Ao som da fanfarra da Escola Municipal Helena Magalhães, a comunidade de Fazenda Grande do Retiro celebrou a entrega, realizada pela Prefeitura, da nova praça no fim de linha do bairro. Ocorrida na noite da segunda-feira (1º), a solenidade de inauguração do equipamento de lazer contou com a presença do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito e secretário de Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Marcílio Bastos, além de outras autoridades municipais.

O prefeito destacou que esta praça foi um desafio pois, no projeto, era preciso aproveitar o máximo da área disponível. "Aqui é um fim de linha muito movimentado, passam por aqui diariamente milhares de pessoas e nós não podíamos atrapalhar o itinerário dos ônibus. Por outro lado, tínhamos que garantir que houvessem esses recursos para beneficiar os cidadãos", afirmou.

A praça agora dispõe de atrativos para todas as idades com espaço infantil, academias de saúde e musculação, bancos modulares antivandalismo, espaço para jogos, pergolado e ainda uma miniquadra esportiva. As intervenções no espaço buscaram também proporcionar acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção, através de rampas. Com as obras, foram ainda efetuados serviços de iluminação, paisagismo e comunicação visual. No total, a praça dispõe de 1.137 metros quadrados.

ACM Neto lembrou os avanços que o bairro obteve, desde 2012, e da nova roupagem que possui atualmente graças aos investimentos municipais em diversos setores e obras. O gestor também aproveitou e solicitou à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para que amplie a iluminação em LED, a fim de que a praça possa ser utilizada também no período noturno com tranquilidade pelos moradores.