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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) entregou o selo de certificação Lojista Legal, para a primeira turma de comerciantes do ramo de hotelaria e restaurantes do Centro Histórico de Salvador, na manhã desta quinta-feira (30).

Para receber o selo, o comerciante deve participar do programa, executar o que aprendeu no seu estabelecimento e ser aprovado pelos agentes da Codecon. Essa certificação exige renovação anual. Ter o selo exposto no estabelecimento significa que o local está adequado para receber o consumidor, transmitindo credibilidade.

“A entrega do Selo de Certificação Codecon Lojista Legal é uma validação do cumprimento dos critérios, que foram exigidos durante a capacitação. Ao chegar ao estabelecimento certificado, o consumidor percebe que o gestor foi qualificado e está cumprindo todas as normas para atendê-lo dentro da legalidade, o que gera confiança”, ressaltou o diretor-geral da Codecon, Humberto Viana.

A recepcionista Sandra Regina Oliveira, 59 anos, trabalha desde a inauguração da Pousada Solar dos Deuses, no Pelourinho, há 17 anos. Ela lembra que acompanhou toda a evolução da empresa e hoje fica feliz por mais uma conquista, com a certificação Lojista Legal.

“Esse selo significa que estamos buscando aperfeiçoar nosso serviço para receber os hóspedes. O estabelecimento que possui o selo de qualidade passa mais segurança na aquisição do serviço”, comemorou.

Também apto para receber o selo Lojista Legal, o restaurante Mariposa, localizado no Largo Terreiro de Jesus, já atendia todas as orientações descritas durante a capacitação para a certificação. “Aqui costumamos dizer que vendemos experiência gastronômica, não apenas comida. Sigo todos os protocolos e tenho cuidado com o manuseio dos alimentos. Esses cuidados contribuem para a satisfação dos clientes”, avaliou a gerente geral do restaurante, Maria Joana Almeida.

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Nesta quinta-feira (30), às 16h30, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com a startup de impacto socioambiental So+ma, inaugura a 11ª casa de recebimento de materiais recicláveis da cidade, dessa vez no Rio Vermelho. A nova unidade, que fica localizada na Praça Caramuru, atenderá a população de aproximadamente 12,6 mil pessoas do local.

Com objetivo de chegar à marca de 12 unidades até o fim deste ano, a estimativa da startup é arrecadar uma média de 20 toneladas de resíduos por mês em cada uma das casas Soma distribuídas pela cidade.

“Estamos entregando para o cidadão mais um equipamento que tem o objetivo de tornar a nossa cidade mais sustentável. Cada unidade aberta fortalece ainda mais o propósito de desenvolvermos em nossa população a prática da reciclagem, da economia circular e do enfrentamento às mudanças do clima”, enfatiza Edna França, titular da Secis.

Desde a abertura das casas em 11 de junho, já houve mais de 6.147 novos participantes que se cadastraram no Programa So+ma Vantagens para levar seus materiais, acumular pontos e trocar por benefícios. Além disso, já foram recebidos quase 160 mil quilos de materiais recicláveis que ajudaram na renda de cooperativas da cidade e foram enviadas para a reciclagem.

Como funciona – Cada Casa So+ma que recebe os materiais recicláveis da população possui um atendente que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. Esses pontos podem ser trocados por cursos, alimentação básica, experiências, descontos em supermercado e muito mais. A unidade destina os materiais recebidos para uma cooperativa da região.

A adesão é totalmente gratuita e sem taxas de anuidade. Para se cadastrar no Programa So+ma Vantagens em Salvador ou saber mais sobre o projeto, acesse o site www.somavantagens.com.br .

Confira os endereços:

Assaí Mussurunga – Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240.

BIG Bompreço Iguatemi – Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3650.

Cajazeiras – Campo da Pronaica, s/n.

Imbuí – Praça do Imbuí, Avenida Jorge Amado, s/n.

Paripe – Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, Rua Pará, 15.

Periperi – Praça da Revolução, s/n.

Pilar – Rua do Pilar, s/n – Comércio.

Pituba – Praça Ana Lúcia Magalhães.

Ribeira – Largo do Papagaio.

Rio Vermelho – Vila Caramuru - Praça Caramuru, 2.

Stella Maris – Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n.

 

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), lançou a iniciativa Quarta no Hub, para aproximar a gestão municipal das startups sediadas no Hub Salvador, localizado no Comércio. A ação consiste em um plantão semanal da equipe da Diretoria de Inovação da Semit, sempre às quartas-feiras, dentro do Hub Salvador, com o objetivo de facilitar eventuais parcerias entre a gestão municipal e o ecossistema empresarial local, em vista do desenvolvimento de soluções tecnológicas para os desafios sociais, ambientais e de governança presentes na capital baiana.

“O plus é a oportunidade de tomar um café e conversar com empreendedores das startups para entendermos seus produtos, facilitarmos a comunicação com a Prefeitura e fazermos conexões que melhorem a vida dos soteropolitanos e os fluxos da gestão municipal”, sintetizou o diretor de Inovação da Semit, Luis Gaban.

Como exemplo da fertilidade da interação público-privada, ele conta que o programa Mais Conhecimento e Inovação Social, que promove visitas de estudantes da rede municipal ao Hub Salvador, introduzindo os jovens ao mundo da inovação tecnológica, foi concebido numa conversa que teve com Alexandre Darzé, sócio da Lighthouse, grupo de investimento parceiro da Prefeitura na criação do equipamento.

Mudança de imagem — Marcos França é diretor de arte da CO071, empresa de prototipagem e produção de conteúdos audiovisuais que atua no Hub Salvador desde sua inauguração, há três anos. Ele afirma que as vantagens de fazer parte do Hub Salvador são a colaboração com outras empresas, tendo a CO071 prestado serviço para todas as startups do local; a proximidade com a Prefeitura, que desburocratiza o diálogo com o poder público; e a visão da Baía de Todos-os-Santos, que traz renovação, beleza e leveza para a rotina de trabalho.

CEO da Maggy Recrutamento Digital, empresa de recursos humanos que identifica profissionais de tecnologia para outras empresas, Magnólia Olímpia justificou que o Hub Salvador é o lugar certo para o próprio negócio, porque se trata do ambiente de coworking mais conhecido da cidade, que ela considera como dotado de uma excelente estrutura, o que facilitou o fechamento dos seus primeiros contratos.

“Além disso, o canal aberto com a gestão municipal oferece oportunidades que eu não teria em um escritório tradicional. Por isso, a Quarta no Hub é uma novidade que consolida a mudança da imagem da Prefeitura de Salvador, que deixou de ser aquela coisa distante, arcaica e difícil”, concluiu.

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Técnico de Enfermagem Laboratorial

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Curso na área e Coren atualizados, experiência com coleta a vácuo e punção, disponibilidade de horário.

Salário: a combinar + benefícios

5 Vagas

Atendente de lanchonete

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar nos turnos da tarde/noite.

Salário: a combinar + benefícios

3 Vagas

Auxiliar de limpeza

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar nos turnos da tarde/noite.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Comprador

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios 

1 Vaga

Promotor de vendas

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável experiência em loja de conveniência ou cafetaria.

Salário: a combinar + benefícios 

2 Vagas

Auxiliar de depósito

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

4 Vagas

Separador de Mercadoria (vaga temporária até 90 dias)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: disponibilidade para trabalhar em horário de fechamento de loja e em Simões Filho.

Salário: 1.284,15 + benefícios

6 Vagas

Designer (estágio)

Superior incompleto em Designer Gráfico ( a partir do 2º semestre a noite) sem experiência, conhecimento com os seguintes programas: photoshop, illustrator, corel draw, premiere pro, desejável conhecimento com wordpress, after effects.

Bolsa: 600,00 + transporte

2 Vagas

Assistente de Marketing (estágio)

Superior incompleto em Publicidade e Propaganda, Marketing ( a partir do 2º semestre a noite), sem experiência, conhecimento com os seguintes programas: photoshop, illustrator, premiere pro, desejável conhecimento com wordpress, after effects.

Bolsa: 600,00 + transporte

2 Vagas

Assistente de Vendas de Imóveis (estágio)

Superior incompleto em Qualquer Área (cursando a partir do 1º semestre), sem experiência, Conhecimento Básico de Informática.

Bolsa: a combinar

5 Vagas

Supervisor de farmácia

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, desejável estar cursando Administração, Gestão Comercial, Farmácia ou Engenharia De Produção, imprescindível ter trabalhado em farmácia.

Salário: 1.500,00 + benefícios

5 Vagas 

Costureira de máquina reta

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Assistente de departamento pessoal

Ensino superior completo - Ciências contábeis, 6 meses de experiência, imprescindível ter trabalhado em escritório de Contabilidade e sistema e sistema Domínio.

Salário: 1.800,00 + benefícios

1 Vaga

Cozinheiro de Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência. Moradores da Cidade Baixa e Suburbana.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Auxiliar de limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Simões Filho.

Salário: 1.178,00 + benefícios

1 Vaga

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), está finalizando a requalificação da Avenida Adhemar de Barros. Neste momento, as intervenções estão 93% concluídas e a previsão é de que sejam entregues à população na primeira quinzena de outubro.

Já foram instalados passeios em granito, redes de drenagem, pista de caminhada, ciclofaixa no canteiro central, vagas de estacionamento em piso intertravado, acessibilidade, bicicletário, bancos e equipamentos de ginástica. Além disso, também foi realizado o rebaixamento das redes de telecomunicações. Estão em fase final de obras a pavimentação, paisagismo e iluminação em LED.

Com projeto da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a intervenção, que se estende por 1,2 km da avenida que liga a orla de Ondina à Avenida Anita Garibaldi, possui investimento de R$11 milhões. A requalificação segue o conceito de ruas completas, a exemplo da intervenção na Avenida Sete de Setembro, e tem como prioridade resolver os antigos problemas de alagamento com um novo sistema de macrodrenagem, além de proporcionar mais conforto e bem-estar para motoristas, pedestres e moradores.

Residente na localidade, a estudante Airi Assunção, 21 anos, avaliou positivamente a requalificação. “Está ficando muito legal e bonita, apesar de ter trazido um pouco de transtorno. Vai ser melhor para quem usa bike e mais segura para os pedestres. Nós que moramos aqui ganhamos um novo espaço de lazer e foi muito bom que não cortaram as árvores”, comentou.

Adriele Oliveira, 32 anos, trabalha como assistente de sala em um laboratório de imagem localizado na Adhemar de Barros e também aprovou a reforma. “Agora está mais adiantada e melhorando muito. Gostei da reforma da praça e da pista nova, que traz mais conforto para quem anda de carro e ônibus. Espero que não alague mais aqui e que a gente tenha menos engarrafamento”, concluiu.

 

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Em alusão ao Dia Nacional do Código de Defesa do Consumidor (CDC), comemorado em setembro, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) lançou um pacote de medidas em benefício do cidadão soteropolitano. Dentre as novidades, o órgão implantou o Código de Defesa do Consumidor Digital (CDC Digital), com o objetivo de facilitar o acesso e buscas ao conjunto de normas que estabelecem os direitos e garantias dos consumidores.

O material vem sendo disponibilizado para lojistas em forma de adesivo com QR Code, através de ações educativas. Até o momento, mais de 200 adesivos foram distribuídos no Shopping Lapa e no Mercado Modelo.

O Código de Defesa do Consumidor Digital é uma ferramenta extra para o consumidor. Além de poder consultar o CDC físico no estabelecimento, item obrigatório conforme a lei federal 12.291/2010, o cidadão também pode ter a versão digital, de fácil acesso, no próprio celular. O código tem perfil interativo e contém o texto integral da Lei nº 8.078 de 1990, além de dar destaque às principais dúvidas relacionadas ao consumo.

“O CDC Digital contém curiosidades, pesquisa por palavras-chave e dúvidas frequentes. Com informação podemos ter uma relação de consumo equiparada, na qual os dois lados ganham", afirmou o diretor-geral da Codecon, Humberto Viana.

Chefe do setor de Análises e Autos de Infração e Processos Administrativos, Almir Ribeiro explicou que, através da ferramenta, o cidadão tem acesso aos artigos que tratam de situações corriqueiras específicas, através de tópicos com palavras-chave como ausência de preço, higiene e limite do cartão de crédito, entre outros.

"O acesso é feito diretamente pelo QR Code e facilita a consulta e o entendimento da legislação, sanando as dúvidas mais comuns dos consumidores e contendo dicas importantes. A intenção é aumentar e facilitar a usabilidade desta ferramenta pelo cidadão", disse Ribeiro.

Legislação – A lei federal 12.291/10 prevê a obrigatoriedade da manutenção do CDC no estabelecimento. Apesar da versão digital ajudar na consulta, tanto para consumidores quanto para fornecedores, não retira a obrigação do lojista de manter um exemplar físico em seu estabelecimento.

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O funcionamento do Plano Inclinado Liberdade/Calçada está suspenso, até a próxima quarta-feira (6), para realização de serviços de manutenção do equipamento, após o rompimento de um dos cabos que sustentam o bonde. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), um dos cabos se rompeu durante a operação, na tarde da terça-feira (28), mas a situação não trouxe riscos ao equipamento e aos usuários, uma vez que a cabine estava segura por outros quatro cabos que não apresentaram qualquer avaria.

Por questões de segurança, ao ocorrer qualquer problema com o equipamento, este imediatamente trava para garantir a segurança dos usuários e, por este motivo, o bonde não concluiu a viagem. Em ação preventiva, todos os cabos serão trocados por novos. A Semob destaca, ainda, que o equipamento passa por revisões e manutenções frequentes para garantir o pleno funcionamento e evitar riscos à segurança da população.

 

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Profissionais que atuam na Fundação Cidade Mãe (FCM) participaram, na terça-feira (28), de uma capacitação sobre enfrentamento à violência contra a mulher na capital. A atividade, que integra as ações do programa Alerta Salvador, é desenvolvida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e visa preparar os servidores municipais para identificar situações de violência e orientar o público nos espaços onde atuam.

Mais de 30 pessoas participaram da atividade, realizada no Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) Bariri das Artes, no Engenho Velho de Brotas. O evento contou com as presenças da presidente da FCM, Isabela Argolo, e da titular da SPMJ, Fernanda Lordelo.

Para a presidente da FCM, a iniciativa possibilita que, dotados de conhecimento sobre o assunto, todos possam contribuir no enfrentamento à violência em Salvador. “Este programa precisa ser articulado com todos os atores que estão nessa interseção do dia a dia. Aqui, trabalhamos com foco na criança e no adolescente, mas eles têm uma mãe, tia, avó, amiga… Muitas vezes a criança ou o adolescente que recebemos chega cheio de dores e questões, frutos de uma violência doméstica, e precisamos estar preparados”, pontuou Isabela Argolo.

Fernanda Lordelo explicou que é preciso olhar o núcleo familiar integralmente para que os ciclos de violência sejam rompidos, mas sempre mantendo o olhar diferenciado para a situação da mulher. “Podemos ajudar identificando o que é violência e olhando para o outro, porque o problema não é de uma pessoa, é social. O que precisamos compreender é que a violência está em todo o lugar e temos que trabalhar para coibir essa situação. Quando falamos da erradicação da violência doméstica e familiar pode parecer utópico, mas é isso que almejamos”, reforçou a secretária da SPMJ.

Orientações técnicas – A capacitação foi ministrada pela diretora de Políticas para Mulheres, Fernanda Cerqueira, e pela coordenadora de Políticas Temáticas da SPMJ, Juliana Guanaes. Na oportunidade, Fernanda Cerqueira explanou sobre como funcionam as estruturas municipais de acolhimento às mulheres vítimas de violência, qual o atendimento ofertado por meio da equipe multidisciplinar presente nestas unidades e recursos que estas mulheres possuem, a exemplo do auxílio moradia.

Cerqueira também reforçou a importância de orientar o público de forma assertiva para que o acolhimento seja realizado com brevidade, de forma a evitar o feminicídio.  Foram distribuídos para os participantes o "violentômetro" – panfletos adesivos que mostram, com uma analogia a um termômetro, ações que se configuram como violência e fazem referência ao nível de risco que a mulher está vivenciando. Ao todo são 26 atitudes nocivas, sendo que a última indica o feminicídio.

As capacitações do Alerta Salvador tiveram início em agosto e já ocorreram em diversas pastas e órgãos municipais, a exemplo das dez unidades administrativas das Prefeituras-Bairro; com profissionais do Morar Melhor, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra); nas secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), além da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

Centros de Referência – O Município dispõe de três Centros de Referência e Atendimento ao público feminino: a Casa de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), situado na Cidade Baixa; Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Loreta Valadares (CRAMLV), nos Barris; e o Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), em Cajazeiras. O agendamento de atendimento pode ser feito por meio dos telefones (71) 3235-4268 (Loreta Valadares) e (71) 3611-5305 (Arlette Magalhães). 

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A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) inicia, nesta quinta-feira (30), o recadastramento das barracas de chapa já licenciadas pelo município. As orientações para o recadastramento foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 13 de setembro. A proposta é melhorar a adequação dos equipamentos às normas regulamentares vigentes, além de fazer o reordenamento e remanejamento nos casos necessários.

Os permissionários deverão efetuar o procedimento via internet, por meio do endereço eletrônico www.barracadechapa.salvador.ba.gov.br . Deverão ser transmitidas à Prefeitura informações como atividade exercida, dimensões da barraca, localização e imagens do equipamento. O prazo final para efetuar o cadastramento é de 15 dias corridos.

Para esclarecer dúvidas relativas ao cadastramento, os permissionários poderão entrar em contato com a Semop por meio do telefone (71) 3202-5476. O atendimento estará disponível de 9h às 12h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Devem fazer o recadastramento todas as bancas de chapa situadas na capital baiana, que possuem alvará de funcionamento, identificando se o equipamento está sendo ocupado pelo titular da autorização de exploração, por herdeiro deste, legalmente habilitado, ou por terceiros. No último levantamento realizado pela Semop, haviam sido expedidos 3.498 alvarás de funcionamento para o setor.

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