A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), e em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) realiza, nesta terça-feira (29), o 1º Encontro sobre Ações para Sustentabilidade em Edificações de Salvador. A atividade visa apresentar práticas mais sustentáveis para o desenvolvimento urbano e promover um diálogo sobre o papel das edificações na mitigação dos efeitos da crise climática na capital.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O evento será aberto ao público e as inscrições devem ser feitas até esta segunda (28), pelo endereço bit.ly/encontro_acoes_sustentaveis – o link também está disponível na bio do perfil da Secis no Instagram . No primeiro momento do evento será lançado o e-book “Introdução às soluções verdes e baseadas em ecossistemas nas edificações”. A obra é fruto de uma parceria entre a Secis e o Projeto Apoio ao Brasil na Implementação da sua Agenda Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (ProAdapta), liderado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).
Espécie de catálogo com 48 soluções simples e práticas que podem ser implementadas em edificações de Salvador, o e-book traz também uma contextualização inicial sobre a adaptação baseada em ecossistema. Algumas das soluções que podem ser encontradas no livro são a possibilidade de construir grandes aberturas, ou grandes janelas, para permitir a ventilação natural cruzada nas edificações e a implantação de paredes verdes, os chamados jardins verticais, que melhoram não apenas a estética, mas reduzem a temperatura do ambiente, possibilitam a existência de uma microfauna e uma série de outros benefícios.
Após o lançamento, a publicação poderá ser acessada pela população por meio do site da Secis. “Esse e-book é parte de uma série de iniciativas sustentáveis que a Prefeitura, através da Secis, vem desenvolvendo em parceria com instituições internacionais ao longo desses anos. É uma conquista para Salvador, que tem se tornado referência nessa agenda. As parcerias também nos apoiam com a contratação de consultorias para a realização de projetos e estudos em temáticas de interesse da prefeitura, a exemplo do estudo que está sendo feito sobre os impactos da mudança do clima no setor de turismo e o estudo de infraestrutura verde e adaptação baseada em ecossistemas, este resultou no caderno que iremos apresentar”, explica a titular da Secis, Edna França.
Debate – Além do lançamento do livro, o encontro também terá um segundo momento de debate envolvendo o setor privado e a academia para falar sobre os desafios e oportunidades para a inserção das soluções na cidade e um terceiro momento para a apresentação do programa develoPPP da GIZ, que vai disponibilizar um financiamento de até 2 milhões de euros para projetos com o viés do desenvolvimento sustentável.
“É importante discutir esse tema das ações para a sustentabilidade em edificações, pois as mudanças climáticas são um problema que estão aí, não há como negar. Já sentimos na pele as alterações do clima, por meio da mudança do regime de chuva e de temperatura, entre outros impactos. E é nas cidades que esses impactos acabam sendo maiores e mais sofridos porque a maior parte da população mora na cidade. Quando temos uma chuva torrencial no campo, os impactos não são tão grandes como os ocasionados na cidade, com o risco iminente de mortes”, conta Martha Schoeler, consultora independente contratada pela GIZ.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Parceria – Os trabalhos entre a Prefeitura e a GIZ foram iniciados em 2018, e diversos produtos já resultaram dessa parceria, a exemplo do Painel Salvador Mudança do Clima e publicação de diversos artigos. Grande parte desses produtos tem foco no preparo ou adaptação de nossa cidade para o enfrentamento da crise climática por meio de recursos ecossistêmicos.
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Considerado o maior programa de consulta popular do país, o Ouvindo Nosso Bairro entra na terceira edição e volta a identificar as prioridades de obras dos moradores dos 170 bairros de Salvador. Os detalhes da iniciativa foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes, em coletiva virtual ocorrida nesta segunda-feira (28).
“Estávamos aguardando que os números da pandemia pudessem ceder pra lançarmos esse programa, com todo o cuidado, claro, que o momento exige. Por conta da Covid-19, tivemos que reinventar o programa. No entanto, não há como falar em orçamento público sem ouvir as prioridades da população”, declarou o prefeito.
De acordo com o chefe do Executivo municipal, as sugestões vão embasar o Plano Plurianual (PPA) que será encaminhado à Câmara Municipal em agosto, que prevê a alocação de recursos no orçamento para os próximos cinco anos. “Vamos saber das pessoas o que elas querem para a nossa cidade até 2025. Vamos fazer essa consulta popular que irá orientar nosso governo”, completou Bruno Reis.
Os cidadãos podem sugerir, por meio de indicação eletrônica, as mudanças que a Prefeitura vai realizar no bairro onde moram. Áreas de lazer, construções de quadras e campos de futebol, parques infantis e instalações de abrigos de ponto de ônibus são algumas das várias intervenções realizadas pelo projeto desde que foi iniciado, em 2015.
Nessa edição, devido à pandemia do coronavírus, os soteropolitanos poderão encaminhar suas sugestões de intervenções em meio virtual, através do site ouvindonossobairro. salvador. ba. gov. br . Também será disponibilizado atendimento nas dez Prefeituras-Bairro, onde um colaborador estará disponível, portando um tablet, para ajudar o cidadão a cadastrar as sugestões de intervenções.
“É muito importante a participação da população nesse projeto. Nosso objetivo é aproximar os cidadãos da Prefeitura, atendendo, assim, as demandas comunitárias. O morador ajuda a decidir o destino da cidade, sugerindo as intervenções, como também participando da votação, contribuindo assim, para a melhoria de seu bairro”, ressaltou o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras–Bairro, Kaio Moraes.
Audiências públicas – Serão realizadas, ainda, audiências públicas virtuais voltadas para toda a cidade. Assim, será garantida a colaboração popular, ao tempo em que se evitam aglomerações. Para ter acesso ao link da audiência da PB da regional onde reside, basta acessar o site ouvindonossobairro. salvador. ba. gov. br através do celular ou computador.
Os encontros já começam nesta terça-feira (29), das 9h às 11h30, envolvendo as localidades de abrangência das Prefeituras-Bairro Cajazeiras e Liberdade/São Caetano. Também nesta terça, das 14h às 16h30, a reunião acontece para as regiões das Prefeituras-Bairro Valéria e Itapuã/Ipitanga.
Na quarta (30), das 9h às 11h30, será a vez da reunião das Prefeituras-Bairro Cabula e Barra/Pituba. À tarde, das 14h às 16h30, o encontro é das Prefeituras-Bairro Centro/Brotas e Pau da Lima. Por fim, na quinta-feira (1º), as audiências são das Prefeituras-Bairro Subúrbio/Ilhas e Cidade Baixa, das 9h às 11h30.
Etapas – Na primeira etapa o cidadão poderá sugerir intervenções para os bairros da cidade, respeitando o limite de até três sugestões. Estas sugestões passarão por análise de viabilidade técnica da Prefeuitura.
Caso as sugestões sejam aprovadas, ocorre o avanço para a segunda etapa, quando será realizada uma votação com as intervenções mais apontadas por moradores. Estas opções estarão disponíveis em um menu. As intervenções mais votadas serão então priorizadas pela gestão municipal, concretizando, assim, a participação popular no ordenamento da cidade.
Histórico – O Ouvindo Nosso Bairro (ONB) foi criado em 2015 e se tornou o maior processo de consulta pública no Brasil, em uma ação inédita e inovadora da gestão pública e presente até hoje nos 170 bairros de Salvador. O objetivo da iniciativa é de discutir e avaliar a realidade de cada bairro, a partir da experiência do cidadão em seu dia a dia e do conhecimento dos problemas cotidianos.
Coordenado pela Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras–Bairro, o ONB, na primeira edição do projeto, teve participação de mais de 9,5 mil cidadãos, nos meses de janeiro e fevereiro daquele ano. Na ocasião, foram apontadas mais de 100 mil sugestões de intervenção.
Na última edição, ocorrida em 2017 durante os meses de julho e agosto, o Ouvindo Nosso Bairro buscou ampliar a consulta cidadã por meio do uso das tecnologias. Além do site, foram disponibilizados aplicativo para celulares e tablets e atendimento móvel, além das reuniões presenciais, para realizar a votação.
Foram quase 73 mil participantes e 1.485 intervenções registradas, sendo 814 relativas a questões associadas à infraestrutura da cidade (iluminação, escadarias, limpeza de canal, entre outros); 410 foram instalações de lazer (praças, quadras de esporte, parque infantil, entre outros); e 254 intervenções relacionadas ao transporte público.
A Corregedoria da Guarda Municipal (GCM) de Salvador lançou uma cartilha de orientação disciplinar para os agentes do órgão. A publicação reúne informações sobre o funcionamento da corregedoria e as atribuições do corregedor, um resumo das penalidades e infrações disciplinares, legislação e informações importantes para a atuação da GCM, além de alguns meios de contato com o setor.
O objetivo, segundo o corregedor Júlio Ferreira Júnior, é levar ao conhecimento dos servidores o regime disciplinar do órgão, previsto na Lei 9.273/2017, onde estão definidos os direitos e deveres do agente e tipificadas as infrações disciplinares. Parte da cartilha lançada pela GCM já foi enviada por e-mail institucional vinculado ao sistema interno da guarda e o órgão também planeja imprimir a publicação para distribuir entre os agentes.
O material informativo vem sendo utilizado também em palestras no auditório do Grupamento de Operações Especiais (GOE), com o mínimo de participantes possíveis, mantendo o distanciamento social e a disponibilização de álcool 70%, entre outros cuidados em atendimento aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Para os servidores recém-empossados, a cartilha é mais uma ferramenta de apoio para a rotina diária.
Atuação – Além da aprendizagem durante os encontros, a Corregedoria da GCM conversa com os guardas municipais no local da palestra para ouvir um pouco mais sobre a tratativa que vem sendo feita entre o efetivo e os respectivos responsáveis imediatos, visando à redução dos atos infracionais e das reincidências.
“Queremos proporcionar maior aproximação da guarda com a corregedoria, por meio de ações preventivas e educacionais, em vez de ficarmos apenas presos à conclusão de procedimentos acusatórios. As conclusões com indicativo de punição trazem prejuízos tanto para o servidor como para a prestação do serviço ao cidadão e à logística funcional da operação”, afirma Júlio Ferreira.
Atribuição – A Guarda Civil Municipal tem um papel importante para a proteção dos direitos humanos, para a proteção do patrimônio, exercício da cidadania e preservação da vida. O órgão promove rondas preventivas diárias na cidade e atua em diversas frentes que auxiliam o cidadão e promovem o bem-estar social. Em 2020, o órgão realizou 13,7 mil atendimentos à população e 10 mil ações preventivas.
Além de atender aos princípios mínimos estabelecidos na legislação, os agentes da GCM são essenciais para a realização de algumas ações promovidas por diferentes pastas da administração municipal, a exemplo do apoio à Superintendência de Trânsito (Transalvador), garantindo a execução das blitze de Lei Seca; do apoio à Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) para a fiscalização do cumprimento dos decretos de retomada das atividades; e apoio à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) no combate à poluição sonora e manutenção do ordenamento do comércio.
Nesta sexta-feira (25), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) revitalizou mais uma área utilizada de forma irregular para descarte de resíduos, situada na Rua Professor Plínio Garcez de Sena, em Mussurunga. A ação marcou a entrega do centésimo ponto verde instalado apenas neste ano de 2021.
A iniciativa consiste em revitalizar locais utilizados de forma irregular para o descarte de resíduos, transformando-os em pequenos jardins que passam a ser cuidados pela própria comunidade. No primeiro semestre dos anos de 2016 a 2020, foram instalados 116 pontos verdes. Em 2021, somente no primeiro semestre, as 100 unidades estão presentes em mais de 45 bairros.
Presente na ação, a vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos, ressaltou que a iniciativa, além de proporcionar bem-estar, também contribui para a saúde do cidadão. “É importante que as pessoas prestem atenção onde vão descartar os resíduos e ajudem a cuidar da natureza, porque é a nossa vida que é impactada. Principalmente nesse período com o coronavírus, mais importante do que tudo é a prevenção e cada ação de limpeza ajuda a prevenir diversas doenças”, comentou.
Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, alcançar essa marca é um reflexo do trabalho que vem sendo realizado. “É gratificante ver que estamos no caminho certo, mantendo o compromisso de fazer cada vez mais para manter nossa cidade limpa e bem cuidada. Nossa expectativa é de ampliar esse projeto até o final do ano e alcançar ainda mais localidades, incentivando os moradores a zelar por esses espaços e principalmente repensar suas atitudes, contribuindo com a preservação do nosso meio ambiente”, destacou.
A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vai instalar, até o fim do mês de junho, 15 bituqueiras e 15 puxa-sacos sustentáveis nas praias e restaurantes das ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos. A medida visa ajudar a reduzir o descarte irregular de resíduos e sensibilizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.
Criado em junho deste ano, a iniciativa surgiu para reduzir os impactos ambientais que o descarte irregular das bitucas de cigarro e outros resíduos podem causar na natureza. Até o momento, nove coletores já foram instalados nas três ilhas e a expectativa é ampliar ainda mais o alcance desses equipamentos.
“Através dessa ação, além de reduzir o descarte irregular de resíduos deixados nas faixas de areia, queremos mostrar às pessoas que um meio ambiente mais limpo só é possível quando todos fazem a sua parte. As bitucas de cigarro, por exemplo, podem levar até cinco anos para se decompor na natureza. Por isso, é importante que a população também abrace esse projeto e repense suas atitudes”, pontuou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.
A socióloga Patrícia Lessa é moradora da Ilha de Bom Jesus dos Passos há mais de 40 anos e afirmou que a iniciativa é de grande importância para a localidade. “Esse projeto, além de contribuir com a limpeza das ilhas, também ajuda a conscientizar as pessoas e a preservar nosso meio ambiente. Parabéns pelo trabalho que tem sido feito aqui em Bom Jesus”, declarou.
Rotina – Diariamente, são coletadas cerca de 3,6 toneladas de resíduos domiciliares das ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos. Também são realizados os serviços de varrição manual de logradouros, roçagem, capinação, limpeza de praias e manguezais.
Doar sangue é salvar vidas. Através do ato voluntário, em cada doação, um cidadão que doa pode salvar a vida de até quatro pessoas. E para reforçar a importância da ação principalmente neste período junino, com o baixo estoque do banco de sangue, os alunos do curso de formação da Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram a doação na tarde desta quarta-feira (23).
Cerca de 11 agentes estiveram presentes no Vitta Bahia, localizado na Avenida Princesa Isabel, 370, na Barra. Dentre os locais para onde as bolsas são encaminhadas está o Hospital Municipal de Salvador, na região de Cajazeiras.
“O servidor público está aqui para servir a população. Por esse motivo, sempre que possível, estamos sempre fazendo ações para incentivar a população a doar e também salvar vidas”, destacou o gerente administrativo financeiro da GCM, Ricardo Braz.
De acordo com o diretor executivo do Vitta Bahia, André Soares, é muito importante que as pessoas, mesmo em período de festas, façam doações de sangue para continuar ajudando quem precisa. “É um prazer muito grande receber a equipe da Guarda Municipal, pois é um gesto muito significativo”, contou.
Solidariedade – A aluna em formação Daniele Cardoso, 45 anos, é doadora de sangue há mais de dez anos. “Temos que ter consciência. Mesmo em período de festas devemos doar, porque amanhã pode ser um de nós a precisar dessa ação", disse.
Para Riedel Borges, de 31 anos, a iniciativa da Guarda Municipal é admirável devido à baixa do estoque. “Quando eles falaram sobre o ato, logo me voluntariei. Essa é uma atitude muito bonita de se ver, além de incentivar que outras pessoas também doem”, afirmou.
Como colaborar – Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Em meio à pandemia de Covid-19 que, por precaução, não permite aglomerações, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), às vésperas do São João, levou alegria às pessoas em vulnerabilidade nesta quarta-feira (23). Em ritmo do forró da banda da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM), seguindo todos os protocolos sanitários, os usuários do Restaurante Popular de Pau da Lima contaram ainda com um cardápio junino diferenciado.
Além de muito arrasta-pé, não faltou milho, canjica, amendoim e laranja, com galinha caipira como prato principal que, conforme os presentes atestaram, fizeram com que se sentissem no interior. “Como esse ano não podemos viajar, essa iniciativa foi muito boa, trouxe muita alegria para nós que não teremos nada. No máximo, faremos uma brincadeira em nossas casas. Foi bom demais toda essa atenção que tiveram com a gente. Me senti no interior”, frisou Adriana Dantas, 42 anos, com uma filhinha no colo, cujos olhos não escondiam a felicidade.
Se autointitulando Bobô do Passinho, que aproveitou a festa do início ao fim e ensaiou até passos de quadrilha, ele arrematou: “Todas as festas aqui são boas e a de hoje (23) foi melhor ainda. Não perco nenhuma, até porque almoço aqui todos os dias”, comemorou.
De acordo com o secretário da Sempre, Kiki Bispo, foi muito gratificante ver as pessoas mais carentes terem um momento de alegria, principalmente neste período de restrições provocadas pelo coronavírus. “Ver tanto amor distribuído com tão pouco, um cardápio temático e o apoio da banda da Guarda Municipal neste momento motiva toda a equipe a fazer muito mais pelo social”, concluiu.
Um total de 550 refeições foram distribuídas. A unidade de São Tomé de Paripe acompanhou o cardápio de Pau da Lima e também 550 pessoas receberam alimentos típicos em clima de festa.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) publicou, nesta quarta-feira (23), o edital de licitação para contratação emergencial de empresa para operar o transporte por ônibus na bacia C, que atualmente está sendo operada pela Prefeitura. O edital completo está publicado no site da pasta, no endereço www.mobilidade.salvador.ba.gov.br .
As empresas interessadas deverão entregar, até as 10h do dia 1° de julho, a documentação exigida no edital na sede da Semob, em Amaralina, e a abertura dos envelopes está programada para as 15h do mesmo dia. Será contratada a empresa que oferecer as condições mais vantajosas, levando em consideração a apresentação da proposta de acordo com as especificações do projeto básico, a oferta de menor preço e o atendimento às exigências de habilitação contidas no edital.
A empresa irá operar o transporte da bacia C, que abrange a região da orla e Estação Mussurunga, por até 180 dias, até que seja concluído o processo licitatório para contratação definitiva da empresa que irá operar o serviço de transporte em Salvador. Demais informações e esclarecimentos poderão ser obtidos através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Fumaça, fogos, fogueiras, queimaduras, resfriados e alergias. Essa combinação parece inevitável durante os festejos juninos. Em 2020, no auge da pandemia de Covid-19, as comemorações foram contidas e limitadas a reuniões familiares. Em 2021, com a retomada gradual das atividades, é preciso estar atento aos cuidados necessários para preservar a integridade física do cidadão e evitar a ida às unidades de saúde, que ainda registram alta demanda devido ao coronavírus.
Neste período do ano, conhecido pelos dias mais frios e ainda com a presença da Covid-19, ter contato com qualquer tipo de fumaça é uma situação de alto risco à saúde. A recomendação do médico clínico Afonso Batista, referência em pneumologia sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por exemplo, é evitar acender fogueira ou ficar próximo a ela.
“Embora Salvador não tenha muita fogueira, se você tiver uma crise de asma, alergia, ou testar positivo para o coronavírus, a fumaça piora os sintomas mesmo se você estiver assintomático. Se você tem um grau de alergia, ela também se agrava com a fumaça. E se surgir qualquer sintoma, o ideal é fazer o teste e evitar o contato com a fogueira”, destaca.
Além disso, os gases produzidos pela queima da madeira, como o monóxido de carbono, podem ser prejudiciais para o organismo. “Se você respira monóxido, diminui o oxigênio, e pessoas com predisposição às doenças pulmonares têm uma tendência a ter a piora do quadro”, completa Batista.
O especialista lembra que, além dos problemas respiratórios, existe o risco de irritação das vistas, tudo devido à inalação dos gases. E, claro, independente de qualquer situação, é necessário usar todas as medidas de proteção já recomendadas, como o uso de máscara, lavar as mãos e beber bastante água, pois a hidratação é fundamental.
“Não podemos esquecer que estamos no inverno, por isso as síndromes gripais são mais propensas de acontecer. Mesmo com a vacina da gripe e da Covid-19, os cuidados precisam ser mantidos”, concluiu Batista.
Queimaduras – Os mais teimosos que insistem em queimar fogos devem estar atentos para evitar danos e aproveitar, ilesos, o São João. Mas, quando a prevenção falha e a brincadeira resulta em queimaduras, o ideal é lavar o local com água abundante.
“Nada de colocar manteiga, pasta de dente ou cremes inadequados, pois a água lava resquícios de pólvora e retira o efeito térmico, para higienizar o local. É importante também entrar em contato com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192), a fim de perceber qual o grau da queimadura, por exemplo”, orienta o diretor de Urgência e Emergência da capital baiana, Ivan Paiva.
Ele ressalta ainda os tipos de queimadura e o que causam na pele. “A de primeiro grau assemelha-se àquelas de praia, com ardor e vermelhidão. Quando começa a formar bolhas com líquidos, sabemos que uma camada mais profunda da pele foi acometida, resultando então em queimadura de segundo grau. E quando, mesmo sem formar bolhas, a lesão faz ceder e afeta as camadas mais profundas, chamamos de queimadura de terceiro grau. No entanto, para saber a gravidade do caso e o quanto a pessoa se queimou, deve-se entrar em contato com o serviço”, completa.
Cães – Os fogos de artifício, tão comuns neste período junino, é um tormento também para os pets. O artefato, que tanto encanta e diverte as pessoas, tem consequências adversas que fazem mal aos cães, como o barulho e os clarões provocados que assustam até os mais corajosos e confiantes. Um dos sintomas comuns é a taquicardia, já que a audição deles é quatro vezes mais aguçada que a dos humanos, mas pode causar até o falecimento. Portanto, um simples ruído se torna um barulho muito forte e ensurdecedor.
A diretora Tainara Ferreira, de Promoção à Saúde e Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça que o ideal é que não se solte fogos, para que as pessoas percebam que, nesta época que vivemos, a tradição precisa ser revista. “Os fogos são uma diversão para a gente, mas um sofrimento para os animais, e muitas vezes eles não têm onde ficar acuados, porque mesmo num quarto eles vão ficar tremendo, com medo”, destaca.
O médico veterinário Fabrício Porto recomenda que eles fiquem em locais onde se sintam protegidos, evitando que tenham acesso aos locais onde os fogos são soltos. Além disso, ele recomenda diminuir o tempo de passeio dos pets, pois eles também podem se assustar nas ruas, se desorientar e fugir ou se acidentar.
“É difícil prever o comportamento, pois uns se retraem e outros ficam agressivos, mas a sugestão é deixar os animais em casa e tomar cuidado com as guias nos passeios. Se o grau de excitação for grande, recomendo que haja ação de medicamentos, mas com orientação de um veterinário”.
Porto também fala que, caso o animal venha a ter taquicardia ou algum sintoma mais grave por conta do estresse causado pelas bombas, o ideal é levar ao veterinário, pois já é uma condição de emergência. “Infelizmente não há legislação que possa impedir os cidadãos de soltarem fogos. O que podemos fazer é ter o máximo de cautela, para que todos possam aproveitar as festas com tranquilidade”, finaliza.
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