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Você é empreendedor, tem uma boa ideia, mas não sabe por onde começar para criar a própria startup? O Hub Salvador vai te ajudar. O centro de inovação municipal vai sediar, na próxima segunda-feira (6), das 18h30 às 20h, o evento "Como criar sua startup em Salvador". Representantes de diferentes organizações vão apresentar os recursos disponíveis na cidade e fornecer dicas de como montar uma startup na capital baiana. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site https:// FI.co/ events .

O encontro vai contar com um painel de discussão com representantes de organizações, universidades e fundadores de startups. Na ocasião, os empreendedores vão ter acesso a todo suporte que a comunidade pode oferecer para o desenvolvimento dos negócios e, também, poder tirar dúvidas.

“Essa é uma grande oportunidade de pessoas que estão iniciando ou querem fazer parte desse ecossistema poder dar o primeiro passo, além de interagir com investidores locais e aceleradoras, e saber como funciona um espaço de inovação como o Hub Salvador”, afirma o diretor de parceria público-privada da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Gustavo Menezes.

 

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A Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), lançou nesta sexta-feira (3) o edital de convocação para a eleição dos membros do Conselho Gestor do Parque Municipal Marinho da Barra, criado há 15 dias em decreto assinado pelo prefeito ACM Neto. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município e pode ser baixado no endereço www. salvaadorresiliente. salvador. ba. gov. br. O prazo para as inscrições das instituições interessadas em compor o órgão vai até 17 de maio de 2019.

De acordo com o edital, o Conselho Gestor do Parque Marinho da Barra tem por finalidades debater, formular e deliberar diretrizes para planos, programas e projetos referentes à nova Unidade de Conservação, assim como fiscalizar sua execução e integrar a participação social em seu processo de gestão, visando sua proteção ambiental e cultural.

A composição do órgão terá, no máximo, 20 vagas, distribuídas por um número igual entre os segmentos do poder público e da sociedade civil, com total de 10 para cada segmento. A atividade realizada pelos membros eleitos será voluntária, portanto não remunerada.

Entre as atribuições do órgão, estão: formular o seu próprio regimento interno; acompanhar e fiscalizar a elaboração do Diagnóstico Ambiental, do Zoneamento Ambiental e do Plano de Manejo da Unidade de Conservação; criar câmaras técnicas; e promover a realização de atividades de educação ambiental

Documentação – O preenchimento do formulário de inscrição que consta no Anexo II do edital é obrigatório para todos os segmentos previstos. Os documentos exigidos no processo de inscrição devem ser entregues na administração do Parque Joventino Silva (Parque da Cidade), no Itaigara. A data final para recebimento da documentação é 17 de maio de 2019, das 9h às 16h.

Pioneirismo – Pioneiro no país, o Parque Municipal Marinho tem uma área de 322.142 m², entre os fortes de Santo Antônio (Farol) e Santa Maria, englobando três naufrágios que ocorreram na região da Barra nos séculos XIX e XX.O parque foi idealizado por um grupo de moradores da Barra, admiradores do ambiente marinho, e, desde 2016, a sua criação é apoiada pela prefeitura através da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência.

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Ainda este ano de 2019, o bairro de São Cristóvão, conhecido pela forte comércio – principalmente o ambulante – existente no local, terá um ambiente mais ordenado e confortável para trabalhadores e frequentadores. O primeiro Mercado Municipal da localidade começou a ser construído pela Prefeitura nesta sexta-feira (3), após a ordem de serviço para início imediato das obras ser assinada no local pelo prefeito ACM Neto. Estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis; do titular de Ordem Pública (Semop), Felipe Lucas; e da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, além de outras autoridades, lideranças e população.

Com previsão de conclusão em cinco meses, o Mercado Municipal de São Cristóvão vai funcionar na Avenida Aliomar Baleeiro, próximo ao Salvador Norte Shopping. O investimento é de, aproximadamente, R$2,3 milhões, com recursos próprios. O projeto foi desenvolvido pela FMLF, com supervisão da Seinfra, por meio da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), e posterior administração do espaço pela Semop.

Para o prefeito, a iniciativa foi fruto de “teimosia” e de compromisso em dar mais qualidade de vida a quem reside, trabalha e frequenta o bairro. “A Prefeitura já vinha querendo fazer esse mercado há muito tempo. Havia uma luta por esse terreno, que foi objeto de disputa judicial e, finalmente, foi dada a liberação para continuar com a implantação. Ele vai ser fundamental para São Cristóvão, pois, na via principal, há um aglomerado muito grande de ambulantes e feirantes, pais e mães de família que têm direito a trabalhar, mas que acabam trazendo muito transtorno com relação à mobilidade, pois atuam nas calçadas e há disputa de espaço com pessoas, carros e ônibus”, relatou ACM Neto.

Moradora e comerciante informal do bairro há 15 anos, Dilma Santos contou que, há tempos, ela desejava um local mais confortável para trabalhar. “O bairro precisava ter mais ordenamento, as pessoas terem mais espaço para circular, o trânsito fluir melhor e os comerciantes trabalharem em um local mais adequado, com higiene. O projeto é bom e espero que se reverta também em boas vendas pra gente”, afirmou esperançosa.

“É uma grande honra ter uma obra tão esperada pelo bairro. São Cristóvão vai ficar arrumado, bonitinho, mais organizado, merecia uma organização como essa. Vai mudar bastante o bairro, é um grande sonho que será realizado”, declarou a baiana de acarajé Sandra Nascimento, que possui um ponto próximo ao futuro mercado.

Estrutura – O Mercado Municipal de São Cristóvão ocupará uma área de 1.140m² para abrigar 56 estações de hortifruti, quatro açougues e área verde. A iniciativa tem como intuito relocar e abrigar os trabalhadores informais que atuam nas calçadas do bairro, o que vai melhorar tanto o ordenamento quanto as condições de trabalho, infraestrutura, conforto e segurança aos comerciantes e aos moradores da comunidade e bairros vizinhos como Parque São Cristóvão, Mussurunga, Jardim das Margaridas e Itapuã.

O projeto foi desenvolvido de modo a aproveitar ao máximo a situação e condição topográfica do terreno, para promover funcionalidade e facilidade de deslocamento por toda a extensão do imóvel. Haverá ventilação natural através de espaços abertos e grandes aberturas presentes na cobertura, assim como iluminação natural e conforto visual através das áreas verdes.

Outros mercados – Desde 2013, a Prefeitura já entregou nove mercados e feiras construídos ou requalificados. A lista envolve os mercados da Liberdade, das Flores, 2 de Julho, Periperi, Itapuã e de Água de Meninos, além das feiras de Cosme de Farias e Castelo Branco e o camelódromo da Baixa dos Sapateiros.

Entregue em 2015, o Mercado de Cajazeiras, que sofreu incêndio em 2017, está em estágio final de conclusão das obras de recuperação e requalificação. Está em requalificação, iniciada este ano, o Mercado Municipal São Miguel, na Baixa dos Sapateiros. O Mercado Municipal de Jardim Cruzeiro, também inédito no bairro, deverá ser entregue ainda este mês de maio.

 

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Moradores da Liberdade festejaram, na noite desta quinta-feira (2), a autorização da Prefeitura para aplicação de lâmpadas LED em 74 logradouros do bairro. A autorização para início do trabalho de modernização da iluminação no local ocorreu com a presença do prefeito ACM Neto, do secretário de obras e vice prefeito, Bruno Reis, além do titular da Diretoria de Iluminação, Júnior Magalhães, e demais autoridades municipais. 

A Liberdade é o terceiro bairro que recebe a intervenção que faz parte do programa Iluminando Nosso Bairro. Serão instalados no local 417 pontos de LED com potência variando entre 50W e 100W e implantação de 28 postes, com investimento de cerca R$ 580 mil.

O prefeito ressaltou que as obras de iluminação se somam a outras intervenções que a Prefeitura vem executando no bairro. Esta é a terceira vez, em 15 dias, que o gestor vai ao bairro autorizar intervenções. 

"Em 2013,  não havia iluminação em LED em nenhum logradouro. Trouxemos essa iluminação para grandes avenidas e ruas principais e percebemos que faltava algo. Então, ao invés de iluminar apenas uma rua, criamos um programa para que iluminasse o bairro todo", destacou o prefeito. 

Além disso, o prefeito destacou que a iluminação moderna servirá ainda de reforço para contribuir com a sensação de segurança em todos os bairros da cidade. 


Balanço - O primeiro bairro contemplado no âmbito do programa foi o Calabar, seguido de Nova Constituinte. No Calabar foram investidos R$ 800 mil e 92 ruas estão sendo contempladas com o que há de mais novo e eficiente em iluminação pública. Foram 634 pontos englobados, com 430 luminárias em LED de 50W, 103 de 70W e 101 de 100W.

Em Nova Constituinte, a modernização ocorre em 135 logradouros, com a instalação de 865 pontos em LED e implantação de 52 postes, com investimento de R$ 1,170 milhão.

                                   

Os documentos exigidos para a inscrição são: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de quitação eleitoral, certidão de antecedentes criminais. Além disso, o candidato deve apresentar também a certidão de conclusão do ensino médio e uma declaração comprovando experiência na área de promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente.

 

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Os interessados em participar da eleição para conselheiros tutelares de Salvador têm até esta sexta-feira (3) para realizar a inscrição. O processo é realizado pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a expectativa é de que 2 mil pessoas concorram ao cargo. São 90 vagas para titular e 90 para suplente, distribuídos em 18 Conselhos Tutelares espalhados pela cidade. 

A escolha dos conselheiros tutelares de Salvador é dividida quatro etapas. A primeira etapa é realizada entre 4 de abril e 3 de maio, com a inscrição. A segunda consiste na realização de uma prova, no dia 14 de julho. Os candidatos aprovados disputarão as eleições no dia 6 de outubro. Por fim, na quarta etapa, acontece o curso de capacitação, no qual os candidatos aprovados terão que cumprir, no mínimo, 75% da carga horária de curso. 

A votação é realizada a cada quatro anos e tem como objetivo principal garantir os direitos de crianças e adolescentes. A titular da SPMJ, Rogéria Santos, ressalta a importância da realização do processo para a população e, principalmente, para as crianças. "Esse é o momento em que cada cidadão soteropolitano tem em suas mãos o poder de escolher aqueles que são verdadeiros guardiões dos direitos das nossas crianças e adolescentes. Por isso, tratamos o processo de escolha com muita seriedade e responsabilidade", afirma. 

Requisitos – Para se candidatar, é preciso ter mais de 21 anos, já ter trabalhado dois anos com criança e adolescente e ser morador de Salvador há, pelo menos, dois anos. O pré-requisito para ser eleitor nesse processo é ter um título emitido até o dia 31 de julho de 2019. 

Os documentos exigidos para a inscrição são: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de quitação eleitoral, certidão de antecedentes criminais. Além disso, o candidato deve apresentar também a certidão de conclusão do ensino médio e uma declaração comprovando experiência na área de promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente.

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O prefeito ACM Neto assinou na manhã desta quinta-feira (02), no Palácio Thomé de Souza, o contrato de empréstimo com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 35 milhões, para a execução do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros. Durante a formalização do contrato, o prefeito elencou uma série de ações que serão realizadas a partir do programa, com reflexos positivos importantes para médio e longo prazo.

Entre as diversas ações, a iniciativa vai permitir atualizar o cadastro imobiliário da cidade e, com isso, solucionar problemas relacionados ao IPTU. Também será construída uma nova base de endereçamento da capital, o que vai dirimir a confusão com nomes de ruas e números das residências.

Do ponto de vista da modernização de sistemas, serão criados um novo Sistema de Administração Tributária com linguagem tecnológica mais atual; um programa para gestão de cobranças administrativas e um sistema público de escrituração digital.

Com essas ações, espera-se que Salvador consiga integrar os fiscos, modernizar a gestão administrativa, financeira e patrimonial e alcançar um equilíbrio fiscal autossustentável. “Estamos dotando a Secretaria da Fazenda (Sefaz) de novos e importantes instrumentos tecnológicos, a partir desse contrato, que vão permitir sustentabilidade na arrecadação municipal ao longo dos tempos. É um legado que a gente deixa, algo que vai ser permanente", disse o prefeito.

ACM Neto também lembrou que muitos moradores que reclamam da ausência de CEP e da dificuldade de receber suas correspondências serão beneficiados. "Além de ser algo muito importante para dentro da gestão, será também para fora, para o cidadão”, concluiu o prefeito.

Os projetos do programa serão coordenados e executados pela Sefaz e terão um prazo de execução de até quatro anos. Segundo Paulo Solto, titular da pasta, esse é um projeto amplo. “Ao final desse processo de modernização, que inclui o aperfeiçoamento e automatização de todos os procedimentos da gestão tributária e fiscal, teremos uma gestão mais eficiente. Para se ter uma noção, a fiscalização da prefeitura não vai precisar mais ser física. Toda parte contábil será fiscalizada remotamente”.

Operação - Trata-se da 9ª operação de crédito contratada na gestão do prefeito ACM Neto, todas voltadas para a melhoria dos serviços públicos municipais e para o atendimento das importantes demandas urbanísticas e sociais da capital, beneficiando, sobretudo, a parcela mais carente da população.

A formalização do contrato com a Caixa Econômica Federal pela manhã também contou com a presença do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Kleber Paz; do chefe da Casa Civil, Luiz Carreira, e do presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior, além de outras autoridades.

 

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Um dia após a celebração pelo Dia Internacional do Trabalho (1º de maio), é hora de conquistar uma vaga de trabalho ou mudar de função. Das 29 vagas oferecidas pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) nesta quinta-feira (2), nove são destinadas para pessoas com deficiência. Dentre os destaques estão cinco vagas para motorista de ônibus – os interessados devem ter ensino médio completo, seis meses de experiência e carteira de habilitação D.

Quem quiser se candidatar nesta ou em outras oportunidades ofertadas, deve comparecer a um dos postos do SIMM, localizados no Comércio (Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto) e Boca do Rio (Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio Imeja). É necessário levar originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30. Os candidatos podem usufruir do atendimento por hora marcada, que funciona das 7h às 16h30, pelo telefone (71) 3202-2016 ou 0800-2853111 para ligações gratuitas.

É possível também ter acesso ao atendimento do SIMM nas Prefeituras-Bairro Centro/Brotas Cabula, Cajazeiras, Cidade Baixa, Itapuã, Pau da Lima e Subúrbio/Ilhas, para realização de cadastro, busca por vagas e encaminhamento para entrevistas e seleções.

 

Vagas do SIMM para quinta-feira (2):

 

Motorista de ônibus (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência, carteira de habilitação D

Salário: a combinar

5 vagas

 

Auxiliar Administrativo (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Camareira (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: a combinar + Benefícios

2 vagas

 

Mecânico de motos

Ensino fundamental completo, três meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Mecânico de bicicletas

Ensino fundamental completo, três meses de experiência

Salário: a combinar + benefícios

2 vagas

 

Vendedor interno

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível experiência no ramo de confecções

Salário: a combinar + benefícios

1 vaga

 

Consultor de vendas

Ensino médio completo, três meses de experiência, habilidade com vendas externas

Salário: R$998,00 + benefícios

5 vagas

 

Auxiliar de informática (estágio)

Ensino superior completo na área de Informática, sem experiência, imprescindível conhecimento na linguagem PHP

Salário: a combinar

1 vaga

 

Coordenador de vendas

Ensino médio completo, seis meses de experiência

Salário: R$1.500,00 + comissão e benefícios

2 vagas

 

Dedetizador

Ensino médio completo, três meses de experiência, imprescindível carteira de habilitação A ou B

Salário: R$1.017,63 + benefícios

2 vagas

 

Agente funerário

Ensino médio completo, seis meses de experiência, imprescindível carteira de habilitação A/B

Salário: R$998,00 + comissão + benefícios

5 vagas

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Prestes a completar dois anos, o programa Salvador 360, lançado em maio de 2017 pela Prefeitura, já proporcionou mudanças significativas para o desenvolvimento econômico da capital baiana. As 360 ações planejadas para a capital, lançadas gradativamente, mostram pouco a pouco os resultados. Em janeiro e fevereiro deste ano, Salvador foi a capital do Nordeste que mais gerou postos formais de trabalho e a sexta do país no quesito graças às iniciativas do programa de desenvolvimento. 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Ba) registrou em 2019 o maior número de Microempreendedores Individuais (MEIs) dos últimos três anos. Foram 144 mil MEIs até o último dia 31 de março, enquanto, no mesmo período do ano passado, foram computados 119 mil. A cidade também lidera o Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). 

Criado pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), o Salvador 360 já tem 54% das ações concluídas e 15% em execução. Apenas 1% das ações ainda não foram iniciadas e 30% estão em fase de acompanhamento dos prazos. O programa está estruturado em oito eixos: o Simplifica, Negócios, Centro Histórico, Investe, Cidade Inteligente, Cidade Criativa, Cidade Sustentável e Inclusão Econômica. Os eixos mais adiantados são o Simplifica, com 83% das ações concluídas, e o Negócios, com 62%.  

O titular da Sedur, Sérgio Guanabara, destaca o eixo da Inclusão Econômica como um dos mais importantes, daí o fomento para a criação dos MEIs. “Estamos trabalhando com a base da pirâmide, com pessoas humildes que não tinham condições de empreender ou de pagar um curso preparatório. Por meio do Negócio POP, programa incluído neste eixo em parceria com o Parque Social e o Sebrae, temos a meta de alcançar 150 mil pequenos empreendedores, inclusive ambulantes, com cursos de capacitação e acesso ao microcrédito no Banco do Nordeste, que é um dos parceiros”, afirmou. 

Hub - Outra iniciativa importante foi a criação do Hub Salvador, como parte do eixo Cidade Inteligente. Considerado um dos dez melhores espaços de coworking do país, o centro tecnológico, situado no Terminal Marítimo, no Comércio, abriga 70 negócios inovadores, distribuídos por 33 empresas e 37 startups que recebem o apoio de parceiros, como o Sebrae e o Senai Cimatec. 

“As ações lançadas alcançam hoje um dos nossos maiores objetivos que é o de estimular a economia da cidade. Queremos que Salvador, de fato, seja menos desigual nos aspectos urbanísticos e sociais. O Salvador 360 é um programa de alto impacto, fruto de um equilíbrio conseguido na atual gestão, com efeitos efetivos para a cidade”, afirma o secretário.     

Desburocratização – Uma das marcas desse conjunto de iniciativas planejadas para Salvador tem sido a eficiência e a celeridade processual, através do eixo Simplifica do Salvador 360. Só no ano de 2018, o município realizou 114 mil atendimentos digitais ao cidadão, o que proporcionou uma redução de aproximadamente 70% do tempo de serviço, por meio da simplificação de processos e elevação da tipologia de serviços digitalizados e acelerados. 

O Portal Salvador Simplifica, por exemplo, possibilita fazer online serviços que antes só podiam ser feitos presencialmente. Ao todo, 23 serviços estão disponíveis, 2.288 produtos já foram emitidos e 4 mil usuários foram registrados desde o lançamento da plataforma, em dezembro de 2017. 

Novas ações – No próximo mês de maio, deve ser lançado o Polo de Economia Criativa, como parte do eixo Cidade Criativa, visando não só o investimento, mas também o desenvolvimento de várias ações na área de design, gastronomia, música e moda, entre outros. O polo vai beneficiar grupos que hoje atuam de forma isolada e que serão agregados em um ambiente múltiplo de trabalho na região do Comércio, estimulando ainda mais a ocupação nessa parte da cidade, o que é uma meta da Prefeitura. 

É também no Comércio que estão sendo requalificadas a Rua Miguel Calmon e a Praça Cairu, como parte do eixo Salvador Centro Histórico. As obras estão orçadas em R$ 4,3 milhões e R$ 4,6 milhões, respectivamente, e devem ser entregues nos meses de junho e agosto.  

Recentemente, também foi requalificada a Praça da Inglaterra, no bairro, com investimentos da ordem de R$ 1,2 milhão. Essas são apenas algumas das obras que integram uma grande revitalização do Centro Histórico, dando vida e beleza a este que é um dos mais importantes locais de visitação da cidade.

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Os serviços essenciais da Prefeitura serão mantidos nesta quarta-feira (01), quando acontece o feriado do Dia do Trabalhador. Dessa forma, soteropolitanos e visitantes podem aproveitar o descanso na rotina de trabalho com total segurança e tranquilidade. 

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) mantém o plantão de 24 horas, atendendo às solicitações de emergência pelo telefone gratuito 199. 

Saúde – Toda rede de urgência composta por 9 UPAs, 6 Pronto-Atendimentos, uma unidade de atendimento odontológico, emergência do Hospital Municipal, além da frota do Samu 192, seguem atendendo ininterruptamente a população durante o feriado. 

Ordenamento – A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) vai atuar no combate à poluição sonora, em regime de plantão no diurno e noturno. A Salvamar manterá 60 agentes de salvamento. 

Mobilidade – Para atender a demanda da festa em homenagem ao Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira, 1º de maio, no Sesc Piatã, na orla, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) montou um esquema especial de transporte. A Semob irá disponibilizar seis veículos reguladores para Estação Mussurunga, que ficam à disposição da população das 13h às 20h.  

Ainda para atender o público da festa, as linhas Estação Pirajá/Itapuã e Fazenda Grande/Itapuã operam com frota máxima, das 7h às 21h. Atenta ao fluxo na Estação da Lapa, a Semob ofertará, ainda, três veículos reguladores que ficarão a disposição, das 15h às 22h. 

Fala Salvador 156 – A central da Ouvidoria Geral do Município (OGM) funciona normalmente 24 horas, atendendo demandas e auxiliando a população na solução de problemas relativos aos serviços municipais.  

Segurança e trânsito - A Guarda Civil Municipal (GCM) manterá as ações rotineiras em apoio aos órgãos da Prefeitura durante o feriado. Além disso, o patrulhamento preventivo e as ações de proteção do patrimônio público acontecerão normalmente. No Parque da Cidade, devido ao grande fluxo de pessoas, o número de agentes será reforçado na região. 

Trânsito - A Transalvador também irá manter a fiscalização e orientação da população nas ruas, mas os serviços internos de atendimento ao público não estarão funcionando em função do feriado.

Prefeituras-Bairro e repartições - As Prefeituras-Bairro, assim como os postos de saúde, escolas, sede do SIMM, no Comércio, Restaurante Popular Cuidar, em São Tomé de Paripe, e as repartições públicas municipais, a exemplo de secretarias, não funcionam neste feriado, retornando normalmente aos trabalhos na quinta-feira (02).  

 

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