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As equipes de educação para o trânsito da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) estarão nas ruas, nesta terça-feira (27), para realizar uma ação especial no Dia do Motociclista. Com faixas em alusão à data e de alerta, eles passarão por quatro regiões da cidade parabenizando a esses condutores e os conscientizando.

A ação educativa acontecerá durante o fechamento de semáforos na Calçada, Avenida Sete de Setembro, no Dique do Tororó e na Avenida Centenário (em frente ao Shopping Barra), a partir das 8h. A iniciativa é promovida pela Prefeitura em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária e integra o projeto Vivo na Moto, programa de educação mantido permanentemente pela Transalvador.

Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil divulgado em maio deste ano, 55% dos internautas realizaram pedidos por delivery nos últimos 12 meses. O número é quase que o dobro do registrado em 2019, quando era de 30%. Essa alta na demanda intensificou a atuação dos motociclistas nas cidades de todo o Brasil.

Diante deste cenário, a Transalvador tem investido em ações de sensibilização com o objetivo de prevenir acidentes com motociclistas, e essas iniciativas têm contribuído para frear o número de casos. De janeiro a maio deste ano houve uma redução de sinistros, se comparado com o mesmo período de 2020. Este ano, a Transalvador registrou 686 acidentes envolvendo motocicletas na cidade, contra 703 nos cinco primeiros meses de 2020.

“É um grande desafio conseguir frear as ocorrências de trânsito envolvendo motociclistas diante desse cenário de alta demanda devido à pandemia, além do crescimento da circulação de motos na cidade, o que poderiam acarretar num aumento de acidentes. Por isso, investimos em ações para sensibilização e, consequentemente, prevenção de sinistros”, afirma o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

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O Programa Treinar para Empregar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), inicia, nesta segunda-feira (26), o ciclo de cursos de qualificação profissional voltado para a área da Saúde. Até o fim deste ano, a iniciativa deverá beneficiar cerca de 1 mil trabalhadores em Salvador. A aula inicial acontece às 8h, na Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves.

As aulas serão ministradas no local pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac), nas modalidades virtual e presencial. A finalidade é oferecer conhecimentos e técnicas utilizadas nos ambientes de saúde. Será aplicada a metodologia participativa, com o intuito de preparar e estimular o trabalhador a desenvolver aptidões e competências emocionais para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.

Nesta etapa, serão realizados os cursos de Técnicas e Serviços em Higienização Hospitalar; Serviços e Práticas de Copeiro Hospitalar; Controle de Estoque e Movimentação de Mercadorias; Técnicas Básicas para Porteiro e Técnicas de Atendimento em Farmácia.

Tendência de mercado – Para a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Semdec, Maria Eduarda Lomanto, a iniciativa acompanha a tendência de Salvador de se tornar um polo de serviços de saúde no Norte e Nordeste. A capital baiana tem sido escolhida para a instalação de empreendimentos privados deste segmento, a exemplo das unidades das redes Mater Dei e D'Or, prevendo a geração de sete mil empregos diretos nos próximos anos.

"O setor de saúde em Salvador vem crescendo muito com a chegada de novos grupos. Muitas oportunidades surgirão e temos a responsabilidade de ajudar na inserção dos trabalhadores nesse mercado, disponibilizando cursos profissionalizantes", aponta.

 

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O início das votações para o programa Ouvindo Nosso Bairro 2021, previsto para esta sexta-feira (23), foi adiado para o dia 6 de agosto. De acordo com a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), a medida foi necessária devido ao grande volume de sugestões enviadas pelos cidadãos na primeira etapa da iniciativa.

Com mais de 21 mil indicações cadastradas e 10.367 participantes, a colaboração popular superou as expectativas. Com isso, foi necessária uma pequena adequação no avanço para a segunda etapa, na qual os soteropolitanos poderão votar nas obras prioritárias para os 170 bairros de Salvador.

Após a primeira etapa, a Prefeitura realiza a chamada Estruturação do Menu, onde são feitas vistorias a fim de analisar a viabilidade técnica das sugestões propostas. Posteriormente, as obras viáveis são disponibilizadas em um menu de votação, para a escolha das prioridades pelos soteropolitanos, que podem realizar até cinco votos.

Devido ao grande número de sugestões, os órgãos municipais, juntamente com a SACPB, que coordena o programa, vem trabalhando diariamente em função das análises de viabilidade técnica para que, assim, as obras viáveis possam compor a fase de votação.

O titular da SACPB, Kaio Moraes, atesta o sucesso da primeira etapa do programa e a necessidade de uma minuciosa análise técnica para a efetivação da consulta popular. “A população abraçou o Ouvindo Nosso Bairro e tivemos um número muito expressivo de sugestões, possíveis graças ao site, às audiências públicas virtuais e ao atendimento especializado realizado pelas equipes das Prefeituras-Bairro”, diz o secretário.

“Entre as obras mais solicitadas, se destacam as praças, com mais de 3 mil indicações da população, o que evidencia a necessidade de vistorias detalhadas por parte das secretarias, a fim de disponibilizar a etapa de votação para a população”, completou Moraes.

 

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Em alusão ao Dia da Mulher Negra, Latinoamericana e Caribenha, celebrado no dia 22 de julho, a Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) dos Barris promoveu uma programação especial na manhã desta sexta-feira (23). A unidade é gerenciada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em convênio com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra III).

Diversas atividades foram realizadas, como desfile de moda e literatura de cordel, que emocionou os presentes. As assistidas tiveram direito, ainda, a maquiagens, trancistas, sobrancelhas e massagens, dentre outras ações.

O ato, segundo o secretário da Sempre, Kiki Bispo, faz parte de uma campanha de cultura, identidade e empoderamento das mulheres. "De trabalhar a autoestima dessas mulheres, dar visibilidade às suas lutas contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. Afinal, não se pode ter diferença, em especial em pleno século XXI, principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade, e essa luta é nossa", enfatizou.

A coordenadora da Adra III, Marise Borges, citou que a parceria com a Sempre visa enaltecer, comemorar e fortalecer os vínculos. “Sabemos que estamos a largos passos de sermos livres totalmente e termos nossos direitos garantidos, mas já vivenciamos muitas mulheres sofrerem para termos o que pouco que temos. Hoje, a gente tem a liberdade de trabalhar, de ter a nossa casa, de ir e vir, de tirar nossa documentação, e isso tudo é fruto do que essas mulheres fizeram lá trás. Portanto, desejo que continuemos essa luta por galgarmos muito mais e não nos faltem motivos para sorrir", declarou.

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Com o intuito de fortalecer e revitalizar a prática da ourivesaria na capital baiana, a Fundação Gregório de Mattos (FGM), por meio do Mapa Cultural, oferecerá, no mês de setembro, o Curso Rápido em Ourivesaria. As inscrições para a atividade, que é gratuita, estão abertas até o próximo dia 31 e podem ser feitas através do link https:// docs. google. com/ forms/d/e/ 1FAIpQLSdvUG1uEg32NoZ-1PhuYPWyhUi-j_U_TO8mAksqLmMg0Dnt_g/viewform.

As aulas ocorrem em parceria com o Atelier Andréa Barbosa Joias, dos descendentes do Mestre Barbosa, ourives e professor responsável pela formação de diversos profissionais da área nas últimas oito décadas. A capacitação será ministrada pelos mestres Andréa Barbosa, Carlos José e Raimundo Nonato, entre os dias 21 e 22 de setembro de 2021, sempre às 16h, pelo Google Meet.

“Nossa proposta é apresentar a profissão de ourives, que infelizmente está se extinguindo, principalmente por ser um ofício que passa de pai para filho – hoje, no mundo virtual, as pessoas buscam outros caminhos que passam longe de um curso profissionalizante. O que buscamos é mostrar que essa é uma profissão que precisa continuar existindo, pois não há sequer jóia feita em série que não possua o trabalho de um artesão da ourivesaria por trás do projeto”, explica Andréa.

Fonte de renda — O projeto é contemplado pelo Mapa Cultural de Salvador, da FGM, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. Nas aulas, os participantes vão conhecer as técnicas tradicionais de confecção artesanal das ferramentas e joias de orixás, que possui importância histórica para o candomblé e demais religiões afrobrasileiras.

A capacitação é dividida em três horas/aula e pretende oferecer um aprendizado inicial sobre ourivesaria e forja de metais, além de conhecimento desses materiais, criação e produção de jóias de orixá. “O curso é uma porta de entrada, que pode resultar, futuramente, em um curso presencial, quando for possível ao fim da pandemia. Então este primeiro passo é para apresentar o trabalho de artesão em ourivesaria. É um mercado ainda carente de mais profissionais, além de ser uma fonte de renda e pode ser a profissão para tirar jovens de situações de risco na sociedade”, finaliza a artesã.

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Salvador passa a ter, a partir desta sexta-feira (23), o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) reforçado após a formatura de 77 agentes oriundos do último concurso público realizado pela Prefeitura, em 2019. A solenidade de formação dos novos integrantes aconteceu na sede da Associação Desportiva e Cultura da Coelba (Adelba), em Patamares, e contou com a presença do prefeito Bruno Reis.

Também participaram a titular da Secretaria de Ordem Pública, Marise Chastinet; o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva; e o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, entre outros gestores municipais, representantes das Forças Armadas e das polícias Militar e Civil, além de familiares dos novos agentes.

O evento foi marcado por homenagens e apresentações feitas pela tropa e banda da Guarda Civil. Com a inclusão dos 77 servidores, o quadro de agentes do órgão contabiliza, agora, 1.307 agentes. A instituição tem 13 anos de existência e possui seis grupamentos (Operações Especiais, Proteção Ambiental, Grupo de Operações com Cães, de Rondas da Capital, de Motociclistas e de apoio ao Turista), além de coordenadorias e diretorias.

“O primeiro concurso para a Guarda foi em 2008, e só em 2019 houve novamente a possibilidade de, quem tinha sonho de ingressar na instituição, realizar o concurso. Foi oferecido, de imediato, 50 vagas. Muitos de vocês perderam noites de sono e tiveram ansiedade na véspera da prova e do resultado, até que seus nomes estiveram na lista dos aprovados. Veio, em seguida, toda uma expectativa para a convocação, que iria ocorrer no início 2020, mas aí o mundo foi acometido pela pandemia da Covid-19”, recordou Bruno Reis.

Ele pontuou que, a partir daquela ocasião, praticamente todas as ações da Prefeitura foram voltadas para o enfrentamento do coronavírus. Além disso, uma lei complementar (173/2020) sancionada pelo governo federal impediu a convocação de novos servidores públicos no país, ainda nos primeiros meses da crise sanitária.

“À época, o prefeito ACM Neto lutou em Brasília para mudar a análise e parecer em relação a essa lei, o que permitiu que fizéssemos a convocação. Em vez de 50 candidatos, convocamos 100”, acrescentou Bruno Reis. Mesmo em meio à queda de arrecadação e incertezas provocadas pelo impacto da Covid-19, acrescentou, a gestão municipal não abriu mão em robustecer o quadro de servidores.

“Tenho certeza que, depois de praticamente dois anos de luta, vocês serão profissionais muito melhores do que seriam ontem. A responsabilidade é muito grande porque não é fácil ter a missão de proteger o patrimônio, as pessoas, a cidade, tendo que lidar com as mais diferentes adversidades. Mas tenho certeza que vocês irão cumprir a nobre missão de tomar conta das pessoas” disse o chefe do Executivo municipal, em discurso aos formandos.

Na ocasião, o prefeito autorizou a convocação de mais 23 aprovados para atuar na GCM. Ele lembrou, ainda, dos investimentos feitos recentemente para qualificar a instituição. Os esforços envolvem desde obras para reforma da sede da Guarda à realização de cursos de reciclagem de agentes, aquisição de equipamentos e viaturas.

Processo – Os 77 novos guardas civis municipais passaram por um amplo processo de capacitação, após conclusão das etapas de convocação e nomeação. Os aprovados participaram de aulas sobre ética, cidadania, direitos humanos e atuação com grupos vulneráveis, técnicas e procedimentos operacionais no uso dos equipamentos de baixa letalidade e letais (armamento e tiro), defesa pessoal, operador de rádio HT, técnicas e procedimentos operacionais envolvendo abordagens, escolta e comboio, gerenciamento e negociação de crises, patrulhamento em grandes eventos, dentre outros. 

A formação completa dos novos agentes, que possuem em média 32 anos, durou 640 horas, atendendo aos pré-requisitos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, para formação de um guarda civil municipal.  “Foram mais de três meses de capacitação intensa. Tivemos momentos de extrema dedicação de todos os formandos, que passaram por todas as experiências de um guarda civil”, salientou o diretor Maurício Lima.

O gestor acrescentou a necessidade dos agentes exercerem comportamento exemplar e humanizado junto à rotina diária de trabalho na cidade. “Não adianta ter melhor armamento e fardamento se nas ruas nossos guardas não dedicarem à população um tratamento gentil, educado, equilibrado e com discernimento. Esse foi um pedido que fiz para eles, porque isso é o que vai fazer a diferença”, esclareceu Lima, assegurando que a GCM soteropolitana tem se tornado uma referência nos quesitos estrutura, equipamentos e treinamento para toda a Bahia.

O inspetor Marcelo Silva declarou que os 77 guardas estreantes estão aptos para atender à população e colaborar com as ações desenvolvidas pelo município: “O curso de formação que realizamos deu conhecimento suficiente para que eles possam entregar a Salvador um serviço com grau de excelência elevado”.

Satisfação – Depois de passarem por uma árdua caminhada e serem aprovados dentre muitos candidatos, Vitor Paulo Ramos, 29 anos, e Taiane de Freitas , 27, se tornaram oficialmente os novos agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador. Ambos foram reconhecidos, durante a solenidade de formatura, como os alunos que mais se destacaram nessa segunda turma.

“Essa é uma conquista a qual venho lutando já há muito tempo e, graças a Deus, logrei êxito de ser aprovado, nomeado e de hoje estar em exercício. Salvador é minha terra e quero fazer o melhor. O servir as pessoas tem que ser o princípio de nossas vidas. Hoje vejo isso como obrigação ao acompanhar o cidadão no que for possível e trazer segurança melhor para a cidade”, comemorou Ramos.

“Estou muito feliz e realizada. Foi um processo transformador. Não sou a mesma pessoa que entrei. Aprendi mais sobre mim e a conhecer melhor meus limites. Hoje me sinto uma profissional muito preparada tecnicamente para estar nas ruas ajudando o povo soteropolitano”, salientou Taiane.

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A Prefeitura de Salvador vai permitir a abertura das praias todos os dias da semana, em horário livre – exceto o Porto da Barra, que funcionará de terça a domingo. Com o retorno da fase verde, as praias estavam funcionando de segunda a sábado e o Porto da Barra, de terça a sábado.

Além disso, o horário de funcionamento dos bares e restaurantes na capital baiana será ampliado em uma hora – ou seja, os estabelecimentos poderão funcionar até 0h30. Isso porque o toque de recolher estadual passará a valer de 1h às 5h. As medidas passam a valer a partir desta sexta-feira (23) e serão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM).

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A Prefeitura realizou a primeira edição do Fórum Empresarial de Salvador, na tarde desta quinta-feira (22). O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador (Semdec), buscou estreitar o relacionamento entre o poder público e o segmento empresarial para fomentar o desenvolvimento econômico da cidade. O fórum contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice, Ana Paula Matos; da secretária da Semdec, Mila Paes; da diretora Global ESG-Impacto do Nubank, Chris Canavero; e de diversos representantes do setor econômico.

O Fórum Empresarial de Salvador, que reuniu cerca de 40 convidados, integra as ações do projeto de Melhoria do Ambiente de Negócios da Prefeitura. O projeto propõe um pacote de ações e iniciativas envolvendo diversas pastas e órgãos de modo a fortalecer e ampliar a economia local. A proposta da Semdec é que o encontro se repita a cada três meses, se mantendo como um canal de diálogo contínuo com o setor.

Para o prefeito, este espaço será um recurso para impactar toda a estrutura da cidade. “Queremos ouvir sugestões, opiniões e que todos participem. Temos muitos desafios pela frente, mas o principal é identificar novos vetores de desenvolvimento econômico e fazer com que o setor privado tenha segurança para investir. Nossa cidade é muito desigual e o setor público sozinho não consegue mudar a matriz econômica da cidade que, no seu processo histórico, já sofreu tanto”, pontuou.

O gestor do Executivo municipal destacou que alguns vetores econômicos têm sido atraídos a Salvador como empresas do setor de saúde e da rede atacadista, por exemplo. Ele lembrou também que já houve avanço na desburocratização de serviços, como na redução do tempo de abertura para empresas, e que a criação da Semdec tem como pilar repensar melhorias para os negócios atuais e contribuir na formação econômica futura da capital.

“Apesar das dificuldades vamos sair na frente em relação a outras cidades. A economia nesses seis primeiros meses gerou empregos, mantivemos investimentos e o setor privado teve um melhor ambiente de negócios. Vamos crescer, gerar mais emprego e precisamos ainda mais qualificar a nossa mão de obra”, reforçou Bruno Reis.

Centro de tecnologia – Na ocasião, a gestora do Nubank, Chris Canavero, apresentou o projeto do Nulab que será montado em Salvador. O espaço será um centro de tecnologia voltado à experiência do cliente, mas que também será alinhado com a inclusão e diversidade. O local vai integrar profissionais iniciantes e experientes. A expectativa da gestora é de que daqui a aproximadamente 45 dias, o Nulab comece as atividades na cidade com foco inicial em educação e tecnologia.

“Será uma área de tecnologia, mas também um espaço aberto para a comunidade interagir, ajudar projetos com impacto social, ter interação com os clientes, desenvolver produtos específicos para Salvador e que possam abranger o Nordeste. Será uma troca de conhecimento muito grande [...] A gente entende que o futuro do emprego mora nesse espaço de tecnologia e a oportunidade do primeiro emprego também. Por isso temos investido nisso, principalmente nesse momento inicial, com foco em capacitação e formação em tecnologia”, afirmou.

O núcleo do Nubank em Salvador será o primeiro hub de tecnologia da plataforma fora do Sudeste. A ideia, explicou a gestora, é que outros negócios de tecnologia também sejam estimulados a se instalarem na cidade. “Que seja gerador de emprego e que cientistas, programadores e engenheiros de tecnologia não tenham que sair de Salvador para buscar emprego na área. Que as pessoas se movam para Salvador e a gente movimente esse ecossistema de empregabilidade”, afirmou.

Outras iniciativas – A titular da Semdec, Mila Paes, reforçou que o município está com programas em desenvolvimento e outras iniciativas já em andamento para que a cidade prospere, a exemplo do Portal do Investidor. Ela afirmou que a ideia é transformar Salvador em uma cidade que agregue novos formatos de negócios, ampliando o leque de oportunidades para o setor privado e também para os trabalhadores. Além do Nubank, outras empresas do setor tecnológico deverão se instalar na capital baiana.

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As ações de ordenamento da cidade e a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) em Salvador foram algumas das experiências conhecidas pelo titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) de Maceió, Thiago Prado, nesta quarta-feira (22), em visita à capital baiana. Pela manhã, o gestor participou de uma apresentação entre gestores, conheceu as dependências da Semop e da sede da GCM na Avenida San Martin. 

À tarde, Prado percorreu algumas ruas do Centro, acompanhado da titular da Semop, Marise Chastinet, e do diretor de Serviços Públicos, Adriano Silveira. Eles passaram por locais como o Largo Dois de Julho (Campo Grande), Praça Barão do Rio Branco (Relógio de São Pedro) e Avenida Joana Angélica.

No Campo Grande, o diretor de Serviços Públicos da Semop explicou como é feito o ordenamento de ambulantes no período natalino, quando o local se transforma em um grande atrativo de visitação devido à decoração e iluminação. No Relógio de São Pedro e Joana Angélica, o gestor observou de perto o ordenamento do comércio informal.

Para o secretário da SEMSCS, uma das características que mais chamou a atenção como exemplo a ser seguido e replicado foi a aproximação entre a administração de Salvador e os vendedores ambulantes. “Verificamos aqui que a linha de trabalho é sempre com o diálogo à frente. Esse é o primeiro mecanismo de ação: estabelecer o diálogo e o contato aproximado para que possamos convencer os trabalhadores quanto à necessidade e importância do ordenamento, tanto para eles como para a cidade como um todo”, disse.

“Salvador é uma grande referência no Nordeste no que diz respeito ao comércio informal, por ser a maior capital da região e o é também do ponto de vista da Guarda Municipal, que hoje é uma grande referência para o Brasil. A guarda tem seis grupamentos especializados, tem toda uma dinâmica de trabalho e conhecer a corporação in loco foi muito importante para replicar essa mesma toada em Maceió”, completou Thiago Prado.

A titular da Semop, Marise Chastinet, considerou muito proveitosa a troca de experiências. “Passamos a manhã mostrando alguns projetos e programas, a exemplo do Sou Salvador, que busca promover o crescimento profissional dos ambulantes por meio de capacitação. Também pedimos apoio em situações que a gente vai começar a encontrar no período pós-pandemia, com a retomada das atividades. Essa troca permite que avancemos cada dia mais, mostrando o que já fazemos de bom e captando ações desenvolvidas em outros estados”.

Encontro – Durante a visita ao Centro, a Semop ainda promoveu um encontro entre o secretário de Maceió e lideranças do comércio informal de Salvador. Dentre eles estiveram o presidente do Sindicato dos Ambulantes, Barraqueiros e Quermesseiros de Salvador (Sindbaq), Paulo Marques, e o presidente da Associação Integrada de Vendedores Ambulantes, Feirantes e Microempreendedores de Salvador e RMS (Assidvam), Mário Lopes.

“Eu acho muito importante esse encontro. Muitos não sabem, mas Salvador é uma das poucas capitais que permitem que façamos o nosso trabalho na rua. Em muitos estados a nossa atuação é proibida, falta diálogo. Aqui nós temos essa oportunidade”, conta Marques. Ele destaca que cerca de 1.500 ambulantes estão distribuídos em 19 áreas organizadas ao longo da Avenida Sete.

“A gestão municipal é uma gestão de proximidade, que busca sempre o diálogo com os ambulantes e respeitando o crescimento do comércio informal, pois nós hoje representamos 53% da economia da nossa cidade. A atividade tem crescido muito, principalmente durante a pandemia, por isso, é muito importante a existência desse diálogo entre a prefeitura e os ambulantes”, acrescenta Lopes.

 

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