Em Salvador, as pessoas estão cada vez mais interessadas em manter e cultivar alimentos orgânicos. Neste sábado (16), às 9h, acontecerá a entrega de mais uma horta comunitária na cidade – a terceira apenas no bairro do Itaigara. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), em parceria com a Associação de Moradores da Colina C do Loteamento Itaigara (ACCI).

Doadas pela Secis, as primeiras mudas que serão cultivadas na nova horta, que tem uma área de 54m², serão ervas, temperos e hortaliças, como erva-doce, erva-cidreira, alecrim, manjericão, hortelã, orégano, alface, cebolinha, salsa, coentro, pimenta e tomate, dentre outros. Depois, os membros da associação e os moradores do local ficarão responsáveis por cuidar da horta e colher os alimentos que servirão de sustento para a comunidade e doação.

Pomar – Além disso, a Secis preparou no local uma área para o plantio de cinco árvores frutíferas: duas aceroleiras e três pitangueiras. O plantio dessas mudas será realizado também no sábado (16), pelos técnicos da Secretaria em conjunto com a população.

Essa será a 25ª horta comunitária inaugurada pela Secis, sendo 13 urbanas e 12 em creches e escolas públicas. Em abril, mais uma horta deve ser entregue, dessa vez na Escola Municipal Campinas de Pirajá.

Como solicitar – As comunidades interessadas em implantar uma horta comunitária devem entrar em contato com a Secis, através do telefone (71) 3611-3802. Com o pedido recebido, os técnicos do órgão realizam uma avaliação técnica da área onde os futuros canteiros serão instalados, além de promover reunião com moradores para apresentação do projeto. Também fazem parte da assistência prestada pela Prefeitura a limpeza e roçagem do terreno, suporte para estruturação das leiras e doações das primeiras mudas.

O compromisso de cuidar diariamente da horta depois de entregue é dos moradores solicitantes. Essa manutenção acontece a partir do trabalho compartilhado entre os membros da comunidade, em atividades como regamento, vigilância, limpeza, coleta e manejo dos vegetais. Em geral, os vegetais colhidos nas hortas comunitárias e escolares são utilizados para confecção da merenda escolar e para instituições beneficentes de diversos bairros de Salvador.

Guia – Para ajudar as comunidades sobre como planejar a criação de uma horta, os cuidados que se deve ter com o local destinado ao plantio de hortaliças e de que maneira plantar cada espécie, a Prefeitura criou o Guia para a Implantação e Gestão de Hortas Urbanas e Escolares.

O documento está disponível gratuitamente em versão digital e instrui sobre os cuidados que se deve ter com a escolha do local, como, por exemplo, a drenagem do terreno e da disponibilidade de água para a rega das plantas, até instruções acerca das dimensões dos canteiros onde as mudas serão fixadas, as condições ideais do solo e medidas que ajudam no controle de insetos-praga, ácaros e doenças.

Além disso, o tutorial ensina como cultivar 46 vegetais, entre hortaliças e frutas, e dá dicas da época ideal para se plantar em Salvador. Traz ainda um fichário ilustrativo para consulta rápida das caraterísticas de 30 hortaliças, como cebolinha, berinjela, abóbora e diversos tipos de alfaces.