Geral

0
0
0
s2sdefault

As ações de ordenamento da cidade e a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) em Salvador foram algumas das experiências conhecidas pelo titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) de Maceió, Thiago Prado, nesta quarta-feira (22), em visita à capital baiana. Pela manhã, o gestor participou de uma apresentação entre gestores, conheceu as dependências da Semop e da sede da GCM na Avenida San Martin. 

À tarde, Prado percorreu algumas ruas do Centro, acompanhado da titular da Semop, Marise Chastinet, e do diretor de Serviços Públicos, Adriano Silveira. Eles passaram por locais como o Largo Dois de Julho (Campo Grande), Praça Barão do Rio Branco (Relógio de São Pedro) e Avenida Joana Angélica.

No Campo Grande, o diretor de Serviços Públicos da Semop explicou como é feito o ordenamento de ambulantes no período natalino, quando o local se transforma em um grande atrativo de visitação devido à decoração e iluminação. No Relógio de São Pedro e Joana Angélica, o gestor observou de perto o ordenamento do comércio informal.

Para o secretário da SEMSCS, uma das características que mais chamou a atenção como exemplo a ser seguido e replicado foi a aproximação entre a administração de Salvador e os vendedores ambulantes. “Verificamos aqui que a linha de trabalho é sempre com o diálogo à frente. Esse é o primeiro mecanismo de ação: estabelecer o diálogo e o contato aproximado para que possamos convencer os trabalhadores quanto à necessidade e importância do ordenamento, tanto para eles como para a cidade como um todo”, disse.

“Salvador é uma grande referência no Nordeste no que diz respeito ao comércio informal, por ser a maior capital da região e o é também do ponto de vista da Guarda Municipal, que hoje é uma grande referência para o Brasil. A guarda tem seis grupamentos especializados, tem toda uma dinâmica de trabalho e conhecer a corporação in loco foi muito importante para replicar essa mesma toada em Maceió”, completou Thiago Prado.

A titular da Semop, Marise Chastinet, considerou muito proveitosa a troca de experiências. “Passamos a manhã mostrando alguns projetos e programas, a exemplo do Sou Salvador, que busca promover o crescimento profissional dos ambulantes por meio de capacitação. Também pedimos apoio em situações que a gente vai começar a encontrar no período pós-pandemia, com a retomada das atividades. Essa troca permite que avancemos cada dia mais, mostrando o que já fazemos de bom e captando ações desenvolvidas em outros estados”.

Encontro – Durante a visita ao Centro, a Semop ainda promoveu um encontro entre o secretário de Maceió e lideranças do comércio informal de Salvador. Dentre eles estiveram o presidente do Sindicato dos Ambulantes, Barraqueiros e Quermesseiros de Salvador (Sindbaq), Paulo Marques, e o presidente da Associação Integrada de Vendedores Ambulantes, Feirantes e Microempreendedores de Salvador e RMS (Assidvam), Mário Lopes.

“Eu acho muito importante esse encontro. Muitos não sabem, mas Salvador é uma das poucas capitais que permitem que façamos o nosso trabalho na rua. Em muitos estados a nossa atuação é proibida, falta diálogo. Aqui nós temos essa oportunidade”, conta Marques. Ele destaca que cerca de 1.500 ambulantes estão distribuídos em 19 áreas organizadas ao longo da Avenida Sete.

“A gestão municipal é uma gestão de proximidade, que busca sempre o diálogo com os ambulantes e respeitando o crescimento do comércio informal, pois nós hoje representamos 53% da economia da nossa cidade. A atividade tem crescido muito, principalmente durante a pandemia, por isso, é muito importante a existência desse diálogo entre a prefeitura e os ambulantes”, acrescenta Lopes.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, nesta quinta-feira (22), mais uma ação de descentralização da vacinação contra a gripe em Salvador. A medida faz parte dos esforços da pasta para ampliar o acesso ao imunizante em toda cidade. Desta vez, a equipe de imunização foi até a Estação de Transbordo da Rodoviária, onde aproximadamente 450 pessoas receberam a vacina na estratégia, que durou até as 16h.

Na ação, onde também foram distribuídas máscaras para a população, a gerente da Unidade Básica de Saúde Eunísio Coelho Teixeira, Ana Nicomedes, comemorou a adesão dos transeuntes e trabalhadores do terminal à campanha vacinal. “A vacinação teve um movimento bom e atingiu nossas expectativas, afinal é com esperança e alegria que viemos até aqui com a Maria Gotinha e o DJ, alegrando a população num período pandêmico”.

Segundo Ana Nicomedes, a ação foi programada para convocar a população que está mais voltada para a vacina contra a Covid-19. Nos anos anteriores, a vacinação bateu recorde de procura – em 2020 foram mais de 800 mil pessoas atingidas –, mas em 2021 pouco mais de 512 mil doses haviam sido aplicadas no município. “Para não ficar restrito aos postos e alcançar mais a população, decidimos com apoio da secretaria trazer esse posto avançado”.

O DJ e agente comunitário Anderson Martins, que atua na USF Claudelino Miranda, no Resgate, distraía os presentes ao som da pisadinha, o ritmo do momento. Ele afirmou que a intenção de levar música para o público é aliviar a tensão – isso porque, independente do tipo de vacina, as pessoas continuam tensas, à espera do imunizante.

Há 16 anos trabalhando na SMS, o profissional expressou o sentimento de gratidão e emoção sobre o que a música faz com as pessoas. “Vejo muitas que choram, outras agradecem, ou apenas sorriem, e isso mostra que nosso trabalho está valendo à pena”.

Praticidade – A assistente Laís Oliveira trabalha na rodoviária e decidiu tomar a vacina no local pela oportunidade de ser no ambiente de trabalho. Ela, que já tomou a vacina da Covid-19, considera fundamental se proteger contra a doença com o imunizante da H1N1 também.

Já Maria da Conceição é comerciante no terminal e aprovou o posto avançado pela facilidade de não precisar se dirigir a uma unidade de saúde. “Já tomei a primeira dose da Covid-19 e ajuda bastante na minha imunidade eu já estar com as duas vacinas aplicadas. Quero agora que chegue logo a minha segunda dose da vacina contra o coronavírus pra eu estar 100% imunizada”, afirmou.

Morador de Pernambués, o auxiliar Sidney da Silva também decidiu se vacinar no local pela comodidade. “Aqui é mais próximo de casa, trabalho em Simões Filho e aproveitei o caminho para pegar meu ônibus para garantir logo a vacina”.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, realizou, na manhã desta quinta-feira (22), o primeiro Webinar de Jornalismo de Segurança Viária de 2021 da capital baiana. O evento reuniu 36 profissionais de comunicação do município, discutindo o tema “A comunicação pode ajudar a salvar vidas no trânsito?".

O encontro virtual, que teve como objetivo auxiliar a imprensa na elaboração de reportagens sobre segurança no trânsito, foi ministrado pelo assessor em Segurança Viária da Organização Panamericana e também da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Vitor Pavarino, e por Omar Jacob, assessor técnico Regional para a América Latina, da equipe de comunicação da Vital Strategies. Também participaram do evento a secretária de Comunicação de Salvador, Renata Vidal, o superintendente da Transalvador, Marcus Vinicius Passos, além de especialistas locais em segurança viária.

Durante o webinar, a secretária Renata Vidal destacou o papel do jornalista como um prestador de serviço à sociedade. “Acredito que essa discussão seja de fundamental importância para os profissionais de comunicação. Entendemos que precisamos encontrar formas de abordar as pautas de trânsito, fugindo da ideia de apontar culpados. Podemos sim encontrar novos ângulos e formatos, tendo um olhar diferente para o tema, indo além, prestando serviço às pessoas. Foi uma discussão muito rica. E, certamente, quem sai ganhando com isso é a população”, afirmou.

Ao apresentar o histórico de mortalidade e cenário atual de segurança viária em Salvador, que revela uma redução de 52% nas mortes de trânsito, entre os anos de 2011 a 2020, o superintendente da Transalvador falou sobre a importância da imprensa como agente de conscientização da população.

“Ao longo dos últimos anos, Salvador foi uma das poucas cidades com resultados significativos na redução de mortes no trânsito. Isso, sem dúvida, é fruto de muito trabalho, compreensão e entendimento de que era necessário realizar ações para conscientizar a população. Muitos materiais de campanha educativa estão sendo produzidos pela Prefeitura Municipal e entendemos que a educação é o pilar de tudo. Ações educativas têm dado resultados positivos, traduzidos em números. A população está comprando a ideia de que o papel do poder público não é arrecadar com infrações, mas salvar vidas. A imprensa é fundamental para fazer com que a sociedade entenda a importância dessa conscientização”, disse Passos.

O evento interativo apresentou novas possibilidades que permitirão aos jornalistas não apenas desenvolver ideias de matérias ou reportagens, mas também escrevê-las ou produzi-las. O jornalista Pablo de Morais, que atua no fornecimento de informações de trânsito para rádios soteropolitanas, participou do webinar e avaliou o evento virtual de forma positiva. “Gostei bastante. A gente trabalha especificamente com isso, e o encontro agregou muito valor na informação. Gerou conhecimento, e com certeza fez a gente pensar que a informação de trânsito vai muito mais além do que a gente imagina”.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Escola Municipal Milton Santos, situada no bairro da Valéria, realiza o projeto Livro na Mão – uma sequência de ações que dá continuidade à ação Macro Biblioteca: um espaço de encantamento, implantado pela unidade de ensino em 2019. A vice-gestora e idealizadora do projeto, Oracy Suzart, explica como funciona a ação.

“Nos anos anteriores do projeto, os alunos visitavam a biblioteca semanalmente para atividades práticas de leitura. Com a chegada da pandemia não tivemos mais como promover esse acesso, então resolvemos desenvolver atividades através das redes sociais, para não pararmos com as atividades de leitura. Agora que estamos voltando à sala de aula, de forma escalonada, estamos realizando as visitações com pequenos grupos de alunos sem promover aglomerações”, afirmou.

A escola criou a ficha "Memórias de Leitura", na qual os alunos registram informações sobre a obra e tecem opiniões. No Passaporte do Leitor marcam-se as datas de retirada e devolução do livro, para controle e conservação do acervo da escola. “Hoje, diante de um novo cenário, reativamos a visitação à biblioteca convidando os alunos a viajarem na leitura retirando livros e levando para casa, essa ação fortalece a prática literária realizada nas aulas remotas, possibilitando alimentar o vínculo com as literaturas e mediar a leitura dos alunos”, disse Oracy.

A gestora Ana Cristina Carvalho de Andrade reitera a importância dessa atividade. “A leitura facilita o aprendizado, traz novos conhecimentos, proporciona um aumento de vocabulário, bem como aguça a interpretação de texto. E estamos sentindo que o projeto começa a alavancar e trazer um novo olhar para as crianças e para as famílias. Além disso, o livro é um instrumento de lazer e entretenimento. Ler é uma viagem, um sonho e um instrumento transformador”, frisou.

No mesmo sentido, a vice-gestora destacou o papel da literatura nesse novo cenário. “Diante de um momento tão difícil para todos, o contato com o os livros poderá tornar o dia a dia de nossas crianças mais leve e prazeroso. Além disso, proporcionará o despertar do gosto pela leitura. A participação está ainda em processo com os alunos que estão nas aulas presenciais, mas com a divulgação nas redes sociais e nos grupos de comunicação, esperamos alcançar um número maior de alunos”.

Homenagem – De acordo com Oracy, durante o desenvolvimento do projeto, os membros da unidade escolar resolveram homenagear uma antiga gestora que se dedicou à escola e era muito querida por todos. Assim, o espaço passou a se chamar Biblioteca Maria Lúcia Alves. Através do voto, os alunos escolheram, dentre os autores preferidos, aquele que seria o patrono da biblioteca.

“A primeira ação foi apresentar aos alunos os autores do nosso acervo. Posteriormente, realizamos uma votação e Ziraldo foi o escolhido para ser patrono da biblioteca”, conta. "O interessante foi que mandei um e-mail para Ziraldo e ele respondeu agradecendo pela homenagem, isso nos deixou muito felizes", revelou.

Impacto – A trabalhadora autônoma, Jamile Mendes Carlos Novais, mãe do estudante Ícaro Novais Oliveira, 7 anos, está satisfeita com o projeto. “É muito bom para o aprendizado dos alunos, porque assim eles aprendem mais a ler e a escrever. Ícaro já aprendeu a escrever o nome dele todo e isso me deixa muito orgulhosa”.

Durante a visitação à biblioteca, o estudante Alan Fabrício Nascimento dos Santos, 10 anos, aluno do 4º ano, disse estar feliz por voltar à sala de aula e ter acesso aos livros da biblioteca. “Eu estava com saudades da escola, dos amigos, dos professores e dos livros. Eu gosto muito de ler e aprender sobre as histórias dos livros. Quero ler sempre mais”, declarou.  

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Mais 150 famílias – desta vez do bairro de Capelinha de São Caetano – passam a viver com dignidade, conforto e autoestima recuperada através do programa Morar Melhor. A entrega da reforma dos imóveis em situação precária, realizada pela Prefeitura, ocorreu nesta quinta-feira (22), na Travessa da Jaqueira, com as presenças do prefeito Bruno Reis e da vice e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos.

O prefeito ressaltou que esta é a primeira vez que o programa chega à localidade e que a intenção é, realmente, promover uma transformação na vida dos cidadãos, principalmente nas comunidades mais carentes. “Com o Morar Melhor hoje, essas pessoas passam a viver com dignidade. Não há nada mais importante para o ser humano do que a sua casa. Conseguimos idealizar esta ação, que é a mais solicitada e desejada por todos nos bairros e que já mudou a vida de mais de 33 mil pessoas em Salvador”, declarou Bruno Reis.

Esta terceira etapa do programa beneficiou pessoas como Ana Cláudia de Andrade, de 38 anos. Nascida no bairro e com três filhos, a autônoma, que atualmente está desempregada, era só emoção com a transformação realizada na casa onde mora. Além de novo telhado, o imóvel também recebeu pintura e reboco, nova porta e louças sanitárias.

Ela contou que a maior dificuldade era com o telhado, danificado pelo cupim e que já provocava goteiras em casa. A situação foi agravada por uma pedra jogada por uma criança, que danificou ainda mais o teto e de onde, em dias de chuva, “jorrava água”. “Daí veio o Morar Melhor e fez o telhado todo. Se dependesse dos meus esforços, pois sou pai e mãe dos meus filhos, ia ficar muito difícil”, declarou.

Com um largo sorriso, ela ainda ressaltou o sentimento quando soube que havia sido escolhida pelo programa. “Quer saber mesmo? Eu fiquei parada, sem reação. Contei para a minha família, foi chegando o pessoal e aí a ficha caiu. Ficou muito perfeito, é uma emoção demais. Só tenho a agradecer, mesmo”, completou Cláudia.

Balanço – O Morar Melhor já reformou mais de 33 mil casas em mais de 150 localidades. A definição dos serviços nos imóveis beneficiados com o Morar Melhor é feita ainda na fase de cadastramento, em conjunto com o morador, observando também critérios técnicos.

As intervenções englobam pintura e reboco, troca de janelas e portas, substituição de vasos sanitários e pias, recuperação ou troca de telhado. Todas as obras são fiscalizadas durante a execução e após a conclusão. O limite de investimento para cada imóvel é de até R$7 mil.

Alguns critérios são avaliados para a escolha das regiões, como precariedade dos bairros (baseado em dados de IBGE), além de maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento, de pessoas abaixo da linha de pobreza ou de mulheres chefes de família. Não são contemplados imóveis em situação de risco cadastrados pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), imóveis de aluguel e famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O desafio das mulheres negras na gestão pública será o tema da live a ser promovida pela Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) nesta sexta-feira (23), às 16h, no perfil da secretaria no Instagram (@spmj.salvador). A atividade é realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, que será celebrado no próximo domingo (25), e ao mês dedicado a abordar pautas que impactam na vida de mulheres negras, com a campanha Julho das Pretas.

O diálogo contará com as titulares da SMPJ e da Secretaria Municipal de Reparação (Semur), Fernanda Lordêlo e Ivete Sacramento, respectivamente. Já a mediação ficará por conta de Dinsjani Pereira. Para Fernanda Lordêlo, o debate vai proporcionar e ampliar os olhares para as demandas das mulheres e a necessidade de se falar sobre o assunto.

“Essa data, que celebra a Mulher Negra, Latina e Caribenha, é de extrema relevância, visto que traz uma abordagem interseccional das pautas de gênero e raça. Mulheres e meninas negras têm uma história de luta e resistência junto ao movimento feminista, sobretudo por carregar dois marcadores sociais de relevância na sociedade. Falar sobre mulheres negras, em locais de gestão e poder, é mostrar para uma grande parcela da população que a mulher negra precisa não somente estar no centro das discussões, como também nos processos decisórios das políticas públicas voltadas a essa temática.” afirma a gestora.

A campanha nacional Julho das Pretas busca promover o debate sobre temáticas como feminismo, feminicídio e tantos outros assuntos que permeiam o cotidiano das mulheres negras. Com esta ação, a SPMJ propicia reflexões sobre a participação das mulheres negras na construção de políticas públicas que sejam efetivas à população.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com a startup de impacto socioambiental SO+MA, inaugurou, nesta quarta-feira (21), mais uma unidade para recebimento de resíduos recicláveis. O contêiner foi instalado próximo ao campo do Pronaica, em Cajazeiras. O projeto visa estimular a prática da reciclagem, com estimativa de arrecadar 20 toneladas de material por mês, em todas as unidades da capital baiana.

Nas Casas So+ma, a população pode fazer o descarte correto de garrafas pets e vidros, papel e papelão, plásticos duros e moles, eletrodomésticos, eletrônicos, alumínio e isopor.  A nova unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

O material levado até a unidade é pesado e o valor é convertido em pontos, que podem ser trocados por benefícios, como cursos profissionalizantes, mantimentos e itens de higiene.  A iniciativa permite ainda a transferência dos pontos, em forma de doação, para as ONGs locais cadastradas.

A coordenadora das Casas So+ma, Nélia Calhau, explicou como é feita a soma de pontos das pessoas cadastradas. "Cada material equivale a uma pontuação diferente. Um quilo de vidro, por exemplo, contabiliza 10 pontos, já de papelão soma 99 e pet, 88. Os eletromecânicos são contabilizados por unidade: ventilador vale 15 pontos, enquanto um computador vale 50".

A titular da Secis, Edna Ferreira, avalia de forma positiva a instalação da Casa So+ma em Cajazeiras. “É mais um instrumento para que a gente possa desenvolver uma política ambiental e social, trazendo um viés econômico para dentro da ação, onde ganham a população e o meio ambiente”, ressaltou.

Economia – O morador do bairro de Boca da Mata, Vagner Menezes, realizou o cadastro e destacou as vantagens do programa. “Acredito muito no projeto. É inovador e acho que vai trazer benefícios para a comunidade. Cajazeiras é um bairro grande, onde tem muitos resíduos, que até então não tinham destino. Agora temos”, comemorou.

Segundo a secretária, a decisão sobre os bairros que devem ter o equipamento instalado passa por uma avaliação do espaço disponível. “A casa tem uma estrutura considerada grande. Nosso desejo é colocá-la em comunidades onde as pessoas estão em maior condição de vulnerabilidade social. Estamos também disponibilizando em bairros de classe média alta, fazendo um convite à população que não tem a necessidade de receber a vantagem da troca, para que possa doar os benefícios às instituições sociais que estão cadastradas no programa”, explicou Edna.

Resultados – A coordenadora das Casas So+ma destacou os resultados obtidos, desde a abertura das primeiras unidades, no mês de junho passado. “São quase 3,5 mil participantes cadastrados para trocar materiais por benefícios. Os resultados são positivos, as cooperativas são beneficiadas e o quadro é favorável”, resumiu Nélia.

Para a secretária, Salvador tem avançado no desenvolvimento da educação ambiental da população. “A gestão tem assinado compromissos importantes, em nível internacional, buscando a vanguarda de ações que envolvem carbono zero e defesa do planeta”, disse. A gestora avalia que a conscientização sobre a importância da coleta seletiva está crescendo na cidade, manifestando a vontade da administração de ampliar a política.

Além da nova unidade de Cajazeiras, a população de Salvador encontra Casa So+ma no canteiro central do Imbuí; na Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, em Paripe; na Praça da Revolução, em Periperi; no Largo do Papagaio, na Ribeira; na Praça de Stella Maris, situada na Alameda Praia de Guaratuba; no supermercado Assaí de Mussurunga, que fica na Rua Professor Plínio Garcez de Sena; e no BIG Bompreço Iguatemi.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Pontos apagados, pontos de luzes acesas ou mesmo apagões. Estas são as situações mais comuns encontradas pelos cidadãos na capital baiana e atendidas para reparos pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). As demandas devem ser submetidas através do Fala Salvador, pelo número 156 ou pelo site www.falasalvador.ba.gov.br; pelo App Fala Cidadão, disponível no Google Play; ou pelo WhatsApp da Dsip/Semop, no número (71) 98549-8728.

Além disso, o órgão conta com mais um meio de aproximação com o cidadão: o aplicativo Ilumina Salvador, responsável pela resposta imediata e atendimento a 90% das demandas geradas desde 1º de janeiro deste ano. Nos primeiros cinco meses de 2021, foram realizadas 12.207 substituições de manutenção da iluminação pública da capital baiana. Atualmente, a cidade é iluminada por mais de 170 mil pontos de luz – desse total, cerca de 50% possui iluminação em LED, resultado de ações como o programa Iluminando Nosso Bairro.

"Atuamos em qualquer situação de emergência, como no caso de postes dando choque, luminárias caídas, queda de postes e fios, além de demandas convencionais – a exemplo de pontos apagados e apagões –, quando é interrompida a iluminação de mais de quatro pontos seguidos, ou mesmo pontos acesos durante o dia”, explica o diretor de Iluminação Pública, Junior Magalhães.

Ele ainda afirma que o dia a dia da iluminação pública da cidade é acompanhado, diuturnamente, por meio de videomonitoramento, através do sistema municipal de telegestão. “O atendimento não para e o cidadão pode acionar o 156 que, no prazo de 48h, as solicitações convencionais serão atendidas, sendo as emergenciais resolvidas em até duas horas em toda a cidade”, destaca Magalhães.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura de Salvador tem trabalhado diariamente para garantir a regularidade do asfalto nas diversas vias da cidade, evitando acidentes e viabilizando a fluidez do trânsito. No primeiro semestre deste ano, a Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade (Seman) aplicou 16.673 toneladas de massa asfáltica, em aproximadamente 1,9 mil vias de Salvador. O total equivale à quantidade total de ações realizadas pela Operação Tapa-Buraco no período.

Nesta quinta-feira (21), equipes da Seman estiveram no bairro do Calabar e nas avenidas Centenário, Reitor Miguel Calmon e Anita Garibaldi, realizando a operação. Na Avenida Reitor Miguel Calmon, de acesso aos bairros do Garcia, Federação, Canela, Barra e região da Garibaldi, o morador Claudionor Oliveira, de 53 anos, aprovou a iniciativa. “É um serviço que traz importante benefício para o povo e evita acidentes. Aqui a gente via que os carros desviavam dos buracos e com isso o risco de acidente era grande. Agora está bem melhor”.

Para a auxiliar administrativa Carla Chagas, de 52 anos, a recomposição do asfalto traz outro benefício: “Esse serviço evita o acúmulo de lama. Esse era um problema recorrente, porque os carros passavam com pressa e davam um banho de água suja em quem estava nas proximidades, principalmente no ponto de ônibus”, explica a pedestre, que trabalha na região. 

“A Operação Tapa-Buraco é realizada com tempo bom. Por isso, temos uma redução das atividades nos meses mais chuvosos. Mas vamos retomar a recuperação da malha asfáltica da cidade, inclusive nos fins de semana e feriados,” anunciou o titular da Seman, Luciano Sandes.

Exemplo disso é que março passado se destacou como o mês em que foi aplicada a maior quantidade de massa asfáltica, um total de 3.144 toneladas. Em junho seguinte, no curso da Operação Chuva, foram aplicadas 2.277 toneladas do material.

O desgaste ocorre de forma intensiva, principalmente em vias de grande fluxo com tráfego permanente de veículos pesados. No período de chuva, a produção de asfalto é interrompida, devido a não aplicabilidade do produto em solo molhado. As situações emergenciais são executadas com asfalto frio (com menor durabilidade), para posterior substituição pelo regular.

Durabilidade – O serviço de tapa-buraco consiste basicamente na retirada da capa asfáltica danificada, permitindo a colocação de uma nova camada. Para garantir a durabilidade do asfalto, mais densidade e resistência, o buraco passa primeiro por um processo de corte, depois recebe uma pintura de ligação, aplicação do asfalto novo e serviço de compactação.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...