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Começam neste sábado (08) as medidas restritivas regionalizadas e ações de proteção à vida nos bairros de Santa Cruz, Pernambués, Pirajá e Mata Escura. As duas primeiras localidades já haviam entrado na lista das restrições mais duras, e retornam pelo alto número de casos de Covid-19 detectados. Além disso, as ações no bairro do Nordeste de Amaralina, que venceriam ontem (6), foram prorrogadas por mais uma semana.

Nesses locais, os pontos de comércio formal e informal devem permanecer fechados. Está permitido apenas o funcionamento de atividades essenciais, a exemplos de supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues, estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery (sem retirada no local) e serviços de saúde. A iniciativa visa diminuir a circulação de pessoas nas ruas, evitando aglomerações e, assim, o risco de transmissão da Covid-19.

São promovidas também ações de proteção à vida, que envolvem distribuição de cestas básicas para trabalhadores informais e entidades sociais que atuam na região e de máscaras de proteção para a comunidade. A estratégia engloba, ainda, testes rápidos para detecção do coronavírus, medição de temperatura, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e assistência social através do Cras Itinerante.

Balanço – Desde o início das medidas restritivas regionalizadas, no dia 11 de maio, 146.064 vistorias já foram feitas pela força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e 3.238 estabelecimentos foram interditados nos locais com ações de isolamento mais rígidas.

A Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) tem atuado com 85 agentes nesses bairros, com pulverizadores costais, quatro caminhões-pipas com pulverizador e um trator pulverizador. A limpeza é feita com solução de hipoclorito de sódio diluído em água. De maio a julho, foram realizadas 4.014 intervenções, atendendo em média 387 ruas, em 41 bairros que passaram por medidas restritivas no município.

Testes - Só nesta primeira semana de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez 7.516 testes, entre os quais 2.326 deram positivo. Os testes foram feitos em bairros como Águas Claras, Cajazeira VII, Cajazeira VIII, Cajazeira X, Fazenda Grande I, II, III e IV e Nordeste de Amaralina.

Em atenção às necessidades dos moradores e comerciantes locais, a Secretaria Municipal de Proteção Social e Combate à Pobreza (Sempre) tem distribuído cestas básicas e levado ações itinerantes dos Cras, Abordagem Social e Cadastro Único. Ao todo, 41 bairros foram assistidos com 5.805 atendimentos no serviço itinerante do Cras e 1.292 encaminhamentos foram feitos até o dia último dia 30. Foram feitas ainda 61.887 abordagens sociais e 94.421 cestas básicas foram distribuídas. 

 

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Para facilitar e auxiliar nas demandas cotidianas durante o período de pandemia, a Diretoria de Iluminação Pública de Salvador (Dsip), vinculada à Secretaria de Ordem Pública (Semop), lançou, em março deste ano, um canal de atendimento exclusivo para a população realizar solicitações no setor. Desde que foi criado, mais de mil atendimentos foram realizados. 

O novo serviço foi criado para evitar espera e agilizar os atendimentos. Com esse propósito, o aplicativo WhatsApp se tornou o novo aliado do órgão. Dessa forma, o cidadão pode fazer solicitações a respeito de poste dando choque, caído ou com risco de queda. Além disso, também é possível abrir solicitações em relação a fios soltos no poste e apagões. 

“O WhatsApp da iluminação pública é uma ferramenta onde recebemos demandas emergenciais. Ou seja, é mais um canal que serve para auxiliar a população nas solicitações mais urgentes, principalmente agora na pandemia, onde o 156 está sobrecarregado”, explica o diretor da Dsip, Júnior Magalhães. 

Quem pretende fazer a solicitação, deve encaminhar mensagem para o número (71) 98549-8728 e relatar qual a situação. O prazo para resolução do problema é de até 48 horas. “A iluminação pública é um serviço essencial, então não podemos parar”, afirma o diretor. 

Já para as demais solicitações, como manutenção de postes públicos, troca de lâmpadas e luminárias acesas durante o dia ou piscando, devem continuar sendo registradas através dos canais oficiais da Prefeitura, seja pelo Fala Salvador 156 ou por meio do portal http:// falasalvador. ba. gov. br/ portal/portal.

 

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A Secretaria de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel) realiza, neste sábado (08), às 15h, a primeira edição do Festival de Ginástica Rítmica Online, através do canal Prof Neidejane no YouTube. A iniciativa é do pólo da Escola Municipal Senhor do Bonfim, localizada no bairro de Plataforma, e que é responsável pela iniciação esportiva na ginástica de 150 meninas de baixa renda. 

O festival foi inspirado no Campeonato de Ginástica Rítmica Online (CampeOnline) de Federação Baiana de Ginástica, realizado no mês passado, e que foi direcionado atletas de alto rendimento. Vão participar do festival, ao vivo, 50 alunas da unidade escolar, com idade até 18 anos, além de ex-alunas que fazem parte da história do projeto de Ginástica Rítmica na Escola da Semtel. 

Outras alunas do pólo de iniciação também terão participação de forma remota com apresentações gravadas, que serão exibidas durante os intervalos do evento. Para a professora, árbitra e idealizadora do projeto, Neidejane Rios, o festival será um recurso para fortalecer o elo das atletas com o esporte mesmo com os desafios impostos pela pandemia. 

As alunas possuem diferentes níveis de habilidade, sendo que algumas tiveram a iniciação interrompida logo no início com pandemia. Atualmente, os treinamentos ocorrem de forma online, às terças, quintas e sextas-feiras. Como eixo principal do festival é o fortalecimento da relação das atletas com o esporte, não haverá avaliação técnica ou atribuição de notas. 

“Neste momento tão difícil que estamos vivendo, percebemos pais e mães atuantes tirando o tapete da sala, levantando a cama ou afastando os móveis para que as filhas possam treinar. O festival tomou uma proporção tão grande que resolvemos abrir até para as ex-alunas, de modo que todas possam mostrar o que dá para fazer em casa. Estamos mobilizando os familiares que estão próximos a participar, e os que estão distantes a interagir através do chat para que elas possam mostrar o que conheceram e o que aprenderam com o esporte”, disse a professora.

 

 

 

 

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Foi divulgado na edição desta sexta-feira (07) no Diário Oficial do Município (DOM) o resultado provisório do processo seletivo que vai contratar 100 agentes comunitários de saúde, através do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A lista está disponível nos endereços eletrônicos www. dom. salvador. ba. gov. br e www. gestaopublica. salvador. ba. gov. br. O certame contou com 8.620 inscritos. Desses, 1.503 foram classificados. 

Os aprovados serão contratados para desempenhar atividades pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e terão jornada de 40 horas semanais com remuneração R$ 1.305,62. A depender das situações, poderão receber adicional noturno e insalubridade.  

Vale lembrar que, dentre as 100 vagas, a Prefeitura reserva o percentual de 5% para candidatos com deficiência e 30% para negros, conforme legislação municipal vigente. A seleção é constituída por avaliação de títulos, única etapa de caráter classificatório. 

 

 

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Os moradores das nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Paramana já podem contar com mais um importante equipamento para assistência às pessoas com sintomas gripais. Isso porque passa a funcionar nesta sexta-feira (07), a partir das 19h, o quinto gripário inaugurado pala Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O equipamento é destinado ao atendimento exclusivo das síndromes gripais (H1N1, Covid-19 e outros vírus), dessa vez na localidade da Ilha de Bom Jesus dos Passos.

Outros equipamentos semelhantes já foram entregues pela gestão municipal e estão funcionando em anexo às UPAs dos Barris, Paripe, Pirajá/Santo Inácio e Valéria. Com a implantação dos seis gripários – uma nova unidade também será entregue ainda esse mês no Pau Miúdo –, a rede de urgência soteropolitana passa de 355 para 424 leitos, um incremento de 21% da expansão assistencial de emergência em toda cidade.

Além do gripário, a SMS ampliou a equipe de profissionais que atuam nas unidades básicas localizadas nas ilhas, através da inclusão de médico ginecologista e pediatra; fisioterapeuta; terapeuta ocupacional; nutricionista; e psicólogo, sendo que, nos feriados e finais de semana, das 19h da sexta-feira até as 07h horas de segunda, os serviços prestam atendimento aos casos que urgência que porventura ocorram na região das ilhas.

“Estamos atentos à circulação do vírus na região das ilhas e implementamos estratégias de assistência para assegurar que a população dessas localidades possa ser acolhida de maneira resoluta e com acesso facilitado. Todo esse esforço deflagrado pela Prefeitura tem o intuito de garantir que todos os moradores da capital, das regiões mais centrais até as mais periféricas, tenham oportunidade de acesso qualificado à saúde e o resultado disso é que salvamos vidas por conta dessas ações”, destacou Leo Prates, titular da SMS.

Estrutura – Com investimento de cerca de R$4 milhões, o Gripário da Ilha de Bom Jesus contará com cinco leitos, sendo quatro de observação e outro de UTI equipado com respirador e toda estrutura necessária para estabilização de pacientes com quadro clínico mais graves. No total, 92 profissionais, entre 14 médicos plantonistas emergencistas, três enfermeiros, dois fisioterapeutas, 36 técnicos de enfermagem, sete técnicos de radiologia e quatro de laboratório atuarão de forma ininterrupta, em regime 24 horas, durante os sete dias da semana.

Serão garantidos aos pacientes os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico com realização de exames de raios-x, laboratoriais e eletrocardiograma (ECG). Uma ambulancha do Samu 192 servirá de retaguarda para a transferência ágil de pacientes que necessitarem de acolhimento hospitalar.

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Após duas semanas da fase um de reabertura, percentual segue em queda

A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para tratar pacientes infectados com Covid-19 voltou a registrar queda em Salvador. O índice nesta sexta-feira (07) foi de 59%, sendo, portanto, o menor já registrado desde que o percentual é calculado, no início de maio. O número é um dos indicadores que comprovam o acerto do conjunto de ações da Prefeitura para enfrentar a crise sanitária, resultando no enfraquecimento da doença da capital, mesmo com a retomada de atividades que estavam suspensas por conta da pandemia.

Este é o quarto dia consecutivo que Salvador registra queda na ocupação dos leitos de UTI. Na terça (04), o índice foi de 68%; na quarta (5), alcançou 67%; e ontem (06), ficou na casa dos 60% - dia em que sacramentou as condições técnicas para a ativação da fase dois do plano de reabertura das atividades econômicas, prevista para acontecer na próxima segunda (10). Com isso, poderão reabrir academias de ginásticas e similares; barbearias e salões de beleza; centros culturais bibliotecas, museus e galerias de arte; lanchonetes, bares e restaurantes.

Avaliação - Já se passaram 15 dias desde o início da primeira fase do plano de reativação das atividades. Esse é o intervalo de tempo mínimo que técnicos e cientistas consideram necessário para medir o impacto da reabertura de setores econômicos na área de saúde.  A fase um possibilitou, no último dia 24, a reabertura e atendimento presencial dos shoppings centers e centros comerciais, lojas de rua acima de 200 metros, além de templos religiosos e a realização de eventos em sistema drive-in.

“Temos acompanhando os números. Até o presente momento, não estamos sentindo impacto no sistema de saúde. Isso mostra que os comerciantes estão seguindo os protocolos determinados pela Prefeitura”, destacou o secretário municipal da Saúde, Leo Prates.

Fruto de um trabalho conjunto entre a Prefeitura e o governo do Estado, o plano de retomada das atividades econômicas, religiosas e culturais na capital baiana possui três fases e tem como base regras gerais e específicas, com normas voltadas à mitigação da transmissão e do contágio do novo coronavírus na cidade.

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A iniciativa da Prefeitura em autorizar bares e restaurantes a usarem o espaço público para colocação de mesas e cadeiras é vista como um grande atrativo para a retomada de estabelecimentos ligados ao setor. É o que afirma o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), Sílvio Pessoa. “A medida de disponibilizar calçadas e estacionamentos é fantástica. Muitos destinos turísticos consagrados mundialmente já utilizam áreas abertas para atendimento aos clientes”, destaca.

Os bares e restaurantes que funcionam na capital baiana tiveram atividades presenciais suspensas desde março, após as determinações de isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus. Esses comércios só estavam autorizados a funcionar via delivery ou com a retirada de produtos no balcão, chamado de take away. Depois de sofrer perdas, o segmento vislumbra se reerguer com a ativação da fase dois de reabertura do comércio, prevista para segunda-feira (10).

Para Pessoa, que também é presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), o uso de área externa trará mais modernidade, além de um ambiente mais seguro para a população. “É diferente de um espaço fechado, já que não vai ter ar-condicionado rodando e as pessoas estarão expostas ao sol – que nos fornece vitamina -, fora que vai ser agradável para visitantes. O turista gosta de ver o povo passando, de ver moradores da cidade interagindo”, acrescenta. 

Ele cita exemplos de locais do exterior e do Brasil onde bares e restaurantes já utilizam as calçadas, como Miami, Lisboa, Paris e Barcelona, além de Fortaleza, São Paulo e Curitiba.

“Salvador passou por uma das maiores quarentenas do país. Em contrapartida, a cidade esmagou a curva de casos, o que refletiu na ocupação dos leitos de UTI”, considera Sílvio Pessoa. “Estamos repassando os protocolos de segurança para os associados do sindicato, a fim de orientá-los a seguir as normas. Teremos redução de 50% dos nossos espaços para atender à clientela e o desafio agora é convencer a população de que será seguro sair de casa com responsabilidade”.

Procedimento - Para solicitar a utilização ordenada do espaço público, os proprietários de bares e restaurantes, que somam 22 mil estabelecimentos na cidade, devem acessar o site retomadabar. salvador. ba. gov. br. No mesmo link, os empresários têm acesso às diretrizes técnicas para dar entrada no processo. O procedimento é feito junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Até ontem (5), 25 estabelecimentos tiveram pedido deferido.

 

 

 

 

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Quem passa pela orla de Amaralina hoje relembra logo o apelido que há muito tempo foi dado ao local, mas que vinha sendo esquecido com o passar dos anos: “Amaralinda”. O trecho de orla de um quilômetro de extensão entre o Quartel de Amaralina e o Largo das Baianas, completamente requalificado pela Prefeitura, foi entregue nesta sexta-feira (7) pelo prefeito ACM Neto.

Com investimento de R$17,6 milhões, a intervenção faz parte do projeto que também engloba a orla no bairro da Pituba (até a Vila Jardim dos Namorados), prevista para ser concluída até o fim deste ano. Para os dois trechos, o investimento chega a R$38,8 milhões, dentro do Programa de Requalificação Urbanística (Proquali), financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF). O intuito é promover mais paisagismo e valorizar a região.

O prefeito salientou que a obra foi elaborada de maneira que estivesse à altura da importância do local e das pessoas que frequentam a região. “Aqui é uma das áreas mais utilizadas da orla de Salvador, tanto pelos moradores das imediações como o Nordeste de Amaralina, Santa Cruz, Rio Vermelho e Pituba, como também por pessoas de toda a cidade e turistas. Tem um ponto especialíssimo que é o Largo das Baianas, um lugar tão tradicional onde as pessoas vêm comprar um acarajé, tomar água de coco ou refrigerante, que ficou muito lindo. Aliás, a orla toda ficou especialíssima”, relatou ACM Neto.

O chefe do Executivo municipal também alertou para o uso do espaço durante este momento de pandemia do novo coronavírus. “A praia ainda não está aberta, mas pode vir para a orla, seguindo as recomendações do uso da máscara, higienização e distanciamento das demais pessoas, evitando aglomerações”.

Melhorias – As intervenções envolveram a instalação de acessos à praia em todas as paradas de ônibus, além de rampas, escadas e pérgula. Tudo atendendo a quesitos de acessibilidade universal. Também houve implantação de guarda-corpo e muretas, além de semáforos inteligentes e iluminação em LED.

A Praça João Amaral, também conhecida como Budião, ganhou o Espaço de Esportes Antônio César Pitta (Cesinha), em homenagem ao auxiliar de enfermagem bastante querido pelos moradores do Nordeste de Amaralina e que foi o primeiro profissional de saúde de Salvador que faleceu devido à Covid-19. “É muita emoção, não sabia que o meu filho era tão querido. Só tenho a agradecer”, disse bastante emocionada a mãe, Augusta Maria Pitta.

O local possui quadra poliesportiva, parque infantil, quiosques de coco e acarajé, equipamentos de ginástica, paraciclo e ponto para surfistas. Houve, ainda, tratamento do piso com plataforma única, ou seja, não há mais desnível entre passeio e meio-fio, e o revestimento é composto por blocos de concreto intertravado. Este tipo de intervenção é uma das características comuns a todos os trechos da orla que já foram requalificados em Salvador pela atual gestão municipal.

Além disso, a Prefeitura construiu a primeira Colônia de Pescadores de Amaralina, que possui 87 m². A estrutura dará suporte a 20 pescadores que atuam na região.

Espaço das baianas – Com a intenção de devolver ao Largo das Baianas a importância turística e histórica, a Prefeitura instalou uma escultura em homenagem a essas quituteiras, símbolos do estado. A estátua consiste em uma baiana vestida com babados e saia rodada, torço, panela entre as pernas e colher de pau em punho, preparando massa de acarajé. A peça foi confeccionada pelo artista Bel Borba e mede quatro metros de altura, com peso de 16 toneladas.

O largo ainda conta com piso em pedra portuguesa nas cores vermelha, branca e preta e quiosque em madeira com acomodação para dez baianas de acarajé, além de espaço para roda de capoeira, que homenageia o Mestre Bozó Pretto, uma das referências na região. No local, também foram implantados parque infantil, equipamentos para academia de ginástica e quiosque para a comercialização de coco.

Valorização - “Amaralina estava precisando de uma intervenção como essa. O Largo das Baianas é um dos pontos mais antigos de venda de acarajé da cidade e carecia de uma requalificação. Com a entrega da obra, a nossa expectativa é atrair mais a clientela”, projetou a baiana Sueli Bispo, 44 anos, que herdou o mesmo ofício da mãe, a quem ajudava a fazer os bolinhos fritos no dendê, há pelo menos três décadas.

Líder comunitário do Complexo do Nordeste de Amaralina, Alan Santos, 36 anos, destacou que a região voltará a ser valorizada. “Era um trecho de orla que estava bastante degradado. A requalificação proporcionará lazer para moradores de todo o entorno e para os turistas, o que vai alavancar a economia da cidade”.

Balanço – Desde 2013, a Prefeitura os seguintes trechos de orla: São Tomé de Paripe, Tubarão, Rua Almeida Brandão, Ribeira, Barra, Ondina, Rio Vermelho, Boca do Rio, Jardim de Alah, Piatã, Itapuã, Farol de Itapuã, Praça Wilson Lins na Pituba, Ponta do Humaitá e Amaralina.

Atualmente, quatro trechos estão com obras em andamento: Stella Maris/Praia do Flamengo, Boa Viagem, Prainha do Lobato e a segunda etapa da orla entre Amaralina e Pituba. O investimento total é de mais de R$300 milhões.

 

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Para conscientizar a população sobre a importância da campanha Agosto Lilás, que chama a atenção para a prevenção e combate à violência contra a mulher, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Juventude (SPMJ) disponibiliza diversos serviços para ajudar e acolher o público feminino. Além disso, promove cursos profissionalizantes e de autodefesa, para que as mulheres possam resgatar a autoestima e a cidadania.

Entre o mês de janeiro e junho deste ano, foram realizados 2.012 atendimentos e acolhimentos, com atuação da equipe de psicólogas, assistentes sociais, psicopedagoga, advogada, plantonistas e até mesmo a parceria com guardas civis municipais. O atendimento é feito em duas unidades, uma delas também com acolhimento, onde são ofertadas atividades e palestras com foco no resgate da autoestima feminina.

Apesar da pandemia do novo coronavírus, a assistência é realizada de forma contínua, com plantão de 24h, através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e em parceria com as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams). “Entendemos que essa luta é constante para garantir os direitos das mulheres soteropolitanas. Por isso, não só durante o mês de agosto, trabalhamos com a efetivação de programas e ações que visem protegê-las da violência e conscientizá-las, a fim de ajudar para que rompam esse ciclo”, destaca a secretária da SPMJ, Rogéria Santos.

Projetos – Para apoiá-las, o órgão planejou diversas iniciativas voltadas para capacitação e qualificação profissional. Só no último ano, cerca de 500 mulheres foram certificadas por programas como o Marias na Construção, Beleza Pura, SPMJ Gourmet, Curso de Defesa Pessoal em parceria com a Guarda Civil Municipal, Salvador Delas, Por Elas na Escola e o Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF).

Fernanda Ramos, de 40 anos, recebeu qualificação como confeiteira através do curso oferecido pela secretaria. “O curso da SPMJ mudou minha vida e ele apareceu no momento em que mais precisava. Foi onde aprendi tudo o que sei hoje, desde a panificação básica à confeitaria avançada. Graças ao programa, atualmente trabalho com isso. As aulas foram muito bem elaboradas”, relata.

Acolhimento – Para atender e acolher todas as mulheres que são vítimas de violência, o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira, continua funcionando normalmente durante o período de quarentena. O plantão é de 24h e a equipe multidisciplinar é formada por advogadas, assistentes sociais e psicólogas.

Já o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMVL), nos Barris, também está funcionando em plantão de 24h, de sobreaviso, para atender e encaminhar todas as demandas que surgirem durante o período de quarentena. Além disso, a manutenção dos atendimentos das mulheres assistidas passou a ser feito de maneira remota.

Em caso de violência doméstica ou familiar, a denúncia pode ser feita por qualquer pessoa, por meio do Disque 180. Ou ainda, pode entrar em contato com os centros de referência do município, através do e-mail camsidspmj @ gmail. com.

 

 

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