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A Prefeitura e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae) firmaram, nesta sexta-feira (10), uma nova parceria para o desenvolvimento de ações que irão estimular a geração de trabalho e renda de Salvador. A assinatura dos protocolos de intenções para implantação das iniciativas ocorreu durante a Reunião Anual do Sebrae, ocorrida na sede da entidade, no Costa Azul. Participaram do ato o prefeito Bruno Reis, o diretor superintendente regional e o presidente nacional do Sebrae, Jorge Khoury e Carlos Melles, respectivamente, além de outros gestores da entidade.

Uma das ações prevê apoio ao setor de economia criativa da cidade, outra é voltada para o fortalecimento de pequenos negócios e a terceira estimula o empreendedorismo voltado à sustentabilidade. “Estes atos assinados hoje iniciam um processo que darão continuidade a projetos que consolidam Salvador como cidade empreendedora, dando apoio e suporte técnico a empresas de pequeno e médio porte, a fim de gerar emprego e renda, tão importantes neste momento", declarou o prefeito.

Em discurso, Bruno Reis também ressaltou parcerias de sucesso entre a Prefeitura e o Sebrae, a exemplo do Espaço Colabore, no Parque da Cidade. “A estrutura se tornou um case de sucesso conhecido em todo o país, buscando melhorar o ambiente de negócios na cidade, bem como mapear e cadastrar todas as startups em Salvador, estimulando o trabalho delas para que o município possa entrar definitivamente no mercado de tecnologia e inovação”, avaliou.

“O trabalho que o Sebrae faz é voltado para a comunidade e, quando tem uma parceria como essa com a Prefeitura, dá muito mais dimensão e os grandes beneficiários são as micro e pequenas empresas do município”, declarou Jorge Khoury.

Economia criativa – Na área de economia criativa, as ações têm como foco os seguintes eixos: tornar a capital baiana uma cidade, onde os segmentos ligados ao setor tenham sustentabilidade; fomentar o Polo de Economia Criativa (Doca 1) como um difusor das políticas do município e um espaço de criação e construção dos programas nacionais do Sebrae, assim como ecossistema de negócios criativos na capital baiana.

No Doca 1, equipamento cuja previsão de entrega é janeiro de 2022, a parceria viabiliza a implantação do Centro de Excelência em Economia Criativa do Sebrae Nacional. Este será um laboratório do desenvolvimento dos programas a serem implementados pelas outras regionais.

As atividades envolvem, por exemplo, capacitações voltadas para a formação de empreendedores e potenciais empreendedores do segmento criativo. No local também serão promovidos eventos no formato de seminários, encontros e cursos.

Pequenos negócios – Para o fortalecimento de pequenos negócios, a ideia é promover o desenvolvimento empresarial no município através de um conjunto de ações e com atuação consultiva nos diversos programas de empreendedorismo, que possibilitem a gestão pública de Salvador e empresas da cidade serem mais competitivas e sustentáveis.

Os programas previstos no projeto serão realizados considerando o público alvo (microempresas e empresas de pequeno porte) que possuam endereço comercial na capital baiana e são divididos em quatro blocos de ações. Um deles é denominado de Imersão Retomada Salvador e tem o intuito de sensibilizar e direcionar empresários de Salvador para repensar suas formas de atuação como forma de sobreviver e crescer no contexto atual.

O programa Trilha de Adequação de Empresa, por sua vez, auxiliará as empresas nos aspectos de gestão e inovação, através de soluções que proporcionem à operação simplificação, melhorias, velocidade e redução de custos, atendendo aos protocolos de saúde e ao novo perfil comportamental dos consumidores. As trilhas seguem as seguintes soluções: Renova Varejo, Revigora Turismo, Gestão Eficiente de Bares e Restaurantes, Implantação ou Adequação na Operação do Delivery.

Já o programa Presença Digital do Zero vai fornecer os primeiros passos para a empresa criar de forma profissional a própria Presença Digital, posicionando a marca da empresa na internet, gerando valor para os usuários e relacionamento com o público em tempos de crise provocada pela pandemia de Covid-19.

Por fim, o programa Presença Financeira fortalecerá o conhecimento dos empresários na gestão financeira do próprio negócio. Trata-se de um serviço de atendimento individual, continuado e especializado, onde o consultor especialista presta um serviço de análise e avaliação financeira de forma mais estratégica para as micro e pequenas empresas dos setores de comércio, serviços e indústria de Salvador. Os principais itens a serem abordados nesta consultoria são: Contas a Receber, Contas a Pagar, Compras e Estoques e Fluxo de Caixa.

“Através desses programas, a Prefeitura reforça a importância de olhar para a economia criativa e os pequenos negócios de forma estruturada e profissional, afinal, Salvador é criativa por natureza e grande parte de sua base econômica reside nos micro e pequenos empreendedores, que precisam se desenvolver para gerar emprego e renda de forma sustentável", ressaltou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes.

Sustentabilidade – Outro protocolo de intenções foi assinado pela Prefeitura e o Sebrae para o desenvolvimento do Sebrae Ecos, um espaço que visa estimular o empreendedorismo voltado à bioeconomia e oferecer uma experiência interativa de aprendizagem.

Com previsão de construção para 2022, a estrutura será construída próximo ao Centro Municipal de Inovação Colabore, administrado pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), no Parque da Cidade, na região do Itaigara. O protocolo é válido até 31 de dezembro de 2022 e poderá ser prorrogado.

Além de ser um espaço disponível para as micro e pequenas empresas, instituições educacionais e sociedade, o Sebrae Ecos pretende ser uma extensão do projeto “Uikúca”, que recorda a relação de equilíbrio do povo indígena com a natureza. Essa relação serve de exemplo para que a sociedade reflita sobre a necessidade imediata de rever o ritmo estabelecido e voltar a ter uma relação de troca sustentável com o meio ambiente.

“Sabemos da importância da criação desses espaços inovadores e o quanto eles agregam no sentido de fomentar novas ideias e soluções para a nossa sociedade no campo da sustentabilidade, ao mesmo tempo que contribui muito para o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo sustentável”, frisou a titular da Secis, Edna França.

A intenção é que esse novo projeto seja mais uma ferramenta para disseminar conceitos de estratégias e práticas de inovação e sustentabilidade na sociedade. O objetivo principal é estimular o empreendedorismo com modelos de negócios inovadores de alto impacto social e ambiental.

Para o desenvolvimento do Sebrae Ecos, as partes envolvidas pretendem usar iniciativas sustentáveis, como captação de água pluvial, utilização de painéis solares e pavimento permeável. O novo espaço ainda contará com uma área de preservação, com plantio de plantas medicinais que recordam o conhecimento ancestral. Nas proximidades do ambiente, haverá o “Bosque da Ancestralidade", para estimular ações de plantio de árvores.

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O Programa + Conhecimento e Inovação Social iniciou mais um curso de formação de Desenvolvedores na capital baiana. O treinamento, iniciado na última segunda (6), segue até o dia 17 de dezembro, de forma presencial e remota, das 8h às 12h, no auditório do Hub Salvador. Durante a capacitação, 100 inscritos aprendem a desenvolver sistemas web e aplicativos, utilizando a ferramenta No-Code.

A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit), e em parceria com o Hub e a Softwell Solutions. Esta é a terceira edição do curso, que tem o objetivo de gerar emprego e renda no segmento de tecnologia e oportunizar jovens baianos a ingressarem no mercado de trabalho de forma imediata.

Nas duas edições anteriores, foram capacitados 392 profissionais. Na primeira turma, 50% dos participantes foram contratados. A segunda capacitação foi composta por servidores municipais, que utilizam a ferramenta. 

As atividades envolvem um treinamento exclusivo em uma ferramenta No-Code desenvolvido pela Softwell Solutions. O curso possibilita o desenvolvimento de soluções tecnológicas por meio de uma interface dinâmica e customizada para Web e mobile.

“A tecnologia No-code é uma ferramenta que tem sido bastante utilizada em empresas do mundo inteiro. É a principal tendência em tecnologia nos próximos quatro anos. Existe uma previsão que até 2025, 70% das aplicações do mundo serão feitas utilizando a plataforma. Então, é o momento ideal para capacitar e formar profissionais na área, justamente para que a tecnologia seja utilizada de forma ampla. O grande diferencial da ferramenta é que não é necessário ser um programador especialista para utilizá-la, se a pessoa tiver o conhecimento é possível realizar soluções web e mobile”, explicou o gerente executivo da Softwell Solution, Adriano Barbosa.

O conteúdo programático do curso contém ainda informações sobre instalação e configuração, criação de projetos, criação de fluxos, depuração e análise de regras, versionamento de sistemas, depuração e modo gerente, Gráficos e Dashboards, relatórios, publicação, dentre outros assuntos.  Ao final da jornada de aprendizado, os participantes apresentam um projeto final.

Participante da primeira edição, o instrutor da terceira turma de Formação de Desenvolvedores, Jonatas Gomes, 28 anos, destacou a capacitação como forma de crescimento profissional. "Recebi o convite para fazer um curso com possibilidade de contratação e realmente foi o que aconteceu. Hoje, além de analista, sou instrutor. Para mim foi uma grande oportunidade de crescimento profissional e, além disso, a possibilidade de transmitir conhecimento me deixa realizado. A gente tem conseguido difundir a ferramenta No-code para muitas pessoas, mostrando que esse é um universo real que está revolucionando o mercado", disse.

Expectativa – Motivação e foco são os principais diferenciais para que o participante possa se destacar e garantir uma vaga de emprego em empresas que utilizam a ferramenta. O analista de sistemas Bruno Roberto Ficha, de 45 anos, disse que o curso molda o profissional conforme as necessidades atuais do mercado. "É uma capacitação importante para os profissionais da área, como forma de reciclagem. Os instrutores sabem o que as empresas estão buscando hoje em dia e conduzem o curso de forma a sairmos preparados. As expectativas são as melhores possíveis."

Ao iniciar as atividades, a engenheira de produção Giovana Gabriele Silva, de 25 anos, falou sobre a importância da capacitação para a atuação no área de trabalho. "Embora estejamos no início do curso, estou achando muito interessante porque a No-code é uma plataforma tranquila, e por isso, podemos aplicar em diversos locais. Na minha formação a gente precisa tentar simplificar e identificar gargalos, e essa ferramenta auxilia bastante. Então, é um curso simples, de fácil acesso e que traz grandes benefícios profissionais".

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Técnico de Manutenção de Smartphone

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável curso na área e CNH A.

Salário: 1.265,00 + benefícios

1 Vaga

Atendente Comercial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com vendas e conhecimento de informática, desejável experiência com provedor de internet.

Salário: 1.244,33 + benefícios

1 Vaga

Recepcionista Atendente

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindíveL: Conhecimento de informática.

Salário: 1.244,33 + benefícios

1 Vaga

Comprador

Ensino médio completo ou Superior completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: experiência com aquisição de materiais nas áreas de refrigeração, construção civil ou combate a incêndio.

Salário: 1.100,00 + benefícios

1 Vaga

Operador de Caixa (vaga temporária)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis experiência caixa em rede de estacionamento de veículos e ter disponibilidade para trabalhar noite/madrugada.

Salário: 1.100,00 + benefícios

3 Vagas

Padeiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Analista de sistemas

Ensino superior completo - Analista de Sistemas, 6 meses de experiência, desejável conhecimento em desenvolvimento em plataforma Web e Desktop, Repertórios de códigos (GIT ou TFS),PL-SQL, SQLSERVER, XML, UML e vivência em modelagem de dados.

Salário: 4.300,00 + benefícios

1 Vaga

Técnico em Eletromecânica (vaga temporária)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Curso de Eletrotécnico ou Eletromecânica, Conhecimento em elétrica e em mecânica, extrusoras, recuperadoras, moinho, bombas, chiller, compressores, montagem de painéis, parametrização de inversores e ter disponibilidade para trabalhar em Simões Filho.

Salário: 1.945,00 + benefícios

1 Vaga

Pizzaiolo

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível vivência com forno a lenha.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Recepcionista de Hotel

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, vaga zoneada para moradores da região da Suburbana e Cidade Baixa.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Camareira

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, vaga zoneada para moradores da região da Suburbana e Cidade Baixa.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Manicure

Ensino médio incompleto, 6 meses de experiência. Conforme a Nova Lei Trabalhista a contratação será por MEI (Micro Empreendedor Individual). Vaga zoneada para Cidade Baixa.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Atendente de Fatiados

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

10 Vagas

Atendente de Padaria

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

10 Vagas

Repositor de Hortifruti

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário:  a combinar + benefícios

12 Vagas

Auxiliar de Câmaras Frias

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

10 Vagas

Cozinheiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário:  a combinar + benefícios

15 Vagas

Açougueiro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

15 Vagas

Operador de Monitoramento Circuito Interno de TV

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

15 Vagas

Auxiliar de Cozinha

Ensino médio completo, 6 meses de experiência recente, requisitos imprescindíveis: Ter disponibilidade para trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário:  a combinar + benefícios

15 Vagas

Operador de Caixa

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência recente como Caixa nas seguintes áreas: Farmácia, Padaria, Lanchonete e Loja, ter disponibilidade de trabalhar em Stella Maris e disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

15 Vagas

Gerente de Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível Conhecimento Informática. Vaga zoneada para os bairros da Liberdade, São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Suburbana e região

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de Limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário: 978,00 + benefícios

1 Vaga

Recepcionista de Laboratório (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível Conhecimento de Informática.

Salário: 1.200,00 + benefícios

3 Vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja. Vaga zoneada para Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

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Durante os festejos natalinos, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), além de manter a cidade limpa, também tem levado alegria para as comunidades da capital baiana. Nesta quinta-feira (9), a Arena Pronaica, localizada em Cajazeiras X, foi escolhida para receber uma ação surpresa promovida pelo órgão. No local, houve apresentação de agentes de limpeza dançarinos e a presença de quatro caminhões iluminados, que foram escalados pelo Homem–Aranha baiano, que animou os moradores do bairro.

Desde novembro, oito caminhões compactadores iluminados e com som vêm percorrendo as ruas de Salvador, espalhando a magia do espírito natalino pelas ruas e avenidas da cidade. A primeira edição do projeto Transportando Esperança é apoiada pela empresa Amvox. A instituição cedeu equipamentos sonoros e realizou o planejamento técnico para a devida instalação.

"Nosso principal intuito com isso é levar felicidade para os trabalhadores da Limpurb e também para a população de Salvador. Manter as ruas da nossa cidade limpas demanda dedicação e dignidade, valores que respeitamos dentro de nossa empresa. O período natalino é onde o mundo inteiro respira alegria, solidariedade e amor ao próximo, sentimentos que a Amvox carrega em essência e leva até o produto final, e agora, nos carros da Limpurb", destacou o diretor de Marketing da Amvox, Antônio Flavio.

"Metendo dança", o agente de limpeza Paulo Henrique Silva, de 35 anos, falou sobre a felicidade de participar da iniciativa. "São 14 anos trabalhando nas ruas de Salvador. Me sinto feliz com a minha profissão. Hoje, estou ainda mais realizado porque, além de limpar a cidade, carrego alegria para a população", disse.

Retribuição – Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, a proximidade com o Natal é uma oportunidade de retribuir o empenho que os profissionais do órgão dedicam à cidade durante todo o ano. “Além de alegrar a rotina dos nossos agentes de limpeza, é gratificante ver o quanto a população tem abraçado essa iniciativa e está encantada com os nossos caminhões natalinos. Queremos que esse período do ano seja ainda mais especial e fique eternizado nos corações das pessoas”, explicou.

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O Hospital Municipal de Salvador (HMS) conquistou o selo Green Kitchen, um reconhecimento à qualidade e aprimoramento contínuo das práticas sustentáveis na melhoria de todo o processo de produção de alimento, bem como no estímulo a uma alimentação saudável no ambiente hospitalar. A certificação é uma iniciativa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente, que alcança desde o uso de equipamentos sustentáveis até a escolha de alimentos orgânicos e livres de agrotóxicos.

De acordo com o diretor-geral do HMS, Gustavo Mettig, o consumo alimentar sustentável tem refletido na melhora clínica dos pacientes assistidos no hospital, além de contribuir para reduzir custos e evitar o desperdício dos alimentos.

“O desperdício na cadeia alimentar traz consequências ambientais, econômicas, sanitárias e sociais desfavoráveis. Esse reconhecimento é um estímulo para seguirmos trabalhando de forma ainda mais sustentável, conforme o nosso compromisso de ampliar o padrão de qualidade e proteger o meio ambiente”, destacou.

“Além de ser reconhecida por prestar assistência de excelência, o Hospital Municipal de Salvador também tem seus processos definidos com o olhar voltado para sustentabilidade. O reconhecimento reafirma o compromisso com o cuidado integral das pessoas, tanto no acolhimento da saúde quanto ao bem-estar”, avaliou o titular da SMS, Leo Prates.

Sustentabilidade – O programa Green Kitchen também avalia a utilização de alimentos naturais, produtos de limpeza biodegradáveis e sem elementos tóxicos em sua composição, adequação do ambiente de preparo dos alimentos, realização de treinamento e capacitação das equipes profissionais e a relação respeitosa do serviço com clientes, equipe de trabalho, fornecedores e a comunidade.

Toda a preparação de alimentos é considerada para efeitos de certificação. “Os alimentos e temperos das refeições são criteriosamente selecionados”, afirma a responsável pelo Serviço de Nutrição do HMS, Sandra Tavares.

Ela ressalta ainda outros ganhos contabilizados nesse processo de melhoria contínua. Dentre eles estão a redução da oferta de gorduras saturadas no cardápio, restrição do uso de temperos industrializados, consumo de açúcar orgânico, uso de material de limpeza biodegradável, separação de resíduos para reciclagem, treinamentos e capacitação da equipe.

 

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Os encontros do grupo reflexivo de homens, encaminhados pelas varas de Violência Doméstica, do Tribunal de Justiça da Bahia, já tiveram início no Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF). A iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) é uma parceria com o TJ-BA, visando fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher.

Desde o último dia 17, o público atendido pelo NEF está participando dos encontros, realizados uma vez por semana, com duas horas de duração cada. Ao todo serão dez encontros e, ao final, os participantes continuarão sendo acompanhados durante um ano, por meio de contato telefônico e de novos encontros, com periodicidade a ser definida.

O grupo reflexivo obedece à Lei 13.984/2020, que prevê o comparecimento do agressor a programas de recuperação e reeducação, além do acompanhamento psicossocial do agressor, por meio de atendimento individual, ou em grupo.

Os encaminhados pelo TJ-BA são submetidos a um primeiro atendimento, com psicólogo e assistente social no NEF e a partir daí ingressam nos grupos. A identidade dos participantes é preservada. Além disso, o Núcleo disponibiliza uma equipe multiprofissional, para que eles possam contar com atendimento individual, orientações e encaminhamentos para atendimento especializado, quando necessário.

Nos encontros, conduzidos por dois facilitadores, são trabalhados dez temas, seis deles já definidos e fixos e outros quatro sugeridos pelos participantes. Os temas fixos são violência de gênero; solução de conflito; Lei Maria da Penha, tipificação da violência e os aspectos processuais; paternidade; masculinidade, machismo e sexualidade e qualidade de vida, álcool, drogas e autoestima.

Desconhecimento – Segundo Maria Auxiliadora Alves, psicóloga, assistente social e coordenadora de serviço pela SPMJ, um dos aspectos que chamaram atenção durante os encontros foi o desconhecimento em relação à Lei Maria da Penha, à medida protetiva e ao que se configura como violência.

“Muitos não conhecem absolutamente nada, alegam que não cometeram violência, pois não chegaram a bater na companheira, mas eles precisam entender que a violência não é só a agressão física. Outros dizem que têm mantido contato com a ex-companheira. No entanto, não manter nenhum contato com a vítima é uma das medidas protetivas, sob o risco de prisão”, afirma.

Ela acrescenta que a sociedade está muito focada em explicar à mulher sobre os seus direitos, sobre como identificar uma situação de violência, mas é imprescindível educar também os homens.

“A única maneira de prevenir o feminicídio é educar os homens. Se forem ignorados, teremos o agravamento da violência contra as mulheres. É preciso trabalhar a mulher, o autor e também os filhos”, defende a coordenadora.

Reincidência zero – Um dos objetivos do grupo reflexivo de homens é alcançar a reincidência zero de atos de violência contra as mulheres. Por isso, o núcleo fará o monitoramento, durante um ano, e a verificação junto à justiça para constatar se houve reincidência.

Em alguns estados, onde já foram implantados programas de recuperação, reeducação e monitoramento do agressor, o número de reincidências caiu consideravelmente, chegando a zero em determinado período no Rio Grande do Norte, por exemplo. 

Uma das estratégias para alcançar essa reincidência zero tem sido a preocupação do NEF em abrir um espaço de fala para esses homens. “É por isso que nós pedimos a eles que escolham um nome para o grupo e que escolham também quatro temas, da preferência deles, para serem trabalhados”, justifica Maria Auxiliadora.

Segundo a coordenadora, são abordadas questões de violência e desconstrução do machismo, para que eles percebam e ressignifiquem seus atos, “visando uma sociedade mais justa, mais igualitária, com uniões mais saudáveis e respeito maior à Lei Maria da Penha”, explica.

A participação desses homens é obrigatória. Caso eles não compareçam, há o risco de o magistrado que vai julgar o processo entender como descumprimento da medida protetiva e emitir uma ordem de prisão.

De acordo com o termo de cooperação firmado com o TJ-BA, o grupo reflexivo de homens não atende pessoas com transtornos mentais, traficantes de drogas, homens que tentaram ou praticaram o feminicídio, homens que tenham cometido estupro e ex-presidiários por outros crimes. Policiais podem participar do grupo, mas sem a utilização de arma de fogo.

Ações – Inaugurado em setembro na sede da SPMJ, no Comércio, o Nef tem trabalhado, além do programa de educação, na divulgação da Lei Maria da Penha em escolas municipais. A ação é por meio do programa Alerta Salvador de erradicação da violência contra a mulher, que atende e encaminha mulheres, egressas do tráfico internacional de pessoas, para um dos centros de referência, ou para a Casa de Acolhimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce.

 

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O Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Civil Municipal (GCM), resgatou cerca de 900 animais silvestres em Salvador, de janeiro ao início de dezembro deste ano. Apenas na manhã da última segunda-feira (6), a equipe do Gepa e o Núcleo de Ofiologia de Animais Peçonhentos, da Universidade Federal da Bahia (Noap/Ufba), libertaram 20 animais.

As espécies foram soltas no Parque da Cidade, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, sendo 17 jiboias, dois jabutis e uma iguana. "Estes animais são da fauna silvestre local e foram soltos na natureza para cumprir seu ciclo de vida e contribuir para o controle e equilíbrio ambiental", disse o supervisor do Gepa, Robson Pires.

O grupamento, que conta com um efetivo de 50 agentes ambientais, ainda atua na captura e resgate de animais domésticos, em situação de vulnerabilidade e maus tratos, na educação ambiental de estudantes de escolas públicas e privadas, com idade de 3 a 12 anos, e no combate à poluição sonora e visual. Os profissionais colaboram também com o fornecimento de dados sobre animais silvestres, com centros de pesquisa especializados no tema.

Ele acrescentou ainda que o grupamento também tem colaborado em ações de preservação de áreas verdes da cidade. “Recentemente foi verificada, em uma invasão próxima ao Hospital do Subúrbio, fogueiras acesas ao redor de árvores de grande porte, que foram queimadas vivas. Mais do que nunca devemos combater o desmatamento em nossa cidade”, defendeu Pires.

Balanço – Nos primeiros oito primeiros meses de 2021, o Gepa cumpriu 1.877 ordens de serviço, em ações comuns como o patrulhamento preventivo nos parques e praças públicas, ou as da Operação Arcanjo Azul, de reforço na segurança em pontos de ônibus. Para acionar o Gepa e denunciar um crime ambiental em Salvador, o cidadão deve entrar em contato com o número (71) 3202-5312.

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Importante instrumento de segurança viária para veículos e pedestres, a sinalização horizontal tem sido reforçada na capital baiana, através das equipes de sinalização da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) não param. Somente nos dez primeiros meses deste ano, foi realizada a pintura de mais de 60 mil metros quadrados de área. Isso sem contar com as quase 460 faixas de pedestres e 395 redutores de velocidade que foram requalificados.

Até o final deste ano, já está planejado esse reforço na sinalização em 46 ruas, avenidas e regiões da capital. Esse trabalho envolve delimitação de faixas, ciclovias, estacionamentos públicos, canalizações (zebrados), redutores de velocidade (quebra-molas) e demais formas de sinalização horizontal.

Além disso, as equipes atendem às demandas que surgem diariamente e exigem uma ação mais urgente. Para solicitar um reforço à sinalização ou reparos em equipamentos semafóricos, o cidadão pode entrar em contato com a Transalvador por meio do aplicativo NOA Cidadão ou pelo Fala Salvador, no número 156.

Esse incremento nas sinalizações horizontais da cidade é parte integrante do programa Salvador no Grau, que promove a requalificação dos espaços públicos em toda a cidade. Com investimento de cerca de R$43 milhões, a iniciativa envolve diversos órgãos municipais e alcança ruas, avenidas, praças, parques e a orla marítima da cidade.

“Esses investimentos que estão sendo feitos são muito importantes para a garantia da segurança viária. Trabalhamos intensamente para manter as ruas e demais vias com as sinalizações adequadas. Aliado a isso, implantamos novos conceitos de engenharia de tráfego, como o Zona 30, que requer um especial trabalho de sinalização”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Zona 30 – Somente este ano, quatro regiões da cidade receberam o Zona 30, um conceito internacional de engenharia de tráfego que visa reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito. As melhorias ocorreram na Baixa do Bonfim e nas ruas no entorno do Condomínio Greenville (Patamares), na Rua Henrique Dias (Cidade Baixa) e na Rua da Bélgica (Comércio).

Nessas localidades, as velocidades máximas foram readequadas para 30 km/h, tornando o trânsito mais humanizado. Além da readequação da velocidade viária, também foi colocada sinalização especial, tanto vertical quanto horizontal, e faixas nas cores verde para alertar os condutores de veículos sobre a passagem de pedestres. 

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Para otimizar o atendimento de transporte por ônibus em Salvador, quatro linhas passarão por mudanças a partir deste sábado (11). O objetivo é proporcionar maior eficiência no atendimento, aumentando a frequência dos veículos do transporte coletivo nos bairros e reduzindo o tempo de espera dos usuários. As mudanças ocorrerão nas linhas 0914 - Rio das Pedras x Campo Grande, 0916 – Doron/Rio das Pedras x Curralinho, 1603-01 – Base Naval / São Tomé x Hospital do Subúrbio e 0213 – Ribeira x Federação.

Sendo assim, as linhas 0914 - Rio das Pedras x Campo Grande e 0916 – Doron/Rio das Pedras x Curralinho serão aglutinadas, dando origem à linha 1158 – Terminal Acesso Norte x Conjunto Guilherme Marback. A nova linha ligará as regiões do Stiep, Avenida Magalhães Neto, Rodoviária, Shopping da Bahia, Salvador Norte Shopping, Estação BRT Hiper e Terminal Acesso Norte, e passará a funcionar também aos finais de semana.

Com as mudanças, o intervalo de espera da linha será reduzido para 15 minutos nos horários de pico. Será possível ainda ampliar o número de viagens no dia – atualmente, cada linha faz dez viagens diariamente e, após a aglutinação, a nova linha fará 20 viagens no dia. Além disso, será uma ligação direta ao terminal do metrô, facilitando a integração para diversos outros locais da cidade.

Os usuários da região da Federação que desejarem ir ao Campo Grande poderão utilizar as linhas 0140 - Lapa - Rio Vermelho via Cardeal da Silva, e no Vale da Muriçoca a 0140-01 - Lapa - Federação/HGE para realização do trajeto. O atendimento de ambas as linhas será reforçado, realizando, em média, 81 e 34 viagens em dias úteis, respectivamente.

Já os usuários com destino ao Itaigara podem utilizar a linha 0140-01 e integrar na Avenida Vasco da Gama com a linha 1053 - Estação Mussurunga – Barra 3, e no retorno integrar com a linha 0715 - Lapa- Santa Cruz. Para a Graça, podem integrar no Campo Grande com a linha 1633 Mirante de Periperi – Ondina, e no retorno com a linha 1137 Pernambués – Barra. Quanto aos usuários do Stiep com destino ao Campo Grande, podem utilizar para esse trajeto a linha 0933 – Doron/Rio das Pedras – Praça da Sé, que faz 45 viagens em dias úteis, em média, e segue boa parte do trajeto que era atendido pela 0914.

Na Boca do Rio, os usuários com destino ao Campo Grande, Graça e Corredor da Vitória poderão utilizar para esse trajeto a linha 0903 – Lapa – Boca do Rio, até a Lapa e, de lá, integrar com a Linha 0137 – Lapa – Barra Avenida/Barra, com em média, 154 viagens dias úteis. Ou se preferir, na orla da Boca do Rio, pegar a linha 1001 – Aeroporto – Praça da Sé, com em média, 43 viagens em dias úteis, além da linha 1035 – Aeroporto x Praça da Sé via Garcia.

Federação – Já a 0213 – Ribeira x Federação terá mudanças em seu itinerário, retornando ao antigo percurso a pedido dos moradores da Federação. A linha deixará de passar pelo Vale de Nazaré e Avenida Joana Angélica, passando a atender a Rua Carlos Gomes no sentido de ida, e na volta, ao sair do Teatro Castro Alves, voltará a descer a Avenida Contorno.

Quem desejar ir à Nazaré e Avenida Joana Angélica deverá integrar com a linha 1511 – Conjunto Pirajá 1 – Engenho Velho da Federação, no Campo Grande, com em média, 81 viagens dias úteis. Para quem sai da Península com destino à Nazaré, existe a opção de utilizar a linha 0221 – Ribeira x Fazenda Garcia, que conta com 41 viagens em dias úteis, ou a linha 0216 – Ribeira x Lapa até o Vale de Nazaré, com 29 viagens em dias úteis. Com a mudança no itinerário, a 0213 fará 30 viagens a mais em dias úteis e passará a ter intervalos de 30 minutos entre os ônibus.

Base Naval – Também haverá mudanças no itinerário da linha 1603-01 - Base Naval/São Tomé/Paripe - Hospital do Subúrbio a partir deste sábado. O percurso será realizado pela linha 1603 - Base Naval/São Tomé/Paripe - Hospital do Subúrbio com novo itinerário. Com a modificação a linha passa a contar com o dobro do número de partidas – de oito para 16 viagens em dias úteis.

Deste modo, os usuários da Base Naval com destino à região da BA-528 entre a Rua Santa Filomena e a Avenida São Luís deverão utilizar as linhas 1604 – Base Naval/São Thomé/ Escola de Menores; 1644 – Base Naval/São Thomé – Pituba ou 1661 – Base Naval/São Thomé – Campo Grande. Quanto aos usuários da Base Naval com destino à Avenida São Luís deverão utilizar para esse trajeto as linhas 1651 – Base Naval/São Thomé – Lapa ou 1662 – Base Naval – Ribeira.

Mudança de empresa – Além das mudanças nos itinerários das linhas, haverá ainda mudança da empresa responsável pela operação de quatro linhas. A partir deste sábado, a linha 0720 – Vale das Pedrinhas x Vila Rui Barbosa, que hoje é operada pela OT Trans, passará a ter o atendimento realizado pela empresa Plataforma, assim como a linha 1053 – Estação Mussurunga x Barra 3.

Já as linhas 1005 – Lapa x Itapuã/Praia do Flamengo e a 1060 – Estação Mussurunga x São Joaquim, que hoje têm seu atendimento realizado pela empresa Plataforma, vão ser operadas pela OT Trans.

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