0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura, por meio da Fundação Cidade Mãe (FCM), doou 187 óculos de grau, nesta quinta-feira (3), a jovens carentes com idades entre 14 e 22 anos. Os equipamentos foram entregues pelo prefeito ACM Neto em solenidade realizada na sede da FCM. A iniciativa faz parte do projeto Olhar Solidário, que entra no terceiro ano com mais de 2 mil exames realizados, tendo beneficiado cerca de 400 jovens com novos óculos. Só neste ano, foram realizados quase mil exames oftalmológicos.

O projeto visa facilitar o aprendizado e o desenvolvimento socioeducacional desses jovens, por meio da correção dos problemas encontrados. A ação tem como parceiros a ONG Parque Social, o Instituto de Olhos Freitas, a fábrica de lentes Varilux e a unidade das Óticas Carol localizada no Mundo Plaza, onde os contemplados puderam escolher os modelos de armações.

Durante a solenidade, o prefeito lembrou que os óculos são adequados às necessidades de cada contemplado, e falou do cuidado da gestão municipal com o desenvolvimento dos jovens e adolescentes. “Esse projeto traduz a atenção que temos com esses jovens. Quero que saibam que todo esse investimento que a Prefeitura faz é para melhorar a condição de vida de vocês. Esse é um investimento no futuro da cidade, na consolidação de uma sociedade melhor. Por isso trago essa mensagem de esperança, esperando tocar no coração de cada um de vocês”.

ACM Neto lembrou, ainda, a importância dos cuidados com a visão para que o jovem cresça com plenas condições de ter uma vida acadêmica ativa. “Eu sei o quanto é libertador quando um jovem tem suas necessidades básicas atendidas. Os óculos entregues aqui buscam atender a cada necessidade e, sobretudo, garantir condições desses jovens desenvolverem suas atividades escolares e profissionais, como já ocorre com quem já integra os quadros da Prefeitura, como menores aprendizes do Parque Social. Ter uma boa visão é essencial para realizarmos nossas tarefas do dia a dia, por isso não devemos deixar passar despercebida uma ação como esta, algo que nem todos os jovens de nossa cidade têm condição de adquirir por conta própria. Ou, mesmo quando conseguem fazer o exame necessário, não possuem o dinheiro suficiente para comprar lentes e armação. Nossa meta é reforçar ainda mais, nos próximos quatro anos, esse investimento no social", continua.

Segundo Risalva Telles, titular da FCM, ações desse tipo buscam inserir na vida dos jovens qualidades como respeito, cuidado, beleza, cidadania e bom senso, além de ser um incentivo para a autoestima. “Contamos com apoio de diversos parceiros e buscamos incentivar a escrita, leitura e a arte e, assim, inserir a cidadania na vida deles. Com isso podemos abrir cada vez mais nossas propostas para a sociedade, que só tem a ganhar com essas ações. E essa forma de trabalhar, sempre buscando novas parcerias, é que impulsiona o nosso trabalho".

Nova realidade - Primeira contemplada desta edição do Olhar Solidário, a estudante Bruna Gomes, de 17 anos, diz ter enfrentado diversos problemas de atraso no aprendizado por conta dos problemas de visão não diagnosticados, e que o projeto foi de grande ajuda para incentivar seu gosto pela leitura e facilitar sua vida acadêmica e profissional, já que atualmente ela integra os quadros da Secretaria de Mobilidade (Semob), como menor aprendiz, direcionada pelo Parque Social. “Realmente eu não conseguia enxergar muito bem, e sentia muito cansaço antes dos óculos. Agora, terei mais facilidade para estudar e trabalhar”, explica a estudante.

A diretora-presidente o Parque Social, Rosário Magalhães, destaca que a iniciativa envolve diversos parceiros e tem por objetivo somar esforços para garantir o bem-estar social. "Cerca de 300 jovens oriundos do Parque Social já foram submetidos aos exames, sendo que 45 passaram pela triagem e estão sendo contemplados hoje com um par de óculos. Esta ação é de extrema importância no processo de aprendizagem destes jovens, visto que além de promover uma melhoria na saúde, faz com que o desenvolvimento deles seja ainda maior. Assim podemos levar melhor qualidade de vida e igualdade social para eles".

O processo - De acordo com a oftalmologista Mônica Freitas, representante do Instituto de Olhos Freitas, que é responsável pela realização dos exames, a triagem dos jovens teve início em agosto, com 800 jovens, para que fossem identificados aqueles que possuíam algum tipo de problema ocular que pudesse limitar seu desenvolvimento educacional. “A intenção é habilitá-los para a vida educacional e também para o mercado de trabalho, e um problema de visão pode ser determinante nesse processo. Após a identificação, com o auxílio de modernos equipamentos, 200 deles foram submetidos a consultas oftalmológicas, para que fossem identificados quaisquer problemas limitadores do aprendizado”, explica.

Neste processo foram diagnosticadas pessoas com miopia entre 10, 12 e 15 graus, o que, de acordo com a especialista, limita bastante a visão e compromete o desenvolvimento sociocultural destes jovens. A solenidade contou ainda com as presenças da secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Ana Paula Matos, a secretária de Educação, Joelice Braga, e o 1º vice-presidente da Federação das Indústrias da Bahia, Carlos Gantois, além de colaboradores, alunos dos cursos da FCC e diversas autoridades municipais.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...