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A Prefeitura iniciou, nesta quinta-feira (17), obras viárias na Rua Granja Marazul, que passará a fazer ligação com a Avenida Professor Manoel Ribeiro, no bairro do Stiep. A ordem de serviço autorizando a iniciativa foi assinada pelo prefeito Bruno Reis na localidade.

Na prática, a obra oferecerá mais mobilidade e fluidez ao deslocamento no tráfego de veículos. A intervenção integra a implantação de um binário de trânsito na região, projeto que também envolveu toda a requalificação da Rua Rodolpho Coelho Cavalcante. As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

Segundo o prefeito, a ideia do binário é melhorar a mobilidade e a drenagem da região, ao abrir uma rua sem saída que vai permitir às pessoas circularem melhor em um local onde estão sendo construídos novos equipamentos públicos. “Em breve estará pronta a escola para atender pessoas com autismo e, muito em breve, nesta região será construída a Casa da Mulher Brasileira. Os moradores vão ganhar muito em mobilidade, ajudando a desenvolver ainda mais esta área”, declarou Bruno Reis. 

Com custo estimado em cerca de R$1,8 milhão, a implantação do novo trecho da Rua Granja Marazul com a Manoel Ribeiro tem prazo de conclusão estimado em cinco meses, com extensão de quase 200 metros. Na região serão realizados serviços de urbanização, com reparos e construção de calçada, meio-fio e vagas de estacionamento ao longo da via, drenagem, pavimentação, iluminação em LED e revitalização de 188 metros da via existente (Rua Granja Marazul), além de paisagismo e construção de novas rotatórias.

Com a nova ligação, o sentido Estrada do Curralinho será de ida pela Rua Marazul, em mão única. Já o sentido da Estrada do Curralinho para a Avenida Professor Manoel Ribeiro voltará pela Rua Rodolpho Coelho Cavalcante, também em mão única. A intervenção prevê ainda toda a recuperação da rede de drenagem e recapeamento asfáltico, troca da tubulação de drenagem em pouco mais de 200 metros da rua, e recapeamento asfáltico em toda a extensão da via.

 

 

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O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comped) de Salvador empossou, nesta quarta-feira (16), a nova Mesa Diretora para o próximo biênio 2022/2023. O ex-presidente Wanete Carvalho transmitiu o cargo para a assistente social Silvanete Brandão Figueiredo, que também é presidente da Associação Baiana dos Deficientes Físicos (Abadef).

A vice-presidência passa a ser ocupada pela comerciante e militante da causa, Dira Ramos. Também foram empossados 18 conselheiros, nove representantes da sociedade civil e nove representando o governo.  Os cargos de 1º e 2º secretários serão escolhidos na primeira reunião ordinária, em data a ser definida.

A solenidade de posse ocorreu na sede do Comped, no bairro de Nazaré, em Salvador, e contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos, representando o prefeito Bruno Reis, que está em Brasília. Também estiveram na ocasião o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Kiki Bispo; da secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo; e do diretor da Unidade de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência (UPCD), Wagner Andrade.

A vice-prefeita Ana Paula Matos reafirmou o compromisso com a causa e ressaltou que governo e sociedade civil devem continuar trabalhando conjuntamente, buscando fortalecer as políticas públicas para pessoas com deficiência. “Se olharmos o filme de Salvador dos últimos anos, a gente vê que já avançamos bastante, mas ainda há muito o que avançar. Por isso, vamos fortalecer programas e projetos para que a voz de vocês tenha cada vez mais ressonância. A força se dá pela luta coletiva e faremos, juntos, a construção de novas políticas públicas”, afirmou.

O titular da Sempre, Kiki Bispo, afirmou que o Comped pode contar com o órgão e reafirmou a importância da inclusão social. “A cada dia a gente trabalha para romper as barreiras em nossa cidade, para que as pessoas tenham muito mais consciência e entendam a importância da inclusão social. Desejo sucesso a todos os empossados, na certeza que vamos atuar em sintonia”, pontuou.

Missão – A nova presidente Silvanete Brandão ressaltou a honra em assumir o Comped, em uma Salvador já reconhecida como a capital da diversidade. “É um trabalho que faremos com orgulho, pois as políticas públicas para pessoas com deficiência devem ser de fato executadas, e o Comped está aqui para fazer o controle social e chegar junto do poder público e da sociedade. As pessoas com deficiência também têm direitos e dignidade de estar junto com todos dentro de uma sociedade justa”, declarou.

O ex-presidente Wanete Carvalho, que esteve no posto por dois anos, destacou o aprendizado à frente do conselho. “Aprendi a conviver com os contrários e entender que nós precisamos ter estados, cidades e países acessíveis para todas as pessoas. Aqui a gente aprende a entender que todos nós somos iguais e devemos lutar até o final pelo direito de ser diferente. Todos imbuídos no mesmo propósito para defender os interesses das pessoas com deficiência”, afirmou, agradecendo, ainda, o apoio dos conselheiros e da gestão municipal.

Atuação – O Comped de Salvador é um órgão representativo e tem por missão fomentar e acompanhar a execução das políticas públicas voltadas para as pessoas com algum tipo de deficiência, no âmbito municipal, assim como articular as ações com outras esferas do Poder Público, como os governos Estadual e Federal. Os 18 titulares e 18 suplentes passam a ter atuação nos segmentos das deficiências visual, auditiva, intelectual, física, síndromes e direitos humanos.

 

 

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Com a instalação dos três pórticos na Barra pela Prefeitura para orientar as pessoas em relação às medidas de enfrentamento à Covid-19, a Guarda Civil Municipal (GCM) já distribuiu 15 mil máscaras desde 28 de janeiro passado, quando foi iniciada a ação. A quantidade chamou a atenção do diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima, pois a distribuição é feita apenas para as pessoas que passam pelos portais sem o uso do dispositivo de proteção.

“Não imaginávamos distribuir essa quantidade, porque acreditamos que, nesse momento, todos já tenham conhecimento pleno das medidas de proteção da pandemia e o uso da máscara é o básico, fundamental. Nenhuma pessoa deveria estar saindo de suas casas para frequentar um local público sem fazer o uso delas", afirmou.

Lima aproveitou o momento para pedir que as pessoas tenham essa preocupação e fiquem atentas ao uso da máscara. “É uma ação básica e fundamental para que haja um nível de controle da pandemia e que as pessoas possam permanecer em local público com um pouco mais de segurança”.

Resultados – Desde a implantação dos três portais na Barra (na altura do Barra Center, no Farol e no Porto), a GCM vem registrando resultados positivos da ação. Algumas aglomerações que estavam ocorrendo no calçadão deixaram de existir, houve uma redução no fluxo de pessoas no local e as pessoas passaram a se preocupar mais com a máscara – mesmo aquelas que estavam sem, fizeram o uso após orientação dos guardas.

“No domingo, que era o dia mais crítico, entre as 16h e 19h, realmente houve uma redução, em relação à aglomeração, em torno de 30 a 40%, o que representou efetivo resultado para a operação. O que acompanhamos no primeiro final de semana, que foi de muito sol, se repetiu no último, que foi mais chuvoso. Mantivemos a operação, conforme estabelecido”, contou o diretor.

Atuação – Os agentes da GCM estão de prontidão nos pórticos da Barra de sexta a domingo, das 7h às 19h. Além da distribuição de máscaras e das ações de higienização, os guardas fazem a fiscalização, orientação e, se necessário, coíbem o descumprimento dos decretos municipais no local. 

 

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Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Salvador disponibiliza auxílio financeiro para trabalhadores do setor de cultura e eventos, que sofreram impacto econômico provocado pela pandemia de Covid-19. O envio da nova lei, que garantirá R$18 milhões para o setor, foi enviado à Câmara Municipal nesta quarta-feira (17), pelo prefeito Bruno Reis. O pagamento está previsto para ser iniciado na próxima semana, após votação da matéria pelos vereadores, com expectativa para acontecer na terça-feira (22).

Segundo o prefeito, o benefício é necessário devido ao cancelamento do Carnaval e outras festividades de massa pelo segundo ano consecutivo. “O auxílio é uma forma de ajudar essas pessoas cujas atividades ainda não foram retomadas de forma efetiva. E nós entendemos as consequências e os impactos disso na vida das pessoas, que seguem sem eventos como Carnaval, Réveillon, a festa de Iemanjá e a Lavagem de Itapuã”, explicou.

O gestor lembrou que, no ano passado, foi pago cerca de um salário mínimo para 6.243 pessoas. Além disso, para minimizar os prejuízos, foram viabilizados projetos com recursos oriundos da Lei Aldir Blanc (R$19 milhões) e lançado o edital do Viva Cultura. “Agora, infelizmente, não teremos mais uma vez condições de realizar o Carnaval. E muitos não têm outra opção, alguns não têm sequer como colocar comida na mesa para os filhos. Por isso é importante a concessão desse auxílio”, declarou Bruno Reis.

“Com o valor de R$ 2.424, o SOS Cultura II vai atender 7.400 trabalhadores do setor, pessoas que estão quase sem renda, ou totalmente sem renda, e que faziam do Carnaval uma forma de ter uma renda extra. O princípio desta lei é beneficiar artistas de rua, teatro, músicos, artistas plásticos, gente que garantia seu sustento tocando no final de semana, técnicos, iluminadores, produtores, segurança, etc. Quando pagamos o primeiro SOS Cultura, surgiram mais categorias que trabalhavam vinculados ao setor cultural”, completou o chefe do Executivo Municipal.

O valor destinado a cada beneficiário será pago em parcela única. Os selecionados devem ser residentes em Salvador, com cadastro efetuado junto aos órgãos municipais vinculados ao setor – Fundação Gregório de Mattos (FGM), Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) – até 30 de junho de 2021. Os cadastros dos trabalhadores serão analisados pela CGM (Controladoria) e pagos através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

Não terão direito ao benefício servidores públicos, todos, aqueles que foram beneficiados pelo Salvador por Todos, quem é beneficiário do INSS ou da Previdência municipal.

SOS Cultura – Lançado em abril do ano passado, o SOS Cultura garantiu um valor total de até R$ 1,1 mil aos trabalhadores do setor cultural e de eventos, proporcionando as condições mínimas de sobrevivência, diante da pandemia do novo coronavírus que impossibilitou que pudessem continuar as atividades.

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira (17), das 8h às 16h, crianças e adolescentes com idade entre 5 e 11 anos; pessoas com 12 anos ou mais; gestantes e puérperas. A 2ª, 3ª e 4ª doses também serão administradas de acordo com os critérios e aprazamentos para cada público. A vacinação continua sendo exclusiva para os indivíduos que estiverem com o nome na lista do site da SMS, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br.

DOCUMENTOS:

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão site da SMS.

Pessoas maiores de 18 anos: deverão apresentar no ato da vacinação o cartão SUS de Salvador e documento oficial de identificação com foto.

Voluntários de pesquisas e estudos: Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

Gestantes e puérperas: As gestantes devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, devem também apresentar uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

Confira a programação:

1ª DOSE – PFIZER: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 5 A 11 ANOS

Pontos fixos: Arena Fonte Nova (Nazaré), USF Cambonas (Castelo Branco), USF Sussuarana, UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF Deputado Luiz Braga (Pirajá), USF Cajazeiras V, USF Mussurunga I, USF Coração de Maria, USF Vale do Matatu, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), USF Curralinho, USF Beira Mangue, Clube de Periperi e USF San Martim III.              

1ª DOSE – PFIZER: REPESCAGEM 12 ANOS OU MAIS

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF São Marcos, USF Cajazeiras X, USF Antônio Lazzarotto (Plataforma), UBS Frei Benjamin (Valéria), USF San Martin I, USF Santa Mônica, UBS São Cristóvão, USF Saramandaia, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), USF Parque de Pituaçu, USF Vista Alegre, USF Alto de Coutos II e USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas).

*1ª DOSE – PFIZER: GESTANTES E PUÉRPERAS

*2ª DOSE PFIZER: APRAZADOS ATÉ 15/03/2022

*3ª DOSE – PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 22/12/2021

*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 16/09/2021

Drive-thru: 5º Centro de Saúde (Barris).

Pontos fixos: UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF São Marcos, 5º Centro (Barris), USF Antônio Lazzarotto (Plataforma), UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Cajazeiras X, USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Joanes Leste, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II) e USF Saramandaia.

Unidade exclusiva para gestantes, puérperas e imunossuprimidos: USF Parque Pituaçu.

*2ª DOSE JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A PRIMEIRA DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 17/12/2021

*2ª DOSE CORONAVAC: APRAZADOS ATÉ 17/02/2022

*2ª DOSE OXFORD – APRAZADOS ATÉ 15/03/2022

*3ª DOSE - OXFORD: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 19/10/2021

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris) e Shopping Bela Vista (9h às 16h).

Pontos fixos: USF Terreiro de Jesus (Pelourinho), UBS Vale dos Lagos (São Marcos), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Gal Costa, 5º Centro (Barris), USF Antônio Lazzarotto (Plataforma), UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Jardim das Margaridas, USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Joanes Leste, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Plataforma, USF Tubarão e USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II).

4º DOSE: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ O DIA 19/10/2021

Ponto fixo: USF Federação.

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Técnico de Enfermagem 

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível Coren Ativo.

Salário: 1.494,00 + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de limpeza ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, sem  experiência.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Auxiliar de farmácia ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de   experiência.

Salário:  1.558,34 + benefícios

5 Vagas

Vendedor  de produtos financeiros

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível conhecimento de informática básica.

Salário: a combinar + benefícios

20 Vagas

Auxiliar de Faturamento 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com faturamento de mercadoria, conhecimento de pacote office, ter disponibilidade para trabalhar a noite em Fazenda Coutos

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas 

Assistente Financeiro

Ensino superior completo exclusivamente em Administração, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência em rotinas administrativa, nas áreas financeira e de cobrança, conhecimento pacote office

Salário: 1.500,00 + benefícios

2 Vagas

Serigrafista

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com tinta vinilicas , UV e silk screen automática.

Salário:  a combinar + benefícios

1 Vaga

Serralheiro de Ferro

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com solda, eletrodo, tig caldeireiro e acm (alumínio composto).

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Atendente de Delicatessen

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade de horáro

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga 

Atendente de lanchonete 

Ensino médio completo, 6 meses   experiência, disponibilidade para trabalhar no turno da tarde/noite.

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas 

Auxiliar de Limpeza 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar de Pessoal (estágio)

Ensino superior incompleto exclusiva em Administração (estar cursando a partir do 4º semestre a noite), sem experiência, requisito imprescindível: Conhecimento em Pacote Office

Bolsa: 827,48 + benefícios

1 Vaga 

Assistente de licitação 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência na área, Excel avançado e domínio em pregão aletrônico.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga 

Auxiliar Pessoal

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Excel intermediário, experiência com Sistema de Departamento de Pessoal e Conhecimento atualizado com E-social 

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga 

Consultor Marketing digital 

Ensino médio ou superior completo em Marketing, 6 meses de experiência, imprescindível domínio em: Marketing de conteúdo; SEO; Redes sociais; Automação; Mídias Pagas; Métricas; Planejamento e estratégia; Gestão; Vendas e informática avançada

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Consultor Marketing digital (estágio)

Ensino superior incompleto (estar cursando a partir do 3º semestre em Marketing a noite), imprescindível domínio em: Marketing de conteúdo; SEO; Redes sociais; Automação; Mídias Pagas; Métricas; Planejamento e estratégia; Gestão; Vendas e informática avançada

bolsa + benefícios

1 Vaga

Vendedor interno (estágio)

Superior incompleto em qualquer área (cursando a partir do 1º semestre), sem experiência, Conhecimento básico de Informática.

Salário: a combinar + benefícios

20 Vagas

Maqueiro ( vaga exclusiva para pessoas com deficiência )

Ensino médio completo, 3 meses de experiência.

Salário: 1.215,82 + benefícios

3 Vagas

Doceiro 

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: 1.450,00 + benefícios

1 Vaga

Operador de telemarketing receptivo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 3 meses de experiência, imprescindível conhecimento em informática e  boa dicção.

Salário: 1.462,26 + benefícios

5 Vagas

Auxiliar de Produção (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência

Salário: 1.337,95 + benefícios

2 Vagas

Consultor de vendas

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, desejável ter CNH B e veículo próprio.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Técnico instalador de internet FTTH

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com instalação, manutenção preventiva e corretiva na rede de internet cabeada (utp e fibra ótica) em ruas e condomínios, desejável CNH B e conhecimento em montagem de conector de campo, Power meter e clivagem, utp e fibra óptica, imprescindível  habilidade em trabalhar em altura, curso de NR10 E NR35.

Salário: a combinar + benefícios

8 Vagas

Técnico de Fibra Ótica

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, 

Salário: a combinar + benefícios

2 Vagas

Camareira 

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar à noite, vaga zoneada para moradores da região da suburbana e cidade baixa.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática 

Salário: a combinar + benefícios

30 Vagas

Consultor comercial de condomínio

Ensino superior completo em qualquer curso, 6 meses de experiência, imprescindível CNH B possuir veículo e ter vivência em Condomínio

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

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O prefeito Bruno Reis segue em Brasília neste momento, acompanhando a votação do projeto de lei 4.392/2021, de autoria dos senadores Nelsinho Trad e Giordano, no Senado Federal, que trata do financiamento federal para gratuidade do transporte para idosos. Em reunião realizada momentos antes da votação, o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, afirmou a dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que o financiamento emergencial para o transporte público urbano deve ser aprovado com tranquilidade.

O PL atende ao pleito de prefeitos, que estão trabalhando desde o ano passado na construção de uma alternativa para financiar a gratuidade oferecida a idosos por lei federal. “Com fé em Deus, esse projeto será aprovado no Senado e, daqui, seguirá para a Câmara dos Deputados. Vamos seguir depois com a maratona, convencendo os deputados federais e em seguida o governo, para que sancione a lei, permitindo um subsídio para apoio ao transporte público da nossa cidade”, declarou Bruno Reis.

O chefe do Executivo soteropolitano ainda ressaltou que o financiamento do transporte “é o maior problema que está colocado sob a mesa dos prefeitos do Brasil”. O gestor destaca a queda significativa de passageiros transportados e o aumento "elevadíssimo dos insumos". Conforme o governante, nesse cenário, o reajuste que deveria ser feito é da ordem de 15%, atingindo um valor "que a população não tem condição de pagar".

Também acompanham a votação no Senado os prefeitos de Aracaju (SE) e presidente da FNP, Edvaldo Nogueira; de Rio Branco (AC), Tião Bocalom; de Porto Alegre (RS), Sebastião Melo; e de São Paulo (SP), Ricardo Nunes. "As cidades estão vivendo o maior problema dos últimos anos. A tarifa aplicada hoje não consegue mais remunerar o sistema. Essa crise foi potencializada pela pandemia", declarou o presidente da FNP, Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju/SE.

Como contrapartida, o prefeito de São Paulo/SP, Ricardo Nunes, 2° vice-presidente da FNP, falou que se o PL for aprovado, os prefeitos vão se empenhar em não reajustar as tarifas. "O aumento da tarifa pode impactar em torno de 1% a 2% da inflação. A gente podendo evitar isso é muito bom", falou.

Proposta – De acordo com o PL, se aprovado, o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI) terá efeito no impacto orçamentário-financeiro, repassando em 2022, 2023 e 2024 R$5 bilhões para custear a gratuidade dos idosos. O relatório do senador Eduardo Braga explica que "para chegar a esse número, partiu-se da população com mais de 65 anos no Brasil, de 9,2 milhões de indivíduos. Supondo que cada idoso, em média, faça cinco viagens de ida e volta por mês, teríamos um total de 120 viagens por ano. Multiplicando esse valor por R$4,50 como preço médio da tarifa, chega-se a R$4,968 bilhões".

Ainda conforme o relatório, a ideia é vincular parte das receitas dos royalties do petróleo para financiar a proposta. "Deve-se destacar que a receita de royalties do petróleo pertencente à União é mais do que suficiente para financiar essas novas despesas", de acordo com o documento.

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O Centro de Controle de Zoonones (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, na manhã desta quarta-feira (16), a vacinação itinerante de cães e gatos em Paripe, no Subúrbio Ferroviário. Na ocasião, as nove equipes de agentes do órgão partiram da Praça João Martins em direção às ruas adjacentes, onde visitaram casas de moradores da região. Somente na ação de hoje, uma média de 100 animais foram imunizados.

Segundo a chefe do setor de Vigilância e Controle da Raiva Animal e veterinária do CCZ, Danielle Dantas, essas ações são feitas após a campanha de vacinação, como forma de vacinar os animais que não estavam na idade para serem vacinados ou que, por algum motivo, o tutor não conseguiu levar para vacinar. Além disso, é dada prioridade aos distritos que não atingiram a meta durante a campanha.

A autônoma Ivanize Tavares mora na Rua Ruy Barbosa, onde a maioria dos animais vacinados eram gatos. Ela aproveitou a ocasião para vacinar a gata Xanda, que foi recolhida no bairro. “Gostei dessa iniciativa dos agentes virem até aqui, porque nem sempre podemos ir até o posto. É muito importante até para mostrar aos outros a importância do zelo com os animais. A minha gata já está castrada e estou aproveitando pra vacinar, evitando riscos não só para nós, mas também para os outros”.

A comerciante Geane Santos também aproveitou para vacinar seu cão Logan, de pouco mais de um ano. Para ela, a busca ativa é importante porque nem todos têm condições de levar os bichos às consultas particulares. “Para mim, esse trabalho dos agentes não é só social, é também familiar, porque o nosso cão faz parte da família. É um trabalho bonito, espero que seja contínuo”.

Além da vacinação, os agentes também fazem uma ação educativa, de forma a explicar aos cidadãos a importância da vacinação contra raiva e dos cuidados contra a esporotricose, uma micose que pode causar a doença em gatos e seres humanos. A enfermidade pode ser prevenida com a castração dos animais, além de mantê-los dentro de casa, e separando os gatos doentes dos demais para evitar a transmissão.

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O prefeito Bruno Reis desembarcou em Brasília, nesta quarta-feira (16), para cumprir uma agenda de compromissos junto a representantes do governo federal e do Congresso Nacional. O chefe do Executivo da capital baiana integra uma comitiva da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que está no Distrito Federal para acompanhar a votação do Projeto de Lei 4.392/2021, prevista para acontecer às 16h, no Senado, que propõe viabilizar a municípios de todo o país subsídio a partir da criação de um programa de custeio da gratuidade do transporte coletivo para idosos.

Após reunião no gabinete do senador Luis Carlos Heinze, Bruno Reis falou do apoio à aprovação da proposta. De acordo com o chefe do executivo soteropolitano, o transporte público é o maior problema que os prefeitos enfrentam no país, depois da pandemia. “A tarifa não remunera mais a operação do sistema. Tivemos uma queda significa de passageiros transportados e aumento elevadíssimo dos insumos”, explicou ele, relatando que apenas o óleo diesel, no último ano, teve alta de mais de 73% no valor.

Bruno Reis voltou a reforçar a necessidade do subsídio federal para custeio do transporte público coletivo. “Estamos subordinados a contratos de concessões e, se aplicarmos o reajuste na regra que está estabelecida, o reajuste na tarifa passa da casa de 15%. A população não tem condições de pagar um reajuste nesse percentual”, esclareceu.

Caso a PL 4.392 seja aprovada em Brasília, Salvador poderá receber cerca de R$64 milhões, o que representa em torno de 8% de faturamento do sistema de transporte público.

BRT – Também na área de mobilidade, o gestor se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para tratar sobre a construção do BRT, modal composto por três trechos. “Tivemos a Autorização de Início de Obras (AIO) parcial para o início das obras e, agora, estamos em busca da AIO total. Isso causará menos transtornos para cidade, pois a intervenção está numa área estratégica, além de permitir, principalmente, que o contrato possa ser cumprido, tendo em vista que ele foi assinado antes da pandemia”, destacou Bruno Reis.

O prefeito ponderou que a crise sanitária da Covid-19 provocou aumento significativo dos insumos da construção civil, causando elevação média de 60% do custo dos materiais. A autorização plena para realização das intervenções do BRT, portanto, evitaria eventuais dificuldades para o seguimento da intervenção.

Além disso, também foram discutidos outros recursos para a realização de obras na capital baiana. Na ocasião, o ministro Rogério Marinho se comprometeu a analisar as pautas, na tentativa de agilizar os recursos para a capital baiana.

   

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