Cerca de 50 profissionais e estagiários de Educação Física participaram, nesta terça-feira (13), de uma capacitação promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). A ação, ministrada pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Antônio Bahia, teve como intuito qualificar os profissionais da Semps para que os mesmos possam oferecer processos recreativos a população soteropolitana de forma mais didática, durante o projeto Ruas de Lazer.

A capacitação foi realizada no Clube Campomar, em Jaguaribe, oferecendo atividades como handebol, baleado, vôlei e dinâmica em grupo. Na ocasião, foi demonstrado de que maneira o esporte pode ser utilizado para promover educação às pessoas..

De acordo o diretor de Esporte e Lazer para o Social da Semps, Edmilson Machado, a pasta prosseguirá na promoção dessas capacitações para que os profissionais possam estar sempre atualizados e transmitir o melhor para população. “É importante levar o esporte de forma atualizada principalmente para os jovens com quem trabalhamos. Acreditamos que essas modalidades cumprem uma importante função de inclusão social”, completou.

Para o professor Antônio Bahia, essas atividades lúdicas poderão ser aplicadas nos projetos sociais da prefeitura, fazendo a inclusão de jovens e crianças na sociedade, além de ter um caráter de formação de personalidade. “Ao trazer a comunidade para realizar essas práticas, que serão aplicadas por esses profissionais que aqui estão, estaremos também atuando no combate à violência”, afirmou, ao destacar que o esporte promove os valores social e humano.

Para o ano de 2017, o diretor Edmilson Machado informou que as capacitações passarão a ser ministradas também para membros de comunidades. O objetivo é fazer com que as atividades sejam constantes nos bairros, suprindo assim a ausência dos professores.