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A taxa de ocupação dos leitos de UTIs exclusivos para pacientes com a Covid-19 chegou hoje (04) a 68%. Com isso, já são três dias em que o percentual fica dentro do patamar necessário para o início da fase dois da retomada das atividades econômicas em Salvador.

Segundo o protocolo conjunto elaborado pela Prefeitura e governo do Estado, são necessários 14 dias de espaçamento entre as fases de retomada. Além disso, para que o segundo momento da reabertura tenha início, é preciso que a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 fique em no máximo 70% por cinco dias, que podem ser contados, inclusive, dentro das duas semanas de intervalo entre as fases.  

Hoje (04), durante o lançamento das medidas econômicas para recuperar o turismo na cidade, no Hub Salvador, no Comércio, o prefeito ACM Neto ressaltou que a segunda fase deve ter início na segunda-feira (10), mesmo que os critérios para o seu início possam ser consolidados ainda esta semana. A ideia é, com isso, evitar aglomerações em restaurantes por conta do Dia dos Pais, no domingo (09).

Na fase dois da retomada, irão poder abrir, mediante protocolos geral e específico, academias de ginásticas e similares, barbearias, salões de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes. Os protocolos setoriais de cada uma dessas atividades serão divulgados amanhã (05), às 10h, pelo prefeito, durante a entrega de novos viadutos do sistema BRT, na Avenida ACM (em frente ao Sam´s Club).

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Uma das principais iniciativas promovidas pela Prefeitura para ajudar o setor turístico nesse momento de enfrentamento à Covid-19, o Centro de Recuperação do Turismo (CRT), entregue nesta terça-feira (4), no Hub Salvador, no Comércio, é considerado essencial pelos representantes deste segmento econômico, duramente afetado pelos efeitos do novo coronavírus.

Com as atividades praticamente paralisadas pela falta de visitantes, já que as viagens e passeios são desaconselhados pelas autoridades sanitárias para manter o isolamento social, hotéis, pousadas, agências de viagem e guias de turismo vão ter um suporte para se reinventar e reerguer no chamado “novo normal”.

Para a presidente seccional baiana da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-BA), Ângela Carvalho, o CRT é um alento para um setor que gera milhares de empregos na cidade. Ela informou que, desde março, o segmento tem registrado faturamento zero, o que que causou o desligamento de pelo menos 50% dos funcionários. Antes da pandemia, a capital baiana possuía cerca de 400 agências e dois mil trabalhadores.

“Isso aqui é uma excelente iniciativa. As agências estão precisando, muito, de como ministrar e levar adiante o seu negócio. Esta questão também do coworking, de ter um espaço para receber os clientes, é também importante, pois muitas agências não vão ter condições de se manter no lugar onde estão. A expectativa é de que vamos conseguir essa retomada”, pontuou Ângela.

O presidente do Salvador Destination, Roberto Duran, ressaltou que o centro é considerado o início da retomada para o turismo, seguindo o faseamento planejado pela Prefeitura para o setor. “Hoje, está sendo aberto este espaço de recuperação das empresas de turismo, que é fundamental neste momento em que muitos pequenos e médios empresários estão em situação muito difícil.”

Ele complementou que o plano de reabertura das atividades na cidade, feito de forma faseada e responsável, é importante para a imagem da cidade, principalmente junto aos visitantes, apesar da ansiedade dos setores econômicos na retomada. “É essencial que Salvador passe uma imagem de segurança e que o turismo possa voltar com força”, pontuou Duran.

O presidente da Federação Bahiana de Hospedagem e Alimentação (Fehba), Sílvio Pessoa, considerou que o Centro de Recuperação do Turismo é de grande valia para as empresas de viagem, especialmente neste momento de crise financeira. "São ações como essa que começam a alavancar o turismo em nossa cidade. Esperamos ainda a reabertura de bares e restaurantes, porque a gastronomia também é um marco na nossa cidade. Aos poucos, a gente tem que voltar à normalidade e já estamos nos adaptando aos protocolos”, declarou.

Capacitação – Além do espaço físico, a capacitação também é considerada um elemento-chave para o setor turístico, como afirmou o superintendente do Sebrae-BA, Jorge Khoury. “E o nosso papel é de melhorar a qualificação dos hotéis, restaurantes e demais instituições que trabalham com o turismo, para que estejam preparados para servir melhor principalmente neste momento da pandemia, dentro dos protocolos exigidos”, afirmou.

O esforço conjunto é outro elemento importante para a retomada do setor na cidade, como analisou o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade – o Senac também será responsável pela capacitação de mão-de-obra no CRT. “Com essas ações, tenho certeza que todos juntos vamos, dentro do possível, fazer um trabalho de multiplicar esforços, porque entendemos que, neste momento de pandemia, esse retorno planejado é muito importante.”

Ele complementou que é necessário buscar o que há de melhor no mercado para desenvolver um bom trabalho. “Entendemos que o turista chegando e encontrando o mercado treinado será muito mais fácil fazer turismo. Também temos que estar atentos ao mundo digital. Sabemos das dificuldades, mas o otimismo deve prevalecer. Ninguém pode ficar parado”, finalizou.

 

 

 

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Com intuito de proteger os profissionais que estão na linha frente do combate ao coronavírus, a Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano e Inovação de Salvador (Desal), já fabricou e distribuiu mais de 13 mil protetores faciais. Responsável pelo estudo, projeto e desenvolvimento de produção de praças, passarelas e academias de saúde, a Desal começou a produzir protetores faciais, feitos de PVC, logo no começo da pandemia, há quatro meses. 

Os equipamentos de segurança têm sido entregues aos servidores das secretarias municipais de Saúde (SMS), de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Ordem Pública (Semop) e Guarda Civil Municipal (GCM). Os protetores são colocados por cima da máscara convencional. A fabricação fica por conta do Departamento de Novas Tecnologias e Inovação da Desal. Feitos de PVC e acetato, os protetores possuem um ilhós e um regulador em borracha. 

De acordo com o presidente da Desal, Marcílio Bastos, a autarquia deu uma paralisada nas atividades de rotina e focou na produção dos equipamentos de proteção. “Os nossos profissionais da área de saúde, ação social e segurança estão trabalhando nas ruas diariamente e precisam ser preservados”, frisa Bastos. 

Segundo ele, muitos servidores estavam reclamando do modelo de protetores faciais disponível no mercado, por causar desconforto na cabeça. “A Desal então desenvolveu alguns outros protetores mais confortáveis e de fácil remoção. Fizemos um estilo capacete acondicionado na cabeça e não apenas aquela aréola que pressiona a região da testa”, explica. 

Ainda de acordo com Bastos, a Desal seguirá na produção enquanto durar a pandemia. “Vamos seguir confeccionando os protetores por entender que há necessidade de proteger esses guerreiros que estão na linha de frente, lutando para proteger vidas”.




 

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A amamentação é muito importante para o bebê em seus primeiros meses de vida. O leite materno é composto por água, proteínas, gorduras, vitaminas e açúcares, tudo o que o bebê precisa para crescer e se desenvolver de forma saudável. Por estes motivos, e para conscientizar, proteger e diminuir os níveis de mortalidade infantil, celebra-se o Agosto Dourado. 

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as mães ficam com receio ou com dúvidas se devem continuar amamentando seus filhos normalmente, e se há possibilidade de transmissão da doença através desse ato de amor. 

Michele Sacramento, subcoordenadora da Atenção Materno-Infantil da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orienta as mães para que mantenham alguns cuidados com a higienização quando estiver amamentando a criança. “Até o momento, não há evidência científica que comprove que seja impossível a mãe amamentar nesse período de Covid-19. A orientação que se tem é manter as mãos limpas, que evite falar, tossir ou espirrar enquanto amamenta, para que as gotículas de saliva não cheguem ao bebê”, explica. 

A campanha é utilizada para que a população entenda o valor e a importância da amamentação. Dessa maneira, orienta e apoia as mulheres que desejam amamentar. “O leite materno fortalece o sistema imunológico. Há estudos apontando que a amamentação feita nos seis primeiros meses de vida do bebê tem efeito protetor para possíveis doenças respiratórias e para internações. Ou seja, essas crianças têm menos probabilidade de se internarem do que aquelas que não amamentam por esse período”, diz a profissional de saúde. 

Pré-natal - Além de conscientizar as mães sobre a importância da amamentação, também deve-se destacar a importância das consultas do pré-natal. As futuras mães devem ter o acompanhamento de especialista desde o início da gravidez até o período do parto. As consultas do pré-natal servem para acompanhar, prevenir e diagnosticar precocemente doenças que podem aparecer durante a gestação. Para apoiar as mulheres e oferecer um melhor atendimento, todas as Unidades de Saúde da Família realizam pré-natal. 

Devido à Covid-19, o acompanhamento acontece de forma presencial e remoto, alternados entre médicos e enfermeiros. Como forma de prevenção, as consultas feitas presencialmente acontecem com intervalo entre um paciente e outro. “Quando a gestante for para a consulta, ela deve utilizar máscara de proteção individual e lavar as mãos após tocar em objeto. Além disso, fazer uso do álcool em gel. Mas, lembrar que também deve manter suas mãos sempre lavadas e evitar retirar a máscara em ambiente na unidade”, informa a ginecologista Sandra Marques, da rede municipal. 

Movimento – A campanha do Agosto Dourado foi sancionada no país em 2017, sob a lei n° 13.435. Estabelece agosto como mês de aleitamento materno. A cor dourada foi escolhida por representar um alimento de qualidade ouro para bebês e crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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O Centro de Recuperação do Turismo (CRT), uma das ações do plano de retomada para o setor lançado hoje (04) pelo prefeito ACM Neto, começa a funcionar nesta quarta-feira (05). O espaço está montado no Hub Salvador, no Comércio, na região do Terminal Marítimo, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.  

O CRT é um integrador de serviços e consultorias para empresas de turismo. O equipamento, primeiro do tipo no Brasil, está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e vai auxiliar o setor durante o período da pandemia, inclusive ajudando a viabilizar crédito junto a instituições bancárias. 

“O CRT é um projeto inovador que, além de ajudar as empresas do turismo a retomarem suas atividades, ofertará serviços e consultorias para que elas se capacitem, melhorem sua presença digital e utilizem a internet para impulsionar a comercialização do destino Salvador com modernização e inovação”, destacou o titular da Secult, Pablo Barrozo.

Em um único local, serão fornecidos serviços públicos, consultoria técnica e financeira, em parceria com bancos públicos e privados, Sebrae e Senac. Além dos serviços, os profissionais do setor ainda contarão com um espaço de co-working, onde poderão agendar turnos com duração de até cinco horas para execução do trabalho.

Entre os serviços públicos, o CRT contará com atendimentos das secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e da Fazenda (Sefaz). “O CRT facilitará o acesso a informações e aos serviços da Prefeitura, ajudando principalmente pequenas e médias empresas que passam por dificuldade na pandemia. Além disso, Sebrae e Senatec fornecerão consultoria técnica e cursos on-line como marketing, gestão, treinamentos em atendimento e até de inserção digital”, explicou Pablo Barrozo.

Para acessar os serviços, cursos e co-working (disponível de segunda a sexta, das 8h às 13h e das 13h às 18h), as empresas devem agendar o atendimento no CRT através do site retomadadoturismo. salvador. ba. gov. br, pelo e-mail crt @ salvador. ba. gov. br ou através do telefone 3202-7634. O site vai reunir também informações sobre o centro, objetivos, parceiros e conteúdos úteis, como leis e decretos da Prefeitura. 

O público-alvo do CRT são os meios de Hospedagem, agências de viagens, empresas de receptivo, de eventos e de transporte turístico, bares e restaurantes, equipamentos de turismo e culturais, lojas de artesanato ou souvenirs e guias.

 

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Destino turístico recomendado por veículos de comunicação de todo o mundo, a exemplo do jornal norte-americano "The New York Times", Salvador amarga também no setor prejuízos incalculáveis em função dos efeitos da pandemia do novo coronavírus na economia. Com o fechamento dos atrativos e o adiamento de eventos, o segmento precisava do apoio da Prefeitura, que lançou hoje (04) um conjunto de ações, com investimentos previstos de R$20 milhões, para ajudar a recuperar o trade. 

O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto, em coletiva realizada no Hub Salvador, no Comércio, onde começa a funcionar nesta quarta (05) o Centro de Recuperação do Turismo (CTR), que integra as iniciativas para o setor. O vice-prefeito Bruno Reis e o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pablo Barrozo, além de representantes do trade turístico e entidades de apoio e financiamento também estiveram presentes.

As ações, coordenados pela Secult, integram o quarto pilar do plano de recuperação da economia da cidade, chamado de "Estímulo ao turismo". Já foram apresentados também os eixos "Melhoria do ambiente de negócios", Obras de infraestrutura e investimentos" e "Soluções urbanas". Os demais, com lançamento em breve, são "Apoio a pequenos empreendedores", "Fortalecimento da economia criativa e de inovação" e "Medidas tributárias e fiscais". São, no total do plano, 101 ações e investimentos de R$7 bilhões. 

Adaptação - "Enquanto ainda não tivermos uma vacina contra o coronavírus, o foco da atração turística na cidade precisa estar adequado a essa nova realidade da pandemia. Num primeiro momento, o turismo nacional deve ser o alvo, voltado para famílias, que ofereça alternativas ao ar livre, interação com a natureza, com a história e a cultura, o que nossa cidade tem de sobra. A Prefeitura vai apoiar o setor nessa nova realidade e já articula parcerias para, quando tivermos uma situação de normalização, possamos estimular a atração de visitantes internacionais e retomar patamares perdidos", disse o prefeito ACM Neto. 

Um dos estímulos é o próprio CRT, local que vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 16h, oferecendo ao trade serviços públicos de diversos órgãos municipais, a exemplo das secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), além de consultoria técnica e financeira para viabilizar parcerias com bancos públicos e privados, Sebrae e Senac. E mais: os profissionais do setor contarão ainda com um espaço de co-working, onde poderão agendar turnos com duração de até cinco horas para execução do trabalho. 

"Quando vimos que era impossível prever quanto tempo duraria a pandemia, não ficamos de braços cruzados. E uma das ideias da Secult foi justamente a de criar esse centro. Em conjunto com as outras iniciativas desse plano para recuperar o turismo, vamos buscar reforçar Salvador no imaginário das pessoas, como já fizemos em algumas campanhas promocionais que lançamos usando principalmente a internet e as redes sociais, a exemplo da #visitedepois, que aconteceu logo no começo da crise sanitária", lembrou ACM Neto.  

Outras iniciativas - O prefeito anunciou ainda a criação de uma Agência Municipal de Fomento para Negócios no Turismo, que terá como um dos objetivos a transformação digital de negócios através do desenvolvimento de plataformas tecnológicas, parcerias com entes públicos e captação de patrocínios. 

Outra ação é a articulação para a retomada dos voos nacionais e internacionais ACM Neto revelou, por exemplo, que já tem conversado com companhias aéreas para atrair voos durante e após a pandemia. Haverá a formação de um comitê para captação com a participação da Vinci Airports, operadora do aeroporto da capital baiana, e da GL Events, responsável pela gestão do Centro de Convenções. 

Para ajudar a "vender" o destino Salvador e manter a cidade no imaginário das pessoas, o portal oficial promoção turística da cidade (salvadordabahia. com) contará com um marketplace, onde agências de turismo poderão oferecer seus produtos e serviços através de lojas virtuais. Essas agências também terão suporte a cursos gratuitos de inclusão e marketing digital em parceria com o Sebrae e Senac.

Tem mais: por meio da Secult, a comunicação digital do destino Salvador será reforçada; mais de sete mil profissionais da cadeia do turismo serão capacitados, incluindo trabalhadores informais; haverá uma pesquisa de demanda ouvindo 1600 pessoas nos principais mercados nacionais emissores de turistas para a capital baiana, para identificar intenções de viagens durante a pandemia; e a criação do Programa de Certificação Sanitária e de Saúde para estabelecimentos turístico, que vai permitir ainda a concessão do selo Safe Travels, reconhecido mundialmente.  

As ações não param por aí. A Prefeitura vai investir na realização de campanhas voltadas sobretudo para a internet e redes sociais, inclusive divulgando os protocolos de segurança adotados pela cidade durante a pandemia e visando também estimular que os soteropolitanos "redescubram" a cidade, bem como quem vive no interior. 

Outra ações serão a busca pelo selo internacional da Bandeira Azul para as praias de Stella Maris, Ipitanga e Flamengo, que passarão por requalificação - a certificação já foi dada e renovada em Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades -, e o projeto de adaptação do setor turístico às mudanças climáticas.  

Balanço - Durante a coletiva, ACM Neto apresentou um balanço de ações já executadas em prol do turismo durante a pandemia, antes do lançamento do plano de recuperação. Ele informou que a campanha #visitedepois, por exemplo, viralizou nas redes, alcançando um público global de 2,7 milhões de pessoas. 

Já a campanha "Salvador pede em casa", incentivando o delivery na cidade e beneficiando bares e restaurantes, atingiu um milhão de pessoas. Houve ainda a ação "Uma saudade chamada Salvador", outra que viralizou na internet, mantendo a capital baiana no imaginário das pessoas, com mais de 9,3 milhões de impactos gerados. 

"Foram ações fundamentais e que serão intensificadas. Nesse verão que está chegando, a tendência é que não tenhamos grandes eventos, como o Festival da Virada, lavagens ou mesmo Carnaval. Claro que essas decisões ainda não estão tomadas, mas é provável que esses eventos não aconteçam ou sejam adiados. Então, temos que trabalhar sob essa nova perspectiva, articulando também as medidas necessárias para garantirmos a plena retomada e recuperando a cadeia produtiva do setor", concluiu ACM Neto. 

 

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Mais um ônibus é testado em Salvador para possível operação no sistema BRT. O veículo já começa a circular na linha 1420 Boca da Mata-Pituba, com tarifa normal, a partir desta terça-feira (04). A avaliação do veículo deve ser concluída no prazo de 30 dias. Além dessa linha, o ônibus irá circular também na 1230 Sussuarana x Barra R1, 1142 Cabula x Ribeira R2 e 1388 Estação Pirajá x Barra.

O ônibus é da marca Volvo, equipado com ar-condicionado, portas em ambos os lados e tem 15 metros de comprimento. A lotação é para 41 passageiros sentados e 58 em pé. Possui ainda cinco portas, sendo três no lado direito para o uso urbano normal e duas do lado esquerdo para utilização nas estações do BRT.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o objetivo é checar a adequação do veículo às condições do dia a dia do transporte coletivo, a exemplo de carregamento e comportamento durante a operação. Além disso, o teste permite ainda que a Semob faça a comparação com outros ônibus já testados.

Novo modal - O BRT vai beneficiar 31 mil pessoas por hora, em horários de pico. Os veículos irão operar a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. Os tempos de percurso serão significativamente reduzidos se comparados aos atuais níveis de operação. O primeiro trecho do novo modal, entre o Parque da Cidade e a região do Shopping da Bahia, ficará pronto ainda este ano.

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Transalvador volta a fiscalizar hoje legislação sobre circulação de veículos pesados

Caminhões de grande porte (6,5 metros de comprimento e 2,2 de altura) voltam a ter restrições de circulação em horários de pico em vias da capital baiana a partir de hoje (04). Após quase quatro meses de flexibilização por parte da Transalvador em função do fluxo viário reduzido em tempo de pandemia do novo coronavírus, a passagem dos veículos volta a ser fiscalizada pelo órgão. De janeiro a março deste ano, 801 condutores foram multados por desrespeitar a legislação.

Em todo ano passado, 3.640 motoristas foram flagrados infringindo a norma. Os três pontos que tiveram mais registros foram a Avenida Mário Leal Ferreira (Posto Mataripe, no sentido BR-324), com 773 motoristas autuados, seguido do trecho da concessionária Revisa, na mesma via, com 630 infrações, e da Avenida Luís Eduardo Magalhães, no retorno antes do túnel e em direção ao Retiro, onde 427 caminhoneiros cometeram a irregularidade.

O condutor que desrespeitar a legislação comete infração média e é punido com multa de R$130,16 e a subtração de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O trânsito desses caminhões e tratores nas Áreas de Restrição de Circulação (ARC) é proibido nos períodos entre 6h e 10h, de segunda a sábado; entre 17h e 20h, de segunda a sexta-feira; e entre 9h e 20h na orla de Salvador, aos sábados, domingos e feriados.

Proibição - Na lista de locais proibidos está todo o contorno da orla marítima, desde o Largo da Calçada até o Jardim dos Namorados, as avenidas Jequitaia, Marechal Castelo Branco, Vasco da Gama, Juracy Magalhães Júnior, Antônio Carlos Magalhães (desde a Juracy Magalhães Jr. Até a Tancredo Neves), Tancredo Neves (desde a Antônio Carlos Magalhães até a Prof. Magalhães Neto), toda extensão da Professor Magalhães Neto e Túnel Américo Simas.

Também estão vetadas as avenidas Barros Reis, Fernandes da Cunha, General Graça Lessa (Ogunjá), General San Martin, Av. Heitor Dias, Luis Eduardo Magalhães, Luis Viana (Paralela), Mario Leal Ferreira (Bonocô) e a BR-324 (a partir do acesso à Avenida Luis Eduardo Magalhães, sentido Bonocô).

A proibição se entende ainda às ruas Barão de Cotegipe, Fernandes Vieira, Luis Maria, Nilo Peçanha, do Imperador, Padre Antônio de Sá, Régis Pacheco e Arthur Catrambi. A lista das vias pode ser acessada no site da Transalvador. Na aba “Cidadão”, clique em “Áreas de Restrição”.

 

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As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Salvador apresentam uma média de permanência de pacientes infectados ou suspeitos por Covid-19 de 1,2 dia. O curto tempo de espera para transferência aos leitos de referência tem garantido acesso mais rápido ao tratamento adequado para os portadores do novo coronavírus e minimiza os riscos de transmissão da doença nas unidades de emergência da capital.

Uma das ações que contribuem para essa média é a instalação de 439 leitos nos hospitais da cidade, feita pela Prefeitura, para tratamento dos casos de pacientes com coronavírus. Ao todo, são 228 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 211 leitos de enfermaria, alguns deles criados ou adaptados exclusivamente para o período de pandemia, como nos hospitais de campanha do Wet’n Wild e do Itaigara.

“Essa operacionalização ágil de transferência dos pacientes Covid-19 é um dos mecanismos que nós adotamos para salvar o máximo de vidas. Também é o reflexo da boa interação entre a Prefeitura e o governo do Estado, através das respectivas secretarias da área, sempre em prol da valorização da vida humana”, afirma Leo Prates, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A diretora de Regulação, Controle e Avaliação do Município, Daniela Alcântara, lembra que a lei preconiza justamente regular o paciente em um prazo máximo de 24 horas. “Essa média de 1,2 dia ocorre porque, às vezes, algum paciente passa mais tempo por falta de informação ou por estar classificado em outra doença. Tivemos um caso mesmo de um paciente que ficou quatro dias aguardando porque ele não estava como pedido de regulação por Covid-19, mas por doença vascular. Em geral, os pacientes classificados com Covid estão sendo transferidos em até 24 horas”, complementa a gestora.

Ampliação – As UPAs também passam por uma ampliação dos leitos para melhor atender aos pacientes. Ao todo, 89 leitos devem ser instalados no período de pandemia, aumentando em mais de 30% a capacidade de atendimento nas unidades de urgência e emergência. Quatro UPAs já receberam gripários, estruturas anexas às unidades e voltadas especificamente para pacientes com sintomas da gripe e do coronavírus. As unidades com gripário são a do Vale dos Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio e Valéria.

Além disso, a Prefeitura inaugurou, no final de junho, a UPA Santo Antônio, na Cidade Baixa. A estrutura é a maior do Norte/Nordeste do país e conta com 26 leitos, sendo quatro com estrutura de UTI e equipados com respiradores.

Diagnósticos - De março a 30 de julho deste ano, 4.579 pessoas já foram diagnosticadas com Covid-19 nas UPAs e Pronto-Atendimentos (PAs) de Salvador. As UPAs são a porta de entrada para o tratamento de diversas doenças. Disponível durante 24 horas por dia e nos sete dias da semana, essas unidades resolvem grande parte das urgências e emergências, como pressão alta, febre, fraturas, infarto, acidente vascular cerebral, entre outras.

Trata-se de estruturas inovadoras, que oferecem aos diversos distritos da cidade uma estrutura simplificada com raio-x, eletrocardiograma, odontologia, laboratório de exames, além de leitos de observação e de UTI para acolhimento e estabilização de pacientes com quadro clínico mais grave.

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