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Esta semana, devido ao Dia do Servidor Público (28) e ao feriado do Dia de Finados (2 de novembro), as repartições públicas municipais não funcionarão nesta sexta (29), segunda (1º) e terça-feira (2). A suspensão do expediente de sexta-feira nas repartições públicas municipais está prevista em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na edição do dia 19.

Os serviços essenciais, no entanto, serão mantidos, a exemplo das unidades de saúde 24h e Samu, Defesa Civil, salvamento marítimo, ordenamento do trânsito e transporte, unidades de acolhimento institucional e abordagem social, limpeza e fiscalizações de combate à poluição sonora, comércio irregular e cumprimento das medidas de enfrentamento à Covid-19. Confira de maneira detalhada o funcionamento dos órgãos municipais no período:

Trânsito – Entre sexta-feira e o dia 2, agentes da Transalvador atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. Na terça-feira (2), o órgão vai reforçar o monitoramento do tráfego e do estacionamento no entorno dos principais cemitérios de Salvador.

Equipes da autarquia também irão monitorar locais de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a Rodoviária, o Ferry Boat, a Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela). O monitoramento será feito também durante 24h pelo Núcleo de Operação Assistida (NOA) durante todo o período, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão mantidas.

O setor de Defesa de Notificações não funcionará entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro para atendimento ao público. As notificações com previsão de vencimento nesses dias serão prorrogadas para o próximo dia útil, na quarta-feira (3). Caso o cidadão queira fazer abertura dos serviços de defesa, apresentação de condutor ou recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) nos dias em que o expediente presencial estiver suspenso, poderá utilizar a via on-line.

No feriadão, o atendimento presencial na sede do órgão de trânsito estará suspenso, exceto pelo Setor de Registro de Acidentes, que funciona initerruptamente. O cidadão pode entrar em contato com a autarquia pelo Fala Salvador 156 ou pelo aplicativo NOA Cidadão. O setor de Liberação de Veículos funcionará das 9h às 17h na sexta (29) e na segunda-feira (1º).  Já no sábado (30), o horário será das 9h às 12h e das 14h às 16h. Os pátios da autarquia estarão fechados no domingo (31) e na terça-feira (2).

Ônibus e ascensores – No domingo (31), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) realizará a Operação Praia, com reforço de linhas que atendem a região da orla e outras importantes praias da cidade. Na segunda-feira, a operação de transporte ocorrerá de forma normal. No Feriado de Finados, haverá reforço apenas das linhas que passam pelos cemitérios. A frota será reduzida no restante da cidade.

Na terça-feira (2), apenas o Elevador Lacerda estará em funcionamento, das 8h às 17h. Os demais ascensores – Pilar, Liberdade/Calçada, Gonçalves e Taboão – estarão fechados.

Fiscalização – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização nos estabelecimentos comerciais e nos eventos em Salvador, com o objetivo de verificar o cumprimento dos protocolos de funcionamento. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular.

Na sexta, segunda-feira e terça-feira, o atendimento presencial estará suspenso. As denúncias devem ser feitas através do Fala Salvador 156.

Promoção Social – Apenas as Unidades de Acolhimento Institucional manterão o funcionamento durante 24h e os Serviços Especializados de Abordagem Social atuarão das 7h às 19h na sexta, sábado, domingo, segunda e terça-feira. Os restaurantes populares, Cras e Creas funcionarão apenas até quinta (28) e retomarão as atividades na quarta-feira (3).

Feiras e mercados municipais – O funcionamento das feiras e mercados será alterado apenas no dia 2. As feiras irão funcionar das 6h às 16h e os mercados, das 7h às 15h. Nos demais dias os estabelecimentos terão funcionamento normal.

Escolas municipais – As escolas da rede municipal de ensino terão aula presencial até esta quinta-feira (28) e retomarão as atividades educacionais na próxima quarta-feira (3).

Defesa Civil – Como serviço essencial, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente em regime de plantão 24h. No feriado de 02 de novembro, equipes estarão de prontidão para atender às solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com o órgão, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) manterá uma média de 100 agentes por dia, atuando em diversos serviços, rondas em parques, apoio às ações de fiscalização da Sedur, Transalvador e Semop, atenção com a Praia do Porto da Barra e patrulhamento preventivo.

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) manterá uma média de 70 salva-vidas por dia, atuando em todo o trecho de orla entre a praia de Jardim de Alah e Ipitanga, prestando orientações sobre os locais adequados para banho, buscando prevenir afogamentos.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) manterá o cronograma normal de coleta de lixo na cidade durante o período. Além disso, agentes da empresa atuam em alguns cemitérios da cidade durante a semana, realizando o serviço de capinação.

Prefeituras-Bairro – As Prefeituras-bairro terão o funcionamento suspenso na sexta-feira (29), na segunda (1º) e terça-feira (2). O atendimento ao público será retomado na quarta (3).

Saúde – As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e os postos de Pronto Atendimento 24h funcionarão normalmente, assim como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado no número 192. A estratégia de vacinação contra a Covid-19 para os próximos dias será divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

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Nesta quinta-feira (28) é celebrado o Dia do Servidor Público e, na Prefeitura, não faltam servidores que se dedicam e se descobrem no exercício do labor. Atualmente, a administração municipal possui 31.720 funcionários ativos, sendo 19.341 mulheres – o que representa cerca de dois terços do total. Dentro da missão de servir Salvador e seus cidadãos, surgem histórias de descobertas de uma nova vocação que, hoje, trazem plena realização profissional.

Desde 2007 atuando na Defesa Civil de Salvador (Codesal), a jornalista Simone Café ingressou na Prefeitura como analista de comunicação social, mas logo foi convocada para o Setor de Estudos e Projetos como responsável pela elaboração de relatórios e comunicação interna. “Eu ia pouco para a rua, a intenção era ter uma jornalista para escrever o que eles precisavam”.

Mas a curiosidade foi além. Logo ela pediu para conhecer o trabalho de outros setores da Codesal, pois, segundo ela, quando se entra em uma organização, é preciso conhecer os detalhes de como funciona a estrutura. Anos depois, foi designada para o Setor de Ações Comunitárias e Educativas, para capacitação de moradores de áreas de risco e estudantes da rede municipal, e se apaixonou.

Simone notou, então, que fazia mais sentido trabalhar na área de assistência social. Por isso, em maio de 2021, ela foi convocada para uma nova empreitada: atuar no Escritório de Projetos Sociais, a pedido da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos. “Ela me viu bastante nas ações de evacuação, quando as sirenes são acionadas, e foi aí que surgiu o convite para trabalhar no escritório, implantando projetos sociais nas comunidades mais vulneráveis”.

Sobre o novo desafio, ela conta que é uma responsabilidade grande, pela confiança depositada. “Sou grata por terem me escolhido, é uma missão muito bonita. Digo que as pessoas que trabalham na gestão e dormem tranquilos enquanto outras passam necessidade não está certo. Não dá para colocar a cabeça no travesseiro com a nossa realidade, e nós queremos mudar isso, temos que dar o melhor pela cidade”.

Do serviço social para a gestão cultural – Na Fundação Gregório de Mattos (FGM), a servidora Sara Rocha Almeida atua na gerência de Equipamentos Culturais. Há pouco mais de dois anos na autarquia, ela conta que é assistente social por formação e começou sua trajetória na Prefeitura em 1997, na Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Ao longo do caminho, foram surgindo oportunidades que a fizeram seguir por outros caminhos. “Me sinto realizada na área que ocupo, de gestão e planejamento, que gosto muito”.

Ela lembra de um fato interessante ocorrido assim que ingressou na Prefeitura de Salvador: foi convocada para trabalhar na área comunitária, e a região da cidade escolhida foi o Nordeste de Amaralina. O papel dela à época era traçar um estudo-diagnóstico da área e, para isso, foi preciso visitar todas as ruas, ladeiras e vielas do bairro, além de dialogar com os moradores.

“Neste mesmo período fiquei grávida de meu filho e ele – na barriga – presenciou o trabalho que desenvolvi, passo a passo. A conclusão do estudo diagnóstico coincidiu com o nascimento de meu filho. Ao voltar da licença-maternidade recebi muitos elogios, fui convidada para assumir a minha primeira função de confiança na Prefeitura e desde então venho assumindo mais e mais desafios. Sempre digo a meu filho como ele foi fundamental em minha trajetória profissional, estando cotidianamente comigo num momento tão ímpar e que resultou no início de uma vida dedicada ao serviço público com muito amor”.

Depois do período na Sempre, ela conta que teve passagens pela Fundação Cidade Mãe (FCM), Secretaria Municipal de Educação (Smed) e na antiga Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel). Foi durante a implementação do CEU de Valéria, em 2017, que surgiu o contato com a FGM, através de Chico Assis, gerente de Equipamentos Culturais da Fundação.“Eu estava com a comunidade em articulação com os poderes públicos, para formatar uma proposta de gestão compartilhada do espaço. Aí Chico Assis conheceu meu trabalho e me convidou para participar da equipe”, contou.

Hoje atuando como assessora técnica, Sara comenta os desafios da atual função. “Em relação aos desafios, sem dúvida, garantir a relação direta entre planejamento, execução e avaliação é algo que enfrento cotidianamente”. Ela conta que, hoje, sente-se mais preparada para o exercício das atividades. “É a minha vida. Eu não consigo me ver de outra forma. É amor, paixão, dedicação. É me sentir útil, importante para o cidadão acessar os seus direitos”.

Lei de Acesso à Informação – Há 16 anos na Prefeitura, a servidora Jurema Gottschalck também começou através da Sempre, na assistência social. Ela passou pelo antigo albergue, localizado no Largo de Roma, além de atuar com Conselheiros Tutelares. Logo depois, foi convidada pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge) para trabalhar com o acolhimento e orientação de servidores. Nesse setor, ela desenvolvia projetos e ações no atendimento do servidor, com palestras, workshops, e orientando sobre o serviço público.

Paralelo a isso, Jurema desenvolvia atividades de ouvidoria até receber o convite para a Controladoria Geral do Município (CGM), há dois anos. Acostumada a prestar um bom atendimento, depois de um tempo ela foi convidada pelo coordenador de Transparência para assumir a chefia do setor de Transparência, onde gerencia as Leis de Acesso à Informação (LAI).

“Como sempre, procuro agregar a essa atividade a presteza, agilidade e a transparência que devemos ter no serviço público. Faço com muita dedicação minhas atividades, gosto do que faço e faço com alegria, oferecendo o melhor para a população e colocando o nosso coração nas nossas ações”.

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A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou, nesta quinta-feira (28), o Plano Global para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030. Em uma cerimônia, que aconteceu em Genebra, na Suíça, foi reforçada a meta de prevenir pelo menos 50% das mortes e ferimentos no trânsito até 2030. No Brasil, Salvador foi a primeira cidade a assinar a carta se comprometendo com entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) a criar estratégias para atingir esse objetivo.

O Plano Global descreve as ações recomendadas pela OMS elaboradas a partir de intervenções comprovadas e eficazes, bem como as melhores práticas para prevenir acidentes no trânsito. O documento inclui ações que visem tornar as caminhadas, a bicicleta e o uso do transporte público seguros, já que são meios de transporte mais saudáveis e ecológicos, para garantir estradas, veículos e comportamentos seguros e para garantir atendimento de emergência oportuno e eficaz.

O Plano convoca não só os governos, mas também as instituições acadêmicas, a sociedade civil, o setor privado, os financiadores e todos os demais envolvidos, direta ou indiretamente nessa problemática, para a promoção de um trânsito mais seguro.

“Esta é a segunda vez que a capital baiana se junta a diversas cidades do mundo com o objetivo de implementar ações que favoreçam a segurança viária. As mortes no trânsito são evitáveis, para isso, vamos continuar investindo em estratégias e iniciativas para melhorar ainda mais a nossa infraestrutura viária e sensibilizar a população. Com certeza, com o apoio dos cidadãos, conseguiremos, novamente, atingir a meta”, afirma Marcus Passos, superintendente de trânsito de Salvador.

Resultados – Na década anterior, entre 2011 e 2020, a capital baiana conseguiu atingir a meta três anos antes do acordado, em 2017. Isso foi possível graças à implementação de conceitos internacionais de engenharia de tráfego, mudanças viárias, ações de educação para o trânsito e efetivação do Projeto Vida no Trânsito, uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde.

Desde o ano passado, Salvador conta ainda com uma parceria importante para elaborar estratégias que garantam um trânsito mais seguro. “A Iniciativa Bloomberg apoia a Prefeitura de Salvador no fortalecimento de sua política de segurança no trânsito em quatro áreas: Dados, desenho urbano, fiscalização e comunicação. Esperamos contribuir para que Salvador alcance mais uma vez a meta estabelecida e salve vidas no trânsito. A cidade está no caminho certo para se manter como referência nacional no tema”, explica Dante Rosado, coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global no Brasil.

A Transalvador realiza, ainda, ações conjuntas com as polícias rodoviárias Federal e Estadual e com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para manter dados e informações atualizadas sobre acidentes no trânsito. Há, ainda, os investimentos nas ruas, com sinalização, colocação do piso compartilhado, faixas elevadas, sinalizações diferenciadas e ampliação de calçadas.

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Servidores do Município passaram a contar com uma nova Junta Médica na tarde desta quarta-feira (27). Após 21 anos ocupando um espaço de cerca de 200 m², na Avenida Carlos Gomes, o serviço agora está em nova sede na Avenida Joana Angélica, no bairro de Nazaré, em um prédio próprio da Prefeitura, com garagem, muito mais segurança e acessibilidade.

A entrega foi feita pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado do titular da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Thiago Dantas, e da subsecretária da pasta, Isabela Cabral. Na ocasião, o prefeito assinou dois decretos, que concedem e atualizam alguns benefícios para os servidores públicos, e anunciou a antecipação do salário do funcionalismo municipal para esta quinta-feira (28). Os anúncios fazem parte das ações em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado amanhã.

O investimento na obra, somado à rede lógica, ar-condicionado, iluminação, mobiliário e equipamentos, totalizou cerca de R$1 milhão. “Não há como pensar em uma gestão eficiente, que tem o cuidado de elaborar um planejamento estratégico a cada quatro anos, buscando transformar a cidade, se não tivermos o apoio incondicional e o engajamento de todos os servidores”, afirmou o prefeito, ao defender a valorização da categoria.

A nova Junta Médica, que agora passa a se chamar Gerência de Inspeção, Medicina e Saúde Ocupacional (Geims), ganhou uma sede ampla, com mais de 360 m² de área. O sanitário adaptado à acessibilidade e os seis consultórios médicos – um deles para atendimento com psicólogo e outro reservado ao serviço social -, estão adequados à legislação federal, conforme o estabelecido pelo Ministério da Saúde, para projetos arquitetônicos das unidades de saúde (Resolução-RDC Nº50/2002 da Anvisa e SOMASUS/2011).

As salas possuem instalação de lavatórios, com projeto arquitetônico desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). A modernização inclui, ainda, novas diretrizes, como a adoção de novos padrões funcionais, de modo a desmistificar a ideia de um órgão com caráter iminentemente cartorário e alçá-lo a um patamar de excelência para a realização de perícias e atos médicos.

Esses novos padrões funcionais pretendem dinamizar os processos internos, refletir em um serviço mais humanizado e proporcionar mais conforto para o servidor. “É um dia emocionante, porque estamos falando de uma estrutura que precisava passar por uma melhoria. Hoje a Prefeitura está inaugurando esse espaço reformulado, absolutamente renovado e ampliado para atender o servidor”, afirmou o secretário Thiago Dantas.

Para a subsecretária de Gestão, Isabela Cabral, a entrega é uma grande conquista. “Essa é uma das ações da área de saúde ocupacional do município, que terá a implementação do programa até 2024, com realização de exames periódicos, admissionais, demissionais e intermediários, o que favorecerá o controle de doenças ocupacionais e redução do absenteísmo" afirmou a gestora, que esteve pessoalmente à frente das obras nos últimos meses.

Atribuições – A Geims é responsável por realizar avaliações periciais, relacionadas à inspeção e à saúde ocupacional dos servidores municipais; perícias para a concessão de licença médica; exames pré-admissionais; readaptações; aposentadoria por invalidez; reversão de aposentadoria e licença maternidade.

Também avalia a concessão de licenças para tratamento de saúde, por acidente em serviço e por motivo de doença em pessoa da família; avaliações para fins de isenção de imposto de renda; prorrogação de licença e caracterização de maior inválido para a concessão de benefícios.

Redução de jornada – Um dos atos normativos promovidos pela Prefeitura de Salvador esta tarde foi a redução da carga horária normal de trabalho, para os servidores que possuam sob a sua guarda filhos com deficiência, a partir da regulamentação da Lei Nº 3.624/86.

Essa é uma demanda antiga dos colaboradores do Município. Com ela, servidores com jornada de 30 horas terão uma redução de 10% da carga horária de trabalho e aqueles com jornada de 40 horas terão uma redução de 20%.

A medida viabiliza a participação ativa dos servidores no desenvolvimento físico e mental de seus filhos e demonstra um compromisso social e preocupação da gestão municipal com a saúde emocional dos colaboradores, dedicando um olhar sensível ao contexto familiar de cada um deles.

Além da redução da carga horária, a regulamentação prevê o fortalecimento da Geims do Município como unidade de garantia de direitos, além de manter o pagamento dos servidores efetivos livre de qualquer desconto, decorrente da redução da jornada de trabalho. Esses benefícios destinam-se exclusivamente aos servidores efetivos.

“Estamos assinando alguns decretos que vão nessa linha de reconhecer e valorizar cada vez mais o servidor. Sabemos a dedicação que essas pessoas precisam ter. Muitos precisam até abrir mão da vida pessoal para se dedicar à pessoa com deficiência”, acrescentou o prefeito.

Educação Corporativa – Outra medida anunciada pelo prefeito foi a atualização da política de multiplicação do conhecimento no Município, estimulando a capacitação, reciclagem dos servidores e o potencial de compartilhar experiências, habilidades e técnicas com outros colegas de trabalho.

Esse segundo decreto atualiza o valor pago aos servidores, que atuarem como instrutores da política de Educação Coorporativa. O valor da hora/aula das atividades de instrutores passará de R$30 para R$50, a partir do dia 1º de janeiro de 2022, data em que entrará em vigor a nova legislação.

O decreto cria ainda a avaliação de aprendizagem, nas ações de educação coorporativa. Com isso, a capacitação permanente dos servidores municipais se torna uma prioridade, por meio da adoção de uma legislação que fomenta a obtenção e democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades. A figura do instrutor interno também passa a ser valorizada, juntamente com o relacionamento interpessoal.

Outros benefícios – Outra ação da Prefeitura em benefício dos servidores será a criação da Escola Digital, que tem o propósito de qualificar quem atua na administração pública municipal, aprimorando conhecimentos em parceria com o Senai/Cimatec. Este ano, 400 novos servidores foram convocados para atuar em diferentes áreas do Município.

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"Atrativo físico especial e irresistível" é o significado da expressão "borogodó", mas que também descreve bem a abertura do evento que discute a transformação criativa, o Borogoday. A atividade, que tem apoio da Prefeitura de Salvador, teve início na manhã desta quarta-feira (27), e segue até a próxima sexta (29), nas instalações da startup Beyond Digital Sports (BDS), situada no Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Boca do Rio, com transmissão gratuita pela internet.

O diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação (Semit), Luis Gaban, destacou que a capital baiana possui a criatividade no próprio DNA. "Nossa cidade é conhecida mundialmente por nossos grandes poetas, artistas, escritores e o que temos tentado mostrar é que atualmente há muito borogodó acontecendo. Quando vamos nas comunidades mais carentes, encontramos diamantes a serem lapidados, pessoas criativas, que precisam apenas de oportunidade. E é isso que estamos tentando fazer: criar programas para fazer com que esses jovens sejam conectados com este novo ambiente”.

Presente na abertura do evento, o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, ressaltou como Salvador pode aproveitar esse “borogodó”. "O soteropolitano é naturalmente criativo, ele tem borogodó, e eu faço um casamento deste termo com o humor, pois o baiano é bem-humorado, ele se diverte, ele brinca. E a trilha do borogodó é sair dos ambientes que você geralmente frequenta para conhecer uma Salvador diferente, específica, que tem marcas e características que vão estingar sua criatividade, que vão puxar você para um universo absolutamente mágico, diferenciado. A Prefeitura trabalha muito nesse sentido, casando essa criatividade com a gestão e a viabilidade de gerar e reforçar essa marca inteligente criativa na cidade", descreveu.

Evento – O Borogoday está dividido em sete blocos, com apresentação de mais de 40 convidados, incluindo renomados executivos de multinacionais, como Franklin Luzes, vice-presidente de inovação, transformação e novos negócios da Microsoft no Brasil; Cesar Couto, ex-executivo internacional da MTV Networks, vice media e cofundador do The Future Factory; além de Silas Colombo, CEO da Motim, primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo.

O evento reúne marcas e profissionais com o intuito de compartilhar suas vivências e experiências na área de transformação criativa. Para participar dos próximos dias do Borogoday, é necessário realizar as inscrições por meio do site www. borogoday. com. br/, preenchendo um formulário com dados pessoais. Após a inscrição, o participante receberá via e-mail todas as informações de acesso à plataforma e experiências durante a programação.

Além de acompanhar o debate com nomes relevantes da inovação e empreendedorismo, o público pode contar com ferramentas úteis em seu dia a dia, a exemplo do “borogodômetro”, instrumento de metrificação do nível criativo das pessoas. A ação consiste em um questionário com 40 perguntas, que possibilita avaliar o nível de criatividade dos participantes, antes e depois das atividades.

Os inscritos ainda vão poder aproveitar, gratuitamente, da imersão em todos os três dias de evento na Borogodó University, uma plataforma inovadora de Life Long Learning, em parceria com a Fpass. O Borogoday possui chancela da Unesco Sost, frente mundial de sustentabilidade vinculada à organização.

 

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Para reduzir a morbimortalidade (doenças e mortalidade) materna em Salvador, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), firmou parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para criação conjunta de um projeto pioneiro. Partindo de uma ação colaborativa, o “Todas as Mães Importam” tem o objetivo de reduzir em 3 % a taxa de mortalidade materna no agregado dos serviços das Unidades Básicas de Saúde e maternidades participantes, no prazo de dois anos.

A programação e os recursos serão focados nos principais tópicos de melhoria da qualidade do atendimento e segurança dos equipamentos, incluindo a explanação de estratégias-chave para as mudanças, abordando formas de iniciar as ações, construindo vontade e engajamento, e medir e analisar dados para melhorar a equidade.

De acordo com o coordenador de Atenção Primária da SMS, Abdon Brito, as equipes multidisciplinares locais farão a interface com a equipe de Coordenação de Melhoria do Hospital Albert Einstein. Os profissionais serão qualificados, através de aulas expositivas, para realizar o reporte e melhor avaliar os indicadores e relatórios.

“Para isso, um detalhado plano de trabalho foi desenvolvido, com vistas a uma série de sessões virtuais de acompanhamento recorrentes e com objetivos específicos. Além de atividades como Sessão de Aprendizagem Virtual (SAV) mensal; sessões Coaching semanais e reuniões estratégicas das equipes”, explica Brito.

O titular da Saúde, Leo Prates, destacou que o projeto pioneiro reflete o compromisso da gestão municipal com o aperfeiçoamento dos processos de assistência e cuidado das pacientes, oferecendo atendimento seguro, equitativo e respeitoso a todas.

Unidades municipais participantes:

USF Itapuã

USF Garcia

USF Santa Mônica

USF Ilha Amarela

USF Ilha de Maré

USF Vale do Matatu

USF Curralinho

USF Cajazeiras V

USF Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras)

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Mecânico Hidráulico de Caminhão

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, curso na área será um diferencial, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite.

Salário: 1.948,52 + benefícios

2 Vagas

Analista de Marketing (Estágio)

Superior incompleto em Marketing (cursando a partir do 1º semestre à noite), sem experiência.

Bolsa auxílio: 630,00 + benefícios

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Repositor de Frios

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja, desejável experiência com Câmaras Frias e saber fatiar, vaga para trabalhar em Simões Filho.

Salário: a combinar + benefícios

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Açougueiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e em Salvador, Lauro de Freitas e Miragem.

Salário: a combinar + benefícios

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Ensino fundamental completo, sem experiência, possuir curso na área e vivência com tecidos finos.

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Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

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Cozinheiro Líder

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter conhecimento com controle de estoque, perfil de liderança e disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

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Barman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

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Sushiman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

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Polidor de veículos

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

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Auxiliar de cozinha (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

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Ensino médio completo, 6 meses de experiência.

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70 Vagas 

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Na próxima segunda-feira (1°), Dia da Baía de Todos-os-Santos, a Prefeitura, através da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador, participará de mais uma edição do projeto Paramana Nature, com ação de coleta submarina de resíduos que acontecerá na Praia de Viração, localizada na Ilha dos Frades. Promovida pela destilaria Paramana Gin, com apoio da Fundação Baía Viva, a iniciativa acontece a partir das 8h30 e pretende conscientizar nativos e turistas quanto a importância do descarte correto dos resíduos gerados na praia.

Além de realizar a limpeza e o manejo dos resíduos, a Limpurb também terá um estande na praia, em parceria com o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez). No local, haverá uma exposição de espécies que habitam a região marítima e distribuição de sacolas biodegradáveis.

“Diariamente nossos agentes retiram diversos tipos de resíduos que são descartados de forma irregular e, se não coletados, acabam indo parar nos oceanos, afetando a fauna e a flora marinha. Por isso, sabemos que iniciativas como essa significam a possibilidade de poder sensibilizar cada vez mais pessoas e alertar sobre a necessidade de cuidar do nosso meio ambiente”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

“Pretendemos que esta edição seja a mais especial de 2021 e a maior, seja em número de mergulhadores, seja em termos de produtividade da coleta”, adianta Paulo Sérgio França Cavalcanti, fundador da marca, que tem forte conexão com a natureza local.

“Essa edição do Paramana Nature é uma demonstração do comprometimento da iniciativa privada com a sustentabilidade e chama atenção para a necessidade de preservação dos ambientes marinhos, que sofrem diariamente os impactos causados pelo descarte indevido de resíduos”, reforça a presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez. 

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A capital baiana ganha um programa que prevê incentivos fiscais robustos para imóveis residenciais e comerciais que implantarem sistema de energia fotovoltaica. Lançado pela Prefeitura nesta quarta-feira (27), o programa Salvador Solar teve os detalhes apresentados pelo prefeito Bruno Reis, na sede da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), no Comércio. Também estiveram presentes as titulares da Secis, Edna França, e da Fazenda (Sefaz), Giovanna Victer, além do presidente executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Sauaia, e demais gestores.

Os benefícios do Salvador Solar são graduais, garantindo descontos de 5%, 7% e 10% conforme a quantidade de energia produzida. A iniciativa atualiza decretos relativos ao IPTU Amarelo, e premia os usuários de acordo com o potencial de geração energética, não mais em virtude do consumo, como ocorre até então.

"Isso facilita para todos que desejam instalar o sistema. A lei estava restrita a residências. Hoje estamos ampliando para todos os tipos de imóveis, tanto comerciais como empreendimentos diversos", destacou o prefeito.

O chefe do Executivo Municipal lembrou ainda que será concedido desconto de 60% no ISS para o serviço de instalação das placas fotovoltaicas, passando de 5% para 2%, barateando ainda mais a conta do investimento e garantindo um retorno mais rápido. "Também para incentivar que novos empreendimentos cheguem a Salvador utilizando o sistema, teremos um desconto de 10% na outorga, visando aumentar o potencial construtivo. Isso, somado à redução de 50% na outorga onerosa, aprovada pela Câmara e que deverá ser regulamentada amanhã (28), os benefícios para novas construções poderão chegar a 60% com a implantação da energia fotovoltaica", destacou.

Funcionamento – A iniciativa visa posicionar Salvador na vanguarda de políticas públicas de incentivo à produção e consumo da energia solar fotovoltaica, aumentando em 50% a geração de energia solar na capital baiana até 2024 e proporcionando a criação de postos de trabalho e negócios em toda a cadeia produtiva. O programa será coordenado pela Secis.

“O Salvador Solar reúne ações inovadoras que estimulam o cidadão, empresas e instituições a buscarem a utilização da energia solar em seus empreendimentos. Mais até do que isso: o programa vai movimentar toda a cadeia relacionada com a atividade, que tem como fim a implantação da energia fotovoltaica em Salvador, desde a criação de uma legislação municipal específica, passando pela capacitação de mão de obra local, geração de empregos, mapeamento do potencial fotovoltaico existente na cidade, até descontos no IPTU, que já vem acontecendo desde 2019. Enfim, sem dúvida um programa pioneiro”, avaliou a secretária Edna França.

Uma das ações que fazem parte do Programa é o IPTU Amarelo. Em andamento desde 2019, a iniciativa incentiva proprietários de casas e condomínios a implantarem o sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Com vigência de 1 ano, os descontos concedidos são de até 10%, dependendo da produção e do consumo de energia de cada residência.

Números – Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar/Aneel), em março deste ano, Salvador teve 15,5 MW (megawatts) de capacidade instalada solar fotovoltaica de microgeração e minigeração distribuída. A energia solar atraiu, de 2015 a 2021, R$84,5 milhões em investimentos para a capital baiana, gerando 460 novos empregos e R$19,5 bilhões de arrecadação em tributos (municipais, estaduais e federais). Salvador está em primeiro lugar no ranking de potência instalada na Bahia.

Lei de Incentivo – A fim de atrair novas empresas do setor a partir da desburocratização e desoneração tributária, além de impulsionar a geração e o desenvolvimento de energia solar fotovoltaica por meio de incentivos fiscais, a Prefeitura tem se empenhado na construção de Lei de Incentivo à implantação de energia solar na capital. Para isso, foi contratada pelo Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima, parceira da Prefeitura, uma empresa de consultoria que assessorou na elaboração da minuta do Projeto de Lei, encaminhada nesta quarta-feira (27) à Câmara Municipal de Salvador, para ser apreciada e votada.

Mapa Solar – Outra ação que também faz parte do Programa e já está pronto para ser utilizado é o Mapa Solar. O objetivo da ferramenta é mapear o potencial solar dos telhados de toda a cidade, criando um banco de dados público para que qualquer cidadão consiga identificar o potencial energético de sua edificação e, partir dessa informação, possa planejar a implantação de um sistema de energia solar. O acesso ao serviço é gratuito e pode ser feito através do endereço geo.salvador.ba.gov.br/solar/ .

Capacitação técnica – Outra novidade do programa é a promoção de capacitação de mão de obra para atuar no desenvolvimento de projeto, instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos em Salvador, com a perspectiva de proporcionar a criação de postos de trabalho e negócios em toda a cadeia produtiva. Para isso, serão oferecidos cursos de capacitação em montagem de sistema solar fotovoltaico pelo Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm).

Prefeitura Renovável – Essa ação tem o intuito de tornar Salvador referência no país no quesito energia limpa em prédios públicos, através da instalação de painéis fotovoltaicos por meio de parceria com a iniciativa privada, buscando a geração de 2 MW. Dentro dessa perspectiva, também através de parceria com o Grupo C40, foi contratada uma empresa para elaboração de projetos de eficiência energética para dez escolas municipais e quatro secretarias municipais. Já existem atualmente cinco escolas da rede municipal de ensino com o sistema solar fotovoltaico implantado.

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