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O Mercado de São Miguel, localizado na Barroquinha, está recebendo uma série de atividades em alusão ao Outubro Rosa, voltada para a conscientização e combate ao câncer de mama e de colo do útero. Com o nome de Viva a Vida, uma dessas atividades foi promovida pelo Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres), na quarta-feira (27), marcando também a retomada das ações presenciais da instituição, envolvendo servidoras aposentadas e pensionistas do município.

Com apoio do Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Secretaria de Políticas para as Mulheres e Juventude (SPMJ) e em parceria com a Unirb, a ação contou com a apresentação da Banda da Guarda Municipal, seguida de uma roda de conversa. Para Tainá Barros, representante do Fumpres, o evento foi bastante importante para o público da instituição.

“Além da pauta necessária abordada pela campanha do Outubro Rosa, essa edição especial do Encontro Viva Vida marca a retomada desse projeto de forma presencial, e com isso voltaremos a ter um contato mais próximo com os nossos segurados. Nossa ideia é voltar a realizar encontros mensais com eles, proporcionando momentos de interação e lazer e discutindo assuntos relevantes”.

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, agradeceu a todos os presentes no encontro. “Espero que mais momentos como este aconteçam e que possamos trabalhar mais a qualidade de vida, pois a saúde da mulher é importante e é o que nos interessa neste Outubro Rosa. É o mês de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, mês de saúde e é por isso que estamos aqui, com o propósito de falar de saúde e do cuidado”.

Surpresa e alegria – O evento também teve a presença de idosas do Abrigo Dom Pedro I, mantido pela Prefeitura em Piatã. Acolhida há quatro meses após ser resgatada de um trabalho análogo à escravidão no primeiro semestre deste ano, dona Leda Lúcia dos Santos, de 62 anos, foi uma das participantes. “Tá muito bom, para mim foi uma surpresa poder participar aqui hoje e achei demais. Passei dois anos sem fazer exames, mas já estou sendo cuidada e tenho certeza que estou bem”.

Aposentada pelo Fumpres, Maria das Graças Oliveira, de 73 anos, demonstrou alegria e orgulho em participar do retorno dos eventos presenciais do órgão. “O evento está formidável e estávamos precisando para ver se conseguimos reavivar os nossos grupos, estava com saudade, isso nos revigora e eleva a estima”.

Parceria – O evento do Fumpres integra uma programação ainda maior ofertada ao público feminino pela Faculdade Unirb, em parceria com a Prefeitura, em alusão à campanha Outubro Rosa. A programação ocorrerá no mercado municipal até esta sexta-feira (29), sempre das 10h às 15h, com rodas de conversa, palestras, orientações jurídicas e outras atividades.

A vice-reitora da Unirb, Ailda Pereira, considerou importante essa parceria com a administração municipal. “É uma alegria participar de um momento de extrema importância que é a prevenção do câncer. É a nossa primeira vez em uma ação do Outubro Rosa e mobilizamos todos para vir para cá, trouxemos alguns alunos e gostamos de ver a participação das mulheres presentes”, declarou.

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Com o objetivo de impulsionar a economia soteropolitana após um ano e meio de pandemia, a Prefeitura lançou um pacote de um pacote de ações e investimentos para aquecer o setor e garantir geração de emprego e renda. A iniciativa, intitulada Volta por Cima, conta com investimentos de R$3,3 bilhões para incentivar a retomada. Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado de gestores municipais e representantes do setor produtivo, nesta quinta-feira (2), no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande.

Do total a ser investido, R$2,5 bilhões são oriundos de organismos internacionais e nacionais, e R$800 milhões vêm de recursos próprios e convênios. Dentre as ações anunciadas para fomentar o desenvolvimento econômico da capital baiana está a prorrogação de ações nos setores de turismo, cultura e tecnologia, a exemplo dos benefícios à hotelaria, que garante descontos de 40% no IPTU, e redução do ISS para agências de turismo da cidade.

O prefeito destacou a fase delicada pela qual passa a economia de Salvador, comparando a atual situação da iniciativa privada com os problemas enfrentados pelo poder público. "Da mesma forma que ocorreu com os comerciantes e empresários, a Prefeitura também sofreu com a pandemia. Todas as medidas que geraram retração na economia tinham, por um lado, a diminuição da arrecadação, e por outro lado, a necessidade de investimentos na área social, para amparar as famílias e a saúde. Neste período, adotamos uma série de medidas de estímulo à economia, e agora trazemos um pacote que permitirá que Salvador dê a volta por cima, pois a pandemia nos trouxe consequências graves, mas também nos deu força para superar essa crise, unidos”.

Fiscal – Na esfera fiscal, continuam a valer os descontos de 20% do ITIV para imóveis novos, a redução para 2% e por dois anos da alíquota de serviços financeiros bancários prestados por fintechs, bancos digitais, administradoras ou credenciadoras de cartão de crédito ou débito e outros meios de pagamento. Outra novidade é o desconto de 50% na outorga onerosa para novos empreendimentos, bem como de 20% de desconto no ITIV de imóveis novos.

Buscando ampliar ações voltadas para o desenvolvimento e a inovação nas regiões do Centro Histórico, Barra e Península Itapagipana, a Prefeitura lançará o novo edital do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento e Inovação (PIDI), que envolve modernização da declaração de lançamento de unidades imobiliárias; adesão à rede Simm, para acelerar o tempo de abertura de empresas, e a criação do novo portal para autorregulação dos micro e pequenos negócios inscritos no Simples Nacional.

Além disso, serão mantidos os ganhos com o Programa de Retomada do Setor Cultural (Procultura), com redução da alíquota do ISS, de 3% para 2%. Neste programa segue ainda a redução da base de cálculo de até 50% para gastos com serviços vinculados ao evento contratados em Salvador. Segue em vigência ainda a isenção das taxas de vigilância sanitária, limpeza urbana e trânsito, bem como a instituição do Documento de Arrecadação Municipal Único de Eventos (DAM único Eventos).

"Não sabemos como será a economia em 2022, nem como isso afetará o setor privado e a aquisição de imóveis. Por isso, vamos acelerar os projetos de imóveis comerciais, estatais e residenciais. Estamos acreditando na cidade, acreditando que é possível vencer e fazer a retomada. Hoje em Salvador, temos em fase de aprovação empreendimentos na ordem de R$6,2 milhões, das empresas MR, Tenda, Prima, Moura Dubeux, Atacadão, Atakarejo, Assaí, Escola Panamericana e Grupo D'Or, com o objetivo de reduzir as desigualdades e gerar até 80 mil postos de trabalho. Somente este ano, até o momento, já atingimos 21 mil vagas de empregos formais", completou Bruo Reis.

Demais iniciativas – A retomada econômica conta ainda com o lançamento de programas como o Salvador Solar, que prevê incentivo a pessoas e empresas que implantarem sistemas de energia solar em suas residências ou empresas. Também envolve o Salvador Tech, plataforma gratuita com conteúdos e cursos de formação de mão de obra tecnológica. A iniciativa já formou 20 mil pessoas somente em 2021. Além disso, está em fase avançada de obras a sede do Doca 1, projeto que prevê a implantação de um polo de economia criativa, no Comércio.

Desburocratização – Pensando em facilitar a vida do empreendedor, o Volta Por Cima traz ainda a Sala do Empreendedor, um espaço de referência no Mercado de São Miguel, no Centro, visando simplificação, desburocratização, orientação empresarial, licenciamento, qualificação, acesso a crédito e unificação dos processos além do fomento e desenvolvimento dos negócios. A retomada envolve ainda o CredSalvador, programa de incentivo que pretende distribuir até R$10 milhões em microcrédito, com cessão de R$500 a R$15 mil para os beneficiados, que contarão ainda com capacitação específica, carência de até seis meses e taxa de juros de até 0,7%, com prazo de pagamentos de até 24 meses.

Infraestrutura – No campo da Infraestrutura, o destaque é para a entrega do Residencial Mané Dendê, no Subúrbio, que já possui 120 unidades entregues e mais 140 em fase final de construção, com investimento de R$428 milhões. Há ainda a previsão de investimento, na ordem de R$317 milhões, na reforma e reconstrução de escolas, bem como R$57 milhões para requalificação das orlas de Escada, Pituaçu, Periperi e Ribeira.

Ainda no setor, as ações em infraestrutura preveem a segunda etapa do projeto Cidade da Música, com investimentos de R$100 milhões; a requalificação do Mercado Modelo, por R$12,3 milhões; a 2ª etapa do BRT; novos viadutos; a nova Rótula do Abacaxi; e continuidade do Morar Melhor, além da implantação de infovias.

Social – Na área social, o Programa Salvador Social conseguiu captar recursos da ordem de R$700 milhões junto ao Banco Mundial, para ações nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social. A cidade ganha mais dez unidades de acolhimento para pessoas em situação de rua, dez novos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) e dois novos restaurantes populares, e o reforço na distribuição de quentinhas e cestas básicas. Foram adquiridos tablets e implantado sistema de wifi nas escolas. Na saúde, amplia-se os serviços de atenção básica, a criação de novos multicentros e unidades básicas de saúde, além da contratação de 50 novos tipos de exames.

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A Prefeitura de Salvador dá mais um passo para a implantação do CredSalvador, linha de crédito destinada a microempresas, microempreendedores individuais, cooperativas ou associações de pequenos empreendedores, além de profissionais autônomos e liberais de baixa renda de Salvador. O contrato para operação do programa foi assinado nesta quinta-feira (28), pelo prefeito Bruno Reis e pelo representante da Nexoos (empresa do grupo Ame/Americanas), Marcelo Naufal, em cerimônia ocorrida no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande.

"Na ocasião da criação do CredSalvador, anunciamos R$10 milhões de reais em microcrédito. De lá para cá, iniciamos a contratação da fintech para gerenciar o crédito. Agora, o contrato está sendo assinado, para que esse crédito possa ser disponibilizado em breve para o público-alvo”, afirmou Bruno Reis.

O CredSalvador foi criado como parte das ações emergenciais da administração municipal para retomada econômica e enfrentamento dos impactos causados pela pandemia de Covid-19. A lei foi sancionada em abril deste ano e o programa deverá disponibilizar um total de R$10 milhões ao público a ser beneficiado.

Conceito – A iniciativa tem como objetivo fomentar o segmento econômico e promover a geração de emprego e renda, atendendo a uma parcela da sociedade que usualmente possui pouco acesso ao sistema financeiro tradicional. Para isso, foi criado o Fundo de Crédito Emergencial do Município de Salvador (FCE), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), para oferta de microcrédito, com a prática de juros máximos de 0,7% a.m.

Com o CredSalvador, a Prefeitura pretende ofertar microcrédito de forma rápida, eficaz e desburocratizada, para que os microempreendedores tenham condições de manter ativos os seus negócios, possam ter capital de giro, fazer investimentos, permanecer na cadeia produtiva e honrar com seus compromissos financeiros.

Além do microcrédito, que será processado por meio de plataforma digital, com valores de R$500 a R$15mil, carência de até seis meses e parcelamento em até 24 meses, o beneficiário terá acesso à capacitação em empreendedorismo e gestão financeira, para aplicação nos próprios negócios.

Perfil – Para ter acesso ao CredSalvador, o interessado deve ter registro, permissão, licença ou alvará de funcionamento em Salvador, conforme a natureza da ocupação ou situação fiscal. Do total de pedidos, ao menos, 30% será destinado a pessoas negras. No sentido de incentivar o empreendedorismo de mulheres, o programa vai priorizar o microcrédito a mulheres microempreendedoras individuais, proprietárias de microempresas, profissionais autônomas e liberais, cooperativas e associações criativas e solidárias organizadas por mulheres.

Motivação – A Prefeitura compreende os pequenos negócios como um importante segmento na movimentação da economia brasileira, responsáveis pela geração de empregos e arrecadação de impostos. Segundo o Boletim de Estudos e Pesquisas do Sebrae (2017), 9 milhões de micro e pequenas empresas participam com 27% do Produto Interno Bruto (PIB), integram 98,5% do total de empresas privadas e colaboram com 54% de carteiras assinadas no país.

Atualmente, a capital baiana possui 225.723 microempresários individuais (MEI) e 406 trabalhadores por conta própria. “Sem dúvida, os pequenos negócios representam um segmento importante e têm colaborado com a dinâmica da economia do país”, destaca a secretária da Semdec, Mila Paes. De acordo com a titular da pasta, o empréstimo por meio de políticas públicas a microempresas gera retorno para a cidade, pois, segundo estudos, a cada R$1 de empréstimo, R$4,50 voltam para o PIB do município.

 

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Os candidatos deverão acessar o site: www.agendamentosemdec.salvador.ba.gov.br para agendar o atendimento a partir das 17h30. (Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: 3202-2005 para o agendamento) O atendimento está sendo realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via whatsapp; a escolha é no momento do agendamento.

Torneiro mecânico

Ensino fundamental, 6 meses de experiência.

Salário: 2.800,00 + benefícios

1 Vaga

Supervisor de higienização hospitalar

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, CNH B, desejável possuir veículo, imprescindível experiência na área hospitalar.

Salário: 1.855,00 + benefícios

1 Vaga

Técnico de edificações

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja, desejável experiência com Câmaras Frias e saber fatiar, vaga para trabalhar em Simões Filho.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Vendedor de veículos

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, imprescindível experiência em vendas para internet.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de telemarketing ativo e receptivo

Ensino médio completo, sem experiência, requisitos imprescindíveis: Boa dicção e escrita, conhecimento de informática , disponibilidade para trabalhar noite.

Salário: a combinar + benefícios

20 Vagas

Consultor de Teleatendimento Home Office

Ensino médio completo, 6 meses de experiência registrada em uma dessas áreas: Call Center, Consultor de Vendas em Empréstimo Consignado ou Atendimento ao Público, imprescindível conhecimento em Home Office, Mídias Sociais, Sites, Chats, Manuseio de E-mail Corporativo e informática.

Salário: a combinar + benefícios

20 Vagas

Recepcionista de Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisito imprescindível: experiência com Restaurante.

Salário: 1.100,00 + benefícios

2 Vagas

Gerente de Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter perfil de liderança.

Salário: 1.800,00 + benefícios

2 Vagas

Cozinheiro de Restaurante

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, requisitos imprescindíveis: ter perfil de liderança e experiência com casa de caranguejo.

Salário: 1.200,00 + benefícios

3 Vagas

Garçom

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter perfil de liderança.

Salário: 1.100,00 + benefícios

2 Vagas

Auxiliar técnico de equipamentos elétricos e eletrônicos

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, IMPRESCINDÍVEL um dos curso: ELETROMECÂNICO/MECÂNICO/ELETRÔNICA/ELETROTÉCNICO E CNH A/B.

Salário: 1.100,00 + benefícios

2 Vagas

Analista de logística

Ensino superior em logística. 6 meses de experiência, imprescindível experiência na área.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Analista de Marketing (Estágio)

Superior incompleto em Marketing (cursando a partir do 1º semestre à noite), sem experiência.

Bolsa auxílio: 630,00 + benefícios

1 Vaga

Repositor de Frios

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja, desejável experiência com Câmaras Frias e saber fatiar, vaga para trabalhar em Simões Filho.

Salário: a combinar + benefícios

4 Vagas

Açougueiro

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência, Ter disponibilidade para trabalhar em fechamento de loja e em Salvador, Lauro de Freitas e Miragem.

Salário: a combinar + benefícios

4 Vagas

Costureira de roupas de noivas

Ensino fundamental completo, sem experiência, possuir curso na área e vivência com tecidos finos.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Maitre

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Cozinheiro Líder

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter conhecimento com controle de estoque, perfil de liderança e disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Barman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Sushiman

Ensino médio completo, 6 meses de experiência, ter disponibilidade para trabalhar tarde/noite, vaga zoneada dos bairros do Imbuí a Itapuã.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Polidor de veículos

Ensino fundamental completo, 6 meses de experiência.

Salário: a combinar + benefícios

1 Vaga

Operador de Telemarketing (vaga exclusiva para pessoas com deficiência)

Ensino médio completo, sem experiência, imprescindível boa dicção e conhecimento de informática.

Salário: a combinar + benefícios

70 Vagas

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Esta semana, devido ao Dia do Servidor Público (28) e ao feriado do Dia de Finados (2 de novembro), as repartições públicas municipais não funcionarão nesta sexta (29), segunda (1º) e terça-feira (2). A suspensão do expediente de sexta-feira nas repartições públicas municipais está prevista em decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na edição do dia 19.

Os serviços essenciais, no entanto, serão mantidos, a exemplo das unidades de saúde 24h e Samu, Defesa Civil, salvamento marítimo, ordenamento do trânsito e transporte, unidades de acolhimento institucional e abordagem social, limpeza e fiscalizações de combate à poluição sonora, comércio irregular e cumprimento das medidas de enfrentamento à Covid-19. Confira de maneira detalhada o funcionamento dos órgãos municipais no período:

Trânsito – Entre sexta-feira e o dia 2, agentes da Transalvador atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. Na terça-feira (2), o órgão vai reforçar o monitoramento do tráfego e do estacionamento no entorno dos principais cemitérios de Salvador.

Equipes da autarquia também irão monitorar locais de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a Rodoviária, o Ferry Boat, a Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana (Paralela). O monitoramento será feito também durante 24h pelo Núcleo de Operação Assistida (NOA) durante todo o período, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão mantidas.

O setor de Defesa de Notificações não funcionará entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro para atendimento ao público. As notificações com previsão de vencimento nesses dias serão prorrogadas para o próximo dia útil, na quarta-feira (3). Caso o cidadão queira fazer abertura dos serviços de defesa, apresentação de condutor ou recurso na Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) nos dias em que o expediente presencial estiver suspenso, poderá utilizar a via on-line.

No feriadão, o atendimento presencial na sede do órgão de trânsito estará suspenso, exceto pelo Setor de Registro de Acidentes, que funciona initerruptamente. O cidadão pode entrar em contato com a autarquia pelo Fala Salvador 156 ou pelo aplicativo NOA Cidadão. O setor de Liberação de Veículos funcionará das 9h às 17h na sexta (29) e na segunda-feira (1º).  Já no sábado (30), o horário será das 9h às 12h e das 14h às 16h. Os pátios da autarquia estarão fechados no domingo (31) e na terça-feira (2).

Ônibus e ascensores – No domingo (31), a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) realizará a Operação Praia, com reforço de linhas que atendem a região da orla e outras importantes praias da cidade. Na segunda-feira, a operação de transporte ocorrerá de forma normal. No Feriado de Finados, haverá reforço apenas das linhas que passam pelos cemitérios. A frota será reduzida no restante da cidade.

Na terça-feira (2), apenas o Elevador Lacerda estará em funcionamento, das 8h às 17h. Os demais ascensores – Pilar, Liberdade/Calçada, Gonçalves e Taboão – estarão fechados.

Fiscalização – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) irá intensificar a fiscalização nos estabelecimentos comerciais e nos eventos em Salvador, com o objetivo de verificar o cumprimento dos protocolos de funcionamento. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular.

Na sexta, segunda-feira e terça-feira, o atendimento presencial estará suspenso. As denúncias devem ser feitas através do Fala Salvador 156.

Promoção Social – Apenas as Unidades de Acolhimento Institucional manterão o funcionamento durante 24h e os Serviços Especializados de Abordagem Social atuarão das 7h às 19h na sexta, sábado, domingo, segunda e terça-feira. Os restaurantes populares, Cras e Creas funcionarão apenas até quinta (28) e retomarão as atividades na quarta-feira (3).

Feiras e mercados municipais – O funcionamento das feiras e mercados será alterado apenas no dia 2. As feiras irão funcionar das 6h às 16h e os mercados, das 7h às 15h. Nos demais dias os estabelecimentos terão funcionamento normal.

Escolas municipais – As escolas da rede municipal de ensino terão aula presencial até esta quinta-feira (28) e retomarão as atividades educacionais na próxima quarta-feira (3).

Defesa Civil – Como serviço essencial, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente em regime de plantão 24h. No feriado de 02 de novembro, equipes estarão de prontidão para atender às solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com o órgão, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) manterá uma média de 100 agentes por dia, atuando em diversos serviços, rondas em parques, apoio às ações de fiscalização da Sedur, Transalvador e Semop, atenção com a Praia do Porto da Barra e patrulhamento preventivo.

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) manterá uma média de 70 salva-vidas por dia, atuando em todo o trecho de orla entre a praia de Jardim de Alah e Ipitanga, prestando orientações sobre os locais adequados para banho, buscando prevenir afogamentos.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) manterá o cronograma normal de coleta de lixo na cidade durante o período. Além disso, agentes da empresa atuam em alguns cemitérios da cidade durante a semana, realizando o serviço de capinação.

Prefeituras-Bairro – As Prefeituras-bairro terão o funcionamento suspenso na sexta-feira (29), na segunda (1º) e terça-feira (2). O atendimento ao público será retomado na quarta (3).

Saúde – As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e os postos de Pronto Atendimento 24h funcionarão normalmente, assim como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado no número 192. A estratégia de vacinação contra a Covid-19 para os próximos dias será divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

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Nesta quinta-feira (28) é celebrado o Dia do Servidor Público e, na Prefeitura, não faltam servidores que se dedicam e se descobrem no exercício do labor. Atualmente, a administração municipal possui 31.720 funcionários ativos, sendo 19.341 mulheres – o que representa cerca de dois terços do total. Dentro da missão de servir Salvador e seus cidadãos, surgem histórias de descobertas de uma nova vocação que, hoje, trazem plena realização profissional.

Desde 2007 atuando na Defesa Civil de Salvador (Codesal), a jornalista Simone Café ingressou na Prefeitura como analista de comunicação social, mas logo foi convocada para o Setor de Estudos e Projetos como responsável pela elaboração de relatórios e comunicação interna. “Eu ia pouco para a rua, a intenção era ter uma jornalista para escrever o que eles precisavam”.

Mas a curiosidade foi além. Logo ela pediu para conhecer o trabalho de outros setores da Codesal, pois, segundo ela, quando se entra em uma organização, é preciso conhecer os detalhes de como funciona a estrutura. Anos depois, foi designada para o Setor de Ações Comunitárias e Educativas, para capacitação de moradores de áreas de risco e estudantes da rede municipal, e se apaixonou.

Simone notou, então, que fazia mais sentido trabalhar na área de assistência social. Por isso, em maio de 2021, ela foi convocada para uma nova empreitada: atuar no Escritório de Projetos Sociais, a pedido da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos. “Ela me viu bastante nas ações de evacuação, quando as sirenes são acionadas, e foi aí que surgiu o convite para trabalhar no escritório, implantando projetos sociais nas comunidades mais vulneráveis”.

Sobre o novo desafio, ela conta que é uma responsabilidade grande, pela confiança depositada. “Sou grata por terem me escolhido, é uma missão muito bonita. Digo que as pessoas que trabalham na gestão e dormem tranquilos enquanto outras passam necessidade não está certo. Não dá para colocar a cabeça no travesseiro com a nossa realidade, e nós queremos mudar isso, temos que dar o melhor pela cidade”.

Do serviço social para a gestão cultural – Na Fundação Gregório de Mattos (FGM), a servidora Sara Rocha Almeida atua na gerência de Equipamentos Culturais. Há pouco mais de dois anos na autarquia, ela conta que é assistente social por formação e começou sua trajetória na Prefeitura em 1997, na Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). Ao longo do caminho, foram surgindo oportunidades que a fizeram seguir por outros caminhos. “Me sinto realizada na área que ocupo, de gestão e planejamento, que gosto muito”.

Ela lembra de um fato interessante ocorrido assim que ingressou na Prefeitura de Salvador: foi convocada para trabalhar na área comunitária, e a região da cidade escolhida foi o Nordeste de Amaralina. O papel dela à época era traçar um estudo-diagnóstico da área e, para isso, foi preciso visitar todas as ruas, ladeiras e vielas do bairro, além de dialogar com os moradores.

“Neste mesmo período fiquei grávida de meu filho e ele – na barriga – presenciou o trabalho que desenvolvi, passo a passo. A conclusão do estudo diagnóstico coincidiu com o nascimento de meu filho. Ao voltar da licença-maternidade recebi muitos elogios, fui convidada para assumir a minha primeira função de confiança na Prefeitura e desde então venho assumindo mais e mais desafios. Sempre digo a meu filho como ele foi fundamental em minha trajetória profissional, estando cotidianamente comigo num momento tão ímpar e que resultou no início de uma vida dedicada ao serviço público com muito amor”.

Depois do período na Sempre, ela conta que teve passagens pela Fundação Cidade Mãe (FCM), Secretaria Municipal de Educação (Smed) e na antiga Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel). Foi durante a implementação do CEU de Valéria, em 2017, que surgiu o contato com a FGM, através de Chico Assis, gerente de Equipamentos Culturais da Fundação.“Eu estava com a comunidade em articulação com os poderes públicos, para formatar uma proposta de gestão compartilhada do espaço. Aí Chico Assis conheceu meu trabalho e me convidou para participar da equipe”, contou.

Hoje atuando como assessora técnica, Sara comenta os desafios da atual função. “Em relação aos desafios, sem dúvida, garantir a relação direta entre planejamento, execução e avaliação é algo que enfrento cotidianamente”. Ela conta que, hoje, sente-se mais preparada para o exercício das atividades. “É a minha vida. Eu não consigo me ver de outra forma. É amor, paixão, dedicação. É me sentir útil, importante para o cidadão acessar os seus direitos”.

Lei de Acesso à Informação – Há 16 anos na Prefeitura, a servidora Jurema Gottschalck também começou através da Sempre, na assistência social. Ela passou pelo antigo albergue, localizado no Largo de Roma, além de atuar com Conselheiros Tutelares. Logo depois, foi convidada pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge) para trabalhar com o acolhimento e orientação de servidores. Nesse setor, ela desenvolvia projetos e ações no atendimento do servidor, com palestras, workshops, e orientando sobre o serviço público.

Paralelo a isso, Jurema desenvolvia atividades de ouvidoria até receber o convite para a Controladoria Geral do Município (CGM), há dois anos. Acostumada a prestar um bom atendimento, depois de um tempo ela foi convidada pelo coordenador de Transparência para assumir a chefia do setor de Transparência, onde gerencia as Leis de Acesso à Informação (LAI).

“Como sempre, procuro agregar a essa atividade a presteza, agilidade e a transparência que devemos ter no serviço público. Faço com muita dedicação minhas atividades, gosto do que faço e faço com alegria, oferecendo o melhor para a população e colocando o nosso coração nas nossas ações”.

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A Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentou, nesta quinta-feira (28), o Plano Global para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030. Em uma cerimônia, que aconteceu em Genebra, na Suíça, foi reforçada a meta de prevenir pelo menos 50% das mortes e ferimentos no trânsito até 2030. No Brasil, Salvador foi a primeira cidade a assinar a carta se comprometendo com entidade da Organização das Nações Unidas (ONU) a criar estratégias para atingir esse objetivo.

O Plano Global descreve as ações recomendadas pela OMS elaboradas a partir de intervenções comprovadas e eficazes, bem como as melhores práticas para prevenir acidentes no trânsito. O documento inclui ações que visem tornar as caminhadas, a bicicleta e o uso do transporte público seguros, já que são meios de transporte mais saudáveis e ecológicos, para garantir estradas, veículos e comportamentos seguros e para garantir atendimento de emergência oportuno e eficaz.

O Plano convoca não só os governos, mas também as instituições acadêmicas, a sociedade civil, o setor privado, os financiadores e todos os demais envolvidos, direta ou indiretamente nessa problemática, para a promoção de um trânsito mais seguro.

“Esta é a segunda vez que a capital baiana se junta a diversas cidades do mundo com o objetivo de implementar ações que favoreçam a segurança viária. As mortes no trânsito são evitáveis, para isso, vamos continuar investindo em estratégias e iniciativas para melhorar ainda mais a nossa infraestrutura viária e sensibilizar a população. Com certeza, com o apoio dos cidadãos, conseguiremos, novamente, atingir a meta”, afirma Marcus Passos, superintendente de trânsito de Salvador.

Resultados – Na década anterior, entre 2011 e 2020, a capital baiana conseguiu atingir a meta três anos antes do acordado, em 2017. Isso foi possível graças à implementação de conceitos internacionais de engenharia de tráfego, mudanças viárias, ações de educação para o trânsito e efetivação do Projeto Vida no Trânsito, uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde.

Desde o ano passado, Salvador conta ainda com uma parceria importante para elaborar estratégias que garantam um trânsito mais seguro. “A Iniciativa Bloomberg apoia a Prefeitura de Salvador no fortalecimento de sua política de segurança no trânsito em quatro áreas: Dados, desenho urbano, fiscalização e comunicação. Esperamos contribuir para que Salvador alcance mais uma vez a meta estabelecida e salve vidas no trânsito. A cidade está no caminho certo para se manter como referência nacional no tema”, explica Dante Rosado, coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global no Brasil.

A Transalvador realiza, ainda, ações conjuntas com as polícias rodoviárias Federal e Estadual e com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para manter dados e informações atualizadas sobre acidentes no trânsito. Há, ainda, os investimentos nas ruas, com sinalização, colocação do piso compartilhado, faixas elevadas, sinalizações diferenciadas e ampliação de calçadas.

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Servidores do Município passaram a contar com uma nova Junta Médica na tarde desta quarta-feira (27). Após 21 anos ocupando um espaço de cerca de 200 m², na Avenida Carlos Gomes, o serviço agora está em nova sede na Avenida Joana Angélica, no bairro de Nazaré, em um prédio próprio da Prefeitura, com garagem, muito mais segurança e acessibilidade.

A entrega foi feita pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado do titular da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Thiago Dantas, e da subsecretária da pasta, Isabela Cabral. Na ocasião, o prefeito assinou dois decretos, que concedem e atualizam alguns benefícios para os servidores públicos, e anunciou a antecipação do salário do funcionalismo municipal para esta quinta-feira (28). Os anúncios fazem parte das ações em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado amanhã.

O investimento na obra, somado à rede lógica, ar-condicionado, iluminação, mobiliário e equipamentos, totalizou cerca de R$1 milhão. “Não há como pensar em uma gestão eficiente, que tem o cuidado de elaborar um planejamento estratégico a cada quatro anos, buscando transformar a cidade, se não tivermos o apoio incondicional e o engajamento de todos os servidores”, afirmou o prefeito, ao defender a valorização da categoria.

A nova Junta Médica, que agora passa a se chamar Gerência de Inspeção, Medicina e Saúde Ocupacional (Geims), ganhou uma sede ampla, com mais de 360 m² de área. O sanitário adaptado à acessibilidade e os seis consultórios médicos – um deles para atendimento com psicólogo e outro reservado ao serviço social -, estão adequados à legislação federal, conforme o estabelecido pelo Ministério da Saúde, para projetos arquitetônicos das unidades de saúde (Resolução-RDC Nº50/2002 da Anvisa e SOMASUS/2011).

As salas possuem instalação de lavatórios, com projeto arquitetônico desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). A modernização inclui, ainda, novas diretrizes, como a adoção de novos padrões funcionais, de modo a desmistificar a ideia de um órgão com caráter iminentemente cartorário e alçá-lo a um patamar de excelência para a realização de perícias e atos médicos.

Esses novos padrões funcionais pretendem dinamizar os processos internos, refletir em um serviço mais humanizado e proporcionar mais conforto para o servidor. “É um dia emocionante, porque estamos falando de uma estrutura que precisava passar por uma melhoria. Hoje a Prefeitura está inaugurando esse espaço reformulado, absolutamente renovado e ampliado para atender o servidor”, afirmou o secretário Thiago Dantas.

Para a subsecretária de Gestão, Isabela Cabral, a entrega é uma grande conquista. “Essa é uma das ações da área de saúde ocupacional do município, que terá a implementação do programa até 2024, com realização de exames periódicos, admissionais, demissionais e intermediários, o que favorecerá o controle de doenças ocupacionais e redução do absenteísmo" afirmou a gestora, que esteve pessoalmente à frente das obras nos últimos meses.

Atribuições – A Geims é responsável por realizar avaliações periciais, relacionadas à inspeção e à saúde ocupacional dos servidores municipais; perícias para a concessão de licença médica; exames pré-admissionais; readaptações; aposentadoria por invalidez; reversão de aposentadoria e licença maternidade.

Também avalia a concessão de licenças para tratamento de saúde, por acidente em serviço e por motivo de doença em pessoa da família; avaliações para fins de isenção de imposto de renda; prorrogação de licença e caracterização de maior inválido para a concessão de benefícios.

Redução de jornada – Um dos atos normativos promovidos pela Prefeitura de Salvador esta tarde foi a redução da carga horária normal de trabalho, para os servidores que possuam sob a sua guarda filhos com deficiência, a partir da regulamentação da Lei Nº 3.624/86.

Essa é uma demanda antiga dos colaboradores do Município. Com ela, servidores com jornada de 30 horas terão uma redução de 10% da carga horária de trabalho e aqueles com jornada de 40 horas terão uma redução de 20%.

A medida viabiliza a participação ativa dos servidores no desenvolvimento físico e mental de seus filhos e demonstra um compromisso social e preocupação da gestão municipal com a saúde emocional dos colaboradores, dedicando um olhar sensível ao contexto familiar de cada um deles.

Além da redução da carga horária, a regulamentação prevê o fortalecimento da Geims do Município como unidade de garantia de direitos, além de manter o pagamento dos servidores efetivos livre de qualquer desconto, decorrente da redução da jornada de trabalho. Esses benefícios destinam-se exclusivamente aos servidores efetivos.

“Estamos assinando alguns decretos que vão nessa linha de reconhecer e valorizar cada vez mais o servidor. Sabemos a dedicação que essas pessoas precisam ter. Muitos precisam até abrir mão da vida pessoal para se dedicar à pessoa com deficiência”, acrescentou o prefeito.

Educação Corporativa – Outra medida anunciada pelo prefeito foi a atualização da política de multiplicação do conhecimento no Município, estimulando a capacitação, reciclagem dos servidores e o potencial de compartilhar experiências, habilidades e técnicas com outros colegas de trabalho.

Esse segundo decreto atualiza o valor pago aos servidores, que atuarem como instrutores da política de Educação Coorporativa. O valor da hora/aula das atividades de instrutores passará de R$30 para R$50, a partir do dia 1º de janeiro de 2022, data em que entrará em vigor a nova legislação.

O decreto cria ainda a avaliação de aprendizagem, nas ações de educação coorporativa. Com isso, a capacitação permanente dos servidores municipais se torna uma prioridade, por meio da adoção de uma legislação que fomenta a obtenção e democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades. A figura do instrutor interno também passa a ser valorizada, juntamente com o relacionamento interpessoal.

Outros benefícios – Outra ação da Prefeitura em benefício dos servidores será a criação da Escola Digital, que tem o propósito de qualificar quem atua na administração pública municipal, aprimorando conhecimentos em parceria com o Senai/Cimatec. Este ano, 400 novos servidores foram convocados para atuar em diferentes áreas do Município.

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"Atrativo físico especial e irresistível" é o significado da expressão "borogodó", mas que também descreve bem a abertura do evento que discute a transformação criativa, o Borogoday. A atividade, que tem apoio da Prefeitura de Salvador, teve início na manhã desta quarta-feira (27), e segue até a próxima sexta (29), nas instalações da startup Beyond Digital Sports (BDS), situada no Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Boca do Rio, com transmissão gratuita pela internet.

O diretor de Inovação da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação (Semit), Luis Gaban, destacou que a capital baiana possui a criatividade no próprio DNA. "Nossa cidade é conhecida mundialmente por nossos grandes poetas, artistas, escritores e o que temos tentado mostrar é que atualmente há muito borogodó acontecendo. Quando vamos nas comunidades mais carentes, encontramos diamantes a serem lapidados, pessoas criativas, que precisam apenas de oportunidade. E é isso que estamos tentando fazer: criar programas para fazer com que esses jovens sejam conectados com este novo ambiente”.

Presente na abertura do evento, o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, ressaltou como Salvador pode aproveitar esse “borogodó”. "O soteropolitano é naturalmente criativo, ele tem borogodó, e eu faço um casamento deste termo com o humor, pois o baiano é bem-humorado, ele se diverte, ele brinca. E a trilha do borogodó é sair dos ambientes que você geralmente frequenta para conhecer uma Salvador diferente, específica, que tem marcas e características que vão estingar sua criatividade, que vão puxar você para um universo absolutamente mágico, diferenciado. A Prefeitura trabalha muito nesse sentido, casando essa criatividade com a gestão e a viabilidade de gerar e reforçar essa marca inteligente criativa na cidade", descreveu.

Evento – O Borogoday está dividido em sete blocos, com apresentação de mais de 40 convidados, incluindo renomados executivos de multinacionais, como Franklin Luzes, vice-presidente de inovação, transformação e novos negócios da Microsoft no Brasil; Cesar Couto, ex-executivo internacional da MTV Networks, vice media e cofundador do The Future Factory; além de Silas Colombo, CEO da Motim, primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo.

O evento reúne marcas e profissionais com o intuito de compartilhar suas vivências e experiências na área de transformação criativa. Para participar dos próximos dias do Borogoday, é necessário realizar as inscrições por meio do site www. borogoday. com. br/, preenchendo um formulário com dados pessoais. Após a inscrição, o participante receberá via e-mail todas as informações de acesso à plataforma e experiências durante a programação.

Além de acompanhar o debate com nomes relevantes da inovação e empreendedorismo, o público pode contar com ferramentas úteis em seu dia a dia, a exemplo do “borogodômetro”, instrumento de metrificação do nível criativo das pessoas. A ação consiste em um questionário com 40 perguntas, que possibilita avaliar o nível de criatividade dos participantes, antes e depois das atividades.

Os inscritos ainda vão poder aproveitar, gratuitamente, da imersão em todos os três dias de evento na Borogodó University, uma plataforma inovadora de Life Long Learning, em parceria com a Fpass. O Borogoday possui chancela da Unesco Sost, frente mundial de sustentabilidade vinculada à organização.

 

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