O Salvador no Grau, programa da Prefeitura de intervenções para a conservação e requalificação de espaços públicos, realizou ações em 30 localidades da capital baiana, neste mês. O programa, lançado em outubro de 2021, tem investimento previsto de R$43 milhões.
Em três meses, serviços de manutenção, recuperação e manutenção de escadarias, rampas, equipamentos de drenagem, calçamentos e espaços públicos foram realizados, pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), nos bairros da Ribeira, Boa Viagem, São Tomé de Paripe, São João do Cabrito e Itacaranha. As obras correspondem ao trecho 1 do mapa de intervenções do programa.
Na região da Barra, inserida no trecho 2, a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) recuperou a estrutura do banner do Forte de Santa Maria, cujo gramado passou por roçagem da Limpurb.
No mesmo trecho, a Seman fez a manutenção de balaustradas, peças de granito, piso intertravado, dispositivos de microdrenagem, piso tátil, mureta, nivelamento e substituição de pedras portuguesas. Além da Barra, as ações alcançaram os bairros do Rio Vermelho, Costa Azul, Pituaçu, Jaguaribe e Piatã. Também foi feita a limpeza de cinco abrigos de ônibus e pintura em outros quatro equipamentos do tipo.
Viadutos – Nos viadutos, 100% dos serviços do Salvador no Grau já foram executados na Rua dos Rodoviários (Cabula) e viadutos dos Rodoviários e da LIP (Pernambués), da ligação da BR-324 com a Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), da Avenida Luís Eduardo Magalhães e de Nazaré. Demais intervenções englobaram recuperação do gradil metálico no Viaduto dos Motoristas; limpeza de calhas no Viaduto das Pitangueiras; e recuperação do passeio nos viadutos Dona Canô e de Água de Meninos, dentre outras.
Orla – No início deste mês, foram instalados novos totens de comunicação visual em São Tomé de Paripe, Amaralina, Jardim de Alah, Piatã e Itapuã. Na última semana, foi iniciada a manutenção das pistas de cooper, do trecho da orla da Boca do Rio. Estão sendo realizados cortes do concreto, para que um novo seja colocado nos locais degradados.
Nascida e criada no bairro, a dona de casa Adriana Santos, de 40 anos, que realiza caminhada diária pela orla da Boca do Rio, ressaltou a importância da manutenção das vias para a população. “Eu acho positivo. Esse trecho é um lugar em que as pessoas costumam fazer suas caminhadas e é importante que esteja em boas condições de uso”, afirmou.
Quem passar pela praia de Patamares também encontrará obras de manutenção sendo realizadas, como o recapeamento da ciclovia e a reforma do calçadão. Moradora de São Cristóvão, a autônoma Daiana Maia, de 35 anos, contou que, durante quatro dias da semana, realiza atividades físicas pela orla da capital e diz que um calçadão conservado gera mais conforto, para a prática da atividade física.
"É importante pelo fato de prevenir acidentes. Além disso, deixa a orla da cidade muito mais bonita, atraindo mais visitantes e turistas”, disse.
A Prainha do Lobato é a próxima localidade a receber a operação “Tá na Pegada”, promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). A ação acontece neste sábado (22), a partir das 7h, com a intensificação da limpeza da orla e da faixa de areia. O objetivo é intensificar a limpeza das praias e sensibilizar a população acerca dos impactos provenientes do descarte irregular de resíduos.
Na ocasião, também será realizada a primeira edição do “Desapegaê”, mutirão para recolher resíduos volumosos como colchão, sofá, fogão e demais materiais inservíveis. A partir desta quinta-feira (20), um carro de som percorre a região do Lobato, divulgando o dia e horário que as caçambas farão a coleta.
Além disso, a “Tá na Pegada” realizou ações prévias, durante a semana, com o suporte de 25 agentes da equipe de serviços complementares que efetuaram os serviços de roçagem, capinação, gancheamento, sacheamento, varrição, retirada de terra, pintura de meio fio e remoção da produção. As atividades tiveram apoio de trator, cessadeira e até barco para realizar a limpeza do espelho d’água, e instalação de novas papeleiras na localidade.
“Durante todo o verão, realizaremos diversas ações nas praias intensificando nossa atuação operacional e sensibilizando a população sobre a necessidade de contribuir com a manutenção da limpeza da cidade. Os resíduos descartados de forma irregular nas faixas de areia, quando não recolhidos por nossos agentes, são levados pela maré, poluem os oceanos e impactam diretamente na preservação da fauna e flora marinha”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.
Programação – A primeira edição da operação foi realizada em Praia Grande, no Subúrbio de Salvador, em parceria com o “Praia Boa é a Nossa”, composto por moradores do bairro. As próximas ações contemplarão as praias de Jaguaribe, Cantagalo, Itapuã, Barra, Tubarão, São Tomé de Paripe e Preguiça.
Com a plataforma digital lançada há pouco mais de um mês, o Programa CredSalvador já atingiu a marca de R$1 milhão na liberação de créditos. Conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o programa vem atingindo o objetivo de fomentar as atividades do segmento de pequenos negócios de Salvador, oferecendo empréstimos de forma rápida, desburocratizada e segura, com taxas de juros atrativas no mercado de 0,5%.
A grande procura tem sido registrada pelo sistema do CredSalvador, que alcançou mais de 7 mil acessos aos vídeos e provas realizadas. Em ritmo acelerado, as solicitações de microcrédito estão sendo analisadas e liberadas, caso aprovadas, atendendo, sem burocracia, uma parcela da população produtiva que, em muitos casos, não tem acesso ao sistema financeiro tradicional.
Os beneficiados são empreendedores dos setores de restaurantes, mercadinhos, lanchonetes, ambulantes, salão de beleza, eventos, padaria, dentre outros. No momento, estão em andamento 1.681 processos aprovados, representando R$1.651.907,43 em crédito.
Para a cabeleireira Marnia Gurgel, 48 anos, moradora do Imbuí, o empréstimo chegou em boa hora. Ela faz atendimento em domicílio e revende cosméticos para salão de beleza. Com o crédito adquirido, ela comprou produtos para fornecer a terceiros.
"Achei a plataforma digital do programa bem prática e sem burocracia. O tempo de carência também é bem interessante", afirma a cabeleireira. Ela contou que em uma semana recebeu aprovação de seu pedido e, em menos de 20 dias, o empréstimo foi concedido.
“Mesmo em um momento tão difícil da realidade econômica em todo o mundo, temos o compromisso de retomar a vida financeira da capital baiana e o CredSalvador é uma ferramenta ideal para atender a um segmento tão significativo para a cidade”, pontuou a secretária da Semdec, Mila Paes. Segundo a gestora, o desafio agora é acelerar ainda mais o processo de liberação de recursos, conforme prega o conceito do CredSalvador de prestar um serviço ágil e seguro.
Funcionamento – O programa foi criado como estratégia emergencial para enfrentamento dos impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. Pelo Fundo de Crédito Emergencial de Salvador, estão sendo liberados microcréditos nos valores situados entre R$500 a R$15 mil, com carência de três a seis meses e parcelamento em até 24 meses.
Para ter acesso à linha de crédito, o empreendedor deve acessar o site https://credsalvador.nexoos.com.br/. Para quem tem dificuldade em acessar a plataforma, a Semdec disponibilizou uma equipe de suporte do Centro do Empreendedor Municipal (CEM/Simm), pelo telefone (71) 3202-2002, e nas unidades das Prefeituras-Bairro, com agendamento para o serviço pelo site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br . Além disso, também está disponível o atendimento da Nexoos, empresa operadora do sistema, pelo WhatsApp: (11) 4949-5929 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
O pretendente deve estar inserido em um dos seguintes pré-requisitos: ser Microempresário Individual (MEI) ou possuir microempresa (ME), integrar cooperativas ou associações de pequenos empreendedores, bem como profissionais autônomos e liberais, com registro, permissão e licença ou alvará de funcionamento em Salvador. O CredSalvador reserva as oportunidades para pessoas negras, garantindo o incentivo o empreendedorismo feminino.
Como contrapartida, o empreendedor tem de participar dos cursos de capacitação e empreendedorismo e gestão financeira, para melhor aplicação dos recursos no próprio negócio.
Quatro novos Pontos de Atenção às Urgências com foco no atendimento de síndromes gripais passam a funcionar em Salvador, a partir desta quinta-feira (20), de modo a estruturar a Rede de Atenção à Saúde para o enfrentamento dos casos de Covid-19 e do vírus da gripe H3N2. As estruturas montadas pela Prefeitura, que vão funcionar como mini UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24h, tiveram os detalhes apresentados pelo prefeito Bruno Reis, em coletiva realizada nesta quinta-feira (20) em uma dessas estruturas – a Unidade de Saúde da Família (USF) Imbuí.
Além do Imbuí, as novas unidades, que devem iniciar o atendimento até esta sexta-feira (21), estão localizadas nas USFs Itapuã, IAPI e Pirajá e vão ampliar a capacidade de atendimento em mais 14 leitos de estabilização. Também estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Léo Prates, além de outras autoridades municipais.
"Os novos casos da variante Ômicron do coronavírus estão se alastrando rapidamente, em uma proporção muito maior que antes. No quadro da Prefeitura há muitos contaminados, com mais de 2 mil pessoas afastadas por conta da pandemia. E isso tudo provoca uma procura imensa nos pontos de atendimento e nas unidades de urgência e emergência”, declarou Bruno Reis.
O prefeito comentou ainda que, segundo o Ministério da Saúde, é preciso haver uma UPA para atender cada 300 mil habitantes, e que Salvador supera as expectativas ao oferecer uma capacidade de atendimento superior à média nacional. "Atualmente temos 25 unidades de atendimento em toda a cidade de Salvador. Amanhã, com a inauguração do gripário na UPA Pirajá/Santo Inácio, alcançaremos 26, ou seja, dez unidades a mais que o que é preconizado pelo Governo Federal”.
No entanto, de acordo com o gestor, ainda há a demanda reprimida provocada por outras doenças, a maioria crônicas, já que muitos pacientes não conseguiram prosseguir com o tratamento devido à pandemia de Covid-19. “Diferentemente da primeira e da segunda onda, quando a pressão estava em não superlotar o sistema, é preciso tratar também as demais doenças. Mas há o risco desses pacientes contraírem Covid e acabar causando congestionamento nas unidades de saúde. Mas nunca deixamos de atender ninguém, seja no momento mais crítico, seja agora”, afirmou.
Como funciona – Os Pontos de Atenção às Urgências serão geridos pela Organização Social Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área de Saúde (Fabamed) e atuará na gestão, planejamento, operacionalização e execução das ações e serviços. Para a implantação das quatro estruturas, o investimento é de cerca de R$460 mil.
As estruturas expandidas deverão garantir atendimento 24h, sete dias da semana, ininterruptamente e com capacidade de até 250 atendimentos/dia, em cada uma das unidades de saúde. O serviço contará com leitos de reanimação e observação e ampla variedade de equipamentos médico-hospitalares, mobiliários e insumos, condizentes com a necessidade da assistência no âmbito da Rede de Urgência e Emergência do município de Salvador.
Desta forma, a Prefeitura vai ampliar a capacidade instalada para o enfrentamento da pandemia em mais 14 leitos de estabilização, sendo três na USF Imbuí, três na USF IAPI, quatro na USF Itapuã e outros quatro leitos na USF Pirajá.
Somente na unidade do Imbuí, a equipe é composta por 82 trabalhadores da saúde, dentre eles médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, coordenador de enfermagem, coordenador médico, supervisor administrativo, técnico de enfermagem e demais áreas.
Com a nova atividade, os serviços de saúde atualmente ofertados nas USFs Imbuí, Itapuã, IAPI e Pirajá serão remanejados para outras unidades dos Distritos Sanitários em que estão situadas. São eles hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase, doença falciforme, pré-natal e serviços complementares (curativos, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta e demais exames ofertados na rede municipal.
O prefeito Bruno Reis defendeu que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove a aplicação da vacina CoronaVac em crianças acima de 3 anos, em reunião que acontecerá logo mais, às 10h. A declaração foi dada na manhã desta quinta-feira (20), na USF Imbuí, durante cerimônia simbólica de abertura das mini Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em quatro postos de saúde municipais.
O chefe do Executivo municipal afirmou que a cidade só aguarda a chegada de mais vacinas para avançar ainda mais na imunização infantil, garantindo também a proteção dos pequenos contra a Covid-19. “Eu espero que, nesta manhã, a Anvisa aprove a CoronaVac para vocês verem, amanhã, o ‘carnaval’ que nós vamos fazer nesta cidade para vacinar as crianças”, disse Bruno Reis.
Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.
Cozinheiro geral
Ensino médio completo, 6 meses de experiência. Vaga zoneada para moradores do bairro Fazenda Grande do Retiro.
Salário: 1.265,00 + benefícios
1 Vaga
Auxiliar de classe
Ensino médio completo, 6 meses de experiência. Vaga zoneada para moradores do bairro Fazenda Grande do Retiro.
Salário: 1.265,00 + benefícios
5 Vagas
Professor séries iniciais
Ensino superior completo - Pedagogia, 6 meses de experiência. Vaga zoneada para moradores do bairro Fazenda Grande do Retiro.
Salário: 1.796,00 + benefícios
57 Vagas
Auxiliar de Pessoal (estágio)
Ensino superior incompleto exclusiva em Administração (estar cursando a partir do 4º semestre a noite), sem experiência, requisito imprescindível: Conhecimento em Pacote Office.
Bolsa: 827,48 + benefícios
2 Vagas
Almoxarife
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH B, carro próprio, Conhecimento do Pacote Office e vaga zoneada para moradores da Fazenda Couto, Simões Filho e região da Suburbana
Salário: 2.100,00 + benefícios
1 Vaga
Mecânico de Automóvel
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário: 1.100,00 + benefícios
1 Vaga
Ajudante de montagem para estrutura metálica
Ensino fundamental completo, sem experiência, desejável conhecimento montagem e desmontagem de balancim Elétrico e Manual.
Salário: a combinar + benefícios
4 Vagas
Oficial de manutenção predial
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário: 1.568,00 + benefícios
4 Vagas
Operador de Telemarketing (estágio)
Ensino Superior incompleto em Administração ou áreas afins (estar cursando a partir do 2º semestre a noite), sem experiência, imprescindível conhecimento com Pacote Office.
Bolsa: 700,00 + benefícios
4 Vagas
Servente de limpeza
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível curso de NR-35, disponibilidade para trabalhar em Altura.
Salário: a combinar + benefícios
1 Vaga
Cumin
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável residir em Barra e adjacências.
Salário: a combinar + benefícios
2 Vagas
Cozinheiro de Restaurante
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável residir em Barra e adjacências.
Salário: a combinar + benefícios
2 Vagas
Barman
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável residir em Barra e adjacências.
Salário: a combinar + benefícios
2 Vagas
Maitre
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável residir em Barra e adjacências.
Salário: a combinar + benefícios
2 Vagas
Atendente Comercial
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade de horário e experiência como vendedor ou consultor de vendas.
Salário: a combinar + benefícios
2 Vagas
Encanador de Manutenção
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com manutenção hidráulica residencial e predial, CNH B e Carro.
Salário: 1.559,85 + benefícios
2 Vagas
Técnico em Fibra óptica
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Experiência em preparação de caixa de emendas, Cto e utilização de otdr para análise e CNH B.
Salário: a combinar + benefícios
4 Vagas
Salgadeiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível conhecimento em salgados finos e tortas salgadas.
Salário: 1.212,00 + comissão por produção + benefícios
1 Vaga
Lavador de Roupa
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Stella Maris
Salário: a combinar + benefícios
1 Vaga
Passador de roupas
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário: a combinar + benefícios
1 Vaga
Motorista de reboque
Ensino médio completo, 3 meses de experiência, CNH D, imprescindível experiência em reboque de veículos.
Salário: a combinar + benefícios
2 Vagas
Operador de Caixa
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência recente como Caixa somente nas seguintes áreas: Farmácia, Padaria, Lanchonete e Loja, ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Ondina.
Salário: a combinar + benefícios
2 Vagas
Oficial de Rede
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com lançamento ou remoção de cabos de fibra óptica aérea ou subterrânea, identificação dos cabos, colocação de bape, equipagem de poste e adequação predial.
Salário: a combinar + benefícios
3 Vagas
Técnico instalador de internet FTTH
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: experiência com instalação, manutenção preventiva e corretiva na rede de internet cabeada (utp e fibra ótica) em ruas e condomínios, desejável CNH B e conhecimento em montagem de conector de campo, Power meter e clivagem, utp e fibra óptica, imprescindível habilidade em trabalhar em altura, curso de NR10 E NR35.
Salário: a combinar + benefícios
8 Vagas
Suporte Técnico ao Usuário
Ensino Superior cursando TI ou áreas afins (estar cursando a partir 3º semestre a noite), 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: conhecimento em redes, conhecimento em Mikrotik, conhecimentos Ferramentas de monitoramento.
Salário: 1.363,65 + benefício
4 Vagas
Garçom
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade de horário.
Salário: a combinar + benefícios
2 Vagas
Cozinheiro de restaurante
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário: a combinar + benefícios
1 Vaga
Emendador de Cabo de Fibra Ótica
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: informática básica, conhecimento com redes e manutenção de computadores, tecnologia e meios de transmissão (cabos trançados, fibra ótica e roteadores), CNH B
Salário: a combinar + benefícios
15 Vagas
Instalador de Telecomunicações
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, informática básica, conhecimento com tecnologia e meios de transmissão de acesso (cabos trançados, coaxial e fibra óptica), Redes e manutenção de computadores, CNH B.
Salário: a combinar + benefícios
35 Vagas
Agente de portaria (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência,
Salário: 1.128,33 + benefícios
2 Vagas
Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, sem experiência. Vaga zoneada exclusivamente para moradores da região da Vasco da Gama
Salário: a combinar + benefícios
10 Vagas
Auxiliar de Limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário: a combinar + benefícios
1 Vaga
Copeiro (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário: a combinar + benefícios
1 Vaga
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prossegue com a vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (20), das 8h às 16h, exclusivamente para pessoas com idade igual ou superior a 12 anos que não tomaram o imunizante em 2021. No ato da vacinação será obrigatória a apresentação do cartão SUS de Salvador.
Pontos fixos: USF Dom Avelar, USF Nova Brasília, USF São Marcos, UBS Pires da Veiga (Pau da Lima), USF Vila Canária, Multicentro Liberdade, 16º Centro de Saúde – Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo), UBS São Judas, USF Cajazeiras IV, USF Jardim das Mangabeiras, USF Yolanda Pires, UBS Manoel Vitorino (Brotas), USF Cabula VI, USF Mata Escura, USF Arenoso, USF São Gonçalo, USF Antônio Lazarotto, UBS Frei Benjamin (Valéria), USF Recanto da Lagoa I, Multicentro Carlos Gomes, USF Mussurunga I, USF Nova Esperança, UBS Professor José Mariane (Itapuã), UBS Dr. Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF São João do Cabrito, USF Alto da Terezinha, USF Alto do Congo, USF Estrada da Cocisa, Multicentro Amaralina e USF Alto das Pombas.
A Prefeitura de Salvador inclui na vacinação infantil contra a Covid-19, nesta quinta-feira (19), as crianças de 6 anos com comorbidades. Dois pontos fixos serão montados exclusivamente para acolhimento desse público, das 8h às 16h.
Outros dez pontos fixos continuarão contemplando as crianças com 10 e 11 anos de idade. Os menores de 5 a 11 anos com deficiência permanente (motora, auditiva, visual e intelectual) também seguem incluídos na estratégia, com três pontos funcionando exclusivamente para atendimento desses pequeninos.
Todas as crianças devem ter o nome na lista disponível no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br . Não há postos na modalidade drive-thru para este público.
Documentação – No ato da vacinação deverão ser apresentadas original e cópia do documento de identificação da criança e cartão de vacina, e documento oficial de identificação com foto do pai ou mãe presente na vacinação. Para as crianças com comorbidades ou com deficiência permanente, é necessário levar também relatório médico atestando a condição de saúde.
No ponto de imunização deverá ser preenchido o Formulário de Vacinação. O documento também está disponível no site da SMS, podendo ser impresso, preenchido antecipadamente e apresentado no ponto de vacina, otimizando a imunização.
Caso a criança esteja acompanhada por representante maior de 18 anos, além dos documentos citados, o Formulário de Vacinação deverá ser impresso antecipadamente para preenchimento e coleta da assinatura do pai ou mãe do menor. No ato da vacina deverá ser apresentada também cópia do documento de identificação com foto do pai ou mãe que assinou o Formulário de Vacinação.
PONTOS DE IMUNIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM 10 E 11 ANOS
Pontos fixos: Arena Fonte Nova (Nazaré), Clube de Periperi, USF Cajazeiras V, 5º Centro de Saúde (Barris), Parque da Cidade (Itaigara), CSU Pernambués, USF Cambonas, UBS Marechal Rondon, USF Vale do Matatu e USF Parque de Pituaçu.
PONTOS DE IMUNIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM COMORBIDADES DE 6 A 11 ANOS
Pontos fixos: USF Beira Mangue e USF Zulmira Barros (Costa Azul).
PONTOS DE IMUNIZAÇÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA DE 5 A 11 ANOS
Pontos fixos: Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Pituba (13h às 17h) e ION - Instituto de Organização Neurológica da Bahia – Ondina (8h às 16h).
VACINAÇÃO GERAL
A 1ª dose estará suspensa para o público com idade igual ou superior a 12 anos nesta quinta-feira (20). Prossegue a aplicação da 2ª dose para os indivíduos enquadrados nos seguintes aprazamentos: Pfizer e Oxford até o dia 15/2/2022, e CoronaVac até 19/1/2022.
A 2ª dose da Janssen (dose de reforço) será apenas para aquelas pessoas que tomaram a primeira dose/dose única da Janssen até o dia 19/11/2021. Os postos funcionam das 8h às 16h e todos os cidadãos devem estar com o nome na lista do site da SMS para receber o imunizante.
A 3ª dose estará disponível para os imunossuprimidos que tomaram a 2ª dose até 20/12/2021; para indivíduos com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose até o dia 20/9/2021; e para gestantes e puérperas que tomaram a segunda dose até 19/8/2021, ou seja, a partir de cinco meses do recebimento da segunda dose. Todos os públicos devem ter o nome na lista no site da SMS.
Documentos – Os cidadãos devem levar o cartão de vacinação, cartão SUS e documento de identidade com foto. Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para a dose de reforço, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.
Os menores de 18 anos deverão ser acompanhados pelos pais ou outro responsável de maior de idade durante o ato da vacinação. Para comprovação da responsabilidade, o pai ou a mãe devem apresentar documento de identificação original com foto no momento da imunização. No caso de outro responsável maior de idade, além do documento de identificação com foto, será necessário apresentar ainda uma declaração de responsabilidade que pode ser feita manualmente.
As gestantes devem apresentar obrigatoriamente cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, deverão levar ainda uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.
O serviço Vacina Express estará funcionando normalmente, com agendamento através do site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br .
CONFIRA OS PONTOS DE VACINAÇÃO COVID (todos das 8h às 16h):
*2ª DOSE OXFORD (APRAZADOS ATÉ 15/2/2022);
*2ª DOSE CORONAVAC (APRAZADOS ATÉ 19/1/2022);
*DOSE DE REFORÇO JANSSEN (PESSOAS QUE TOMARAM A 1ª DOSE DA JANSSEN ATÉ 19/11/2021)
Drive-thrus: Shopping Bela Vista (9h às 16h), Vila Militar (Dendezeiros) e Unijorge (Paralela).
Pontos fixos: USF Jardim das Margaridas, Estação Mussurunga, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança) e USF Santa Mônica.
*2ª DOSE PFIZER (APRAZADOS ATÉ 15/2/2022)
*3ª DOSE: IMUNOSSUPRIMIDOS QUE RECEBERAM A 2ª DOSE ATÉ 20/12/2021;
*3ª DOSE: INDIVÍDUOS COM 18 ANOS OU MAIS QUE RECEBERAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 20/9/2021;
*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE RECEBERAM A SEGUNDA DOSE ATÉ 19/8/2021;
Drive-thrus: Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Unijorge (Paralela), Shopping Bela Vista (9h às 16h) e Vila Militar (Dendezeiros)
Pontos fixos: USF Antônio Ribeiro Neiva (Arraial do Retiro), USF Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Jardim das Margaridas, Estação Mussurunga, UBS São Cristóvão, USF Cajazeiras X, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Joanes Leste, USF Tubarão, USF Vista Alegre, USF Plataforma, Teotônio Vilela II, USF Sabino Silva, USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF João Roma (Jardim Nova Esperança), Estação da Lapa, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF San Martim I, USF San Martim III, USF Boa Vista de São Caetano e USF Curralinho.
Em mais uma iniciativa solidária de amparo às vítimas das enchentes provocadas pelas fortes chuvas que atingiram o Sul da Bahia no final de 2021, a Prefeitura de Salvador concede sete ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os veículos em formato 4x4 são destinados aos municípios de Itambé (1), Itabuna (4), Eunápolis (1) e Itamaraju (1). O termo de cessão foi assinado pelo prefeito Bruno Reis, em ação simbólica ocorrida na tarde desta terça-feira (19), no Palácio Thomé de Souza e na Praça Municipal, no Centro.
Estiveram presentes na ocasião o prefeito de Itambé, José Cândido Rocha Araújo; a vice-prefeita e secretária de Governo de Salvador (Segov), Ana Paula Matos; e o titular da Saúde (SMS) da capital baiana, Leo Prates; além do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, e do diretor de Urgência e Emergência da SMS, Ivan Paiva. As ambulâncias dispõem de equipamentos necessários para a condução adequada no transporte de pacientes, que precisam de suporte especial para outros centros hospitalares.
O prefeito Bruno Reis lembrou que, desde a chegada das fortes chuvas no sul, extremo sul e região da Chapada (Diamantina), a Prefeitura de Salvador se mobilizou e mobilizou a cidade para arrecadar donativos, em especial água mineral, para ajudar neste momento difícil.
“Hoje, estamos fazendo um ato aqui, atendendo quatro cidades da Bahia, fazendo essa cessão das ambulâncias, que vão ajudar os prefeitos neste momento para atender principalmente as pessoas ribeirinhas e da zona rural. Ficamos felizes em dar esse apoio, respeitando os limites que a legislação impõe, mas sempre com esse grande espírito de solidariedade, amor ao próximo e compaixão, ajudando as pessoas que estão precisando do nosso apoio neste momento”, declarou.
Bastante agradecido, o prefeito de Itambé ressaltou o apoio dado por Salvador diante da situação provocada pelas fortes chuvas em Itambé. “Fomos muito ajudados com alimentação, água e agora com a ambulância 4x4. Somos um município que temos muita estrada de chão e, às vezes, quando chove, ficamos impossibilitados de buscar um paciente na zona rural. Com essa ambulância, vamos conseguir resolver esse problema”, declarou José Cândido.
O titular da SMS soteropolitana ressaltou que são veículos adaptados que têm a capacidade de enfrentar terrenos difíceis e níveis de alagamento consideráveis. “Com isso, vamos conseguir ajudar esses municípios afetados pelas chuvas a garantir uma assistência de urgência e emergência qualificada”, destacou Prates.
Campanha - Esta não é a primeira ação de cooperação entre a capital baiana junto a localidades que sofreram com as chuvas. Em dezembro passado, a Ação Salvador Solidária, campanha de ajuda humanitária promovida pela Prefeitura de Salvador, em parceria com a Marinha e a Rede Bahia, destinou para o Sul e Extremo-Sul 50 mil litros de água mineral, 40 toneladas de alimentos não perecíveis, além de roupas e itens de higiene.
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