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Em Salvador, as pessoas estão cada vez mais interessadas em manter e cultivar alimentos orgânicos. Neste sábado (16), às 9h, acontecerá a entrega de mais uma horta comunitária na cidade – a terceira apenas no bairro do Itaigara. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), em parceria com a Associação de Moradores da Colina C do Loteamento Itaigara (ACCI).

Doadas pela Secis, as primeiras mudas que serão cultivadas na nova horta, que tem uma área de 54m², serão ervas, temperos e hortaliças, como erva-doce, erva-cidreira, alecrim, manjericão, hortelã, orégano, alface, cebolinha, salsa, coentro, pimenta e tomate, dentre outros. Depois, os membros da associação e os moradores do local ficarão responsáveis por cuidar da horta e colher os alimentos que servirão de sustento para a comunidade e doação.

Pomar – Além disso, a Secis preparou no local uma área para o plantio de cinco árvores frutíferas: duas aceroleiras e três pitangueiras. O plantio dessas mudas será realizado também no sábado (16), pelos técnicos da Secretaria em conjunto com a população.

Essa será a 25ª horta comunitária inaugurada pela Secis, sendo 13 urbanas e 12 em creches e escolas públicas. Em abril, mais uma horta deve ser entregue, dessa vez na Escola Municipal Campinas de Pirajá.

Como solicitar – As comunidades interessadas em implantar uma horta comunitária devem entrar em contato com a Secis, através do telefone (71) 3611-3802. Com o pedido recebido, os técnicos do órgão realizam uma avaliação técnica da área onde os futuros canteiros serão instalados, além de promover reunião com moradores para apresentação do projeto. Também fazem parte da assistência prestada pela Prefeitura a limpeza e roçagem do terreno, suporte para estruturação das leiras e doações das primeiras mudas.

O compromisso de cuidar diariamente da horta depois de entregue é dos moradores solicitantes. Essa manutenção acontece a partir do trabalho compartilhado entre os membros da comunidade, em atividades como regamento, vigilância, limpeza, coleta e manejo dos vegetais. Em geral, os vegetais colhidos nas hortas comunitárias e escolares são utilizados para confecção da merenda escolar e para instituições beneficentes de diversos bairros de Salvador.

Guia – Para ajudar as comunidades sobre como planejar a criação de uma horta, os cuidados que se deve ter com o local destinado ao plantio de hortaliças e de que maneira plantar cada espécie, a Prefeitura criou o Guia para a Implantação e Gestão de Hortas Urbanas e Escolares.

O documento está disponível gratuitamente em versão digital e instrui sobre os cuidados que se deve ter com a escolha do local, como, por exemplo, a drenagem do terreno e da disponibilidade de água para a rega das plantas, até instruções acerca das dimensões dos canteiros onde as mudas serão fixadas, as condições ideais do solo e medidas que ajudam no controle de insetos-praga, ácaros e doenças.

Além disso, o tutorial ensina como cultivar 46 vegetais, entre hortaliças e frutas, e dá dicas da época ideal para se plantar em Salvador. Traz ainda um fichário ilustrativo para consulta rápida das caraterísticas de 30 hortaliças, como cebolinha, berinjela, abóbora e diversos tipos de alfaces.

 

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Com o objetivo de fornecer mecanismos para que o público feminino possa se desvencilhar de situações de violência e de perigo, teve início nesta sexta-feira (15) mais uma turma do curso de defesa pessoal do Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRLV) – localizado na Praça Almirante Coelho Neto, nº 1, Barris. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), tendo como tema “Prevenção à violência no cotidiano da mulher”.

As aulas seguem até o dia 22 de março, das 14h às 16h, com carga horária total de 16 horas. Na primeira tarde de ensinamentos, hoje, o grupo formado por 54 mulheres recebeu informações sobre o funcionamento da GCM e algumas noções de primeiros socorros e defesa pessoal. Elas irão aprender a se desvencilhar de atos violentos como estrangulamento, espancamento e tentativa de estupro.

Sentada na primeira fileira, a empreendedora Anna Mendes, de 42 anos, mal piscava os olhos. Toda as atenções estavam voltadas para os ensinamentos de defesa pessoal repassados pelo instrutor da GCM. “Se tivesse aprendido no passado, teria sofrido e apanhando menos”, disse ela, que por 15 anos foi vítima de violência doméstica. Há quatro conseguiu colocar um fim no casamento, deixou o agressor e desde então é atendida no Loreta Valadares. “Eu sofri muitas agressões e nunca soube me defender. Aqui aprendemos a nos desviar dos golpes, a sair correndo, a levantar. É uma questão de sobrevivência mesmo”, relatou.

O instrutor de defesa pessoal da GCM, Sidnei de Carvalho, enfatizou que o simples aprendizado de defesa pessoal pode salvar a vida de muitas mulheres. “Algumas noções técnicas de como correr, como se defender de um tapa, soco ou chute pode fazer a diferença na hora de uma agressão”, destacou.

Novas turmas - A secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos, fez questão de participar da aula inicial. Durante as explicações dos instrutores da Guarda Municipal, destacou que o curso é apenas uma das tantas ações da gestão pública com intuito de proteger as mulheres. “Ressalto que iniciativas como essa valorizam a mulher, empoderam e trabalham o resgate da autoestima. A ideia não é retribuir a violência e sim ensiná-las como se desviar dela”, frisou.

O curso terá uma segunda turma no mês de maio. Para participar, as interessadas podem entrar em contato com o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares pelo telefone 3235-4268 e 3611-6412. As vagas são limitadas.

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É incalculável o quanto já se escreveu sobre Glauber Rocha no Brasil e no mundo. Sim, ele foi um dos mais importantes cineastas brasileiros, um dos líderes do movimento Cinema Novo - e nem precisa dizer que suas obras contribuíram para um aprimoramento da linguagem utilizada na sétima arte, as quais se caracterizaram por um discurso que exprimia a situação sociopolítica do país na segunda metade do século passado, rompendo com padrões tradicionais da época. No entanto, pouca gente sabe da vida pessoal do artista, para além das telas.

O Setor de Gestão Documental da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), localizado no 2º andar do Instituto de Previdência do Salvador (IPS), em Nazaré, resguarda um acervo com 4 mil caixas de documentos, com 40 mil prontuários de servidores inativos, entre aposentados, falecidos e exonerados. Em meio a tantos papéis, estão aqueles sobre a vida profissional de um dos mais importantes nomes da produção cinematográfica do país. Em 2019, se estivesse vivo, Glauber Rocha completaria 80 anos.

Nascido em 14 de março de 1939 em Vitória da Conquista, no Centro-Sul do estado, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade da Bahia em 1957, mas abandonou os estudos três anos depois para se dedicar ao jornalismo. Exercendo a profissão, foi técnico de Informação e Divulgação na extinta Secretaria de Administração e Finanças (SAF), do dia 18 de março de 1960 até 1º de maio de 1963. Nessa época, quem estava à frente da administração municipal era o prefeito Heitor Dias. O secretário da SAF na ocasião era um dos maiores intelectuais baianos do século XX: o editor, empresário e professor (título que preferia ser chamado) Manoel Pinto de Aguiar, membro da Academia de Letras na Bahia e no Rio de Janeiro, falecido em 1991.

Nos arquivos do Setor de Gestão Documental, a caixa de número 345 contém um envelope com 11 documentos do conquistense. Fichas financeiras, de cadastro, de frequência, guia de inspeção de saúde, memorando e folha corrida revelam alguns dados pessoais. Glauber residia num imóvel na Rua General Labatut, nos Barris, e entrou na Prefeitura sob contrato individual de trabalho. Seus vencimentos mensais chegavam ao valor bruto de 20 mil cruzeiros - pouco mais do que o dobro do salário mínimo instituído em 1960, que era de 9,6 mil cruzeiros. Era uma quantia ínfima para quem quisesse se dar ao luxo de ter um automóvel na época. Para ser ter uma ideia, um Fusca era vendido por 540 mil cruzeiros. Outros modelos populares, como DKW Belcar custava 668 mil cruzeiros e o Willys Dauphine, 530 mil cruzeiros.

Mesmo com o trabalho na Prefeitura - e casado à época com a atriz Helena Ignez - Glauber produziu, em 1961, o seu primeiro longa-metragem, Barravento, que foi filmado na praia do Buraquinho, em Itapuã. A película possui 80 minutos e conta a história de Firmino, um homem que volta à aldeia de pescadores onde foi criado e questiona o misticismo do povo do local. O longa chamou atenção dos críticos e rendeu premiação no Festival de Karlovy Vary, da antiga Tchecoslováquia.

Entre os documentos, há um que indica que, em abril de 1963, Glauber faltou oito vezes ao trabalho, o que lhe custou um desconto de 5,3 mil cruzeiros no salário. Não era pra menos: um ano depois, em 1964, veio Deus e o Diabo na Terra do Sol, um filme que fala sobre levante, catolicismo e extermínio no sertão. A produção, reconhecida internacionalmente, foi sequenciada por outras não menos importantes, como Terra em Transe (1967) e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969).

Embora tenha trabalhado para o governo municipal da capital baiana por três anos, foi indiscutivelmente no cinema que Glauber se eternizou. Sua filmografia conta com dez longas e oito curtas, com produções feitas no Brasil e também no exterior. O artista foi um dos idealizadores do Cinema Novo, ao lado de cineastas como Cacá Diegues e Paulo César Sarraceni. O movimento propôs ao cinema a exibição da realidade, com mais conteúdo e menor custo, fora dos padrões hollywoodianos. Destacam-se obras com temas ligados à liberdade de expressão, à indústria do cinema e à crítica social. Ele viveu intensamente, produzindo entre o final dos anos 50 e o início dos anos 80, pensando o cinema como uma arte que pode ser feita com “uma ideia na cabeça e uma câmera na mão”.

Um de seus grandes amigos na juventude, o poeta e jornalista Florisvaldo Mattos, lembra com carinho e saudade dos tempos em que convivia com Glauber. A amizade entre os dois durou mais de 20 anos, de 1957 até a morte do cineasta, em 1981. Embora sem ter convivido com Glauber quando este foi servidor municipal, Florisvaldo lembra de como o amigo via cinema em tudo o que fazia. "Ele via cinema em tudo; tudo para ele tinha um enquadramento; a forma de como aquela cena poderia vista, construída, fotografada, filmada. Estando uma pessoa sentada numa cadeira, a conversar com outra, ele se postava diante, como se estivesse com a câmera na mão, mostrando como seria construída a cena. Agora, o interessante aí é que, para mim, como cineasta Glauber era intimamente um jornalista."

Glauber Rocha foi preso em novembro de 1965, por ter participado de um protesto contra a Ditadura Militar, durante uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Rio de Janeiro. Permaneceu 23 dias preso e viveu em exílio entre os anos de 1971 e 1976. Ele morreu em agosto de 1981, aos 42 anos, vítima de um choque bacteriano, dias depois de chegar ao Rio de Janeiro, vindo de Portugal. Na época, seu filho, o também diretor Eryk Rocha, tinha apenas três anos. Há quem diga que Glauber morreu de tristeza pela situação do Brasil. Ele era um dos três filhos de dona Lúcia e seu Adamastor. As irmãs morreram antes: Ana Marcelina, aos 11 anos, vítima de leucemia, e a atriz Anecy Rocha, aos 34 anos, ao cair no fosso de um elevador.

 

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Uma parceria da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) garantirá qualificação profissional aos moradores do Subúrbio Ferroviário. Integrante da programação do Mulher 360, promovido pela Prefeitura neste mês de março, a iniciativa terá abertura oficial na segunda-feira (18), às 8h, no Subúrbio 360, localizado na Rua da Paz, s/n, em Coutos.

Com a presença da titular da pasta, Rogéria Santos, serão apresentados as datas dos cursos de Panificação Avançada, Sequilhos e Fabricação de Pizzas, assim como o início da primeira turma do curso de Confeitaria Avançada, que será ministrado no local, de 18 a 29 de março. Os cursos são totalmente gratuitos, incluindo material e certificado.

Os interessados podem se inscrever no próprio local, seguindo o cronograma de inscrição de cada curso. Serão disponibilizados 40 vagas, sendo 20 em cada turma nos turnos matutino e vespertino. Para se inscrever, é necessário apresentar xerox e original do RG, CPF e atestado de escolaridade de qualquer série do Ensino Fundamental.

“Assim, levamos aos moradores das comunidades a chance de aprender um ofício que gere a eles renda própria e a oportunidade de conquistar a independência financeira, principalmente para as mulheres e jovens, garantindo uma profissão e a esperança de um futuro melhor”, destaca Rogéria.

 

Cronograma:

Confeitaria Avançada

Inscrições: Encerradas

Duração: 18/3 a 29/3 (10 dias)

 

Panificação Avançada

Inscrições: 25/3

Duração: 1º/4 a 18/4 (15 dias)

 

Sequilhos e Petit fours

Inscrições: 8/4

Duração: 22/4 a 30/4 (7 dias)

 

Fabricação de Pizzas

Inscrições: 22/4

Duração: 6/5 a 24/5 (15 dias)

 

Confeitaria Básica

Inscrições: 20/5

Duração: 27/5 a 14/5 (15 dias)

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O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) oferece vagas de emprego para esta segunda-feira (18). Os interessados deverão ir a um dos postos do SIMM, no Comércio (Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto); Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja), levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 7h às 16h30, pelo telefone 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

É possível também ter acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções.

 

Vagas do SIMM para segunda-feira (18):

 Coordenador de Clube Social

Ensino superior completo em Gestão de Eventos, Administração ou áreas afins, seis meses de experiência, imprescindível ter trabalhado com organização de eventos

Salário: R$3.000,00 + benefícios

1 vaga

 

Atendente de Lanchonete

Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para trabalhar à noite, ter fácil acesso à região do Pelourinho

Salário : R$998,00 + benefícios

1 vaga

 

Ajudante de carga e descarga

Ensino fundamental completo, seis meses de experiência

Salário: R$998,00 + benefícios

1 vaga

 

Caixa de Restaurante

Ensino médio completo, 1 ano de experiência, imprescindível ter experiência com atendimento

Salário: R$1.202,50 + benefícios

1 vaga

 

Churrasqueiro

Ensino médio completo, 1 ano de experiência em restaurante

Salário: R$1.304,86 + benefícios

1 vaga

 

Ajudante de Cozinha (jovem aprendiz)

Ensino médio incompleto (estar estudando à noite), sem experiência

Bolsa e benefícios a combinar

1 vaga

 

Barman

Ensino médio completo, seis meses de experiência, vaga zoneada para o Imbuí, disponibilidade para trabalhar tarde/noite

Salário: A combinar + benefícios

1 vaga

 

Operador de Máquina Costal

Ensino médio completo, um ano de experiência.

Salário: A combinar + benefícios

1 vaga

 

Técnico em segurança do trabalho

Ensino médio completo, 1 ano de experiência, imprescíndivel curso técnico/ registro da área

Salário: A combinar

1 vaga

 

Encarregado de Açougue

Ensino médio completo, 1 ano de experiência

Salário: A combinar

2 vagas

 

Camareira

Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para residir em alojamento de funcionários em Imbassaí

Salário: R$1.084,00 + benefícios

1 vaga

 

Técnico em Telefonia e TV

Ensino médio completo, seis meses de experiência, disponibilidade para residir em alojamento de funcionários em Imbassaí

Salário: Da categoria + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de Limpeza (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, três meses de experiência

Salário: R$1.084,00 + benefícios

1 vaga

 

Auxiliar de Garçom (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino fundamental completo, três meses de experiência

Salário: R$1.084,00 + benefícios

1 vaga

 

Estoquista (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: R$998,00 + benefícios

1 vaga

 

Mecânico de Refrigeração

Ensino médio completo, seis meses de experiência, desejável CNH A ou B, curso na área

Salário: R$1.500,00 + benefícios

2 vagas

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O ranking das empresas que mais apareceram nos registros de denúncias durante o ano de 2018 foi apresentado, na manhã desta sexta-feira (15) pela Diretoria de Ações de Proteção à Defesa do Consumidor (Codecon), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A ação ocorreu em evento realizado no auditório da Codesal, em celebração ao dia do consumidor, com a presença da titular do órgão, Roberta Caires. A lista forma o primeiro cadastro de empresas denunciadas por consumidores em Salvador.

A relação, que será sempre atualizada, é formada por 44 instituições, na sua maioria bancos e financeiras. As três primeiras posições da lista são compostas, respectivamente, pelas empresas Crefisa S.A Crédito, Financiamentos e Investimento, Hipercard Banco Múltiplo S.A e o Banco Agiplan. Empresas que prestam serviços de alimentação, saúde e privados também fazem parte da tabela, a exemplo das Lojas Americanas, Casas Bahia e a Vivo.

"O papel da Codecon é informar, proteger e defender os direitos dos consumidores. A partir do momento que apresentamos essa lista, os consumidores conhecem melhor as empresas antes da contratação dos seus serviços e ficam mais alertas e atentos, tendo a possibilidade de serem menos vulneráveis, evitando passar por situações de abuso na relação de consumo", declara Roberta Caires.

As empresas que compõem a lista foram autuadas e sofreram processo administrativo no ano de 2018. As reclamações mais frequentes estão relacionadas a abusos na cobrança de multas e juros, além da falta de flexibilidade nos prazos durante a renegociação das dívidas.

"É preciso que o cidadão esteja atento às cláusulas contratuais que precisam estar claras e compreensíveis. Caso não se tenha muito conhecimento sobre o assunto é recomendável que se procure alguém que possa auxiliar, como um contador ou um advogado. Também é de grande importância a existência de canais de atendimento que garantam voz ao cliente, para que haja uma boa comunicação entre as partes", afirma Caires.

Somente no ano de 2018 o órgão realizou um total de 10.534 atendimentos. Para a diretora, isso mostra que o consumidor baiano tem se preocupado cada vez mais com seus direitos. "Tivemos um crescimento de 100% no atendimento no ano passado comparado a 2017. Os baianos têm procurado cada vez mais os seus direitos e isso também é fruto do trabalho de informação e educação que tem sido desenvolvido pela Codecon junto ao consumidor", conclui.

Confira o ranking com todas as instituições:

Crefisa S.A Crédito, Financiamentos e Investimento

Hipercard Banco Múltiplo S.A

Banco Agibank S.A. / Banco Agiplan.

Banco Bradescard S.A

Banco do Brasil S.A

Banco Itaucard S.A / Itaucard Financeira

Caixa Econômica Federel

Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - Coelba

Empresa Bahiana de Águas e Saneamento S.A - Embasa

Sorocred Crédito Investimento e Financiamento S.A

ASTEBA – Associação dos Servidores Técnicos Administrativos

Assurant Seguradora S.A

Banco BMG S.A

Banco Bradesco Cartões S.A

Banco Bradesco Financiamentos S.A

Banco CBSS S.A

Banco Gmac S.A

Banco Inter S.A

Banco Losango S.A Banco Múltiplo

Banco Santander (Brasil) S.A

Banco Triângulo S.A

BV Financeira S.A

Cedaspy Salvador Comércio de Livros e Cusos LTDA

Centro Nacional de Auxílio ao Servidor Público – Cenasp

Casas Bahia - Cnova Comércio Eletrônico S.A

DaCasa Financeira S.A

Facta Financeira

Itaú Inibanco S.A

Lojas Americanas S.A

Lojas Leader S.A

LuizaSeg Seguros S.A

Magazine Luiza S.A

Midway S.A Crédito, Financiamento e Investimento

Motorola Mobility Com. De Prod. Eletrônicos Ltda

Pax Cristo Rei

Pax Cristo Rei Adm. Serviços Póstumos

PLL Salvador Service Celulares

Previsul Seguradora

Consórcio Realiza – Realiza Administradora de Consórcios LTDA

Realize Administradora de Cartões

Lar Shopping – RS Móveis e Decoração Eireli Me

Saint Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Brasilit

Sociedade Moveleira Paranaense

Vivo - Telefônica Brasil S.A

OI - Telemar Norte Leste S.A

TAP AIR Portugal – Transportes Aéreos Portugueses S.A

Via Varejo S.A

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Exposição artesanal de crochê, cama elástica para as crianças e oferta da tradicional comida baiana. Estas foram algumas das atividades que fizeram parte da celebração dos 14 anos do Restaurante Popular Cuidar, em São Tomé de Paripe, comemorado na manhã desta sexta-feira (15). A programação foi promovida pela Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), unidade vinculada à Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), e em parceria com Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel).

Após saborear a refeição composta por arroz, caruru, vatapá e peixe, a artesã Eliana Ferreira, 53 anos, revelou o motivo de frequentar sempre o Restaurante Popular Cuidar. "Eu gosto de estar aqui, primeiramente, porque eu me sinto muito bem – eu vejo a preocupação dos funcionários conosco e isso me faz sentir acolhida. Além, claro, da variedade e qualidade dos pratos. Todo dia é uma comida diferente. Faço questão de vir todos os dias e espero que o restaurante exista por muitos e muitos anos", afirmou.

“Muitos moradores só têm essa refeição principal durante todo o dia. Ter esse equipamento que nos permite oferecer uma comida de qualidade é muito satisfatório. Toda nossa equipe trabalha com muito carinho e dedicação para melhor atender a comunidade e isso se reflete na presença dos moradores que são fiéis ao espaço. Hoje estamos celebrando a existência do equipamento, mas o presente sempre vai ser para a comunidade", declara o coordenador do serviço, Gabriel Ernesto.

O Restaurante Popular Cuidar atende um total de 300 pessoas diariamente e traz no cardápio variedades como quiabada, fígado, ensopado, peixe e frango, além da salada e suco presentes todos os dias. Em datas comemorativas como o São João, Semana Santa e Natal, é preparado um cardápio especial, de acordo com a ocasião. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h30, com refeições por apenas R$ 1.

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A equipe de engenheiros e arquitetos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) participou de capacitação, realizada no auditório da Codesal, voltada à atualização dos procedimentos indicados pelo Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC), que norteará a Operação Chuva 2019. A ação buscou qualificar a atuação do órgão em situações de emergência que requerem o disparo do Sistema de Alerta e Alarme (SAA).

“Implantado há cerca de três anos, o plano estabelece protocolos de acompanhamento das condições do tempo e das situações de risco, realizadas pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec) e demais setores do órgão”, explicou o coordenador de Ações de Contingência da Codesal, Francisco Costa Júnior.

Durante os períodos chuvosos, os técnicos realizam vistorias e medições de modo a identificar irregularidades em áreas localizadas em encostas que possam resultar em deslizamentos de terra. Estes casos, seguindo os protocolos do PPDC, sinalizam para a necessidade de disparar o sistema de alarme.

O meteorologista e subcoordenador de Análise do Clima e Sistema de Alerta, Ricardo Rodrigues, informou que o Cemadec monitora, de forma integral, os índices pluviométricos do Sistema de Alerta e Alarme. A medida permite perceber antecipadamente os riscos de deslizamento de terra e alagamento de área, realizando a evacuação de moradores para centros de acolhimento até que sejam realizadas vistorias dos locais atingidas.

A partir das condições do tempo, é realizada a mudança de nível de monitoramento dividido em quatro categorias (Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo), juntamente com a análise dos acumulados de chuva nas últimas 72 horas. O nível de segurança é de até 80mm nesse período.

“As informações passadas aos engenheiros foram sistematizadas com o intuito de otimizar as atividades de prevenção e antecipação de alertas aos moradores”, ressalta o subcoordenador de Atendimento Emergencial do órgão, Esmeraldo Tranquilino.

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A Prefeitura anunciou concorrência pública para a venda de um terreno municipal em Piatã, uma das áreas mais valorizadas entre as novas zonas de expansão da cidade. O terreno, que é totalmente plano e em formato retangular, tem área de 10.412 m² e está localizado na rua da Gratidão, esquina com a Avenida Orlando Gomes, próximo ao Centro Tecnológico Senai/Cimatec. 

Segundo as normas municipais, o terreno poderá ter destinação de uso comercial ou residencial. A licitação acontecerá no dia 4 de abril, às 15h, no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz). Informações mais detalhadas podem ser obtidas pelo site da Sefaz ou em terrenos. salvador. ba. gov. br.

 

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