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No primeiro dia de fiscalização após o início da fase dois da reabertura das atividades, ontem (10), a força-tarefa comandada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vistoriou 467 estabelecimentos, sem registros de irregularidades e descumprimento de protocolos.

As ações tiveram como alvo academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, lanchonete, restaurantes e bares, além de outros tipos de espaços autorizados a funcionar na cidade, mediante protocolos de segurança para conter a disseminação da Covid-19.

A operação contou com apoio da Polícia Militar e aconteceu nos bairros de Itapuã, Patamares, Pituaçu, Costa Azul, Boca do Rio, Caminho das Árvores, Pituba, Rio Vermelho. Ondina, Jardim Apipema, Barra, Brotas, Liberdade, São Caetano, Fazenda Grande do Retiro, Caminho de Areia, Ribeira, Bonfim, Paripe e Periperi.

De acordo com balanço da Sedur, as vistorias aconteceram em 29 academias, 22 barbearias, 51 bares, um clube social, 112 comércios de rua acima de 200m² de área, três delicatessens, 25 farmácias, 21 lanchonetes, três lotéricas, quatro mercados/supermercados, 182 restaurantes, 12 salões de beleza e dois shopping centers.

Como tem acontecido desde o início da pandemia do novo coronavírus, a força-tarefa para monitorar as atividades comerciais na capital baiana segue acontecendo todos os dias e por toda a cidade. Os estabelecimentos que forem pegos descumprindo as normas de funcionamento podem sofrer sanções previstas pela legislação municipal, a exemplos de interdição e cassação de alvará.

A população também pode denunciar casos de irregularidades entrando em contato com o Disque Coronavírus, pelo telefone 160 ou ainda pelo e-mail: ouvidoria @ salvador. ba. gov. br. Pode também acessar o portal Fala Salvador (www. falasalvador. ba. gov. br).

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Em função de protocolo, equipamentos só devem reabrir a partir da fase três

Os museus e equipamentos administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Fundação Gregório de Mattos (FGM) irão permanecer fechados, mesmo com o início da fase dois da retomada das atividades, que permite a reabertura de desses espaços, bem como de galerias de arte e centros culturais.

Dessa forma, não irão reabrir agora a Casa do Carnaval, no Pelourinho, a Casa do Rio Vermelho - Jorge Amado e Zélia Gattai, no bairro de mesmo nome, e os espaços Carybé das Artes e Pierre Verger de Fotografia, ambos no Porto da Barra, nos fortes de São Diogo e de Santa Maria, respectivamente. Esses equipamentos são geridos pela Secult.

A Casa do Benin, no Pelourinho, a Biblioteca Edgar Santos, na Ribeira, e os espaços do Boca de Brasa também continuarão com a programação presencial suspensa. Esses equipamentos são geridos pela FGM, responsável ainda pelo Teatro Gregório de Mattos e o Espaço Cultural da Barroquinha, ainda fechados.

"Os museus que administramos usam de forma intensa recursos de mídia digital e audiovisual, além de realidade virtual. É isso, inclusive, que ajuda a tornar esses equipamentos pioneiros na Bahia e atraentes para o visitante do mundo inteiro. Essas características tecnológicas de quase absoluta interatividade dos acervos inviabilizam a reabertura desses espaços agora na fase dois da retomada, em função das regras estabelecidas no protocolo setorial", explicou o titular da Secult, Pablo Barrozo.

O protocolo setorial estabelece, por exemplo, a proibição de obras, exposições e filmes interativos, assim como a realização de apresentações ou performances interativas ou que estimulem o contato ou a redução do distanciamento mínimo entre as pessoas. Também proíbe a exibição de filmes ou vídeos em espaços fechados. Essas regras visam justamente minimizar o risco de transmissão da Covid-19.

"Esses museus oferecem uma enorme experiência interativa, inclusive com o uso de áudio guias e salas sem ventilação natural, que possuem monitores e projetores de vídeo, que, pelo protocolo, não poderiam funcionar, mas que são essenciais nesses equipamentos culturais da Prefeitura", lembrou o secretário.

Pablo Barrozo informou que os espaços geridos pela Secult só devem reabrir a partir da fase três da retomada, quando, a depender da evolução do novo coronavírus da cidade, espera-se que o protocolo setorial para o setor seja flexibilizado, em uma nova etapa.

Casa do Benin - Equipamentos culturais geridos pela Prefeitura, por meio da FGM, a Biblioteca Edgard Santos e Casa do Benin ainda podem reabrir na fase dois da retomada. Para isso, os espaços irão se adequar ao protocolo setorial. Enquanto isso não ocorre, a Casa do Benin tem uma programação virtual.

A partir de hoje (11), começa uma exposição das 110 peças do acervo do museu. A mostra vai acontecer no Instagram do espaço, no perfil @ casadobenin. Entre os destaques estão as peças afro-brasileiras que vieram do Museu da Cidade e foram incorporadas à exposição.

Todas as peças foram fotografadas pelos artistas Lucas Lago e Lucas Feres em diversos ângulos, para dar diversos olhares ao público. “A mostra é dividida em duas fases. Na primeira, vai ser exposto o acervo trazido por Verger, da exposição original da Casa do Benin. Já na segunda fase, será composta pelas peças afro-brasileiras”, explicouo gestor do equipamento cultural, Igor Tiago.

Além da mostra, está disponível no canal do Youtube da FGM uma série sobre a Casa do Benin. Lá, é possível encontrar dois episódios: "A Origem" e "A Arquitetura". Ainda neste mês, está prevista a divulgação do terceiro episódio, que vai falar sobre acervo, Pierre Verger, arte contemporânea e africana. A casa tem também parceria com a Embaixada do Benin para recatalogação e identificação de algumas peças do museu.

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A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), entregará 1.150 cestas básicas aos ambulantes e feirantes dos bairros da Santa Cruz, Pernambués, Pirajá e Mata Escura. O processo de cadastramento já foi feito nessas localidades, que passam por medidas regionalizadas de restrição para conter o avanço da Covid-19, o que envolve o fechamento do comércio informal.

Nesta terça-feira (11), às 8h, as equipes da Semop fazem a distribuição de 300 kits de alimentos na Escola General Labatut, na Rua Oito de Novembro, no bairro de Pirajá. Na região da Mata Escura, 150 ambulantes receberão as cestas. Nessa localidade, a entrega acontecerá nesta quarta-feira (12), às 8h, na Escola Municipal São Miguel. N

No bairro de Pernambués, as 400 cestas serão entregues na quinta-feira (13), às 8h, no CMEI de Pernambués. E em Santa Cruz serão 300, disponibilizadas na sexta-feira (14), às 8h, na Escola Municipal José Calazans Brandão.

Os quatros locais estão em regime de medidas restritivas regionalizadas e ações de proteção à vida desde sábado (08) e por um período inicial de sete dias. Pirajá e Mata Escura entraram para lista pela primeira vez. Os bairros de Santa Cruz e Pernambués já haviam adotado as restrições mais duras e tiveram que retomar as ações devido ao aumento de casos de Covid-19.

Regras - Nas localidades com medidas regionalizadas mais restritivas, os pontos de comércio formal e informal devem permanecer fechados, com exceção das atividades consideradas essenciais. Desde o início dessas ações nos bairros, 10.838 cestas básicas já foram entregues a ambulantes e feirantes.

Para receber a cesta básica, é necessário que esses trabalhadores realizem um cadastro. Ou seja, um dia antes de começarem as medidas restritivas no bairro, a equipe da Semop vai ao local fazer divulgação, verifica a quantidade de ambulantes e feirantes e realiza o cadastro com os dados do beneficiário.

Após realizar o cadastro, uma equipe da Semop volta ao local, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), para realizar as entregas. “Sabemos quão importante é essa iniciativa para estes trabalhadores, bem como para suas famílias, que ficarão pelo menos uma semana longe de suas funções e sem receber seu ganha-pão. A ação é apenas uma entre tantas outras que a Prefeitura tem realizado neste momento de enfrentamento ao coronavírus”, destaca Marcus Passos, secretário da Semop.

Têm direito ao benefício mesmo quem não é cadastrado como ambulante ou feirante junto à Semop ou que já tenha recebido outros tipos de auxílio por conta da pandemia. Só é necessária a comprovação de que tem ponto na localidade.

 

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As praças de alimentação dos shoppings de Salvador puderam reabrir hoje (10), no início da fase dois da retomada das atividades, com a utilização de mesas e cadeiras para os clientes. Os centros comerciais já haviam sido reabertos desde o último dia 24, mas os estabelecimentos situados nas áreas gastronômicas só podiam comercializar os produtos no sistema delivery ou com retirada no balcão, sem consumo no local. 

Pelo protocolo, as praças de alimentação só podem funcionar com 50% da capacidade, mantendo todas as regras de segurança e preservação da vida, a exemplo do uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e limpeza de equipamentos e utensílios. Neste primeiro dia, o movimento foi considerado baixo, conforme esperado pelos centros de compras, que apostam num retorno gradual e seguro da clientela. 

A força-tarefa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vistoriou durante o dia alguns desses espaços e não encontrou irregularidades. Os grandes shoppings da cidade estão colaborando com a Prefeitura, inclusive incrementando as recomendações, a exemplo de orientar os consumidores a só permanecerem nas praças de alimentação até o término das refeições ou lanches. 

O superintendente do Salvador Shopping, José Luiz Miranda, disse que a reabertura da praça de alimentação, bem como dos restaurantes, bares, lanchonetes, salões de beleza e academias dentro dos centros comerciais, será positivo para recuperar as perdas ocorridas durante a pandemia do novo coronavírus.

“Esse primeiro dia foi muito positivo. A gente está com uma expectativa de aumento em torno de 20% do nosso fluxo, em relação ao que a gente já vinha mantendo (desde o início da fase um da retomada). O que ainda nos dá bastante segurança, porque estamos vendo que é um movimento gradativo, um movimento consciente que o cliente vem fazendo. Nós estamos muito além do que nos foi exigido e isso traz uma certa tranquilidade”, avaliou.

Vale lembrar que todos os setores liberados para reabrir na fase dois da retomada e que ficam dentro de shoppings devem seguir o horário de funcionamento dos centros de compra, ou seja, de segunda a sábado, das 12h às 20h.

 

 

 

 

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) iniciou, nesta segunda-feira (10), as vistorias em academias de ginástica, barbearias, salões de beleza, centros culturais, bibliotecas, museus, galerias de arte, lanchonete, restaurantes e bares. O intuito é monitorar se esses estabelecimentos estão cumprindo os protocolos determinados para conter a disseminação do coronavírus, como parte da fase dois do plano de reabertura do comércio.

A força-tarefa atuará até as 23h e conta com 120 profissionais, incluindo policiais militares. De acordo com a Sedur, até às 16h30 não houve irregularidades por parte dos estabelecimentos visitados. Dentre os espaços visitados na operação estão a academia Alpha Fitness, no Costa Azul, a churrascaria Sal e Brasa, em Pituaçu, além de praças de alimentação em shopping centers da cidade.

“Estamos fiscalizando com rigor as normas que foram pactuadas entre Prefeitura e os diversos setores do comércio que reabrem hoje. Quem descumprir as regras estará sujeito às sanções previstas em decreto. No entanto, todos os locais que passamos até agora estão cumprindo os protocolos de segurança, o que nos deixou bem animados”, afirma o diretor de Fiscalização da Sedur, Átila Brandão Júnior.

Um dos focos iniciais da fiscalização está sendo bares e restaurantes situados em locais onde o descumprimento às normas contra a pandemia tem sido mais frequente. De acordo com protocolo setorial em vigor, esses estabelecimentos podem reabrir somente a partir das 12h, fechando obrigatoriamente às 23h, de segunda a domingo. Os estabelecimentos localizados em shoppings e centros comerciais seguirão o horário desses empreendimentos.

"Fiscalizamos uma churrascaria e constatamos que, como determina o protocolo, não está havendo rodízio. Eles colocaram um sistema de buffet também cumprindo o protocolo, com funcionários servindo os clientes. Enfim, por enquanto, e para nossa satisfação, tudo está correndo sem problemas", disse Átila Brandão Júnior. 

Vale lembrar ainda que, no caso dos bares e restaurantes, é preciso haver afastamento de dois metros entre as mesas e um metro entre cadeiras de mesas diferentes. O máximo de pessoas permitido é de seis por mesa. O uso de máscaras é obrigatório, sendo liberado apenas no momento da refeição. O cardápio deve ser digital ou plastificado e higienizado a cada uso. 
 
Os protocolos geral e específico de cada setor podem ser acessados no link informe. salvador. ba. gov. br/ coronavirus/ decretos/protocolos.

 

 

 

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Salões de beleza e barbearias de Salvador retomaram as atividades hoje (10) com uma nova realidade. O funcionamento dos estabelecimentos está condicionado ao cumprimento de protocolos de segurança que envolvem, inclusive, o uso obrigatório de máscara por parte de clientes e trabalhadores o tempo inteiro dentro dos espaços. Ou seja, procedimentos que envolveriam a retirada do utensílio de proteção estão proibidos, a exemplo de maquiagem e barba. 

Com uma rotina diferente, os profissionais desses estabelecimentos passam a realizar atendimento individual e com hora marcada, sempre de segunda a sábado, das 10h às 19h, com 30% da capacidade total do ambiente e efetuando medição de temperatura em funcionários e clientes. Outra medida é que o intervalo entre um cliente e outro deve ser de, no mínimo, 15 minutos, para possibilitar a higienização do local.

Cabeleireira há mais de 15 anos, Rosy Canto comemorou a reabertura do seu salão e reforçou a importância de seguir os protocolos de segurança para a saúde de clientes e trabalhadores. “Estou muito feliz com esse recomeço, estamos nos adaptando a esse novo normal, prezando ainda mais pela vida e saúde das nossas clientes. No começo, foi um susto ter que fechar, mas a gente tinha contato com nossas clientes via Whatsapp e começamos a atender em domicílio. Agora, de volta ao nosso espaço, intensificamos todos os cuidados para realizar os atendimentos”, afirmou a proprietária.

Rosy estudou profundamente o protocolo setorial da Prefeitura, que prevê, ainda, a entrada de acompanhantes apenas para crianças, idosos e pessoas com deficiência. E mais: só é permitida a realização de até dois serviços simultâneos no mesmo cliente, como, por exemplo, cabelo e unha, mantendo o máximo distanciamento possível entre o cliente e os profissionais que estiverem realizando o atendimento.

Apoio a medidas - Cliente de longa data, Cláudia Oliveira foi umas das primeiras a fazer agendamento antecipado para atendimento ao saber da retomada das atividades do espaço de beleza. “Essas medidas que a Prefeitura tem realizado para evitar a contaminação são muito importantes para a população. São cuidados fundamentais para atravessar esse momento difícil que estamos vivendo, principalmente para os comerciantes. Voltar a ser atendida no salão me deixa muito tranquila, segura e feliz por ver que minha cabeleireira já pode fazer trabalho dela aqui no salão”, destacou.  

A maquiadora Milena Tavares lembrou a importância dos cuidados e falou sobre as alternativas que encontrou para mostrar o seu trabalho durante a pandemia. “Nesse primeiro momento, sei que ainda não vou poder retomar as minhas atividades no salão, mas é uma medida necessária para garantir a saúde de todos nós. Vou continuar divulgando o meu trabalho nas redes sociais, investir em aperfeiçoamento de técnicas e fazer vídeos para ensinar aos que acompanham o meu trabalho”, disse.

Outras regras - Nos salões de beleza, barbearias e similares, é recomendado também evitar o compartilhamento, entre os funcionários, de produtos como shampoos, condicionadores e cremes, sendo que, após cada uso, os recipientes devem ser higienizados com água e sabão.

Deve ser mantido o distanciamento de 1,5m entre bancadas, cadeiras e/ou macas de atendimento. Sempre que possível, devem ser utilizadas divisórias confeccionadas com produto de fácil desinfecção para separação das bancadas de trabalho. As portas e janelas abertas precisam ser abertas constantemente para melhorar a ventilação do local. E, havendo ambiente refrigerado, o sistema deve ser mantido em ventilação, não podendo ­ficar no modo de recirculação do ar.

Não é permitida a comercialização ou degustação de alimentos e bebidas no local, inclusive água, café, cappuccino, chá, biscoitos, sequilhos e similares. Só pode ser realizada a comercialização de produtos não alimentícios, desde que industrializados e na embalagem original do fabricante, devendo os mesmos ser devidamente higienizados com álcool 70% no momento da venda.

Os trabalhadores não devem usar adornos do tipo pulseiras, brincos, relógios e anéis, além de evitar unhas de gel e unhas compridas, que dificultam a higienização adequada das mãos. Nas bancadas, devem ser mantidos apenas instrumentos e produtos utilizados durante o atendimento. A roupa de trabalho, as toalhas e os penteadores não descartáveis, após terem sido usados por cada cliente, precisam ser lavados separadamente, a uma temperatura superior a 60º C.

No caso dos utensílios perfurocortantes, como alicates de unha, espátula de metal, navalhas, curetas para podologia, devem ser descartáveis ou de uso pessoal de cada cliente. Caso sejam usados utensílios perfurocortantes reutilizáveis, estes devem ser obrigatoriamente lavados com água e sabão e, posteriormente, esterilizados em autoclave após cada uso. Não é permitido o compartilhamento desses utensílios entre clientes. Os materiais de uso múltiplo, como pentes, tesouras e máquinas de cortar, precisam ser desinfetados após cada uso, segundo as instruções do fabricante.

Para os procedimentos de depilação, os profissionais de estética devem utilizar espátulas e palitos descartáveis. A cera precisa ser acondicionada em outro recipiente próprio e descartada em seguida, juntamente com todos os itens que forem utilizados no atendimento. No caso do uso de pinças, se elas não forem de propriedade do cliente, devem ser esterilizadas em autoclave. Os lençóis precisam ser descartáveis em todos os procedimentos, sendo trocados a cada atendimento. O uso de luvas descartáveis é obrigatório e elas devem ser trocadas a cada atendimento.

Os estabelecimentos devem programar um plano de limpeza, higienização e desinfecção que preveja uma maior freqüência desses cuidados para todas as superfícies, principalmente naquelas em que o toque seja mais freqüente, como mesas de manicure, braços das cadeiras, interruptores e maçanetas.  

Todos os espaços de beleza devem disponibilizar tapetes higienizadores para limpeza dos pés nas entradas dos estabelecimentos. O ambiente deve ser higienizado com álcool a 70% antes da abertura do estabelecimento, incluindo bancadas, utensílios, lavatórios, cadeiras e instrumentos de trabalho. Os estabelecimentos localizados em shopping centers e centros comerciais seguirão o horário desses empreendimentos.   

 

 

 

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Começou nesta segunda-feira (10) a quinta etapa de distribuição de cestas básicas para famílias de alunos da rede municipal de ensino. A entrega, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), foi dividida em quatro semanas, atendendo todas as gerências regionais de educação da capital baiana. 

O cronograma da nova etapa terá cerca de 163 mil cestas entregues a alunos matriculados na rede municipal, em redes conveniadas e estudantes do programa Pé na Escola. O cronograma desta primeira semana, entre hoje e 14 de agosto, atende estudantes dos bairros do Centro, São Caetano, Liberdade, Cajazeiras e Subúrbio II. Entre os dias 17 e 22, complementam-se os bairros de Cajazeiras e as unidades integrantes do Subúrbio II, além das gerências de Pirajá, da Orla e de Itapuã. 

A terceira semana, entre os dias 24 e 29 deste mês, contemplará famílias de alunos das localidades de Itapuã, Subúrbio I e Cabula. A quinta etapa de distribuição será encerrada entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, com atendimento voltado ainda ao bairro do Cabula, além dos matriculados na rede conveniada e estudantes do programa Pé na Escola. No início de cada nova etapa, os pais são informados previamente pela instituição de ensino acerca do dia, horário e local de entrega dos itens. 

Mãe de três crianças, sendo duas beneficiadas pela iniciativa, a dona de casa Caroline Menezes, 32, diz que as cestas representam um auxílio importante ao orçamento doméstico. “É uma ajuda importantíssima, pois estou desempregada e o que recebo de pensão não é suficiente para quitar as contas e garantir a alimentação necessária para os meninos. Dessa forma, recebendo a cesta básica, consigo manter as contas em dia, sem sacrificar esses itens tão importantes”, celebra a mãe dos pequenos Arthur e Miguel, de 4 e 5 anos, respectivamente. 

"A segurança alimentar dos nossos alunos é um cuidado que sempre tivemos na rede municipal, inclusive com a suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia. Logo nos primeiros dias, iniciamos esse trabalho que garante uma cesta básica para cada aluno, mesmo aqueles que estão na rede conveniada e no Pé na Escola. É muito importante garantir que mesmo distante eles estejam recebendo a alimentação adequada”, afirma o titular da Smed, Bruno Barral. 

Balanço - Desde o início a pandemia, a Prefeitura realiza a distribuição de cestas básicas para estudantes da rede e de instituições conveniadas. Entre março e julho, foram distribuídas cerca de 650 mil cestas básicas, contendo 12 itens: feijão, arroz, açúcar, biscoito, café, sal, farinha de mandioca, farinha de milho, leite em pó, macarrão, óleo e proteína de soja. Já são mais de 10 mil toneladas de alimentos entregues em quatro etapas. Somente na última entrega, foram distribuídas 162 mil cestas básicas em toda Salvador.

 

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Com o intuito de realizar a coleta precisa de dados, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta a todos os profissionais da rede que preencham corretamente as informações dos pacientes atendidos nas unidades municipais. Uma cartilha foi criada para orientar profissionais e usuários sobre a importância da autodeclaração. 

Através do preenchimento de dados, é possível identificar a idade, sexo e a cor/raça do usuário. O quesito raça/cor é usado nos censos demográficos do país desde 1872. No entanto, se tornou obrigatoriedade em 2017, sob a portaria n° 344/2017, onde o preenchimento deve constar em todos os instrumentos de coleta de dados. 

“Considerando e aproveitando esse momento da pandemia de Covid-19, resolvemos fortalecer e criar uma cartilha para orientar os profissionais de saúde para que que realizem de forma correta e explicita o preenchimento dos dados e o quesito raça/cor do paciente”, diz a enfermeira e técnica do Campo Temático da Saúde da População Negra, Elenilda Farias. 

A proposta da autodeclaração criada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), inclui cinco categorias para a identificação do pertencimento racial: preta, branca, parda, indígena ou amarela. O usuário deve ser orientado pelo profissional sobre as cinco possíveis categorias, respeitando-o diante de sua declaração. 

“O profissional de saúde acaba ficando com receio de perguntar qual a raça/cor do usuário, com medo de ser interpretado de forma errada, como o estivesse discriminando. Pelo contrário, o objetivo da pergunta é incluir. Ou seja, nessa cartilha nós buscamos orientar ambas partes sobre o processo do quesito”, explica. 

Além de facilitar e ajudar o indivíduo na autodeclaração, a coleta dos dados também é utilizada para identificar qual o bairro, idade, sexo ou raça são atingidos pela doença. Para ter acesso a cartilha e verificar todas as informações, o indivíduo deve acessar o site da SMS, através do link http:// www.saude. salvador. ba. gov. br/ codiv-19-cartilha-orientacao-para-o-preenchimento-do-quesito-racacor-para-profissionais-de-saude.

 

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Novos respiradores irão reforçar o enfrentamento à pandemia de Covid-19 em Salvador, possibilitando a abertura de novos leitos de UTI para tratamento dos pacientes e, também, o prosseguimento das fases de retomada das atividades na cidade. Além disso, uma parte dos equipamentos será destinada pela Prefeitura da capital a municípios do interior.

Os 55 respiradores recebidos pela Prefeitura foram apresentados nesta segunda-feira (10), no Centro de Logística Municipal (CLM), na BR-324. Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto e o vice Bruno Reis, além do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, corpo técnico e imprensa.

Os equipamentos foram fruto de parceria com a iniciativa privada, sendo 50 deles cedidos pela empresa Hapvida através de comodato, e os outros cinco foram doados pela empresa Suzano. “Vinte desses respiradores serão cedidos ao governo estadual, que vai colocá-los em cidades do interior. Isso também é importante para a capital, porque quanto menos pacientes vierem a Salvador, menor será a pressão nos hospitais da cidade”, explicou ACM Neto.

Outros 20 respiradores vão funcionar na segunda tenda do Hospital de Campanha Wet’n Wild, na Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), passando assim a ter 40 leitos de UTI (atualmente possui 20).

Dez respiradores deverão ser encaminhados ao Hospital Salvador, dependendo apenas da questão judicial que envolve o funcionamento dos leitos. Os cinco equipamentos restantes ficarão de reserva para uma possível necessidade.

Fase dois – O prefeito também falou sobre o início, nesta segunda-feira, da segunda fase de retomada das atividades econômicas na cidade com índice melhor do que o esperado na ocupação dos leitos de UTI, com 55% registrado ontem (9). “Graças a Deus, a taxa dessa ocupação vem caindo e foi exatamente isso que permitiu que, a partir de hoje, pudesse ser autorizada a retomada de diversas atividades de Salvador”.

Com isso, mais de 30 mil estabelecimentos voltam a funcionar com atendimento presencial depois de quase cinco meses fechados. “A gente compreendeu a dificuldade dessas pessoas, que são donos de bares, restaurantes, salões de beleza, barbearias, academias de ginástica, centros culturais. Claro, quando chegou em um momento seguro, foi permitido que eles pudessem voltar às suas atividades”, declarou ACM Neto.

Ele ainda fez questão de ressaltar o esforço que a Prefeitura vem fazendo para manter equilibrada a taxa de ocupação dos leitos de UTI, e fez um apelo para que a população continue colaborando para a diminuição da transmissão da Covid-19. “O desafio está ainda maior, vamos fiscalizar a cidade toda e os cidadãos, através do 156 e do 160, também podem ajudar denunciando estabelecimentos que não estejam cumprindo os protocolos de segurança. Aos poucos, vamos superando esses desafios da pandemia e retomando a normalidade na nossa capital”, finalizou o prefeito.

 

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