Educação

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Cerca de 50 profissionais e estagiários de Educação Física participaram, nesta terça-feira (13), de uma capacitação promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). A ação, ministrada pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Antônio Bahia, teve como intuito qualificar os profissionais da Semps para que os mesmos possam oferecer processos recreativos a população soteropolitana de forma mais didática, durante o projeto Ruas de Lazer.

A capacitação foi realizada no Clube Campomar, em Jaguaribe, oferecendo atividades como handebol, baleado, vôlei e dinâmica em grupo. Na ocasião, foi demonstrado de que maneira o esporte pode ser utilizado para promover educação às pessoas..

De acordo o diretor de Esporte e Lazer para o Social da Semps, Edmilson Machado, a pasta prosseguirá na promoção dessas capacitações para que os profissionais possam estar sempre atualizados e transmitir o melhor para população. “É importante levar o esporte de forma atualizada principalmente para os jovens com quem trabalhamos. Acreditamos que essas modalidades cumprem uma importante função de inclusão social”, completou.

Para o professor Antônio Bahia, essas atividades lúdicas poderão ser aplicadas nos projetos sociais da prefeitura, fazendo a inclusão de jovens e crianças na sociedade, além de ter um caráter de formação de personalidade. “Ao trazer a comunidade para realizar essas práticas, que serão aplicadas por esses profissionais que aqui estão, estaremos também atuando no combate à violência”, afirmou, ao destacar que o esporte promove os valores social e humano.

Para o ano de 2017, o diretor Edmilson Machado informou que as capacitações passarão a ser ministradas também para membros de comunidades. O objetivo é fazer com que as atividades sejam constantes nos bairros, suprindo assim a ausência dos professores.

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A educação pública de Salvador foi o tema da reunião da Academia Baiana de Educação desta quarta-feira (09). As ações, desafios e metas da Secretaria Municipal da Educação (Smed) foram apresentados pela secretária Joelice Braga, que proferiu a palestra “Gestão da Educação no município de Salvador: desafios para sonhar mais alto”. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Academia, Astor de Castro Pessoa.

A secretária Joelice Braga iniciou sua fala destacando a satisfação em palestrar para os acadêmicos. “É com imensa alegria que entro nesta sala repleta de grandes nomes da educação baiana e de grandes mestres da minha vida”, comemorou acrescentando e parabenizando a postura dos acadêmicos de se preocuparem e debaterem temas atuais sobre a Educação no país.

Durante a palestra a secretária falou sobre o cenário que a gestão do prefeito ACM Neto encontrou na pasta quando assumiu a prefeitura, em 2013, e das principais ações implementadas para melhora da qualidade da Educação pública do município. Destaque para o investimento dos recursos em Educação, que chegou a 28% em 2015 e pode ser ainda maior em 2016; para a implantação do projeto pedagógico próprio, o Nossa Rede; e do Programa Combinado, formado por 112 ações concretas e diretamente mensuráveis, que busca promover uma melhoria sistêmica na rede municipal de ensino.

Joelice Braga também destacou o programa de regularização de fluxo, realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna, que reduziu a distorção idade-série de 39% para 33%; o programa Agentes da Educação, que diminuiu em 50% a evasão escolar; a duplicação das vagas para Educação Infantil e o avanço histórico no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, saltando da última para 17ª posição no ranking do entre as capitais do Brasil, consolidando assim a posição de cidade com maior evolução do país.

“Sou educadora há 32 anos, 28 deles dedicados à rede municipal de Salvador, e posso dizer com tranquilidade que nunca vi tanto avanço em tão pouco tempo. Mas esse resultado não é nosso, é de cada aluno da rede municipal, de cada família, porque é até eles que tem que chegar. É na vida deles que cada ação nossa tem que fazer a diferença”, finalizou. A palestra marcou o encerramento do ano acadêmico da instituição.

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Unidade de ensino tem capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos

Moradores da comunidade de São Marcos agora poderão deixar seus filhos, com até cinco anos de idade, na Creche e Pré-escola Primeiro Passo, entregue nesta sexta-feira (04) pelo prefeito ACM Neto e pela secretária municipal da Educação (Smed), Joelice Braga. A unidade de ensino fica na Rua Djalma Sanches, no antigo prédio da Fundação Cidade-Mãe, e é uma das novas 39 creches e pré-escolas a serem implantadas na cidade, com capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos cada.

As estruturas têm 783m² de área construída e são compostas por 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade. Essas unidades integram o Programa Combinado, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na Educação Infantil até o final de 2016. Com a ampliação, o segmento contará com mais de 40 mil vagas, sendo 25% delas no Subúrbio. O investimento de R$100 milhões é o maior já feito pela Prefeitura na Educação Infantil em toda a história da capital baiana. Todas essas unidades são fruto da parceria entre a Prefeitura e os shoppings da capital baiana.

O prefeito ACM Neto, durante a inauguração, destacou que estruturas como a que foi inaugurada hoje permitem que crianças tenham acesso à educação já nos primeiros anos de vida, o que aumenta as chances de sucesso na vida escolar. “Isso garante, por exemplo, que a criança seja alfabetizada na idade certa. Vamos continuar expandindo o ensino em tempo integral porque entendemos que isso é imprescindível para a cidade. Vejam como é importante para as mães e pais de família, que terão aqui uma unidade segura, com cinco refeições por dia para seus filhos”, afirmou Neto.

Saúde – Após a entrega da nova Creche e Pré-escola Primeiro Passo, o prefeito, acompanhado do secretário municipal da Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, vistoriou as obras em execução para implantação da Unidade de Saúde da Família (USF) de São Marcos, que será entregue em julho de 2017. A unidade, que está em fase inicial de construção, contará com quatro equipes de saúde da família, quatro de saúde bucal e 20 consultórios. Ao todo, serão 2 mil metros quadrados de área construída. Essa será a primeira unidade de atenção básica na comunidade.

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A Prefeitura, por meio da Fundação Cidade Mãe (FCM), doou 187 óculos de grau, nesta quinta-feira (3), a jovens carentes com idades entre 14 e 22 anos. Os equipamentos foram entregues pelo prefeito ACM Neto em solenidade realizada na sede da FCM. A iniciativa faz parte do projeto Olhar Solidário, que entra no terceiro ano com mais de 2 mil exames realizados, tendo beneficiado cerca de 400 jovens com novos óculos. Só neste ano, foram realizados quase mil exames oftalmológicos.

O projeto visa facilitar o aprendizado e o desenvolvimento socioeducacional desses jovens, por meio da correção dos problemas encontrados. A ação tem como parceiros a ONG Parque Social, o Instituto de Olhos Freitas, a fábrica de lentes Varilux e a unidade das Óticas Carol localizada no Mundo Plaza, onde os contemplados puderam escolher os modelos de armações.

Durante a solenidade, o prefeito lembrou que os óculos são adequados às necessidades de cada contemplado, e falou do cuidado da gestão municipal com o desenvolvimento dos jovens e adolescentes. “Esse projeto traduz a atenção que temos com esses jovens. Quero que saibam que todo esse investimento que a Prefeitura faz é para melhorar a condição de vida de vocês. Esse é um investimento no futuro da cidade, na consolidação de uma sociedade melhor. Por isso trago essa mensagem de esperança, esperando tocar no coração de cada um de vocês”.

ACM Neto lembrou, ainda, a importância dos cuidados com a visão para que o jovem cresça com plenas condições de ter uma vida acadêmica ativa. “Eu sei o quanto é libertador quando um jovem tem suas necessidades básicas atendidas. Os óculos entregues aqui buscam atender a cada necessidade e, sobretudo, garantir condições desses jovens desenvolverem suas atividades escolares e profissionais, como já ocorre com quem já integra os quadros da Prefeitura, como menores aprendizes do Parque Social. Ter uma boa visão é essencial para realizarmos nossas tarefas do dia a dia, por isso não devemos deixar passar despercebida uma ação como esta, algo que nem todos os jovens de nossa cidade têm condição de adquirir por conta própria. Ou, mesmo quando conseguem fazer o exame necessário, não possuem o dinheiro suficiente para comprar lentes e armação. Nossa meta é reforçar ainda mais, nos próximos quatro anos, esse investimento no social", continua.

Segundo Risalva Telles, titular da FCM, ações desse tipo buscam inserir na vida dos jovens qualidades como respeito, cuidado, beleza, cidadania e bom senso, além de ser um incentivo para a autoestima. “Contamos com apoio de diversos parceiros e buscamos incentivar a escrita, leitura e a arte e, assim, inserir a cidadania na vida deles. Com isso podemos abrir cada vez mais nossas propostas para a sociedade, que só tem a ganhar com essas ações. E essa forma de trabalhar, sempre buscando novas parcerias, é que impulsiona o nosso trabalho".

Nova realidade - Primeira contemplada desta edição do Olhar Solidário, a estudante Bruna Gomes, de 17 anos, diz ter enfrentado diversos problemas de atraso no aprendizado por conta dos problemas de visão não diagnosticados, e que o projeto foi de grande ajuda para incentivar seu gosto pela leitura e facilitar sua vida acadêmica e profissional, já que atualmente ela integra os quadros da Secretaria de Mobilidade (Semob), como menor aprendiz, direcionada pelo Parque Social. “Realmente eu não conseguia enxergar muito bem, e sentia muito cansaço antes dos óculos. Agora, terei mais facilidade para estudar e trabalhar”, explica a estudante.

A diretora-presidente o Parque Social, Rosário Magalhães, destaca que a iniciativa envolve diversos parceiros e tem por objetivo somar esforços para garantir o bem-estar social. "Cerca de 300 jovens oriundos do Parque Social já foram submetidos aos exames, sendo que 45 passaram pela triagem e estão sendo contemplados hoje com um par de óculos. Esta ação é de extrema importância no processo de aprendizagem destes jovens, visto que além de promover uma melhoria na saúde, faz com que o desenvolvimento deles seja ainda maior. Assim podemos levar melhor qualidade de vida e igualdade social para eles".

O processo - De acordo com a oftalmologista Mônica Freitas, representante do Instituto de Olhos Freitas, que é responsável pela realização dos exames, a triagem dos jovens teve início em agosto, com 800 jovens, para que fossem identificados aqueles que possuíam algum tipo de problema ocular que pudesse limitar seu desenvolvimento educacional. “A intenção é habilitá-los para a vida educacional e também para o mercado de trabalho, e um problema de visão pode ser determinante nesse processo. Após a identificação, com o auxílio de modernos equipamentos, 200 deles foram submetidos a consultas oftalmológicas, para que fossem identificados quaisquer problemas limitadores do aprendizado”, explica.

Neste processo foram diagnosticadas pessoas com miopia entre 10, 12 e 15 graus, o que, de acordo com a especialista, limita bastante a visão e compromete o desenvolvimento sociocultural destes jovens. A solenidade contou ainda com as presenças da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Ana Paula Matos, a secretária de Educação, Joelice Braga, e o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias da Bahia, Carlos Gantois, além de colaboradores, alunos dos cursos da FCC e diversas autoridades municipais.

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Documento estará disponível no site da Semob e ação beneficiará mais de 1 mil veículos cadastrados pela Prefeitura para esta modalidade

A partir desta terça-feira (1º), mais um serviço de transporte em Salvador ganha regulamentação própria - desta vez, foi beneficiado o Serviço de Transporte de Escolares (Setes), que antes era tratado como apêndice do regulamento dos táxis.

O decreto que estabelece o novo regulamento foi assinado pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário de Mobilidade, Fábio Mota, no Palácio Thomé de Souza, com as presenças das presidentes do Sindicato dos Transportadores Escolares e Turísticos do Estado da Bahia (Sinest), Simone Rosas, e da Associação de Transporte Escolar de Turismo do Estado da Bahia (Atest), Isabel Lima, demais autoridades e imprensa. O novo regulamento completo estará disponível em breve no site da Semob (http://mobilidade.salvador.ba.gov.br/).

O prefeito ACM Neto lembrou que, em 2013, o transporte em Salvador possuía regulamentação antiga ou inexistente para as modalidades de serviço, e que o desafio da gestão foi justamente atualizar ou criar regras para melhorar tanto a fiscalização quanto os serviços prestados na cidade. “No caso do transporte escolar, a regulamentação é importante pois são nossas crianças e filhos que são transportados e muitos deles dependem desse serviço para ir à escola. A iniciativa vai garantir também a segurança, pois vamos atuar com rigor na fiscalização. No fim das contas, todos ganham com essa ação, sejam os condutores, a Prefeitura, as famílias e a cidade”, salientou.

O secretário Fábio Mota ressaltou que falta apenas finalizar a regulamentação do serviço de mototáxis para fechar um ciclo de regras para o serviço de transporte na cidade. “Já realizamos a atualização do serviço de táxis e de transporte turístico e criamos agora a regulamentação do transporte escolar. Neste último caso, foi um ano de debates com os sindicatos para criarmos os direitos e deveres dos autorizatários, além de abrir perspectivas para a categoria, como a obtenção de financiamentos e ampliação do número de veículos. Os veículos do sistema, assim como os demais, passam por vistoria e precisam cumprir uma série de exigências”, completou.

Para Simone Rosas, do Sintest, a criação da regulamentação foi uma tarefa árdua e que representa 24 anos de luta da categoria. “Só temos a agradecer à Prefeitura pela iniciativa e agora sabemos a quem cobrar a fiscalização efetiva do serviço. Também somos mães e pais e ficávamos aflitos ao vermos crianças sendo transportadas até em porta-malas. As novas regras também vão possibilitar fazer fretamento nas férias, com turistas e grupos. Nossa luta agora é para conseguir isenções, a exemplo dos táxis, a partir de 2018.”

Detalhes - O regulamento do Serviço de Transporte de Escolares (Setes) apresenta uma série de alterações, destacando normas baseadas nas necessidades expostas pela categoria e pelos passageiros, além de adequar o serviço à atualidade, levando consideração as transformações ocorridas na cidade. Para atender aos autorizatários, um novo setor, dentro da estrutura da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), será criado para atendimento específico.

O objetivo da Prefeitura é zelar pela qualidade do serviço prestado no que diz respeito à segurança, continuidade, conforto e acessibilidade, além de ser mais rígida na fiscalização e controle do serviço. Um dos destaques do novo regulamento é o esclarecimento de que o Setes é um serviço que consiste no transporte privado de escolares, prestado por pessoas físicas ou jurídicas nacionais, atendendo aos requisitos do novo regulamento e mediante a outorga de autorização pelo Executivo municipal, através da Semob. Qualquer outro transporte que não siga esta norma será considerado, pela fiscalização, como irregular.

Demais novidades – O novo regulamento destaca que, para transportar passageiros escolares com até sete anos de idade, é obrigatória a presença no veículo de, no mínimo, um acompanhante monitor, com idade igual ou superior a 18 anos. Além disso, dentre os requisitos para prestar o serviço de pessoa física estão: ter idade maior que 21 anos, possuir nacionalidade brasileira, estar habilitado há, no mínimo, dois anos para conduzir veículo na categoria D. É necessário também apresentar certificado de antecedentes criminais e atestado médico que comprove estar em condições físicas e mentais para o exercício da atividade de condutor escolar.

Já para pessoa jurídica, dentre os requisitos, estão a apresentação do CNPJ, comprovação da regularidade fiscal federal, estadual e municipal e atestado da regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O documento também prevê que todos os veículos do Setes deverão conter, nos espaços internos e de forma visível aos usuários, a identificação do titular da autorização, bem como dos respectivos condutores auxiliares cadastrados, e o alvará de circulação, onde deverá constar o número da autorização e a placa do automóvel e o aviso de que é proibido fumar. Com a nova regulamentação, os veículos também deverão contar com GPS e, atendendo a um pedido da categoria, também ter pontos de parada definidos. 

Não há limite do número de veículos a serem cadastrados como transporte escolar. Atualmente, o sistema possui cerca de 1 mil veículos registrados na Semob. De acordo com o secretário Fábio Mota, o tempo de credenciamento leva 30 dias, em média. A vistoria vai continuar sendo feita duas vezes ao ano, e a taxa para cada vistoria é de R$47. ​ 

 

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Patrocinado pelo Grupo Neoenergia, tema da competição foi Eletricidade com Segurança

Três alunos, dois da Escola Municipal 25 de Julho, em São Cristóvão (Vinícius Vieira Leite e Rafael Sousa Maia) e um da Escola Municipal Álvaro Vasconcelos da Rocha, em Alto de Coutos (João Lucas Almeida Paixão) foram premiados no 5º Concurso Nacional de Redação e Desenho patrocinado pelo Grupo Neoenergia, através das distribuidoras de energia elétrica que atendem o Nordeste do Brasil. A iniciativa objetivou disseminar o uso seguro da energia elétrica e evitar acidentes, além de estimular crianças e jovens a desenvolverem um pensamento de segurança no uso da eletricidade e da cidadania, com o tema “Eletricidade com Segurança".

Aluno do 3º ano do Ensino Fundamental I, Vinícius Vieira Leite é ganhador na faixa etária de 6 a 8 anos. Aos oito anos, ele já participou de outros concursos, tendo ganhado inclusive alguns. O jovem afirma que gosta muito de desenhar, deixando a imaginação correr. "Quando crescer quero ser desenhista", disse o garoto.

Aos 11 anos, o estudante do 5º ano do Ensino Fundamental II, Rafael Sousa Maia, participou pela primeira vez de um concurso e ficou surpreso quando soube que tinha sido premiado. "Fiquei muito alegre quando recebi a notícia, gosto de desenhar porque sempre vejo meu irmão desenhando e quero imitar ele, que quer ser desenhista. Vou desenhar muito ainda, principalmente minha família. Ganhei com um desenho de um homem mexendo nos fios de eletricidade, mostrando que fazer gato é feio", contou Rafael.

Além de Vinícius e Rafael, o jovem João Lucas Almeida Paixão, da Escola Álvaro Vasconcelos da Rocha, em Alto de Coutos, também sagrou-se vencedor. Eles foram premiados em três categorias: de 6 a 8 anos, de 9 a 10 anos e de 11 a 13 anos. A entrega da premiação acontece no dia 21 de novembro, nas instituições de ensino onde os alunos estudam.

Participação - A diretora da Escola 25 de Julho, Priscila Farias, disse que costuma fomentar a participação dos alunos em concursos de empresas e órgãos parceiros da Prefeitura. "A gente sabe que eles gostam de desenhar e pintar, então sempre chamamos para participar. Eles fazem o que gostam e divulgando então, eles adoram". Segundo Priscila, todo o trabalho é feito com orientação da coordenação pedagógica e da gestão educacional. "Sempre procuramos incentivar as crianças, independente da premiação, mas pelo reconhecimento da arte deles".

Ao todo, foram 91 inscritos de 14 escolas em 12 municípios.  Os estudantes classificados em primeiro lugar, assim como os professores orientadores, receberão como prêmio um tablet, um livro, um troféu e certificado on-line. A escola também será premiada com um troféu e certificado on-line. Os demais classificados receberão Medalhas de Menção Honrosa e certificado on-line.

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Evento em parceria com a Smed prossegue até quinta-feira (27) com atividades diversas e feira de saúde para população na Boca do Rio

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed), realiza esta semana as ações do projeto Caravana do Esporte e das Artes, que engloba uma série de atividades esportivas e artísticas, que envolvem dança, música, teatro, cinema, vôlei, basquete, lutas, entre outras atividades lúdicas durante quatro dias em Salvador. Ao todo, mais de 3 mil crianças e 300 professores da rede municipal de ensino vão participar do projeto, iniciado na segunda-feira (24) e que acontece até a quinta-feira (27), em uma arena montada no Campo da Feirinha, na Boca do Rio, ao lado do Instituto Municipal de Educação José Arapiraca (Imeja).

Na Boca do Rio, as atividades tiveram início às 8h desta terça-feira (25) e englobam desde shows com Mariene de Castro, Clécia Queiroz e Luciana Oliveira, a presença de atores do Disney Channel e de ídolos do esporte a exemplo do presidente do Clube Ypiranga e ex-goleiro Emerson Ferretti, além da dupla de boxeadores baianos Robson Conceição e Robenilson de Jesus. Além de brincar com as crianças durante o dia, os convidados participarão do sarau acústico, gratuito e aberto à comunidade, marcado para às 18h na tenda dos projetos.

Na quarta-feira (26), a partir das 14h, representantes do Instituto Mpumalanga, que coordena a Caravana das Artes, gestores públicos, artistas e especialistas em arte e educação estarão na roda de debates Arte na Escola, sobre o papel das linguagens artísticas no processo ensino-aprendizagem. A professora Beth Rangel, da Universidade Federal da Bahia, apresentará as ações do projeto Arte no Currículo, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação de Salvador (Smed) em parceria com a Escola de Dança da Ufba.

Alunos trazidos pelas escolas municipais da região e crianças da comunidade vão participar das atividades oferecidas em cada estação, ministradas por professores dos institutos Esporte & Educação e Mpumalanga. O evento contará também com o Cinema Disney Caravana, com a presença de Mickey e Pateta, com duas sessões de cinema gratuitas a partir das 19h30 na quarta-feira (26) e quinta-feira (27), com 200 lugares disponíveis por ordem de chegada.

O encerramento, com diplomação de professores e jovens, será na quinta-feira (27), às 17h30, na Tenda Show da Caravana, na Boca do Rio. O projeto também ofertará atendimento em saúde preventiva para a comunidade da Boca do Rio, com tendas para medição de indicadores de peso e IMC e dicas de nutrição. Em 11 anos, as Caravanas atenderam direta e indiretamente 2, 8 milhões de crianças e adolescentes em 120 municípios de 22 estados brasileiros, e capacitaram cerca de 50 mil professores.

Abertura - A abertura oficial foi realizada no espaço do Teatro Experimental da Escola de Dança da Ufba, em Ondina. A secretária da Smed, Joelice Braga, afirmou que a chegada da caravana para a rede municipal contribui para incentivar o esporte e trabalho com as artes nas escolas. "Temos várias ações e a caravana reforça a importância de, junto à comunidade, professores, alunos e pais de alunos, mostrar para os parceiros que atuam em todo o Brasil que temos a perspectiva de, ao final, trabalhar com os fundamentos da caravana".

A diretora geral do projeto, Adriana Saldanha, afirmou que o estado da Bahia é um dos locais mais comtemplados pelo projeto desde 2005, com 20 municípios atendidos. A capital baiana recebe a iniciativa pela segunda vez, sendo que em 2008 foi realizada uma primeira edição no Subúrbio Ferroviário. "A gente convida Salvador e professores a seguir conosco no movimento, por uma escola melhor com esporte e arte como caminhos para isso", diz Adriana.

 

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Debate promovido pela Smed e SMS teve como intuito esclarecer sobre o tema e encontrar medidas eficazes para inclusão de crianças vítimas do zika vírus

Os professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas da rede municipal de Salvador, assim como nos Centros de Atendimento Educacional Especializado (Caee), participaram nesta sexta-feira (21) do debate “Microcefalia e Educação: novos desafios”. O evento foi realizado na Faculdade Dois de Julho, no Garcia, pela Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A atividade reuniu educadores para debaterem medidas eficazes capazes de otimizar a inclusão escolar de alunos portadores de microcefalia e de outras doenças provocadas pelo zika vírus. A palestra foi ministrada pela técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Salvador, Sheila Correia de Araújo.

“Hoje não falamos apenas de microcefalia, mas da síndrome congênita pelo zika. Antigamente achava-se que o problema era o bebê nascer com microcefalia. Porém, houve muitos casos em que a mãe teve exantema (aparecimento de erupções cutâneas vermelhas) antes do parto, e os bebês que nasceram aparentemente bem começaram a sofrer enfermidades como hidrocefalia, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, alteração visual ou auditiva e crises convulsivas. Isso depois de três, cinco meses do nascimento”, disse Sheila.

Segundo a especialista, a inclusão dessas crianças com necessidades especiais na escola só será possível se as áreas de saúde e educação estiverem juntas para encontrar os meios adequados para promover mais acessibilidade. Uma das saídas, destacou Sheila, é o uso de recursos de tecnologia assistiva. “Quando a gente fala de tecnologia, logo se pensa em coisas caras, complexas. Mas objetos de baixo custo, com uma bengala, por exemplo, que ajuda a superar uma carência é uma tecnologia assistiva”, explicou.

Na programação do encontro, a administradora Maria Joana Damásio, mãe de uma menina microcéfala de nove meses, falou sobre os desafios que as famílias enfrentam na busca pela melhoria no desenvolvimento e qualidade de vidas destas crianças.

A palestra “Microcefalia e Educação: novos desafios” contou com a presença de quase 100 professores que atuam em escolas municipais, espalhadas em diversos bairros da capital baiana. Maria José da Silva leciona para 31 alunos do AEE na Escola Municipal Centro Social Mangueira, em Massaranduba. Ela elogiou a iniciativa de reunir profissionais da educação para entender o tema do ponto de vista médico. “A gente precisa desse apoio da área médica para compreender as dificuldades que essas crianças têm e, assim, começarmos a preparar um material específico para o ensino”, contou.

Já a professora Margarete Salvatore França, da Escola Municipal Educador Paulo Freire, no Arraial do Retiro, disse que, apesar das dificuldades que se tem hoje para atender às crianças que possuem algum tipo de deficiência, o ensino nas escolas está caminhando para uma grande melhora. “Há um trabalho em conjunto com professores e diretores diretamente com esses alunos, com a finalidade deles superarem suas dificuldades”.

 

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Programa Defesa Civil nas Escolas é realizado nas unidades de ensino e visa multiplicar trabalho de proteção civil dos cidadãos

As orientações sobre proteção civil também estão presentes nas escolas de Salvador. O Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE) está gerando bons frutos e multiplicando o trabalho preventivo feito pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). A partir da capacitação dos gestores e professores pelos técnicos do órgão, a educadora física da Escola Municipal Geraldo Bispo, em Plataforma, Naiane Quadros, produziu com os alunos um jogo de tabuleiro onde vivenciam os problemas gerados com situações como o descarte inadequado do lixo.

A professora conta que, após a capacitação, a iniciativa surgiu quando ela e os alunos fizeram uma visita nas ruas do bairro para verificar pontos que poderiam causar alagamentos de área ou deslizamentos de terra. “Trazemos para o jogo situações vivenciadas no dia a dia das crianças. Eles percebem que pequenas atividades do cotidiano podem evitar os problemas. O objetivo é trabalhar com as brincadeiras, estimulando-os tanto a melhorar os ambientes em que vivem quanto levar isso para familiares e amigos”, explica Naiane.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Maria Auxiliadora Garrido Santos, o sucesso da atividade se deu por conta do comprometimento do corpo docente. “Quando o educador acredita, a coisa acontece. A Codesal nos contagiou positivamente com o projeto. Já incorporamos isso no dia-a-dia e em todas as nossas atividades trazendo para a realidade de todos. O bom é que saímos dos muros da escola”, conclui.

O Programa Defesa Civil nas Escolas está sendo realizado nas escolas da rede municipal, mas também está aberto a escolas das redes estadual e privada. As instituições interessadas na iniciativa devem fazer solicitação por meio de ofício à Codesal.

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