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A manhã desta quinta-feira (29) foi especial para os participantes do Programa Agente da Educação, realizado pela Prefeitura em parceria com o Parque Social. Os profissionais participaram de uma ação de doação de sangue, que é realizada pela autarquia desde 2015, e tem como parceiro o Hospital do Subúrbio, localizado em Periperi. Por volta das 9h, cerca de 15 agentes já estavam mobilizados na unidade do Hemoba localizada no hospital, fazendo fotos em frente ao banner alusivo à doação, de forma a convocar outras pessoas a aderir à campanha.

Na cadeira de doação, a responsável por indicar o Hospital do Subúrbio, a Agente da Educação Elane Santana, da Escola Nossa Senhora da Conceição, estava muito feliz e satisfeita em participar de mais uma edição. “Espero que a gente alcance o objetivo maior, que é trazer mais doadores para o Hemoba, e que mais pessoas tenham consciência e saibam que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas”, disse a profissional.

Ela fez questão de lembrar que, mesmo quem teve a Covid-19, ou tomou as vacinas contra o coronavírus ou Influenza H1N1 pode fazer a doação. No entanto, é necessário respeitar o intervalo após a cura da doença, ou de cada imunizante, que pode ser de até 15 dias.

Salvar vidas – Terceira agente a doar, Josélia Brito atua na Escola Municipal Álvaro Vasconcelos da Rocha e confessou que poder participar da ação é muito gratificante. “Estou feliz em saber que estou ajudando ao próximo, sendo solidária”. Aos 39 anos, ela afirmou que desde os 18 anos já doa sangue, e todos os anos faz questão de participar da campanha.

Para a coordenadora do Programa Agente da Educação, Renata Souza, é muito bacana fazer parte dessa iniciativa. “Saber que estamos salvando vidas, mesmo em tempo de pandemia, onde a gente perde a esperança às vezes, é a nossa motivação”.

A assistente social do Hospital do Subúrbio, Gabriela Weyhrother, considerou a parceria fundamental para o Hemoba, pois é uma forma de conseguir mais doadores, já que houve uma diminuição no número de pessoas nos postos, em razão da pandemia. Para ela, a parceria com os Agentes da Educação é uma forma de trazer, tanto para o Hemoba central, quanto para o posto em Periperi, a possibilidade de receber mais doadores.

No total, 115 agentes se mobilizaram em diferentes hemocentros de Salvador. No Hospital do Subúrbio a ação contou com a presença dos Agentes da Educação das GREs Subúrbio I, Subúrbio II e Ilhas, que englobam bairros como Alto da Terezinha, Fazenda Coutos, Ilha Amarela, Lobato, Plataforma, Periperi e Paripe. No Hemoba Vasco da Gama, a ação engloba os Agentes da Educação da GRE Orla, composta por bairros como Federação, Alto das Pombas, Nordeste de Amaralina e Santa Cruz.

 

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Para sanar as principais dúvidas dos consumidores sobre direitos básicos, princípios e conceitos da relação de consumo, entre outros temas relacionados, o programa Codecon & Você vai realizar dois encontros semanais nas Prefeituras-Bairro de toda a cidade no mês de agosto. Os primeiros eventos vão acontecer na próxima terça-feira (3), às 10h, na Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, e na quinta (5), também às 10h, na unidade que abrange São Caetano e Liberdade.

Os interessados podem se inscrever para o primeiro dia de capacitação até a segunda-feira (2), e até a quarta-feira (4) para a aula do dia 5. Serão 25 vagas por encontro e, a depender da demanda, o órgão vai liberar mais vagas para o turno da tarde. Para inscrições e consulta sobre outras datas, o consumidor deve acessar o formulário https:// bit.ly/ 3l0RvpvO.

O titular da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), Humberto Viana, ressalta que o órgão atua em três pilares: o atendimento ao consumidor por meio das denúncias e solicitações, o processo de fiscalização e o pilar educativo, a exemplo do Codecon & Você.

"O Codecon & Você exerce um trabalho educativo para o público que busca ter um maior aprofundamento sobre os seus direitos. Nosso objetivo é justamente esse: oferecer mecanismos que possibilitem o cumprimento das leis e, principalmente, que seja respeitado o Código de Defesa do Consumidor. Nossa expectativa é que todo mês tenhamos a possibilidade de fechar pelo menos uma turma em cada Prefeitura-Bairro", frisou Viana.

Denúncias – No dia a dia, a população pode fazer denúncias sobre qualquer infração aos direitos do consumidor através dos aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador Cidadão, além dos sites www.codecon.salvador.ba.gov.br ou falasalvador.ba.gov.br, além da Central de Atendimento Fala Salvador – 156.

 



 

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Além de dar termo a vidas, famílias, empregos e deixar o mundo em stand-by, a pandemia de Covid-19 também teve impacto nos serviços públicos, a exemplo da sinalização das vias de tráfego na capital baiana. Em virtude disso, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) tem acelerado as ações, devido à demanda criada, para garantir mais segurança e informação a pedestres, ciclistas e condutores.

O serviço na cidade é realizado diariamente, com os trabalhos de marcação e colocação de alertas em todos os pontos. No primeiro semestre de 2020, início do período pandêmico, a Transalvador implantou 90 faixas de pedestres, 114 placas de sinalização e 127 redutores de velocidade, quebra-molas ou lombadas, como são conhecidos por aqui. No mesmo período deste ano, a cidade já contou com a implantação de 227 faixas, 905 placas e 202 redutores.

“Qualquer sinalização, seja vertical ou horizontal, significa informação, segurança e educação para o trânsito. São conteúdos informativos estampados nestes locais, que sofrem constantes ações de manutenção que, em 2020, foram prejudicadas pela pandemia de Covid-19. Devido a isso, desde o início do ano estamos correndo para cobrir o déficit que não foi realizado neste período”, declara o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

O gestor ainda complementa que todo o trabalho realizado parte de estudos técnicos e também atende às demandas das comunidades, a partir de observações caso a caso. “Portanto, é importante que pedestres, condutores e poder público, enfim, todos os atores envolvidos possam colaborar para o bom resultado. A sinalização não está ali à toa. Cada placa, redutor e banner são resultados de estudos que atestam que aquelas informações são adequadas àquele local, por medida de segurança e manutenção da vida”, garante o superintendente da Transalvador.

A sinalização viária é um meio de comunicação indispensável em qualquer zona de tráfego, pela qual se faz necessário informar sobre as ações referentes à sentidos, paradas, travessias, velocidade e riscos. A população pode solicitar implantação ou reforma de sinalização – além da retirada de elementos irregulares – gratuitamente pelo Fala Salvador 156.

 

 

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), atendeu gratuitamente a 224 cidadãos com serviços de orientação e assistência jurídicas por meio do Ajuris Móvel, no primeiro semestre deste ano. Os serviços jurídicos prestados pelo programa, implantado em 2014, são acessíveis através dos 28 Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

O horário de funcionamento para os interessados em solicitar atendimento jurídico nos Cras é das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta. “Atendemos em nossos Cras pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza, que precisam de apoio na busca de direitos, mas nem sempre sabem onde procurar. Nos atendimentos, escutamos, orientamos e encaminhamos. Assim, asseguramos a garantia de direitos para quem mais precisa", disse o titular da Sempre, Kiki Bispo.

As solicitações são selecionadas pelo Cras em uma lista, enviada mensalmente ao advogado responsável pelos atendimentos, que faz uma triagem para analisar os casos, se são jurídicos ou extrajudiciais, antes de encaminhá-los aos órgãos competentes.

“A demanda é constante e em grande volume, principalmente por ser uma assessoria jurídica gratuita para quem não tem renda para contratar um advogado. A maior parte das solicitações envolve questões previdenciárias e familiares – divórcio e partilha de bens”, informou Ítalo Andrade, advogado que comanda uma das equipes de atendimento da Ajuris Móvel.

Idaci Luíza do Nascimento, 63 anos, aposentada, foi uma das contempladas com este atendimento. "Fui ao Cras da Engomadeira, o mais perto da minha casa, para conseguir a pensão por morte do meu marido. Fui bem atendida, o processo foi encaminhado com agilidade e cuidado pelo advogado e as assistentes sociais são muito gentis. A demora maior foi no Fórum, mas resolvi meu problema. Recomendo o serviço porque ajuda mesmo”, concluiu Idaci.

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Durante o inverno, aproveitar as praias da cidade pode ser uma tarefa perigosa para os banhistas. Isto porque o mar apresenta maior inconsistência e pode enganar o cidadão, levando até a um afogamento. Devido ao risco neste período do ano, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) recomenda que os cuidados sejam redobrados.

O titular da Salvamar, Helenilton Gonçalves, explicou que o clima da estação propicia alterações bruscas nas marés, ventos e na intensidade das correntes de retorno. Estas correntes, que são o fluxo de água do mar aberto, ao voltar da costa arrastam os banhistas e podem levar ao afogamento. “As mudanças climáticas proporcionam ondas com maior volume, constantes e duradouras. O mar fica mais perigoso, nebuloso e hostil, trazendo mais risco ao banhista. Por isso, pedimos que evitem”, destacou.

Com estas condições, a probabilidade de ocorrerem afogamentos é maior. Para quem presenciar uma situação de afogamento, a recomendação é que acione o mais breve possível um salva-vidas. Uma pessoa que não possui o preparo adequado para agir em situações como esta, ainda que tenha a habilidade de nadar, pode se tornar mais uma vítima.

Gonçalves pontuou ainda que, mesmo nas estações de clima mais ameno, é preciso sempre buscar orientação do melhor local para banho com um salva-vidas antes de adentrar no mar. “Procure sempre lugares que tenham agentes especializados para orientar onde se banhar. Antes de sair de casa, busque por informações sobre as condições climáticas e, em caso de sair com crianças e adolescentes, mantenha-os sempre por perto”, reforçou.

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O Engenho Velho da Federação foi beneficiado com a instalação de 1.138 pontos de LED em 192 logradouros, após a chegada do programa Iluminando Nosso Bairro. A modernização da iluminação pública na região recebeu investimento de R$1,3 milhão e foi entregue pelo prefeito Bruno Reis, na noite desta quarta-feira (28).

A ação mudou todo o aspecto visual da localidade, contribuindo para aumentar a sensação de segurança dos moradores, principalmente quem sai muito cedo ou chega tarde em casa. Mais luminosas, as lâmpadas de LED são mais duráveis, eficientes e econômicas, em comparação com os antigos pontos de iluminação de vapor de sódio.

“O Iluminando Nosso Bairro é um dos programas de maior sucesso na cidade. Já modernizamos quase 80% da nossa rede de iluminação com o que há de mais moderno e eficiente hoje, possuindo consumo menor e manutenção barata. Além disso, a Prefeitura tinha, por ano, um gasto de R$50 milhões em energia, que foi reduzido para R$35 milhões”, declarou Bruno Reis.

Morador do Engenho Velho da Federação há três décadas, o aposentado Luiz Xavier Andrade, 65 anos, relatou a transformação ocorrida na região. “A iluminação daqui era bem ruim. Agora houve uma mudança significativa para o bairro depois que a Prefeitura colocou essas lâmpadas de LED nos postes. Elas são mais claras e iluminam bem mais. Isso facilita o deslocamento das pessoas na noite, principalmente para quem tem idade já avançada como eu”, avaliou.

Na ocasião, o prefeito ainda autorizou a vistoria para a realização do INB em todo o bairro da Federação. A localidade possui hoje 2.173 pontos em 331 logradouros. Também estiveram presentes na entrega simbólica a secretária de Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, e o diretor de Iluminação Pública (Dsip), Junior Magalhães.

Benefícios – No quesito eficiência, esses novos dispositivos precisam de bem menos quantidade de corrente elétrica para gerar luminância equivalente às potências das tradicionais lâmpadas de vapor de sódio, que emitem luz amarelada, por exemplo. A durabilidade das lâmpadas de LED também é superior, tendo vida útil entre 25 mil a 100 mil horas, enquanto as de sódio chegam a contabilizar entre 18 mil a 32 mil horas de uso.


Outro benefício é que os equipamentos em LED colaboram para a sustentabilidade do meio ambiente, pois, não há existência de gases no bulbo da lâmpada e os materiais de fábrica utilizados são, em sua maior parte, recicláveis e atóxicos para a natureza. Além disso, os refletores e as luminárias que são instalados nesse processo de modernização da iluminação pública em Salvador são compatíveis para receber o sistema de telegestão que permite, dentre outros serviços, controlar os equipamentos de forma remota, assim como realizar a identificação imediata de ocorrências para manutenção.

Balanço – Em apenas dois anos de criação, o INB já modernizou 70% da cidade. Apenas este ano, o programa já beneficiou mais de 15 localidades da capital baiana. Foram alcançados os bairros de Cajazeiras II, IV, V, VI, VII, VIII, X e XI, onde foram instalados 3.910 pontos de iluminação em LED, além de Campinas (843 pontos), Cosme de Farias (1.659), Tancredo Neves (1765), Alto do Coqueirinho (88), Resgate (389), Ribeira (469), Mussurunga (2.660) e Vila Laura (410).

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Um curso de Operador de Motosserra, em parceria com o Faeb/Senar, vai auxiliar os guardas municipais, lotados no Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), na atuação da captura de enxames de abelhas encontradas na capital baiana. As aulas práticas serão realizadas nesta quinta (29), e na segunda-feira, 2 de agosto, no Parque da Cidade, no Itaigara.

A capacitação consiste em ensinar o funcionamento das máquinas, para que servem, a legislação pertinente ao uso do equipamento, os cuidados necessários, a manutenção preventiva e as formas de uso da aparelhagem, é o que explica o supervisor do Gepa Robson Pires.

"Na hora do resgate de abelhas, vão existir situações onde o agente terá que cortar algum galho ou a árvore inteira para ter acesso ao enxame de abelhas, e retirar os animais com todo o cuidado necessário. Por isso, as aulas práticas são imprescindíveis e consistem em ensinar os agentes a operar as máquinas com todos os cuidados necessários", salientou Pires. 

 

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Contagem regressiva para Salvador ter de volta o Elevador do Taboão. O ascensor está com obras em fase de conclusão e será reativado após mais de cinco décadas de abandono, tornando-se mais uma opção de deslocamento para a população entre as Cidades Alta e Baixa, nas regiões do Pelourinho e Comércio. Nesta quarta-feira (28), o prefeito Bruno Reis vistoriou as instalações e anunciou que o equipamento será inaugurado já no próximo mês.

“Esse elevador tem mais de 54 anos que não funciona. Muitos não o conhecem. Acho que as pessoas da minha geração nunca estiveram aqui e não tiveram a oportunidade de utilizá-lo. É um equipamento histórico no qual a Prefeitura está fazendo a recuperação total e que agora, no mês de agosto, será devolvido para cidade”, comunicou o prefeito, através das redes sociais.

Ele acrescentou que, além de ajudar na mobilidade, o Elevador do Taboão será mais um ponto de visitação da capital baiana, devido à história que o equipamento possui e à beleza proporcionada pelas obras no local.

Recuperação – O Elevador do Taboão, que foi construído no final do século XIX, teve o projeto de recuperação cedido para a Prefeitura pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA). O investimento é de R$5,4 milhões, provenientes de recursos municipais.

As intervenções no ascensor envolveram a restauração e modernização integral da estrutura, buscando adequá-la, inclusive, às normas técnicas vigentes de acessibilidade. O equipamento também contará com áreas de convivência com mesas, sanitários e café.

Recentemente, o Executivo municipal concluiu outros dois projetos elaborados pelo Iphan, também utilizando recursos próprios. Foram eles as obras de requalificação dos Arcos da Ladeira da Conceição e da Muralha do Frontispício de Salvador. 



 

 

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O Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN), órgão colegiado vinculado à Secretaria Municipal da Reparação (Semur), vai promover uma série de audiências públicas para debater a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa da cidade de Salvador. Para participar das audiências públicas, o interessado deve preencher o formulário e identificar a área temática de interesse por meio do link https://docs.google.com/forms/d/1gHkhT6kE7-33e2PvMSPf1DfrbN_ffqM1Pp_U0O7MyiI/viewform?edit_requested=true .

Os encontros estão previstos para acontecer a partir do dia 19 de agosto, por meio de uma plataforma virtual. No entanto, a sociedade civil já pode encaminhar as propostas para complementar o texto da Minuta da Regulamentação do Estatuto até a próxima segunda-feira (2), exclusivamente pelo e-mail cmcn.estatuto @gmail. com.

O presidente do CMCN, Evilásio Rebouças, destaca que o estatuto é um instrumento que consolida a luta da população negra, através do Movimento Negro, por direitos e por uma sociedade livre de preconceito. Ele ressalta, ainda, que o regulamento irá estabelecer ações afirmativas permanentes para o combate da desigualdade racial e para a promoção da igualdade de oportunidades.

“A expectativa é que haja uma grande participação da população, principalmente das entidades da sociedade civil, que vem lutando durante todos esses anos para criação da lei e por políticas públicas, que é um conjunto de demandas das instituições, das pessoas e dos grupos que vêm lutando pela melhoria da qualidade de vida da população negra de Salvador”, pontuou Rebouças.

Programação

- Quinta-feira (19/8):

Manhã – Direito à Vida e à Saúde

Tarde – Comunicação Social

- Sexta-feira (20/8):

Manhã – Direito à Educação

Tarde – Direito ao Esporte e Lazer

- Segunda-feira (23/8):

Manhã – Direitos das Mulheres Negras

Tarde – Juventude Negra

- Terça-feira (24/8):

Manhã – Direito à Cultura

Tarde – Trabalho, Emprego e Geração de Renda

- Quarta-feira (25/8):

Manhã – Acesso à Terra e Moradia Adequada

Tarde – Direito de Acesso a Serviços Públicos e o Combate ao Racismo Institucional

- Quinta-feira (26/8):

Manhã - Sistema Municipal de Promoção da Igualdade Racial - SISMUPIR

Tarde - Financiamento das Iniciativas de Promoção da Igualdade Racial

- Sexta-feira (27/8):

Manhã - Defesa da Liberdade Religiosa e Combate ao Racismo e a Intolerância Religiosa

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