Representantes de diversas entidades negras celebraram o lançamento dos projetos AfroBiz e AfroEstima, pela Prefeitura de Salvador, nesta quarta-feira (21). As iniciativas compõem dois dos quatros eixos do Plano para o Desenvolvimento do Turismo Étnico-Afro e chegam para fortalecer o afroempreendedorismo, fomentar a inovação e valorizar o rico caldeirão cultural da cidade, que tem em sua base saberes e tradições africanos.
Na prática, as duas ações do plano são voltadas para os diversos atores envolvidos na cadeia produtiva do turismo étnico-afro, tais como baianas de acarajé, capoeiristas, artistas, designers, artesãos, griôs, blocos afros, afoxés, terreiros, feirantes, ambulantes, produtores culturais, guias de turismo, meios de hospedagem e agências. Quem está inserido em algum desses segmentos passa a ter à disposição uma plataforma virtual, para divulgação de produtos e serviços, além de poder participar de rodadas de negócios e capacitação.
“A capital baiana tem 82% de sua população negra, no setor cultural somos 56%. Precisamos de projetos como esses, que dão visibilidade a nossos empreendimentos e ações, e alavancam a nossa economia”, pontua a presidente da Associação Cultural Aspiral do Reggae, Jussara Santana.
A coordenadora nacional da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), Rita Santos, não tem dúvidas de que o AfroBiz e AfroEstima darão o suporte necessário para que muitas baianas de acarajé se reinventem, após mais de um ano de pandemia. "Desde março do ano passado, a maioria delas ficou sem trabalhar. Acredito que esses projetos irão colaborar para prepará-las para a reinserção no mercado de trabalho”, afirmou.
Para o presidente do Conselho Municipal de Comunidades Negras de Salvador (CMCN), Evilásio Bouças, Salvador tem na população negra grande potencial de produção. Segundo ele, com a assistência de políticas públicas, todo esse ativo será estimulado, para geração de novos negócios, emprego e renda. “Iniciativas pensadas com a perspectiva de possibilitar que produtores de cultura e de conhecimento da cidade desenvolvam seus trabalhos, de forma organizada, trarão sem dúvidas grandes frutos, num futuro bem próximo”, comentou.
Já o compositor, publicitário e mestre de capoeira Tonho Matéria enfatizou que a “capital baiana não respira sem a cultura negra”. “Tudo o que temos aqui faz parte disso e seria um erro não dialogar com esse setor, que é composto por inúmeros empreendedores afros”, disse.
Ele acrescentou que a capoeira é uma das manifestações que mais ajuda a divulgar a capital baiana no mundo. “Ela está em mais de 160 países. Apenas com os eventos que realizo consigo trazer gente de mais de 15 países, anualmente, para a cidade. Agora, com o AfroBiz e AfroEstima, esperamos fomentar o turismo e a cultura local”.
Conteúdos – O AfroBiz é uma plataforma on-line de marketplace, que já está no ar através do link www.afrobizsalvador.com.br . No site é possível fazer o cadastro, para divulgação e mapeamento de produtos e serviços, que podem ser acessados por investidores e consumidores do Brasil e do mundo. Ao entrar no endereço eletrônico, é possível acessar diversas seções, que estão organizadas para facilitar busca a conteúdos como “moda & beleza”, “arte & cultura”, “gastronomia”, “religião”, “flora”, “capoeira”, “baiana” e “turismo”.
Com o AfroEstima, a Prefeitura ofertará capacitações e mentoria afroempreendedora. Serão disponibilizados 13 módulos, em formato de aula expositiva e atividades complementares, envolvendo temas como empreendedorismo, marketing digital, sustentabilidade e gestão de negócios. Essas ações estão previstas para acontecer nas regiões do Centro Antigo, Rio Vermelho, Itapuã/Orla Norte e ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Frades.
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Apreciar a Ilha dos Frades cercada pela Baía de Todos-os-Santos com suas construções seculares e belezas da Mata Atlântica pode ser uma experiência de tirar o fôlego. Quem ainda não teve essa experiência, ou mesmo quiser matar as saudades deste pedaço do paraíso na capital baiana, pode conferir a nona edição da Live Tour Salvador, ocorrida na tarde da terça-feira (20) e disponível nas páginas do Visit Salvador da Bahia no Facebook, Instagram e YouTube.
A Ilha dos Frades pertence a Salvador desde 2007, possui 6 km de extensão e praias paradisíacas como a de Paramana e da Viração. Na visita guiada, o público pode conhecer locais como a praia de Ponta da Nossa Senhora de Guadalupe. Ela é uma das mais famosas da região e foi uma das primeiras a receber a certificação Bandeira Azul no país. O prêmio é concedido a praias que seguem critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.
No local há ainda uma série de atrativos para o turista como caminhadas que podem ser feitas no vilarejo e na passarela da praia e opções para a prática esportiva como mergulho e stand-up paddle. Lá também é possível visitar a igreja homônima, construção do século XVII, e que possui uma representação de Nossa Senhora de Guadalupe no teto.
Famosa por suas águas claras e mornas, o acesso à ilha pode ser feito por meio de escunas com saída do Terminal Turístico Náutico, em frente ao Mercado Modelo. O guia de turismo, Luciano Serra, explicou que para conhecer o local não há um período específico do ano, pois a geografia privilegiada permite o visitante curtir as praias mesmo no inverno.
“A melhor época para ir na Ilha dos Frades é o ano inteiro! De agosto a março há uma segurança maior em relação ao sol e, de novembro a fevereiro, temos a alta temporada com dias esplêndidos”, destacou. Uma curiosidade que o guia de turismo trouxe sobre o local é que observada do céu, a Ilha dos Frades possui 15 pontas, sendo que cada ponta é uma praia.
Há ainda opções para apreciar a gastronomia baiana como o restaurante Preta. O local se destaca por servir pratos leves e frescos como o peixe assado com legumes e frutas como pêra, banana da terra, quiabo, cogumelos e molho de ervas. Mas ainda há pratos como camarão com polpa de coco verde e farofa de banana da terra e rolinhos com flor de bananeira.
Outro local que o público passa a “visitar” na live é a Igreja do Loreto. A história da igreja, de acordo com o historiador Ricardo Carvalho, é que a casa de Maria, mãe de Jesus, havia sido transportada para a cidade de Loreto, na Itália, por anjos. Essa devoção se espalhou por alguns países e a igreja foi construída na ilha em referência a esta história.
Iniciativa – Ricardo Carvalho reforçou que iniciativas como o projeto da Live Tour reforçam o quanto Salvador tem potencial para encantar não apenas do ponto de vista histórico, mas também cultural. Ele também destacou que é preciso preservar os patrimônios que possuímos de modo a preservar nossas riquezas.
“Eu sempre digo que não esquecer é fazer justiça e é isso que estamos fazendo aqui. Quando se conserva uma igreja, um patrimônio, mostramos ao mundo o que é a realidade de Salvador. Estamos fazendo justiça aos nossos ancestrais negros escravizados, aos índios que sofreram com a colonização, aos nossos ancestrais europeus e a gente que é a mistura disso tudo”, detalhou.
A Live Tour Salvador é promovida pela Prefeitura, em parceria com a Abav-BA, e transmitida nas redes sociais. Com formato inovador, as apresentações virtuais ao vivo trazem roteiros turísticos da cidade a fim de atrair visitantes da Bahia e do Brasil para a capital baiana. A edição que encerra a maratona acontece na sexta (23), e mostrará os encantos da Barra.
As edições anteriores falaram sobre Itapuã, Beach Clubs, Rio Vermelho, Memorial Irmã Dulce, Humaitá e Bonfim, Rua Chile e Praça Castro Alves, Terreiro de Jesus, Largo do Pelourinho e Igreja do Passo. Quem não pôde acompanhar as lives, pode fazer a maratona com as edições disponibilizadas na página do Visit Salvador da Bahia nas redes sociais.
O Live Tour Salvador desta terça-feira (20) vai desbravar a Baía de Todos-os-Santos em direção à Ilha dos Frades em novo horário: a partir das 15h. A nona edição da maratona de passeios virtuais pode ser acompanhada através das páginas do Visit Salvador da Bahia no Instagram, Facebook e YouTube.
Nesta edição, o apresentador José Raimundo e a âncora Larissa Meira terão como convidados o historiador e professor Ricardo Carvalho e o guia Luciano Serra “Pavarotti”. No roteiro, serão desvendadas as histórias e belezas da localidade, com dicas sobre o que fazer nos 8km de extensão do bairro insular da capital baiana.
Um dos destaques é a praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, primeira da região Nordeste a receber o selo internacional Bandeira Azul de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. O local, inclusive, abriga o restaurante Preta, um dos mais famosos de Salvador. Mas também serão contadas histórias de outros pontos que também são encantadores, como as praias de Viração e Loreto.
Edição anterior – Na edição passada, as atrações turísticas englobaram o trecho do Largo do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. Na ocasião, a guia turística da BTS Travel, Glória Moura, mostrou um dos mais novos equipamentos de mobilidade turística: o carrinho elétrico, acessível a pessoas com dificuldade de locomoção que é utilizado no passeio pela região.
A música esteve presente com o presidente do bloco afro Olodum, João Jorge. Ele contou os bastidores do clipe da música “They don’t care about us”, estrelado em 1996 por Michael Jackson, com direção de Spike Lee, e que tornou o local mundialmente conhecido. Ainda no Largo do Pelourinho, foi apresentado o Museu da Gastronomia, que reúne os elementos da culinária típica da Bahia, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, ícone da resistência da comunidade negra e do sincretismo cultural de Salvador.
Já o padre Valson Sandes convidou o internauta a conhecer a Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, cuja escadaria serviu de cenário para os filmes “O Pagador de Promessas” e “Ó Paí, Ó”. “Demonstramos um pouco da história e da beleza dessa igreja, de estilo neoclássico e barroco, erguida no século XVIII. Trata-se da única igreja no Centro Histórico onde o turista tem a possibilidade de visitar sua torre e se deslumbrar com uma visão panorâmica do conjunto de igrejas e de todo o patrimônio arquitetônico do Centro Histórico, circundado pela Baía de Todos os Santos”, descreveu o religioso.
Já Wanderley Duarte, guia turístico da empresa Tours Bahia, destacou as peculiaridades e o charme do Carmo, ligado à Cidade Baixa pelo Plano Inclinado do Pilar. A localidade é conhecida pelos bares, restaurantes, museus como o do Mar Aleixo Belov, igrejas como a da Ordem Terceira do Carmo, pousadas, monumentos e equipamentos culturais, como o Forte da Capoeira, oferecendo atrações de dia e de noite para todas as idades.
Estratégia – O Live Tour Salvador é um projeto da Prefeitura, realizado através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-BA). Com formato inovador, único no Brasil, as apresentações virtuais ao vivo trazem roteiros turísticos da cidade a fim de atrair visitantes da Bahia e do Brasil para a capital baiana.
O programa já percorreu pontos turísticos em Itapuã, Rio Vermelho, Bonfim, Humaitá, Praça Castro Alves, Praça da Sé e Terreiro de Jesus, além de abordar os Beach Clubs (na Praia do Flamengo) e o Santuário Dulce dos Pobres, na Cidade Baixa. Quem não pôde acompanhar as lives, pode fazer a maratona com as edições disponibilizadas na página do Visit Salvador da Bahia nas redes sociais.
Uma ação vai reunir os ciclistas de Salvador em prol de uma causa importante: a defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Na semana em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) faz 31 anos, a Prefeitura realiza, neste sábado (17), o 1° Bike Thru Solidário: Por uma infância cada vez melhor.
A campanha de doações visa provar que a solidariedade também vem de bike. Os titulares da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington; e das secretarias de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), Kiki Bispo, estarão presentes no evento.
O objetivo é arrecadar itens que serão direcionados às crianças e adolescentes: fraldas (todos os tamanhos), itens de higiene (como sabonete, shampoo, condicionador, lenços, umedecidos, perfumes, cotonetes), leite em pó e cereal infantil. As doações poderão ser feitas entre 7h e 16h.
O Bike Thru contará com quatro pontos de coleta ao longo da orla. Na Barra será possível fazer doações na ciclofaixa próxima ao restaurante Barravento. Outro ponto ficará no Jardim dos Namorados, também na ciclofaixa próxima a estação do Bike Salvador. Um terceiro local de doação será montado na Boca do Rio, lado oposto ao Multishop. Por fim, haverá um ponto de coleta na região do Farol de Itapuã, próximo ao Hotel Mar Brasil.
Motivação – A ação é coordenada pela SPMJ, Sempre, Saltur e Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), com apoio da Escola Uri Valadão. Todas as doações realizadas serão direcionadas a instituições infantojuvenis, parceiras do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).
“Fico muito feliz de conseguir reunir tantos parceiros em prol dessa causa tão importante que é a celebração dos 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Espero que, juntos, consigamos arrecadar muitas doações, visto que, após 16 meses de pandemia, há muitas mães com filhos que precisam de nossa ajuda e contamos com a solidariedade de quem pode ajudar. Unidos conseguiremos ir mais longe”, afirma a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo.
"Estivemos à frente ou em parceria diante várias ações de solidariedade ao longo desta pandemia e um detalhe sempre nos chamou a atenção em todas elas, como os ciclistas são engajados e se multiplicam diante dessas ações de proteção aos mais vulneráveis. No sol ou na chuva eles sempre estavam lá, grupos inteiros, famílias ou sozinhos. E nessa causa voltada para as crianças, tenho certeza que vamos conseguir mais uma vez a participação massiva dessa turma", destaca o presidente da Saltur e coordenador do MSVB, Isaac Edington.
“Contamos com a colaboração de todos com o lema de que o esporte transforma e quando envolve solidariedade muito mais. Vamos todos juntos nessa ação que envolve o social e muito amor às nossas crianças”, conclama o secretário da Sempre, Kiki Bispo, cuja pasta desenvolve ações voltadas para a assistência social e para o esporte.
O trecho que vai do Largo do Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo será a terceira parte do roteiro do Centro Histórico a ser apresentado pela Live Tour Salvador nesta sexta-feira (16). A oitava edição da maratona de passeios virtuais mágicos e cheio de história sobre a capital baiana será exibido a partir das 16h, nas páginas do Visit Salvador da Bahia no Facebook, Instagram e YouTube.
Nesta edição, o apresentador José Raimundo e a âncora Luana Souza desvendarão as belezas da região ao lado do capelão da Igreja do Passo, padre Valson Sandes, além dos guias turísticos Wanderley Souza e Glória Moura. Em cerca de uma hora de live, o público vai conhecer pontos como a Casa do Benin, a Igreja de São Francisco, a sede do Olodum e a Fundação Casa de Jorge Amado, além dos restaurantes do Santo Antônio Além do Carmo e, claro, dicas sobre o que fazer nesses locais.
Edição passada – Na edição passada, ocorrida na terça-feira (13), a Live Tour Salvador passeou pelos largos Terreiro de Jesus e Cruzeiro de São Francisco. Na ocasião, o jornalista José Raimundo conversou com o diácono Raimundo Moreno, na Catedral Basílica, que contou a história do local. Durante o percurso, também estiveram presentes a âncora Luana Souza e os guias de turismo Fábio Gondim e Lázaro Marrom, além de trazer explanações do historiador Roberto Pessoa.
O diácono Raimundo Moreno destacou a importância do projeto e o contexto histórico que Salvador possui. “Essa iniciativa é muito boa para divulgar o nosso Centro Histórico, pois poucos baianos conhecem ou visitam. Temos tantos pontos turísticos recheados de histórias que merecem ser explorados”, contou.
A comerciante Andrea Ramos, de 38 anos, acompanhou de pertinho os bastidores da Live Tour Salvador e elogiou o trabalho. “É muito bom ter um projeto como este, pois todos podem conhecer as belezas que nossa cidade possui, além de atrair mais turistas para a localidade. Também é possível que soteropolitanos conheçam pontos da cidade que nunca foram”, disse.
Roteiros ao vivo — Atuando como guia de turismo há mais de 30 anos, Lázaro Marrom falou que, durante retomada das atividades, ações positivas como a Live Tour Salvador ajudará os viajantes a entenderem que todos os cuidados estão sendo tomados para os receberem.
“Iniciativas como esta valorizam muito a nossa atividade como guia de turismo, além de realçar o papel das instituições, que dará visibilidade para enormes possibilidades de diversões para os nossos visitantes”, explicou.
Em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a Live Tour Salvador é uma iniciativa da Prefeitura para fortalecer o turismo da capital baiana. As apresentações virtuais trazem roteiros ao vivo, através de um formato inovador, com a finalidade de atrair visitantes da Bahia e do Brasil.
Ingressar no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil, principalmente por não ter experiências anteriores na bagagem. Para ajudar este público, por meio da Fundação Cidade Mãe (FCM), 17 jovens estão tendo a oportunidade de ter a primeira experiência profissional com a carteira assinada e um diferencial: ao invés de exercer as atividades na empresa, cada jovem se dedica a aprender o ofício de artesão.
O projeto, desenvolvido pela FCM e que segue as diretrizes do Governo Federal, beneficia jovens com idade entre 18 a 23 anos, a partir do 5°ano do Ensino Fundamental. Cada aluno tem a carteira assinada como Jovem Aprendiz e recebe meio salário mínimo para poder se dedicar a formação profissional. Esta é a segunda turma on-line do curso de Artesão com Material Reciclável. As aulas tiveram início na última semana e ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Wesley Ribeiro, 20 de anos, morador da Santa Cruz, é um dos jovens contemplados com o projeto. Ele contou que este é seu primeiro emprego e que tem sido muito positivo vivenciar essa experiência. “Para mim tem sido um aprendizado muito bom. Mesmo o curso ainda estando no começo, a gente sente que é algo que vai agregar muito a nossa vida tanto na área profissional quanto pessoal. Tem sido interessante porque está me possibilitando ampliar minha linha de conhecimento e raciocínio”, contou entusiasmado.
Os jovens foram contemplados após uma seletiva realizada no ano passado e estavam no cadastro reserva para iniciarem as atividades neste ano. Eles foram contratados pela empresa parceira AS Engenharia com todas as garantias previstas na Lei da Aprendizagem 10.097/2000.
A gestora de Equipamento Público do Centro de Convivência Bariri das Artes, Sarah Taís Valverde, explicou que o curso possibilita uma nova perspectiva sobre o mundo. “Vale ressaltar que este projeto favorece oportunidade em um momento como este de dificuldade que enfrentamos. Possibilita não só a inserção no mercado de trabalho, mas a capacitação para isso. E não é apenas um nível técnico de formação, a Fundação está atenta a quem vai ser esse profissional e qual a postura que terá. Nossa missão é formar cidadãos conscientes do seu papel e que tenham criticidade em relação as oportunidades”, detalhou.
Durante o curso, que tem duração de 15 meses, os aprendizes vão se dedicar ao estudo de conteúdos específicos como desenho, meio ambiente, reciclagem, arte e pintura. Além disso, também terão aulas voltadas a aulas direitos trabalhistas, cultura e cidadania, direitos sexuais e reprodutivos além de terem disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês nível básico. O corpo docente é composto por educadores da FCM.
Três alunos da Escola Municipal Santa Rita, localizada no bairro de Luís Anselmo, foram os vencedores do concurso de vídeo caseiro, baseado no tema “Vida Cotidiana”, após participarem da Oficina de Produção Audiovisual na Prática. A premiação foi dividida em R$200 para o primeiro vídeo mais curtido, R$100 para o segundo e R$50 para o terceiro colocado.
A atividade foi promovida pela Nina Produções Artísticas, produtora brasileira independente que oferece diversos serviços, desde a produção executiva, de campo, à produção de impacto. Para a realização contou com o apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo.
A produtora e idealizadora do projeto, Alessandra Novaes, conhecida como Nina Novaes, explica que a oficina teve como objetivo ensinar a roteirizar e editar os vídeos, com a proposta de abordar o cotidiano em casa. “Tentamos estimulá-los a participar e criar os conteúdos criativos em aplicativos no próprio celular, e eles absorveram isso muito bem, produzindo conteúdos bem bacanas. Inclusive falamos sempre que todos os participantes foram vencedores por conseguirem participar e criar um vídeo legal”, contou.
Desempenho e aprendizagem — Com a ajuda da mãe, Lorena Pita, o aluno Vinicius Pita Matos, 11 anos, garantiu o primeiro lugar na competição ao apresentar seu cotidiano com imagens e descrição narrada. O garoto atingiu mais de 300 curtidas nas redes sociais. “Passamos a semana inteira vibrando, pedindo para as pessoas assistirem e curtirem o vídeo. Repassamos o link para os parentes, clientes e conseguimos 302 curtidas. Foi uma experiência emocionante, porque ele nunca participou de uma competição, e essa com certeza despertou um grande aprendizado nele”, contou Lorena.
No pódio do segundo vídeo mais curtido, a aluna Thalia Cruz, 13 anos, avaliou a experiência como única, possibilitando aprendizados possíveis de serem executados em outros momentos de sua vida. “A oficina me permitiu aprender mais um tipo de conteúdo. As aulas foram bem explicativas, com linguagem de fácil entendimento, tanto é que conseguimos criar e executar bem a edição dos vídeos”, descreveu.
Já a adolescente Adriele Santos, 15 anos, conquistou o terceiro lugar ao gravar um vídeo com foco nas ruas vazias em consequência da pandemia do novo coronavírus. “No início, fiquei sem saber o que gravar, queria fazer uma coisa diferente, então chamei a minha prima e fomos para o entorno da minha casa para observar a rua, a natureza e mostrar como ficou tudo vazio com todos em quarentena”, destacou.
A diretora da Escola Municipal Santa Rita, Tatiana Meireles, destaca o desempenho do corpo docente e dos gestores que desenvolvem as atividades de fomento à cultura, mesmo durante este período de Covid-19. “No atual contexto de pandemia, implementamos em nosso currículo novas linguagens e suportes de apoio à aprendizagem durante o ensino híbrido ou remoto. A Oficina de Produção Audiovisual na Prática é uma delas, que possibilitou aos estudantes e professores conhecerem e produzirem conteúdo digital com o aparelho celular e aplicativos disponíveis na rede mundial de computadores, fortalecendo a cibercultura em nossa comunidade escolar”, avaliou.
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Soteropolitano que é raiz já tomou cravinho no Terreiro de Jesus. Se antes da pandemia o local era palco de grandes festas, no início da década de 1550, a praça deu início à expansão urbana da capital baiana. Com imensa riqueza histórica, cultural e gastronômica, a área localizada no Centro Histórico será tema da sétima edição da Live Tour Salvador, que acontece a partir das 16 horas desta terça-feira (13), nas redes sociais do Visit Salvador da Bahia (YouTube, Facebook e Instagram).
Nesta edição, o roteiro virtual apresentado pelo jornalista José Raimundo terá participação dos guias de turismo Fábio Gondim e Lázaro Marrom, além de trazer explanações do historiador Roberto Pessoa. O Live Tour Salvador é promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-BA).
O guia turístico Lázaro Marrom falou sobre a expectativa para live e destacou a importância de explorar a história do Terreiro de Jesus. “É um espaço muito interessante, dentro do contexto histórico e cultural da nossa cidade”. Ele sentiu-se particularmente lisonjeado e privilegiado por falar sobre um espaço “tão especial”, como definiu.
Berço – O tour vai abordar a chegada dos padres jesuítas ao Brasil, a construção do primeiro colégio e da capela, que hoje é a Catedral Basílica de Salvador. “Vamos destacar a importância dessa igreja no contexto atual, trazendo aspectos históricos, além de apresentar a beleza do local”, explicou Marrom.
“Os turistas que chegam à praça ficam fascinados com a beleza, mas o contexto histórico deixa as pessoas maravilhadas. Os espectadores vão poder mergulhar nessa história”, promete o guia. “Vai ser apresentada também a variedade de opções que a praça oferece, em termos de entretenimento e cultura gastronômica”, adiantou.
Para o historiador Roberto Pessoa, a live vai mostrar um local de valor histórico importante, não apenas para turistas e moradores, mas para a humanidade. “O Terreiro de Jesus é o embrião de uma grande capital, a primeira expansão urbana se deu na região, com a chegada da ordem católica. Por isso é um berço das culturas afro, portuguesa e indígena”, resumiu.
Avaliação – Já o guia de turismo Fábio Gondim ressaltou os conteúdos apresentados nas lives anteriores e sua satisfação em participar do programa, que para ele é objeto de fortalecimento do turismo soteropolitano, prometendo revelar “o melhor da cidade”, o que ele faz cotidianamente.
Gondim diz ainda estar acompanhado desde a primeira edição, relembrando detalhes e dados peculiares, não apenas relacionados aos atrativos históricos, mas também às belezas naturais de Salvador. “A live está fomentando e divulgando o que temos de melhor, dentro e fora do Centro Histórico," defendeu.
Programa – Em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a Live Tour Salvador é uma iniciativa da Prefeitura para fortalecer o turismo da capital baiana. As apresentações virtuais trazem roteiros ao vivo, num formato inovador, a fim de atrair visitantes da Bahia e do Brasil. O programa já percorreu pontos turísticos em Itapuã, Rio Vermelho, Bonfim, Humaitá e Praça da Sé, além de abordar os beach clubs, na Praia do Flamengo, e o Santuário Dulce dos Pobres, na Cidade Baixa.
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Fabricar a própria cerveja em casa pode ser um hobby prazeroso para quem gosta de apreciar a bebida na forma artesanal. Neste domingo (11), às 15h, acontecerá uma oficina gratuita de produção de cerveja artesanal que será transmitida pelo canal do Café-teatro Nilda Spencer no YouTube (www.youtube.com/c/cafeteatronildaspencer). Não é necessária inscrição prévia.
A atividade faz parte do "Alimento da Alma – Ocupação Gastrocultural do Café-teatro Nilda Spencer", realizado pelo Coletivo Gastrocultura. O projeto foi contemplado pelo edital de Ocupação e Dinamização de Espaços Culturais da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
O mestre cervejeiro CR Moska guiará os interessados no estudo da produção da bebida. Moska é criador da cerveja “Acrática”, produzida desde 2016, e também se dedica ao ensino das técnicas de produção de forma acessível e barata.
A oficina terá momentos teóricos e práticos com foco na produção verdadeiramente artesanal de cervejas, sem o uso de grande aparato, com poucos equipamentos de baixo custo. Entre os temas que serão abordados estão: matéria-prima e insumos, tipos de maltes, fermentos e lúpulos, elaboração da receita, utilização do software “Beersmith” na produção de cerveja, limpeza e sanitização, principais estilo e tipos (escolas inglesa, alemã, belga e americana), além de processos da fabricação como moagem, mosturação, fermentação, maturação, carbonatação e envase.
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