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Para celebrar o Dia Nacional das Guardas Municipais, comemorado no dia 10 de outubro, a Guarda Civil Municipal (GCM) vai realizar uma mostra no Salvador Norte Shopping no sábado (9), das 9h às 22h, e no domingo (10), das 12h às 21h, com exposição no 2º piso e apresentação musical na praça de alimentação, localizada no 3º piso. A atividade celebra, ainda, os 13 anos da instituição, completados no dia 11 de julho deste ano.

"A Guarda Civil foi uma das instituições que mais tiveram destaque nessa pandemia. Atuamos junto ao cidadão, cuidando desde a segurança e das ações de fiscalização, até atividades de higienização de mãos e outros auxílios diretos ao público”, destacou o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva.

Para o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, a GCM é reconhecida por ser um órgão de grande importância para a cidade. “Apesar da queda nos números de contaminados pela Covid-19, a Guarda segue firme no propósito de atuar próxima ao cidadão. Nossos servidores têm se dedicado muito às suas atribuições, os números demonstram a intensidade com que cada ação é feita diariamente”, afirmou Lima.

Programação – Durante a exposição, os visitantes poderão conhecer os automóveis, fardamentos e materiais bélicos da Guarda, além de ter acesso à exposição fotográfica e de 28 espécies de animais empalhados, e realizadas atividades infantis com o Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa). Uma apresentação com os animais do Grupamento de Operações com Cães (GOC) será realizada a partir das 15h, apenas no domingo (10).

A programação conta ainda com uma ação de doação de sangue com o Hemoba, no sábado (9), das 9h às 10h, no estacionamento do shopping. Já no fim do dia, a partir das 16h, o público vai poder contar com apresentações musicais da Banda da GCM. Em seguida, o som fica a cargo da banda Guardiões da Cidade, que vai embalar o público com diversos sucessos nos dois dias do evento.

Balanço – Até o início do mês de outubro, a Guarda contabilizou 11.464 atendimentos e 437 ocorrências. Atualmente o efetivo trabalha com 1.263 membros que atuam durante 24h, em esquema de plantão, durante os sete dias da semana.

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Ajudante de pizzaiolo

Ensino médio incompleto, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Maitre

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Cozinheiro Líder

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter conhecimento com controle de estoque, perfil de liderança e disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Barman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Sushiman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Assistente de Departamento de Pessoal e Financeiro

Ensino Superior Completo em Administração ou RH, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento de Informática e experiência em ambas as áreas: departamento de pessoal e financeira.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Assistente de vendas (estágio)

Superior incompleto em qualquer área (cursando a partir do 1º semestre), sem experiência, Conhecimento Básico de Informática.

Bolsa: a combinar + benefícios

25 Vagas

Designer Gráfico (estágio)

Superior incompleto em Designer Gráfico ( a partir do 1º semestre a noite) sem experiência, conhecimento com os seguintes programas: photoshop, illustrator, corel draw, premiere pro, desejável conhecimento com wordpress, after effects.

Bolsa: 600,00 + transporte

2 Vagas

Assistente de Marketing (estágio)

Superior incompleto em Publicidade e Propaganda, Marketing ( a partir do 1º semestre a noite), sem experiência, conhecimento com os seguintes programas: photoshop, illustrator, premiere pro, desejável conhecimento com wordpress, after effects.

Bolsa: 600,00 + transporte

2 Vagas

Engenheiro Civil (estágio)

Ensino superior incompleto (estar cursando a partir do 4º semestre a noite), sem experiência, Conhecimento de Informática, vaga zoneada para região da Paralela (Narandiba, Cabula VI, Imbuí, Mussurunga, Bairro da Paz).

Bolsa: 500,00 + benefícios

2 Vagas

Motorista de Caminhão

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: CNH D e ter disponibilidade de horário e para viajar.

Salário: a combinar + benefícios

4 Vagas

Vendedor de Produtos de Capotaria e Estofados

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, sem experiência.

Salário: 1.100,00 + benefícios

20 Vagas

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Simões Filho.

Salário: 1.178,00 + benefícios

1 Vaga

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Os mototaxistas de Salvador credenciados pela Prefeitura devem fazer a vistoria dos veículos até o próximo dia 21. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) espera inspecionar, até o final do prazo, os 1.290 veículos cadastrados no órgão.  Para passar pelo processo, que é obrigatório, é necessário fazer o agendamento prévio no site www.agendamentomobilidade.salvador.ba.gov.br.

Os atendimentos para este público começaram no último dia 4 e prosseguem de  segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), na Avenida Vale dos Barris, ao lado do Estacionamento São Raimundo. Para realizar inspeção é necessário apresentar o cartão de identificação – caso esteja vencido deverá ser renovado –, comprovante de residência, licenciamento atualizado, CNH e apólice de seguro da motocicleta.

Após a finalização do prazo, o condutor identificado atuando sem a vistoria pode ser autuado e ter o veículo removido.  A vistoria é gratuita e acontece anualmente, porém, em razão da pandemia, foi suspensa em 2020.

 

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Um novo modelo de gestão para monitoramento, autorregularização e fiscalização das empresas optantes pelo Simples Nacional foi implantado pela Secretaria da Fazenda de Salvador (Sefaz). O sistema Gestão do Simples Nacional (GSN) estabelece um novo patamar na relação entre o fisco e o contribuinte e vai permitir a autorregularização no caso de eventuais divergências referentes ao Imposto sobre Serviços (ISS) da pessoa optante pelo Regime do Simples Nacional, antes mesmo da abertura de ações fiscais que possam resultar em penalidades.

Para consultar eventuais divergências fiscais apontadas no GSN e promover a regularização, o contribuinte deve acessar o Portal da Nota Salvador e consultar a opção GSN – Gestão do Simples Nacional. Para entender o novo sistema, a Sefaz disponibilizou, por meio do canal do YouTube (www.youtube.com/watch?v=Gw8ZvRv4DXQ), um vídeo educativo apresentando e detalhando o novo sistema.

As Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional, assim como os colaboradores – em especial os contadores que cuidam das áreas fiscais e tributárias –, são fundamentais para que este processo obtenha êxito no seu principal objetivo, que é o de permitir a autorregularização do contribuinte diretamente pelo Portal do Simples Nacional na internet. Em caso de dúvidas e outras necessidades, o contribuinte pode entrar em contato com a pasta através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A implementação do GSN integra o Planejamento Estratégico SeFaz + Por Salvador, plano colaborativo que engloba 30 projetos que visam melhorar a qualidade da prestação de serviços aos contribuintes, gestão fiscal, transparência e aumento da arrecadação. A meta é estabelecer alicerces para o desenvolvimento do município com foco no cidadão, nos resultados e eficiência e na transformação digital.

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O uso abusivo de drogas é uma realidade que atinge muitas pessoas e, por consequência, suas famílias e a sociedade. Pensando em como promover redução de danos e melhores condições de vida para essa população, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), através da Diretoria de Políticas Sobre Drogas (DPSD), oferta o Serviço de Acolhimento Residencial Transitório para 105 pessoas adultas, que fazem uso excessivo de substâncias psicoativas, encaminhadas pelos serviços socioassistenciais.

Por meio de Termos de Colaboração, firmados entre a Sempre e as organizações da Sociedade Civil (OSC’s), foram disponibilizadas vagas para homens, no serviço de moradia provisória e acompanhamento psicossocial para pessoas adultas em situação de rua, risco social e que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. As instituições conveniadas são a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Leste (ADRA), Associação Sentimento Novo e Desafio Jovem.

O secretário da Sempre, Kiki Bispo, destaca que um dos desafios da pasta é implantar a política de redução de danos para pessoas vulneráveis, em uso abusivo de substâncias psicoativas, no âmbito da Assistência Social. “É uma felicidade poder, junto com essa equipe dedicada, reformular essas ações, impulsionar o que já estava sendo realizado e ampliar as atividades para dar condições de estadia, convívio, endereço de referência, segurança alimentar e atendimentos técnicos e humanizados, cumprindo assim a missão da Sempre de promover a cidadania”.

Este programa visa, ainda, propiciar o acesso dos usuários de substâncias psicoativas aos equipamentos e serviços das redes públicas de Saúde e Assistência Social; a reinserção social, ocupacional, familiar e comunitária do público alvo; e proporcionar o desenvolvimento da autonomia, a promoção do autocuidado e a saúde.

A diretora de Políticas sobre Drogas, Juliana Portela, pontua que novos passos já estão sendo pensados. “Além da manutenção das 105 vagas já ofertadas, temos a perspectiva de ampliar a oferta do serviço em mais 150 vagas com o lançamento de um novo chamamento público, a ocorrer futuramente”.

Educação Permanente – Como forma de manter a equipe atualizada para oferecer o melhor serviço à população, a Sempre iniciou o 1º Ciclo de Capacitação, realizado no último dia 29. O treinamento, voltado aos técnicos que atuam nas Unidades de Acolhimento Residencial Transitório parceiras, teve como tema “Benefícios Eventuais disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Salvador”. Abordando outros assuntos como “Saúde Mental”, outras capacitações estão sendo programadas pela equipe técnica de referência do serviço, formada por assistentes sociais, psicólogas e equipe administrativa.

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Prevista para ocorrer nesta quarta-feira (6), a reabertura ao público do Plano Inclinado Liberdade – Calçada precisou ser adiada para a próxima sexta-feira (8). O motivo foi um atraso na chegada dos novos cabos de sustentação do bonde, que foram trazidos do Rio de Janeiro. A troca já foi iniciada nesta terça-feira (5), e após a substituição, o equipamento passará por testes de segurança antes de ser novamente aberto ao público.

O equipamento está fechado desde a última quarta-feira (29), quando um dos cinco cabos de sustentação da cabine se partiu durante a operação. Apesar do susto, a situação não trouxe riscos aos usuários, pois outros quatro cabos sustentavam o equipamento, além de uma trava de segurança ter sido acionada para evitar a movimentação do bonde.

 

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Às 19 horas da segunda-feira (4), o ônibus partiu de Salvador em direção a Belo Horizonte (MG). Nele, com esperança renovada, seguiu também o pedreiro João Galvão Pinheiro Neto, que em meio à pandemia ficou desempregado, após 20 anos de carteira assinada. Depois do contato com um colega de profissão, chegou a Salvador com a promessa de um emprego que não foi cumprida e, sem recursos, ficou em situação de rua.

Pinheiro Neto conseguiu voltar para casa, para reencontrar a esposa e o filho de 2 anos, com a ajuda da equipe técnica da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). “Dormi no chão, precisei pedir comida para as pessoas. Passei frio e fome. Até que eu encontrei a Prefeitura, que me acolheu e agora está me dando a passagem para voltar pra casa”, declarou.

O pedreiro foi abordado por uma equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), no último dia 27 de setembro, e encaminhado à Unidade de Acolhimento Institucional (UAI), em Pirajá.

A assistente social Tânia Souza contou que, durante a semana em que ficou acolhido, Pinheiro Neto sempre se mostrou muito educado, simpático e tranquilo. “Desde que chegou, manifestou seu desejo de voltar ao convívio da família em Belo Horizonte. Como tinha toda a documentação, foi feito o pedido de Auxílio Viagem, que foi concedido de forma rápida. Hoje temos a satisfação de promover esse retorno ao lar”, contou a assistente social Tânia Souza.

“Quando identificamos algum assistido em situação de rua que é migrante, buscamos identificar os motivos que o trouxeram a Salvador. Daí, quando eles informam o desejo de retornar para a cidade de origem, os técnicos realizam buscas por referências familiares e contatos com a equipe de assistência social do destino, para promover o retorno, por meio do benefício do Auxílio Viagem, de forma segura e com direitos socioassistenciais garantidos”, explicou o secretário da Sempre, Kiki Bispo.

Funcionamento – O Auxílio Viagem é um benefício socioassistencial, no valor da passagem de ônibus, de modo a garantir ao cidadão condições dignas de retorno à cidade de origem, em outras cidades, povoados ou estados do território brasileiro, com vistas a garantir a convivência familiar e comunitária. Este ano, foram investidos R$21 mil para concessão de 57 benefícios do tipo.

Este auxílio pode ser solicitado por pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, atendidas ou acompanhadas nos equipamentos e serviços socioassistenciais, como os Centros de Referência e Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), Centros Pop e UAIs.

 

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Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social, por meio de ações e procedimentos para viabilizar a coleta e restituição de resíduos sólidos, a chamada logística reversa é uma realidade em Salvador. Segundo o portal “Soluções em Logística Reversa e Reciclagem”, de janeiro a setembro de 2021, a cidade de Salvador já arrecadou mais de 1,5 milhão de toneladas de resíduos por meio dessa prática.

A logística reversa segue a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Com isso, fabricantes, distribuidores, revendedores e comerciantes têm relevante participação na implantação da responsabilidade compartilhada, pelo ciclo de vida dos produtos, o que ajuda a preservar o meio ambiente.

A ação funciona da seguinte maneira: o consumidor devolve o produto ou embalagem ao comerciante, distribuidor, ou um ponto de entrega voluntária. O comerciante, por sua vez, envia o produto ao fabricante, que encaminha o produto ou embalagem para reuso, reciclagem, ou descarte adequado. O que for resíduo passível de logística reversa retorna para o comerciante, já o que não for, é descartado de forma adequada.

Alguns exemplos de materiais utilizados para o funcionamento da logística reversa são agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; bateria de chumbo ácido; eletrodomésticos; embalagens em geral; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e mista; pilhas, baterias e pneus. Materiais esses que, descartados no lixo comum, trazem sérios prejuízos ao meio ambiente.

A engenheira ambiental e sanitarista da Limpurb, Rosemary Mascarenhas, orienta aos cidadãos sobre como fazer o descarte correto dos resíduos, sem prejudicar o meio ambiente. “No site da Limpurb, a população pode encontrar alguns dos pontos de entregas disponíveis na cidade para cada categoria de resíduo e realizar o descarte adequado. Assim, todos estarão preservando a natureza e cumprindo o seu papel social em ter uma atitude sustentável e ecologicamente correta”, explica. O site é o www.limpurb.salvador.ba.gov.br .

O presidente da Limpurb, Omar Gordilho, ressaltou a importância que a população tem em fazer o descarte correto de materiais, que fazem parte da logística reversa. “Estamos utilizando as redes sociais da Limpurb para compartilhar informações sobre o quanto é importante cada um cumprir com o seu papel, contribuindo desta forma para um mundo mais sustentável”. 

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), realiza a Operação Dia das Crianças 2021 no comércio de rua e também nos principais shoppings de Salvador, até a sexta-feira (8). O foco da operação são os estabelecimentos que comercializam os produtos mais procurados deste período, como brinquedos e roupas infantis.

O diretor-geral da Codecon, Humberto Viana, falou sobre as exigências específicas dessa operação. “Os agentes da Codecon estão nas ruas vistoriando os estabelecimentos, no sentido de proteger o consumidor e evitar acidentes com os produtos que não sigam as normas de segurança. No caso dos brinquedos, o selo do Inmetro é fundamental, pois garante que o brinquedo foi testado e está pronto para ser utilizado. Além do selo, o produto também precisa ter todas as informações sobre o conteúdo de forma clara, objetiva e em língua portuguesa. Em caso de descumprimento das normas, os lojistas podem ser autuados e multados em valores que variam de R$600 a R$9 milhões” alertou.

O consumidor precisa estar atento às embalagens que contêm grampos, pregos ou parafusos, pois podem oferecer riscos às crianças. Para Luana Assis, mãe de uma criança de seis anos, esses detalhes não passam despercebidos. “Eu fico muito atenta. Agradeço por ter um órgão como a Codecon, que fiscaliza tudo, mas eu sei que preciso fazer a minha parte. Além de ver a idade recomendada, eu também levo em consideração o desenvolvimento do meu filho e não compro brinquedos com peças muito pequenas”, reforçou Luana.

Em caso de irregularidades, o cidadão pode fazer a denúncia através do site da Codecon (www.codecon.salvador.ba.gov.br) ou aplicativo Codecon Mobile, ou pelo Fala Salvador, no aplicativo Fala Salvador Cidadão, portal falasalvador.ba.gov.br ou o número de telefone 156.

 



 

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