Cultura

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Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Pastoral do Turismo (Pastur) da Arquidiocese de Salvador, a Websérie Caminhos de Fé prossegue com exibição dos episódios gratuitos através da internet. O conteúdo pode ser acessado no canal do Visit Salvador da Bahia no YouTube, pelo Instagram @visitsalvadordabahia e no portal de divulgação www.salvadordabahia.com .

O próximo tema a ir ao ar é “Caridade e Fé Católica”, na próxima segunda (11), que vai destacar as igrejas e um mosteiro, a exemplo das basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, e de Nosso Senhor do Bonfim, no Bonfim, e o Santuário de Santa Dulce dos Pobres, no bairro de Roma, que celebra a santa baiana.

O primeiro episódio, intitulado “Arte e Fé Católica”, foi exibido no dia 27 de setembro e contabilizou 4,3 mil visualizações no YouTube e 3,6 mil no Instagram. Nele são apresentados algumas das igrejas, santuários, museus e templos católicos que fazem parte dos três roteiros criados pela Pastur.

O segundo episódio da série, “Mosteiros e Conventos”, disponibilizado na última segunda-feira (4), apresenta o Centro Antigo, também chamado Centro Histórico Estendido, e reúne oito dos principais e mais antigos conventos, mosteiros e igrejas de Salvador. Um verdadeiro passeio pelos locais que compõem o roteiro do turismo religioso da primeira capital do Brasil.

Desafio – Um dos maiores desafios durante a produção da série, segundo Bruno Lage, diretor da agência Usina Digital, responsável pela criação e produção dos episódios, foi conseguir resumir, em três edições, o maior número de lugares contemplados dentro dos três roteiros de turismo de fé católica, feito pela Pastur. 

“Filmamos mais de 40 locações em toda a cidade, conciliando com as atividades religiosas, para contextualizar e ter uma riqueza maior para a série. Assim podemos mostrar os lugares e as histórias por trás desses lugares, para atrair os olhares dos turistas em geral, não se restringindo àqueles que já buscam o turismo religioso de fé católica”, descreveu.

 

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Estudantes negros da rede pública vão ter a oportunidade de participar gratuitamente de uma oficina de Técnicas Básicas de Teatro. Serão contemplados com a oficina 12 adolescentes que já vão iniciar as aulas na próxima segunda-feira (4). O projeto teatral foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e será executado pela Avatar Studio de Artes.

As aulas vão ocorrer até o dia 15 de dezembro, às segundas e quartas-feiras, sempre das 14h às 16h, na sede da Avatar Studio de Artes, em Nazaré. Dentre os conteúdos previstos para essa imersão no mundo teatral estão dinâmicas de grupo, improvisação, expressão vocal e corporal e criação de personagem.

A oficina será ministrada pelo afroempreendedor, arte-educador e diretor da Avatar Studio de Artes, Sérgio Mício. O profissional atua há mais de 20 anos no universo do teatro, sempre com a vertente do empoderamento de jovens negros.

Mício explicou que a atividade vai trabalhar nos jovens a representatividade e o empoderamento preto, e pretende colaborar na inserção da negritude no teatro baiano. “O objetivo não é que todos se tornem atores e atrizes, mas sim que se tornem cidadãos melhores, pessoas com mais autoconhecimento e consciência de si mesmos. Se, a partir daí, surgirem talentos que queiram abraçar o teatro, estamos aqui para abrir as portas para eles”, afirmou.

O arte-educador reforçou ainda que viver de teatro na capital baiana é uma tarefa árdua, mas a atividade compensa e pode ser um caminho profissional possível para os jovens que vão participar da oficina. “Tenho certeza de que será uma experiência única, gratificante e enriquecedora para eles”, finalizou.

O encerramento da oficina está previsto para ocorrer no auditório da Escola Estadual Severino Vieira, localizada em Nazaré, onde a maioria dos alunos contemplados com a oficina de teatro estudam. Na ocasião será apresentado um espetáculo teatral encenado e produzido pelos alunos.

 

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No sábado (2), às 19h, no Canal do YouTube da Literáfrica, será lançado o livro Diálogos Plurais: Produção de Conhecimento em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. A obra é organizada pela coordenadora do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais (Nuper), da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Eliane Boa Morte, pelo docente do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Roberto Carlos Oliveira dos Santos e pela historiadora Hélia Regina Mesquita de Jesus.

O livro destaca a produção e difusão do conhecimento nas pesquisas acadêmicas realizadas na pós-graduação em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), Campus Governador Mangabeira, no período de 2016 a 2018.

De acordo com Eliane Boa Morte, o livro traz a seleção de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) desta primeira turma de especialização e parte desse trabalho já é aplicado no programa Nossa Rede. “A temática árvore genealógica abordada em sala de aula com os alunos do 1º ano foi extraída do meu texto que compõe o livro”, afirma Eliane.

O Diálogos Plurais é disponibilizado gratuitamente na versão e-book. Para baixar o livro, basta acessar o link https://url.gratis/pYpkxP .

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Salvador possui na sua essência uma mistura efervescente de ritmos musicais. Nesta sexta-feira (1°), quando é celebrado o Dia Internacional da Música, a capital baiana comemora também a chegada da Cidade da Música da Bahia que, além de abordar questões históricas, reforça a relação singular da produção musical na primeira capital do Brasil. O equipamento foi construído pela Prefeitura e é gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

O museu, que possui diversos atributos tecnológicos, abre espaço para projetar artistas alternativos que pulsam na cena musical das periferias baianas. Na sala “Nova Música da Bahia”, no segundo andar, os visitantes podem cantar e dançar em uma sala com diversos efeitos cênicos vendo clipes de artistas como Nara Couto. Ao ouvir sua canção “Linda e preta”, por exemplo, o público embarca em uma viagem que mistura elementos do jazz à musicalidade baiana com um cenário urbano.

A diversidade musical nesta sala transporta o visitante para diferentes realidades de Salvador. Há ainda expressões do pagodão baiano representado por grupos como o Afrocidade, do reggae de Ikefron, do pop de Maya e de Murilo Chester e ainda o rap de Amanda Jota e Caio Fonseca que retrata perigos que jovens negros enfrentam cotidianamente nas favelas soteropolitanas. 

O titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, afirma que a Cidade da Música da Bahia é um presente para a cidade e que o Dia Internacional da Música deve ser celebrado por marcar a importância deste elemento para a cultura local. “A história da música na capital se confunde com a própria história da cidade. Salvador transpira música e a chegada do museu vem coroar essa relação”, acrescentou.

O museu oferta ainda aos visitantes uma biblioteca no pavimento térreo com aproximadamente 520 livros, além de revistas, panfletos, cartilhas, discos, CDs, DVDs e outros materiais dedicados à música baiana e brasileira. Há exemplares como “Songbook” produzido por Almir Chediak inteiro com partituras de músicas de Caetano Veloso; “História do Carnaval da Bahia”, que compila 130 anos de história do Carnaval no estado, de Nelson Cadena; “Bossa Nova e outras coisas”, de Carlos Caetano Rodrigues e Charles Gavin; e até mesmo obras como “Vinil – a arte de fazer discos”, de Mike Evans.

Funcionamento – O funcionamento da Cidade da Música da Bahia será de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. O valor do ingresso é R$20 (inteira) e R$10 (meia) - o benefício da meia entrada é extensivo a cidadãos residentes em Salvador, mediante comprovação de endereço. A visitação deverá ser feita através de agendamento prévio, a ser feito no site cidadedamusicadabahia.com.br .

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Foi publicado, no Diário Oficial do Município (DOM) desta semana, o regulamento do processo eleitoral para o Conselho Municipal de Política Cultural do Salvador (CMPC) - Biênio 2022/2024. As inscrições para concorrer às eleições acontecem até dia 27 de outubro. Para votar também é necessário o cadastramento, que deve ser feito através do site www.eleicoescmpc.salvador.ba.gov.br, até o dia 11 de novembro.

Durante o processo seletivo, serão escolhidos conselheiros titulares e suplentes no CMPC, para os dez segmentos e territórios culturais, conforme disposto na Lei 8.551/2014. Para votar, os agentes culturais de Salvador precisam ser residentes na capital e maiores de 16 anos. Para se candidatar, além de residir na cidade e atuar na área cultural há pelo menos três anos, é preciso ter idade mínima de 18 anos.

Serão eleitos representantes e suplentes de linguagens artísticas dos segmentos culturais de artes visuais, audiovisual, circo, culturas identitárias e inclusivas, cultura popular, dança, literatura, música, patrimônio material e imaterial ou teatro. Serão escolhidos representantes dos territórios formados pelas Prefeituras-Bairro de Salvador.

Dinâmica – O mandato do eleito, ou da eleita, durará dois anos. A nomeação e posse vão ocorrer após o processo eleitoral, iniciando em janeiro de 2022 e sendo concluído em janeiro de 2014. Os eleitos titulares e suplentes serão nomeados e tomarão posse como representantes da sociedade civil no CMPC, juntamente com os representantes do poder público, em até 45 dias úteis após a publicação do resultado final das eleições, em ato público, presidido pelo prefeito ou representante por ele designado.

O assessor técnico do CMPC, Plutarco Drummond, destacou a importância do processo eleitoral no controle social das políticas públicas de cultura em Salvador. “É importante que a cidade se aproprie deste órgão colegiado da sociedade civil e do poder público, pois nele são discutidos os encaminhamentos sobre os rumos das políticas culturais do Município, que são do interesse de todos”, defendeu.

Papel primordial – Segundo Drummond, o papel primordial do conselheiro é propor políticas para o desenvolvimento cultural da cidade e fiscalizar a aplicação dos recursos do orçamento municipal para o setor cultural, além de ser um espaço de escuta e atendimento das demandas da população. O conselho se reúne mensalmente.

O presidente da Comissão Eleitoral do CMPC, Etenoel Cruz, explicou as funções do conselheiro. “O eleito deve propor normas e diretrizes pertinentes às finalidades e aos objetivos do Sistema Municipal de Cultura (SMC), acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Municipal de Cultura, propor e aprovar o Regimento Interno do CMPC, acompanhar e fiscalizar a execução dos projetos culturais da administração municipal e de projetos da sociedade civil, apoiados pela Fundação Gregório de Mattos, dentre outras obrigações”.

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O lançamento do e-book “Ecogastronomia - Experiências e receitas com produtos da biodiversidade baiana” encerrará, nesta quarta-feira (29), às 19h, o projeto Alimento da Alma. O evento terá transmissão ao vivo, inclusive com intérpretes de Libras, pelo canal do YouTube do Café-teatro Nilda Spencer (youtube.com/c/cafeteatronildaspencer).

A live terá como convidados Alberto Viana, curador do curso de ecogastronomia, e Fabiana Brito, uma das alunas da formação. A mediação ficará por conta de Cecília Silva e Isabella Moreira, representantes do coletivo Gastrocultura, realizador do projeto.

O e-book tem receitas desenvolvidas pelos alunos de “Ecogastronomia – Cultura e Sustentabilidade no Mundo Atual”, um dos cursos de longa duração do Projeto Alimento da Alma, com aulas que aconteceram de forma remota, de fevereiro a julho deste ano.

Participam da publicação 12 alunos e alunas que receberam três ingredientes da agricultura familiar e da economia solidária, para desenvolverem suas receitas na prática. A iniciativa foi uma forma de proporcionar aos alunos do curso o contato direto com os alimentos e produtos apresentados durante as aulas, que ocorreram de forma on-line por conta da pandemia de Covid-19.

Dentre os produtos utilizados estão a farinha de araruta, queijo coalho de leite de cabra e a geleia orgânica de maracujá da caatinga. Todos os ingredientes foram produzidos por grupos e cooperativas de agricultura familiar e economia solidária da Bahia.

O resultado poderá ser conferido na publicação, que tem também receitas desenvolvidas por Cecília e Isabella, do coletivo Gastrocultura, além de registros fotográficos feitos por Marcelo Costa. O e-book ficará disponível para o público no perfil em rede social do Projeto (instagram.com/projetoalimentodaalma).

Cultura e Gastronomia – O Alimento da Alma teve início em janeiro deste ano, com atividades culturais e gastronômicas, que ocuparam o espaço do Café-teatro Nilda Spencer, equipamento cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM). O projeto foi proposto e executado pelo coletivo Gastrocultura, formado por Cecília Silva, gestora cultural e padeira; Isabella Moreira, bacharel em gastronomia; e Ugo B. Mello, produtor cultural.

Foram apresentadas 16 atrações, nas linguagens e segmentos artísticos da literatura, música, audiovisual, teatro, performances, cultura popular e artes visuais; dois seminários e quatro oficinas sobre diversos temas da gastronomia; além dos dois cursos de longa duração, “Ecogastronomia – Cultura e Sustentabilidade no Mundo Atual” e “Gastronomia – Criatividade e Empreendedorismo”.

  



 

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A Fundação Gregório de Mattos (FGM) prorrogou o prazo para as inscrições no programa Viva Cultura. A decisão partiu da Comissão de Avaliação de Projetos Culturais (CAPC), que ampliou o prazo até o dia 1º de novembro. Os agentes culturais podem inscrever os projetos por meio do site www. vivacultura. salvador. ba. gov. br .

 “A extensão do prazo vai favorecer que os agentes de cultura possam ter mais tempo para inscrever seus projetos. Esse programa, de incentivo fiscal para a área da cultura, incentiva empresas privadas e pessoas físicas a interagirem com proponentes de projetos culturais, permitindo o desenvolvimento da nossa cadeia produtiva da cultura, em articulação com o mercado”, destacou o gerente da FGM, Felipe Rego

O programa permite que pessoas físicas e empresas privadas invistam recursos próprios em projetos culturais habilitados. No total, está previsto o investimento de R$3,1 milhões em incentivos fiscais, para projetos no valor máximo de R$500 mil, em todas as áreas culturais. Com isso, os patrocinadores poderão abater até 90% do valor total investido, nos valores de impostos de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

O edital prevê o patrocínio de projetos das mais diversas áreas do campo da cultura, como arquivos, artesanato, arte de rua, artes visuais, audiovisual, bibliotecas, circo, cultura digital, cultura popular, culturas identitárias, dança, design, espaços culturais, festivais de artes e cultura, fotografia, gastronomia, hip-hop, literatura, moda, museus, música, patrimônio e teatro.

O Viva Cultura foi criado pela Lei 9.174/2016 de 18 de outubro de 2016. O programa é gerido pela FGM e concede incentivos fiscais a projetos culturais apresentados por pessoas físicas, jurídicas, com ou sem fins lucrativos, e Microempreendedores Individuais (MEI), domiciliadas ou sediadas em Salvador, que contribuam para a promoção do desenvolvimento cultural e artístico, dos direitos culturais, da acessibilidade e do fortalecimento da economia da cultura no âmbito de Salvador. 

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A Prefeitura de Salvador abriu as portas da Cidade da Música da Bahia, instalada no Casarão dos Azulejos Azuis, no Comércio, para a visita de representantes do trade turístico, na última segunda-feira (27), data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo. O grupo foi recebido pela vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos, e pelo titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota.

Um dos presentes, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia (ABIH-BA), Luciano Lopes, comentou que, apesar de as cadeias produtivas do turismo terem sido das mais prejudicadas em todo o mundo, com mais de um ano e meio de paralisação de atividades de hotelaria, agências de viagem, bares, restaurantes, eventos e receptivos, a perspectiva do setor para a alta estação de Salvador este ano é muito positiva. Para o gestor, a Cidade da Música da Bahia vai cumprir um papel importante na atração de visitantes para a capital baiana.

“Estive no Pelourinho no último fim de semana e lá estava cheio de gente. É um sinal do crescimento turístico que aguardamos neste verão, para o qual este equipamento dará uma contribuição valiosa porque abre uma perspectiva para muitos turistas conhecerem nosso universo musical. Realmente, faltava um espaço como este para reunir esse conteúdo riquíssimo”, assinalou Lopes.

A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem – Bahia (ABAV-BA), Maria Ângela Carvalho, confirmou o otimismo com a próxima temporada do turismo na capital baiana e disse que a cidade está pronta para receber os visitantes. “Salvador está renovada e a restauração deste prédio, que estava tão acabado por tanto tempo, é mais um exemplo do trabalho impressionante da Prefeitura, tanto na requalificação urbanística quanto no cuidado com nosso patrimônio histórico e cultural. Não à toa, hoje em dia, turistas de todo o Brasil desejam visitar Salvador como quem realiza um sonho”, concluiu.

Também estiveram presentes na visita o diretor da Brasil Convention & Visitors Bureau, Pedro Costa; o presidente da seccional baiana da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Leandro Menezes; o gerente de marketing e promoção aérea do Salvador Bahia Airport, Marcus Campos; o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Luís Leão;  o vice-presidente financeiro da Salvador Destination, Jean Paul Gonze; o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury; e o presidente da Associação de Agências Operadoras de Receptivo da Bahia (ABRE), Conor O’Sullivan, entre outros convidados.

Valorização – A vice-prefeita destacou o potencial da Cidade da Música da Bahia como um polo de turismo e desenvolvimento social, valorizando a cultura da região. “Aqui, o soteropolitano e o turista têm a oportunidade de interagir com a história da música de Salvador em um equipamento restaurado, com todo respeito à nossa cultura e que oferece uma estrutura surpreendente e inovadora para a pesquisa, troca de conhecimentos e revelação de talentos. É uma inspiração para cada um ter voz e vez e realizar a fantasia de ser um grande artista, como todo baiano é”, disse Ana Paula.

Já Fábio Mota frisou que o objetivo da Cidade da Música da Bahia é aumentar a permanência do turista em Salvador, fortalecendo a retomada deste segmento, com o avanço da campanha de imunização contra a Covid-19. Ele afirmou que receber os representantes do trade turístico neste equipamento é a melhor forma de celebrar o Dia Mundial do Turismo.

“São quase mil horas de conteúdo audiovisual, com a história da música em cada bairro, depoimentos dos produtores, compositores, cantores, além de biblioteca, karaokê e estúdios de gravação. Somente uma visita de 31 dias ininterruptos para dar conta de tudo que tem aqui. E já é um sucesso, com agenda de visitas esgotada até o fim de outubro”, informou o secretário.

Estratégia – O titular da Secult acrescentou ainda que a Cidade da Música da Bahia se insere na estratégia municipal de promoção do turismo na capital baiana, iniciada na pandemia e que tem contado com outras ações, como a Live Tour Salvador, os road shows e webséries temáticas, alcançando resultados expressivos. Um exemplo disso é o aumento de 200 mil para 600 mil passageiros que aterrissaram na capital baiana entre janeiro e agosto deste ano, período no qual a taxa de ocupação dos hotéis subiu de 20% para 60%. 

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Para comemorar o Dia Mundial do Turismo, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com a Pastoral do Turismo (Pastur), vai promover algumas ações nesta segunda-feira (27), com o trade turístico da cidade. A primeira atividade será uma visita guiada, a partir das 14h, na Cidade da Música da Bahia, no Comércio.

Na ocasião, a vice-prefeita Ana Paula Matos e o titular da Secult, Fábio Mota, vão apresentar ao trade o mais novo equipamento cultural, que agrega valor ao destino Salvador e contribui para a extensão da permanência do turista na capital baiana.

Em seguida, às 17h, uma missa será celebrada na Igreja dos Mares, com a presença de representantes do trade turístico. Outra novidade será o lançamento da websérie Caminhos de Fé, que consiste em uma série de três episódios trazendo roteiros imersivos que vivenciam igrejas, santuários, museus e templos católicos em Salvador.

O filme, com duração com cerca de oito minutos, será exibido após a celebração religiosa, no telão montado pela Prefeitura na Igreja dos Mares.

Para quem quiser acompanhar a exibição dos filmes, a websérie será divulgada no site salvadordabahia.com e pelo Instagram @visitsalvadordabahia. Todos os episódios estarão disponíveis no canal do Visit Salvador da Bahia, no YouTube.

Os filmes trazem uma linguagem poética e atual, despertando a vontade tanto de devotos quanto curiosos, de conhecerem os lugares apresentados. Estão na websérie quase 30 destinos, todos com descrição de localização, uma forma de estimular a visitação dos locais.

Também foram produzidos roteiros de cada episódio com todas as informações importantes, facilitando futuros passeios dos visitantes. Além disso, todos os locais envolvidos estão como experiências no portal, matérias individuais com conteúdo aprofundado e atualizado. O projeto ainda contempla a produção fotográfica de cada locação, uma forma de catalogar e contar essas histórias também através de imagens.

Retomada Salvador – Durante a pandemia, a Prefeitura prosseguiu investindo em ações na área do turismo e os resultados já podem ser notados na quantidade de visitantes na capital baiana. Para a promoção de um turismo seguro, foi lançado o Selo Verificado, que comprova que o estabelecimento segue todos os protocolos de enfrentamento à Covid-19.

Também foram lançadas webséries, a exemplo de “Salvador Por Soteropolitanos”, apresentando bairros por moradores de cada região, e a “Live Tour Salvador”, iniciativa pioneira que envolveu uma série de roteiros apresentados ao vivo, direto dos pontos turísticos, vivo através das redes sociais.

A Prefeitura ainda está organizando roads shows em diversas capitais do Brasil e em cidades fora do país, além de ampliar o número de voos com a chegada de uma nova companhia aérea, a Itapemirim. Tudo isso tem refletido na procura do destino Salvador e na ocupação dos hotéis na cidade, que, nos fins de semana, já registram cerca de 100% de ocupação. Também contribuem para este cenário o avanço da vacinação e a diminuição de casos de Covid-19 na capital baiana, o que permitiu à Prefeitura a liberação de eventos culturais.

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