Educação

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O aulão de revisão do projeto IngreSSAr, promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), reuniu mais de 600 alunos, nesta sexta-feira (19),  no Espaço Moriah Hall, na Paralela. A atividade gratuita contou com a participação de professores de renome dos melhores cursos preparatórios da capital baiana, que se voluntariaram para dar dicas importantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos próximos domingos (21 e 28).

Além da revisão de conteúdo programático do Enem, os jovens participaram de momentos de relaxamento, com fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. A ação encerra a programação do IngreSSAr, projeto que disponibilizou pela TV, até a última quinta-feira (18),  aulas de preparação para o Enem e o vestibular, no sentido de auxiliar jovens, de 16 a 19 anos de Salvador, a ingressar no ensino superior.

Em 2021, devido aos protocolos de prevenção à Covid-19, o conteúdo foi adaptado para a versão remota, com transmissão na Band Bahia, canal 7.2 da TV aberta e no site da iniciativa. “O programa vem com a proposta de auxiliar jovens a alcançar a universidade. Este ano o IngreSSAr teve um apelo muito voltado para o social, construindo um futuro melhor para os alunos”, afirmou a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, para quem o programa tem a capacidade de transformar vidas.

A secretária ressaltou a importância de oferecer momentos de descompressão aos jovens que serão avaliados. “O aluno que faz o Enem fica sob tensão, se cobra muito, então é importante que nos dias anteriores eles tenham esse momento de revisão e também de relaxamento”, ponderou.

O professor Ricardo Carvalho, ao avaliar o programa de forma positiva, falou sobre a necessidade de promover o acesso à educação a todos. “Um projeto como esse é essencial. É a oportunidade que os jovens têm de fazer uma revisão importante, com professores de referência, especialistas em Enem, apontando para eles o caminho das pedras”, disse.

Aos 18 anos, com o sonho de ingressar na faculdade de Odontologia, o estudante Davi Henrique Neves resumiu o aulão como “explicativo, leve, descontraído e útil”. Para ele, as dicas “trazem novas perspectivas e abrem a mente para vários assuntos”.

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O Centro Municipal de Educação Infantil Virgem De La Almudena, no Candeal, realiza, nesta semana, uma programação especial em alusão ao mês da Consciência Negra. Além das construções artísticas, as crianças puderam conhecer jogos e brincadeiras de origem africana e ouvir histórias e relatos sobre a importância da valorizar a cultura negra. 

Durante esta sexta-feira (19), os alunos fizeram um desfile da beleza negra, apresentando roupas e penteados afros. Também nesta semana, os 107 alunos matriculados na instituição participaram da construção de um painel temático e realizaram apresentações de danças de origem africana. 

A coordenadora pedagógica do Cmei Virgem De La Almudena, Rose Ribeiro, destacou a importância de atividades que destacam o papel do negro na sociedade e combate o racismo. "O trabalho realizado é extremamente importante para que as crianças entendam que a diversidade faz parte da convivência coletiva. E para termos uma convivência social harmônica é necessária essa compreensão. Quanto mais cedo a criança criar essa consciência é melhor para humanidade, através deles, nós também ensinamos os pais. Então, é um ciclo de conceitos transformados e melhorados”.

A pedagoga ressaltou a questão da representatividade nas atividades escolares. "É importante eles se enxergarem nos livros e exercícios. Por isso, trabalhamos a aceitação individual de quem é, de onde veio. Mostramos a ele que cada um é belo do jeito que é. Eles entendem que são bonitos, inteligentes, elogiamos os cabelos", completou.

Consciência – O pequeno Claúdio Ribeiro, de 5 anos, ao finalizar a pintura de um boneco, sinalizou a similaridade da tonalidade da pele dele. "Fiz o desenho bem bonito. Negro, igual a mim. A professora ensinou que podemos fazer as pessoas da cor que a gente quiser. E todos são legais e bonitos.

O estudante Breno Ferreira, de 4 anos, também gostou das atividades relacionadas a consciência negra. "Fiz um cartaz bem bacana com o cabelo de Lelê. A professora gostou muito do meu desenho. Acho que ficou muito lindo."

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Realizado há mais de uma década, o projeto “Reis e Rainhas Azeviche” é uma das atividades da Escola Municipal Cônsul Schindler, situada no bairro de São Caetano, relacionada à conscientização e luta contra o racismo. Na quarta-feira (17), no âmbito das ações do Mês da Consciência Negra, a unidade realizou com os estudantes do 3º ano a atividade Rainhas Negras Existem, que envolveu contação de história, fantasia, pesquisa e dança. O objetivo é fazer com que cada criança se reconheça dentro da cultura da qual faz parte e entenda a importância de conhecer e falar sobre ela.

Idealizadora do projeto, a professora Cláudia Mattos falou da importância da atividade. “Durante todo o ano, a escola aborda assuntos sobre a cultura afro-brasileira, através dos livros e aulas. São historinhas que retratam os nossos cabelos, os nossos traços e a nossa identidade. Estamos trabalhando com o livro “A Rainha Azeviche” da autora Gisele Gama. Ela visitou a nossa escola, interessou-se pelo nosso projeto e escreveu o livro contando a nossa história”, afirmou.

De acordo com Cláudia, que também é dançarina do bloco Afro Muzenza, a semana quando se celebra o Dia da Consciência Negra é de comemoração, mas também de reflexão. “Estamos aqui para contribuir e fazer com que a história não morra. Os nossos estudantes precisam se olhar, observar-se. A gente sabe que tem princesas e rainhas brancas nos contos de fadas. Então, as nossas crianças negras não se veem nessas princesas. Fizemos esse projeto justamente para que eles pudessem se identificar”, frisou.

Conforme a coordenadora pedagógica da escola, Luciene Souza, toda atividade que é realizada tem o intuito de fazer com que a criança se sinta valorizada. “Com nosso trabalho, fomos resgatando e trazendo para os nossos alunos que eles podem ser o que eles quiserem, independente da cor da pele. Por força da pandemia, precisamos fazer algo menor esse ano, mas trabalhamos dentro da sala de aula sobre as literaturas, sobre a África, o que herdamos e tudo o que envolve a cultura”, disse.

A estudante Luna Vitória, 9 anos, adorou participar da atividade e se enxergou como uma verdadeira majestade. “Estou me sentindo a própria rainha, como a professora Cláudia, porque ela já é uma rainha. A nossa professora também é dançarina e ela sempre explica a importância da nossa cultura. Durante um tempo eu não gostava da minha cor, mas depois, com as explicações da nossa professora, comecei a gostar e me sinto muito bonita”.

 

 

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Ainda dá tempo de se inscrever para participar gratuitamente do aulão de revisão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovido através do projeto IngreSSAr, da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A atividade acontece na próxima sexta-feira (19), das 9h às 17h, no espaço Moriah Hall (ao lado da FTC) na Paralela (Avenida Luis Viana).

A capacidade de público para o aulão será de até mil pessoas, respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19. Não é necessária nenhuma seleção prévia para participar da preparação - basta acessar o site ingressar.salvador.ba.gov.br , clicar no link que aparece na tela inicial e preencher um formulário  com informações básicas, a exemplo do nome completo e formação escolar. No local, o credenciamento começa a partir das 8h.

O conteúdo será transmitido por professores de renome dos principais cursos preparatórios de Salvador, que participam da ação voluntariamente. As aulas serão ministradas por Carol Silveira (Redação), Rodrigo Vasconcelos (Inglês), Mateus Lordêlo (Matemática), Gabriel Mattos (Geografia), Fábio Carvalho (Física), Carla Carreiro (Biologia), Luiz Lourenço (Linguagem) e Ricardo Carvalho (História).

A titular da SPMJ, Fernanda Lordelo, conta que, além das aulas com dicas e orientações dos professores sobre o que pode cair na prova, haverá também um momento de alongamento e de dança, além de um vídeo com orientações de um nutricionista e de um psicólogo, pensando na descontração dos alunos e tirando as tensões comuns do período de reta final. As provas acontecem nos próximos dias 21 e 28 deste mês.

“O Enem é hoje a principal porta de entrada para os cursos do Ensino Superior, e é fundamental que os alunos que estão se preparando para o exame tenham esse momento de revisão. Então, o que estamos propondo é um aulão de revisão com os melhores professores de cursinho da cidade, atuando de forma voluntária, dando dicas, envolvendo os alunos e tranquilizando-os para o momento da prova”, afirma a secretária.

Aulas na TV – Além do aulão de revisão, a SPMJ disponibiliza aulas com dicas para o Enem na Band Bahia, canal 7.2 da TV aberta e também no próprio site do IngreSSar. O formato remoto foi adotado este ano, devido à pandemia de Covid-19. A transmissão pela TV acontece até esta quinta-feira (18), mas o conteúdo poderá ser acessado no site do programa até o fim deste ano.

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A Secretaria Municipal da Educação (Smed) abre, nesta quarta-feira (17), o período para o Cadastro da Educação Infantil, direcionado às famílias que têm crianças fora da escola e que querem pleitear vaga nas unidades de ensino municipais para o ano letivo de 2022. Podem ser cadastradas crianças de dois a cinco anos nascidas de 01/04/2016 a 31/03/2020. Alunos já matriculados na rede municipal não precisam realizar o cadastro.

A inscrição segue até 17 de dezembro e pode ser feita pela internet, no site educacao.salvador.ba.gov.br, ou presencialmente em qualquer escola da rede municipal. Para efetuar o Cadastro da Educação Infantil, é necessário o CPF do responsável e a certidão de nascimento da criança, que deverá residir em Salvador ou nas ilhas de Maré, de Bom Jesus e dos Frades. Durante esse período, os pais ou responsáveis poderão alterar as informações prestadas, caso necessário.

Nos casos de prioridade, que são o público-alvo da educação especial (pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação) e crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família / Auxílio Brasil ou que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC), os documentos comprobatórios de prioridade deverão ser anexados no cadastro. Podem ser arquivos em formato PDF ou JPEG.

A Smed realizará em janeiro a distribuição eletrônica das vagas para o ano letivo de 2022. As crianças contempladas terão os nomes publicados no site da Secretaria na mesma data. A confirmação da matrícula deverá ser efetuada na escola de contemplação. As dúvidas sobre a utilização do sistema podem ser esclarecidas através do Fala Salvador, no número 156.

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O projeto IngreSSAr, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), vai promover um aulão de revisão na próxima sexta-feira (19), das 9h às 17h, no Espaço Moriah Hall (ao lado da FTC), na Paralela. A atividade é gratuita e, para participar, basta fazer a inscrição no site ingressar.salvador.ba.gov.br.

O IngreSSAr também está disponibilizando, até a quinta-feira (18), as aulas de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular, no sentido de auxiliar jovens de 16 a 19 anos de Salvador a ingressar no ensino superior. Em 2021, devido aos protocolos de prevenção à Covid-19, o conteúdo foi adaptado para a versão remota, com transmissão às 7h30 e reprise às 13h, na Band Bahia, canal 7.2 da TV aberta, ou no próprio site si programa.

Nessa reta final para as provas que acontecerão nos próximos dias 21 e 28 deste mês, as aulas de revisão contam com professores de renome dos melhores cursos preparatórios da capital baiana, que se voluntariaram e estão participando dessa ação de forma gratuita. Os docentes que participam da iniciativa são Carol Silveira (Redação), Rodrigo Vasconcelos (Inglês), Mateus Lordêlo (Matemática), Gabriel Mattos (Geografia), Fábio Carvalho (Física), Carla Carreiro (Biologia), Luiz Lourenço (Linguagem) e Ricardo Carvalho (História).

O professor Ricardo Carvalho afirma que não há revolução mais bem arquitetada e mais produtiva e funcional do que aquela que tenta distribuir educação de forma equitativa e democrática. “A iniciativa do Projeto IngreSSAr faz parte desse movimento de transformação social em que muitos setores da vida civil e, ao mesmo tempo, da gestão pública começam a se perceber como essenciais em momentos tão difíceis como esse que a humanidade e, particularmente o Brasil, estão vivendo” declarou.

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A rede municipal de ensino de Salvador está na reta final dos preparativos para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão aplicadas no período de 22 de novembro a 10 de dezembro. O exame envolve os alunos do 5º e 9º anos, como também para estudantes do 2º ano de algumas escolas por amostragem definida pelo Ministério da Educação (MEC).

Com foco nessa avaliação, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou, na manhã da quinta-feira (11), na Escola Municipal Hildete Lomanto, no Garcia (GRE Centro), um encontro para reforçar o processo de mobilização que as escolas já vêm fazendo e fortalecer o planejamento para a realização da prova. Estiveram presentes no evento a diretora pedagógica da Smed, Cinthia Santos, a gerente regional Geisa Barreto, a coordenadora pedagógica da Gerência Regional, Aline Pimentel, e os gestores das escolas, entre outros envolvidos.

“Estamos muito próximos da prova Saeb e o nosso maior desafio nesse momento é mobilizar as famílias para que os estudantes participem da avaliação. Esse encontro é uma troca de experiências tanto para o fortalecimento das práticas já implantadas nas unidades, como também para trazer novas ideias e possibilidades”, afirmou Cinthia Santos.

De acordo com Cinthia, já foram realizados três encontros em outras regionais, com a participação dos gestores de cada escola e de representantes do grupo “Educar pra Valer”, do programa “Aprender pra Valer”.  “O que a gente deseja é o engajamento de todas as unidades nesse movimento e que, de fato, a gente consiga ter uma mobilização que nos dê um resultado significativo”, disse.

O Saeb é uma avaliação desenvolvida pelo MEC, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A iniciativa tem o intuito de mesurar a qualidade da educação no país, tanto nos estados, municípios e em cada escola. A prova faz parte da composição do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Inep vai informar e agendar a data das provas diretamente com cada escola participante.

Retrato – Neste ano, em Salvador, serão mais de 300 escolas envolvidas, superando 19 mil estudantes. Conforme a coordenadora pedagógica da gerência regional, Aline Pimentel, estão sendo promovidos nas escolas aulões e simulados, além de formações para professores e profissionais que vão atuar com esses alunos.

“Estamos montando todo um planejamento para ter uma avaliação de sucesso. Essa prova vai trazer para Salvador e para as escolas o resultado do desempenho dos alunos sobre a vida escolar. É um retrato do que foi trabalhado na educação”, declarou Aline.

 

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A Escola Municipal Hildete Bahia, localizada na Rua Botuporã, no bairro de Pernambués, classificou 43 estudantes para a segunda e última etapa da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, 25 escolas da rede municipal de Salvador classificaram 588 alunos do Ensino Fundamental II para a prova final da competição, aplicada no último sábado (6), sendo 333 do 6º e 7º anos e 255 do 8º e 9º anos, dentre os quais quatro educandos da Escola Municipal Yves de Roussan, que atende adolescentes em privação de liberdade.

Diretora da Hildete Bahia, Rita de Cássia do Amor Divino recebeu a notícia como uma “surpresa boa”. Ela destaca que os estudantes matriculados na escola que dirige permaneceram em intensa atividade à distância, desde que as aulas presenciais foram suspensas, em março do ano passado, por força da pandemia. 

“Não deixamos os alunos sozinhos. Na semana seguinte ao decreto de suspensão das aulas, convocamos os professores para fazer atividades pelo Instagram e através da plataforma Escola Mais, da Prefeitura. Além disso, também tivemos aulas e plantões pedagógicos via Google Meet, no turno oposto”, explicou a diretora, justificando o desempenho dos seus alunos na Obmep.

Esforço conjunto – Professora de matemática da Hildete Bahia desde 2007, Jaqueline Barbosa descreveu a preparação organizada pela direção, coordenadoria e corpo docente da escola para a Olimpíada de Matemática.

“A gente já tem uma tradição de incentivar os alunos para a olimpíada. Fazemos campanha com vídeos dos professores, resolvemos questões das edições anteriores nas aulas, corrigimos a prova da primeira etapa na escola e temos um grupo de orientação no WhatsApp só para os competidores. Então, eles se interessam”, celebrou.

Emerson dos Santos, 14 anos, é estudante do 7º ano da Hildete Bahia. Embora tenha predileção por ciências, foi um dos 43 estudantes desta escola selecionados para a segunda etapa da Obmep.

“Admito que não esperava chegar tão longe, mas acredito que consegui com o esforço dos meus estudos e com a ajuda da professora Jaqueline, que é muito rigorosa com os exercícios de matemática, ainda mais na preparação para a olimpíada”, ressaltou. 

A Obmep é realizada anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Governo Federal. O objetivo da ação é estimular e promover o estudo de matemática no país. 

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) dará início à Operação Escola, nesta quarta-feira (10), para solicitar aos gestores das escolas particulares de Salvador as planilhas de custos dos reajustes das mensalidades e listas de materiais escolares de todas as séries, junto com o plano de execução. A ação será realizada até o próximo dia 25.

Neste ano, especialmente, os gestores terão a oportunidade de participar de uma qualificação ofertada pela Codecon, por meio do Projeto Escola Legal. O objetivo é reforçar o conhecimento sobre as normas do segmento exigidas por lei.

O diretor-geral da Codecon, Humberto Viana, explicou a motivação da ação conjunta. “O Projeto Escola Legal é mais uma iniciativa da Codecon para promover uma relação de consumo equilibrada, o que beneficia tanto os fornecedores, quanto os consumidores, que neste caso são os pais e responsáveis pelos alunos. Nós atuamos educando e fiscalizando, concentrando esforços para garantir que as normas presentes no Código de Defesa do Consumidor sejam cumpridas”, ressaltou.

Esclarecer dúvidas – Os agentes da Codecon convidarão, durante a Operação Escola, os gestores das instituições de ensino para se inscreverem no projeto, dando a oportunidade de esclarecerem dúvidas sobre o que é exigido de acordo com a lei, além de reforçar o conhecimento sobre seus direitos e deveres. Os interessados deverão se inscrever através do link encurtador.com.br/alJPQ, nas turmas abertas para os dias 30 de novembro, 1º  e 2 de dezembro, na sede da Codecon, no turno matutino ou vespertino, de acordo com a disponibilidade ofertada.

A Operação Escola, que acontece anualmente, tem como objetivo principal verificar se os itens exigidos pela instituição de ensino são de uso individual ou coletivo. Os itens de uso coletivo, como copos descartáveis, papel higiênico e grampeador, não podem ser exigidos.

Se o consumidor observar possíveis irregularidades, deve denunciar por meio do aplicativo Codecon Mobile, aplicativo Fala Salvador, site www.codecon.salvador.ba.gov.br , portal Fala Salvador (falasalvador.ba.gov.br) ou através da Central de Atendimento Fala Salvador, no número 156.

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