Educação

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A Prefeitura inaugurou nesta segunda-feira (13) a Creche e Pré-escola Primeiro Passo de Sussuarana (Avenida Ulisses Guimarães, s/n – próximo à Churrascaria Bode na Brasa). A entrega da unidade de ensino contou com a presença do prefeito ACM Neto e da secretária municipal da Educação, Joelice Braga, entre outras autoridades.

As novas creches e pré-escolas tem capacidade para atender 405 alunos de 0 a 5 anos cada. As estruturas, padrão em todas as 39 que estão sendo implantadas em diversos pontos da cidade, têm 783m² de área construída e são compostas por 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens. As obras de outras 15 unidades já estão em andamento. Seis delas estão em fase de conclusão.

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito relembrou que quando foi ao bairro assinar a ordem de serviço para a construção da unidade muita gente duvidou que a Prefeitura fosse capaz de erguer em tão pouco tempo uma escola tão bonita e destacou que a entrega do espaço é a resposta às pessoas que tiveram dúvidas sobre o trabalho realizado pelo município. “Apesar da crise ter afetado a Prefeitura, a gestão não tem poupado esforços para a educação, que não pode ser prioridade apenas no discurso. Essa unidade mostra o dever cumprido com o passado, mas, sobretudo, é um dever cumprido com o futuro dessas crianças”, completou ACM Neto.

Outro detalhe observado pelo prefeito é que, apesar dos outros quatro espaços já entregues pela Prefeitura possuírem a mesma estrutura física, cada um deles dispõe de uma peculiaridade. O entregue hoje chama mais atenção por ter sido construído em uma área que anteriormente era totalmente vazia.

Programa – As novas Creches e Pré-Escolas Primeiro Passo integram o programa Combinado, que tem como uma das ações dobrar o número de vagas na Educação Infantil até o final de 2016. Com a ampliação, o segmento contará com um total de 40.379 vagas, sendo 25% delas na região do Subúrbio Ferroviário. O investimento de R$100 milhões é o maior já feito pela Prefeitura na Educação Infantil em toda a história da capital baiana. Todas as unidades do Primeiro Passo são fruto da parceria entre a Prefeitura e os shoppings da capital baiana.

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Ainda faltam 63 dias para os Jogos Olímpicos 2016, mas os alunos da Escola Municipal Jardim Santo Inácio, no bairro de mesmo nome, já estão em clima de competição. A escola é a única da Bahia a participar do Desafio Escolar Transforma 2016. O Desafio da “Trégua Olímpica – Eu Construo a Paz”, é um concurso cultural, exclusivo para escolas de Ensino Fundamental e ou Médio de todo o Brasil. Para ajudar a escola de Salvador a vencer basta acessar o link http://goo.gl/m27WeJ e votar utilizando o Facebook. Cada conta no Facebook pode votar uma vez por dia.

Os participantes foram desafiados a criar uma bandeira e uma mensagem de paz para realizar um “bandeiraço” virtual. A escola que conseguir o maior número de pessoas levantando a sua bandeira, ou seja, participando do bandeiraço virtual, será a grande vencedora. A votação pode ser realizada até o dia 26 de junho.

As 10 (dez) escolas com o maior número de participantes no “bandeiraço” e que tenham realizado o envio da bandeira corretamente receberão uma réplica da Tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a ser entregue até o final do mês de julho de 2016. O professor orientador e os alunos da equipe com o maior número de votos do Brasil receberão um kit de brindes com a marca Rio2016.

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Durante Gabinete em Ação, ACM Neto inicia construção de creche e entrega praça reformada

Seguindo a programação de inaugurações previstas para a tarde de hoje (31) no Gabinete da Prefeitura em Ação, o prefeito ACM Neto entregou mais uma unidade de ensino: a Escola Municipal Teodoro Sampaio, situada no bairro de Santa Cruz. Além disso, deu ordem de serviço para construção imediata do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Rua Gilberto Maltez, no Nordeste de Amaralina.

A entrega da escola Teodoro Sampaio, que atende a 1.159 alunos do Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi orçada em R$ 896 mil. A unidade dispõe de 21 salas de aula, sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE), laboratório de informática, refeitório, quadra esportiva e sanitário para pessoas com necessidades especiais. Na ocasião, a diretora da unidade, Maria de Lourdes Torres, fez um pedido ao prefeito para que seja realizada a cobertura da quadra esportiva da escola. Em atenção a solicitação da gestora, ACM Neto autorizou de imediato o processo de cobertura do espaço.

Já na solenidade de ordem de serviço do CMEI que vai funcionar no Nordeste de Amaralina, o prefeito anunciou que será realizada a contenção da Rua Senhor dos Passos, localizada na via superior ao centro educacional. “Na época em que viemos a localidade para resolver questões referentes à pavimentação e drenagem, eu anunciei que seria construído aqui uma creche. Hoje estou aqui mostrando que a promessa foi realizada”, ressaltou.

Também no bairro de Santa Cruz, o gestor assinou a ordem de serviço para a construção de um outro CMEI. Na comunidade do Boqueirão, situada no mesmo bairro, o prefeito recebeu o abraço de uma das beneficiadas pelo programa Morar Melhor. 

Também foi entregue hoje mais um equipamento de lazer: a Praça Almirante Coelho Neto, localizada nos Barris. O espaço foi completamente reformado pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) em quatro meses e teve investimento total de R$ 332 mil. A praça tem aproximadamente 2, 4 mil m² e conta com academia de saúde e de ginástica; parque e espaço infantil; área de convivência para idosos; setor reservado para apresentações culturais; quadra poliesportiva; pista de cooper; bicicletário; pergolado; mobiliário urbano; paisagismo; e estacionamento.

 

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Inauguração conta com presença do prefeito ACM Neto e muita festa dos alunos e comunidade escolar

Com muito amor, dedicação e festa, os moradores do Parque São Cristóvão comemoraram a entrega da primeira das 31 unidades da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo, construídas pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed). A cerimônia realizada nesta segunda-feira (30) contou com as presenças do prefeito ACM Neto, da vice-prefeita Célia Sacramento, do secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, demais gestores municipais, autoridades e comunidade escolar.

O prefeito assinalou que, apenas neste mês de junho, serão entregues outras 15 creches municipais, instaladas principalmente nos bairros onde havia maior deficiência de vagas na Educação Infantil. “Este é um esforço recorde e histórico realizado pela Prefeitura. Esta unidade, por exemplo, foi construída em poucos meses. A ideia é de que, até o fim deste ano, todas as crianças de 0 a 3 anos de Salvador estejam matriculadas em tempo integral”.

ACM Neto pontuou também que a universalização do ensino também será estendida para o Ensino Fundamental a partir do próximo ano com o Escolab – Escolas Laboratório, projeto que foi lançado na semana passada e que permitirá que estudantes tenham atividades no turno oposto às aulas.

O secretário Guilherme Bellintani, ressaltou que uma das prioridades da gestão foi intensificar a recuperação da rede física escolar e que, até o fim deste ano, 51% das unidades de ensino estarão construídas, reconstruídas ou reformadas, e que 60% do mobiliário terá sido completamente substituído, sendo que 100% dos móveis em toda a rede tem até 5 anos de uso. Outros avanços foram a construção do projeto pedagógico próprio Nossa Rede, redução do abandono escolar de 4,6 mil alunos em 2012 para 2,3 mil em 2016, redução da distorção idade-série de 40% em 2012 para 29% do total de alunos da rede e geração de mais 20 mil vagas na Educação Infantil com a implantação de um modelo mais viável e econômico em relação ao projeto apresentado pelo governo federal, que era de terreno com 3 mil m² e custo de mais de R$4 milhões por unidade. “É possível sim, com muita cautela, cuidado e velocidade, transformar a Educação em Salvador”, arrematou.

Estrutura e satisfação – A Creche e Pré-Escola Primeiro Passo em Parque São Cristóvão, assim como as outras a serem inauguradas na cidade, possui 783m² de área construída e é composta por 10 salas de aula, brinquedoteca e biblioteca, refeitório, área de lazer e acessibilidade, dentre outros itens. Uma estrutura que, para a geógrafa Samara Samir, é bem melhor se comparado à creche particular que o filho Thierry, de 4 anos, estuda hoje, no bairro de Cajazeiras. “Estou amando isso aqui. Trouxe meu filho hoje para conhecer e ele está bastante empolgado com a escola nova. Além de economizar dinheiro, é bom que ele vai estudar mais perto de casa”, afirmou.

 

Um dos trabalhadores da construção da creche, o mestre de obras Manoel Silva não perdeu tempo e já inscreveu os filhos de 3 e 5 anos para estudarem na instituição de ensino. As crianças estão em uma escola particular localizada no próprio Parque São Cristóvão. “Eles vindo estudar aqui, o orçamento vai ficar menos apertado”.

Participação da comunidade – A unidade de Educação Infantil já nasce com o apoio tanto da Escola Municipal João Paulo Fernandes da Cunha, no imóvel ao lado, quanto dos próprios moradores, no desenvolvimento das atividades. A diretora da creche, Verônica Amaro, foi professora da João Paulo Fernandes da Cunha. Também da escola, o agente de portaria Rafael Barbosa, de 31 anos, produziu o lindo mural da sala de entrada da creche utilizando apenas bucha lava-louças e tinta.

A pré-escola Primeiro Passo do bairro também contará com projeto pedagógico voltado para a valorização da identidade cultural da comunidade, desenvolvida pela escola vizinha e que tem sido considerada modelo na rede municipal de ensino. “A comunidade daqui também se envolve bastante com as unidades escolares. Aqui, por exemplo, houve um mutirão de mães e pais para agilizar a finalização da limpeza da creche, para que pudesse ser inaugurada hoje com capricho”, contou o secretário Bellintani.

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O projeto Malezinho comemorou nesta quarta-feira (25) o Dia da África em Salvador, na Escola Municipal Malê Debalê, pela manhã. A escola fica localizada no Parque Metropolitano Do Abaete em Itapuã. O projeto deste ano é uma parceria com o bloco Afro com o tema “O reino dos Rauçais, Malê canta Nigéria”. Houve uma transformação da história em texto, as produções passam pela pedagogia da escola junto à coordenação, para sucessivamente ser transformada em espetáculo que será apresentado ao público escolar.

“O projeto Malezinho é uma ação social do Malê Debalê. Existe desde os anos 1980 e trabalha com crianças e jovens. Ao invés dessas crianças e jovens estarem nas ruas, nas drogas, na violência e em demais coisas negativas, eles estão aqui dentro do Malê Debalê aprendendo sobre a história do bloco, da cultura Afro e do povo negro no Brasil. Ensinamos coisas uteis para a vida, para o ingresso na sociedade, para a construção do caráter e para que essas crianças e jovens se tornem cidadãos de bem através da cultura”, explicou a coordenadora Jane Sales.

Para a professora de teatro da escola, Edmea Nascimento, esse é o exemplo que eles têm a oferecer aos alunos enquanto afrodescendentes e por Itapuã trazer um legado histórico sociocultural. “Itapuã foi palco dos negros advindos da África. A história é muito viva, é presente aqui e nós a trazemos para dentro da escola, para que os alunos aprendam sobre a sua ancestralidade”, argumentou.

“Essa data é muito importante para nós. Trabalhamos o tema não só hoje, mas durante todo o ano letivo, porque nós usamos a pedagogia Griô. A cada ano há um tema diferente. Temos um trabalho com toda comunidade escolar por todo o ano e em 20 de novembro, para reverenciar o dia da Consciência Negra, acontece a culminância desse projeto, onde as turmas da escola apresentam o trabalho produzido durante o ano”, esclareceu a coordenadora da escola Talia Brito.

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Para garantir a segurança da comunidade escolar, as unidades municipais de ensino localizadas em Mata Escura – São Miguel, Maximiniano da Encarnação e Maria Constança – estão fechadas e as aulas desta quarta-feira (25) foram canceladas em função do clima de insegurança instalado na área. O evento “A Casa Vai à Escola”, em homenagem ao Dia da África, programado para esta quarta-feira pela Fundação Gregório de Mattos, seria realizado na Escola Municipal São Miguel, e tiveram que ser adiadas. Já a Escola Municipal Padre Confa, Rua Recanto Feliz, S/N - Costa Azul, suspendeu as aulas hoje no período vespertino também por conta da violência na região.

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Em visita ontem (25) à sede do Google, na Califórnia (EUA), o prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário da Educação, Guilherme Bellintani, conheceu detalhes dos programas que vão fazer parte do projeto de educação em tempo integral de Salvador. Diversas plataformas tecnológicas do Google vão ser utilizadas pela Escolab - Escolas Laboratório que serão inauguradas a partir do fim de junho.

A agenda prossegue nesta quinta-feira (26), quando estão previstas visitas ao Common Sense Media e o Institute for The Future, que também serão parceiros da Escolab. "Esta parceria com o Google demonstra que estamos buscando o que há de mais moderno em tecnologia no mundo para revolucionar a educação pública de Salvador", declarou ACM Neto.

Cerca de 1.800 alunos já deverão estar matriculados em dois Escolabs a partir de julho, um no Subúrbio e outro na Boca do Rio. O projeto envolve seis eixos pedagógicos, que são Jogos Matemáticos, Jogos de Linguagem, Conhecimento Global, Raciocínio Lógico, Experimentação Artística e Práticas Esportivas. A iniciativa é pioneira no Brasil em relação a políticas de educação em tempo integral.

 

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Ação tem como objetivo ampliar oferta na rede municipal de ensino com foco na utilização da tecnologia, experimentação e inovação

A implementação de uma educação em tempo integral eficiente consiste tanto em aumentar o tempo do aluno na escola, como também mais planejamento pedagógico para aproveitar com qualidade e de forma mais transversal este tempo. Nessa linha, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), lança mais um projeto inovador, o Escolab – Escola Laboratório, que tem como objetivo ampliar a oferta de educação integral na rede municipal com foco na utilização da tecnologia, experimentação e inovação. Os detalhes da ação, que também deve contar com a parceria do Google, foram anunciados pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário da Smed, Guilherme Bellintani, durante coletiva ocorrida nesta segunda-feira (23), no Sheraton Hotel da Bahia.

De acordo com o prefeito ACM Neto, a iniciativa celebra um dos compromissos firmados pela atual gestão de expandir o Ensino Fundamental na cidade. “Para isso tínhamos dois caminhos: a oferta de ensino em tempo integral e a estratégia de implantar centros de educação integral em Salvador para oferecermos o contraturno. Conseguimos avançar nas vagas de educação infantil, sendo que até o fim deste ano todas as crianças de 0 a 3 anos estarão matriculadas na rede municipal, e a próxima etapa será expandir esse intuito para crianças de 4 e 5 anos. Agora, vamos desenvolver esse projeto inovador e pioneiro, com o objetivo de dar velocidade às crianças do ensino fundamental”, pontuou.

O secretário Guilherme Bellintani explicou a parceria da Prefeitura com o Google na implantação do Escolab. “O Google possui várias plataformas como jogos matemáticos, de linguagem, raciocínio lógico e cultura global, todos cedidos pelo Google Edu através de contrato. Essas plataformas já são usadas em escolas de várias cidades do mundo, inclusive em San Francisco, onde vamos conhecer de perto essas experiências. Dos seis eixos de atuação do Escolab, quatro estão estruturados em plataformas do Google. Os outros dois, que são práticas esportivas e experimentações artísticas serão desenvolvidos pela própria Smed”.

Funcionamento - O Escolab, articulado a escolas regulares do entorno, compõe um Centro de Educação Integral com a finalidade de ampliar a oferta de educação integral, em jornada ampliada, com vivências pedagógicas em práticas esportivas, experimentação científica, experimentação artística, jogos de raciocínio lógico, jogos de linguagem e cultura global. As vivências vão proporcionar a interação com os diversos saberes e tendo como eixos da prática a experimentação, a ludicidade, a tecnologia da informação e comunicação e a colaboração entre os educandos e educadores.

Dois Escolabs passam a funcionar já no início do segundo semestre, com espaços adaptados e localizados na Escola Municipal Cid Passos, em Coutos, e no Instituto Municipal de Educação José Arapiraca, na Boca do Rio, com capacidade para atender a cerca de dois mil alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e investimento total de R$6 milhões anuais nas duas unidades. Um terceiro Escolab está em fase de construção no Subúrbio Ferroviário e outros cinco estão em fase de licitação para construção em outras regiões da cidade.

Nos espaços, os educandos vivenciarão atividades pedagógicas para consolidar os conhecimentos em todas as áreas, articulando saberes, experiências e fomentando o protagonismo de cada sujeito aprendente. Cada unidade contará, inclusive, com a Sala Boca de Brasa, projeto desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) com vistas à realização de oficinas artísticas e revelação de novos talentos. Os Escolabs, inclusive, estarão abertos aos finais de semana para a realização das atividades complementares.

O projeto prevê exercitar a inovação e o protagonismo docente e discente; articular o trabalho educativo com o território e com a identidade local; oferecer apoio social aos alunos e familiares e fomentar a convivência democrática. “Os alunos que estudam nas escolas do entorno vão para a escola central no outro turno. Dentro da Escolab, o aluno tem uma pedagogia completamente diferente do que ele tinha no seu turno de origem, mas totalmente integrada a essa”, destacou Guilherme Bellintani, secretário municipal da Educação.

O Escolab é uma proposta inovadora que fomenta o protagonismo juvenil, com foco especialmente na linguagem tecnológica e idealização do aprendiz como sujeito colaborador da produção de conhecimento junto aos colegas. O espaço educativo é pensado como um prolongamento do ambiente escolar, de maneira que apenas há sentido no fazer pedagógico do projeto quando existe ponderação sobre a aprendizagem do educando como um processo contínuo, iniciado em suas vivências na escola regular e potencializado no turno oposto.

Demais ambientes e recursos

 - Núcleo de Altas Habilidades e Superdotação: Alunos que forem identificados com potencialidades acima da média em todas as escolas da rede serão acompanhados por profissionais e encaminhados aos Escolab’s no contraturno quantas vezes forem necessárias.

- Núcleo de arte: Com projetos artísticos abertos à comunidade como dança, teatro, orquestra popular, bancas marciais e o Boca de Brasa.

- Museu da Criança (Subúrbio): Espaço dedicado a exposições com temáticas infantis e que estará aberto aos finais de semana

- Teatro Municipal da Criança e Biblioteca Municipal (Boca do Rio): Espaços dedicados às manifestações artísticas, estudos e pesquisa abertos também á comunidade.

- Espaço Maker: Local onde os estudantes aprenderão, com elementos físicos, desconstruir e construir coisas com tecnologia própria, como um abridor de garrafas, por exemplo.

- Projetos de aprendizagem: A vivência vai invadir a sala de aula com projetos que fazem parte do dia-a-dia dos alunos.

- Tablets e computadores: O trabalho pedagógico é apoiado por conteúdos produzidos especificamente para tablets e computadores.

- Impressora 3D: O aluno fará o digital virar realidade com impressoras 3D.

- Ônibus próprio: Para atividades externas.

- Almoço e lanche: Servido para todos os alunos do Escolab.

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Prefeitura chegará a 50% das unidades de ensino requalificadas em quatro anos, com investimento total de R$300 milhões

De uma rede física escolar que estava seriamente comprometida em 2013, a Prefeitura chega a 168 unidades de ensino reformadas, construídas ou reconstruídas em 2016. Mais 38 delas foram entregues pelo prefeito ACM Neto nesta quinta-feira (18), em cerimônia simbólica realizada durante a inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Tereza Helena Mata Pires, na Bela Vista do Lobato, com as presenças também da vice-prefeita Célia Sacramento, do secretário Guilherme Bellintani (Educação), demais gestores municipais, autoridades e comunidade escolar. Na ocasião, foram entregues as placas de inauguração a diretores e vice-diretores das unidades reinauguradas. No próximo dia 30, é a vez de 11 novos CMEIs serem entregues no mesmo dia.

A diretora do Tereza Helena Mata Pires, Cátia Maria Pina, agradeceu a toda a administração municipal pela reconstrução da unidade. “Esta é a realização de um anseio de toda a comunidade escolar, que buscava um espaço adequado e requalificado para as crianças. Antes, atendíamos apenas a 72 alunos e, agora, chegamos a 128 crianças de 1 a 5 anos, com uma estrutura que conta com seis salas, refeitório, sala dos professores, lactário, cozinha, sala multitarefas, lavanderias, rampas e sanitários adaptados para pessoas com deficiência, dentre outros ambientes. Hoje, os pais podem sair para trabalhar descansados, pois têm onde deixar os filhos, além da estrutura contribuir positivamente para o processo de ensino e aprendizado”, apontou.

O prefeito ACM Neto ressaltou que o volume de unidades escolares construídas ou reformadas em pouco mais de três anos é o maior investimento em educação já realizado no país, em comparação com outras cidades do mesmo porte. “Há três anos, o cenário da educação de Salvador era desanimador. Em apenas dois anos, já estamos dobrando o número de vagas para crianças e programas como o Combinado, o Agentes da Educação e o Acelera já começam a apresentar resultados positivos. Toda essa revolução que está sendo feita no setor terá impacto daqui a alguns anos e mostra que estamos investindo no bem mais precioso da sociedade, que são as crianças e adolescentes”, salientou.

O secretário Guilherme Bellintani pontuou que, até o fim deste ano, quase 50% da rede física escolar estará recuperada e que os programas educacionais municipais já resultam em aumento de 6% no índice de aprovação dos alunos, aproximando Salvador da média nacional. “A gestão estará sempre atenta às melhorias necessárias para avançar na educação”.

Números - O investimento em infraestrutura nas unidades entregues até o momento foi de cerca de R$ 180 milhões. Outras 50 unidades escolares estão sendo construídas ou reconstruídas, incluindo as novas creches e pré-escolas do Primeiro Passo, e o investimento é de R$ 128 milhões. Desta forma, a previsão é que em quatro anos a Prefeitura invista mais de R$ 300 milhões para recuperar a infraestrutura das escolas municipais.

O investimento na reestruturação da rede física municipal de ensino está previsto em duas ações do Programa Combinado. A primeira garante a construção, reconstrução e reforma das escolas e a segunda a duplicação do número de vagas de Educação Infantil. A fonte desses recursos é exclusiva do cofre público municipal, o que reforça o compromisso da gestão em priorizar a educação. Vale ressaltar que a Prefeitura investiu 26% do orçamento de 2015 na área e a previsão é que os recursos para a educação cheguem a 28% em 2016, superando o mínimo legal estipulado pela constituição.

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