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Nesta quarta-feira (4), às 9h, a Prefeitura, em parceria com a startup de impacto socioambiental So+ma, abrirá mais uma unidade para recebimento de resíduos recicláveis em Salvador, dessa vez na região da Pituba, na Praça Ana Lúcia Magalhães. Essa será a nona Casa So+ma em funcionamento na cidade. O objetivo é chegar à marca de 12 unidades ainda neste semestre.

“Cada Casa So+ma aberta na cidade é mais uma possibilidade de avançarmos na direção certa de Salvador se tornar uma cidade cada vez mais sustentável. São condições que estamos dando para que o cidadão exerça a sua cidadania no sentido ambiental e social. Cada unidade dessa é a esperança de renda para famílias de catadores e contribui para menos resíduos recicláveis nas ruas, nas praias, no aterro, o que ajuda ao enfrentamento também das mudanças climáticas que estamos vivendo”, reforça a titular da Secis, Edna França.

O novo espaço, que atenderá cerca de 65 mil pessoas que moram no local, permite que a população reverta seus materiais recicláveis em pontos por meio do programa So+ma Vantagens e os troque por benefícios como cursos profissionalizantes, produtos básicos como mantimentos e itens de higiene ou, ainda, possa transferir doações para ONGs locais.

Desde a abertura das casas em 11 de junho, já houve mais de 3 mil novos participantes que se cadastraram no So+ma Vantagens para levar seus materiais, acumular pontos e trocar por benefícios. Além disso, já foram recebidos mais de 57 mil quilos de materiais recicláveis que ajudaram na renda de cooperativas da cidade e foram enviadas para a reciclagem.

Funcionamento – Cada Casa So+ma que recebe os materiais recicláveis da população conta com um atendente que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. A unidade destina os materiais recebidos para uma cooperativa da região. Para se cadastrar no programa So+ma Vantagens em Salvador ou saber mais sobre o projeto, acesse o site www.somavantagens.com.br .

Onde encontrar:

- Assaí Mussurunga: Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240.

- BIG Bompreço Iguatemi: Avenida Antônio Carlos Magalhães, 3650.

- Cajazeiras: Campo da Pronaica.

- Imbuí: Praça do Imbuí, Avenida Jorge Amado.

Paripe: Prefeitura Bairro Subúrbio e Ilhas, Rua Pará, 15.

Periperi: Praça da Revolução, s/n.

Pituba: Praça Ana Lúcia Magalhães.

Ribeira: Largo do Papagaio.

Stella Maris: Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n.

  

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A probabilidade da Ouvidoria da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) receber, no primeiro semestre, uma denúncia relacionada a serviços da autarquia foi de uma a cada cerca de 920 demandas. O esforço em aprimorar os procedimentos refletiu na redução de 72% na quantidade de denúncias feitas pelos cidadãos ao setor, se comparados os seis primeiros meses deste ano com 2020. Houve também uma diminuição de 19% em relação às reclamações.

Responsável por atender e orientar a população sobre os serviços da superintendência de trânsito, a Ouvidoria chegou a registrar no primeiro semestre uma média de 50 demandas por dia, totalizando 9.248 solicitações. Desse total, apenas dez foram denúncias (contra 36 em 2020) e 188 reclamações (diante de 223 em 2020). Já os elogios aumentaram de cinco, nos seis meses iniciais do ano passado, para 11 este ano.

“Com a pandemia, adaptamos diversos serviços, implantamos o agendamento prévio, a possibilidade de realização da defesa e recursos on-line, por exemplo, para que o cidadão não ficasse sem seu direito a um atendimento de qualidade garantido. Os agentes estão tendo um papel importante no processo de vacinação. Esses números são consequências de um esforço iniciado nos últimos anos. Estamos sempre readequando nossos procedimentos para melhor atender à população, e esses números mostram que estamos no caminho certo”, explica o superintendente da Transalvador, Marcus Passos.

Contato – Os cidadãos podem contar com a Ouvidoria da Transalvador para fazer alguma reclamação, sugestão, elogios, denúncias ou solicitações de serviços como reforço de pintura e estacionamentos irregulares. As solicitações podem ser feitas ao setor por meio do Fala Salvador, no número 156. Há ainda a opção de entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.ou pelo portal do Fala Salvador, no endereço www.falasalvador.ba.gov.br.

As demandas recebidas pela Ouvidoria são encaminhadas às unidades diretamente envolvidas, para conhecimento e eventuais providências. Após isso, técnicos da Ouvidoria enviam a resposta ao cidadão. Para as solicitações de serviços da Transalvador, como, por exemplo, conserto de semáforos, pinturas de faixas de pedestres e modificação no trânsito, é preciso que o cidadão já tenha um protocolo de solicitação feito no setor de Protocolo da autarquia.

Cabe destacar que não é função da Ouvidoria receber defesas de notificações de trânsito, como explica a ouvidora da Transalvador, Itanara Serapião.“Nesses casos, nós orientamos que o cidadão o faça diretamente no nosso Setor de Atendimento ao Público, seja por agendamento prévio ou virtualmente. Em relação à implantação de uma nova sinalização ou colocação de redutores de velocidade, o cidadão deve fazer a solicitação pelo nosso Setor de Protocolos”.

Serviços emergenciais - Das mais de 9,2 mil demandas do primeiro semestre, a maioria foi de solicitação de serviços emergenciais, como informar estacionamentos irregulares, congestionamentos, semáforos danificados ou algum obstáculo na via. No entanto, para esse tipo de atendimento, a Transalvador conta com dois canais diretos: o Fala Salvador, número 156, ou o aplicativo NOA Cidadão. Por esses meios, o cidadão pode solicitar serviços que necessitam de uma ação imediata.

 

 

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Anualmente, milhares de moças e rapazes precisam realizar o alistamento militar obrigatório ao completar 18 anos. Hoje, um dos aliados para realização do processo é a Prefeitura-Bairro que, com dez unidades espalhadas pela capital baiana, oferece a possibilidade de inscrição nas Forças Armadas de forma rápida e segura.

Somente na primeira metade deste ano de 2021, as Prefeituras-Bairro atenderam mais de 10 mil solicitações de serviços de alistamento militar. Considerado um dos serviços mais procurados nas unidades, a Junta Militar, além do alistamento, também promove emissão da segunda via do certificado de alistamento militar, atestado de desobrigação de serviço militar e segunda via de incorporação do serviço militar (esse somente na Prefeitura-Bairro Centro).

Aos 22 anos, o estudante Victor Hugo dos Santos Lago, que já havia deixado escapar o prazo para alistamento, teve esse problema estendido no último ano, devido à pandemia de Covid-19. Com o arrefecimento da crise sanitária e o avanço da vacinação, o jovem pretende sanar o problema o quanto antes – se possível, ainda ingressar nas Forças Armadas e dar prosseguimento aos seus sonhos.

“Sou esportista, pratico futebol e vôlei. Sei do apoio que as Forças Armadas dão a diversas modalidades e espero, com o tempo, seguir praticando meus esportes e servindo ao país”, disse, animado.

Para o titular da Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Moraes, o serviço demonstra a importância da estrutura descentralizada da administração municipal como porta de entrada para os soteropolitanos. “Esse serviço descentraliza a gestão pública e facilita a vida do cidadão. O número de atendimentos, mesmo em um período delicado como o da pandemia, demonstra a busca da população pelo serviço facilitado através das Prefeituras-Bairro”, afirma Moraes.

Como agendar – Para ter acesso ao serviço é necessário realizar agendamento através dos canais de comunicação das Prefeituras-Bairro. Eles são o site horamarcada.salvador.ba.gov.br; o aplicativo Fala Salvador Cidadão, disponível nos sistemas iOS (iPhone) e Android; ou a assistente virtual Jana, no número de WhatsApp (71) 98392-3927. No ato do atendimento é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento e uma foto 3x4.

Números – Somente em 2021, as Prefeituras-Bairro realizaram 7.089 atendimentos para alistamento militar; 3.324 emissões de 2ª Via de Certificado de Alistamento Militar; 2.177 emissões de 1ª Via do Certificado de Dispensa/Incorporação do Serviço Militar; 42 emissões de 1ª Via do Certificado de Dispensa de Serviço Alternativo Serviço Militar; 12 emissões de 1ª Via do Certificado de Isenção do Serviço Militar; duas Declarações Provisória da Situação Militar; duas emissões de 2ª Via de Certificado de Isenção do Serviço Militar; e quatro Atestados de Desobrigação do Serviço Militar. O serviço de autoatendimento foi utilizado por 1.358 pessoas.

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As principais proposições do Plano de Bairros de Itapagipe foram discutidas e validadas em reunião realizada pela Prefeitura, através da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), na segunda-feira (2). Ocorrido de modo virtual, o encontro teve mais de 100 participantes, dentre representantes da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), moradores, associações de bairros, pesquisadores, empresários, comerciantes, organizações e instituições parceiras que atuam no território.

O plano reúne 243 propostas para a região, que foram sistematizadas em seis grandes temas: Projetos Estruturantes, Cultura, Habitação, Meio Ambiente, Saneamento, e Mobilidade e Acessibilidade. “De forma extremamente participativa e bastante plural construímos um plano de ação. Saímos de um modelo teórico para ações objetivas, diretas e concretas, o que é bom tanto para subsidiar o Município a elaborar políticas públicas, quanto para a sociedade cobrar do poder público a implantação dessas ações”, observou a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

Resultado de um processo de construção, que se desenvolve há pouco mais de um ano, de forma participava, o Plano de Bairros de Itapagipe tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável da localidade, alinhado ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU - Lei 9.069/2016). O documento se ancora na premissa da melhoria na qualidade de vida das pessoas e comunidades, na conservação do ambiental, na elevação dos padrões do ambiente construído e na apropriação das oportunidades econômicas e culturais pelos moradores, trabalhadores e visitantes.

“Desde fevereiro de 2020 começamos a produzir o diagnóstico com as primeiras reuniões virtuais, envolvendo diferentes setores da sociedade. A partir de uma escuta atenciosa, somada a visitas técnicas e uma consulta pública, conseguimos consolidar e validar o Plano de Itapagipe”, completou a titular da FMLF.

Poligonal – Perfazendo uma área de 7,2 mil quilômetros quadrados, o Plano de Bairros de Itapagipe agrega 14 bairros: Santa Luzia, Calçada, Mares, Uruguai, Massaranduba, Jardim Cruzeiro/Vila Ruy Barbosa, Caminho de Areia, Roma, Boa Viagem, Monte Serrat, Bonfim, Mangueira, Ribeira e parte de Lobato. É uma poligonal que representa cerca de 2,60% do território continental de Salvador, onde vivem aproximadamente 164.264 habitantes, o que representa algo em torno de 5,68 % da população da cidade.

Entre os objetivos do Plano está a melhoria das condições do habitat nas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) e o atendimento à demanda de déficit por novas moradias. No segmento cultural, por exemplo, o Plano prevê a proteção dos sítios e monumentos de importância cultural e paisagística, tendo como metas a regulamentação das Áreas de Proteção Cultural e Paisagística (APCP), implantação de novos equipamentos de referência cultural, recuperação do patrimônio histórico construído e conservação das referências do patrimônio fabril.

Para a área ambiental, a proposta é a implantação de áreas de conservação e proteção ambiental com as implantações do Parque Marinho da Cidade Baixa, do Horto Municipal de Salvador, a APRN da Ilha dos Ratos e a melhoria da balneabilidade da Enseada dos Tainheiros.

"Conseguimos traduzir as demandas da sociedade para Itapagipe porque houve, de fato, participação de diversos atores sociais. A construção coletiva é que nos possibilita dialogar com a cidade. O Plano de Bairros da localidade é um marco e poderá ser replicado como modelo de construção coletiva", avalia a diretora de Planejamento da FMLF, Beatriz Cerqueira Lima.

Projeto de cidade - A presidente da FMLF reforça a participação da sociedade na elaboração dos Planos de Bairros. “A cidade precisa entender essa ação como um instrumento dinâmico, orientador e integrador em relação ao PDDU e à Lei de Uso e Ocupação do Solo (Louos – Lei 9.148/2016). Conceitualmente, os Planos de Bairros são elementos com potencial para deflagrar um desenvolvimento integrado socioespacial, que extravasa limites territoriais e se vincula a um projeto de cidade”, observa Tânia Scofield.

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A Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-BA) fecharam, nesta segunda-feira (2), um acordo para volta às aulas na rede municipal de Educação em Salvador. Na decisão conjunta, ficou acertado que, entre os dias 9 e 20 de agosto, os professores estarão nas escolas cumprindo suas jornadas de trabalho e elaborando o planejamento pedagógico.

A retomada das atividades em sala de aula ficou definida para acontecer a partir do dia 23.08. A reunião aconteceu no Palácio Thomé de Souza e contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, além de representantes da própria APLB.

Embora a Prefeitura tivesse liberado a retomada da Educação municipal há três meses, sob medidas para evitar a proliferação do coronavírus e de forma híbrida, com o ensino sendo feito de forma presencial e remota, a APLB impôs como principal condição para o retorno das atividades a vacinação completa (isto é, após a aplicação da segunda dose) de todos os trabalhadores da educação. O esquema de imunização da categoria teve início ainda em maio e foi concluído agora no final de julho, atendendo, portanto, à reivindicação.

“Temos pela frente o imenso desafio de recuperar esse tempo perdido por nossas crianças, pois, não apenas houve perda do tempo de aprendizado como também nos conteúdos que elas haviam conquistado de anos anteriores. O desafio é imenso para fazer essa recomposição”, disse o prefeito Bruno Reis.

A APLB considerou o acordo positivo. “A negociação atendeu o pleito da categoria de retomada das aulas presenciais com as alunas e os alunos, no dia 23, precedida de acolhimento entre e equipe gestora, pedagógica e trabalhadores em educação. Vamos reunir a categoria para dar a devolutiva da negociação", declarou o presidente da entidade, Rui Oliveira.

Segurança – De acordo com o titular da Smed, com o retorno das aulas, o professor terá um melhor contato com os alunos, ainda que seja no ensino semipresencial, em que as crianças irão em dias alternados, e poderão tirar suas dúvidas. “O professor vai poder acompanhar o desempenho delas. Todo o conteúdo que não foi dado durante mais de um ano e meio de escola sem aula será complementado com o ensino remoto, que permanece através da televisão”, explicou o secretário da Smed.

O gestor assegurou que praticamente todas as unidades da rede municipal de ensino estão aptas para receber os alunos neste período de pandemia. Das 432 escolas, apenas em nove delas foram constatadas dificuldades de adaptação das instalações físicas aos protocolos sanitários, principalmente no que se refere à ventilação das salas de aulas e também da garantia de afastamento social entre as crianças.

De acordo com Oliveira, a Smed estuda a transferência dos alunos dessas nove unidades de ensino para prédios que ofereçam as condições necessárias contra a Covid-19. “As demais escolas, portanto, estão preparadas para seguir rigorosamente o protocolo biossanitário, que foi estabelecido desde fevereiro deste ano. O retorno no dia 23 se dará com a mais absoluta segurança. Temos certeza que essas crianças vão voltar num ambiente muito mais seguro do que aquele em que elas estão convivendo hoje”, frisou o Oliveira.

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A Prefeitura promove mais um dia da estratégia contra Covid-19 com a aplicação da 1ª e 2ª doses da vacina, nesta terça-feira (3). Para os indivíduos habilitados para primeira aplicação, a campanha acontecerá no turno da manhã, das 8h às 12h, voltada às pessoas com 31 anos ou mais, nascidas até 3 de março de 1990. Já no período da tarde, das 13h às 16h, a campanha imunizará os indivíduos com idade igual ou superior a 31 anos, nascidas até 3 de julho de 1990.

Antes de se dirigir ao ponto de imunização, todas as pessoas deverão, obrigatoriamente, conferir no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se o nome já está habilitado para receber o imunizante. O endereço é o www. saude. salvador. ba. gov. br .

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde (Barris), Faculdade Universo (Avenida ACM), FBDC Cabula, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Vila Militar (Dendezeiros), Arena Fonte Nova (Nazaré), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Universidade Católica de Salvador (Pituaçu) e Unijorge (Paralela).

Pontos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), USF Federação, USF Resgate, UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF Cajazeiras V, UBS Pirajá, Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), UBS Eduardo Mamede (Mussurunga) e Unijorge (Paralela).

2ª DOSE OXFORD – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Oxford programada para até o dia 9 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Shopping Bela Vista e Parque de Exposições (Paralela).

Pontos fixos: USF Vale do Matatu, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), Clube dos Oficiais (Dendezeiros), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), Parque de Exposições (Paralela), UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora) e USF Vila Nova de Pituaçu.

2ª DOSE CORONAVAC – 8h às 16h

Amanhã todas as pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da CoronaVac programada para até o dia 3 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Pontos fixos: USF Tubarão e USF Curralinho.

2ª DOSE PFIZER – 8h às 16h

As pessoas que estão com a data de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer programada para até o dia 09 de agosto já podem procurar os pontos de imunização para receber a vacina.

Drive-thrus: Shopping da Bahia, Barradão (Canabrava) e FBDC Brotas.

Pontos fixos: USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), Barradão (Canabrava), FBDC Brotas, USF Plataforma e USF Cajazeiras X.

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O Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos, iniciou os atendimentos nesta segunda-feira (2), para a população do bairro Barragem do Ipitanga, na Estrada das Pedreiras, número 999 (atrás do Ceasa – Centro de Abastecimento de Alimentos da Estrada do CIA/Aeroporto). A iniciativa ficará na região até o dia 1º de outubro e, diariamente, serão realizados cerca de 15 procedimentos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Entre janeiro e agosto deste ano, já foram beneficiados mais de 6 mil animais com cirurgias gratuitas através da rede municipal. “A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explicou a diretora de Proteção Animal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Tainara Ferreira.

As castrações podem ser agendadas no e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou presencialmente nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.

No dia agendado é realizada a triagem e, caso esteja tudo em ordem com a saúde do cão ou gato, a castração é feita em seguida. Por força da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração.

Durante o período que estiver no local, a Dipa firmou uma parceria com a ONG Doce Lar, que realizará o acolhimento do pós-operatório de animais que estão em situação de rua, de forma gratuita.

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Aconchegante, acolhedora e com um visual deslumbrante para a Baía de Todos-os-Santos. É impossível não se apaixonar pela comunidade da Vila Brandão, na Vitória. O que já era lindo ficou ainda melhor, após receber, na semana passada, um mutirão de serviços da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

As intervenções englobaram ações de pintura e nivelamento de escadaria, execução de fuga de material, pintura de guarda-corpo e corrimão, acabamento no piso da rampa de embarcações próxima ao píer, assentamento de grelha e recuperação de caixa de drenagem. Além disso, foram promovidos capinagem e recolhimento de móveis e eletrônicos de pós-consumo.

O titular da Seman, Luciano Sandes, destacou a necessidade da realização dos serviços na comunidade. “A Vila Brandão faz parte de uma região litorânea de Salvador, e nós iniciamos a manutenção por ser uma área que tem muitos problemas ligados à maresia. Inclusive tem uma rampa, que dá acesso às embarcações, que também estamos recuperando", informou.

O objetivo do órgão é realizar a manutenção em outras localidades que recebem os efeitos dos desgastes causados pelo salitre. "Este processo está sendo iniciado na comunidade, mas o intuito é realizarmos em toda a extensão de orla da cidade, tanto em bairros como Tubarão, quanto na orla atlântica, a exemplo de Jardim de Alah”, afirmou Sandes.

A microempreendedora Joelia Ramos, de 47 anos, ressaltou que os serviços realizados têm dado resultados positivos para o comércio local. “A atenção que a Prefeitura tem dado à comunidade dá maior visibilidade a Vila. Os moradores e comerciantes estão gratos, hoje não somos mais um local esquecido pelo poder público. Essa iniciativa de vir, entender as necessidades dos moradores e promover as soluções, através do serviço público, é muito importante. Dessa forma, nos sentimos partícipes do desenvolvimento da Vila”, declarou.

A pedagoga e líder comunitária, Claudia Santos, de 53 anos, destacou o potencial do bairro. “Moro há oito anos aqui e, desde quando cheguei, consegui enxergar a potencialidade da Vila, ela só precisava ser mais vista e mais cuidada. De lá para cá, tenho visto muitas transformações. Hoje nós temos uma maior participação, somos ouvidos. A Prefeitura está mais atuante, os órgãos estão sempre presentes. A gente não tinha nenhum tipo de ajuda, éramos esquecidos. As coisas mudaram”.

Valorização – Localizada entre a Igreja da Vitória e o Yacth Clube, a Vila Brandão possui cerca de 300 moradores. Fundada há 80 anos, recentemente a comunidade passou por diversas transformações, dentre elas, a reforma de 50 casas, através do programa Morar Melhor. “Minha casa foi reformada, tudo ficou muito melhor do que era, não só para mim, mas para a comunidade. As obras e intervenções têm dado mais visibilidade, beleza e segurança para os moradores”, relatou a dona de casa Ana Patrícia da Silva, de 48 anos.

“Nasci neste lugar, e hoje posso dizer que está tudo bem melhor. A evolução e o desenvolvimento são nítidos, todos conseguem enxergar. Hoje somos assistidos e temos orgulho de dizer que moramos na Vila Brandão, esse lugar encantador. A Prefeitura trouxe muitos benefícios para cá e isso afetou na autoestima dos moradores, valorizou nossos imóveis, e por isso estamos muito agradecidos”, declarou a aposentada Elizete Santos, residente há 71 anos na localidade. 

 

 

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Desde a flexibilização para a fase verde das atividades na capital baiana, no dia 9 de julho, a força-tarefa liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com o apoio da Polícia Militar (PM-BA), vistoriou 19.862 estabelecimentos durante os finais de semana. Até o dia 1º de agosto, foram contabilizadas 132 notificações, 45 aglomerações dispersadas e 18 interdições.

No último final de semana de julho, o órgão vistoriou 2.659 estabelecimentos, 61 bairros e realizou quatro interdições em dois bares nos Barris, um em São Marcos e outra em uma casa de eventos no bairro do Lobato. Também foram dispersadas sete aglomerações em uma rua de Itapuã, uma em Fazenda Grande do Retiro, duas em Sussuarana, uma em Marechal Rondon, outra em Fazenda Grande I e mais uma Cajazeiras XI. 

Já a Operação Silere, realizada de forma integrada entre a Sedur e polícias Militar e Civil, além da Transalvador, recebeu 622 denúncias, vistoriou 102 bairros e apreendeu 48 equipamentos de som nos bairros Lobato, Sussuarana, Fazenda Grande, IAPI, Caixa D’Água, Baixa de Quintas, Campinas de Pirajá, Cajazeiras e Fazenda Grande I. As localidades mais denunciadas durante o final de semana foram Itapuã, Liberdade, São Marcos e Paripe.

Mesmo com o mau tempo, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) observaram possíveis movimentos que pudessem gerar aglomerações, a exemplo da Barra, onde foi realizado o patrulhamento preventivo. Apesar da flexibilização, os cuidados para que a cidade possa avançar e continuar na fase verde devem continuar, como aponta o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), Maurício Lima.

“É importante que, mesmo com a flexibilização, a população se conscientize e continue evitando frequentar locais onde existam aglomerações, além de respeitar os protocolos impostos, como o uso das máscaras e distanciamento. São cuidados importantes para que continuemos avançando o mais rápido possível”, alertou Lima.

Outras operações – No domingo, equipes da GCM participaram de ação de ordenamento na região da Baixa do Fiscal, em apoio à Semop. Na ocasião, 36 animais estavam enjaulados de forma precária, sem água e sem comida, dentre eles, jabutis e aves. Os animais foram direcionados ao Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Ainda durante o final de semana, foram realizadas ações de patrulhamento preventivo, proteção dos equipamentos públicos e apoio a outros órgãos, a exemplo das escoltas das vacinas e das blitze da Lei Seca.

 

 

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