Educação

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A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou, nesta quarta-feira (18), mais um grupo de discussão de alinhamento de conteúdo dos cadernos educacionais, do programa Nossa Rede, utilizados em sala de aula. Durante todo o dia, professores, coordenadores pedagógicos e diretores se reuniram na sede da Gerência Regional de Educação (GRE) Liberdade/Cidade Baixa para discutir o material utilizado no caderno a ser trabalhado no quarto bimestre em sala de aula.

Pela manhã, professores da região da Liberdade participaram do encontro. Já pela tarde, foi a vez dos educadores das escolas municipais da Cidade Baixa. Os profissionais discutiram o material dos cadernos de matemática e língua portuguesa do quarto bimestre, analisando as sequências didáticas utilizadas para melhorar a aprendizagem dos alunos.

A coordenadora regional da GRE Liberdade/Cidade Baixa, Juçara Rosa, afirmou hoje (18) que os encontros mensais são essenciais para facilitar o trabalho de entendimento e conhecimento do professor com relação ao material produzido. “As formações contribuem significativamente, a troca de experiências, o conhecimento que cada um traz da sua prática, é fundamental”, disse a gestora. Os conteúdos utilizados são condizentes com a cultura de cada região, especialmente a cultura de Salvador e da Bahia, a exemplo de lendas indígenas, história dos bairros como a Liberdade e da Feira de São Joaquim.

Construção coletiva - A professora Maria de Fátima Pereira Nery leciona para o Ensino Fundamental 1 nas escolas municipais Santa Bárbara e Hilberto Silva, na Cidade Baixa. Para ela, a importância dos encontros é possibilitar que os professores participem da construção do material por conhecer a realidade da sala de aula. “As crianças têm apresentado prazer em trabalhar com o material, elogiando e dizendo que são fáceis de aprender. Nós percebemos que o material ajuda a ter um conteúdo mais significativo, trabalhando de forma sistematizada e sequenciada, o que já trabalhávamos”, disse a educadora.

O encontro teve a participação das coordenadoras de área pedagógica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), Priscila Monteiro e Renata Siqueira, e de Marlene Bodnachuk, responsável pelo apoio técnico do órgão. Segundo Bodnachuk, o Projeto Nossa Rede – Fundamental I é importante pela proposta de construção coletiva, para que tenha a cara de Salvador ao chegar às salas de aula.

“Nosso projeto conta ainda com um analista cultural, que analisa e pesquisa o material, para representar Salvador da melhor forma nos cadernos. As contribuições de todos são acatadas, e há um sentimento de pertencimento por parte das crianças, que se veem no material, pois muitas ilustrações deles são usadas. Eles sabem e adoram”, concluiu.

Diretrizes curriculares - O Projeto Nossa Rede – Fundamental I foi lançado no dia 15 de outubro de 2015, Dia do Professor, com o objetivo de elaborar as diretrizes curriculares do Ensino Fundamental I, revisar os marcos de aprendizagem da rede municipal de Educação de Salvador, além de promover a formação continuada e a construção colaborativa de cadernos pedagógicos de Língua Portuguesa e de Matemática. A ação é uma parceria entre o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) e a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e faz parte do Programa Combinado, que prevê 112 ações de melhoria da qualidade da educação pública municipal.

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Prefeito ACM Neto afirma que 11 unidades de educação infantil devem ser inauguradas até o fim deste mês

Até o fim deste ano, moradores dos bairros de Piatã e Bairro da Paz vão poder colocar os filhos de 0 a 5 anos em uma instituição escolar municipal. A ordem de serviço para construção imediata das 17ª e 18ª creches e pré-escolas Primeiro Passo nas localidades foi assinada pelo prefeito ACM Neto nesta terça-feira (17), ao lado do secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, autoridades e população. As unidades estão sendo erguidas na Rua Desembargador João Azevedo Cavalcante, no Jardim Plakaford, e na Rua Rafael Pastore Neto, no Bairro da Paz.

De acordo com o prefeito ACM Neto, devem ser entregues até o fim deste mês de maio as 11 primeiras creches Primeiro Passo. Até o fim de junho, devem ser inauguradas no total 27 novas unidades educacionais em Salvador. “Sabemos do drama das mães pobres desta cidade, que não têm onde deixar os filhos pequenos para trabalhar. É nesse período que elas necessitam de maior assistência. Por isso foi tomada a decisão de dobrar o número de vagas na pré-escola, saltando de 20 mil para 40 mil, em apenas dois anos”, salientou, o que foi confirmado pelas moradoras presentes no evento.

A construção das creches e pré-escolas Primeiro Passo integra o Programa Combinado, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na Educação Infantil até o final de 2016. Com a ampliação, o segmento contará com um total de 40.379 vagas. O investimento de R$100 milhões é o maior já feito pela Prefeitura na Educação Infantil em toda a história da capital baiana.

As novas unidades terão capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos cada. As estruturas, padrão em todas as 31 a serem implantadas em diversos pontos da cidade, têm 783m² de área construída e são compostas por 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens. Todas as unidades do Primeiro Passo são fruto de parceria entre a Prefeitura e os shoppings da capital baiana.

 Demandas – Na ocasião, o prefeito ACM também aproveitou para ouvir as demandas da comunidade. Três delas já serão atendidas pela administração municipal: a recuperação da Rua Deputado Paulo Jackson, a intervenção na Ladeira Encontro das Árvores e a requalificação da Rua Baixa do Tubo, no Alto do Coqueirinho, todas elas localizadas no entorno das creches e com o intuito de melhorar o acesso às localidades.  

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A Secretaria Municipal da Educação (Smed) se solidariza com familiares e amigos pela perda trágica da professora Sandra Denise Costa Alfonso, 40 anos, que atuava como vice-diretora e professora na Escola Municipal Esperança de Viver, em Castelo Branco. Profissional atuante e comprometida, Sandra era muito querida pelos alunos e colegas de trabalho e o assassinato dela consternou a todos.

A Smed está prestando toda assistência necessária com auxílio de psicólogos e assistentes sociais aos familiares da vítima, bem como alunos e funcionários da escola. Sandra ingressou na rede municipal em 2007 e desde 2010 atuava na Escola Municipal Esperança de Viver. Sua conduta como servidora foi sempre exemplar. O dia é de luto na Educação municipal e as aulas na unidade escolar onde ocorreu o crime estão suspensas por tempo ainda indeterminado.

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Ação tem apoio da Sedes e do Comitê para a Democratização da Informática

Começaram hoje (19) as oficinas de programação virtual, como parte da campanha #MeninasPodemProgramar, realizada pelo Comitê para a Democratização da Informática Seção Bahia (CDIBahia), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes) e com a Microsoft. A ação tem como objetivo estimular meninas e jovens mulheres, de 13 a 29 anos, a entrar para o mundo da tecnologia e aprender a desenvolver soluções usando ferramentas de código.

 Para se inscrever, basta se dirigir ao Colégio Central da Bahia, ao Instituto Federal da Bahia (Ifba) ou ainda à Colônia de Pescadores de Paripe (responsável por encaminhar as participantes ao Centro Comunitário do bairro), mesmos locais onde serão realizadas as aulas.

 Cada oficina terá duração máxima de 2 horas, através de uma plataforma digital, com atividades desenvolvidas a partir de Games (“Frozen” e Minecraft”). Ao final da campanha, a instituição que formar o maior número de participantes será premiada com uma oficina presencial de desafios de lógica, desenvolvida pelo CDI, e as jovens participantes que tiverem melhor aproveitamento receberão diversos brindes.

A campanha #MeninasPodemProgramar envolve 15 ONGs de todo o Brasil, e é realizada nas mídias sociais e também presencialmente. O CDI vai promover workshops com 33 instituições parceiras em Salvador, no Rio e em São Paulo. Mais informações através do telefone 3473-3333 ou no site: www.cdi.org.br.

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Ordem de serviço para início imediato da obra no Abaeté foi assinada pelo prefeito ACM Neto nesta terça-feira (19)

Mais uma unidade da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo, desta vez na localidade do Abaeté, em Itapuã, está sendo construída a partir desta terça-feira (19) pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Ao som dos tambores do grupo Malê Debalê, a ordem de serviço para início imediato das obras da 15ª unidade de educação infantil municipal foi assinada pelo prefeito ACM Neto e pelo titular da Smed, Guilherme Bellintani, em cerimônia realizada no próprio local onde será instalada a estrutura, na Ladeira do Mirante, no Abaeté. Também estiveram presentes na ocasião a vice-prefeita Célia Sacramento, autoridades e moradores.

O prefeito destacou os avanços promovidos pela administração municipal desde 2013 na área da educação, principalmente na região de Itapuã, a exemplo da inauguração da escola de alto padrão Padre Manuel Correia de Souza, em Mussurunga; a construção de outra creche e pré-escola na comunidade Yolanda Pires, em São Cristóvão; e o programa Primeiro Passo, que tem beneficiado milhares de crianças e famílias na cidade. “O verdadeiro teste de uma gestão acontece em momentos de dificuldade, quando as pessoas estão mais pobres e a demanda por serviços públicos aumenta. Mesmo com a crise, temos demonstrado que a educação é prioridade número um desta gestão”, reforçou ACM Neto.

O secretário Guilherme Bellintani salientou que a Creche e Pré-Escola Primeiro Passo em Itapuã possui um caráter especial. “Conseguimos encontrar vários terrenos no bairro para a instalação da unidade, mas foi decidido pela instalação em um local bem em frente à Escola Municipal Malê Debalê, que possui uma parceria forte com a Prefeitura e possui um trabalho social muito importante para a comunidade. Esta é uma unidade de ensino que já nasce com a história e a cultura do Malê Debalê”, salientou ao fazer referência ao bloco e entidade cultural afro, criado em 1979.

Vagas em dobro - A construção das 31 Creches e Pré-Escolas Primeiro Passo integra o Programa Combinado, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na Educação Infantil até o final de 2016. Com a ampliação, o segmento de educação infantil contará com mais 40 mil vagas. O investimento de R$ 100 milhões é o maior já feito pela Prefeitura no setor em toda a história da capital baiana.

As novas creches e pré-escolas terão capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos cada. As estruturas, padrão em todas as 31 a serem implantadas em diversos pontos da cidade, têm 783m² de área construída e são compostas por 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens. As creches e pré-escolas Primeiro Passo fazem parte do Programa Combinado e são fruto de uma parceria entre a Prefeitura e os shoppings da capital baiana.

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Projeto da Transalvador é voltado para crianças de 4 a 14 anos e visa formar cidadãos mais conscientes quanto ao trânsito da cidade

O projeto Crianças Condutoras do Futuro, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), prossegue com as ações de conscientização de alunos de 4 a 14 anos das escolas públicas e privadas da cidade. A iniciativa é levada para a sala de aula pelos agentes da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) do órgão e pretende formar cidadãos mais conscientes e promover uma mudança de hábito no trânsito, tornando-o mais harmonioso e organizado.

Esta semana, duas escolas no bairro de Valéria receberam a ação. Além da Municipal Milton Santos, os alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Batista de Valéria, localizada na Rua da Matriz, no bairro de Valéria, também tiveram acesso a orientações sobre leis e condutas no trânsito. A metodologia pedagógica utilizada é bastante lúdica e dialoga com o universo infantil. “Trabalhamos com desenhos infantis, jogos, dinâmicas com simulações de situações do trânsito, papel para colorir e deixamos um material impresso para exercícios”, explica o agente Gilson Santos.

Os professores avaliam a iniciativa de maneira muito positiva e colaborativa para o desenvolvimento das crianças. “Isso que eles estão aprendendo faz parte da realidade deles. Falar sobre isso é importante, principalmente por causa da região em que vivem. Todos moram próximos a BR-324, que é bastante movimentada principalmente por veículos pesados. É bom conscientizá-los desde pequenos”, diz Josiane Dantas, professora dos alunos do 1º ano.

 A edição 2016 do projeto teve início em março último e, até então, 13 escolas já receberam o projeto Crianças Condutoras do Futuro, atendendo a 731 estudantes. A Gedut também oferece palestras contextualizadas para instituições de ensino superior, além de atualização e reciclagem para empresas na área de segurança no trânsito. As instituições que desejarem receber quaisquer das iniciativas podem solicitar agendamento com a Gedut nos números (71) 3202-9063 ou 3202-9139

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Estrutura construída em alto padrão contou com investimento de R$4 milhões e atende a cerca de 700 alunos da Educação Infantil ao EJA

Trinta anos de existência e dois imóveis depois, a Escola Municipal do Alto da Cachoeirinha, no Cabula VI, chega à sua instalação definitiva que foi totalmente construída pela Prefeitura e entregue pelo prefeito ACM Neto e secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, nesta quarta-feira (13), na Rua Recanto da Cachoeirinha. Com investimento de pouco mais de R$ 4 milhões com recursos municipais, a unidade de ensino, que passa a ter também o nome de Nelson Maleiro, atende a mais de 700 alunos da Educação Infantil (Grupos III a V), Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação dá continuidade à programação de aniversário dos 467 anos de Salvador.

Ao lado ainda da vice-prefeita Célia Sacramento, demais autoridades e lideranças comunitárias, o prefeito salientou os investimentos realizados pela administração municipal na área da educação, por meio do Programa Combinado. “A educação em Salvador está passando por uma revolução, fruto do trabalho conjunto realizado por todos os colaboradores, principalmente os da Smed. Há três anos, a rede de ensino estava completamente abandonada e o primeiro passo foi recuperar essa rede. Hoje, já são mais de 120 escolas reformadas, muitas elas construídas ou recuperadas em alto padrão”, destacou.

As lembranças de todo o processo de transformação foram resgatadas pela coordenadora pedagógica da unidade de ensino Maria de Lourdes Rocha, de 40 anos. Ela foi aluna da escola desde a época em que funcionava no Centro Social Urbano de Narandiba. “Era uma escola muito pequena e a lembrança que eu tenho de lá é uma grade antiga que me separava da minha mãe. Fiz Pedagogia, me formei e fiz questão de trabalhar na unidade de ensino. As gestões que atuaram aqui colaboraram bastante para o desenvolvimento da escola. Hoje, estar nesse espaço que proporciona aos alunos um ambiente feliz é muito legal e gratificante”, salientou, ao contar também que o filho Jorge Miguel, de 3 anos, também estuda na Nelson Maleiro.

A estrutura física conta com 11 salas, elevador, piso tátil, banheiro para pessoas com deficiência, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e rampas de acesso, refeitório, sala de leitura, auditório, área de lazer coberta e descoberta. O corpo docente é composto por 27 professores, além de apoio técnico. “Considero nossa escola agora como um grande presente da Prefeitura para a comunidade. Afinal de contas, toda criança merece um lugar mais amplo e mais agradável para estudar, o que inclusive contribui para melhorar o processo de ensino e aprendizado. Acompanhamos desde a apresentação do projeto da escola até virmos agora esse sonho realizado”, salientou a diretora Daniele Palma.

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Municipal Manoel Florêncio foi entregue pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (6)

Com a presença de alunos, professores, funcionários, pais e autoridades, a Prefeitura entregou mais uma unidade de ensino completamente recuperada nesta quarta-feira (6). A Escola Municipal Manoel Florêncio, localizada no Largo do Tanque, região da Liberdade, foi reinaugurada dentro das comemorações pelo aniversário de 467 anos de Salvador pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani. O investimento foi de R$303 mil.

A diretora Tatiane Fiúza agradeceu à Prefeitura pelas melhorias na estrutura e na parte pedagógica da unidade, que possui mais de 80 anos de existência e que é um dos principais símbolos da comunidade. “A reforma possibilitou não apenas melhorias na infraestrutura, mas também mobiliário novo, salas melhores, até mesmo área de jardinagem. O impacto de uma ação como essa é bastante positivo para o ensino-aprendizagem, pois os alunos têm mais prazer de frequentar a escola”.

O prefeito ACM Neto lembrou que a crise econômica e política que assola o Brasil passa principalmente pela área educacional. “Para diminuir a pobreza e a desigualdade social no país, pois quem paga o preço são os mais pobres, o único caminho é o da educação. E em Salvador a educação está sendo colocada como prioridade nos investimentos municipais”.

 Estrutura - A escola atende a 163 alunos da dos grupos IV e V da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental I. Completamente reformada, a unidade possui biblioteca, sala de informática, depósito de merenda, cozinha, refeitório, banheiro para pessoas com necessidades especiais e quadra de esportes.

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Com investimento de R$4,4 milhões pela Prefeitura, unidade de ensino abriga 950 alunos e atende a uma antiga reivindicação dos moradores de Sussuarana

Uma das maiores unidades de ensino construídas pela Prefeitura desde 2013, a Escola Municipal Eraldo Tinoco foi entregue nesta quarta-feira (23) em meio ao clima de forte emoção, lembranças e realização de uma antiga reivindicação dos moradores de Sussuarana e adjacências, além de fazer referência a um dos maiores nomes na área política e de educação na Bahia. A inauguração contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, da família do homenageado, demais autoridades e comunidade escolar.

Com investimento na ordem de R$4,4 milhões, a unidade atende a 950 alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola foi construída seguindo padrões modernos de arquitetura e acessibilidade e possui 15 salas de aula, quadra poliesportiva, refeitório, sala de professores, sala da direção, sala de leitura, rampas de acesso e banheiro para pessoas com necessidades especiais.

No discurso, o prefeito ACM Neto ressaltou a gratidão a Eraldo Tinoco, com quem trabalhou aos 19 anos na Secretaria Estadual de Educação e que o influenciou na carreira política, ao lado do avô, assim como os investimentos realizados pela Prefeitura no setor. “O primeiro presente que ganhei foi o contato com a educação, onde pude perceber de perto como ela pode transformar e construir o futuro das pessoas. Não poderia haver melhor homenagem a Eraldo Tinoco, que tanto trabalhou nessa área, do que colocar o nome dele em uma escola nova, tão aguardada pelos moradores de Sussuarana e cuja infraestrutura simboliza um novo momento no setor em Salvador”.

Ao lado da mãe Clélia Tinoco, da irmã Rita, do primo e vereador Cláudio Tinoco e da amiga da família, Alzeni Ludovice, o filho Eraldo relatou a profunda emoção e alegria da família pela homenagem. “Na década de 1950 existia uma comunidade chamada Roça do Ouro, que recebia visitas de um conjunto de jovens cristãos, dentre eles meu pai. Desde então, ele dedicou a vida, dando o melhor de si para a população através da Educação”, salientou.

A diretora da unidade, Joana Motta, agradeceu pela iniciativa da Prefeitura em oferecer uma estrutura escolar de qualidade. “O nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) hoje é de 4,5 e, com essa nova escola, continuaremos fazendo um trabalho maravilhoso para melhorar ainda mais esse dado.”

Material escolar – Além da inauguração da Escola Municipal Eraldo Tinoco, o prefeito ACM Neto e o secretário Guilherme Bellintani deram prosseguimento à distribuição do novo kit escolar aos alunos. Os estudantes do grupo V ainda fizeram uma apresentação de coral para os presentes. Em seguida, foi feita visita às instalações da unidade escolar.

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