e depois a minha família. Ele me reencontrou neste lugar. Eu nunca imaginei que fosse encontrar com ele aqui dentro, uma pessoa que trabalha com outras que vivem nas ruas. Ele tem esse olhar cuidadoso para quem vive na rua e isso é muito importante, pois quem vive na rua também é ser humano”, disse Vitor.

Separação – A história de Vitor é marcada por muitos altos e baixos. Filho de Joaquim Donato e de Ana Paula Silva, ele foi criado por uma tia, pois a sua mãe morreu após o parto e o pai não quis cuidar do filho, história muito parecida com o enredo da novela Renascer, obra de Benedito Ruy Barbosa que atualmente está tendo um remake. Esse foi um dos traumas que o empurrou para o alcoolismo.

“O meu pai também era alcoólatra, bebia muito. Depois entrou para a igreja e parou, mas Deus levou ele. Eu não tive uma infância muito boa. Por causa do meu problema com o alcoolismo, a minha mãe de criação me colocou para dormir na laje, no relento, me cobrindo com pano de chão. Dormi nas ruas por cinco meses. Mas eu sempre pensei que um dia daria a volta por cima e a minha volta por cima começou há nove anos, quando conheci a minha esposa e hoje mãe da minha filha”, contou.

Joaquim Donato Júnior e Vitor são os únicos filhos vivos de Joaquim, pai. Eles perderam dois irmãos de forma trágica. A irmã Ana Paula morreu atropelada e o irmão Marcos morreu afogado. Vitor chegou a morar um período com Joaquim e o pai, mas devido a uma briga de família, saiu de casa. Após o enterro do pai, os irmãos não se viram mais, e como Vitor não tem redes sociais e nem tinha aparelho celular à época, foi muito difícil o reencontro.

Busca – A tentativa de encontrar Vitor, foi um dos aspectos que motivou Joaquim Donato a trabalhar como educador social. Ele entrou no Consultório nas Ruas, um serviço da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), e em alguns momentos fez buscas por Vitor nos bairros de Itinga, Sete de Abril e Castelo Branco, mas não o encontrou.

“Eu fiquei sabendo que ele estava se reunindo com outras pessoas dependentes de álcool no Largo do Caranguejo, em Itinga, no ‘sindicato’, como as pessoas costumam chamar esses grupos aqui em Salvador. Também soube que ele andou um tempo nas ruas e em Centros de Recuperação, por isso fiz essas buscas por esses bairros, mas sem sucesso”, contou.

Encontro – Joaquim está no Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) da Sempre desde 19 de janeiro, há menos de um mês. “No momento em que eu me candidatei para a vaga, o meu objetivo era trabalhar com a população em situação de rua, na esperança de encontrar o meu irmão. Foi assim, que no meu primeiro plantão do Catafolia, eu o encontrei e quase não acreditei”, contou.

“O momento foi muito emocionante, eu só fiz chorar bastante. O choro foi de felicidade, de alegria. Eu cheguei em casa sem acreditar, estatelado. Falei com a minha mãe, ela também não acreditou, aí mostrei a foto dele e da filha dele, foi aí que ela já pediu para marcar um dia para eles irem na nossa casa”, descreveu Joaquim.

“No momento que eu o encontrei, eu já estava meio sem acreditar, mas como a nossa fé vem de lá de cima, Deus nos uniu de novo e ninguém vai nos separar. E se hoje eu estou tendo a oportunidade de contar a minha história, é graças ao Serviço Social. Ninguém faz esse trabalho, a não as pessoas que trabalham com a atenção social e com o morador de rua. Essa é uma história de superação. Eu já passei fome também e já dormi no relento, eu sei o que é isso, mas Deus colocou vocês aqui para nos ajudar. A função de vocês, incluindo a do meu irmão, é ajudar o povo. A minha vida agora é só agradecer. Eu sou muito grato”, agradeceu Vitor.

Os planos dos irmãos agora são se manter unidos e fortalecidos. “O que eu mais queria era esse encontro e agora Vitor pode ter certeza que eu vou ajudá-lo no que precisar. E a minha sobrinha, que eu nem sabia que tinha, já é o meu xodó”, contou Joaquim, que mora apenas com a mãe e não tem filhos.

Catafolia – A Prefeitura, por meio da Sempre, montou duas bases de apoio aos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis próximas aos dois principais circuitos oficiais do Carnaval, uma delas na Escola Municipal Permínio Leite, no Dois de Julho, ponto onde os irmãos se encontraram, e a outra no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação Wilson Lins, em Ondina. As bases já ofereceram mais de 14 mil refeições nos cinco primeiros dias de Carnaval.

O local tem estrutura para alimentação, sanitário químico e atendimento médico, entre outros serviços. São 400 vagas disponibilizadas por dia em cada espaço. Cada catador também tem direito a uma camisa com identificação, boné, protetor auricular e luva.

Gerente de abordagem social, Ivana Santos, disse ter se emocionado muito ao ver a história de Joaquim e se sente grata por ter sido, de certa forma, uma ponte para o encontro. “Eu me senti um instrumento por ter ajudado a proporcionar este momento, visto que Joaquim está com a gente há pouco menos de um mês e fui eu que o selecionei na época. Ele fez a prova e eu identifiquei o perfil dele para fazer parte da equipe”, disse.

“Ele foi contratado, recentemente, como parte de um programa da Prefeitura chamado Vida Nova Empregabilidade, que tinha como um dos eixos a ampliação da equipe de abordagem social. Na escolha das equipes para as bases do Catafolia, justamente Joaquim veio parar na base aqui do Dois de Julho. Não tem como não acreditar no universo e no destino. Então, eu me sinto muito feliz em ter proporcionado, de alguma forma, esse reencontro entre eles. É muito gratificante”, acrescentou.

Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS

 

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As estratégias adotadas pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), para melhorar o tráfego e organizar o embarque e desembarque de passageiros nos circuitos oficiais, se mostraram eficientes ao longo dos seis dias do Carnaval. Ao todo, a operação credenciou 7.283 taxistas e 1.200 mototaxistas, além da disponibilização de 31 pontos para embarque e desembarque, sendo 18 para táxis, oito para mototaxistas e cinco para veículos de aplicativo.

O taxista Glefisson dos Santos, de 50 anos, avaliou, após desembarcar um passageiro no ponto especial do Politeama, que a operação montada pela Semob promoveu uma melhor fluidez de veículos nos arredores dos circuitos. “Consegui chegar em locais na Barra que a gente não chegava. Agora, mesmo, estou vindo de lá com maior facilidade. Entrei com facilidade, saí com facilidade. As filas também estão bem organizadas e os colegas estão respeitando. Isso que importa”, afirmou.

Glefisson, que atua no Carnaval de Salvador há 12 anos, também destacou que o fluxo impactou diretamente na receita obtida entre quinta (8) e terça-feira (13). Segundo ele, houve um aumento de 60%.

Também credenciados para circularem no entorno dos circuitos, os mototaxistas tinham autorização para embarcar e desembarcar passageiros em pontos instalados nas avenidas Oceânica, Centenário, Garibaldi e Joana Angélica, na Praça Cayru e no Terminal da Barroquinha, além do Vale do Canela.

O mototaxista Rafael Vale, de 61 anos, também parabenizou a estratégia adotada neste Carnaval e afirmou que espera ainda mais melhorias para o próximo ano. “Há mais de 10 anos trabalho como mototaxista no Carnaval. Achei que neste ano está bem bacana. Espero que realizem mais melhorias no ano que vem, são sempre bem-vindas”. Ao ser questionado sobre a movimentação, completou: “Lucrei 10% a mais do que em 2023”.

Aprovado - O motorista de aplicativo Cristian Ribeiro, de 30 anos, não trabalhou durante todos os dias da maior festa popular do mundo, mas afirmou que percebeu melhorias significativas tanto na logística quanto na estrutura. “Estou achando muito melhor, comparado aos outros anos. Foram disponibilizados alguns pontos que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, reduzindo o engarrafamento”, disse.

Titular da Semob, Fabrizzio Muller avaliou a operação e ressaltou a importância do folião optar por transportes regulamentados pela Prefeitura em todas as festas populares. "São quase 8,5 mil profissionais de táxis e mototáxis aptos a trabalhar nos circuitos. Distribuímos os pontos em locais estratégicos onde tradicionalmente há uma maior demanda, a fim de garantir uma saída mais confortável para os foliões", disse.

Reportagem: Iago Maia / Secom PMS

 

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Ambulantes que tiveram algum material apreendido por irregularidade durante o Carnaval podem retirá-los a partir da próxima segunda-feira (19), das 8h às 16h, no Setor de Guarda de Bens (Segub), vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), sediado na Avenida San Martin, na sede da Guarda Municipal, ao lado da Escola Estadual Luís Eduardo Magalhães.

Nos cinco primeiros dias de Carnaval, foram registradas 9.672 apreensões durante 4.152 abordagens e orientações aos ambulantes, com destaque para 10 kg de carne apreendidas em um sanitário químico situado no Circuito Dodô (Barra/Ondina), além de 2.240 itens considerados perigosos, como espetinhos de churrasco, garrafas e demais objetos de vidro, facas e facões.

O diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho, explica que todo material com potencial de ser lesivo ao cidadão, a exemplo de materiais perfurocortantes, churrasqueiras e tudo que possa trazer uma sensação de insegurança, é recolhido pelos agentes da Prefeitura. "Esse material pode ser retirado mediante o pagamento da multa emitida durante o ato de infração, cujo valor será compatível com a gravidade da irregularidade".

Reportagem: Eduardo Santos / Secom PMS

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As estruturas erguidas para o Carnaval de Salvador devem ser desmontadas até o próximo dia 23 de fevereiro. Todas as empresas responsáveis pela instalação de camarotes, praticáveis, arquibancadas e postos operacionais já foram notificadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O órgão irá fiscalizar o desmonte para garantir a segurança da população e a recuperação dos espaços públicos nos circuitos oficiais da festa.

De acordo com o Decreto 20.505/2009, após a desmontagem é concedido mais dez dias para recuperação de áreas públicas que tenham sido danificadas. Para quem descumprir a determinação, será aplicada uma multa diária estabelecida por lei.

O diretor de fiscalização da Sedur, Antonio Lins, afirma que o trabalho será fiscalizado diariamente. “Nossas equipes vão continuar nas ruas para garantir que o desmonte seja realizado de forma segura para os transeuntes e trabalhadores do local, além de garantir que a cidade retome a rotina com agilidade”, ressalta.

Texto: Ascom / Sedur PMS

 

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A Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador identificou mais de 17 mil crianças e adolescentes com pulseiras durante os seis dias do Carnaval 2024, um aumento de 24,7% em comparação ao ano passado. O órgão é pioneiro no serviço de identificação de crianças em grandes eventos, prestando há 10 anos o serviço preventivo.

A ação ocorreu nos três circuitos oficiais da festa, e consiste na entrega de uma pulseira em que constam o nome da criança, do seu responsável e um telefone de contato. A iniciativa é organizada pela Coordenadoria de Ações e Prevenção à Violência (Cprev) com o objetivo de garantir mais segurança às famílias.

Moradora do bairro de Castelo Branco, Hildete Santana aproveitou a terça-feira (13), último dia de Carnaval, para curtir a folia no Campo Grande acompanhada dos três netos. “Assim que eu cheguei procurei logo os guardas para colocar as pulseiras neles. É uma ação importante, principalmente porque eles brincam, correm pela rua inteira. Então, com a pulseira, eles acabam ficando um pouco mais seguros”, contou a idosa.

Maria Paula, mãe do pequeno Levi, de 6 anos, também considera o acessório um aliado importante no Carnaval. “A pulseira acaba trazendo um pouco mais de tranquilidade para a gente. Nunca queremos que nada de ruim aconteça, mas se ele vier a se perder, alguém vai me encontrar rapidamente”, disse.

De acordo com o coordenador do Cprev, James Azevedo, a iniciativa de identificar as crianças integra uma das ações municipais de proteção a esse público, que também marca presença nos circuitos da folia. “A gente faz essa identificação para, caso haja algum problema, as patrulhas consigam encontrar rapidamente o responsável”, conta o gestor.

As distribuições foram feitas pelas equipes em pontos estratégicos da cidade que facilitavam o acesso aos circuitos do Carnaval como a Estação da Lapa, Barra, Avenida Contorno, Avenida Sete, Terreiro de Jesus, bem como no Elevador Lacerda.

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A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), órgão responsável pelo cadastramento dos vendedores ambulantes no Carnaval de Salvador, segue atuando para melhor atender os trabalhadores nesta terça-feira (13), último dia da folia momesca. Durante os seis dias da festa, a pasta manteve postos instalados pelos circuitos para fiscalizar e preservar o direito de cada vendedor.

A ambulante Dália Marina, de 57 anos, que vende bebidas no Carnaval de Salvador há três edições da festa, parabenizou a atuação dos profissionais da Ordem Pública na folia momesca. "Esse trabalho é muito importante, porque senão vira bagunça", destacou.

Conforme a vendedora ambulante, colegas de trabalho que "não seguem as regras" acabam atrapalhando. "Nós passamos por alguns processos para obedecer as regras e trabalhar de maneira legal. O que eu mais reclamo aqui é que tem uma minoria que não aceita as regras, bagunça muito e acaba dificultando o nosso trabalho”, disse.

“Alguns ambulantes não têm senso coletivo, acham que o trabalho é sempre uma disputa. Se não fosse pela organização da Semop, ficaria impossível fazer nosso dinheiro aqui. Antes e durante o Carnaval nós somos orientados pela secretaria e isso ajuda bastante", completou a ambulante.

O coordenador e fiscal da Semop Ivanei Pereira, que atua no posto montado no Shopping Barra, destacou que o trabalho prestado pelos agentes da secretaria busca sempre atender os ambulantes de maneira humanizada, procurando alertá-los e melhor orientá-los antes e durante a folia. Um exemplo disso, segundo o profissional, foi a aceitação da categoria com a nova 'passarela' montada na Barra.

"Com a plataforma, os ambulantes trabalham protegidos. Eles perceberam que a medida não teve caráter punitivo, muito pelo contrário, no equipamento eles ficaram mais resguardados e desempenharam suas atividades longe do ‘empurra empurra’ e separados de onde passa o trio e todos os foliões", destacou o fiscal.

Ivanei conta que o posto montado na Barra funciona 24 horas e em dois turnos. "Além disso, cinco postos avançados estão instalados no circuito Barra/Ondina. Nós trabalhamos fazendo todo o patrulhamento entre o Cristo até o Barra", acrescentou.

Para este ano, a Semop contabilizou 4,1 mil ambulantes licenciados para atuar no Carnaval de Salvador. No fim do ano passado, a pasta se reuniu com representantes dos ambulantes cadastrados para tratar sobre as normativas do evento. O encontro visou discutir ajustes e garantir o estrito cumprimento da lei, contribuindo para a excelência da maior festa popular de rua do planeta.

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Idosos e pessoas com deficiência contaram com um espaço especial para curtir o Carnaval de Salvador. Neste ano, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) disponibilizou três estruturas (no Campo Grande, Piedade e Ondina) para esses foliões aproveitarem a festa em um espaço que promove inclusão, conforto, segurança e uma vista privilegiada dos desfiles.

Montado na Praça da Piedade, com capacidade diária para 150 pessoas com deficiência, o Camarote Acessível instalado no local proporcionou um Carnaval diferenciado para muitos foliões. A coordenadora da estrutura, Daiane Pina, revelou que em 2024 a procura foi muito maior do que durante a folia do ano passado.

"Domingo e terça foram os dias mais procurados. Como a gente lida com o público vulnerável, temos que ter um cuidado muito grande. A nossa maior preocupação é com a superlotação", revelou Daiane. Por isso, segundo a profissional, as inscrições acontecem antes do início da festa. Para o processo, cada pessoa pôde realizar cadastro para até dois dias, e indicar até um acompanhante, com idade igual ou superior a 18 anos.

As estruturas funcionam com programação diferenciada para atender os foliões em meio às atrações que desfilam nos circuitos. "Neste ano, trouxemos personagens fantasiados. Teve desfiles, coroação da Rainha e do Rei. A gente fez brincadeiras, deu brindes", destacou Daiane. No espaço, também foram oferecidos lanches, sucos e água para os cadastrados.

Daiane conta que sua equipe é formada por 22 profissionais. "Aqui na Piedade minha equipe foi formada por especialistas em pessoas com deficiência", completou.

A foliã Daniela Machado, de 42 anos, agradeceu pela oportunidade de participar mais uma vez do Carnaval no Camarote Acessível da Piedade. "É a minha quinta vez aqui. A gente se sente acolhido. Os deficientes merecem um espaço como esse. Nós só temos a agradecer. Eu vim três dias e hoje foi o que mais gostei, pois pude assistir Ivete Sangalo passar", disse.

Os outros Camarotes Acessíveis foram montados no Campo Grande, com capacidade diária para 120 idosos; e em Ondina, para 200 idosos e pessoas com deficiência por dia.

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Dentre as fantasias utilizadas pelos foliões no Carnaval de Salvador, sem dúvidas, as que retratam os memes famosos da internet são campeãs no ranking. “Biscoiteiro”, “Dois Reais x Presente Misterioso” e até mesmo “Vendedor de Água”, são alguns exemplos da criatividade dos foliões. No entanto, o destaque desse ano vai para a fantasia que retrata uma expressão usada por Davi, soteropolitano e participante do BBB 24, “Calma Calabreso”, que virou um dos assuntos mais comentados da internet.

Moradores do bairro do Pau Miúdo, os amigos Pedro, Rian e Marcelo escolheram o meme “Calma Calabreso” para desfilar neste domingo. “O meme é massa, tá em alta e é uma resenha só pra nossa galera. Não tinha como a gente escolher outra fantasia”, explicou Pedro.

As amigas Márcia e Lorena, do bairro do Uruguai, também não ficaram de fora e adotaram o meme para curtir a folia no último dia de carnaval. “Tem que respeitar Davi, ele está mostrando para o Brasil tudo o que Salvador tem de bom, inclusive a resenha e o nosso jeito único de se expressar”, contou Lorena.

Pela primeira vez no Carnaval de Salvador, o engenheiro Paulo Campos, de 26 anos, curtiu a folia vestido de biscoiteiro, com direito a tiara e avental, e aproveitou ainda para tecer elogios à cidade. “Eu amo tirar foto, tô sempre ON no instagram, meus amigos sempre fazem essa apologia ao biscoito e como é carnaval, estou fazendo jus ao apelido. Tô amando curtir Salvador, realmente é uma terra diferenciada. Sem dúvidas estarei aqui novamente em 2025”, elogiou o turista.

Fazendo dupla, Sueli e Patrícia, brincaram com o meme “Dois Reais x Presente Misterioso”, que dá o direito de escolha na hora do beijo. “A gente veio pra beijar então não poderíamos escolher fantasia melhor. Tem gente que prefere o dinheiro (Sueli), tem gente que prefere o presente (Patrícia), mas bom mesmo é quando escolhe os dois”, brincou Sueli.

Programação - O Carnaval de Salvador acontece entre os dias 08 a 14 de fevereiro de 2024. A programação completa pode ser acessada no site https://carnaval.salvador.ba.gov.br/, @‌salvadormeucarnaval no Instagram.

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