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A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), fechou uma parceria com a empresa FINANCE – Finanças Análise e Consultoria Econômica para realizar projeções econômicas para receita própria. Essa é uma das várias atividades de planejamento fiscal desempenhadas pela Sefaz para aperfeiçoar o planejamento financeiro da capital baiana. O contrato publicado no Diário Oficial do Município (DOM), em 9 de julho deste ano, prevê a sistematização da receita em um cenário de novo aumento da taxa Selic.

Frente ao crescimento inflacionário identificado em 2021, além do aumento em torno da taxa Selic, e visando uma maior assertividade na projeção de arrecadação dos próximos anos, a Sefaz observou a importância em fechar uma parceria para o planejamento fiscal de 2022. Em 2021, a taxa Selic saiu de 2% para 6,25% ao ano e, além disso, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) sinalizou nesta segunda-feira (25) uma possível nova alta na taxa básica de juros.

A metodologia apresentada pela consultoria à Sefaz possibilitará, ainda, que a secretaria utilize a mesma metodologia estatística com a inclusão de índices econômicos atualizados e atualize a ferramenta de projeção de arrecadação, o que permitirá constante atualização das previsões de arrecadação.

O objeto foi contratado em R$50 mil, em conformidade com a homologação do processo em 16 de junho e com observância ao parecer da representação da Procuradoria Geral do Município de Salvador (RPGMS). A Sefaz Salvador e a consultoria já trabalharam juntas anteriormente em 2019, quando foi realizado o cálculo dos possíveis impactos da reforma tributária para o Município.

 

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A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), abre seleção para 87 vagas de estágio – sendo oito para pessoas com deficiência –, destinadas a estudantes de Administração ou Economia. Os selecionados vão atuar no programa Agente de Empreendedorismo, realizado em parceria entre a administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), e o Parque Social.

Os interessados devem se inscrever exclusivamente on-line, por meio do site www.ethosconcursos.com.br, a partir das 10h desta terça-feira (26) até as 23h59 da sexta-feira (29), ou quando atingir o quantitativo de 500 inscritos. A taxa de inscrição é de R$25.

Os candidatos deverão estar matriculados em instituição de ensino superior no turno noturno ou na modalidade de Ensino à Distância (EAD), cursando entre o 2º e 6º semestre do curso de Administração ou Economia. Além disso, devem ter concluído 10% do curso e residir na região de abrangência do bairro ou localidade em que concorrerá à vaga. O valor da bolsa é de R$928,02, acrescido do auxílio-transporte.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas de forma on-line e estão previstas para acontecer no dia 7 de novembro de 2021, em horário a ser informado através de comunicado disponibilizado no site da Ethos Concursos.

Funcionamento – Criado em 2018, o programa Agente de Empreendedorismo tem o intuito de estimular a cultura do empreendedorismo nas comunidades. Esses agentes dão suporte a empreendedores e potenciais empreendedores, em bairros estratégicos de Salvador, no acesso ao crédito e em capacitações para que eles possam obter sucesso em seus negócios.

 

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Maior iniciativa de urbanização da história do Subúrbio Ferroviário de Salvador, o Novo Mané Dendê já começa a dar seus primeiros frutos na região. Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura fez a entrega de 120 imóveis do mais recente empreendimento habitacional construído em Ilha Amarela para abrigar famílias que residiam em situação precária de moradia, no perímetro dos trechos onde ocorrem as obras da primeira etapa do projeto. O prefeito Bruno Reis esteve presente na ocasião, acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luís Carlos Souza, e do secretário nacional de Habitação, Alfredo Santos, dentre outras autoridades.

O prefeito lembrou que, antes do projeto, a população da região vivia em condições precárias, sem qualidade de vida, e que as intervenções transformarão todo o entorno do conjunto habitacional. “Desenvolvemos nessa região da cidade o maior programa de requalificação integrada da história de Salvador. Estamos investindo cerca de R$600 milhões em financiamento, para realizar uma obra dessa dimensão”.

O residencial possui total de 260 unidades, e os primeiros beneficiários a ocupar os imóveis foram selecionados pela Caixa Econômica Federal (CEF), através do antigo programa Minha Casa, Minha Vida, que foi repaginado e agora é conhecido como Casa Verde e Amarela.

"Somente em 2021, a atual gestão, em parceria com a Caixa e com o Governo Federal, entregou mais de 1,7 mil moradias. Temos mais 230 residências para entregar no Residencial Mar Azul, em São Tomé de Paripe, onde as famílias esperam há 14 anos para ter um lugar para morar. A Prefeitura colocou recursos para concluir as obras no ali e, até o final do ano, as pessoas estarão recebendo suas moradias definitivas. Portanto, vamos passar de duas mil casas entregues neste primeiro ano de gestão”, afirmou Bruno Reis.

O prefeito destacou ainda que as famílias que moravam em torno do Rio Mané Dendê viviam em casas sem espaço para o descarte do lixo, que precisavam jogar a água do consumo no rio, que acabou se transformando em esgoto. Agora, a realidade começa a ser bem diferente.

"Mesmo não sendo de nossa responsabilidade, hoje recebem as chaves as 120 famílias que morarão aqui com toda dignidade. Elas tinham que conviver com esgoto dentro de suas casas, ratos e baratas. Agora estamos transformando a vida das pessoas. Todos têm direito e vão receber as casas. Nesse tipo de empreendimento, normalmente se paga R$50 de parcela. Mas, aqui, a prefeitura pagará. Estamos assumindo mais R$3 milhões para que os moradores não tenham essa obrigação", finalizou. 

Residencial – De acordo com a Seinfra, as 120 famílias do residencial Mané Dendê não pagarão as parcelas correspondentes ao valor do imóvel, uma vez que todas elas serão reassentadas devido às obras do Mané Dendê. As 140 unidades restantes seguem em análise pela CEF. São 13 prédios com apartamentos de 47m², alguns adaptados para pessoas com deficiência.

Cada apartamento possui dois quartos, sala, banheiro e cozinha/área de serviço. Para o lazer dos moradores, há parquinho, quadra de esportes, quiosque, área verde e centro comunitário.

Outras 710 unidades habitacionais serão construídas pelo Projeto Novo Mané Dendê, dentro da própria área da bacia do rio, em trechos ainda desocupados e em vazios que surgirão a partir da implantação das obras previstas nas áreas de saneamento, infraestrutura e de requalificação urbana.

"Na semana passada, quando estive aqui, notei a preocupação que a Prefeitura tem em selecionar adequadamente a quem vai beneficiar. Ali estavam pessoas realmente necessitadas. Isso é uma construção coletiva e clara de respeito ao dinheiro público. São R$350 milhões de investimento em um momento de crise financeira. Este é o papel de quem cuida de sua população. Temos aqui em Salvador um parceiro, alguém que entende de que pouco importa a coloração partidária", destacou o secretário nacional de Habitação.                                   

Reassentamento monitorado – Nesta modalidade a família procura um imóvel na região com características e valores semelhantes aos da sua habitação atual. A partir disso, o imóvel será avaliado pelos engenheiros do projeto, a fim de verificar se há boas condições de moradia, conforto e segurança. A Prefeitura, portanto, realiza o pagamento do imóvel escolhido em nome da família reassentada.

Transformação – Com as obras iniciadas em abril passado, o projeto Novo Mané Dendê vai beneficiar diretamente 10 mil habitantes e outros 35 mil de forma indireta nos bairros Alto da Terezinha, Itacaranha, Plataforma, Rio Sena e Ilha Amarela. O objetivo é contribuir para a melhoria do bem-estar econômico e da qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização. 

O titular da Seinfra explicou que a entrega é um reassentamento das famílias que viviam à margem do Rio Mané Dendê, que precisaram ser realocadas devido a necessidade de revitalizar aquela região. "Por isso precisamos retirar os moradores daquelas condições, assentando neste residencial. A Prefeitura contou com o apoio da Caixa Econômica Federal para avaliação técnica dos relatórios desenvolvidos pelo município que, por sua vez, pagou pelo empreendimento, a fim de alojar as famílias que viviam à margem do rio".

Como principais efeitos da intervenção na área, estima-se que sejam o ordenamento urbano, o saneamento e a recuperação da qualidade ambiental da bacia e das águas do Rio Mané Dendê e consequentemente das cachoeiras de Oxum e Nanã, referentes paisagísticos, culturais e religiosos do Parque São Bartolomeu, situado no entorno da área de intervenção. No total, os benefícios vão alcançar 800 mil m² de área e as melhorias envolvem diversas áreas.

Realização - Ex-moradora da Rua do Canal, a vendedora Carla Vandrea Coelho da Silva, de 37 anos, é uma das novas proprietárias de um dos apartamentos no Residencial Mané Dendê. "A situação era um pouco precária. Devido ao fato de morar em um brejo, eu convivia bastante com alagamentos. Com o tempo, mesmo realizando reformas, a casa foi se degradando por conta da ação da água e da lama. Hoje temos uma moradia digna para toda a família e só temos a agradecer”. 

"No Rio Sena eu vivia em péssimas condições. Para impedir que a água do esgoto invadisse a casa, precisamos erguer um muro com cerca de dois metros e meio de altura. Ainda assim a água invadia. Os alagamentos eram frequentes, apesar do revestimento, causando mau cheiro e mofo, não permitindo o mínimo de qualidade de vida. Hoje temos uma estrutura melhor, tivemos toda atenção, explicações e detalhamento das moradias e demais intervenções", relatou a cuidadora de idosos Ana Paula Silva dos Santos, de 45 anos. 

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Os terminais marítimos de Plataforma e Ribeira passarão por uma série de melhorias estruturais, visando o conforto dos usuários que utilizam o modal de transporte para travessia entre ambos os bairros. A ordem de serviço para o início das intervenções, que integram o pacote de ações para conservação de espaços públicos da cidade, através do programa Salvador no Grau, foi assinada nesta segunda-feira (25) pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado dos secretários Luciano Sandes (Manutenção da Cidade) e fabrizzio Muller (Mobilidade).

Durante a cerimônia, o prefeito lembrou o objetivo do programa Salvador no Grau. "Anunciamos R$43 milhões para obras. Vamos elevar ainda mais o patamar e chegaremos ao final do ano com a cidade toda bonita. Quem mora aqui passará a ter uma vida muito mais agradável e com qualidade de vida. Quem chegar vai encontrar uma Salvador ainda melhor. No último final de semana, chegamos a 90% de ocupação hoteleira e, com fé em Deus, os números da pandemia caindo e a vacinação avançando, poderemos fazer um grande verão".

O chefe do Executivo municipal também aproveitou para ressaltar a importância do modal de transporte para os moradores das regiões da Cidade Baixa e Subúrbio. “Antes da pandemia, 15 mil pessoas passavam por aqui todo mês. Como ocorreu em todos os modais da cidade, houve redução de passageiros. Agora transporta algo em torno de sete mil a oito mil pessoas por mês. É um meio de transporte rápido e que ajuda na mobilidade das pessoas que vivem na região, colaborando para a mobilidade da cidade”, declarou Bruno Reis.

As obras serão coordenadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e terão investimento de quase R$600 mil, provenientes de recursos municipais. Os serviços envolvem tratamento e recuperação das estruturas de alvenaria e metálicas, dos deques em madeira e flutuadores. Serão instaladas novas telas de segurança e guarda-corpos. Os reparos envolvem, ainda, pintura e manutenção das instalações elétricas e hidráulicas. O prazo para conclusão da iniciativa nos dois terminais é de 90 dias.

Funcionamento – Os terminais da travessia Plataforma/Ribeira funcionam de segunda-feira a sábado, das 6h às 19h; domingo 7h às 19h, com tarifa custando R$2,60 (inteira). Durante as intervenções, o sistema manterá o funcionamento normal.

De acordo com a Semob, o modal beneficia duas regiões com grande demanda de passageiros em direção à Ribeira, sobretudo estudantes e idosos em busca de atendimento médico. De ônibus, o deslocamento leva cerca de uma hora. Com o funcionamento pleno do terminal, o tempo médio entre os terminais cai para cerca de 15 minutos, oferecendo agilidade e conforto para os usuários.

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

VAGAS DO SIMM 25-10-2021

Repositor de Mercearia

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja.

Salário: a combinar + benefícios

5 Vagas

Repositor de Frios

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja, desejável experiência com Câmaras Frias e saber fatiar, vaga para trabalhar em Simões Filho.

Salário: a combinar + benefícios

4 Vagas

Açougueiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e em Salvador, Lauro de Freitas e Miragem.

Salário: a combinar + benefícios

4 Vagas

Costureira de roupas de noivas

Ensino fundamental completo, sem experiência, possuir curso na área e vivência com tecidos finos.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Instalador de Letreiros

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência em altura, lift e munck.

Salário: 1.570,00 + benefícios

1 Vaga

Serralheiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, Imprescindível experiência confecção armários de chapa (ficheiro ou vestuário)

Salário: 1.570,00 + benefícios

1 Vaga

Maitre

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Cozinheiro Líder

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter conhecimento com controle de estoque, perfil de liderança e disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Barman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Sushiman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Marceneiro

Ensino fundamental, 3 meses de experiência, imprescindível conhecimento em móveis planejados.

Salário: 1.700,00 + benefícios

1 Vaga

Polidor de veículos

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Assistente de vendas (estágio)

Superior incompleto em qualquer área (cursando a partir do 1º semestre), sem experiência, Conhecimento básico de Informática.

Salário: a combinar + benefícios

21 Vagas

Assistente de Marketing, Publicidade e Propaganda (estágio)

Superior incompleto em Marketing ou Publicidade e Propaganda (a partir do 1º semestre a noite), sem experiência.

Bolsa 600,00 + transporte

1 Vaga

Técnico de Enfermagem (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível Coren ativo.

Salário: 1.522,00 + benefícios

2 Vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, vaga exclusiva para moradores de Simões Filho.

Salário: a combinar + benefícios

10 Vagas

Empacotador (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, vaga zoneada para moradores da região de Cajazeiras.

Salário: a combinar + benefícios

5 Vagas

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática.

Salário: a combinar + benefícios

80 Vagas

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A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM-BA), esteve em diversas áreas da cidade, em mais um final de semana de fiscalizações da Fase Verde dos protocolos sanitários. As ações ocorreram entre a última sexta-feira (22) e o domingo (24).

A Sedur realizou 1.336 vistorias em 59 bairros, resultando em um total de 17 notificações e quatro interdições em três bares nos bairros de Cajazeiras X, Brotas e São Marcos e uma pizzaria em Cajazeiras IV, além de quatro aglomerações dispersadas em São Cristóvão, Cajazeiras VIII, Marechal Rondon e Federação. Somente durante a Fase Verde, que teve início no mês de julho, foram feitas 52.205 vistorias, com 911 notificações, 111 interdições e 104 aglomerações dispersadas.

Em relação ao combate à poluição sonora, a Operação Silere, realizada de forma integrada entre a Sedur e as polícias Militar e Civil, foi realizada entre a sexta-feira e o domingo, atendendo a 581 denúncias, com 127 bairros fiscalizados e 358 vistorias realizadas. Durante a operação, 41 equipamentos de som foram apreendidos nos bairros de Mussurunga, Alto do Coqueirinho, Itapuã, São Cristóvão, Boca do Rio, Pau Miúdo, Cajazeiras, Novo Marotinho, Pituaçu, Brotas, Jardim das Margaridas e Bosque das Bromélias. Os bairros mais denunciados no final de semana foram Barra, Itapuã, Pituba e Paripe.

A Guarda Civil Municipal (GCM) atuou com cerca de 100 guardas em atividades operacionais. Diversas ações foram realizadas em apoio aos órgãos públicos, envolvendo fiscalizações e ordenamento do comércio informal, controle de acesso às praias da cidade e áreas públicas.

Na região do Largo do Tanque houve apoio às ações da Semop, com o ordenamento do comércio informal, intensificando as ações na Feira do Rolo, e em apoio à Sedur, com ações no Rio Vermelho e Barra. Também atuaram em apoio à Transalvador, nas operações de Lei Seca. No entanto, não houve ocorrências nas operações.

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Os soteropolitanos poderão notar, a partir desta terça-feira (26), pessoas munidas de prancheta e um equipamento eletrônico realizando pesquisa de tráfego em algumas vias da cidade. Eles formam uma equipe de cerca de 20 pesquisadores ligados à Universidade Johns Hopkins que estão realizando uma nova etapa de um levantamento sobre o comportamento dos condutores e pedestres no trânsito da capital baiana. O estudo não visa fiscalizar possíveis infrações ou gerar notificações.

A pesquisa, coordenada pela instituição norte-americana, vai analisar o uso da velocidade em diversas vias de Salvador. Uma primeira fase do levantamento foi realizada no final do ano passado. Esta nova etapa deve durar até o final deste ano. Ele é realizado no Brasil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integra a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, entidade parceira da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Os pesquisadores percorrerão 16 pontos na cidade medindo a velocidade dos veículos que trafegam nesses locais. Eles não vão abordar o cidadão. Todos os pesquisadores estarão devidamente identificados com camisetas. Para medir a velocidade eles usarão um medidor portátil. O equipamento será usado apenas para aferir a velocidade, ou seja, estes dados não são usados para gerar notificações.

A pesquisa visa analisar a dinâmica do trânsito e o comportamento dos condutores em Salvador. Além do quesito velocidade, os pesquisadores coletarão informações sobre gênero do condutor e tipo de veículo. O mesmo levantamento foi realizado na capital baiana em novembro de 2020.

Outras pesquisas desse tipo serão realizadas em Salvador semestralmente para verificar a velocidade e anualmente para coletar informações sobre os usos do cinto de segurança e do capacete. Os dados dos estudos servirão para traçar uma evolução sobre como condutores de veículos e de motos, e pedestres se comportam no trânsito de Salvador. Com isso, a Transalvador, juntamente com técnicos da Iniciativa Bloomberg, poderá aprimorar e implementar políticas públicas com foco na segurança viária.

Pedestres – Durante o mês de novembro, a pesquisa entra em uma fase inédita em Salvador. Em duas etapas, os pesquisadores irão recolher dados sobre pedestres em seis pontos da Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana). A pesquisa consiste em analisar e alterar o tempo dos semáforos destas localidades e entender os efeitos disso na travessia dos transeuntes.

Propósito – Além de Salvador, a pesquisa está sendo realizada em Recife e já foi concluída em Fortaleza, com o objetivo de promover a segurança viária e reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito nestes locais. A Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança no trânsito, para implementar atividades de segurança e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. Desde 2020, a entidade apoia a Prefeitura de Salvador.

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Para homenagear os servidores de Salvador, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), preparou uma série de ações com pesquisas de melhoria nos serviços, e lives em alusão ao Dia do Servidor Público, celebrado na próxima quinta-feira (28).

O órgão vai realizar três lives. Uma delas, "Competências Inovadoras para o serviço público", acontece na próxima terça-feira (26), às 9h30, com a abertura comandada pelo secretário da Semge, Thiago Dantas, e pelo diretor de gestão de pessoas da pasta, Gustavo Moris, com mediação de Luis Gaban, diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit). Estarão presentes no evento o representante da Rede +, Rodrigo Paolilo; Waldo Souza da Beyond Digital Sports (BDS); Flávio Marinho, representante do Senai/Cimatec; e Gabriela Resende da We.Brasil.

Já na quinta-feira (28), às 9h30, será realizada a live “Previdência Complementar: pensando no futuro do servidor”, em parceria com o Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres). O evento terá a participação do diretor geral de Previdência, Daniel Ribeiro Silva.

“Durante a primeira live, nós discutiremos sobre o tema inovação de forma interativa e dinâmica, mostrando os benefícios que esse conhecimento e essa aquisição de competências inovadoras podem trazer para o setor público. Faremos ainda essa segunda live no dia 28 sobre o Plano de Previdência Complementar de Salvador, tirando todas as dúvidas sobre a CapitalPrev e também sobre a sua administradora, a MAG Fundos de Pensão”, afirma Gustavo Moris.

Outubro Rosa – Para finalizar, durante a tarde, às 14h30, será realizada uma ação em alusão ao Outubro Rosa, com webinário de prevenção e enfrentamento ao câncer de mama – aspectos biopsicossociais, destinado a mulheres e homens, juntos contra o câncer de mama. O evento terá como convidadas a médica mastologista Sálvia Maria Cangussu e a psicóloga Andreia Miranda.

“O objetivo desse terceiro encontro é possibilitar a reflexão tanto em mulheres como em homens sobre alguns aspectos importantes, tanto biológicos como sociais e psicológicos, envolvidos na prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer de mama, além de sensibilizar sobre a importância e o papel da rede de apoio”, conta Moris.

Inscrição – Para participar das lives, os servidores devem se inscrever através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e informar o nome completo, matrícula, órgão de lotação, email, telefone e quais lives desejam se inscrever. A transmissão será através do canal no YouTube da Coordenadoria Central de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (CDP).

Votação – Como parte das ações, até o próximo sábado (30), está aberta a votação para que o funcionalismo indique ou sugira parcerias para ajudar a ampliar e aperfeiçoar contratos com empresas parceiras, a fim de melhor atender ao público. Para participar da pesquisa, o servidor deve acessar o link https://bityli.com/Rjfslf .

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Com o avanço da vacinação, a baixa no número de casos de Covid-19 e a retomada das atividades de Salvador, o Centro do Empreendedor Municipal (CEM) retomou o atendimento presencial, através de agendamento realizado pelo site http://agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br ou telefone (71) 3202-2002. Para apoiar o microempreendedor individual (MEI), oferecendo ferramentas que potencializam negócios, o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, na sede do Sistema de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no Comércio.

Desde o retorno do atendimento presencial, estão sendo realizados mais de 20 atendimentos por dia. Os serviços mais procurados são sobre parcelamento, regularização e emissão de declaração anual de faturamento.

A supervisora do CEM, Daiane Moreira, destacou que a retomada das atividades econômicas na cidade impulsionou a procura pelos serviços. “No começo da pandemia, os atendimentos caíram. Com o aquecimento da economia, o fluxo aumentou, e o empreendedor individual tem tido o apoio necessário”, disse

"Acreditamos no potencial dos empreendedores. Acolhê-los com suas dúvidas, prestar a eles um atendimento resolutivo e desenvolvê-los para que cresçam é o nosso desafio diário", sinalizou a diretora do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Maria Eduarda Lomanto.

Auxílio – Atuante no ramo de serralheria, Eliseu Francisco de Souza, 54 anos, ressaltou a segurança do atendimento. “Procurei o serviço para regularizar o MEI. Passei um tempo trabalhando de carteira assinada, mas agora decidi atuar de forma individual. Sei que possuo pendências e vim buscar orientação sobre a melhor forma de proceder. Como já conheço o atendimento daqui, fiz o agendamento e tenho certeza que vou sair com tudo solucionado. Com certeza, é um local seguro, que facilita o acesso para pessoas que não entendem bem o site, aqui sei que tudo vai ser feito de maneira correta”, disse.

“Por entender as dificuldades de acesso ao sistema do governo federal, a Prefeitura disponibiliza um serviço operacional para o microempreendedor. Dessa forma, oferecemos orientação que vai desde a formalização, que é a abertura do CNPJ, até a baixa. Além disso, realizamos também parcelamentos para aqueles que estão inadimplentes, somos o único órgão que faz esse atendimento. Dessa forma, nós orientamos, regularizamos, informamos, verificamos as pendências e o usuário sai daqui com os boletos em mãos”, explicou Daiane Moreira.

Serviços – De forma gratuita, são oferecidos no local serviços de formalização, alteração de cadastro de CNPJ, baixa/encerramento de CNPJ, declaração anual de faturamento, emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS - boleto), parcelamento de DAS em débitos, inclusão de pagamento do DAS em débito em conta corrente, solicitação junto à Receita Federal de restituição de DAS pago em duplicidade, emissão de Termo de Viabilidade de Localização (TVL), emissão de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para TVL, orientação sobre todo o processo de TVL para o MEI, emissão de alvará de funcionamento, orientação de nota fiscal, desbloqueio de Senha WEB, consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cursos e oficinas.

A coordenadora do CEM, Alécia Mota, destacou a importância do serviço prestado. “A gente pensa no microempreendedor como alguém que é de suma importância para a cidade. Nós sabemos que nessa retomada da economia precisamos focar em desenvolver o empreendedor para que ele possa crescer cada vez mais e, para isso, oferecemos ajuda. Além de orientarmos sobre a regularização, auxiliamos na busca por linha de crédito, e levamos a consciência financeira empresarial.  Então, nossa intenção é auxiliá-los para que possam desenvolver seu negócio”.

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