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Cerca de 35 auxiliadores de Desenvolvimento Infantil (ADI) de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) participaram da primeira formação para profissional de apoio e inclusão “Caminhos para Inclusão — Tecendo Caminhos para uma nova Escola”. A atividade aconteceu esta semana no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cid Passos, em Coutos.

O objetivo do encontro foi capacitar e orientar os profissionais de apoio sobre como dar suporte para crianças portadoras de necessidades especiais em sala de aula comum. Participaram do encontro profissionais da Regional do Subúrbio II e a formação foi ministrada pela professora do Cmei Cid Passos, Reginalva Santos; a professora da sala de recursos do Cid Passos, Helen Guimarães; e pela professora da sala de recursos da Escolab Coutos, Marili Lopes.

“Diante de uma alta demanda de crianças com necessidades especiais em nossas unidades, percebemos a necessidade de incluir e formar as ADI de nossa regional em um processo, para elas poderem fazer intervenções e poderem conhecer o papel especial que tem na vida dessas crianças e dessas famílias”, disse a diretora do Cmei Cid Passos, Izabel Cristina Borges.  

“Sabemos das dificuldades existentes de como proceder como uma criança portadora de necessidade especial. É angustiante saber dessa dificuldade, então precisamos formá-las para poderem conduzir da melhor forma quando uma criança dessa estiver em crise, por exemplo”, frisou a professora Reginalva Santos.

Durante a formação foram abordados temas, como afetividade, apresentação de casos reais vivenciados por alunos do Cmei Cid Passos e técnicas de como agir diante de crianças com necessidades especiais. Além disso, foi apresentada a norma técnica instituída pelo município de Salvador de quais são os papéis da ADI PNE.

Aprendizado – Para a auxiliadora Jucimaura Rocha, de 47 anos, a realização da capacitação é de extrema importância pela oportunidade de aprendizado. “Sabemos que conhecimento nunca é demais. Precisamos sim, ser capacitados para poder ter ciência de como agir em situações necessárias. A cada dia de exercício de minhas atividades, tenho aprendido muito com cada criança em que convivo e auxílio”.

Também profissional de desenvolvimento infantil PNE, Tainá Melo, de 26 anos, considerou a formação bastante necessária para enriquecer os conhecimentos. “Lidar é desafiador, mas precisamos ter capacidade enquanto profissionais para poder saber conduzir da melhor forma esse suporte para essas crianças”, ressaltou.

 

 

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), lançou nesta sexta-feira (20), o projeto Acelera Salvador, que tem a meta de capacitar 1,4 mil pequenos empreendimentos formais e informais da cidade dentro de um ano. A ação ocorreu no Campus Fratelli Vita da faculdade Estácio, na Calçada, e contou com uma feira de empreendedores locais, além de programação cultural.

A iniciativa, uma parceria com a Wakanda Educação Empreendedora, será iniciada com uma turma de 155 empreendedores, presentes em nove bairros da capital baiana: Cajazeiras X, Caminho de Areia, Itapuã, São Cristóvão, Lapa, Paripe, Plataforma, Pernambués e São Caetano. As trilhas formativas do projeto acontecerão on-line, com duração de três semanas e carga horária total de 20 horas. As inscrições estão disponíveis pelo link https://forms.gle/2R7qZKTXyJiJZXVx5.

“O Acelera vem dar vez e voz aos empreendedores que lutam com talento, criatividade, vontade e ousadia. Temos uma necessidade histórica de reparação, de construir políticas públicas para reduzir a vulnerabilidade social e isso se faz com emprego, renda e capacitação, ferramentas técnicas e financeiras, para a conquista da autonomia”, afirmou a vice-prefeita Ana Paula Matos, que esteve presente no evento.

A titular da Semdec, Mila Paes, explicou que o projeto Acelera Salvador faz parte de um programa mais amplo, o Empreenda Salvador. “Dentro do Empreenda, nós fizemos o Treinar para Empregar, voltado à capacitação de pessoas para o mercado de trabalho tradicional. Já o Acelera é um projeto que tem por objetivo capacitar pequenos empreendimentos e criar redes associativas. Acreditamos que a união dos negócios tem o poder de fazê-los crescer e transformar a base da nossa economia”, elucidou.

Funcionamento – O Acelera Salvador apresenta uma metodologia baseada em três pilares: vendas, marketing e gestão financeira. Karine Oliveira, CEO da Wakanda Educação Empreendedora, empresa executora do Acelera Salvador, destacou que o foco do projeto é qualificar mulheres e homens que abriram um empreendimento por necessidade.

“As mulheres negras e mães solo, os ambulantes e artistas de rua, os pequenos comerciantes, nós queremos mapear quem são esses empreendedores por subsistência. Através da plataforma do projeto, queremos juntar e qualificar uma galera para atender grandes demandas da cidade, que um pequeno negócio não atenderia sozinho”, destacou.

A diretora de Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, salientou que os agentes de empreendedorismo, ação realizada em parceria com o Parque Social, vão monitorar e dar suporte aos empreendedores para incentivar a estabilidade dos negócios.

Taísa Góes, 23 anos, cadastrou dois negócios no Acelera Salvador: a Bem Gaiata Hair Boutique e o My Stage 360°, um palco de vídeo interativo em 360°. “É uma iniciativa voltada sobretudo para os pequenos negócios, que começam com insegurança, falta de capacitação. Acredito que esse projeto servirá de aparato para que possamos construir uma base sólida, porque muitas vezes temos habilidade e vontade, mas faltava este incentivo, que faz toda a diferença”, comentou.

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Como parte das comemorações pelo Dia do Gari, celebrado no último dia 16, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) promove exposição em homenagem à classe no Shopping da Bahia. A exposição fica disponível na Alameda Calazans Neto, Piso L2, de 16 a 31 de maio, para quem desejar conferir de perto o resultado desse trabalho. Na ocasião, também são exibidos exemplares dos fardamentos de edições especiais, como Natal, Carnaval, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Os painéis exibidos no Shopping da Bahia retratam os profissionais da limpeza de uma maneira que ressalta a importância destes para manutenção da cidade e os afastam dos preconceitos, descrevendo serviços como jardinagem, varrição e serviços na praia. Nos painéis, os garis compõem pontos turísticos da cidade como Farol da Barra, Igreja do Bonfim e Elevador Lacerda, em lindas colagens que os colocam gigantes, como são.

Essenciais – A iniciativa despertou impressões positivas de quem visitava a homenagem aos profissionais de limpeza, que puderam visualizá-los como essenciais e merecedores de toda homenagem, como ressaltou a aposentada Joseane dos Santos. "Os garis são profissionais que zelam pela limpeza na nossa cidade, além de serem fundamentais na preservação do meio ambiente. Cabe também a conscientização e colaboração da população no trabalho deles, principalmente na coleta de lixo. Os garis são essenciais", relatou.

 

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A lei que institui o Plano de Cargos e Vencimentos da Guarda Municipal de Salvador foi sancionada pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (20), durante ato realizado no Palácio Thomé de Souza, no Centro. A iniciativa ocorre três dias após o Executivo municipal receber a matéria aprovada da Câmara de Vereadores, e é considerada o maior avanço na política de valorização dos agentes do órgão.

Na ocasião, o prefeito anunciou ainda a convocação de mais 57 profissionais concursados. Também foi garantida a inserção de emenda que garante a participação feminina em um mínimo de 20% dos cargos da corporação.

O plano era uma demanda antiga da categoria e é um instrumento fundamental para a progressão de carreira dos agentes. "É uma conquista histórica da GCM, pois se trata de um desejo que existe desde sua criação. O plano reestrutura a carreira com garantia de ascensão, reserva de vagas para mulheres, criação de classes e um reajuste de 11% para todos em atividade. Além disso, já convocamos 157 novos guardas, dos quais 93 estão em atividade, e pretendemos chegar a 150 novos profissionais ativos", declarou Bruno Reis.

O plano beneficiará, diretamente, 1,3 mil servidores entre ativos e inativos e reconhece as especificidades da carreira do guarda civil municipal, além de estimular o crescimento profissional e assegurar os meios necessários para o conhecimento e desenvolvimento de habilidades dos colaboradores da corporação.

"Este é um instrumento para ampliar e melhorar ainda mais a prestação de serviço por parte da GCM. Em contrapartida, isso fortalece ainda mais o serviço, trazendo também mais responsabilidade. Sabemos que eles estão aptos para realizar um trabalho ainda melhor para a população. O plano garante que os guardas podem ascender verticalmente na carreira, com metas individuais e institucionais, onde todos ganham", explicou o titular da Semge, Thiago Dantas.

Vantagens – Entre as vantagens instituídas através da nova lei está a Gratificação por Regime Especial de Trabalho na Guarda Civil Municipal (RETGCM), que vai substituir a Gratificação de Risco, e concederá um percentual de 50% do valor de vencimento. Além disso, a proposta mantém a Gratificação por Avanço de Competência, com percentual variando entre 40% e 45% do vencimento básico, levando em consideração o nível em que o servidor se encontra, dentre outras iniciativas.

O diretor da GCM, Maurício Lima, celebrou mais esta conquista da categoria. "Essa conquista nos dá a segurança de evolução e a certeza de que o guarda municipal poderá crescer e cumprir seu papel junto à sociedade. É o maior avanço da GCM desde sua criação".

Estrutura e investimentos – Criada há 13 anos, a GCM tem o objetivo de preservar a ordem pública, proteger o cidadão, além de zelar pelos bens, serviços e instalações da cidade, respeitadas as competências dos órgãos federais e estaduais. Nos últimos anos, a Prefeitura empregou uma série de ações para qualificação das atividades diárias da instituição. 

No final de 2020, o órgão teve a sede, situada na Avenida San Martin, completamente requalificada. Além disso, houve investimento na aquisição de viaturas, armamentos, coletes, capacitações e operações especiais remuneradas.

Atualmente, a GCM possui cerca de 1,3 mil servidores e seis grupamentos: Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo de Rondas da Capital (Rondac), Grupamento Especial de Motociclista (GEM), Grupo de Apoio ao Turista (GAT) e Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa).

O representante da categoria no Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador, Bruno Carianha, acredita que as melhorias para a GCM impactam diretamente na performance dos profissionais e trazem benefícios para a cidade como um todo. "Hoje sentimos que a Prefeitura reconheceu este trabalho. O plano passa a estruturar nossa carreira, nos dando melhores condições de carreira e salários, no decorrer da vida laboral, atuando de forma ainda melhor para o benefício da cidade”.

Destaques – Como destaques, o plano de cargos e salários da GCM traz o estabelecimento da hierarquia, aperfeiçoando o funcionamento estrutural da corporação; torna clara as regras de avaliação de desempenho; fixa a avaliação de desempenho relacionada ao cumprimento de metas institucionais e individuais; e cria uma reserva de vagas para mulheres.

Além disso, consolida a jornada de trabalho; assegura um aumento salarial na ordem de 11%; cria seis classes que serão conquistadas com avanços verticais no momento da promoção; institui critérios de desempenho para o avanço vertical e objetivos, como prova de esforço físico periódico e realização de cursos de extensão na área com cargas horárias progressivas; garante cotas femininas para ingresso no concurso (20%) e cotas femininas para promoção nas classes (15%), além das cotas em cargos em comissão.

 

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos postos nesta sexta-feira (19), das 8h às 16h. A imunização contempla a estratégia “Liberou Geral” para aplicação da 1ª dose em pessoas com 12 anos ou mais, além da 2ª e 3ª dose para indivíduos com 18 anos ou mais, mesmo não morando em Salvador ou não tendo tomado as doses anteriores na cidade. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

O interessado deve apresentar, obrigatoriamente, original e cópia do cartão de vacina, carteira nacional de vacinação digital (ConectSUS) atualizada, documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.

As unidades seguem ainda com a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com 65 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas, que tomaram a 3ª dose até 19 de janeiro de 2022. Assim como os idosos e imunossuprimidos, os demais grupos não incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde, no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br . Continua também a vacinação para crianças de 5 a 11 anos, com nome na lista do site da SMS, em instituições de ensino da capital baiana.

DOCUMENTOS:

Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.

Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS.

Adultos: Deverão apresentar no ato da vacinação o ConectSUS atualizado e documento oficial de identificação com foto.

Voluntários de pesquisas e estudos: Para recebimento da 3ª dose, os voluntários de pesquisas e estudos deverão apresentar os documentos citados acima, além de declaração do instituto de pesquisa indicando que estão liberados para 3ª dose, sem prejuízo do prosseguimento do estudo/pesquisa.

Gestantes e puérperas: As gestantes devem apresentar, obrigatoriamente, cópia impressa da prescrição médica. As puérperas, além da prescrição médica, devem também apresentar uma cópia da certidão de nascimento do bebê ou Declaração de Nascidos Vivos.

Imunossuprimidos - 4ª dose e idosos com 65 anos ou mais: Os interessados devem ter 18 anos ou mais, já ter tomado as três doses do esquema vacinal, tendo tomado a 3ª dose até a data indicada na estratégia.

Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.

APRAZAMENTOS DESTA SEXTA (20):

*2ª DOSE – CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 6 A 17 ANOS – QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 22/4/2022

*2ª DOSE – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS 5 A 11 ANOS – QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 25/3/2022

*2ª DOSE CORONAVAC: APRAZADOS ATÉ 20/5/2022 – LIBEROU GERAL

*2ª DOSE PFIZER: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS APRAZADAS ATÉ 15/6/2022 – LIBEROU GERAL

*2ª DOSE JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A PRIMEIRA DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 19/3/2022

*2ª DOSE OXFORD: APRAZADOS ATÉ 15/6/2022

*2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 15/6/2022

*3ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 19/1/2022 – LIBEROU GERAL

*3ª DOSE – PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 23/3/2022

*3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 16/12/2021

*4ª DOSE: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS IMUNOCOMPROMETIDAS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ DIA 19/1/2022

*4ª DOSE: IDOSOS COM 65 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A 3ª DOSE ATÉ 19/1/2022

POSTOS:

1ª E 2ª DOSES PEDIÁTRICAS: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)

Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Garcia, USF Imbuí, USF Pituaçu, USF Vale do Matatu, UBS Manoel Victorino (Brotas), UBS Eunísio Teixeira (Saboeiro), USF Arraial do Retiro, USF Saramandaia, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Cajazeiras IV, UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Ministro Alkimin, USF São José de Baixo, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Vila Verde, USF San Martim III, 16º Centro de Saúde do Pau Miúdo, Multicentro Liberdade, USF Gal Costa, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Nova Brasília, UBS Castelo Branco, USF Pirajá, UBS Frei Benjamin (Valéria), USF Capelinha, UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF São Tomé de Paripe, USF São João do Cabrito, USF Colinas de Periperi, USF Alto da Terezinha, USF Fazenda Coutos III, USF Alto de Coutos I, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana. 

1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES: PESSOAS COM 12 ANOS OU MAIS

Postos fixos: USF Sabino Silva (Nordeste de Amaralina), Multicentro Amaralina, USF Federação, USF Santa Cruz (08H às 14H30), USF Calabar, USF Parque de Pituaçu, UBS Cesar de Araújo, USF Curralinho, UBS Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), UBS Cosme de Farias, USF Sussuarana, USF Arraial do Retiro, USF Calabetão, USF Resgate, USF Mata Escura, USF Estradas das Barreiras, UBS Engomadeira, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Cajazeiras X, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, USF Pelourinho, UBS Santo Antônio, UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste, USF São José de Baixo, USF São Cristóvão, USF Alto do Coqueirinho, USF KM 17 (Itapuã), UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Parque São Cristóvão, USF Jardim Campo Verde, USF Coração de Maria, USF Aristides Maltez (São Cristóvão), USF Santa Mônica, USF San Martin I, USF IAPI, USF Cambonas (Via Regional), USF São Marcos, UBS Sete de Abril, USF Dom Avelar, USF Boa Vista de São Caetano, USF Recanto da Lagoa II, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF Deputado Luiz Braga (Pirajá), USF San Martin II, USF Alto do Peru, USF Vista Alegre, USF Itacaranha, USF Beira Mangue, USF Alto de Coutos II,  USF Plataforma, USF Tubarão, USF Teotônio Vilela II, USF Alto do Cruzeiro, USF Nova Constituinte, USF Alto do Congo, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.

 

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Por intermédio do Programa Empreenda Salvador, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) lançará nesta sexta-feira (20), às 9h, o projeto Acelera Salvador, no Campus Fratelli Vita da Estácio, na Calçada. A iniciativa, uma parceria com a Wakanda Educação Empreendedora, pretende capacitar 1,4 mil empreendedores formais e informais de nove bairros de Salvador, para criação de redes associativas. A ação contará com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos.

A diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, afirmou que esse é o primeiro programa da Prefeitura que tem como objetivo qualificar e, ao mesmo tempo, conhecer as potencialidades locais dos bairros onde o programa vai atuar. “Com isso, conseguiremos levar qualificações específicas e, mais do que isso, juntar essas pessoas dentro de um conceito de economia solidária, de formar redes associativas, para que as vendas dos produtos sejam maiores e mais visíveis. Com isso, a gente consegue o objetivo central que é aumentar a geração de renda e fortalecer o empreendedorismo”.

As inscrições estão disponíveis pelo link https://forms.gle/2R7qZKTXyJiJZXVx5  . Estão envolvidos no projeto os bairros de Cajazeiras X, Caminho de Areia, Itapuã, São Cristóvão, Lapa, Paripe, Plataforma, Pernambués e São Caetano. O projeto piloto será realizado no Caminho de Areia e adjacências, no próximo dia 6 de junho, contemplando 155 empreendedores.

As trilhas formativas acontecerão on-line com duração de três semanas, completando uma carga horária de 20 horas. O conteúdo será voltado para gestão financeira, vendas on-line e planejamento pelo celular. Além da etapa de qualificação, o Acelera Salvador tem a proposta de analisar as potencialidades de cada bairro, para criação das redes produtivas.

 

 

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Integrantes do Programa Jovem Aprendiz Empreendedor, uma parceria entre a Prefeitura e o Parque Social, participaram de um encontro na manhã e tarde desta quinta-feira (19), quando receberam o encaminhamento para o mercado de trabalho. A ação, em conjunto com o Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), aconteceu no auditório do Parque Social, localizado no Parque da Cidade, no Itaigara.

Os 260 jovens foram divididos em duas turmas, nos turnos da manhã e da tarde, e assistiram a palestras sobre orientação para o mercado de trabalho, como se inscrever para as vagas, além de participar de uma oficina de entrevista para o primeiro emprego. A coordenadora do programa, Katharina Pinheiro, acompanhou o encontro e afirmou que esse momento de encerramento da formação auxilia os jovens no desenvolvimento de habilidades e competências para participar de processos seletivos em empresas que façam a absorção de jovens nesta função. “A partir disso, eles conseguem se preparar para a primeira entrevista, estar à frente de recrutamento e seleção e aprender como ter e manter uma postura profissional”.

A CEO do Portal D&T, Carla Moreira, foi a primeira palestrante da manhã e cativou a atenção do público, que participou ativamente com perguntas. “Os jovens são o futuro, então é bom criar essa estrutura de orientação, para que tenhamos bons profissionais mais à frente. É importante, enquanto profissionais já estabelecidos, que a gente contribua passando nossa trajetória, como chegamos aqui”.

Experiência – A jovem Soane Freitas, de 21 anos, é uma das concluintes desta turma. Estudando psicologia, ela passou um ano e cinco meses atuando na Secretaria de Comunicação (Secom) e avaliou a passagem pela Prefeitura. “Saio com muita experiência, pois foi uma ótima oportunidade para mim. Me desenvolvi, conheci pessoas novas e eu sei que o que aprendi durante a capacitação, eu vou levar para a vida e para outros trabalhos”.

Depois de um ano e sete meses na Guarda Civil Municipal (GCM), Fabrício Carvalho, também de 21 anos, conta que foi uma experiência incrível, principalmente por ser o primeiro contato profissional, e por se sentir abrigado na secretaria onde atuou. “Foi incrível, eu ganhei uma família e adquiri muito conhecimento teórico e prático. Saio com uma bagagem de coisas positivas e um profissional melhor. Minha expectativa agora é adquirir estabilidade financeira e cursar uma faculdade, na área de letras”.

Processo seletivo –  Desde 2014, o programa Jovem Aprendiz Empreendedor oportuniza capacitação profissional para adolescentes e jovens com idades entre 14 a 22 anos e seis meses. A intenção é fortalecer o protagonismo juvenil, possibilitando o crescimento pessoal, técnico e social para o enfrentamento dos desafios na vida e no mercado de trabalho.

A metodologia aplicada tem caráter interdisciplinar, com a possibilidade de construção do projeto de vida, acompanhamento psicossocial, momentos de integração com os pais e responsáveis dos jovens e participação em atividades culturais.

Os jovens passam por processo seletivo e, após resultado da seleção, os aprovados são contratados pelo Parque Social. Eles iniciam a Capacitação Teórica, que possui conteúdos voltados para a função de auxiliar administrativo, e temas com foco no desenvolvimento pessoal dos aprendizes, com a finalidade de promover reflexões e atitudes de responsabilidade, disciplina, proatividade, autonomia, autoconfiança, agir consciente, cidadania e sustentabilidade.

Na etapa da Capacitação Prática, aplicam os conhecimentos na função de auxiliar administrativo, nos diversos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Salvador. A carga horária total do Jovem Aprendiz Empreendedor é de 1.280 horas, sendo 400 horas teóricas e 880 horas de prática profissional, com entrega de certificado ao final da formação.

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Operador de telecobrança
Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter trabalhado com cobrança extrajudicial.
Salário a combinar + benefícios
10 Vagas

Sushiman
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
1 vaga

Salgadeiro
Ensino médio completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Reparador e Pintor de Veículos
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Auxiliar financeiro
Ensino superior completo em Administração, Contabilidade ou Gestão financeira, 6 meses de experiência, conhecimento em Sistema de Gestão financeira e no pacote office.
Salário R$1.500,00 + benefícios
1 Vaga

Vidraceiro
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível ter CNH B.
Salário R$1.400,00 + benefícios
1 Vaga

Fiscal de prevenção
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário R$1.212,00 + benefícios
2 Vagas - zoneada para moradores da região da Suburbana

Repositor de mercadorias
Ensino médio completo, 6 meses de experiência.
Salário R$1.212,00 + benefícios
2 Vagas - zoneada para moradores da região da Suburbana

Auxiliar de mecânico de veículos
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Borracheiro
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível conhecimento em pneus de carreta, empilhadeiras e pá-carregadeira. 
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Analista de Suporte Técnico
Ensino superior completo em Analise de Sistema, Ciência da Computação ou áreas afins, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento Intermediário de Excel, Redes e em Hardware (Manutenção e Conserto)
Salário R$1.300,00 + benefícios
2 Vagas

Técnico em vendas
Ensino superior cursando em administração, gestão comercial, gestão de negócios  ou comunicação, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

Mecânico de veículos leves
Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios}
1 Vaga

Analista de Suporte Técnico
Ensino superior completo em Analise de Sistema, Ciência da Computação ou áreas afins, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: Conhecimento Intermediário de Excel, Redes e em Hardware (Manutenção e Conserto).
Salário R$1.300,00 + benefícios
2 Vagas

Desenvolvedor de Android Pleno/Sênior
Ensino superior completo em Tecnologia da Informação ou áreas afins, 6 meses de experiência
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Desenvolvedor de Web
Ensino superior completo em Tecnologia da Informação ou áreas afins, 6 meses de experiência.
Salário a combinar + benefícios
2 Vagas

Coordenador de Marketing
Ensino superior completo em Marketing, 6 meses de experiência, imprescindível experiência com marketing digital e de produtos
Salário a combinar + benefícios
1 Vaga

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O espetáculo NAU, fruto do Edital Fábrica de Musicais – Ano II, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), foi o vencedor da categoria Melhor Espetáculo Adulto da 28ª edição do Prêmio Braskem de Teatro. A premiação foi realizada na noite da quarta-feira (18), no Teatro Castro Alves.

Dirigido por Daniel Arcades e Thiago Romero e direção de produção de Paula Hazin, o espetáculo teve um desafio a mais: além de ganhar o edital, precisou adaptar todo roteiro e formato para o virtual, em decorrência à pandemia da Covid-19 e levar entretenimento para o público sedento de arte e cultura, em meio ao confinamento. A história retrata personagens historicamente ignorados da construção social brasileira, que voltam ao país em uma barca com mais 11 mil espíritos para um acerto de contas.

O Fábrica de Musicais é um edital que visa contribuir para a profissionalização e fortalecimento do teatro musical, linguagem artística pouco explorada em Salvador. Une modalidades como teatro, música e dança, através de um intercâmbio entre profissionais com formação e expertise nas áreas de criação e produção de espetáculos teatrais musicais em nível nacional e local. A intenção é de que esses conhecimentos cheguem até a capital baiana, além de atividades formativas realizadas no Teatro Gregório de Mattos (TGM), durante dez meses, a fim de fortalecer a tradição de musicais em Salvador.

Prêmio – O Prêmio Braskem de Teatro é realizado pela Caderno 2 Produções e destaca, anualmente, as melhores produções do teatro baiano em oito categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto-Juvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação e Categoria Especial. Neste ano de 2022, o evento homenageou o centenário de nascimento do romancista e dramaturgo baiano Dias Gomes, autor de clássicos como a peça teatral “O Pagador de Promessas”, o livro “Decadência” e as novelas “O Bem-Amado” e “Roque Santeiro”.

 

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