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A Defesa Civil de Salvador (Codesal) já recebeu, desde o início das chuvas em março, 4.213 mil chamadas de emergência. Destes, 373 foram trotes, que obstruem as linhas e podem atrasar o atendimento a uma demanda realmente importante.

O serviço de telefonia da Codesal para registros de ocorrências atende durante 24 horas o ano inteiro. Com o início do período de chuvas, o número de as chamadas já começa a aumentar.

As demandas da população são recebidas em 35 pontos de atendimento gratuitos, através do 199. São registrados casos como ameaças ou deslizamentos de terra e de imóveis, quedas de árvores ou risco de alagamentos, por exemplo.

A população pode ainda fazer as solicitações através do Fala Salvador 156, ou na sede da Defesa Civil, na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô).

"Na contramão da ajuda, os trotes ainda consomem o tempo de atendimento, impossibilitando que chamadas reais sejam atendidas. Durante o período da Operação Chuva, por exemplo, os técnicos da Codesal realizam diversas vistorias. Quando há um trote, as pessoas que realmente precisam de atendimento urgente são prejudicadas", lamentou o diretor-geral do órgão, Sosthenes Macêdo.

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Ao som da fanfarra da Escola Municipal Helena Magalhães, a comunidade de Fazenda Grande do Retiro celebrou a entrega, realizada pela Prefeitura, da nova praça no fim de linha do bairro. Ocorrida na noite da segunda-feira (1º), a solenidade de inauguração do equipamento de lazer contou com a presença do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito e secretário de Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos, além de outras autoridades municipais.

O prefeito destacou que esta praça foi um desafio pois, no projeto, era preciso aproveitar o máximo da área disponível. "Aqui é um fim de linha muito movimentado, passam por aqui diariamente milhares de pessoas e nós não podíamos atrapalhar o itinerário dos ônibus. Por outro lado, tínhamos que garantir que houvessem esses recursos para beneficiar os cidadãos", afirmou.

A praça agora dispõe de atrativos para todas as idades com espaço infantil, academias de saúde e musculação, bancos modulares antivandalismo, espaço para jogos, pergolado e ainda uma miniquadra esportiva. As intervenções no espaço buscaram também proporcionar acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção, através de rampas. Com as obras, foram ainda efetuados serviços de iluminação, paisagismo e comunicação visual. No total, a praça dispõe de 1.137 metros quadrados.

ACM Neto lembrou os avanços que o bairro obteve, desde 2012, e da nova roupagem que possui atualmente graças aos investimentos municipais em diversos setores e obras. O gestor também aproveitou e solicitou à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para que amplie a iluminação em LED, a fim de que a praça possa ser utilizada também no período noturno com tranquilidade pelos moradores.

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Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), participa da World Travel Market (WTM) Latin America, realizada entre hoje e quinta-feira (04), no Expo Center Norte, em São Paulo.

O secretário da Secult, Claudio Tinoco, participará de uma série de reuniões com representantes de companhias aéreas, de operadoras e agências de viagens, de empresas de turismo e da imprensa, para promover a capital e articular oportunidades de investimentos em Salvador.

Na rodada de negócios articulada pela Secult está a possibilidade de renovação e ampliação do Programa de Otimização de Performance (POP), que passará a monitorar 143 hotéis e atrativos turísticos de Salvador nas diversas plataformas digitais e tem por objetivo melhorar a reputação e desempenho desses equipamentos.

Salvador é a primeira cidade brasileira a possuir esta tecnologia, que venceu em primeiro lugar no Prêmio Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo (MTur), na categoria “Monitoramento e Avaliação do Turismo”. Ainda nesta edição, ocorrerá a Assembleia da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo (Anseditur), com a eleição e posse da nova diretoria, que deverá ser composta por Tinoco.

Anualmente, a WTM Latin América, que é promovida desde 2012 no Brasil, recebe cerca de 10 mil participantes do setor de viagens e turismo mundial. Destes, 8 mil são visitantes (compradores) e imprensa, enquanto os demais comparecem com as 600 empresas expositoras.

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A chuva forte que caiu na manhã desta terça-feira (2) em Salvador já não é mais preocupação para os moradores da Rua Agnaldo Lopes, na Via Regional, em Novo Marotinho, que se mostraram agradecidos e aliviados com mais uma geomanta, aplicada pela Prefeitura na encosta presente na comunidade. E, mesmo com a chuva, a entrega da proteção de encosta foi feita pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sósthenes Macedo, demais autoridades, lideranças e população.

Na ocasião, o prefeito afirmou que a administração municipal vem fazendo um grande esforço para minimizar os efeitos do período chuvoso na cidade. “São várias demonstrações, como a deste momento de chuva, de que a Prefeitura se mobiliza inteiramente para estar na rua. Agora mesmo está sendo vista uma obra de proteção de uma encosta com a colocação de geomanta. Trezentas e cinquenta famílias que vivem muito próximas daqui estavam em situação de perigo e sofrimento. Ouvi o depoimento de moradores muito felizes com essa intervenção, e a Prefeitura tem que continuar fazendo isso por toda a cidade. Afinal de contas, passam de mil as encostas existentes na cidade”.

Ele ainda aproveitou para reforçar o apelo aos cidadãos que evitem situação de risco. “Se, por acaso, sentirem que há algum problema, procurem a Prefeitura, acionem a Codesal, liguem para o 199, para receberem todo o apoio e suporte, inclusive nos casos em que for recomendado relocar as famílias dos locais de risco”, completou ACM Neto.

Estrutura e mais intervenções - A tecnologia da geomanta foi implantada em uma zona de risco que mede quase 1,8 mil m², próximo ao viaduto de acesso ao Estádio Manoel Barradas. O investimento para implantação da cobertura de encosta foi de R$267 mil. A ação faz parte da série de entregas previstas em comemoração pelos 470 anos de Salvador.

Além da geomanta na Rua Agnaldo Lopes, também será feita, na próxima etapa, outras melhorias como o alargamento da via de acesso às casas e instalação de guarda-corpo. O projeto e a realização da obra estarão a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra).

Desde 2016, quando a tecnologia das geomantas foi implantada, já foram colocados quase 92 mil m² de geomantas em 152 encostas, com 41.357 pessoas beneficiadas e investimento municipal de R$14 milhões. “Com isso, garante-se assim a segurança com essa proteção que é dada a essas localidades, a exemplo aqui do Novo Marotinho, que não sofrerão mais risco de deslizamento e poderão dormir em paz e com tranquilidade”, pontuou Sosthenes Macêdo.

 

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A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Promoção social e Combate à Pobreza (Semps), publicou hoje (02), no Diário Oficial do Município (DOM), o edital para chamamento público a fim de selecionar propostas de entidades da capital baiana para a execução de serviços de acolhimento residencial transitório e acompanhamento psicossocial para adultos em situação de rua que fazem uso abusivo de substancias psicoativas. 

A iniciativa visa beneficiar pessoas que estejam em situação de rua, risco social e façam uso abusivo de substâncias psicoativas. Poderá ser selecionada mais de uma proposta, observada a ordem de classificação, número de vagas, bem como a disponibilidade orçamentária para a celebração dos termos de colaboração. 

Etapas - A seleção será realizada em oito etapas, além da publicação do referido edital na data de hoje (02). O envio das propostas pelas Organizações da Sociedade Civil podem ser realizadas até o dia 3 de maio. A etapa competitiva de avaliação das propostas pela comissão de seleção acontece de 6 a 21 de maio. E a divulgação do resultado preliminar entre 23 e 24 de maio.  

O prazo para análise dos recursos pela comissão de homologação e publicação do resultado definitivo d é o dia 7 de junho. Já a convocação para apresentação do plano de trabalho e demais documentos se inicia em 11 de junho e vai até 28 do mesmo mês, conforme a verificação do cumprimento dos requisitos para a celebração da parceria. A versão integral do edital estará à disposição aos interessados no sítio eletrônico oficial da Semps na internet. 

Repasses - A Prefeitura pretende selecionar até seis instituições que irão dispor de atendimento médico, psicológico e social e visam atender a um total de 210 pessoas, sendo 35 por unidade, com investimento anual da ordem de R$ 4,1 milhões. 

O titular da Semps, Leo Prates, comemorou a publicação do edital. “Estamos muito felizes, pois se trata do maior investimento da Prefeitura na área social em Salvador para uma população que precisa e merece uma atenção diferenciada pela complexidade das situações de dependência química nas quais se encontram. Estes centros serão referência, e certamente nos trarão resultados contínuos para a diminuição da população em situação de rua em Salvador”.

 

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Implantado pela Prefeitura em abril de 2018, por meio do eixo Cidade Inteligente do programa Salvador 360, o Hub Salvador, localizado no Terminal Marítimo, no Comércio, consagrou-se como um importante centro de tecnologia e inovação. Considerado como um dos dez melhores espaços de coworking do país, o local abriga 75 empresas e 43 startups que recebem o apoio de parceiros como Sebrae, Senai Cimatec e o Hubine do Banco do Nordeste.  

Nessa estrutura, os empreendedores desenvolvem soluções tecnológicas inovadoras e disruptivas, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas. “O que vem acontecendo dentro do Hub Salvador nesse um ano é simplesmente transformador. Não só para as startups, mas para toda a cidade. A estrutura se posicionou como um centro de inovação e colocou a cidade em uma posição de destaque no segmento de tecnologia no Brasil e no mundo, o que representa mais desenvolvimento e geração de renda para a cidade”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guabanara.

O primeiro Hub público-privado do país já vem colhendo bons frutos. Entre os cases de sucesso está um produto que conquistou o mercado nacional. A startup Carvvo criou um clareador dental à base de carvão ativado e argila que tem batido recordes de vendas. O sucesso com o produto gerou um aporte de R$6 milhões e a contratação de mais 25 pessoas.  

Já a Kinvo, que atua na área de ativos financeiros, já tem mais de 20 mil usuários e R$ 3 bilhões captados dentro do hub. As duas startups se desenvolveram com o apoio do equipamento, tornaram-se autossuficientes e hoje já atuam de forma independente em seus próprios espaços. 

Sustentabilidade - A sustentabilidade também é uma área de atuação dentro do Hub. A startup Solos cria soluções para tratamento de resíduos. Em parceria com a Prefeitura, criou a Casa SO+MA, o primeiro espaço em Salvador, localizado em Periperi, que troca materiais recicláveis por benefícios, como descontos em cursos profissionalizantes ou em até itens da cesta básica. Com isso, Salvador se destaca com um programa de reciclagem que é possível ter em tempo real os dados sobre quem está reciclando, volume de resíduos e principais benefícios gerados. 

As inovações também têm gerado economia para grandes empresas. A WGE, por exemplo, trabalha com geração de eficiência hídrica e energética. O trabalho da startup possibilitou ao Hospital Português uma economia de água que passa dos R$3 milhões. 

Eventos – A promoção de eventos dentro do Hub faz parte da estratégia de fomentar a conexão entre empreendedores, instituições financeiras, aceleradoras e o poder público. Em 2018, o Hub Salvador recebeu o Hackathon da Nasa e, no mês de março, sediou o maior evento de startups do mundo, o Startup Europe Week 2019. O encontro, que aconteceu simultaneamente em diversos países, apresentou aos empreendedores todo o suporte que a comunidade pode oferecer para o desenvolvimento dos negócios. 

Ainda esse ano, o espaço pretende fazer dois grandes eventos focados em inovação. Um será dedicado a empresas e o outro a startups. Esse segundo deverá ser o primeiro grande evento do Nordeste voltado para esse segmento. 

Em um ano, foram realizados 136 eventos no Hub com participação de mais de cinco mil pessoas, lançamento de cinco editais de investimento e uma premiação “Top 10 Nacional”. Além das novidades que têm feito a diferença no mercado, o Hub tem sido um grande gerador de empregos, buscando contribuir para que a capital baiana dê um salto na área de soluções tecnológicas inovadoras, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

 

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Em Salvador, o período das chuvas ocorre entre os meses de abril e junho. É também nesta época que as correntes de ar provenientes do sul ficam mais fortes, e com isso o mar tende a ficar mais agitado, acarretando o aumento de incidentes nas praias da capital baiana. Devido à chegada dos ventos fortes, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) faz um alerta aos banhistas quanto à escolha do lugar para banho e os riscos por conta do mau tempo.

Nesse período, há o aumento no número de caravelas e águas-vivas que provocam queimaduras, e uma maior probabilidade de adquirir doenças de pele. “No período chuvoso, as águas pluviais coletadas pelo sistema urbano de saneamento básico deságuam no mar e acabam arrastando lixos e resíduos. Consequentemente, agrava a probabilidade de doenças de pele”, explica Rui Araújo, chefe do Setor de Treinamento da Salvamar.

Afogamentos - No ano de 2019, até o último dia do mês de março (31), foram registrados 447 casos de afogamentos. Desses casos, 174 foram registrados apenas no período de Carnaval, quando as equipes de salva-vidas ficam distribuídas por todo circuito Barra-ondina.

A orientação do Salvamar é que os banhistas busquem sempre praias onde há um posto de salva-vidas. "Há uma média de 32 a 40 postos atuando nas regiões entre o Jardim de Alah e a praia de Ipitanga, divisa com Lauro de Freitas", informa Araújo. Ele recomendou ainda que os banhistas evitem bebidas alcoólicas, comidas de difícil digestão, ficar de olho nas crianças e tomar banho com a água na linha cintura. Em caso de afogamento, tentar flutuar e evitar gasto de energia.

Os postos da Salvamar começam a funcionar no período de 8h às 18h. Quando há treinamento dos colaboradores, eles costumam operar a partir das 9h.

 

 

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Na Escola Municipal Ruy Lima Maltez é comum as crianças citarem vocábulos em inglês enquanto brincam ou interagem durante as aulas. Ao todo, 180 alunos matriculados do 1º ao 5º ano na instituição aprendem língua inglesa em paralelo à portuguesa na unidade escolar, localizada na Ladeira dos Galés, em Brotas. São utilizados para o ensino deste idioma recursos lúdicos como jogos, brincadeiras, contação de histórias e músicas. As aulas buscam integrar atividades de escuta, oralidade, leitura e escrita.

De acordo com a professora Débora Souza, que há quatro anos ensina o idioma na unidade, com as ferramentas utilizadas os alunos conseguem fixar melhor os conteúdos, já que as aulas ocorrem uma vez por semana. “Para as aulas serem mais criativas e não se tornarem chatas, trago um material extra para auxiliar na parte lúdica. Às vezes usamos os mesmos conteúdos, mas com estratégias diferentes para eles pensarem melhor”, explicou a professora.

As aulas são diversificadas e levam em consideração a faixa etária das crianças. No primeiro ano, por exemplo, as crianças iniciam a imersão no idioma inglês apreendendo sobre alfabeto, cores, números, formas, partes do corpo e membros da família. Já no segundo ano, há uma ampliação do vocabulário e a inserção de assuntos como animais – setorizados em estimação, fazenda e selvagens – e brincadeiras que estimulam o diálogo, como trazer para aula animais de pelúcia e descrever, verbalmente, suas qualidades em inglês.

A partir do segundo ano é sempre realizada uma revisão dos conteúdos da série anterior e acrescentados novos assuntos. A expectativa é que, ao concluir o quarto ano, os alunos estejam aptos a se apresentar com informações como nome, idade e nacionalidade, por exemplo, que formulem frases e tenham um vocabulário com termos que facilitarão a continuidade dos estudos e a comunicação em inglês.

Para Débora Souza, com o ensino desta língua e dos conceitos abordados em sala, é possível impactar em toda a formação pessoal e intelectual dessas crianças. “Ser educador é extremamente importante porque você trabalha com a formação pessoal, intelectual e cidadã das pessoas. Com os alunos do 1º até o 4º ano consigo dar sequencia no ensino e criar laços que facilitam na continuidade da aprendizagem. O ensino de Língua Inglesa é um desafio por ser outra forma de linguagem, por ampliar todo o repertório de comunicação, social e de identidade das crianças”, destacou.

Outras unidades - A disciplina de inglês é ofertada como obrigatória na matriz curricular da rede municipal desde o 1º ano do Ensino Fundamental. Assim, desde os seis anos os alunos iniciam sua experiência com outra língua. As crianças trazem para a escola conhecimentos prévios da língua adquiridos nos desenhos animados, musicas e materiais visuais que tem contato em casa e os professores também aproveitam para estimular e motivar a aprendizagem da língua.

Segundo detalhou a Gerente de Currículo da Secretaria de Educação (Smed), Edna Rodrigues, aprender Inglês em paralelo ao Português traz inúmeros benefícios para as crianças. “Aprender desde a infância garante chegar à adolescência com um bom nível no idioma, além de proporcionar oportunidades na vida acadêmica e profissional no futuro. O ensino do inglês nos primeiros anos do ensino fundamental faz parte de uma metodologia lúdica, com atividades divertidas, objetivando estimular o interesse da criança por uma nova língua”, finalizou.

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O recadastramento no programa Primeiro Passo, auxílio financeiro de R$ 50 mensais dado pela Prefeitura às famílias com crianças em idade de creche e pré-escola (do nascimento aos cinco anos) que não encontraram vagas nas unidades públicas, continua aberto nas Prefeituras-Bairro até o próximo dia 10 de abril. Quem não se recadastrar terá o benefício suspenso.

Para ser feito, o beneficiário deve procurar uma das dez Prefeituras-Bairro, de segunda a sexta, das 8h às 17h, portando RG, CPF e NIS do responsável.

Levando em conta a primeira etapa do recadastramento do Primeiro Passo, que foi concluída em fevereiro, e os primeiros dias desta segunda parte, que começou a funcionar no dia 25 de março, 9 mil beneficiários já realizaram o recadastramento. Até o fim do prazo, todos os 27 mil devem passar pelo processo.

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