Educação

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Os professores da rede pública municipal de ensino de Salvador podem se inscrever até janeiro de 2022 no programa de regularização de fluxo Chegando Junto. O objetivo da ação é reduzir a taxa de distorção idade/série entre estudantes do 6º ao 8º ano do Fundamental 2. O cadastro de manifestação de interesse está disponível no site educacao3.salvador.ba.gov.br .

O Chegando Junto é uma parceria da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com a Fundação Roberto Marinho. A iniciativa consiste num programa educacional intensivo de 18 meses, aplicado em turmas de 30 alunos, com metodologia e material didático específicos para que os estudantes contemplados possam ajustar a distorção entre sua idade e a série em que se encontram.

As turmas serão compostas sem seriação, ou seja, com estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Fundamental 2 compartilhando a mesma sala. Em lugar das aulas convencionais, eles vão frequentar as aulas do programa, no mesmo turno de sua matrícula regular, conforme o calendário escolar.  

Já o conteúdo programático será dividido em três grandes áreas do conhecimento, que são Linguagens, Ciências Humanas e Ciências Exatas. Os 194 professores efetivos selecionados para lecionar no Chegando Junto devem obter uma formação prévia de 100 horas e atuarão com carga horária de 20 ou 40 horas semanais. Além deles, dez mediadores compõem a equipe do programa, assumindo funções de tutoria das turmas e assistência pedagógica.

“Nossa expectativa é atender 8 mil estudantes nas 64 escolas municipais com turmas do Fundamental 2. E o grande objetivo é atingirmos as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024, que estipula redução das taxas de distorção idade/série para 10% nos anos iniciais (do 1º ao 5º) e 17% nos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental”, disse a diretora pedagógica da Smed, Cinthia Santos.

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed), dá início nesta quarta-feira (15) às obras de nove unidades escolares, que serão demolidas e reconstruídas, além da construção da Escola Municipal Sol Nascente (Ceasa). As intervenções somam investimentos de aproximadamente R$76,5 milhões e promovem a ampliação da rede em cerca de 2 mil novas vagas. A ordem de serviço para início das intervenções foi assinada pelo prefeito Bruno Reis, em cerimônia realizada em uma das unidades a serem reconstruídas: a Escola Municipal Elysio Athayde, em Cajazeiras V.

Durante o evento, o prefeito lembrou que a administração municipal segue com os investimentos na Educação. Somente em 2021, já foram entregues 11 escolas e há cinco em construção, com entrega prevista para o início de 2022 e investimento acima de R$80 milhões.

"Além disso, vamos reformar e ampliar mais 128 novas unidades, ao custo de R$110 milhões. Ainda nesta semana iniciaremos a construção de uma escola municipal, em parceria com a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA-BA), no Curralinho, no valor de R$13 milhões, com recursos federais", elencou.

Com investimento de R$11 milhões, o novo prédio da Escola Municipal Elysio Athayde terá cerca de 3,2 mil m² e passará de oito para 24 salas, ampliando a capacidade de 680 para cerca de 1,6 mil alunos. A unidade terá acolhimento, diretoria, secretaria, coordenação, sala de professores, copa, depósito de material didático, cozinha, triagem, depósito de merenda, área de serviço, refeitório, áreas de recreio coberto e descoberto, parque infantil, quadra poliesportiva coberta, sala multiuso/auditório, sala de leitura, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), vestiários, elevador, estacionamento, casa de gás, casa de lixo, área técnica, sanitários, entre outros ambientes.

Outras unidades – Além dessa obra, serão completamente reconstruídas as escolas municipais Professor Milton Santos (Valéria), Anfilófio de Carvalho (Periperi), Alfredo Amorim (Ribeira), Visconde de Cairu (Paripe) e Nossa Senhora dos Anjos (Brotas) e os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Baronesa de Sauípe (Ribeira), CSU Major Cosme de Farias (Luís Anselmo) e Eliezer Audíface (Luís Anselmo). Essas unidades apresentam problemas estruturais, de instalações elétricas e hidráulicas, excesso de calor, infiltrações e falta de acessibilidade, entre outros.

Também será erguida uma nova escola no bairro Ceasa. Com 1,8 mil m² de área construída, a Escola Sol Nascente receberá investimentos da ordem de R$7 milhões. Serão 16 salas climatizadas, espaço de acolhimento, secretaria, sala dos professores, direção, coordenação, vestiários, sanitários, sanitários PCD, sala de leitura, cozinha, depósitos, refeitório, espaços de recreação, parque infantil, quadra coberta, sala AEE, entre outros espaços.

“Com essas obras, os alunos vão estudar em escolas novinhas, com espaços mais amplos, acessibilidade, salas de atendimento especial, áreas de lazer e mais conforto. Todas as salas de aula terão ar condicionado com renovação de ar. A preservação ambiental também está sendo observada com a implantação de sistemas de captação de energia solar e de reutilização de água pluvial”, disse o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira. “São melhorias que beneficiam nossos alunos, professores, equipes gestoras, enfim, toda comunidade escolar”.

Reconstruções – A nova Escola Municipal Anfilófio Carvalho terá 2 mil m² de área construída e passará de cinco para 12 salas, com receberá investimento de R$6,8 milhões. Na demolição e reconstrução da Escola Municipal Visconde de Cairu serão investidos R$7,9 milhões. O prédio terá 2,4 mil m² de área construída e terá 12 salas – três a mais que as nove atuais.

O valor investido na reconstrução da Escola Municipal Nossa Senhora Dos Anjos é de R$9,1 milhões. A área construída é de cerca de 2,5 mil m² e o número de salas passará de 14 para 22. O Cmei Baronesa de Sauípe terá 1,6 mil m² de área construída e a Escola Municipal Alfredo Amorim, 2,6 mil m² - ambos somam investimentos de R$13,5 milhões.

Os Cmeis Csu Major Cosme de Farias e Eliezer Audíface receberão, juntos, R$12,3 milhões de investimento e as áreas construídas são de 1,9 mil m² e 1,8 mil m², respectivamente. A Escola Municipal Professor Milton Santos terá investimento de R$8,5 milhões e 2,6 mil m² de área construída.

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Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Casa da Providência, localizada no bairro da Saúde, foram os mais novos integrantes da capacitação do Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE). O objetivo da atividade, promovida pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), é capacitar os alunos residentes em áreas de risco para que possam ajudar a promover a prevenção e diminuição de ocorrências nas comunidades onde moram.

s atividades, realizadas durante toda esta semana, foi dividida em quatro módulos. No primeiro dia, os alunos tiveram conhecimento sobre a organização institucional da Defesa Civil e, no segundo, sobre as percepções de riscos. O terceiro dia foi voltado para o tema educação ambiental e, no quarto módulo, os alunos receberam a capacitação sobre primeiros socorros. 

A técnica do Setor de Ação Educativa da Codesal, Lívia Melo, falou sobre os impactos da iniciativa para as crianças e para a comunidade. "A Defesa Civil junto às escolas municipais vêm desenvolvendo essa parceria na realização dessa atividade para os alunos, para que eles também sejam articuladores e multiplicadores na escola, na família ou até mesmo no próprio bairro onde moram. É importante repassar também todo conhecimento trabalhado a eles, de forma lúdica, para que colaborem na diminuição das ocorrências de desastres e suas consequências”.

Benefícios - Para a diretora da escola, Silvana Souza, o projeto gera um intercâmbio de conhecimentos com os estudantes, que, posteriormente, também levarão as orientações aprendidas para dentro das próprias casas. “Os facilitadores trouxeram esse tema que é muito importante não só para os alunos, mas também para nós, gestores e professores da instituição, com trocas de informações bastante enriquecedoras”.

O aluno do 5º ano do Ensino Fundamental I, Kauan da Silva, 10 anos, disse ter aprendido bastante com os temas abordados durante a capacitação. “Assim que eu chegar em casa irei falar com minha mãe, principalmente sobre como se prevenir dos riscos que a chuva pode causar”. 

Um dos temas abordados chamaram bastante atenção da aluna do 3º ano, Lara Vitória, de 9 anos. “O que eu mais gostei de aprender foi sobre não jogar lixo na rua”. 

Além dos vídeos exibidos em sala de aula, o colete laranja da Codesal chamou bastante atenção da aluna do 4º ano, Agatha Celina, de 9 anos. “Eu gostei de saber sobre o que é a Defesa Civil”.

Além da Escola Municipal Casa da Providência, a Escola Saturnino Cabral, localizada no bairro de Cosme de Farias, também já recebeu o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) logo após a retomada das aulas presenciais na rede municipal de educação. 

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A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), está com inscrições abertas, até o meio-dia da próxima segunda-feira (13), para o programa Bolsa Estudo. O programa concede um auxílio para que servidores públicos efetivos e empregados públicos possam custear a educação de seus filhos, em estabelecimentos de ensino da rede particular.

A ação é exclusiva para filhos dependentes, matriculados em escolas credenciadas junto à Prefeitura e que estejam cursando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O prazo para a finalização das inscrições foi prorrogado em função de um problema inicial no sistema, que já foi resolvido.

Para se inscrever, o servidor ou empregado público precisa acessar o site www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br , clicar no ícone de acesso ao programa e informar os mesmos dados utilizados para acessar o portal do servidor, matrícula ou CPF e senha. No ano passado, 1.424 servidores foram contemplados com o Bolsa Estudo.

Para o ano de 2022, o programa contará com recursos de aproximadamente R$14 milhões, entre os quais 4% serão destinados ao pagamento do auxílio para as pessoas que fazem parte do público-alvo da educação especial. São elas pessoas com deficiência, com transtornos globais e desenvolvimento com altas habilidades, ou superdotação.

Este ano, a Semge adotou dois procedimentos novos para o processo de inscrição e de classificação. O primeiro deles é que, inicialmente, os servidores precisarão apenas informar os próprios dados pessoais e funcionais e de seus dependentes, sem a necessidade de apresentar, neste primeiro momento, informações sobre a matrícula de seus filhos nas escolas credenciadas. As informações escolares só serão apresentadas em uma segunda fase, prevista para ser iniciada em janeiro de 2022.

A segunda mudança é que a Semge dará uma oportunidade para que os servidores possam regularizar a documentação, caso alguma não tenha sido anexada, ou tenha apresentado algum problema.

“Após essa primeira fase, nós iremos avaliar as inscrições e as documentações que foram anexadas. Se identificarmos, nós publicaremos uma lista com os nomes dos servidores que tiveram pendência, para que possam regularizar a situação. Diante disso, a fase de recursos, que virá depois dessa etapa, será destinada apenas para contestações referentes ao fator de classificação dos servidores”, explica a coordenadora de Gestão de Benefícios, Rafaela Cunha.

Classificação e auxílios – A classificação dos servidores para recebimento do auxílio depende de fatores como a remuneração, a carga horária, o número de filhos dependentes inscritos no Sistema de Gestão de Pessoas e o tempo de serviço do servidor relacionado à matrícula ativa.

Os auxílios variam de acordo com a remuneração. Servidores com remuneração de até R$2 mil receberão 90% do valor da mensalidade escolar; para remuneração entre R$2.000,01 e R$ 4 mil, o desconto será de 80%; para remuneração de R$4.000,01 a R$5 mil, o desconto será de 70%; para remuneração entre R$5.000,01 e R$6 mil, o desconto será de 60%; para remuneração entre R$6.000,01 e R$7 mil, o desconto será de 50% e para remuneração a partir de R$7.000,01, o desconto será de 40%.  Em geral, a maioria dos contemplados recebe remuneração de até R$2 mil.

Para a gerente de Políticas de Pessoas da Semge, Mariana Trocoli, esse é um dos programas mais importantes da pasta, em relação ao retorno dado pelos servidores. “Um servidor me encontrou um dia desses e me agradeceu por ter formado o filho em uma das escolas credenciadas pelo programa. Muito feliz, ele me disse que o jovem havia passado em um concurso público”, conta.

Escolas – Uma média de 16 estabelecimentos de ensino já está credenciada à Prefeitura e o credenciamento segue aberto até o dia 30 deste mês. Para se credenciar, as escolas precisam fornecer à Prefeitura um desconto mínimo de 12% sobre o valor bruto anual das mensalidades.

A lista completa das instituições credenciadas será publicada no Diário Oficial do Município (DOM), no momento do chamamento para cadastro das informações de matrícula (2ª fase). Informações detalhadas podem ser acessadas no edital do programa, publicado na edição do dia 30 de novembro do DOM, a partir da página 28. 

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Estão abertas, até a próxima quarta-feira (15), as inscrições para o curso Produção Executiva para o Audiovisual: do Roteiro à Finalização. A atividade tem carga horária de 6h e ocorre em dois encontros on-line, transmitidos pela plataforma Zoom.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVE12O_9pVFjHUCWiunWAJYD_1DBqGaiG6bWfpeTbxFtQaWQ/viewform . As aulas são ministradas pela produtora executiva Aline Cléa, que tem 15 anos de carreira e coordena o projeto Cine Arts – Oficinas de Cinema oferecido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

“O curso foi feito para o público iniciante em produção audiovisual, mas nada impede que pessoas experientes participem, pois trazemos um conteúdo atualizado para o mercado. O único pré-requisito é que o inscrito tenha idade mínima de 17 anos porque priorizamos aqueles que desejam atuar profissionalmente neste segmento”, explica Aline.

Ela acrescenta que sua previsão inicial era trabalhar com 30 alunos, mas devido à alta procura dos interessados (o curso já conta com 60 inscritos), o limite foi ampliado para 100 contemplados.

Encontros – O primeiro encontro será realizado na próxima quinta-feira (16), das 14h às 17h, e abordará tópicos como direitos autorais, funções do produtor executivo, organograma de um projeto audiovisual e captação de recursos.

Já a segunda aula, marcada para sexta-feira (17), ocorre no mesmo horário da anterior e enfoca os seguintes temas: etapas de uma produção audiovisual, orçamento da obra audiovisual, prestação de contas, pós-produção e comercialização/distribuição.

Apoio – A ação é uma contrapartida da Vision Produção e Imagens, com uso do subsídio pago pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, do Governo Federal.

 

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Gestores de 38 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) participam esta semana de encontros com os conselheiros tutelares da Pituba, Federação e Barra, bairros onde estão situadas as unidades sob a responsabilidade da Gerência Regional Orla (GRE Orla). Uma das reuniões ocorreu nesta terça (7), e as próximas acontecem   na quinta-feira (9), também às 15h, e na sexta-feira (10), às 9h.

O objetivo dos encontros é discutir a normativa do artigo 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dispõe sobre as providências a serem tomadas, em casos envolvendo maus-tratos, faltas, evasão e repetência, que possam ocorrer com os alunos.

“O conselho tutelar está diretamente ligado à escola, acompanhando tudo o que acontece com as crianças. Há pouco tempo foram feitas novas alterações na legislação e, nesses encontros, os conselheiros vão tirar as dúvidas dos gestores das escolas. É uma iniciativa que tem muito a acrescentar e tem sido bem avaliada pelos gestores”, conta Roberval Dória Guru, gerente regional de Educação da GRE Orla.

Encontros – Participam do encontro com o Conselho Tutelar da Pituba os Cmeis Dália de Menezes e Vale das Pedrinhas e as escolas municipais Anita Barbuda, Arthur De Sales, Cristo É Vida, Cristo Redentor, José Calazans, Maria Amália Paiva, Neuza Nery, Santo André, São Pedro Nolasco, Teodoro Sampaio, Vale das Pedrinhas, e Zulmira Torres.

O encontro com o Conselho Tutelar da Federação será com os Cmeis Amaralina, Nova Esperança, Pio Bittencourt, São Gonçalo e Tertuliano de Góes e com as escolas municipais Cidade de Jequié, Hercília Moreira, Iacy Vaz Fagundes, Madre Judite, Makota Valdina, Nossa Senhora de Fátima, Osvaldo Cruz, Oswaldo da Gama Alves, Padre José Anchieta, Professor Carlos Onofre, São João Batista, Senador Antônio Carlos Magalhães, Senhora Santana e Irmã Dulce.

Já o encontro com o Conselho Tutelar da Barra abrange os gestores do Cmei Calabar e das escolas municipais Ana Nery, Casa da Amizade, Santa Terezinha do Chame Chame e São Domingos Sávio.

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A leitura na infância consegue mudar hábitos, auxiliar no desenvolvimento infantil e apresentar às crianças uma nova percepção sobre o mundo. Pensando nisso, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), está realizando nas escolas municipais a apresentação do Projeto Circo Só Ler.  

Na segunda-feira (29), alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Almir Oliveira, localizado em Mussurunga, assistiram ao teatro mágico. Participaram da apresentação crianças do Grupo I ao Grupo V, com idades entre dois a cinco anos.

Muito feliz por assistir à peça teatral, o aluno do Grupo V do Cmei Almir Oliveira, Davi Lucas, 6 anos, disse ter gostado bastante do que viu. “Eu gostei muito das luzes, do palhaço e das músicas”.

“Realizamos aqui no Cmei esse incentivo de aprendizagem da leitura, e hoje o projeto Circo de Só Ler está contribuindo também com esse trabalho de desenvolvimento da criatividade, imaginação e curiosidade”, disse a diretora da unidade, Cátia Pena.

A professora de educação infantil do Grupo III, Gleynise Santana, destacou também como a atividade lúdica faz a diferença no processo de desenvolvimento da criança. “Poder ter acesso a esse tipo de produção que está sendo apresentado hoje aqui é muito importante, pois eles podem acessar o mundo do imaginário, através dos sons e imagens, que a leitura traz”.

Enredo – O Circo Só Ler é um musical teatral que tem como objetivo incentivar o hábito da leitura infantil. A peça teatral é feita com marionetes e conta a história de um jovem garoto que gostava muito de brincar, jogar bola e videogame, mas não possuía o hábito da leitura, até que um dia um circo chegou até sua cidade e fez com que ele pudesse enxergar novos horizontes através da leitura.

O musical conta com a presença de 14 bonecos de fantoches, dentre eles, um boneco que incentiva o uso de máscara como forma de prevenção ao vírus da Covid-19. “Com essa pandemia, resolvemos também idealizar a criação de mais um boneco como uma forma de orientar às nossas crianças da importância do uso de máscara”, disse o técnico de logística do projeto, George Pinheiro.

O projeto criado no ano de 2014 tem duração de 40 minutos e já recebeu o prêmio Braskem de teatro como “Melhor Espetáculo Infanto-Juvenil” no ano de 2015.

 

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Imaginação, esperança e solidariedade. A campanha Adote uma Cartinha de Natal, realizada pela Escola Municipal Senador Antônio Carlos Magalhães, no Ogunjá, tem como objetivo garantir um natal mais feliz para 275 alunos matriculados na instituição, unindo conteúdos programáticos ao verdadeiro espírito natalino. De forma lúcida, pelo segundo ano consecutivo, a equipe pedagógica alia a produção textual à realização de sonhos.

Sob recomendação das professoras, os estudantes redigiram as cartinhas, solicitando ao Papai Noel os presentes desejados. Alguns pedidos são surpreendentes, a exemplo de um carrinho para venda de cachorro quente, caixa de biscoito e cesta básica. Outros são mais comuns, como bonecas, bolas de futebol, chocolates e carros. As cartas, divulgadas pelos docentes, ficaram disponíveis para apadrinhamentos até esta terça-feira (23).

“Unimos o útil ao agradável porque conseguimos envolver o aluno, através do sonho do presente. Dessa forma, numa intervenção pedagógica, fazemos uma criança feliz. A gente indicou que eles falassem sobre seus sonhos e desejos, dentro de uma realidade palpável para que a carta tivesse chance de ser adotada. No entanto, nos surpreendemos com os pedidos. Nos deparamos com textos emocionantes, que nos tocam e nos fazem repensar sobre o verdadeiro sentido da vida”, disse a vice-diretora Jaline Passos Costa.

Os presentes serão entregues até o dia 10 de dezembro pelos adotantes das cartas. O evento de realização dos sonhos vai acontecer no dia 17 e contará com a presença do bom velhinho. A vice-diretora destacou a importância da campanha na vida das crianças matriculadas na instituição.

“Trabalhamos com meninos de 5 a 12 anos, que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade, e sabemos que de alguma forma a campanha desperta esperança nas vidas deles. Por força da pandemia, com o ensino remoto, nós criamos um projeto a fim de amenizar os corações de nossas crianças. Em meio a tanto sofrimento, entendemos que o projeto é uma forma de alento para elas”, afirmou Jaline.

Esperança – Com o brilho nos olhos, o pequeno Artur de Souza, de 7 anos, falou sobre a expectativa de ganhar uma bola de vôlei azul. “Tenho grande chance de ganhar, sei que sou um bom menino. Estudo direitinho e acho que alguém vai adotar minha cartinha”, disse.

Já a vaidosa Ane Caroline Santos, de 9 anos, destacou a ação como forma de realização de sonhos. “Sempre quis ganhar maquiagens, mas minha mãe não pode comprar. Pedi na carta e acredito que vou ter meu desejo realizado, se Deus quiser”, afirmou.

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Referência da luta do povo negro e com grande destaque mundial em educação, ações afirmativas e políticas públicas, a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva participa, nesta quarta-feira (24), às 15h, da live “Cinquentenário do 20 de Novembro e a trajetória da lei nº 10.639/03”. Promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), através do Núcleo de Políticas Educacionais das Relações Étnico-Raciais (Nuper), o debate é aberto ao público e será transmitido pelo canal da Smed no YouTube (www.youtube.com/channel/UCp4lXgM1CYK6GxmztIT-bOA).

Essa é a primeira de uma série de discussões que ocorrem no âmbito do Mês da Consciência Negra de 2021. Organizadas pelo Nuper, as lives abordam a temática racial, identidade negra, ancestralidade, história afro-brasileira, combate ao racismo, conscientização antirracista, importância das ações institucionais e educacionais públicas nesse contexto, entre outros temas.

Pós-doutora em Educação e professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Petronilha Silva foi relatora do parecer nacional que deu origem à lei 10.639/03, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Além dela, participa também do debate a professora Eliane Boa Morte, coordenadora do Nuper, mestre e doutoranda em educação. A mediação fica a cargo da professora Alaíde Santana, representante do Nuper na Gerência Regional de Educação (GRE) Cabula e especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Alfabetização.

 

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