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Como parte da Operação Semana Santa, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), ligada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, deu início, nesta terça-feira (26), à pesquisa de preços dos produtos típicos mais consumidos no período da Páscoa. Fiscais do órgão fizeram a verificação na Ceasa do Rio Vermelho.

O trabalho se repete nesta quarta-feira (27), de 8h às 14h, nas feiras de São Joaquim, Itapuã, Sete Portas e Mercado do Peixe em Água de Meninos. Na Ceasa do Rio Vermelho foram visitados todos os estabelecimentos que comercializam amendoim, azeite de dendê, de oliva, bacalhau, castanha, feijão fradinho, coco seco, peixes diversos, mariscos, quiabo, coentro e ovos de páscoa.

Enquanto fazia a pesquisa de preços, a empresária Flávia Guimarães, 32 anos, observava o trabalho dos fiscais. Cliente assídua da Ceasa do Rio Vermelho, fez questão de pontuar a relevância do trabalho da Codecon. “Muito bacana oferecer ao consumidor informações sobre onde encontramos os produtos mais em conta”, disse ela.

Para a farmacêutica e técnica da Vigilância Sanitária Maria das Graças Ramos, 60 anos, que resolveu antecipar as compras da Semana Santa, ações como a da Codecon garantem a proteção do consumidor. “É um serviço fundamental para a sociedade, além de deixar o comércio em alerta sobre a importância de respeitar as leis”, assinalou.

Fases - Para a diretora do órgão, Roberta Caires, que participou da visita a Ceasa junto com sua equipe de fiscais, a operação que terá dois momentos foi iniciada com a fase de verificação de preços dos produtos. “Vamos divulgar dados que contribuem para economia doméstica, munindo o consumidor com informações sobre os locais com valores mais baixo. A ideia é fazer o comparativo de preços, orientando o cidadão”, explicou.

Nessa primeira fase da operação, que vai até sexta-feira (29), o órgão irá divulgar ao consumidor um comparativo com os preços praticados em anos anteriores, além de informar onde as mercadorias estão com preço mais barato. Os resultados serão anunciados a partir de 1º de abril.

As equipes da Codecon passarão pelas redes de supermercado G. Barbosa, Walmart, Atakarejo, Extra, loja de departamentos Le Biscuit e Americanas, além dos shoppings da Bahia, Salvador, Piedade e Lapa. Também serão visitados os restaurantes de comida baiana.

Ovos de Páscoa - A operação vai até 17 de abril. Durante a segunda fase, fiscais da Codecon estarão distribuídos em ações nas grandes feiras livres e supermercados da cidade, verificando o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e leis correlatas.

Às vésperas da Semana Santa, a Codecon retomará a pesquisa, apresentando no dia 17 de abril comparativo de preços com os resultados da 1ª etapa. Segundo Caires, no segundo momento da operação a Codecon vai verificar condições de acondicionamento dos produtos, higiene, preços condizentes com as etiquetas, veracidade das propagandas e principalmente a qualidade dos ovos de Páscoa.

“É muito comum encontrar ovos quebrados e machucados dispostos nas sessões das lojas. Vale lembrar que o produto nessas condições não pode ser ofertado ao consumidor”, alertou a diretora.

De acordo com Roberta Caires, as equipes do órgão estarão nas ruas trabalhando até as vésperas da Semana Santa com intuito de garantir o cumprimento das leis de consumo. “Lembrando que o consumidor pode reclamar e nos acionar através do Fala Salvador, no 156, nosso canal aberto para todos”.

Na Operação Semana Santa de 2018, 156 estabelecimentos foram visitados pela Codecon e apenas dois apresentaram irregularidades com relação ao preço dos produtos.

 

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Um bate-papo sobre missão, liderança e motivação com quem ajuda a transformar a vida dos brasileiros através da TV para pessoas que realizam tarefa semelhante por meio da Prefeitura de Salvador. Este foi o foco da palestra do apresentador Luciano Huck para gestores da administração municipal, dentro do 3º Encontro de Desenvolvimento de Lideranças de Alta Performance, ocorrido na manhã desta terça-feira (26), no Hotel Deville, em Itapuã.

A atividade contou com as presenças do prefeito ACM Neto; do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; e do secretário municipal de Gestão (Semge), Thiago Dantas, dentre outros.

O prefeito ressaltou o perfil de Luciano Huck como um dos brasileiros que mais conhece o país, e que tem a trajetória marcada por levar o Brasil para a televisão, ajudando a transformar a vida de muitas pessoas. ACM Neto aproveitou para lembrar que, há sete anos, a Prefeitura também tem trabalhado para mudar a realidade da capital baiana.

“Em 2013, havia uma enorme desconfiança da população, pois a Prefeitura não conseguia dar respostas a coisas básicas. Com o trabalho que foi feito, conseguimos reconectar a Prefeitura com a cidade e os cidadãos, mudando o patamar dos sonhos e expectativas das comunidades. E isso não conseguiria ser atingido sem essa equipe fantástica”, relatou ACM Neto.

O prefeito ainda salientou que o encontro acontece justamente em meio às comemorações pelo aniversário de 470 anos de Salvador. “E a cidade pode se encher de orgulho em, nesse período, receber investimentos na ordem de R$850 milhões em ações que possuem o objetivo de mudar a vida das pessoas”, completou o prefeito.

Exemplo – Na palestra, o apresentador citou como exemplos situações vividas em 20 anos de viagens pelo país através do programa “Caldeirão do Huck”, onde presenciou pessoalmente realidades diferentes, cenários de profunda desigualdade social e ações desenvolvidas por cidadãos comuns para superar as dificuldades e melhorar as localidades onde vivem.

Um desses casos esteve pessoalmente no palco: a professora aposentada Nildete Sampaio, de 64 anos, idealizadora e líder da Creche & Escola Mãe Nildete, em Coutos, que participou ano passado do quadro “Um Por Todos, Todos Por Um”.

Ele destacou que a atual geração precisa se preocupar, se organizar e colocar a mão na massa para fazer com que o Brasil seja menos desigual. “Caso contrário, não cumprimos a nossa missão. A gente tem que mergulhar em questões que, de fato, faça com que, nas próximas décadas, a gente possa sentar e ver que fizemos alguma coisa para fazer o Brasil menos desigual e mais eficiente. Temos que procurar as melhores ideias, dialogar e arquitetar o Brasil que a gente quer para o futuro e trazer pessoas para isso”, afirmou.

Valorização – Na terceira edição, o Encontro de Desenvolvimento de Lideranças de Alta Performance faz parte do Programa de Valorização do Servidor, desenvolvido pela Semge. A apresentação de abertura foi com o coaching e CEO da Sempre Avante, Daniel Galvão, que abordou o tema “A Força do Campeão”.

Na primeira edição, em 2017, o encontro teve as presenças do ex-padre Zeca de Mello e do técnico campeão olímpico de vôlei Bernardinho. Em 2018, foi a vez do administrador Max Gehringer e do ex-oficial do Batalhão de Operações Policiais Especiais do Rio de Janeiro (Bope) Paulo Storani.

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Salvador dará mais um importante passo em direção a um futuro sustentável com o lançamento da Estratégia Salvador Resiliente, um plano integrado, colaborativo e de longo prazo para abordar os desafios da cidade e das pessoas no convívio urbano. O evento é organizado pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e acontece nesta terça-feira (26), no Forte São Diogo, às 17h. 

Estarão presentes no lançamento o prefeito ACM Neto; o secretário da Secis, André Fraga; o diretor para America Latina do Programa 100 Cidades Resilientes (100RC), Eugene Zapata; a Chief Resilience Officer (CRO) e diretora de Resiliência de Salvador, Adriana Campelo; a vice-orefeita de Atenas, Myrivili Eleni; e o diretor da Fundacion Avina, Pablo Vagliente. 

“A gente está dando um presente antecipado de aniversário dos 470 anos da cidade. Vamos comemorar pensando no futuro e em como tornar Salvador uma cidade sustentável”, disse André Fraga. A Estratégia de Resiliência possui diversas iniciativas de longo prazo que permitam que no futuro Salvador seja considerada uma cidade resiliente.  

A iniciativa integra a programação da Semana de Resiliência, com atividades que abordam temas e iniciativas presentes na Estratégia, como o lançamento do Edital Economia Circular, ocorrido ontem (25). Acontecem também palestras e workshops que até quinta-feira (28) em diferentes locais da cidade. 

Espírito público – A Estratégia de Resiliência de Salvador é um trabalho pautado pelo espírito público de construir uma cidade inclusiva, igualitária, moderna e inovadora, que seja um legado para gerações futuras. A visão de uma Salvador resiliente é que “a cidade seja reconhecida pelo rico patrimônio humano e cultural, aberta ao mar e ao mundo. Capital das múltiplas identidades, criatividade e inovação, onde o desenvolvimento sustentável e tecnológico promove a resiliência, a inclusão e a integração das pessoas”. 

Isso é o que afirma o próprio plano de resiliência da capital, que possui cinco pilares: 1) Cultura e Múltiplas Identidades; 2) Comunidade Saudável e Engajada; 3) Economia Diversificada e Inclusiva; 4) Cidade Informada e Governança Inovadora; e 5) Transformação Urbana Sustentável. Esses pilares estabelecem as bases para a construção de uma Salvador Resiliente no futuro. 

O documento foi concebido em parceria com outras secretarias, órgãos e diretorias da Prefeitura, além de membros do setor privado, sociedade civil e terceiro setor. Através da parceria com o Programa 100 Cidades Resilientes (100RC) da Fundação Rockefeller, houve o auxílio de consultores e estudiosos do Brasil e de outros países, em unidade com diversas cidades do mundo. 

Processo – Em 2017, Salvador foi escolhida para fazer parte da 100RC, uma rede que se dedica a ajudar cidades ao redor do mundo a se tornarem mais resilientes frente aos crescentes problemas ambientais, sociais e econômicos do século XXI. Com o anúncio, a capital baiana recebeu da rede uma verba de US$1 milhão com o objetivo de colocar em prática as ações que fomentem a resiliência na cidade. 

Assim, ainda em 2017 se deu o início do desenvolvimento da estratégia. O projeto em três fases principais: Avaliação Preliminar, Estratégia e Implementação. A companhia internacional Arup Group realizou a consultoria das duas primeiras fases que envolveram quase 6 mil pessoas em dezenas de oficinas. 

Na primeira fase, finalizada em janeiro de 2018, foram realizados workshops, entrevistas e pesquisas com a sociedade civil, setor privado e setor público para levantamento dos principais problemas de resiliência do município. O resultado foi um Relatório Preliminar de Resiliência (PRA), que conta com a definição das principais frentes de trabalho do projeto. 

Já a Fase 2 foi caracterizada justamente pelo desenvolvimento da Estratégia de Resiliência. Foram realizados 10 estudos específicos, oficinas para discussão e 114 entrevistas com especialistas e representantes do setor privado, esferas do poder público, academia, organizações sociais e comunidades. No total, foram definidas 60 iniciativas resilientes agregadas nos cinco pilares do documento. Com a entrega da Estratégia Salvador Resiliente, será iniciada a terceira e última fase, a de implementação do plano. 

Contribuição – Além da participação popular e dos diversos atores sociais, a construção da Estratégia de Resiliência de Salvador teve o apoio técnico e financeiro de diversas redes internacionais. Foram firmadas parcerias importantes com a Fundación Avina; Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (FOMIN); Bernard van Leer Foundation, Associação de Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI); e Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). Além desses, houveram trabalhos desenvolvidos com parceiros da plataforma 100RC como Ordnance Survey International, Global Network for Advanced Management, Knowledge Hub e Repowering London.

 

Programação 

26 de março

17h - Lançamento da Estratégia de Resiliência no Forte São Diogo.  

27 de março

8h30 – 11h30 - Painel Salvador Resiliente.

Local: Wish Hotel da Bahia.

O evento apresentará a Estratégia Salvador Resiliente e irá debater sobre os desafios das cidades resilientes e como a resiliência está se tornando o novo paradigma para o planejamento de políticas públicas. 

14h – 16h30 - Workshop Crescendo na Cidade: Design Urbano focado nas crianças.

Local: Hub Salvador.

O workshop faz parte de uma parceria entre a fundação holandesa Bernard van Leer, a Prefeitura e a consultoria Arup Internacional para o desenvolvimento de um Guia para design e implementação de intervenções em comunidades vulneráveis voltadas às crianças e mulheres grávidas. 

O desenvolvimento do Guia incluirá trabalhos de campo que serão realizados em diferentes tipologias de assentamentos informais em Salvador, Brasil; Beirute, Líbano; e Nairóbi, Quênia. O evento tem capacidade para 50 pessoas e é voltado para arquitetos, urbanistas e profissionais da área. 

 

28 de março

8h30 -17h - Workshop Governança Integrada e microacessibilidade no Centro Antigo de Salvador.

Local: Hotel Pestana Convento do Carmo.

O evento é direcionado para os órgãos e departamentos públicos que trabalham com o desenvolvimento do Centro Antigo de Salvador. Haverá a participação do consultor especializado em centros históricos, Randal Masson da PennPraxxis (EUA).

 

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Salvador criou, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 1.598 empregos formais. Os números foram divulgados pela mais recente pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. A cidade foi a capital do Nordeste que mais criou postos formais de trabalho e a sexta do país.  

"Essa á uma notícia excelente nessa semana em que Salvador completa 470 anos. São números que refletem que as ações adotadas pela Prefeitura em investimentos públicos e captação de recursos privados têm dado certo. O programa Salvador 360, que estimula a economia nos mais variados setores, é um dos maiores responsáveis por este resultado", avaliou o prefeito ACM Neto.  

Apenas no mês de fevereiro, foram criados 1.160 postos, 73% do resultado observado no bimestre. Foi o mês em que a cidade recebeu um intenso fluxo de turistas, principalmente em função do Carnaval. Nos últimos 12 meses, foram criados na primeira capital do Brasil 6.754 empregos formais. 

"A aposta que a Prefeitura faz no setor turístico, com investimentos diretos em infraestrutura, além de ações e projetos que despertam o interesse do capital privado, a exemplo da construção do novo Centro de Convenções, vai gerar muitos outros resultados positivos no que se refere a emprego e renda na cidade", disse o secretário de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara.  

Entre os setores que se destacaram na criação de empregos podemos nesses dois primeiros meses do ano estão o de serviços (1.280) e o da Construção Civil (1.117). Em contrapartida, os setores do comércio (-601) e da indústria de transformação (-180) apresentaram os maiores saldos negativos.

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Para garantir que o sistema de drenagem em Salvador funcione bem, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Manutenção (Seman), montou a Operação de Limpeza dos Rios, Córregos e Canais. Ela atua permanente e periodicamente no ordenamento programado dos serviços de limpeza e dragagem do sistema. No primeiro trimestre deste ano, 22 canais foram limpos, em mais de 8 mil metros de serviço executado. 

Em todo o ano passado, 63 canais foram limpos na capital baiana, em mais de 33 mil metros de serviço executado. As equipes da Seman atuam principalmente na microdrenagem, a exemplo dos serviços de desobstrução de boca de lobo; recuperação do sistema de drenagem; Operação Tapa-Buraco; substituição de grelhas, placas de concreto; além de poda de árvores e coleta de galhos caídos. Ainda estão em processo de limpeza os canais do Paraguari, em Periperi; Terracom, localizado na Valéria; Álvaro Letgel, na Fazenda Coutos; e Via Tronco, em Ilha Amarela. 

"Dentro dos canais são comumente retirados, além de sacos plásticos com lixo, sofás, colchões, sucatas, pneus e, por vezes, carcaças inteiras de veículos. A associação destes fatores torna a ocorrência uma questão socioambiental, pois, além do necessário seccionamento da rede de esgoto, junto ao córrego que deveria ser exclusivo para o desague da drenagem pluvial, é necessária uma ação de conscientização da população", explicou o diretor de Manutenção da Seman, Luciano Sandes. 

Atuação emergencial - Durante o período das chuvas, a Seman mantém atuação integral dos serviços, com reforço contingencial do efetivo escalado em plantões de 24 horas, direcionando todas as suas equipes para as demandas emergenciais geradas pelas chuvas ocorridas em Salvador. A pasta realiza as ações de desobstrução, limpeza e recuperação do sistema de microdrenagem, dragagem dos canais e córregos do sistema de macrodrenagem, retirada de arvores e galhos caídos, além da revisão da malha viária através da Operação Tapa Buracos. 

A operação conta com um contingente provisionado de aproximadamente 145 agentes operacionais, efetuando os serviços de campo, em uma equipe técnica composta por engenheiros civis, ambientais, agrimensores e agrônomos, arquitetos, técnicos agrícolas e técnicos em edificações, além de fiscais e encarregados.  

O serviço conta com a participação de 4 retroescavadeiras, 7 caminhões munck, 6 caminhões sewer-jet para jateamento da rede, 6 caçambas para carregamento de material e todo o efetivo de carros da Secretaria de Manutenção, atuando em todos os bairros da cidade. 

Como medidas preventivas, somente no primeiro trimestre de 2019 foram realizadas  desobstruções de rede em mais de 70 mil metros de galerias, e a limpeza de 22 canais com mais de 8 mil metros dragados. O setor de manutenção corretiva da malha viária aplicou mais de 11 mil toneladas de asfalto através da Operação Tapa-Buraco, e o setor responsável pela manutenção de áreas verdes realizou a poda em aproximadamente 8 mil vegetais, dentre árvores e palmáceas, por toda a cidade. Os números refletem as intervenções realizadas nos meses de janeiro e fevereiro, sem contabilizar as ações corretivas executadas emergencialmente no mês de março.

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A Semana da Resiliência teve início nesta segunda-feira (25), no Hub Salvador, no Comércio, com o lançamento do edital Desafio de Impacto Salvador Resiliente – Economia Circular, com intuito de selecionar pelo menos três projetos inovadores para a capital baiana. Os contemplados contarão com recursos do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), a iniciativa visa identificar e incentivar soluções que contribuam para fortalecer a resiliência na capital baiana, tendo como foco a economia circular. A diretora de Resiliência da pasta, Adriana Campelo, afirmou que os projetos do edital deverão ser selecionados até abril e, a partir de junho, as startups darão início aos trabalhos. “Salvador como sempre sai na frente, liderando essa agenda global.”

Das 100 cidades resilientes do mundo, 17 estão na América Latina e três no Brasil – além de Salvador, também adotam a estratégia as capitais Rio de Janeiro e Porto Alegre. Adriana explicou que “a estratégia de resiliência” é um conceito que define uma nova forma de pensar política pública de maneira abrangente, integrada e a longo prazo, para enfrentar desafios. Trata-se de uma mudança sistêmica que também gera oportunidades econômicas e de negócios, além de proporcionar benefícios ambientais e sociais.

“Temos que pensar como aproveitar todas as etapas do processo produtivo. Utilizar tudo e descartar para a natureza o mínimo possível, caracterizando o conceito de economia circular”, pontuou. Ela acrescentou que a Prefeitura já desenvolve alguns projetos que visam a reutilização da chuva, da energia solar e reciclagem de material que seria desprezado como lixo.

Durante a apresentação do edital, estiveram presentes representantes do projeto 100 Cidades Resilientes (100RC) e da Fundação Avina, ambos parceiros da Prefeitura. De acordo com a diretora do 100RC, Helena Monteiro, o trabalho em conjunto com a gestão pública de Salvador tem sido de sucesso absoluto. “Para execução da estratégia de resiliência o poder público precisa da colaboração da sociedade civil, das academias e do setor privado. É muito importante esse trabalho em conjunto, com diferentes consultorias e trazendo o setor privado para junto do público, ajudando a discutir a cidade”, destacou.

Programação – A Semana da Resiliência prossegue nesta terça-feira, às 17h, no Forte São Diogo, no Porto da Barra, com a assinatura do documento Estratégia de Resiliência para Salvador, instrumento que apresenta um planejamento de longo prazo com 60 iniciativas e políticas públicas para a capital baiana. Na ocasião, estarão presentes o prefeito ACM Neto; o titular da Secis, André Fraga; o diretor para América Latina das 100 Cidades Resilientes, Eugene Zapata; a vice-prefeita de Atenas para Natureza Urbana, Myrivili Eleni; além de outras autoridades envolvidas com a temática.

A quarta-feira (27) contará com seis horas do Painel Salvador Resiliente, das 8h30 às 11h30, no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, com discussões importantes sobre os desafios das cidades resilientes, o crescimento da capital e sobre a arte como elemento de comunicação e transformação da agenda global. No mesmo dia, das 14h ás 16h30, acontece o Workshop Crescendo na Cidade: designe Urbano focado nas crianças, no Hub Salvador.

O encerramento ocorre a partir das 8h30 da quinta-feira (28), com o Workshop Governança Integrada e Microacessibilidade no Centro Antigo de Salvador, no Pestana Convento do Carmo, no Santo Antônio Além do Carmo. Voltado para gestores públicos, terá a participação do consultor especializado em centros históricos Randal Masson da PennPrexxis, nos Estados Unidos.

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Os veículos que fazem o serviço de transporte escolar em Salvador começaram a ser vistoriados pela Prefeitura na manhã desta segunda-feira (25), na sede da Coordenadoria de Táxi e Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris. A iniciativa deverá envolver mais de 900 veículos, como o do motorista Almir Rodrigues, 59 anos, que trabalha com transporte escolar há 25 anos e estava presente no Cotae neste primeiro dia de ação. “Todos os anos realizo a vistoria. É uma questão de consciência e responsabilidade com o próximo. Estamos transportando vidas e nosso dever é garantir a segurança e bem-estar dos pequenos e dos seus familiares”, afirmou. 

A ação, que é realizada duas vezes ao ano, sendo uma em cada semestre, é promovida por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). O objetivo é garantir a segurança dos estudantes que usam esse meio de transporte diariamente na cidade.

Até o dia 5 de abril, prazo final da fiscalização, a inspeção será realizada por ordem do número do alvará, conforme cronograma. São verificados itens como a padronização obrigatória dos veículos (conforme artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro), higiene, estado de conservação, condições de tráfego, controlador de velocidade (tacógrafo) medido pelo Ibametro, regularidade dos equipamentos de segurança (extintor, triângulo, chave de roda e macaco) e a câmera de ré.

Para passar pelo procedimento, o motorista deve pagar uma taxa de R$ 81,79. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Caso não passe pela fiscalização até o prazo final, além de ficar impedido de exercer a atividade, será aplicada uma multa de R$42,30 ao condutor do veículo. 

“A realização dessa vistoria é de grande importância, pois contribui para a prevenção de incidentes. Nenhum pai vai querer deixar seu filho em um veículo sem condições de uso. Com esse trabalho realizado, damos aos pais a tranquilidade de que seus filhos estão em veículos seguros”, declara o diretor de Trânsito da Transalvador, Marcelo Corrêa.

Na ocasião o condutor também deverá apresentar o cartão de identificação, carteira de identidade, comprovante de residência, licenciamento atualizado, carteira de identidade, carteira de habilitação classe D, pagamento da taxa de vistoria, “nada consta” de multas de trânsito e selo GNV. Caso seja identificado algum problema, o permissionário tem de 10 a 30 dias para solucionar a questão e retornar à Cotae para solicitar nova vistoria. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3202-9064 e 3202-9070.

 

Cronograma

25/3: Alvarás 0001 a 0100

26/3: Alvarás 0101 a 0200

27/3: Alvarás 0201 a 0300

28/3: Alvarás 0301 a 0400

29/3: Alvarás 0401 a 0500

01/04: Alvarás 0501 a 0600

02/04: Alvarás 0601 a 0700

03/04: Alvarás 0701 a 0800

04/04: Alvarás 0801 a 0900

05/04: Alvarás 0901 em diante

 

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A Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), lança o edital Desafio de Impacto Salvador Resiliente – Economia Circular nesta segunda-feira (25), às 14h30, no Hub Salvador, no Comércio. O objetivo é encontrar e incentivar soluções que contribuam para fortalecer a resiliência na capital baiana, tendo como foco a economia circular.

O Desafio é uma chamada pública voltada para pessoas físicas, organizações sociais, empresas, empreendedores, pesquisadores, inventores, estudantes e startups que desenvolvam projetos para reutilização de materiais que seriam descartados como lixo, transformando-os em matéria-prima para novos produtos. Espera-se dos interessados que eles tenham desenvolvido tecnologias, técnicas ou metodologias que contribuam para os sistemas de economia circular nos setores de gastronomia, resíduos sólidos e/ou tratamento de água e esgoto.

A iniciativa da Secis tem a parceria com a Fundação Avina, o Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab) e o Programa 100 Cidades Resilientes (100RC). O lançamento do edital faz parte ainda da programação da Semana de Resiliência, que acontece em Salvador a partir desta segunda (25) até quinta-feira (28).

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Os 265 alunos da Escola Municipal Professor Manoel de Almeida Cruz, localizada em Cajazeiras XI, tiveram uma tarde animada com direito a guloseimas e diversas brincadeiras, na semana passada. A proposta da primeira edição do projeto “SPMJ nas Escolas” teve como objetivo a valorização da infância, além de despertar o olhar dos familiares para a compreensão de que a infância é uma fase fundamental da vida e que deve ser bem aproveitada pelos pequenos. 

A ação foi promovida pela passagem do Dia Mundial da Infância, celebrado em 21 de março. Para a aluna Bruna Vitória de Oliveira, de 12 anos, que cursa o 6º ano, o momento foi de descontração e proporcionou a oportunidade de realizar atividades que há tempos não fazia. "Já andei a escola toda, brinquei muito e agora quero comer algodão doce. O que eu mais gostei é que posso comer algodão doce a vontade. Ainda não fiz pintura no rosto mas talvez até a hora de ir pra casa eu faça", contou sorridente.  

Dentre as atividades ofertadas na escola estiveram palestras sobre a função do Conselho Tutelar e de que forma ele auxilia crianças e adolescentes na garantia de direitos. Além disso, foram ofertadas escovação odontológica orientada e palestra com os pais sobre práticas que devem ser adotadas na educação familiar, a exemplo do cuidado com os conteúdos que as crianças ficam acessam na internet.  

Na parte do entretenimento, os pequenos puderam aproveitar diversas atrações. A programação englobou uma edição especial do projeto Ruas de Lazer, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semtel), contação de histórias com a apresentação do livro Menina Bonita do Laço de Fita, da autora Ana Maria Machado, casa de fantoches, pinturas no rosto e demais brincadeiras.  

Mãe de Breno, de 8 anos, Rita Bispo aproveitou a tarde para se aproximar do filho. "Eu amo essa escola. Vim fazer a minha parte, ficar próxima e apoiar ele. Estou achando ótimo esse evento. Uma oportunidade para a gente se divertir junto", disse. 

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