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Conhecida por ser uma das localidades mais movimentadas e pelo grande fluxo diário de veículos, a região do Shopping da Bahia vai ganhar uma nova obra estruturante de mobilidade. Nesta quinta-feira (24), o prefeito ACM Neto assinou ordem de serviço para o início da construção de um viaduto que fará ligação do tráfego da Avenida ACM para o sentido Acesso Norte/BR-324.

O novo equipamento possuirá 300 metros de extensão, duas faixas e vai possibilitar mais fluidez, eliminando todo o conjunto semafórico que fica em frente ao Shopping da Bahia e que é responsável por causar retenções.

Na prática, a nova estrutura vai beneficiar motoristas que vierem do Parque da Cidade e que irão sentido Avenida Bonocô e Acesso Norte, pois não haverá mais necessidade de ter que retornar no Viaduto dos Rodoviários, que fica nas imediações do Mundo Plaza.

Já os condutores que vierem da Avenida Bonocô ou Rótula do Abacaxi e quiserem acessar a Avenida Tancredo Neves passarão por debaixo do novo viaduto, sem ter que encarar mais semáforos na região do Shopping da Bahia.

O investimento para a implantação do equipamento será de quase R$30 milhões. As obras irão durar 11 meses e serão executadas pelo Consórcio Top/Norconsult, com supervisão da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Complemento - ACM Neto reforçou que o viaduto será complemento do primeiro trecho do sistema BRT e que integra o projeto Nova Avenida Tancredo Neves. “Com a fluidez que a cidade passará a ter a partir do projeto do BRT, a estimativa é que um número maior de veículos transite e que a demanda aumente, causando impactos no acesso à Avenida Paralela ou para quem pretende ir para as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto. Tínhamos consciência de que obra poderia causar um problema lá na frente, por isso pensamos em uma série de soluções para dar fluidez à mobilidade de toda essa região”, disse.

O chefe do Executivo municipal lembrou que no início deste mês a Prefeitura iniciou as obras de uma ponte sobre o Rio Camarajipe, na Ligação Iguatemi-Paralela (LIP), cujo investimento é de R$14,2 milhões. Além disso, está em andamento as obras de uma trincheira bidirecional que ligará a Tancredo Neves à Avenida Magalhães Neto.

"O viaduto que vai ligar a Avenida ACM ao Acesso Norte/BR-324 será mais uma intervenção de mobilidade em andamento na cidade. As intervenções irão melhorar a qualidade de vida das pessoas que se deslocam diariamente por essa localidade, seja no transporte público ou particular", destacou o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Luciano Sandes.

 

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Com o objetivo de oferecer apoio a pessoas em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) realiza ações especiais de suporte. As iniciativas contemplam a criação de unidades emergenciais, ampliação do número de vagas de acolhimento, suporte psicológico, atendimento especializado nas áreas de saúde e assistência social, além de apoio e encaminhamento aos serviços sociais. 

 O conjunto de ações oferece acolhimento e assistência à população em situação de rua e de extrema vulnerabilidade social. As unidades emergenciais promovem ainda o acesso a políticas públicas, cidadania, apoio financeiro através do Aluguel Social, encaminhamento para demandas de saúde, retirada de documentação civil e inscrição de benefícios sociais.  

Para entreter e levar conhecimento aos acolhidos são realizadas oficinas de percussão, capoeira e corte e costura, além de rodas de conversa para orientar esse público a lidar com o dinheiro. Cada unidade conta com uma equipe composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, advogados, educadores sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem.  

Planos - Acolhido na Unidade Emergencial Família Pérolas, em Coutos, Leonardo Dantas, de 21 anos, morava na rua com a esposa e a filha recém-nascida. Há três meses morando na unidade, ele se prepara para receber o Aluguel Social e já faz planos para o futuro. "Passamos por momentos muito difíceis morando na rua nesta pandemia. Eu sou muito grato por ter encontrado esse acolhimento aqui na unidade para minha família. Hoje, sou acolhido, mas também sou voluntário e ajudo trabalhando na horta".  

Para o casal de acolhidos Bianca dos Santos, de anos 17, e Luiz Rocha, de 22 anos, apesar dos momentos de dificuldades vividas no início da pandemia, o Aluguel Social representa um sentimento de conquista e felicidade. "Chegamos a morar debaixo da ponte e sem ter o que comer. Foram momentos de muitas dificuldades e humilhações. Mas receber esse auxílio aluguel e ter a chance ver meus filhos em uma casa com segurança, é uma alegria grande”, disse Bianca. 

Atualmente, 250 acolhidos estão distribuídos entre as unidades emergenciais Família Pérolas, em Coutos, e Casa das Pérolas, na Boca do Rio. "Esse acolhimento é muito importante para esse público, principalmente neste período de pandemia, porque muitos deles já tinham perdido as esperanças por estarem morando na rua e com medo de se contaminar com a Covid-19. Quando eles chegam aqui, recebem todo apoio e suporte necessário. É como se as esperanças deles se renovassem novamente", afirmou a gestora da Unidade Família Pérolas de Coutos, Vera Lúcia.  

Balanço – Somente neste período de pandemia, a Prefeitura inaugurou dez unidades de acolhimento e apoio à população em situação de rua, sendo cinco emergenciais, duas diretas e três de retaguarda. No total, foram criadas 777 novas vagas para o período de combate e enfrentamento a Covid-19. Além disso, contêineres foram instalados na Barroquinha e nos Barris para auxiliar as pessoas em situação de rua a realizar a higienização pessoal e de seus pertences, como forma de combater a proliferação do coronavírus. Cestas básicas e refeições também foram e continuam a ser doadas. 

 

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed), inicia nesta quinta-feira (24) a sexta etapa de distribuição de cestas básicas para os alunos matriculados na rede municipal de ensino, nas instituições conveniadas e no projeto Pé na Escola. Como nas etapas anteriores, a entrega segue um cronograma por Gerência Regional de Educação (GRE). "É importante que os responsáveis fiquem atentos a essas datas e confirmem ligando para a unidade escolar antes de sair de casa", alerta Geusa Fabrine, gerente administrativa da Smed e responsável pela logística da ação. 

Hoje, as cestas começam a chegar nas escolas das GREs Centro e Subúrbio II. Na semana seguinte (de 28 de setembro a 2 de outubro), serão contempladas as GREs São Caetano, Liberdade/Cidade Baixa, Cajazeiras e Orla. As unidades escolares das GREs Pirajá, Itapuã e Subúrbio I receberão as cestas entre 5 e 9 de outubro - nesse período haverá continuação da entrega na de Cajazeiras. E de 13 a 16 de outubro será a vez do Cabula e dos alunos das instituições conveniadas e do Pé na Escola. 

"Essa é uma medida importantíssima, tomada logo nos primeiros momentos da crise sanitária, para garantir a segurança alimentar dos cerca de 163 mil alunos sob responsabilidade da Prefeitura", afirma o titular da Smed, Bruno Barral. Segundo ele, desde março até agora já foram mais de 800 mil cestas básicas que somam 12 mil toneladas de alimentos. 

Cada cesta básica contém: açúcar, arroz, farinha de mandioca, feijão, biscoito, café, farinha de milho, proteína de soja, macarrão, leite em pó, sal e óleo.

 

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O Prato Amigo tem feito a diferença para entidades beneficiadas pela iniciativa. Fundado nos Barris, em 2013, e relocado para sua nova sede, entregue pela Prefeitura há poucos dias na região da Polêmica, em Brotas, o espaço funciona como um banco de alimentos, fazendo serviços de coleta e distribuição de produtos do gênero alimentício para entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.  

Gerido pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), o programa conta atualmente com pouco mais de 20 empresas e organizações engajadas na ação. Mensalmente, beneficia 25.6 mil cidadãos e cidadãs ligados a 320 entidades que cuidam de pessoas carentes na cidade.  

Já foram arrecadadas, desde 2013 até julho passado, 1.374 toneladas de alimentos. Na lista das instituições contempladas pelo Prato Amigo está o Núcleo de Assistência Comunitária (NAC), nos Mares, que atende 105 crianças e a adolescentes, entre 5 a 17 anos, portadoras de autismo e com dificuldades em aprendizado.  

Segundo a presidente do NAC, Teca Lima, as doações contribuem demais para alimentação das pessoas assistidas pela instituição. “Semana passada, por exemplo, recebemos leite e massas que ajudaram muito nas refeições. O Prato Amigo tem nos ajudado a contribuir com refeições das pessoas que frequentam nossa casa e até mesmo moradores da nossa comunidade”, afirma.  

A instituição voluntária conta com apoio de um grupo de 56 voluntários nas áreas de psicologia, serviço social, educadores sociais, nutricionistas, psicopedagoga, entre outros profissionais. As doações oriundas do Prato Amigo também fazem a diferença para as 75 famílias dos pacientes atendidos pelo Instituto Vencendo o Câncer, em Monte Serrat.  

A presidente da entidade, Genivaldete Jesus, explica que, desde 2017, a ajuda tem sido muito bem-vinda. “Para nós é uma ajuda vital, muito importante mesmo. Há três anos me cadastrei e comecei a receber a ajuda. Os alimentos que vem de lá são distribuídos com os pacientes e suas 75 famílias”.  

Doações - Parceira do Prato Amigo desde a fundação do projeto, o Disk Bananas doa bananas e maracujás. Na opinião da sócia administradora da empresa, Neyse Lobo, o projeto é um importante elo entre o doador e os locais onde existe a necessidade. “Aqui na Ceasa, por exemplo, existe uma grande quantidade de produtos jogados no lixo diariamente. Produtos que não são vendidos, mas estão em bom estado para consumo. Muitos comerciantes não possuem tempo, logística, disposição, interesse em levar esses produtos para quem necessita. E aí o Prato Amigo busca a doação e ensina aos que recebem a melhor forma de aproveitar ao máximo os itens recebidos”, comenta.  

Ainda segundo a parceira do projeto, a empresa distribuidora de frutas atuante desde 1998 sempre fez doações. “Doamos porque podemos e queremos compartilhar um pouco do que temos com quem não tem muito. Nós somos uma empresa familiar e dividir o que se tem com o outro foi um ensinamento passado de pai para filho. Há anos, meu pai doava para o Prato Amigo e hoje seguimos esse legado”, conta.  

Nova estrutura - A nova unidade do Prato Amigo entrou em funcionamento no dia 16 de setembro, quando foram entregues 10 toneladas de alimentos para 70 instituições, com cerca de 3,2 mil beneficiadas. Interessados em doar ou instituições que desejem ser beneficiadas pelo programa precisam entrar em contato com a unidade através do telefone (71) 3328-1345. Existem critérios que precisam ser seguidos nos dois casos.  

A sede do Prato Amigo funcionava na Ladeira dos Barris, em uma estrutura menor que a atual. A nova sede foi construída com recursos da Prefeitura, com investimento de R$ 1,8 milhão. O equipamento conta com um galpão com 580 metros quadrados, câmara fria para armazenar congelados com 20 metros quadrados, além de espaços setorizados e estruturados para recepção, triagem, higienização e armazenamento dos alimentos.

 

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Totalmente revitalizada, a Praça Edvaldo Oliveira Souza, localizada no Parque São Vicente, no Caminho das Árvores, foi entregue pelo prefeito ACM Neto, na noite desta quarta-feira (23). A reinauguração do espaço, que tem o nome do pai do ex-conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Fernando Vita, contou ainda com a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos. 

O projeto foi executado pela Desal, vinculada a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), e teve investimento no valor de R$ 64.860,25. A praça foi reconstruída em um espaço de 972,58m² e possui 285m² de área verde. O espaço conta com academia de saúde e musculação, parque infantil, espaço de jogos, para animais, comunicação visual, acessibilidade e pavimentação. Para garantir o conforto e segurança dos moradores, a praça conta ainda com paisagismo e iluminação em LED.   

De acordo com o prefeito ACM Neto, trata-se de uma justa homenagem ao ex-vereador de Santo Antônio de Jesus e ex- vice-prefeito de Dom Macedo Costa, Edvaldo Souza. “Conheci seu Edvaldo, sua família. Era um homem simples, do interior, mas muito inteligente e politizado. Para nós uma honra, ele tinha uma forte relação com meu avô, depois ficou o elo com Vita, com quem tenho uma relação de amizade até hoje”, disse.   

O prefeito fez questão de ressaltar que essa é a primeira praça entregue desde que a pandemia começou, há seis meses. “Agora a gente vive uma situação mais tranquila e consegue retomar a entrega das praças. A Desal e Seman não pararam de trabalhar um dia sequer. Tendo passado a fase mais aguda da pandemia, estamos voltando a frequentar os ambientes sociais e de lazer”, reforçou ACM Neto, assegurado que, até o final da gestão, serão entregues cerca de 80 praças

O prefeito aproveitou para agradecer o apoio da comunidade. “Queremos agradecer a Associação de Moradores São Vicente que cobrou, acompanhou a obra e agora assume a paternidade e maternidade da praça para cuidar e ajudar a manter esse espaço público”, frisou.   

História do espaço - Por volta dos primeiros anos da década de 1980, os moradores se reuniram, fizeram uma “vaquinha” e com recursos próprios, alugaram máquinas e caçambas, e praticamente tomaram posse da área que estava sendo doada pelo prefeito de então, Manoel Castro, ao Rotary. Os velhos moradores limparam a área que estava completamente abandonada, tomaram posse dela e praticamente impuseram a construção da praça. 

Quanto ao nome atual da praça, ele foi dado na primeira gestão do prefeito Antônio Imbassay. Edvaldo foi um político de destaque, homem lúcido, honrado, muito respeitado e admirado por todos. Foi também vice-prefeito do pequeníssimo município de Dom Macedo Costa, aos 96 anos, quando o então chefe do Executivo veio a falecer.   

Edvaldo nasceu em 12 de janeiro de 1918, na localidade do Ramo das Graças, na cidade de Dom Macedo Costa. Foi vereador na cidade de Santo Antônio de Jesus, onde assumiu quatro mandatos. Ele ocupou outros quatro mandatos como vereador em Dom Macedo Costa. Faleceu em 2017. 

 

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O Terminal da Barroquinha passa por obras de requalificação que foram iniciadas em agosto pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). Para dar continuidade às intervenções, o espaço foi interditado desde ontem (22) e o retorno dos ônibus que circulam na região passou a ser feito na entrada do terminal, em um ponto provisório instalado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

Um dos objetivos do projeto, assim como a revitalização do Aquidabã, é atender o apelo dos comerciantes para ampliar o fluxo de pessoas na região da Barroquinha e da Rua J. J. Seabra (Baixa dos Sapateiros). Também faz parte dessa estratégia a requalificação da Rua Cônego Pereira, já inaugurada, e do Mercado São Miguel, na Baixa dos Sapateiros, que já está pronto,aguardando apenas a seleção dos permissionários.

Fiscais da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) estiveram hoje no Terminal da Barroquinha para orientar os vendedores ambulantes sobre a saída temporária para viabilização das intervenções. As melhorias do terminal envolvem a reorganização das paradas de ônibus, nova pavimentação em concreto, iluminação em LED e implantação de uma praça com academia de ginástica, quadra poliesportiva e espaço infantil. O local terá, ainda, ordenamento do comércio informal paisagismo.O investimento na requalificação do local será de cerca de R$ 5,5 milhões.

Aquidabã – Projetado no final da década de 1970, o Terminal Aquidabã aos poucos ganhando características de um ponto de ônibus, ainda que bastante demandado. Esse será mais um espaço a ser reformado pela Prefeitura. A ideia, segundo a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, é transformá-lo em um espaço agradável para toda a área do entorno. As intervenções serão iniciadas em breve.

O projeto para o local inclui a retirada da cobertura, dando mais luminosidade ao ambiente, e a construção de uma quadra de esportes para atender não só os moradores de bairros próximos, mas também lojistas que trabalham na região e que vão poder praticar esportes e ter um momento de lazer após o expediente. Com isso, o terminal vai ficar mais movimentado, melhorando, inclusive, a procura pelo comércio da região.

Também está prevista a criação de vagas de estacionamento, uma demanda dos comerciantes locais, a valorização da área dos bares (dez quiosques funcionam no local hoje), a construção de um espaço para atuação da Polícia Militar, implantação de iluminação em LED, de mobiliário urbano, revitalização da calçada e paisagismo.

“Essas são as intervenções previstas no projeto. Com elas, o Aquidabã vai passar a integrar aquela área como um todo, em total harmonia com as obras que já foram feitas, tanto a da Rua Cônego Pereira como a da Avenida J.J. Seabra, essa última feita pelo governo do Estado”, conta Tânia.

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) realizou, na manhã desta quarta-feira (23), uma operação para fiscalizar os salões de beleza e barbearias com o objetivo de identificar o cumprimento dos protocolos sanitários. No total, foram vistoriados 115 estabelecimentos, com uma interdição no bairro do Saboeiro em função do horário irregular de funcionamento, que obrigatoriamente deve ser das 10h às 20h, todos os dias da semana.

Desde a reabertura desses estabelecimentos, no dia 10 de agosto, até a última terça-feira (22), a Sedur fiscalizou 412 salões. Destes, três foram interditados por descumprimento das regras. Um dos espaços vistoriados hoje pela equipe foi o Salon Novos e Velhos, na Pituba. O empreendimento estava dentro das normas de funcionamento, o que tem acontecido na maioria dos casos, conforme apontam os dados da fiscalização.

“Nossa maior dificuldade agora é fazer com que a clientela se sinta segura para retomar. Nosso público é formado por pessoas idosas e, por ser um salão antigo, temos uma fidelidade de anos. Por isso a importância de seguir os protocolos de segurança”, pontuou Magaly Ribeiro, administradora.

Entre as irregularidades mais comuns identificado pelos agentes da Sedur estão a falta do protocolo setorial afixado na portaria dos estabelecimentos, ausência do tapete higienizador na entrada e funcionários sem o uso da máscara face shield, imprescindível para manter o atendimento com segurança.

“Durante as fiscalizações, já identificamos também erros como falta de álcool em gel e aglomeração. Nesses casos, agimos interditando o estabelecimento, de modo que o problema seja resolvido e ele possa voltar a funcionar dentro dos protocolos. Sabemos que o momento econômico está difícil nessa retomada, então não há nenhum tipo de multa. O objetivo principal é a conscientização”, disse o coordenador de Fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas.

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A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já realizou 13.660 testes rápidos para detecção do coronavírus no Nordeste de Amaralina, Águas Claras e Santa Cruz, que resultaram em 4.379 casos confirmados da doença. As três localidades seguem com medidas restritivas em andamento pelo menos até o próximo sábado (26). Até lá, a Prefeitura decidirá se prorroga ou não as ações regionalizadas nesses locais. 

Desses três bairros, o Nordeste de Amaralina lidera o número registros de diagnósticos da Covid-19, motivo pelo qual a gestão municipal vem mantendo, desde o dia 10 de julho, as operações de enfrentamento à pandemia em toda a região. A localidade soma 7.903 testes rápidos feitos, sendo que 2.540 deram positivos. 

Já em Santa Cruz, desde o dia 8 de agosto, a SMS realizou 3.518 testes, totalizando 1.340 resultados positivos para o coronavírus. Em Águas Claras, desde o dia 31 de agosto, foram aplicados testes em 2.239 pessoas, com 499 delas positivadas. 

A testagem rápida ocorre de forma simples e prática, sendo feita pela amostra de sangue coletada do dedo do paciente. Técnicos da SMS fazem a triagem para identificação dos indivíduos com sintomas gripais. Logo depois, uma amostra laboratorial é recolhida e analisada pelos profissionais em até 30 minutos. 

O resultado é encaminhado ao paciente via mensagem de texto no celular. Em caso positivo, a pessoa é orientada a iniciar o isolamento domiciliar e a SMS entra em contato com a pessoa para realizar as devidas orientações e medidas de controle. 

Fiscalização - As atividades econômicas no Nordeste de Amaralina, Águas Claras e Santa Cruz funcionam com limitações, em horário das 10h às 16h, obedecendo a todos os protocolos de segurança para conter a disseminação da Covid-19. 

Seguem liberados para funcionar em qualquer horário apenas estabelecimentos que prestam atendimentos essenciais, tais como supermercados, açougues, farmácias, padarias, agências bancárias e lotéricas, repartições públicas e cartórios, clínicas veterinárias, serviços de imagem radiológica, atendimentos de tratamento contínuo (oncologia, hemoterapia e hemodiálise) e laboratórios de análise clínica. 

A fiscalização é feita diariamente pela força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Segundo balanço do órgão, no Nordeste de Amaralina já foram feitas 5.6 mil vistorias e mais de 60 interdições em estabelecimentos que descumpriram os protocolos de funcionamento. Em Santa Cruz, os fiscais fizeram 2.6 mil vistorias e efetuaram 28 interdições. Águas Claras, por sua vez, contabiliza 4,2 mil vistorias e 22 interdições.
   
Desinfecção - A desinfecção das ruas e espaços públicos também faz parte do pacote de medidas da Prefeitura para conter a disseminação do novo coronavírus. O trabalho é feito por agentes da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), que utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs) e pulverizadores costais para aplicação de hipoclorito de sódio nas vias. 

No Nordeste de Amaralina, a Limpurb já fez 488 intervenções, beneficiando localidades como a Rua Pará, Travessa Balneara e Rua Miguelito. Em Águas Claras, 185 ações de higienização em logradouros públicos foram feitas, com atendimentos nas ruas Petrópolis, Dr. Jorge Costa Andrade e São João.  Em Santa Cruz, 514 operações para desinfecção foram realizadas. A iniciativa beneficiou locais como as ruas da Paz, 11 de Agosto e Sucupira. 

Social - Outro serviço disponível para a população durante as ações de proteção à vida é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante. Por meio da iniciativa, o cidadão recebe orientações sobre Benefícios Eventuais, a exemplo de auxílio-moradia e auxílio-natalidade; sobre Cadastro Único e Bolsa Família; além de outros benefícios socioassistenciais como o programa municipal Salvador por Todos e auxílio emergencial do governo federal. 

No Nordeste de Amaralina foram feitos 197 atendimentos e oito encaminhamentos; em Santa Cruz, 192 atendimentos e nove encaminhamentos; e em Águas Claras, 135 atendimentos e 12 encaminhamentos. 

Cestas básicas – A Secretaria de Ordem Pública (Semop) distribuiu 460 cestas básicas a ambulantes e feirantes, a fim de garantir a alimentação desses trabalhadores e de suas famílias, enquanto há restrições das atividades comerciais estão em andamento. 

No Nordeste de Amaralina foram entregues 118 cestas; em Santa Cruz, 133; e em Águas Claras, 209 unidades, que contêm itens de gênero alimentício e limpeza.

 

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O projeto piloto Bike Comunidade foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (23) na região do antigo Alagados, em Itapagipe. Inédita em Salvador, a ação foi criada pelo Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) e faz parte das 101 ações do plano de retomada da economia da cidade, no eixo das soluções urbanas, lançado pela Prefeitura. 

"Serão disponibilizadas bicicletas para empréstimo aos moradores locais. A ideia é que as pessoas usem as bikes para o transporte de objetos, ferramentas de trabalho, compras, entre outros, além de viabilizar também possibilidades de geração de renda com o cidadão", explica o coordenador do MSVB é presidente da Saltur, Isaac Edington. 

Além de um ponto para realizar empréstimos a população da comunidade, o local onde foi instalado o Bike Comunidade também servirá como ponto estratégico para realização de ações ligadas à bicicleta na região. O objetivo é implementar o projeto em pelo menos mais 10 locais da cidade até o final ano.

Empréstimo -
 Para utilizar a bike será necessário fazer um cadastro pessoal com um documento de identificação. A partir do momento que a pessoa já estiver cadastrada poderá pegar a bicicleta e usá-la por até 24 horas. O Bike Comunidade dos Alagados fica na Rua Doutor Caio Mario Pedreira Filho 147 - Antigo Alagados.

 

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